Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320180002&lang=pt vol. 27 num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ECOSOCIOECONOMIAS: UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Reforzar y profundizar los estudios en ecosocioeconomías es el objetivo principal del texto. Para ello se retoman trabajos y postulados propuestos por Sampaio (2010) y se refuerzan argumentos primero desde la dimensión ecológica y su relación con la socioeconomía, en un segundo momento se argumenta desde la economía y su relación con la socioecológia y en un tercer momento se relaciona la dimensión social con las interacciones con la economía y el ambiente. El estudio se basa en investigaciones bibliográficas, análisis en base a experiencias brasileñas y extranjeras que vienen siendo investigadas por un equipo interdisciplinar. Se propone que la ecosocioeconomía está mucho más cerca del buen vivir. Lo que se puede extraer del esfuerzo realizado en este texto es que las Ecosocioeconomías ocurren en parte por el escenario ecosocioeconómico contemporáneo desolador que enfrentamos como humanidad.<hr/>RESUMO Reforçar e aprofundar os estudos em ecossocioeconomias é o objetivo principal do texto. Para isso se retomam trabalhos e postulados propostos por Sampaio (2010) e reforçam argumentos a partir da dimensão ecológica e sua relação com a socioeconomia, da dimensão econômica e sua relação com a socioecologia e da dimensão social com as interações com a economia e o ambiente. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica, análise de experiências brasileiras e estrangeiras que vem sendo investigadas por una equipe interdisciplinar. Propõe-se que a ecossocioeconomia é um processo que resulta no bem viver. O que se pode extrair do esforço realizado neste texto é que as Ecossocioeconomias emergem em parte pelo cenário contemporâneo desolador que enfrentamos enquanto humanidade.<hr/>ABSTRACT The goal of this article is to strengthen and deep studies about eco-socioeconomics. In order to review the work and postulates proposed by Sampaio (2010) and reinforce arguments based on the ecological dimension and its relation with socioeconomics, the economic dimension and its relation with socioecology and the social dimension with the interactions with the economy and the environment. The study is based on bibliographic research, analysis of Brazilian and foreign experiences that have been investigated by an interdisciplinary team. It is proposed that eco-socioeconomics is a process that results in good living. What can be learned from the effort made in this text is that Eco-socioeconomics emerge in part from the distressful contemporary scenario that we face as humanity. <![CDATA[APRENDIZAGEM EXPANSIVA E ECOSSOCIOECONOMIAS NA PRÁTICA ARTESANAL DA FEIRA DE ARTE E ARTESANATO DO LARGO DA ORDEM EM CURITIBA-PR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O avanço em perspectivas teóricas e metodológicas para inovar as bases de desenvolvimento sustentável lança desafios ao associar estratégias de aprendizagem, capacidade de agência para incorporar valor em processos criativos e princípios de ecodesenvolvimento. O objetivo do presente artigo é avaliar mudanças em práticas na tomada de consciência individual associada a questões socioambientais em experiências ecossocioeconômicas em atividades de artesanato em um arranjo socioprodutivo representado por uma feira urbana curitibana. A investigação tem natureza qualitativa e utiliza narrativas para levantamento de dados e informações empíricas. Os resultados indicam que é possível ampliar a base teórico-conceitual da ecossocioeconomia ao associá-la com aprendizagem expansiva; o artesanato contribui para o comprometimento do sujeito-artesão com o contexto socioambiental em que está implexo; e que as feiras urbanas são lócus privilegiado para a emergência de ciclos de aprendizagem expansiva e para elevar o potencial artístico e o valor do artesanato.<hr/>ABSTRACT Advancing theoretical and methodological perspectives to innovate the foundations of sustainable development poses challenges by linking learning strategies, agency capacity and combining creative processes and ecodevelopment principles. The objective of this study is to evaluate changes in practices in the individual consciousness raising associated with socioenvironmental issues in ecossocioeconomic experiences in handicraft activities in a socioproductive arrangement represented by an urban fair in Curitiba. The research is qualitative and uses narratives for data collection and empirical information. The results indicate the possibility of expanding the theoretical-conceptual basis of the ecossocioeconomy by associating it with expansive learning; craftsmanship contributes to the commitment of the subject to the socio-environmental context; the urban fairs are privileged locus for the emergence of expansive learning cycles and raise the artistic potential and value of handicrafts.<hr/>RESUMEN El avance en perspectivas teóricas y metodológicas a innovar las bases de desarrollo sostenible plantea desafíos al asociar estrategias de aprendizaje, capacidad de agencia y aliar procesos creativos y principios de ecodesarrollo. El objetivo del presente es evaluar cambios en prácticas en la toma de conciencia individual asociada a cuestiones socioambientales en experiencias ecosoeconómicas en actividades de artesanía en un arreglo socioproductivo representado por una feria urbana curitibana. La investigación és cualitativa y utiliza narrativas para el levantamiento de datos e informaciones empíricas. Los resultados indican la posibilidad de ampliar la base teórico-conceptual de la ecosocioeconomía al asociarla con aprendizaje expansivo; la artesanía contribuye al compromiso del sujeto artesano con el contexto socioambiental; las ferias urbanas son locus privilegiado para la emergencia de ciclos de aprendizaje expansivos y elevar el potencial artístico y el valor de la artesanía. <![CDATA[MUSEU VIRTUAL QUILOMBO CABULA: EDUCAÇÃO DIALÓGICA PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200044&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Desde 2010, o projeto Turismo de Base Comunitária (TBC) do Cabula e entorno tem realizado ações para desenvolver prática ecossociocidadã em herdeiros de arraiais e quilombos, como aquele destruído pela ação policial em 1807. O objetivo é apresentar a pesquisa aplicada sobre o Museu Virtual do Quilombo Cabula (MVQC), uma aplicação digital de caráter educacional comunitário que auxilia na formação de uma consciência ecossociocidadã, valorizando a autoestima e conscientizando sobre o rico passado e a herança cultural e ambiental do bairro. A comunidade participou dialogando sobre a pesquisa histórica com a universidade, tornando-se investigadora ativa e realizando ciclos de desenvolvimento próprios da abordagem metodológica Design-Based Research (DBR), adotada pela pesquisa para a construção de design cognitivo do Museu. O resultado do Museu mostrou-se adequado e integrado ao TBC, e se concluiu sobre sua utilidade para auxiliar a desenvolver uma prática ecossociocidadã, necessária ao TBC.<hr/>ABSTRACT Since 2010, the project Turismo de Base Comunitária (TBC) of Cabula district and surroundings have been accomplishing actions to develop eco-social citizenship practice in heirs of villages and quilombos, as that one destroyed by the police in 1807. The objective is to present the applied research on the Virtual Museum of the Cabula Quilombo, a digital application of community education character which helps in the formation of a eco-social citizenship conscience, valuing the self-esteem and becoming aware on the rich past history, cultural and environmental inheritance of the neighborhood. The community took part dialoguing on the historical research with the university, becoming an active investigator and accomplishing cycles of own development of the methodological approach Design-Based Research (DBR), adopted, for the construction of cognitive design of the Museum. The result of was considered appropriate and integrated to the TBC and it was concluded about the usefulness of that to help developing a eco-social citizenship practice necessary to TBC.<hr/>RESUMEN Desde 2010, el proyecto Turismo de Base Comunitaria (TBC) del Cabula y entorno han realizado, acciones para desarrollar práctica ecoso-ciudadana, en herederos de campamentos y quilombos, como aquel destruido por la acción policial en 1807. El objetivo es presentar la investigación aplicada sobre el Museo En el marco de la reforma agraria y de la reforma agraria, se ha de tener en cuenta que, en el marco de la reforma agraria, La comunidad participó dialogando sobre la investigación histórica con la universidad, convirtiéndose en investigadora activa, y realizando ciclos de desarrollo propios del enfoque metodológico de diseño basado en la investigación (DBR), adoptada por la investigación, para la construcción de diseño cognitivo del Museo. El resultado del Museo se mostró adecuado e integrado al TBC, y se concluyó sobre la utilidad de éste para auxiliar a desarrollar una práctica ecoso-comunitaria, necesaria para el TBC. <![CDATA[CÍRCULO DE ESTUDOS, OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200060&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este trabalho discute metodologias participativas educacionais em dois países, Itália e Brasil, articuladas com as teorias sobre desenvolvimento local. Tanto o projeto do Círculo de Estudos (CE) na Itália quanto o Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA) e o Turismo de Base Comunitária (TBC no Cabula), na Bahia, Brasil, utilizam-se de metodologias que integram estratégias de intervenção social local, tendo como princípios o diálogo com a sustentabilidade, ação pública e a ação dos cidadãos. Na Itália, a Universidade de Florença, em parceria com o Centro de Educação Profissional na cidade de Gorizia, com financiamento da União Europeia, desenvolveu Círculos de Estudos com diferentes agentes sociais locais buscando estratégias de desenvolvimento local. No Brasil, na região do SISAL e na localidade do antigo quilombo Cabula Salvador, respectivamente o OBEJA e as intervenções do TBC em bairros populares, onde está inserida a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), reacende perspectivas também para novos projetos de desenvolvimento local. Essas expreriências serão analisadas a partir de suas abordagens metodológicas e de suas ações para recuperar os conhecimentos e saberes de grupos sociais e a possibilidade de eles criarem seus próprios caminhos com autonomia e autogestão de seus ecossocioempreendimentos.<hr/>ABSTRACT This paper discusses participatory educational methodologies in two countries, Italy and Brazil, articulated with theories on local development. Both the Circle of Studies project in Italy and the Youth and Adult Education Observatory of the Sisal (OBEJA) Identity Territory and the Community Based Tourism (TBC) in Bahia, Brazil, use methodologies that integrate social local intervention strategies, with the principles of a dialogue with sustainability, public action, and citizen action. In Italy, the University of Florence, in partnership with the Center of Vocational Education in the city of Gorizia, with funding from the European Union, developed Circle of Studies with different local social agents seeking local development strategies; In Brazil, in the Sisal region and in the City of Salvador, respectively, OBEJA and TBC interventions in Popular Neighborhoods, where the State University of Bahia is inserted, rekindles perspectives also for new local development projects. These excerpts will be analyzed from their methodological approaches and their actions to recover the knowledge of social groups and their possibility to create their own ways.<hr/>RESUMEN Este trabajo discute metodologías educativas en dos países, Itália y Brasil, articuladas con las teorías sobre el desarrollo local. Tanto el proyecto del Circulo de Estudios en Italia como el Observatorio de Educación de Jóvenes y Adultos del Territorio de Idenditad del Sisal (OBEJA) y el Turismo de Base Comunitaria (TBC) en Bahia, Brasil, se utilizan de metodologías que integran estrategias de intervención social local, teniendo como principio el diálogo con la sostenibilidad, la acción pública, y la acción de los ciudadanos. En Italia, la Universidad de Florencia, en asociación con el Centro de Educación Profesional en la ciudad de Gorizia, con financiamiento de la Unión Europea, desarrolló un círculo de estudios con diferentes agentes sociales locales buscando estrategias de desarrollo local; en Brasil, en la región del Sisal y en la ciudad de Salvador, respectivamente, el OBEJA y las intervenciones del TBC en barrios populares, donde está inserta la Universidad del Estado de Bahia, reavivan perspectivas también para nuevos proyectos de desarrollo local. Esas experiencias serán analizadas a partir de sus abordajes metodológicos y de sus acciones para recuperar los conocimientos y saberes saberes de grupos sociales y la posibilidad de ellos crear sus propios caminos. <![CDATA[EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO NO ENSINO BÁSICO SOB A PERSPECTIVA DA ECOSSOCIOECONOMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200072&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O século XXI trouxe consigo inúmeras revoluções científicas. Entretanto, ainda se depende essencialmente dos recursos naturais para o bem-estar humano. A educação exerce importante papel no desenvolvimento da humanidade e no modo como as populações alteram a dinâmica da natureza. Neste sentido, o ecodesenvolvimento está envolto na ecossocioeconomia, por ser um enfoque que enfatiza que os sistemas sociais estão imbricados nos sistemas naturais. O artigo retrata uma experiência ecossocioeconomica de metodologia pesquisa-ação em três eixos temáticos: i) história da ocupação de Blumenau e região; ii) meio ambiente e bairro; iii) interfaces entre saúde ambiental e humana. Resultados envolveram a expansão nas percepções e maneiras de pensar e agir, bem como a promoção da inovação pedagógica, à luz do enfoque do ecodesenvolvimento. Conclui-se que estudar a percepção da realidade físico-geográfica e socioambiental local pode levar a um aumento da percepção da vulnerabilidade socioambiental.<hr/>ABSTRACT The twenty-first century brought with it numerous scientific revolutions. However, it is still essentially dependent on natural resources for human well-being. Education plays an important role in the development of humanity and in the way that populations change the dynamics of nature. In this sense, eco-development is enveloped in ecosocioeconomics, because it is an approach that emphasizes that social systems are embedded in natural systems. The article presents an ecossocioeconomic experience of research-action methodology in three thematic axes: i) history of the occupation of Blumenau and region; ii) environment and neighborhood; iii) interfaces between environmental and human health. Results involved the expansion of perceptions and ways of thinking and acting, as well as the promotion of pedagogical innovation, in the light of the ecodevelopment approach. In conclusion, study the perception of physical-geographical and local environmental reality can lead to an increased awareness of environmental vulnerability.<hr/>RESUMEN El siglo XXI trajo consigo numerosas revoluciones. Sin embargo, todavía se depende de los recursos naturales para el bienestar humano. La educación ejerce un importante papel en el desarrollo de la humanidad y en la forma en que las poblaciones cambian la dinámica de la naturaleza. En este sentido, el ecodesarrollo está envuelto en la ecosocioeconomía, por ser un enfoque que enfatiza que los sistemas sociales están imbricados en los sistemas naturales. El artículo retrata una experiencia ecosoeconómica de metodología investigación-acción en tres ejes temáticos: i) historia de la ocupación de Blumenau y región; ii) medio ambiente y barrio; iii) interfaces entre salud ambiental y humana. Los resultados involucraron la expansión en las percepciones y maneras de pensar y actuar, así como la promoción de la innovación pedagógica, bajo el enfoque del ecodesarrollo. Se concluye que estudiar la realidad física geográfica local puede llevar a un aumento de la percepción de la vulnerabilidad socioambiental. <![CDATA[TURISMO COMUNITÁRIO NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO À ESCALA HUMANA EM ICAPUÍ, CEARÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa investiga o turismo nas comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Requenguela e Tremembé, no município de Icapuí-CE, com histórico de participação popular e elevado nível de politização. São comunidades tradicionais que produzem artesanalmente embarcações e artefatos de pesca, utensílios que famílias utilizam no litoral, e desenvolvem turismo alternativo. Constituídas de grupos de pescadores de lagosta que enfrentam o desafio de fiscalização do litoral para evitar a pesca predatória, destacam-se pelas belezas naturais, patrimônio histórico e cultural, assim, o lugar recebe fluxos de turistas de vários lugares. Busca-se compreender transformações das comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Requenguela e Tremembé com a chegada da atividade turística que transforma as comunidades, ao passarem a ser núcleos receptores do turismo, áreas de segundas residências, com implicações no desenvolvimento socioespacial de Icapuí. Observa-se que, apesar de as comunidades sentirem-se excluídas de ações políticas municipais, mantêm-se organizadas e produtivas.<hr/>ABSTRACT This research investigates tourism in Ponta Grossa, Redonda, Requenguela and Tremembé communities municipality of Icapuí / CE, which have a history of popular participation and high level of politicization. They are traditional communities who produce handmade vessels and fishing artifacts, tools that families use on the coast and develop an alternative tourism. Consisting of lobster fishermen groups that face the challenge of overseeing the coast to prevent overfishing, we highlight its natural beauty, historical and cultural heritage, as well, the place receives flows of tourists from various places. It search to understand transformations of Ponta Grossa, Redonda, Requenguela and Tremembé communities from the arrival of tourism that transforms communities to go to centers of tourism recipients, areas of second homes, with implications for the socio-spatial development Icapuí. It is observed that in spite of the communities feel excluded from municipal political action remain organized and productive.<hr/>RESUMEN Esta pesquisa investiga el turismo en las comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Requenguela y Tremembé, en el municipio de Icapuí-CE, con histórico de participación popular y elevado nivel de politización. Son comunidades tradicionales que producen artesanalmente embarcaciones y artefactos de pesca, utensilios que familias utilizan en la costa, y desarrollan turismo alternativo. Se compone de grupos de pescadores de langosta que enfrentan el desafío de fiscalización del litoral para evitar la pesca predatoria, se destacan por las bellezas naturales, patrimonio histórico y cultural, así, el lugar recibe flujos de turistas de varios lugares. Se busca comprender transformaciones de las comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Requenguela y Tremembé con la llegada de la actividad turística que transforma a las comunidades, al pasar a ser núcleos receptores del turismo, áreas de segundas residencias, con implicaciones en el desarrollo socioespacial de Icapuí. Se observa que, a pesar de que las comunidades se sienten excluidas de acciones políticas municipales, se mantienen organizadas y productivas. <![CDATA[IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO TURISMO NA ILHA GRANDE-RJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O turismo se desenvolve em ritmo acelerado na Ilha Grande desde os anos 1980, desencadeando impactos econômicos, sociais e ambientais. Através de pesquisa bibliográfica e documental, associada a entrevistas estruturadas com os habitantes locais, fez-se uma primeira análise desses impactos, focando nos aspectos socioambientais. Observa-se descompasso entre o número crescente de turistas e a evolução da infraestrutura para suportar tal afluxo sem ocasionar impactos ambientais negativos, assim como insipiente educação ambiental e baixo grau associativo dos ilhéus e, ainda, ocorrência de choques culturais advindos da interação entre os locais e os turistas devido às suas diferenças. É positivo gerar um processo que empodere os ilhéus, tornando-os protagonistas deste processo que envolve o desenvolvimento e a manutenção de infraestrutura, efetiva educação ambiental e capacitação da população de modo a permitir interação com outras culturas sem perda de autenticidade.<hr/>ABSTRACT Tourism has been developing at an accelerated pace in Ilha Grande since the 1980s, inducing economic, social and environmental impacts. Through bibliographic and documentary research, associated with structured interviews with the local inhabitants, a first analysis of these impacts was made focusing on socio-environmental aspects. It can be observed that there is a mismatch between the increasing number of tourists and the evolution of infrastructure to support such an influx without causing negative environmental impacts, as well as insipient environmental education and low associative level of the islanders, and also the occurrence of cultural shocks arising from the interaction between the places and tourists due to their differences. It is positive to generate a process that empowers the islanders, making them protagonists of this process that involves the development and maintenance of infrastructure, effective environmental education and training of the population in order to allow interaction with other cultures without loss of authenticity.<hr/>RESUMEN El turismo se desarrolla a ritmo acelerado en la Isla Grande desde los años 80, causando impactos económicos, sociales y ambientales. A través de investigación bibliográfica y documental, asociada a entrevistas estructuradas con los habitantes locales, se hizo un primer análisis de estos impactos enfocando en los aspectos socioambientales. Se observa: descompaso entre el número creciente de turistas y la evolución de la infraestructura para soportar tal aflujo sin ocasionar impactos ambientales negativos, así como insipiente educación ambiental y bajo grado asociativo de los isleños y, aún, ocurrencia de choques culturales provenientes de la interacción entre los locales y turistas debido a sus diferencias. Es positivo generar un proceso que empodera a los isleños, haciéndolos protagonistas de este proceso que involucra el desarrollo y mantenimiento de infraestructura, efectiva educación ambiental y capacitación de la población para permitir la interacción con otras culturas sin pérdida de autenticidad. <![CDATA[INFÂNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS EDUCATIVOS E DIGNIDADE HUMANA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200123&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O texto apresenta uma discussão sobre os processos educativos de crianças que vivem a infância no contexto prisional na companhia de mães que cumprem pena de privação de liberdade. Considera-se sua invisibilidade perante a sociedade e no próprio sistema penitenciário. O estudo realizado no ambiente materno-infantil de um presídio feminino no estado do Paraná, de abordagem qualitativa, efetivou-se por meio de observação participante, entrevistas narrativas e estudo documental tendo como base Rousseau (2014), Goffman (2005), Kant (2007, 2013) e Comparato (2010), entre outros. Defende-se que os processos educativos vivenciados no cárcere podem contemplar as especificidades do desenvolvimento da criança e sua dignidade humana, contudo, vê como necessária a efetivação da lei de medidas alternativas de cumprimento de pena para mulheres grávidas e/ou com crianças pequenas sob sua responsabilidade.<hr/>ABSTRACT This article presents a discussion on educational processes of children that spend their infancies in the prison context in the company of their mothers who are serving a sentence of deprivation of liberty. The study, justified by the invisibility of these children to the society and to the penitenciary system itself, was carried out in the child-mother unit of a female prison in the state of Paraná. With a qualitative research method, the data was collected through participant observation, narrative interviews, and document review, having, as theoretical basis, authors such as Rousseau (2014), Goffman (2005), Kant (2007, 2013), Comparato (2010), among others. The analysis show that the educational processes experienced in confinement can contemplate the specificities of child development and human dignity, however, the implementation of the law of alternative measures to imprisonment for pregnant women and/or mothers of young children under their responsibility is necessary.<hr/>RESUMEN El texto presenta una discusión sobre los procesos educativos de niños que viven la infancia en contexto carcelario en compañía de madres que cumplen pena de privación de la libertad. Se considera su invisibilidad ante la sociedad y en el propio sistema penitenciario. El estudio realizado en el ambiente materno-infantil de un penal femenino en el estado de Paraná, de carácter cualitativo, ese realizó a través de observación participante, entrevistas narrativas y estudio documental teniendo como base a Rousseau (2014), Goffman (2005), Kant (2007, 2013), y Comparato (2010) entre otros. Defendemos que los procesos educativos vividos en la cárcel pueden contemplar las especificidades del desarrollo de los niños y su dignidad humana, a pesar de esto, vemos como necesario el cumplimiento efectivo de la ley de medidas alternativas de cumplimiento de pena para mujeres embarazadas y/o con niños pequeños bajo su responsabilidad. <![CDATA[POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTUDOS SOBRE O ESPAÇO FÍSICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432018000200139&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O estudo se propôs a analisar o que indicam os documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) que abordam a questão do espaço físico para as instituições de Educação Infantil, bem como verificar como as questões referentes à infraestrutura vêm sendo estudadas. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico (estado da arte) no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com os seguintes descritores: educação infantil, espaço físico, organização do espaço e ambiente. Os 11 estudos encontrados indicam que as recomendações do MEC continuam sendo ignoradas tanto pelo poder público, que não assegura infraestrutura adequada para as creches e pré-escolas, quanto pelas próprias instituições, que não buscam organizar esses espaços conforme as necessidades das crianças. Cinco estudos mostram ainda que as crianças podem contribuir para análises e sugestões sobre o espaço físico.<hr/>ABSTRACT This study is set out to examine what the documents published by the Brazilian Ministry of Education (MEC) indicate to be the approach to the issue of physical space in child education institutions, as well as to assess how infrastructure issues have been studied. To address that, a bibliographical survey (state of knowledge) was made in the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior web portal and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, with the keywords: childhood education, physical space, organization of space and environment. The eleven studies found highlight that the MEC recommendations continue to be ignored by public authorities, which do not ensure an adequate infrastructure for nurseries and pre-schools, as well as by the educational institutions themselves, which do not seek to organize these spaces according to the children needs. Five studies also show that children can contribute to analyses and suggestions about physical space.<hr/>RESUMEN El estudio se dispuso a examinar lo que indican documentos publicados por el Ministerio de Educación Brasileño (MEC) al abordar la cuestión del espacio físico en las instituciones de educación de niños e también verificar como los temas de infraestructura están siendo estudiados. Se realizó un estudio bibliográfico (estado del arte) en el sitio web de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior y en la Biblioteca Digital brasileña de Tesis y Disertaciones, con las palabras clave: educación infantil, espacio físico, organización del espacio y medio ambiente. Los once estudios encontrados muestran que las recomendaciones del MEC siguen siendo ignoradas tanto por las autoridades públicas, que no garantizan una infraestructura adecuada para guarderías, cuanto por las propias instituciones, que no organizan los espacios según las necesidades de los niños. Cinco de los estudios muestran que los niños pueden contribuir para análisis y sugerencias sobre el espacio físico.