Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320200001&lang=es vol. 29 num. 57 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[FORMACIÓN DE MAESTROS PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA: LA RELACIÓN TEORIA-PRACTICA Y LA IMPORTANCIA DE LAS PRACTICAS EDUCATIVAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo analisamos questões relativas ao conceito de prática educacional e suas relações com as teorias, a partir de onde levantamos questões sobre as práticas desenvolvidas na formação para a docência na educação básica, seja em processos de educação continuada, seja em processos de formação inicial no ensino superior. A discussão parte da descrição de dois exemplos concretos realizados, um em escolas municipais de São Paulo, outro em uma Universidade Federal, em Niterói, a partir da utilização de publicações. Agrega-se estes exemplos de referências a várias outras iniciativas. Pelo examinado, considerando o universo possível para mudar e renovar perspectivas nessas formações, constata-se que as iniciativas ainda são tímidas: de um lado, não têm afetado substancialmente os currículos institucionais de formação para a docência em suas dinâmicas e práticas; de outro, nas formações continuadas ainda não alcançaram largo curso. No entanto, são reveladoras da consciência da necessidade de mudar práticas educacionais para essas formações e se mostram como alternativas pedagógicas ao hábito instaurado nos cursos de formação para a docência.<hr/>ABSTRACT In this article a conception of educational practice and his relations to theory are analyzed. Questions about educational practices in teacher education are arisen by the analyses of two innovative experiences: one in service, another in an initial course of teacher education. This two cases permit the elaboration of some analyses of policies in teacher education and point evidences about the weight of tradition and habits on the curriculum and didactic performances in the formation practices of teachers. Other references of new experiences in this matter are mentioned. On observe that innovations in teacher education practices are very few in the waste universe of courses in the superior education level and in continued teacher education in the educational system. But they are evidence of the need of changes in this field.<hr/>RESUMEN En este artículo se examinan los conceptos de practica y teoría en el campo de la educación e se analizan aspectos de las practicas en la formación de maestros para la docencia en la educación basica. Se trata de la formación de maestros en los cursos superiores así bien que sobre la formación contínua en las escuelas. Dos experiencias innovadoras son reportadas a partir de las cuales se analizan aspectos de las practicas y de las políticas de formación para la enseñanza en la educación básica. Otras referencias se hacen no que respecta a esas formaciones. Se analiza la dificultad de cambios en las formaciones para la enseñanza en la educación basica, con la consideración del peso de la cultura y de habitos en las practicas formativas. Las iniciativas innovadoras reportadas sinalizan bien la necesidad de cambios en las practicas educacionales. <![CDATA[CONCEPCIONES DE ENSEÑANZA PARA PROCESOS DE EDUCACIÓN DE PROFESORES: UN ESTUDIO EXPLORATORIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100029&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo da presente pesquisa qualitativa exploratória é analisar as concepções docentes da rede municipal de ensino de Curitiba em relação aos processos de formação de professores vivenciados por eles ao longo de suas carreiras profissionais. A análise dos referidos dados atesta para quatro diferentes constatações: docentes a demonstrar conhecimento sobre a relevância dos processos de formação inicial e continuada; docentes a não identificar, em um primeiro momento, contribuições oriundas da formação inicial à sua atuação em sala de aula; docentes a indicar pré-disposição à realização de novos cursos de formação continuada; e docentes a sinalizar determinada resistência em termos de ampliação da formação inicial devido às condições de trabalho a que são submetidos. Identifica-se a necessidade de novas pesquisas sobre a problemática, principalmente no que tange à pertinência de atividades de formação continuada alternativas aos docentes dessa rede municipal de ensino.<hr/>ABSTRACT The purpose of this exploratory qualitative research is to analyze the teaching conceptions of Curitiba’s municipal school system in relation to the processes of teacher training experienced by them throughout their professional careers. The analysis of these data attests to four different findings: teachers demonstrating knowledge about the relevance of the initial and continuing formation processes; teachers who do not initially identify contributions from the initial training to their classroom performance; teachers who demonstrate willingness to undertake new continuing education courses; and teachers who show some resistance in terms of expansion of initial training due to the working conditions to which they are subjected. The need for further research on the problem is identified, especially regarding the relevance of alternative continuing education activities for teachers in this municipal school system.<hr/>RESUMEN El objetivo de la presente investigación exploratoria cualitativa es analizar las concepciones docentes del sistema escolar municipal de Curitiba en relación con los procesos de formación docente que han experimentado a lo largo de sus carreras profesionales. El análisis de estos datos atestigua cuatro hallazgos diferentes: maestros que demuestran conocimiento sobre la relevancia de los procesos de formación inicial y continua; maestros no identificar, al principio, las contribuciones de la formación inicial a su desempeño en el aula; docentes para indicar la voluntad de emprender nuevos cursos de educación continua; y maestros para señalar cierta resistencia en términos de expansión de la formación inicial debido a las condiciones de trabajo a las que están sujetos. Se identifica la necesidad de una mayor investigación sobre el problema, especialmente con respecto a la relevancia de las actividades alternativas de educación continua para los maestros en este sistema escolar municipal. <![CDATA[MASTERS PROFESIONALES EN RED: CONTRIBUCIONES Y DESAFÍOS PARA LA FORMACIÓN DOCENTE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100045&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto é resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições e desafios dos Mestrados Profissionais em Rede no que se refere à formação docente, considerando o olhar dos coordenadores dos cursos. A abordagem metodológica foi qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas, utilizando o skype e WhatsApp como recursos de comunicação. O aporte teórico compreendeu os estudos de Garcia (1999), Kincheloe (1997), Nóvoa (2017a) e Zeichner (1993, 2010), que tratam do conceito de desenvolvimento profissional, e a contextualização dos cursos de mestrados profissionais no Brasil foi tecida a partir das contribuições de Moreira (2004) e de Rezende e Ostermann (2015). A análise dos dados nos permitiu discutir três pontos: objetivos e identidade do mestrado; desafios vivenciados pelos gestores; e as contribuições para a formação do professor da educação básica. Os resultados apontaram que o mestrado profissional, em um contexto desafiador, exprime-se como importante dispositivo para a melhoria da formação e aprendizagem docente.<hr/>ABSTRACT This text is a result of research that aimed at analyzing the contributions and challenges of the Masters in chain in the teacher training in the view of the coordinators of the courses. The methodological approach was qualitative, having as procedures the bibliographic research and semi-structured interviews, using skype and WhatsApp as communication resources. The theoretical support included the studies by Zeichner (1993, 2010), Garcia (1999), Nóvoa (2017a) and Kincheloe (1997), which deal with the concept of professional development and the contextualization of professional master’s courses in Brazil it was composed by contributions from Moreira (2004), and Rezende and Ostermann (2015). The analysis of the data allowed us to discuss three points: objectives and identity of the master; challenges experienced by managers; and the contributions to the formation of the teacher of basic education. The results pointed out that the professional master’s degree in a challenging context expresses itself as an important device for the improvement of teacher training and learning.<hr/>RESUMEN Este texto resulta de una investigación que tuvo como objetivo analizar las contribuciones y los desafíos de los Masters Profesionales en Red con respecto a la formación docente, teniendo en cuenta la opinión de los coordinadores de los cursos. El enfoque metodológico fue cualitativo, teniendo como procedimientos de recolección de datos el análisis de documentos y entrevistas semiestructuradas, utilizando skype y WhatsApp como recursos de comunicación. El incremento teórico incluyó los estudios de Zeichner (1993, 2010), García (1999), Nóvoa (2017a) y Kincheloe (1997), que abordan el concepto de desarrollo profesional y la contextualización de los cursos de maestrías profesionales en Brasil, fue tecida a partir de las contribuciones de Moreira (2004) y Rezende y Ostermann (2015). El análisis de datos nos permitió discutir tres puntos: objetivos e identidad de la maestría; desafíos experimentados por los gestores; y las contribuciones a la formación del professor de educación básica. Los resultados mostraron que la maestría profesional, en un contexto desafiante, se expresa como un importante dispositivo para mejorar la formación y el aprendizaje docente. <![CDATA[ENSEÑANZA DE APRENDIZAJE PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN COMUNIDADES DE PRÁCTICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100061&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo aborda a formação de professores para a educação básica em comunidades de prática, com o objetivo de examinar as contribuições dessas comunidades realizadas em estágio não obrigatório para o aprendizado da docência. Os aportes metodológicos propostos na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger (1998) orientam o estudo. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, considera estudo realizado com estudantes de cursos de licenciaturas em uma escola de educação básica. Os dados foram obtidos por meio de registro das reuniões e por relatos dos participantes. Os resultados indicam que a comunidade de prática favorece o aprendizado da docência quanto à organização do ensino e da aprendizagem, identificação de dificuldades de aprendizagem, investigação de procedimentos de atuação no processo de ensino e contribui na constituição da identidade docente.<hr/>ABSTRACT The article approaches the teachers education for basic education in communities of practice, with the objective of examining the contributions of this community made in pre-service for the teaching of teaching. The methodology is based on the contributions of Wenger’s Social Learning Theory (1998). The research methodology, with a qualitative approach, considers a study carried out with undergraduate students in a basic education school. Data were obtained through record of meetings and reports from participants. The results indicate that the community of practice favors to learn the teaching as to organize the teaching and the learning, to identify the learning difficulties, to investigate the procedures of acting in the teaching process and to contribute in the constitution of the teaching identity.<hr/>RESUMEN El artículo aborda la formación de docentes para la educación básica en comunidades de práctica, con el objetivo de examinar las contribuciones de esta comunidad realizadas en la etapa no obligatoria para aprendizaje de la enseñanza. Las contribuciones metodológicas propuestas en la Teoría del aprendizaje social de Wenger (1998) guían el estudio. La metodología de investigación, con un enfoque cualitativo, considera un estudio realizado con estudiantes de pregrado en una escuela de educación básica. Los datos se obtuvieron a través del registro de reuniones e informes de los participantes. Los resultados indican que la comunidad de práctica favorece el aprendizaje de la enseñanza con respecto a la organización de la enseñanza y el aprendizaje, la identificación de las dificultades de aprendizaje, la investigación de los procedimientos de didáctica en el proceso de enseñanza y contribuye a la constitución de la identidad del profesor. <![CDATA[FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN: ANÁLISIS DE LOS PROCESOS DE FORMACIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100078&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto aborda a formação continuada de professores da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e tem como objetivo caracterizar os diferentes movimentos formativos, a fim de identificar a existência de processos de organização coletiva dos/com professores no ensino fundamental a partir das próprias práticas produzidas no contexto de trabalho da escola. Apoia-se na epistemologia da teoria como expressão da prática para realizar uma revisão sistemática que toma como referência dados de pesquisas realizadas sobre a formação continuada nessa rede de ensino. Os resultados indicam que, no contexto dos movimentos formativos analisados, há alguns aspectos que podem ser considerados como elementos determinantes na direção de fragilizar a organização coletiva dos docentes: a ausência de um projeto de formação que não se limite ao período de uma gestão no governo, a influência das avaliações em larga escala e a perspectiva da distribuição do conhecimento.<hr/>ABSTRACT The text addresses the continuing education of teachers of basic education in the Curitiba Municipal Education Network and aims to characterize the different formative movements, in order to identify the existence of processes of collective organization of / with teachers in elementary school from their own. practices produced in the school work context. It relies on the epistemology of theory as an expression of practice to conduct a systematic review that draws on data from research on continuing education in this education network. The results indicate that, in the context of the formative movements analyzed, there are some aspects that can be considered as determining elements in the direction of weakening the collective organization of teachers: the absence of a training project that is not limited to the period of government administration, the influence of large scale assessments and the perspective of knowledge distribution.<hr/>RESUMEN El texto aborda la educación continua de los docentes de educación básica en la Red de Educación Municipal de Curitiba y tiene como objetivo caracterizar los diferentes movimientos formativos, con el fin de identificar la existencia de procesos de organización colectiva de / con docentes en la escuela primaria desde los suyos. prácticas producidas en el contexto laboral escolar. Se basa en la epistemología de la teoría como expresión de la práctica para realizar una revisión sistemática que se basa en datos de investigaciones sobre educación continua en esta red educativa. Los resultados indican que, en el contexto de los movimientos formativos analizados, hay algunos aspectos que pueden considerarse como elementos determinantes para debilitar la organización colectiva de los docentes: la ausencia de un proyecto de capacitación que no se limite al período de administración gubernamental. , la influencia de las evaluaciones a gran escala y la perspectiva de la distribución del conocimiento. <![CDATA[EDUCACIÓN CONTINUA E INVESTIGACIÓN EN LA ESCUELA: PRÁCTICA DOCENTE ENFOQUE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100095&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O trabalho aborda resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública municipal de Blumenau-SC, cujo objetivo foi analisar a relação teoria e prática, registradas em vídeo, de sete professoras dos anos iniciais. As gravações ocorreram nas salas de aula de uma escola pública, uma vez por semana, durante um ano. Paralelamente às gravações, a cada semana as professoras analisaram, coletivamente, uma das aulas. Os aportes teóricos e metodológicos da psicologia histórico-cultural foram fundamentais, tanto para as discussões coletivas, nas quais as professoras problematizavam suas práticas, quanto como ferramenta metodológica na pesquisa. As análises indicaram reflexões densas empreendidas pelas professoras e o impacto nas suas práticas. Pudemos capturar o movimento de transformação e tomada de consciência das professoras. O estudo e análise cooperativa interferiram decisivamente nas ações das docentes, ressignificando suas concepções teóricas e suas práticas docentes, provocando repercussão na própria escola.<hr/>ABSTRACT The paper presents results of an action research carried out at elementary public school in Blumenau city, based on the video recording of the teaching practices of seven women teachers working in the early years. The recordings took place in the classrooms of a public school once a week for a year. Parallel to the recordings, each week, the teachers collectively analyzed one of the classes. The theoretical and methodological contributions of historical-cultural psychology were fundamental, both for the collective discussions, in which the teachers problematized their practices, and as a methodological tool in the research. The analyzes indicated the dense reflections undertaken by the teachers and the impact on their practices. We were able to capture the teachers’ transformation and awareness movement. The study and cooperative analysis decisively interfered in the actions of teachers, resignifying their theoretical conceptions and their teaching practices, causing repercussion in the school itself.<hr/>RESUMEN El artículo presenta los resultados de una investigación-acción llevada a cabo en la escuela, basada en la grabación de video de las prácticas de enseñanza de siete maestras que trabajan en los primeros años. Las grabaciones tuvieron lugar en las aulas de una escuela pública una vez por semana durante un año. Paralelamente a las grabaciones, cada semana las maestras analizaron colectivamente una de las clases. Las contribuciones teóricas y metodológicas de la psicología histórico-cultural fueron fundamentales, ya sea para las discusiones colectivas, en las cuales las maestras problematizaron sus prácticas, o como una herramienta metodológica en la investigación. Los análisis indicaron las densas reflexiones realizadas por las docentes y el impacto en sus prácticas. Pudimos capturar el movimiento de transformación y tomada de conciencia de las maestras. El estudio y el análisis cooperativo interfirieron decisivamente en las acciones de las docentes, resignificando sus concepciones teóricas y sus prácticas docentes, causando repercusión en la propia escuela. <![CDATA[FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE ENSEÑANZA PRIMARIA: INTERFACES CON LA DIVERSIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100109&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta o perfil socioprofissional de docentes que atuam no Ensino Fundamental, a partir da análise da formação inicial e continuada e suas interfaces com a diversidade. A pesquisa utilizou-se do método Survey, cujos dados foram levantados a partir de um questionário autoaplicável, envolvendo duzentos e oitenta e oito professores(as) de dois municípios baianos. As análises dos dados quantitativos foram realizadas em diálogo com a emergência da diversidade nas políticas de formação de professores(as). O estudo evidenciou como a formação inicial, e sobretudo a continuada, são relevantes para o trabalho com a diversidade na profissão docente. Mostrou ainda que os(as) professores(as) investem na formação continuada, realizando-a com vistas a possibilitar progressão na carreira, bem como para desenvolver saberes oriundos de novas aprendizagens em torno das atividades com a temática da diversidade que realizam nas escolas.<hr/>ABSTRACT The article presents the socio-professional profile of teachers who work in elementary school, based on the analysis of initial and continuing education and its interfaces with diversity. The research used the Survey method, whose data were collected from a self-administered questionnaire, involving two hundred and eighty-eight teachers from two Bahian municipalities. Quantitative data analyzes were conducted in dialogue with the emergence of diversity in teacher education policies. The study showed how initial and especially continuing education are relevant to working with diversity in the teaching profession. It also showed that teachers invest in continuing education, with the aim to enabling career progression, as well as to develop knowledge from new learning about the activities with the theme of diversity that they perform in schools.<hr/>RESUMEN El artículo presenta el perfil socioprofesional de docentes que trabajan en escuelas de enseñanza primaria, basado en el análisis hechas a respecto de la formación inicial y continua y sus interfaces con la diversidad. La investigación utilizó el método de la Encuesta tipo Survey, cuyos datos se obtuvieron de un cuestionario autoadministrado, en el que participaron doscientos ochenta y ocho docentes de dos municipios bahianos. Los análisis de datos cuantitativos se realizaron en diálogo con la aparición de la diversidad en las políticas de formación docente. El estudio mostró cómo la educación inicial y especialmente la continua son relevantes para trabajar con la diversidad en la profesión docente. También demostró que los maestros y las maestras invierten en educación continua, conduciéndola con el fin de permitir el progreso profesional, así como para desarrollar el conocimiento del nuevo aprendizaje sobre las actividades con el tema de la diversidad que realizan en las escuelas. <![CDATA[ANÁLISIS DE PROGRAMAS DE FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As reflexões sobre a formação de professores são o tema deste estudo e tentam elucidar como um processo formativo está e esteve sendo realizado no interior de uma instituição pública de educação superior. A coleta de dados pautou-se em duas etapas para a sua realização: levantamento teórico sobre o tema formação de professores; levantamento e análise das propostas formativas indicadas nos documentos institucionais. Os resultados indicam que os Programas como o Esquema I e II, PLI, PARFOR, LIFE, PIBID alavancaram as ações institucionais voltadas para a formação de professores. As políticas se consolidaram nos bastidores institucionais e se transformaram em ações concretas; dessa forma, professores e pesquisadores debruçam-se sobre esses processos formativos, contribuindo, mesmo que modestamente, pela melhoria e aprimoramento dos cursos de licenciaturas na instituição. Finalmente considera-se que a formação de professores implica em uma permanente análise e reflexão, pois na medida em que se avança, novos desafios se apresentam, desencadeando novas necessidades e novas análises e reflexões; é o movimento dialético impulsionando os formadores de professores.<hr/>ABSTRACT The reflections on teacher training are the theme of this study and its try to elucidate how a formative process is and it has been carried out within a public institution of higher education. Data collection was based in two stages for its realization: theoretical survey on the theme of teacher education; survey and analysis of the formative proposals indicated in the institutional documents. The results indicate that formative process, such as Scheme I and II, PLI, PARFOR, LIFE, PIBID leveraged institutional actions aimed at teacher training. The policies have been consolidating behind the institutional scenes and have been becoming concrete actions. So, teachers and researchers pursue these formative processes, contributing, even modestly, the improvement teaching major. Finally, teacher training implies a permanent analysis and reflection, because according to the evolution, new challenges are triggering new needs, new analyses and reflections. It is the dialectical movement driving teacher trainers.<hr/>RESUMEN Las reflexiones sobre la formación del profesorado son el tema de este estudio y tratan de esclarecer cómo es y se ha llevado a cabo un proceso formativo dentro de una institución pública de educación superior. La busca de datos se basó en dos etapas para su realización: revisión teórica sobre el tema de la formación del profesorado; estudio y análisis de las propuestas formativas indicadas en los documentos institucionales. Los resultados indican que programas como Esquemas I y II, PLI, PARFOR, LIFE, PIBID aprovecharon las acciones institucionales dirigidas a la formación del profesorado. Las políticas se han consolidado tras las escenas institucionales y se han convertido en acciones concretas y profesores, los investigadores se centran en estos procesos formativos, contribuyendo, aunque modestamente, a la mejora y progreso de grados en la institución. Por último, se considera que la formación del profesorado implica un análisis y una reflexión permanentes, ya que a medida que el progreso, los nuevos retos están desencadenando nuevas necesidades y nuevos análisis y reflexiones, es el movimiento dialéctico que impulsa formadores de maestros. <![CDATA[LA PRÁCTICA CURRICULAR SUPERVISADA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL PARA LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100144&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.<hr/>ABSTRACT The Pedagogue is the subject that studies the complexity of education and becomes the mediator of the processes that surround it, making the exercise of teaching possible. The Pedagogy course allows the educator to work in Early Childhood Education and in the early grades of Elementary Education. In this context, the cut that is made in the presentation of this research is based on a concern about the discipline of Supervised Curricular Internship in Teaching in the Pedagogy course of the State University of Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brazil. In this sense, the objective of the investigation was to analyze the curricular internship in Early Childhood Education, in order to understand its role in the course and contribute to the initial education of the pedagogue. For this research, the final reports of the discipline of Supervised Curricular Internship in Teaching in Early Childhood Education were analyzed, a document carried out by the undergraduate students of the third year of the course, in 2017. The research counted on the documentary analysis of 18 final reports of internship, and, from this, we concluded that the internship discipline plays a fundamental role in the initial education of the upcoming professional, as well as it is a formative and reflective space of the pedagogical practice.<hr/>RESUMEN El Pedagogo es el sujeto que estudia la complejidad de la educación y se convierte en el mediador de los procesos que la involucran, posibilitando el ejercicio de la docencia. El curso de Pedagogía concede al licenciado actuar en la Educación Infantil y en los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental. En este contexto, el recorte que se hace en la presentación de esta investigación es proveniente de la preocupación con la disciplina de Práctica Curricular Supervisada en Docencia en la Educación Infantil en el curso de Pedagogía de la Universidad Estatal de Ponta Grossa (UEPG), en Paraná, Brasil. En este sentido, el objetivo de la investigación fue analizar el Práctica curricular en la Educación Infantil, buscando comprender su papel en el curso y contribuir a la formación inicial del pedagogo. Para esta investigación, fueron analizados los informes finales de la disciplina de Práctica Curricular Supervisada en Docencia en la Educación Infantil, documento realizado por las estudiantes del tercer año del curso, en 2017. La encuesta contó con el análisis documental de 18 informes finales de práctica, a partir de eso, se concluyó que la disciplina de práctica tiene un papel fundamental en la formación inicial del futuro profesional, así como es un espacio formativo y reflexivo de la práctica pedagógica. <![CDATA[COMPRENSIÓN DEL CUIDADO Y EDUCACIÓN INFANTIL PRODUCIDAS EN LA ETAPA SUPERVISADA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100157&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta e discute as compreensões de cuidado e educação produzidas por acadêmicas estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública. Os registros foram elaborados durante o estágio supervisionado na educação infantil, especialmente com crianças de 0 a 3 anos. As análises perpassam a produção escrita de memoriais de formação dos sujeitos investigados, os quais, ao relatarem sobre a experiência vivida com as crianças em instituições públicas de educação infantil, reestruturam suas compreensões de cuidado e educação para além dos aspectos físicos e biológicos. Evidencia-se uma ampliação do sentido da docência e das práticas com bebês e crianças bem pequenas favorecidas pela articulação entre elementos práticos e teóricos construídos ao longo da formação, que são potencializados no contexto da prática docente.<hr/>ABSTRACT This article presents and discusses the understandings of care and education produced by trainee scholars in the third year of the course of Education of a public institution. The records were elaborated during the supervised practice in child education, especially with children ranging from 0 to 3 years old. The analysis show the written production of the training memorials of the investigated subjects, which, when reporting about the experience lived with the children at child education public institutions, restructure their understandings of care and education beyond the physical and biological aspects. A broadening in the sense of teaching and the practice with babies and very young children favored by the connection between practical and theoretical elements built along the training, which are enhanced in the teaching practice context, is highlighted.<hr/>RESUMEN Éste artículo presenta y discute las comprenciones del cuidado y educación producidas por estudiantes académicos dela tercer año dela curso de pedagogia de una institución pública. Los registros fueron elaborados durante la etapa supervisada en la educación infantil, especialmente con los niños de 0 a 3 años. Los análisis perspasan la producción escrita de los recuerdos de formación de los sujetos investigados, los cuales, informaron a cerca de la experiencia vivida con los niños en instituciones públicas de educación infantil, reestructuraron sus comprenciones del cuidado y educación más allá de los aspectos físicos y biológicos. Se evidencia un aumento del sentido de la enseñanza y de las prácticas con bebés y niños muy pequeños favorecido por las articulaciones entre elementos prácticos con teóricos construido al largo de la formación, que son potencializados en el contexto de la práctica docente. <![CDATA[IDENTIDAD Y FORMACIÓN DOCENTE: METAMORFOSIS DE UNA GUERRERA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100175&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Pensar sobre a constituição da identidade docente exige entender este processo como histórico, social e cultural, ao mesmo tempo, que é singular, trilhado por escolhas, ações, intenções, sentimentos e vivências. Este escrito tem por objetivo compreender o processo de constituição identitária de uma professora da Educação Básica na relação com a formação continuada. A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou conhecer os movimentos identitários da professora, com apoio nas narrativas de história de vida.1 Mediada pela objetividade do mundo material e pelas relações que estabeleceu, a professora se subjetivou e se constituiu docente, vivenciando neste percurso, principalmente, a personagem “guerreira”. O estudo aponta para a necessidade de olhar para as histórias singulares, respeitando as particularidades e a universalidade, entendendo que, como seres de interação, os professores estão inseridos em contextos concretos, constituindo-se de modo permanente.<hr/>ABSTRACT Thinking about the constitution of the teacher identity requires understanding this process as historical, social and cultural, at the same time that is unique, trailed by choices, actions, intentions, feelings and experiences. This paper has as an objective to understand the process of identity formation of a Basic Education teacher in relation to continuing training. The research, of a qualitative nature, sought to know the identity movements of the teacher, with support in the narratives of life stories. The narrative showed that, mediated by the objectivity of the material world and the relationships established by itself, the teacher has been subjectivated and constituted herself a teacher experiencing this route. Mainly the “struggler” character. The study points the needing to look at singular stories, respecting particularities and universality, understanding that, as beings of interaction, teachers are inserted in concrete contexts, constituting themselves in a permanent way.<hr/>RESUMEN Pensar acerca de la constitución de la identidad docente exige entender este proceso como histórico, social y cultural, al mismo tiempo que singular y trillado por elecciones, acciones, intenciones, sentimientos y vivencias. Este trabajo tiene como objetivo comprender el proceso de constitución de la identidad de una profesora de Educación Primaria en relación a la formación continua. La investigación, de naturaleza cualitativa, busca conocer los movimientos de identidad de la profesora, apoyándose en las narrativas de vida. La narrativa evidenció que mediada por la objetividad del mundo material y por las relaciones que estableció, la profesora se subjetivó y se transformó en docente, vivenciando en este camino principalmente el personaje de “guerrera”. El estudio sugiere la necesidad de observar las historias singulares, respetando sus particularidades y la universalidad, entendiendo que como seres de interacción, los profesores están inmersos en contextos concretos que se constituyen de modo permanente. <![CDATA[HISTORIAS DE VIDA DE INICIAR AL PROFESOR EN EL PROCESO DE CONSTITUCIÓN DEL PROFESOR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100190&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo partilha uma pesquisa qualitativa que prima pela abordagem teórico-metodológica das histórias de vida, especialmente por meio do diário de pesquisa e das narrativas orais, realizados com três professoras iniciantes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola pública de Caxias (MA). Os objetivos buscam: compreender as implicações das histórias de vida na constituição da docência de professoras em início de carreira, bem como refletir acerca das potencialidades das histórias de vida no desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. O artigo respalda-se em autores do campo das histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em educação. Os resultados evidenciam que as histórias de vida das professoras iniciantes trazem inúmeras implicações profissionais por terem escolhido a docência como vida e profissão, as quais obtiveram contributos pelas suas experiências vivenciadas no passado em fazeres relacionadas à educação, bem como influência da família e das próprias escolhas pessoais para exercer a profissão docente.<hr/>KEYWORDS This article is a qualitative research that strives for the methodological resource of life histories, research diary and observations, conducted with three beginning teachers who work in the early years of elementary school in a public school in Caxias (MA). The objectives seek: to understand the impleications of life histories in the constitution of teachers of early career teachers, as well as to reflect on the potentialities of life stories in the professional development of beginning teachers. The article is supported by authors from the field of life stories and (self) biographical narratives in education. The results show that the life histories of the beginner teachers surveyed have numerous professional implications for choosing teaching as life and profession, which obtained contributions for their past experiences in activities related to education, as well as the influence of family and their own. personal choices to exercise the teaching profession.<hr/>RESUMEN Este artículo es una investigación cualitativa que se esfuerza por el recurso metodológico de historias de vida, diario de investigación y observaciones, realizado con tres maestros principiantes que trabajan en los primeros años de la escuela primaria en una escuela pública en Caxias (MA). Los objetivos buscan: comprender las implicaciones de las historias de vida en la constitución de maestros de maestros de carrera temprana, así como reflexionar sobre las potencialidades de las historias de vida en el desarrollo profesional de los maestros principiantes. El artículo está respaldado por autores del campo de historias de vida y narraciones (auto) biográficas en educación. Los resultados muestran que las historias de vida de los maestros principiantes encuestados tienen numerosas implicaciones profesionales para elegir la enseñanza como vida y profesión, que obtuvieron contribuciones por sus experiencias pasadas en actividades relacionadas con la educación, así como la influencia de la familia y la suya. opciones personales para ejercer la profesión docente. <![CDATA[CONVERSACIÓN, INTERCAMBIO Y FORMACIÓN DOCENTE: EL FORO DE ALFABETIZACIÓN, LECTURA Y ESCRITURA (FALE)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100203&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente ensaio é desdobramento de uma pesquisa de doutorado defendida em 2019, cujo objetivo foi pensar acerca do processo de alfabetização de crianças a partir de narrativas de docentes alfabetizadores. As narrativas, fruto de encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bem como a própria proposta de fórum, dão a ver, além de questões ligadas à alfabetização, modos outros de pensar, praticar e viver o processo formativo. O texto centra-se nesta dimensão, convidando a pensar sobre uma formação que se dá na relação com o outro, através da partilha e do conversar como possibilidade transformativa. Defende o formativo como lugar de encontro, descoberta, estranhamento e transformação, dialogando com narrativas de algumas professoras alfabetizadoras participantes da pesquisa.<hr/>ABSTRACT This essay is the result of a doctoral research defended in 2019, whose objective was to think about the literacy process of children from narratives of literacy teachers. The narratives, the result of meetings of the Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Literacy, Reading and Writing Forum, as well as the forum proposal itself, show, besides issues related to literacy, other ways of thinking, practicing and living the teachers training process. The text focuses on this dimension, inviting us to think about a teachers training that takes place in the relationship with the other, through sharing and talking as a transformative possibility. It defends the formative as a place of encounter, discovery, strangeness and transformation, dialoguing with narratives of some literacy teachers participating in the research.<hr/>RESUMEN Este ensayo se desarrolla a partir de una investigación doctoral defendida en 2019, cuyo objetivo era pensar en el proceso de alfabetización de niños a partir de narrativas de alfabetizadores. Las narraciones, resultado de las reuniones del Foro de Alfabetización, Lectura y Escritura de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), así como la propuesta del foro en sí, muestran, además de temas relacionados con la alfabetización, otras formas de pensar, practicar y vivir el proceso formativo. El texto se enfoca en esta dimensión, invitándonos a pensar en una formación de maestros que se lleva a cabo en la relación con el otro, a través de compartir y hablar como una posibilidad transformadora. Defiende lo formativo como un lugar de encuentro, descubrimiento, extrañeza y transformación, dialogando con las narrativas de algunas maestras alfabetizadoras que han participado en la investigación. <![CDATA[RENUNCIAR LA FORMACIÓN DOCENTE EN RELACIÓN CON LAS EXPERIENCIAS VIVAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100219&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto apresenta duas pesquisas desenvolvidas em nível de doutorado, tematizando a relação entre a produção de conhecimentos histórico- educacionais e experiências vividas, que se desdobraram em pesquisas-ação de formação continuada, compostas por professores de Educação Básica, lotados em escolas públicas das cidades de Londrina (PR) e Ouro Preto (MG). Nesse país, a partir de 1990, em relação com a esfera mundial, vem prevalecendo uma formação docente fundada na urgência do capitalismo e em modelos utilitaristas. Problematizamos tais modelos que desvalorizam os saberes plurais e não reconhecem os professores como produtores de conhecimento. Com vistas a resistir ao avanço da modernidade tardia, buscamos construir com os professores projetos formativos dissonantes das tendências prevalecentes na lógica global do capital. Investimos numa metodologia composta por movimentos reflexivos dinamizados por rememoração coletiva, produção e partilha de narrativas de cunho biográfico e intersubjetivo.<hr/>ABSTRACT The text presents two studies developed at the doctoral, studying the relationship between the production of historical-educational knowledge and lived experiences, which became research-action training, composed of teachers from Basic Education at public schools in the cities of Londrina (PR) and Ouro Preto (MG). In this country, since 1990, in relation to the world, a teacher education based on the urgency of capitalism and utilitarian models has prevailed. We problematize models that devalue plural knowledge and do not recognize teachers as producers of knowledge. Seeking to resist the advance of late modernity, we seek to construct with the teachers formative projects dissonant from the prevailing capital logic. We invested in a methodology composed of reflexive movements dynamized by practices of collective remuneration, production and sharing of biographical and intersubjective narratives.<hr/>RESUMEN El texto presenta dos investigaciones desarrolladas a nivel de doctorado, centradas en la relación entre la producción de conocimiento histórico-educativo y las experiencias vividas, que se desarrollaron en investigaciones de acción de educación continua, compuestas por maestros de Educación Básica, con sede en escuelas públicas de las ciudades. Londrina (PR) y Ouro Preto (MG). En ese país, desde 1990, en relación con la esfera mundial, ha prevalecido una formación docente basada en la urgencia del capitalismo y en modelos utilitarios. Problematizamos tales modelos que devalúan el conocimiento plural y no reconocen a los maestros como productores de conocimiento. Con el fin de resistir el avance de la modernidad tardía, buscamos construir proyectos formativos con maestros que sean inconsistentes con las tendencias prevalecientes en la lógica global del capital. Invertimos en una metodología compuesta por movimientos reflexivos simplificados por el recuerdo colectivo, la producción y el intercambio de narraciones biográficas e intersubjetivas. <![CDATA[EPISTEMOLOGÍAS DE LA GAMIFICACIÓN EM LA EDUCACIÓN: TEORÍAS DE APRENDIZAJE EM PRUEBAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100236&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo está vinculado à pesquisa Gamificação na Perspectiva dos Multiletramentos, desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo analisar as epistemologias presentes na literatura sobre gamificação. A pesquisa foi realizada com base em revisão sistemática de literatura, conforme os princípios propostos por Yin (2016). O presente trabalho baseou-se no tema de estudo, problema da pesquisa, resumo, palavras-chave, introdução, principais resultados e considerações para análise de dados das dissertações, e como critério de seleção a gamificação na educação. Nesse contexto, as questões epistemológicas são relevantes, na medida em que são elas que estabelecem os critérios que são levados em consideração nas estratégias de gamificação na educação para justificar o caminho proposto para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Todavia, nem sempre estão alicerçadas em fundamentos que vão além do sendo comum, ou ainda são baseadas em uma perspectiva que contempla a gamificação como ferramenta, instrumento para utilização. Esta pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil.<hr/>ABSTRACT The article is connected to the Gamification Research in the Perspective of Multiliteracies developed in the Early Years of Elementary School. It aims to analyze the epistemologies present in the literature on gamification. The research based on Systematic Review of Literature, according to the principles proposed by Yin (2016). The current work was based on the subject of study, research problem, abstract, keywords, introduction, main results and considerations for data analysis of the dissertations and as criteria of analysis the relationship of gamification with education. In this context, the epistemological issues are relevant, since they establish the criteria that are taken into consideration in the strategies of gamification in education to justify the proposed path for the development of student learning. However, they are not always based on fundamentals that go beyond being common or are still based on a perspective that contemplates gamification as a tool, instrument for use. This research was carried out with the financial support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) in Brazil.<hr/>RESUMEN El artículo está vinculado a la investigación de Gamificación en la Perspectiva de la Alfabetización múltiple, desarrollada en los primeros años de la escuela primaria. Su objetivo es analizar las epistemologías presentes en la literatura sobre gamificación. La investigación se realizó en base a una revisión sistemática de la literatura, de acuerdo con los principios propuestos por Yin (2016). El presente trabajo se basó en el tema de estudio, problema de investigación, resumen, palabras clave, introducción, principales resultados y consideraciones para el análisis de datos de disertaciones, y como criterio de selección de gamificación en educación. En este contexto, los problemas epistemológicos son relevantes, en la medida en que establecen los criterios que se tienen en cuenta en las estrategias de gamificación en educación para justificar el camino propuesto para el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes. Sin embargo, no siempre se basan en fundamentos que van más allá de ser comunes, o aún se basan en una perspectiva que considera la gamificación como una herramienta, un instrumento para su uso. Esta investigación se realizó con el apoyo financiero de la Coordinación para la Mejora del Personal de Educación Superior (Capes) en Brasil. <![CDATA[EVALUACIÓN DE GRAN ESCALA Y SUS EFECTOS: EL DISEÑO DE LOS DIRECTORES DE ESCUELA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100251&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO No contexto das políticas de avaliação em larga escala, este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou as concepções de gestores escolares acerca do uso dos resultados dessa avaliação na rede pública paulista de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e tratados pelo método da Análise Fatorial. As concepções dos gestores mostram a importância das avaliações em larga escala no desenvolvimento de práticas de gestão que estão atreladas às dimensões pedagógica e de monitoramento do currículo, sendo o pagamento do bônus um incentivo à melhoria dos resultados educacionais. Conclui-se que essas concepções apontam para o alinhamento entre o preconizado pelas políticas educativas paulistas e um modelo de avaliação que se tornou um instrumento de auditoria orientado para a obtenção de dados com vistas à definição de políticas e orientação da gestão escolar.<hr/>ABSTRACT In the context of large-scale assessment policies, this article presents the results of a study that investigated the views of school principal on the use of the evaluation results in the state school system of Sao Paulo. Data were collected through a structured questionnaire and treated by the method of factor analysis. The conceptions of managers show the importance of large-scale assessments in the development of management practices that are linked to pedagogical dimensions and curriculum monitoring being the payment of bonus an incentive to improve educational outcomes. We conclude that these concepts point to the alignment of Sao Paulo advocated by educational policies and an assessment model that became an audit tool directed to obtain data with a view to setting policy and orientation of school management.<hr/>RESUMEN En el contexto de las políticas de evaluación en larga escala, este artículo presenta los resultados de una investigación sobre las opiniones de los directivos escolares sobre el uso de los resultados de la evaluación del sistema escolar en la provincia de San Pablo (Brasil). Los datos fueron obtenidos a través de la aplicación de un cuestionario y tratados por el método de análisis factorial. Las opiniones de los directivos escolares muestran la importancia de las evaluaciones en larga escala para el desarrollo de las prácticas de gestión, que están vinculadas a las dimensiones pedagógicas, al seguimiento de currículos y al pago de bonificaciones como incentivo para mejorar los resultados educativos. Llegamos a la conclusión de que estos conceptos apuntan para un alineamiento de las políticas educativas de San Pablo y el modelo de evaluación que se convirtió en una herramienta de auditoría para obtener datos con el fin de establecer políticas y direccionar la administración escolar. <![CDATA[MULTIPLICAR ESCUELAS Y ESTAR EN LA CULTURA: ALGUNAS CONSIDERACIONES A CERCA DE LA ESCUELA DE LOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA/BA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432020000100269&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo pretendemos demonstrar, a partir da etnografia realizada sobre a escola dos Tupinambá de Olivença (BA), como esta instituição tem se tornado central para a defesa e demarcação do território, sobretudo nas áreas de retomadas. Ademais, interessa-nos refletir sobre a centralidade da escola para a produção de pessoas fortes na cultura, atualização e produção de parentesco e para aquilo que os Tupinambá definem como no estar na cultura. Nesse sentido, estar na cultura, para os Tupinambá, se traduz no processo de construir coletividades, e a escola tem sido um vetor importante nesse processo.<hr/>ABSTRACT In this article we intend to demonstrate, from the ethnography performed about the Tupinambá’s school from Olivença (BA), how this institution has become central to the territory defense and demarcation, especially in the areas of retaking. In addition, we are interested to reflect about the school centrality for the strong people production in culture, updating and production of kinship and what the Tupinambá define as being in culture. In this sense,for the Tupinambás, being in culture, translates into the process of building collectivities and the school has been an important vector in this process.<hr/>RESUMEN En este artículo pretendemos demostrar, a empezar de la etnografía realizada a cerca de la escuela de los Tupinambá de Olivença (BA), como esta institución tiene se convertido central para la defensa y demarcación del territorio, sobre todo en las áreas de reanudadas. Además, nos interesa reflejar acerca de la centralidad de la escuela para la producción de personas fuertes en la cultura, actualización y producción de parentesco y a aquello que los Tupinambá definen como en lo estar en la cultura. En ese sentido, estar en la cultura, para los Tupinambá, se traduce en el proceso de construir colectividades y la escuela tiene sido un vector importante en ese proceso.