Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320210001&lang=es vol. 30 num. 61 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[EDUCACIÓN DE CAMPO NO ÂMBITO DE LA UNIVERSIDAD DEL ESTADO DE BAHIA: ABORDAGEM HISTÓRICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo objetiva analisar o percurso histórico da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com projetos na Educação do Campo e a relação que se estabeleceu com a participação dos movimentos sociais populares do campo para proposição, elaboração e acompanhamento dos projetos e ações formativas realizados. A pesquisa filia-se, epistemologicamente, ao Materialismo Histórico-Dialético, apoiando-se na pesquisa/participante/ação e se utiliza da revisão de literatura e pesquisa documental no processo de investigação. Os resultados apontam possibilidades e situações limites de diálogo e trabalho coletivo com os Movimentos Sociais e Sindicais Populares do Campo para a realização de projetos com a Educação do Campo no percurso histórico de 26 anos. Conclui-se que a universidade tem buscado implementar novas frentes de trabalho, sob a escuta das demandas dos movimentos e princípios do trabalho coletivo, portanto, sinalizam-se possibilidades de se reafirmar o seu compromisso social com os povos do campo.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze Bahia State University (UNEB) historical path with projects in Rural Education and the relationship that was established with the participation of popular social movements of the countryside for propose, elaborate and monitor projects and training actions carried out. The research is epistemologically affiliated with Historical Dialectical Materialism and uses literature review and documentary research in the investigation process. The results point out limit situations, dialogue possibilities and collective work with the Social and Popular Union Movements of the Countryside to realize projects with Rural Education in the historical path of 26 years. It is concluded that the university has sought to implement new work fronts, listening to the movements demands and collective work principles, therefore, it indicates possibilities to reaffirm its social commitment to the countryside people.<hr/>RESUMEN Este artículo apunta analizar la trayectoria histórica de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB) con proyectos en Educación Rural y la relación que se estableció con la participación de los movimientos sociales populares del campo para proponer, elaborar y monitorear los proyectos y acciones formativas realizadas. La investigación está epistemológicamente afiliada al materialismo histórico dialéctico y utiliza la revisión de la literatura y la investigación documental en el proceso de investigación. Los resultados señalan situaciones limite, posibilidades de diálogo y trabajo colectivo con los Movimientos Populares Sociales y Sindicales del Campo para la realización de proyectos con Educación Rural en la trayectoria histórica de 26 años. Se concluye que la universidad ha buscado implementar nuevos frentes de trabajo, escuchando las demandas de los movimientos y principios del trabajo colectivo, por lo que señala posibilidades para reafirmar su compromiso social con la gente del campo. <![CDATA[EL PAPEL PRINCIPAL DE LOS MOVIMIENTOS SOCIALES EN LA EXPERIENCIA DE LA POSGRADO EN EDUCACIÓN DE CAMPO EN LA UFRB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100038&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A política pública de Educação do Campo é uma forma de o Estado garantir o acesso à educação com suas especificidades e enquanto direito geral e universal. Para tanto, as universidades públicas foram convocadas a articular processos de produção do conhecimento socialmente comprometidos com a qualidade da reprodução social da vida camponesa, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) respondeu ao chamado criando cursos de graduação e pós-graduação, entre eles o Mestrado em Educação do Campo, que traz uma proposta contra-hegemônica de formação que busca respostas técnico-científicas e teórico-práticas para os dilemas e problemas enfrentados pelos povos do campo, em especial no campo educativo. Para a realização do artigo, foram analisados os documentos do referido programa, feita uma revisão bibliográfica de textos e a avaliação dos 73 trabalhos de conclusão de curso registrados no programa. Os temas e objetos de pesquisa, para além de serem opções individuais dos(as) mestrandos(as), são problemas da realidade pautados pelos movimentos sociais, as associações, grupos de produção ou coletivos de educadores e fóruns, evidenciando o comprometimento dos(as) mestrandos(as), docentes, orientadores(as) e do próprio curso com a produção do conhecimento e as demandas dos povos do campo. A diversidade manifestada no curso de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB, via seus sujeitos, temas de pesquisa, produtos da pesquisa, origem territorial e filiações políticas e institucionais, contribui com o projeto de universidade pública e gratuita que a Educação do Campo defende, pintada de povo com todas as suas cores, credos, raças e bandeiras de lutas progressistas.<hr/>ABSTRACT Public policy on field education is a way for the State to guarantee access to education with its specificities and as a general and universal right. To this end, public universities were called upon to articulate knowledge production processes socially committed to the quality of social reproduction of peasant life and the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) responded to the call by creating undergraduate and graduate courses, among them the Master in field education, which brings a counter-hegemonic training proposal that seeks technical-scientific and theoretical-practical answers to the dilemmas and problems faced by rural people, especially in the educational field. For the realization of the article, the documents of the referred program were analyzed, a bibliographic review of texts was made and an evaluation of the 73 course completion works registered in the program. The themes and research objects, in addition to being individual options for master students, are reality problems guided by social movements, associations, production groups or collectives of educators and forums, showing the commitment of Master's students, teachers, supervisors and the course itself with the production of knowledge and the demands of the people of the field. The diversity manifested in the Postgraduate Course in field education at UFRB via its subjects, research themes, research products, territorial origin and political and institutional affiliations contributes to the public and free university project that field education advocates, painted of people with all their colors, creeds, races and flags of progressive struggles.<hr/>RESUMEN La política pública de Educación campesina es una vía para que el Estado garantice el acceso a la educación con sus especificidades y como derecho general y universal. Para ello, se convocó a las universidades públicas a articular procesos de producción de conocimiento socialmente comprometidos con la calidad de la reproducción social de la vida campesina y la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia (UFRB) respondió a la convocatoria creando cursos de pregrado y posgrado, entre ellos los Máster en Educación campesina, que trae una propuesta de formación contrahegemónica que busca respuestas técnico-científicas y teórico-prácticas a los dilemas y problemas que enfrenta la población rural, especialmente en el ámbito educativo. Para la realización del artículo se analizaron los documentos del referido programa, se realizó una revisión bibliográfica de textos y una evaluación de los 73 trabajos de finalización de curso registrados en el programa. Los temas y objetos de investigación, además de ser opciones individuales para los estudiantes de maestría, son problemas de realidad guiados por movimientos sociales, asociaciones, grupos de producción o colectivos de educadores y foros, mostrando el compromiso de) los estudiantes de maestría, docentes, supervisores y el propio curso. con la producción de conocimiento y las demandas de la gente del campo. La diversidad manifestada en el Postgrado en Educación Campesina de la UFRB a través de sus materias, temas de investigación, productos de investigación, origen territorial y afiliaciones políticas e institucionales contribuye al proyecto de universidad pública y libre que promueve Educación campesina, pintado de personas de todos sus colores, credos, razas y banderas de luchas progresistas. <![CDATA[UNIVERSIDAD, DESARROLLO TERRITORIAL Y EDUCACIÓN RURAL EN EL VALLE DE JAGUARIBE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100052&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo do trabalho é analisar as reverberações, no território do Vale do Jaguaribe, repercutidas desde projetos de educação do campo, desenvolvidos por docentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Tendo-se por base as dissertações, monografias e teses de doutorado sobre a região, a partir de 2008, cujos objetos de investigação abordam tanto a educação do campo, quanto o desenvolvimento territorial, e se constituíram a referência de análise do trabalho, constatou-se que as ações de educação do campo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta região fortaleceram a luta pela terra, a organização política e produtiva. Dessa forma, influenciam no redesenho do território, tanto no que concerne ao fortalecimento da agricultura familiar, quanto ao da transição agroecológica e do acesso à educação, reverberando no projeto de formação docente e na ampliação da própria Universidade.<hr/>ABSTRACT This paper aims at analyzing the reverberations, in terms of teaching, research and extracurricular activities, of rural education projects developed in the Vale do Jaguaribe region by teachers and students of the State University of Ceará (UECE). As reference for analysis of the present work served dissertations, monographs and doctoral theses on the region since 2008, with research objects addressing both rural education and territorial development. As a result it was found that rural education actions in partnership with the local Landless Rural Workers Movement (MST) strengthened the struggle for land, as well as the political and productive organization. In this way, they influence the redesign of the territory with regard to boosting family farming, the agroecological transition and access to education, and even reflect on the project of teacher training and the expansion of University itself.<hr/>RESUMEN El objetivo del presente trabajo es analizar las reverberaciones, en el territorio de Vale do Jaguaribe, reflejadas a partir de proyectos de educación rural, desarrollados por docentes y estudiantes de la Universidad Estadual de Ceará (UECE), en las dimensiones de docencia, investigación y extensión. Disertaciones, monografías y tesis doctorales sobre la región desde 2008, cuyos objetos de investigación abordan tanto la educación rural como el desarrollo territorial, se convirtieron en referencia de análisis para este artigo. Encontró-se que las acciones de educación rural en alianza con el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) de la región fortalecieron la lucha por la tierra, así como la organización política y productiva. De esta manera, inciden en el rediseño del territorio en lo que se refiere al estímulo de la agricultura familiar, la transición agroecológica y el acceso a la educación; además, tienen sus repercusiones también en el proyecto de formación docente, y en la expansión de la propia Universidad. <![CDATA[MOVIMIENTOS SOCIALES EN LA CONSTRUCCIÓN DE POLÍTICAS DE FORMACIÓN DE EDUCADORES/AS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100068&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este ensaio objetiva refletir sobre potenciais contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção de política de formação de educadores/as do campo. Com fundamentação nos pressupostos do materialismo histórico dialético, que permite compreender e desvelar as transformações e contradições da realidade concreta, socializa os resultados de um estudo que envolveu a pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de referenciais que orientam as discussões e conclusões expressas no texto, tendo como base Caldart (2009a, 2012, 2020), Molina (2003, 2012, 2015, 2020) e Arroyo (2007, 2012), entre outros. Por fim, é possível observar que a Educação do Campo, atrelada às contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção e nos rumos das políticas de formação de educadores/as do campo, reforça a luta emancipatória por políticas públicas que garantam aos camponeses o direito à vida e a educação escolar com dignidade nos seus territórios.<hr/>ABSTRACT This work aims to reflect on the potential contributions of peasant social movements in the construction of policies for training rural educators. Based on the assumptions of historical dialectical materialism, which allowed understanding and unveiling the transformations and contradictions of concrete reality, it disseminates the results of a study that involved bibliographic research, built on a set of references that guides the discussions and conclusions in this work. We based this work on the following authors: Caldart (2009a, 2012, 2020), Molina (2003, 2012, 2015, 2020), Arroyo (2007, 2012), among others. Finally, we observed that Rural Education linked to the contributions of peasant social movements in the construction and direction of training policies for rural educators, reinforces the emancipatory struggle for public policies that guarantee to peasants the right to life and school education with dignity in their territories.<hr/>RESUMEN Este ensayo busca reflexionar sobre los potenciales aportes de los movimientos sociales campesinos en la construcción de políticas de formación de educadores/as rurales. A partir de las conjeturas del materialismo histórico dialéctico, que permite comprender y develar las transformaciones y contradicciones de la realidad concreta, divulgando los resultados de un estudio que implicó una investigación bibliográfica, a partir de un conjunto de referencias que orientan las discusiones y conclusiones expresadas en el texto. Este trabajo está basado en los siguientes autores: Caldart (2009a, 2012, 2020), Molina (2003, 2012, 2015, 2020), Arroyo (2007, 2012), entre otros. Finalmente, es posible observar que la Educación Rural vinculada a los aportes de los movimientos sociales campesinos en la construcción y en la dirección de políticas de formación de educadores rurales, refuerza la lucha emancipadora por políticas públicas que garanticen a los campesinos el derecho a la vida y educación escolar con dignidad en sus territorios. <![CDATA[ESTADO Y MOVIMIENTOS SOCIALES: UNA MIRADA A PRONERA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100085&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo se propõe a problematizar a relação entre o Estado e os movimentos sociais, evidenciando suas contradições, limites e possibilidades no que se refere aos processos de gestão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) entre 1998 e 2016, por meio do estudo comparativo dos manuais de operacionalização publicados no período. O estudo, bibliográfico e documental, dialogou com autores como Poulantzas (2000) e Hofling (2001), para problematizar as contradições das políticas públicas no Estado capitalista; e Molina (2011), Medeiros (2010), Dias (2015) e Caldart (2009), para analisar a trajetória do Pronera e as contradições inerentes ao seu processo de implementação no que se refere à participação dos movimentos sociais e sindicais na sua gestão. O estudo revelou que ocorreu o afastamento dos movimentos sociais e sindicais das esferas decisórias do Estado, com a consequente restrição de sua participação nos processos de operacionalização da política.<hr/>ABSTRACT This article aims to problematize the relationship between the State and social movements, highlighting their contradictions, limits and possibilities with regard to the management processes of the National Education Program on Agrarian Reform - Pronera - between 1998 to 2016, through the comparative study of the operational manuals published in the period. The study, bibliographic and documentary, dialogued with authors such as Poulantzas (2000) and Hofling (2001), to discuss the contradictions of public policies in the capitalist state; and Molina (2011), Medeiros (2010), Dias (2015) and Caldart (2009), to analyze Pronera’s trajectory and the inherent contradictions in its implementation process with regard to the participation of social and union movements in its management. The study revealed that social and union movements have moved away from the State's decision-making spheres, with the consequent restriction of their participation in the processes of operationalizing politics.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir la relación entre las Estado y movimientos sociales, mostrando sus contradicciones, límites y posibilidades con respecto a los procesos de gestión de Pronera, de 1998 a 2016, a través del estudio comparativo de los manuales operativos publicados en el período. El estúdio, bibliográfico y documental. Para emprender la construcción del texto se dialoga con autores como Poulantzas (2000) y Hofling (2001), para discutir las contradicciones de las políticas públicas en el Estado capitalista, y Molina (2011), Medeiros (2010), Dias (2015) y Caldart (2009) para analizar la trayectoria de Pronera y las contradicciones inherentes a su proceso de implementación en cuanto a la participación de los movimientos sociales y sindicales en su gestión. El estudio reveló que los movimientos sociales y sindicales se han alejado de los ámbitos de decisión del Estado, con la consiguiente restricción de su participación en los procesos de operacionalización de la política. <![CDATA[LA POLÍTICA DE FORMACIÓN TÉCNICA Y PROFESIONAL DEL FUNDACIÓN ITESP PARA ASENTAMIENTOS DE REFORMA AGRARIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A Fundação ITESP é responsável pelas políticas agrária e fundiária no estado de São Paulo. Objetivou-se identificar e analisar os pressupostos políticos, ideológicos e pedagógicos explícitos e subjacentes à formação técnico-profissional para os assentados da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (ITESP). Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a partir do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Os documentos analisados consistiram nos convênios firmados pela Fundação ITESP para oferta de cursos profissionalizantes aos assentados, tendo como partícipes o Centro Paula Souza e os municípios de Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio e Rosana. Constatou-se que embora os convênios abarquem formação técnico-profissional por parte do poder público a jovens beneficiários da reforma agrária, estão envoltos por uma ideologia empresarial, com o objetivo de preparar a força de trabalho para as grandes empresas do agronegócio e reproduzir o sistema de classes.<hr/>ABSTRACT The ITESP Foundation is responsible for agrarian and land policy in the São Paulo state. Sought to identify and analyze the political, ideological and pedagogic presuppositions explicit and underlying technical vocational training proposed by ITESP Foundation. Bibliographic and documentary research was adopted, and the theoretical-methodological framework is anchored in the perspective of historical-dialectical materialism. The documents analyzed consisted of agreements signed by the ITESP Foundation for the provision of vocational courses to settlers in the state of São Paulo, with the Paula Souza Center and the municipalities of Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio and Rosana. The results show contradictions in the conjuncture of the mentioned formative action, because although the agreements deal with the implementation of technical-professional training proposal by the public power to beneficiaries of the agrarian reform, in fact, are surrounded by an entrepreneurial ideology, with the purpose of preparing the workforce for the big agribusiness enterprises and reproducing the class system.<hr/>RESUMEN La Fundación ITESP es responsable por la política agraria y territorial en el estado de São Paulo. El objetivo fue identificar y analizar los supuestos explícitos políticos, ideológicos y pedagógicos que subyacen a la formación técnica y profesional de los pobladores de la Fundación ITESP. Se adoptó la investigación bibliográfica y documental, basada en el marco teórico-metodológico del materialismo histórico-dialéctico. Los documentos analizados consistieron en convenios suscritos por la Fundación ITESP para ofrecer cursos de formación profesional a pobladores del estado de São Paulo, con participantes del Centro Paula Souza y los municípios de Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio y Rosana. Se encontró que si bien los convenios mencionados cubren la formación técnico-profesional por parte del gobierno a jóvenes beneficiarios de la reforma agraria, están rodeados de una ideología empresarial, con el objetivo de preparar la fuerza laboral para las grandes empresas agroindustriales y reproducir el sistema de clases. <![CDATA[PEDAGOGÍA DE LA RESISTENCIA Y EL DISCURSO SOCIOAMBIENAL: OTRO PAPEL PROTAGONISTA DE LA EDUCACIÓN EN EL PAÍS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100123&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Analisa-se formatos educativos e práticas pedagógicas que foram se constituindo no contexto das lutas e resistências empreendidas pelo movimento dos atingidos pela Hidrelétrica de Tucuruí - UHE Tucuruí, dando sentido ao campo da educação e a sua dimensão socioambiental no contexto de uma luta política do campo. Analisa-se ainda a politização de experiências de educação que foram se efetivando como práxis político-pedagógica em territorialidades do Baixo Tocantins, na Amazônia Paraense. De abordagem qualitativa, recorre-se a uma pesquisa documental, que inclui a transcrição de fitas K7 com entrevistas originais com lideranças locais e outros documentos que trazem narrativas e registros que integram memórias históricas dessas lutas, focando particularmente na dimensão educativa que os documentos revelam. Os resultados indicam a ambientalização das lutas e a politização dos processos educativos pautados na materialidade de experiências de trabalho, práticas culturais e de outras alternativas referentes à produção da existência. Contribui para um projeto de Educação do Campo.<hr/>ABSTRACT This work analyzes educational formats and pedagogical practices that were constituted in the context of resistance and conflict utilized by the movement of the affected ones from the Tucuruí Hydroelectric Power Plant - UHE Tucurui, giving meaning to the education field and its socio-environmental dimension in a political struggle setting. The politicization of educational experiences that became effective as political-pedagogical praxis in the territorialities of Baixo Tocantins, in the Amazon of Pará. With a qualitative approach, a documentary research is used, which includes the transcription of K7 tapes with original interviews with local leaders and other documents that bring narratives and records that integrate historical memories of these struggles, focusing particularly on the educational dimension that the documents reveal. The results indicate the environmental normalization of struggles and the politicization of educational procedures based on the materiality of work experiences, cultural practices and other alternatives related to the production of existence. It contributes to a rural education project.<hr/>RESUMEN Se analizan los formatos educativos y prácticas pedagógicas que se constituyeron en el contexto de las luchas y resistencias emprendidas por el movimiento de afectados por la Central Hidroeléctrica Tucuruí - UHE Tucuruí, dando sentido al campo de la educación y su dimensión socioambiental en el contexto de una lucha política del campo. La politización de experiencias educativas que se hicieron efectivas como praxis político-pedagógica en las territorialidades del Baixo Tocantins, en la Amazonía de Pará. Con un enfoque cualitativo, se utiliza la investigación documental, que incluye la transcripción de cintas K7 con entrevistas originales a líderes locales y otros documentos que traen narrativas y registros que integran memorias históricas de estas luchas, enfocándose particularmente en la dimensión educativa que los documentos revelar. Los resultados indican la ambientalización de las luchas y la politización de los procesos educativos a partir de la materialidad de las experiencias laborales, prácticas culturales y otras alternativas relacionadas con la producción de la existencia. Contribuye a un proyecto de educación rural. <![CDATA[DESEMPEÑO DE LOS DIPLOMADOS (AS) DE LAS CICENCIATURA EN EDUCACIÓN DEL CAMPO: REFLEXIONES SOBRE LA PRAXIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100138&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto almeja refletir sobre a práxis de egressos da Licenciatura em Educação do Campo, objetivando perceber como esta foi abordada na produção do conhecimento científico na pós-graduação. Procedeu-se à análise de 25 pesquisas (teses e dissertações), buscando examinar os resultados em relação aos três perfis de formação pretendidos pelo curso: a) inserção dos egressos nas Escolas do Campo, os desafios da docência por área de conhecimento e a gestão de processos educativos escolares; b) inserção e atuação dos egressos em seus territórios, na gestão de processos educativos comunitários; e c) tensões e contradições que envolvem seu ingresso/permanência no mundo do trabalho. As pesquisas analisadas reafirmam que o Projeto Político Pedagógico das LEdoCs, dada a sua materialidade de origem, vinculada à luta da classe trabalhadora, tem conseguido garantir um novo perfil de educadores às Escolas do Campo, porém a continuidade de tal projeto de formação enfrenta ameaças em diferentes ordens.<hr/>ABSTRACT This text aims at reflecting on the praxis of the graduates of Courses in Education for rural areas (CERA), seeking to understand its approach in the production of scientific knowledge in postgraduate studies. An analysis of 25 researches (theses and dissertations) was carried out to examine the results found in them concerning the training profiles intended by the courses: a) insertion and performance of graduates in schools of rural areas and the challenges of teaching by area of ​​knowledge; b) insertion and performance of graduates in their territories, in community educational processes management and c) tensions and contradictions that involve their entry/permanence in the world of work. The researches analysed reaffirm that the Political Pedagogical Project of the CERA, given its materiality which emerges from the working-class struggle, has guaranteed a new profile of educators to schools of rural areas, however, the continuity of such project faces threats of different orders.<hr/>RESUMEN Este texto busca reflexionar sobre la praxis de diplomados de la Licenciatura en Educación del Campo, objetivando percibir cómo ella fue enfocada en la producción del conocimiento científico en el posgrado. Fueron analizadas 25 investigaciones (tesis y disertaciones), buscando examinar los resultados encontrados em ellas con relación a los tres perfiles de formación deseado por el curso: a) inserción y actuación de los diplomados en las Escuelas del Campo y los desafíos de la docencia por área de conocimiento; b) inserción y actuación de los diplomados en sus territorios, en la gestión de procesos educativos comunitarios; y c) tensiones y contradicciones que involucran su inicio/permanencia en el mundo del trabajo. Las investigaciones analizadas reafirman que el Proyecto Político Pedagógico de las LEdoCs, por su materialidad de origen vinculada con la lucha de la clase trabajadora tiene conseguido garantir un nuevo perfil de educadores para las Escuelas del Campo. Sin embargo, la continuidad de ese proyecto de formación enfrenta amenazas en diferentes órdenes. <![CDATA[EDUCACIÓN DEL CAMPO Y FORMACIÓN DE EDUCADORAS (ES): EXPERIENCIAS EN CIENCIAS HUMANAS Y SOCIALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100160&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto analisa experiências produzidas entre os saberes das Ciências Humanas e Sociais com duas turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, buscando refletir sobre os processos formativos docentes-discentes. O corpus documental, composto pelo projeto pedagógico de curso, registros e narrativas dos estudantes, é interrogado visando problematizar os desafios de um diálogo da História com diferentes saberes das Ciências Humanas e Sociais. As interlocuções teóricas são produzidas com autores âncoras do Movimento Nacional da Educação do Campo. Os resultados apontam que o trabalho, inicialmente proposto a partir da História em diálogo com saberes das Ciências Humanas e Sociais, favorece o movimento de busca pela formação por área, permitindo a compreensão da totalidade das questões históricas, políticas, culturais e sociais, de modo a produzir epistemologias que amalgamam os sujeitos, suas realidades e os diferentes saberes.<hr/>ABSTRACT The text analyzes experiences produced between the knowledge of human and social sciences with two classes of the Undergraduate Course in Field Education of the Federal University of Espírito Santo, seeking to reflect on the formative processes of teachers and students. The documentary corpus, composed of the pedagogical project of the course, records and narratives of the students, is questioned in order to problematize the challenges of a dialogue of History with different knowledge of the Human and Social Sciences. The theoretical dialogues are produced with anchor authors of the national movement of Countryside Education. The results indicate that the work, initially proposed from History in dialogue with knowledge of human and social sciences, favors the movement of search for formation by area, allowing the understanding of all historical, political, cultural and social issues, in order to produce epistemologies that combine the subjects, their realities and different knowledge.<hr/>RESUMEN El artículo analiza las experiencias dadas entre los saberes de las Ciencias Humanas y Sociales en dos grupos de la Licenciatura en Educación del Campo de la Universidade Federal de Espírito Santo, buscando reflexionar sobre los procesos de formación docente-estudiante. El corpus documental está formado por el proyecto pedagógico de la licenciatura, además de los registros y narrativas de los estudiantes, siendo abordados con el fin de problematizar los desafíos y el diálogo de la Historia con diferentes saberes de las Ciencias Humanas y Sociales. Se generan interlocuciones teóricas con los principales autores del movimiento nacional de Educación del Campo. Como resultado se evidencia que el trabajo propuesto inicialmente desde la Historia en relación con los saberes de las Ciencias Humanas y Sociales favorece la formación por áreas; permitiendo la comprensión de temas históricos, políticos, culturales y sociales, de modo que se generen epistemologías que reúnan a los sujetos, sus realidades y los diferentes saberes. <![CDATA[DESAFÍOS Y POTENCIALIDADES DEL ÁREA DE CIENCIAS NATURALES EN EL GRADO EN EDUCACIÓN RURAL (LEDOC) DEL SUR DE BRASIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100178&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente trabalho busca construir uma análise dos desafios e das potencialidades na consolidação de coletivos de educadores e de professores, na área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo da Região Sul do Brasil. Desta forma, buscamos organizar nossa exposição em três momentos distintos que perpassam ao histórico da constituição dos cursos de Educação do Campo a partir das políticas públicas educacionais como o PRONERA e o PROCAMPO, contextualizando a construção e a consolidação do coletivo de professores em ciências da natureza e dos cursos de Educação do Campo no Sul do Brasil. Na sequência do debate, buscamos a compreensão teórica da constituição do ser docente na educação superior e, consequentemente, na licenciatura em Educação do Campo. A partir desta construção teórica, apresentamos as potencialidades e os desafios da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em educação da UFPR, da UFSC e da UFRGS, debatendo o caminho para a consolidação de um coletivo de professores que trabalham as questões das ciências da natureza aliadas ao contexto camponês.<hr/>ABSTRACT The present work seeks to construct an analysis of the challenges and potentialities in the consolidation of collectives of educators, teachers, in the area of ​​natural sciences in the degrees in rural education in the southern region of Brazil. In this way, we seek to organize our exhibition in three distinct moments that go through the history of the constitution of Rural Education courses based on educational public policies such as PRONERA and PROCAMPO, contextualizing the construction and consolidation of the collective of teachers in natural sciences and rural education courses in southern Brazil. Following the debate, we seek a theoretical understanding of the constitution of teachers in higher education and, consequently, in the field of education in the field. Based on this theoretical construction, we seek to present the potential and challenges of the area of ​​natural sciences in undergraduate degrees in education at UFPR, UFSC and UFRGS, debating the path towards the consolidation of a collective of teachers who work with the issues of natural sciences combined with the context farmer.<hr/>RESUMEN El presente trabajo busca construir un análisis de los desafíos y potencialidades en la consolidación de colectivos de educadores, docentes, en el área de ciencias naturales en los grados en educación rural en la región sur de Brasil. De esta manera, buscamos organizar nuestra exposición en tres momentos distintos que recorren la historia de la constitución de cursos de Educación Rural basados ​​en políticas educativas públicas como PRONERA y PROCAMPO, contextualizando la construcción y consolidación del colectivo de docentes en ciencias naturales y cursos de educación rural en el sur de Brasil. Tras el debate, buscamos una comprensión teórica de la constitución del profesorado en la educación superior y, en consecuencia, en el campo de la educación en el campo. A partir de esta construcción teórica, buscamos presentar las potencialidades y desafíos del área de ciencias naturales en las carreras de grado en educación de la UFPR, UFSC y UFRGS, debatiendo el camino hacia la consolidación de un colectivo de docentes que trabajen con los temas de las ciencias naturales combinados con el contexto granjero. <![CDATA[ESTUDIOS SOBRE CEFFAS EN BRASIL: ESTADO DEL ARTE Y PERSPECTIVAS CONTEMPORÁNEAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100193&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto descreve e analisa as produções acadêmicas que se dedicaram a investigar os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), entre os anos de 2006 e 2017, ou seja, o “Estado da Arte” ou “Estado do Conhecimento”, definidas também como de caráter bibliográfico. Desse modo, inicialmente tece breve considerações sobre as pesquisas na área da Educação do Campo; em seguida, mapeia por ano, regiões e instituições de ensino superior que ofertam cursos de pós-graduação e evidencia os estudos que tratam da Pedagogia da Alternância. Posteriormente, organizadas por eixos temáticos, descreve e analisa as pesquisas sobre os CEFFAs, considerando, entre outros aspectos, as diferentes abordagens de estudos. Ressalta ainda a importância dessas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a de educação, por se tratar de uma alternativa diferenciada de Educação do/no Campo. O estudo revelou o crescimento das pesquisas nas duas últimas décadas em torno da Educação do Campo, protagonizada pelas organizações sociais e sindicais do campo, entre as quais o movimento educativo CEFFAs.<hr/>ABSTRACT This paper describes and analyzes the academic productions that have investigated Family Educational Centers of Training by Alternation (FECTAs), between the years 2006 and 2017, that is, the “State of Art” or “State of Knowledge”, also defined as bibliographic. In this way, it initially makes brief considerations about research in the field of Rural Education; then, it maps by year, regions and higher education institutions that offer postgraduate courses and highlights the studies that approach Pedagogy of Alternation. Subsequently, organized by thematic axes, it describes and analyzes research on FECTAs, considering, among other aspects, the different study approaches. It also highlights the importance of these researches in different areas of knowledge, with emphasis on education, as it is a differentiated alternative to Rural Education. The study revealed the increase of research in the last two decades around Rural Education, led by social and union organizations in the countryside, including tha FECTA’s educational movement.<hr/>RESUMEN Este texto describe y analiza las producciones académicas que se dedicaron a investigar los Centros Educativos Familiares para la Formación en Alternancia (CEFFAs), entre los años 2006 - 2017, es decir, el “Estado del Arte” o “Estado del Conocimiento”, definido también como estudio bibliográfico. De esta forma, inicialmente, se hace breves consideraciones sobre la investigación en el campo de la educación rural; luego, sema pea por año, regiones e instituciones de educación superior que ofrecen cursos de posgrado y se destaca los estudios que abordan la Pedagogía de la Alternancia. Posteriormente, organizado por ejes temáticos, se describe y se analiza la investigación sobre CEFFAs, considerando, entre otros aspectos, los diferentes enfoques de estudio. También se destaca la importancia de estas investigaciones en diferentes áreas del conocimiento, con énfasis en la educación, por ser una alternativa diferenciada a la educación en/del campo. El estudio reveló el crecimiento de la investigación en las últimas dos décadas en torno a la Educación del Campo, liderada por organizaciones sociales y sindicales en el campo, incluido el movimiento educativo CEFFA. <![CDATA[AGROECOLOGÍA EN ESCUELAS DE CAMPO: UN PROCESO EN CONSTRUCCIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100219&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho tem como objetivo promover o exercício teórico e prático da aproximação entre a Educação do Campo e a Agroecologia, no diálogo com experiências realizadas em territórios, fruto da vivência profissional e militante das autoras, e com a agenda de movimentos populares do campo, redes de agroecologia e de pesquisadores(as) que buscam nas relações que constituem a Educação do Campo e Agroecologia, no âmbito da questão agrária, na crítica ao agronegócio e suas violações sobre a vida humana e na natureza, a construção de um projeto para o campo com base na Agroecologia, considerando a formação dos sujeitos transformadores desta realidade social e ecológica. As experiências demonstram as possibilidades das conexões entre essas áreas, resultado de uma práxis, de luta, de conhecimentos integrados no diálogo de saberes em territórios dos povos do campo.<hr/>ABSTRACT This work aims to promote the theoretical and practical exercise of the approximation between Countryside Education and Agroecology, in the dialogue with experiences carried out in territories, as a result of the professional and militant experience of the authors, and with the agenda of popular movements in the field, agroecology networks, researchers, that seek in the relationships that constitute Countryside Education and Agroecology, in the context of the agrarian issue, in the criticism of agribusiness and its violations on human life and nature, the construction of a project for the countryside based on Agroecology, considering the formation of the transforming subjects of this social and ecological reality. The experiences demonstrate the possibilities of the connections between these areas, the result of a praxis, of struggle, of knowledge integrated in the dialogue of knowledge in territories of the peoples of the countryside.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo promover el ejercicio teórico y práctico de la aproximación entre Educación de Campo y Agroecología, en el diálogo con experiencias realizadas en los territorios, fruto de la experiencia profesional y militante de las autoras, y con la agenda de movimientos populares en el campo, las redes agroecológicas, los investigadores, que busquen en las relaciones que constituyen la Educación Rural y la Agroecología, en el ámbito de la cuestión agraria, en la crítica al agronegocio y sus violaciones a la vida humana y en la naturaleza, la construcción de un proyecto para el campo basado en Agroecología, considerando la formación de los sujetos transformadores de esta realidad social y ecológica. Las experiencias demuestran las posibilidades de conexión entre estos espacios, fruto de una praxis, de lucha, de saberes integrados en el diálogo de saberes en los territorios de los pueblos del campo. <![CDATA[EDUCACIÓN DEL CAMPO, TERRITORIO Y LA ESCUELA DE LA/EN LA ISLA EN EL LITORAL DE PARANÁ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100233&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo discute as relações entre a Educação do Campo, o Território e a escola do campo da/na ilha, tendo como objetivo apresentar a trajetória, os resultados e as discussões de uma pesquisa realizada no contexto da Educação do Campo, a partir de uma comunidade tradicional do município de Guaraqueçaba, no litoral paranaense. O percurso teórico-metodológico da pesquisa assume a concepção dialética do conhecimento e utiliza técnicas e procedimentos pertinentes ao enfoque metodológico de pesquisa do tipo etnográfica, por meio da observação participante, registro no caderno de campo, fotografias, questionários, entrevistas e estudo documental para produzir os dados, e busca, na análise de conjuntura, os aportes necessários para o desvelamento da realidade. Os principais resultados desta pesquisa apontam que: as contribuições das produções acadêmicas sobre Educação do Campo se ampliaram; é preciso avançar com os processos realizados pela escola dentro das comunidades; embora práticas educativas já busquem articular cultura, trabalho, enquanto modo de vida, e o território, ainda há espaço para intensificar e aprofundar estas questões, consideradas essenciais na luta pela escola do campo da/na ilha. A pesquisa permite concluir pela necessidade de que os sujeitos envolvidos na relação escola, comunidade e território busquem estratégias de aproximação e rompimento das fronteiras da alteridade, a fim de avançar com um projeto educativo emancipador.<hr/>ABSTRACT This paper discusses the relationship between Field Education, Territory and the school of/on the island, aiming to present the trajectory, discussions and results of a study carried out in the context of Field Education, inside a traditional community in the municipality of Guaraqueçaba on the Parana coast. The theoretical methodological development of the research is based on the knowledge dialectics and uses techniques and procedures included in the methodological focus of the ethnographic research, through participant observation, recording in a field diary, photography, questionnaires, interviews and a documental study to produce data and seek, in the situation analysis, the necessary input to unveil the reality. The research main results pointed out that the contributions of the academic production on Field Education are widespread and it is necessary to advance with the processes developed by the school within the communities. Although education practices already seek to articulate culture, work as a way of life and the territory, there is still some room to intensify and deepen these issues, which are considered essential in the struggle for the field school of/on the island. The research led us to conclude that it is vital that the subjects involved in the relationship school, community and territory seek strategies of approximation and rupture of the otherness borders, with the purpose of advancing as an emancipatory education project.<hr/>RESUMEN Este artículo discute las relaciones entre la Educación del Campo, el Territorio y la escuela de la/en la isla, teniendo como objetivo presentar la trayectoria, los resultados y las discusiones de una investigación realizada en el contexto de la Educación del Campo, a partir de una comunidad tradicional del municipio de Guaraqueçaba en el litoral paranaense. El recurrido teórico metodológico de la investigación asume la concepción dialéctica del conocimiento y utiliza técnicas y procedimientos pertinentes al enfoque metodológico de investigación del tipo etnográfica, por medio de la observación participante, registro en el cuaderno de campo, fotografías, cuestionarios, entrevistas y estudio documental para producir los datos y busca, en el análisis de coyuntura, los aportes necesarios para el desvelamiento de la realidad. Los principales resultados de esta investigación apuntan que las contribuciones de las producciones académicas sobre Educación del Campo se ampliaron; es preciso avanzar con los procesos realizados por la escuela dentro de las comunidades; aunque prácticas educativas ya busquen articular cultura, trabajo mientras modo de vida y el territorio, todavía hay espacio para intensificar y profundizar estas cuestiones, consideradas esenciales en la lucha por la escuela del campo de la/en la isla. La investigación permite concluir por la necesidad de que los sujetos involucrados en la relación escuela, comunidad y territorio busquen estrategias de acercamiento y rompimiento de las fronteras da alteridad, en el sentido de avanzar con un proyecto educativo emancipador. <![CDATA[LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES PARA TRABAJAR EN LAS ESCUELAS DE CAMPO: ¿CUÁL ES EL PAPEL DE LOS CURSOS DE PEDAGOGÍA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100253&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como foco a apresentação e análise dos dados de uma pesquisa a respeito da formação inicial de professores para trabalharem nas escolas do campo. O objetivo da referida pesquisa foi compreender como os cursos de pedagogia têm feito a formação inicial dos professores que irão trabalhar nas escolas do campo e nas escolas ribeirinhas. A pesquisa foi realizada nos sites das universidades públicas brasileiras, federais e estaduais. O levantamento de dados considerou a oferta de disciplinas nos cursos de pedagogia das universidades federais e estaduais relacionadas à Educação do Campo: quantidade de disciplinas, carga horária, nome e ementas das disciplinas. Em 263 cursos de pedagogia analisados foram encontradas 112 disciplinas relacionas à Educação do Campo. No entanto, percebeu-se que, geralmente, é ofertada apenas uma disciplina por curso, e com carga horária irrelevante. Além disso, as temáticas encontradas privilegiam as questões mais gerais em detrimento das questões relacionadas às práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT This article focuses on the presentation and analysis of research data on the initial formation of teachers to work in rural schools. The purpose of this research was to understand how the pedagogy courses have done the initial formation of teachers who will work in rural schools and in riverside schools. The research was carried out on the websites of Brazilian public universities, federal and state. The data survey considered the offer of disciplines in the pedagogy courses of federal and state universities related to rural education: number of disciplines, workload, name and course syllabus. In 263 pedagogy courses analyzed, 112 subjects related to rural education were found. However, it was noticed that, generally, only 1 subject is offered per course and with an irrelevant workload. In addition, the themes found focus on more general issues over issues related to pedagogical practices.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como focos principales la presentación y el análisis de los datos de una investigación sobre la formación inicial de profesores que trabajarán en escuelas de campo. El objetivo de tal investigación fue el de comprender cómo los cursos de pedagogía suelen realizar esa formación, tanto con profesores que deben trabajar em escuelas rurales como en escuelas ribereñas. La investigación se realizó en los sitios web de las universidades públicas brasileñas, federales y estatales. La recopilación de datos consideró la oferta de materias en los cursos de pedagogía de las universidades federales y provinciales relacionadas a la educação rural: cantidad de materias, carga horária, nombre y resumen de las materias. En 263 cursos de pedagogía que fueron analizados fueron encontradas 112 materias relacionadas a la educación rural. Sin embargo, fue notado que generalmente se ofrece apenas 1 materia por curso y con una carga horaria irrelevante. Además, las temáticas encontradas privilegian temas más generales a costa de otras relacionadas a las prácticas pedagógicas. <![CDATA[POLÍTICA CURRICULAR Y EDUCACIÓN DEL CAMPO: DISCUSIONES Y PRÁCTICAS DE LA GESTIÓN EDUCATIVA EN TIEMPOS DE PANDEMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100267&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo é discutir sobre política curricular e Educação do Campo no contexto da educação básica. Apresenta resultado de um estudo que teve como objetivo analisar a percepção dos dirigentes municipais de educação de 14 municípios da região oeste da Bahia sobre o desenvolvimento de atividades de gestão educacional em tempos de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19.1 Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, abordagem qualitativa e teve como participantes secretários municipais de educação. Para coleta de dados, foi disponibilizado, via ambiente virtual, um questionário, com questões de múltiplas escolhas. Os resultados demonstraram que as ações precisam ser intensificadas na contribuição para a efetividade na atuação da gestão educacional, com vistas ao fomento de práticas pedagógicas inovadoras. Os desafios estão postos para a política curricular. Precisa-se de ações que garantam o adequado funcionamento das escolas públicas. O entendimento é de uma realidade diferenciada vivenciada por escolas públicas do campo e a superação das desigualdades existentes.<hr/>ABSTRACT The purpose of this work is to discuss curriculum policy and rural education in the primary education context. It presents the result of a study that aimed to analyze the perception from municipal education leaders, out of 14 municipalities in the western region of Bahia, on the development of educational management activities in times of social isolation, caused by the Covid-19 pandemic. This is an exploratory and documentary research, in a qualitative approach and there had been the participation of municipal education secretaries. For data collection, a multiple choice questionnaire was available through virtual environment. The results showed that the actions need to be intensified in the contribution for effectiveness in the educational management performance, with a view to promote innovative pedagogical practices. The challenges are set for curriculum policy. Actions are needed to ensure the proper functioning of public schools. The understanding is about a different reality experienced by public schools in the rural areas and the overcoming of current inequalities.<hr/>RESUMEN El propósito de este artículo es discutir la política curricular y la educación rural en el contexto de la educación básica. Presenta el resultado de un estudio que tuvo como objetivo analizar la percepción de los líderes educativos municipales, de 14 municipios de la región oeste de Bahia, sobre el desarrollo de las actividades de gestión educativa en tiempos de aislamiento social, provocados por la pandemia de Covid-19. Esta es una investigación exploratoria y documental, con un enfoque cualitativo y contó con la participación de los secretarios municipales de educación. Para la recopilación de datos, se puso a disposición un cuestionario a través de un entorno virtual, con preguntas de opción múltiple. Los resultados demostraron que las acciones deben intensificarse en la contribución a la efectividad en el desempeño de la gestión educativa, con miras a fomentar prácticas pedagógicas innovadoras. Los desafíos están establecidos para la política curricular. Se necesitan acciones para asegurar el buen funcionamiento de las escuelas públicas. El entendimiento es de una realidad diferente vivida por las escuelas públicas en el campo y la superación de las desigualdades existentes. <![CDATA[RETOS DE LA FORMACIÓN DOCENTE EN EL PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: ANÁLISIS DE LA EXPERIENCIA DE UFRRJ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100283&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil.<hr/>ABSTRACT The main objective of this article is to present reflections on the challenges of teacher training in the Escola da Terra Program, considering the pedagogical experiences developed at Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), in the interface with public policies of rural education. We have developed a bibliographic and documentary research, using research sources, laws, ordinances and decrees, as well as theoretical references on rural education and the Escola da Terra Program. We conclude that the collective production of knowledge, in partnership with students, pedagogical staff, tutors, communities and social movements fighting for land, contributed to the valorization of the stories, memories, desires and identity recognition of individuals, both collectively and field, in its close relationship with rural schools. We found that this articulation is one of the main challenges to be faced by the rural education movement in Brazil.<hr/>RESUMEN El objetivo principal de este artículo es presentar reflexiones sobre los desafíos de la formación docente en el Programa Escola da Terra, considerando las experiencias pedagógicas desarrolladas en la Universidad Federal Rural de Río de Janeiro (UFRRJ), en la interfaz con las políticas públicas de educación rural. Hemos desarrollado una investigación bibliográfica y documental, utilizando fuentes de investigación, leyes, ordenanzas y decretos, así como referencias teóricas sobre educación rural y el Programa Escola da Terra. Concluimos que la producción colectiva de conocimiento, en alianza con estudiantes, personal pedagógico, tutores, comunidades y movimientos sociales que luchan por la tierra, contribuyó a la valorización de las historias, memorias, deseos y reconocimiento de identidad de los individuos, tanto de manera colectiva como colectiva. campo, en su estrecha relación con las escuelas rurales. Encontramos que esta articulación es uno de los principales desafíos que enfrenta el movimiento de educación rural en Brasil. <![CDATA[ESCUELA PÚBLICA DEL CAMPO EN EL CONTEXTO DE POLÍTICAS EDUCATIVAS: DESAFÍOS PARA LAS PRÁCTICAS FORMATIVAS DEL PROGRAMA ESCUELA DE LA TIERRA EN BRASIL Y EN EL PARAENSE AMAZON]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100299&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem sua origem nas atividades formativas, investigativas e de intervenção realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) através do Programa Escola da Terra. Elas pautam uma análise do contexto das escolas públicas do campo, particularmente as escolas rurais multisseriadas, e os desafios que se apresentam à execução do Programa Escola da Terra da Amazônia Paraense em meio aos retrocessos das políticas educacionais. A metodologia envolveu estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo. Pautamos na discussão o contexto, princípios e desafios às práticas formativas de professoras/es no âmbito do Programa Escola da Terra executado no Brasil e na Amazônia Paraense, destacando o controle, a fragmentação e a hierarquização do tempo, do espaço e do conhecimento na escola impostos pelo modelo seriado de ensino, como base de sustentação de sua hegemonia, assim como alguns sinais que convergem para o enfrentamento e a desconstrução dessa hegemonia, assentados no processo de transgressão desse modelo hegemônico, que se materializa nas escolas do campo e quilombolas, sob a organização do ensino (multi)seriado.<hr/>ABSTRACT This article have their origin in the formative, investigative and intervention activities carried out by the Study and Research Group on Rural Education in the Amazon-GEPERUAZ through the Earth’s School Program. They are based on an analysis of the context of public schools in the countryside, particularly the multi-grade rural schools and the challenges that arise in the implementation of the Earth’s School Program in the Amazonian region in the midst of the setbacks of educational policies. The methodology involved bibliographic, documentary studies and field research. We point in the discussion the context, principles and challenges to the teachers' forming practices within the scope of the Earth’s School Program carried out in Brazil and in the Amazon of Pará; highlighting the control, fragmentation and hierarchy of time, space and knowledge at school imposed by the monograde teaching model, as a basis for sustaining its hegemony; as well as some signs that converge to confront and deconstruct this hegemony, based on the transgression process of this hegemonic model, which materializes in rural and quilombola schools, under the organization of (multi)grade education.<hr/>RESUMEN Este artículo tienen su origen en las actividades de formación, investigación e intervención que realiza el Grupo de Estudio e Investigación en Educación Rural en la Amazonía-GEPERUAZ a través del Programa Escola da Terra. Se basan en un análisis del contexto de las escuelas públicas en el campo, particularmente las escuelas rurales multigrado y los desafíos que surgen en la implementación del Programa Escola da Terra en la región amazónica en medio de los retrocesos de las políticas educativas. La metodología involucró estudios bibliográficos, documentales e investigación de campo. En la discusión discutimos el contexto, principios y desafíos de las prácticas de formación de maestros en el ámbito del Programa Escola da Terra realizado en Brasil y en la Amazonía de Pará; resaltar el control, la fragmentación y la jerarquía del tiempo, el espacio y el conocimiento en la escuela que impone el modelo serial de enseñanza, como base para sostener su hegemonía; así como algunos signos que confluyen para enfrentar y deconstruir esta hegemonía, a partir del proceso de transgresión de este modelo hegemónico, que se materializa en las escuelas rurales y quilombolas, bajo la organización de la educación (multi) serial. <![CDATA[LA EDUCACIÓN COMO “AGUA PARALÍTICA”: “NUEVAS” DIRECCIONES PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICAS EN EDUCACIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100316&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo analisa a Lei nº 13.415/2017 e suas relações com as políticas públicas sugeridas pelo BID. Foi utilizado como método a pesquisa documental e como fonte a Lei da Reforma do Ensino Médio e o documento do BID Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria. Conclui-se que há crescente implementação de ações de cunho neoliberal, impactando a educação, com o entendimento de um ensino formativo para o trabalho precário. As considerações finais apontam também para a gravidade da prática de tais políticas para a formação dos futuros docentes e dos estudantes filhos das classes trabalhadoras.<hr/>ABSTRACT This article analyzes Law 13.415/2017, and its relations with the public policies suggested by the IDB. Documentary research was used as a method and the High School Reform Act and the IDB document Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria was used as the source. We conclude that it is the increasing implementation of neoliberal actions, impacting education, with the understanding of a formative teaching for precarious work. Final considerations also point to the seriousness of the practice of such policies for the training of future teachers and students who are children of the working classes.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza la Ley 13.415 / 2017 y sus relaciones con las políticas públicas sugeridas por el BID. La investigación documental se utilizó como método y la Ley de reforma de la escuela secundaria y el documento del BID Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria se utilizaron como fuente. Se concluye que existe una creciente implementación de acciones neoliberales, impactando la educación, con la comprensión de una enseñanza formativa para el trabajo precario. Las consideraciones finales también señalan la seriedad de la práctica de dichas políticas para la formación de futuros maestros y estudiantes que son hijos de las clases trabajadoras. <![CDATA[LA EVALUACIÓN EDUCATIVA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTENCIA: EL CASO DEL SINAES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100329&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O estudo analisa a atual política pública de avaliação da educação superior como meio de resistência ao conservadorismo. Apresenta o cenário da educação superior no país e explora aspectos da concepção, implementação e efeitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Elaborado como articulador entre avaliação como regulação e avaliação educativa, o Sistema sustenta-se como política de resistência, se consideradas as características formativas e indutoras de qualidade presentes em alguns de seus instrumentos avaliativos. De caráter teórico-analítico, o trabalho vale-se do diálogo entre a literatura e os documentos sobre a temática como recurso hermenêutico. Conclui que o SINAES, como outras políticas públicas, passa por processo dinâmico de mudanças, porém permanece relevante como modo de repensar práticas no âmbito da educação superior.<hr/>ABSTRACT The study analyzes the current assessment public policy of brazilian higher education as an instrument of resistance to conservatism. It presents the environment of higher education in the country and explores aspects of the formulation, implementation and effects of Assessment National System of the Higher Education (SINAES). Elaborated as a connection between regulation and formative assessment, the System sustains itself as a resistance policy, if considering the formative and quality inducing characteristics present in some of its evaluation instruments. With theoretical-analytical character, the paper uses the dialogue between the literature and the documents about the thematic as hermeneutical resource. It concludes that SINAES, like other public policies, undergoes trough a dynamic process of changes, but remains relevant as a way of rethinking practices in higher education.<hr/>RESUMEN Analiza la actual política pública de evaluación de la educación superior como medio de resistencia al conservadurismo. Presenta el escenario de la educación superior en Brasil y explora aspectos de la concepción, implementación y efectos del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES). Elaborado como articulador entre la evaluación como regulación y la evaluación educativa-formativa, el Sistema se sostiene como política de resistencia, si considerar las características formativas y inductoras de calidad presentes en algunos de sus instrumentos evaluativos. De carácter teórico-analítico, el trabajo se fundamenta en el diálogo entre la literatura y los documentos como recurso hermenéutico. Concluye que el SINAES, como otras políticas públicas, pasa por un proceso dinámico de cambios, pero sigue pertinente como modo de repensar prácticas en el ámbito de la educación superior. <![CDATA[ANÁLISIS DE LA CALIDAD DE LAS CARRERAS DEL PROGRAMA UNIVERSIDAD PARA TODOS (PROUNI)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100344&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a qualidade dos cursos que ofertaram bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), uma política implementada em 2005 com o objetivo de conceder bolsas de estudos de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Foi realizada análise quantitativa de dados dos cursos que ofertaram bolsas ProUni no município de São Paulo-SP em 2014, no que tange aos resultados de avaliação do Conceito Preliminar de Curso. Os resultados indicaram que os cursos selecionados que ofertaram o ProUni acompanharam a tendência de resultados de avaliação, não destoando dos resultados gerais dos cursos da educação superior brasileira. Entretanto, há uma parcela de cursos com ausência de conceito ou de reconhecimento, o que traz incertezas sobre a qualidade ofertada. Verificaram-se, também, diferenças em relação aos resultados conforme o grau acadêmico (bacharelados/tecnólogos), tipo de bolsa (integral/parcial) e área dos cursos.<hr/>ABSTRACT The article presents the outcome of a research on the quality of courses which offered scholarships through the University for All Program (ProUni), a policy implemented in 2005, whose purpose is to grant scholarships to undergraduates in private higher education institutions. Quantitative analysis was conducted for the courses with ProUni scholarships in São Paulo-SP in 2014, using assessment data from the Course Preliminary Rating. Results showed that selected courses providing ProUni scholarships followed the tendency in the assessment results, as they were similar to overall results of higher-education courses in Brazil. However, some courses have no rating or are not legally acknowledged, shedding uncertainty on the quality provided. Differences were also found in the results according to the academic degree (bachelor’s or technology), type of scholarship (full/partial) and area of knowledge.<hr/>RESUMEN El texto analiza la calidad de las carreras que ofrecieron becas del Programa Universidad para Todos (ProUni), una política implementada desde 2005 que tiene por objetivo conceder becas de estudios de grado, en instituciones de educación superior privadas. Se analizaron cuantitativamente los resultados de la evaluación Concepto Preliminar de Curso en las carreras que ofrecieron becas del ProUni en la ciudad de São Paulo, Brasil, en 2014. Los resultados indicaron que las carreras seleccionadas del ProUni acompañaron la tendencia de los resultados de la evaluación, sin diferenciarse de los resultados generales de todas las carreras del país. Sin embargo, existe un grupo de carreras con ausencia de concepto y sin reconocimiento (procedimiento regulatorio oficial), lo que genera dudas acerca de su calidad. Se verificaron también diferencias en relación a los resultados, de acuerdo con el grado académico (bachillerato/tecnológico), tipo de beca (integral/parcial) y área de conocimiento. <![CDATA[ENTREVISTA REALIZADA AL FÍSICO MARCELO GLEISER]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000100365&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O governo do presidente brasileiro Jair Bolsonaro aprofunda cada vez mais o desprezo pelo conhecimento, que ele já manifestava desde a campanha eleitoral. Em plena pandemia da Covid-19, enquanto o mundo aposta nas pesquisas científicas, na esperança da descoberta de vacinas (o que já aconteceu), Bolsonaro intensifica sua cruzada contra as universidades e a ciência, rejeitando dados analisados com métodos e protocolos, ignorando pesquisas e orientações médicas mundiais, ou seja, sendo negacionista. Interesses financeiros de grandes grupos econômicos, obscurantismo religioso, imensa desigualdade social, um profundo descaso pela vida e o negacionismo, já mencionado, são algumas características do bolsonarismo que faz o Brasil agonizar nesse momento. Para conversar sobre esse ataque à ciência e aos cientistas, entrevistamos o físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser, professor titular de filosofia natural e de física e astronomia na Dartmouth College, em Hanover, Estados Unidos, vencedor do Prêmio Templeton de 2019. Na entrevista, Gleiser fala sobre a importância do diálogo entre fé e ciência; sobre o papel das associações de pesquisas nesse momento; sustenta que o modelo cultural científico precisa mudar e se tornar menos eurocêntrico e mais pluralista; diz que o Brasil vive uma tragédia provocada pelo obscurantismo religioso e afirma que as novas gerações vão rir muito da nossa, em que muita gente ainda acredita que a Terra é plana.<hr/>ABSTRACT Brazilian president Jair Bolsonaro´s government deepens even more the disdain for knowledge, which has been manifested since the election campaign. In the middle of the Covid-19 pandemic, while the world is relying on scientific research in the hope to find a cure, Bolsonaro, as a typical negationist, intensifies his crusade against universities and science by rejecting data analysed through methods and protocols and ignoring worldwide medical research and guidance. Financial interests of large economic groups, religious obscurantism, the country´s vast social inequality, a profound disregard for life and negationism are some of the characteristics of “bolsonarism”, which is currently making Brazil agonize. In order to discuss the attack on science and scientists, we interviewed Brazilian physicist and astronomer, Marcelo Gleiser, full professor of Natural Philosophy, Physics and Astronomy at Dartmouth College in Hanover, United States, and winner of the 2019 Templeton Award. In the interview, Gleiser speaks about the importance of the dialogue between faith and science; about the role of research associations at the present time; states that the scientific cultural model must change and become less Eurocentric and more pluralistic; declares that Brazil is experiencing a tragedy caused by religious obscurantism and affirms that the new generations will laugh a lot at ours, in which many people still believe that the Earth is flat.<hr/>RESUMEN El gobierno del presidente brasileño Jair Bolsonaro profundizó cada vez más en el desprecio por el conocimiento que ya manifestaba desde la campaña electoral. En plena pandemia del Covid-19, mientras el mundo apuesta por las investigaciones científicas, por la esperanza del descubrimiento de una cura, Bolsonaro intensifica su enfrentamiento contra las universidades y la ciencia, rechazando los datos analizados con métodos y protocolos, ignorando las investigaciones y las orientaciones médicas mundiales, o sea, siendo negacionista. Los intereses financieros de grandes grupos económicos, el oscurantismo religioso, la desigualdad social inmensa, un gran descarte por la preservación de la vida y el negacionismo, ya mencionado, son algunas de las características del bolsonarismo que hace a Brasil agonizar en este momento. Para conversar sobre este ataque a la ciencia y a los científicos, entrevistamos al físico y astrónomo brasileño, Marcelo Gleiser, profesor titular de filosofía natural y de física y astronomía en la Dartmouth College, en Hanover, Estados Unidos, ganador del Premio Templeton, de 2019. En la entrevista, Gleiser habla sobre la importancia del diálogo entre la fe y la ciencia; sobre el papel de las asociaciones de investigación en este momento; sostiene que el modelo cultural científico necesita cambiar y tornarse menos eurocéntrico y más plural; comenta que Brasil vive una tragedia provocada por el oscurantismo religioso y afirma que las nuevas generaciones se reirán mucho de la nuestra, en la que mucha gente aún cree que la Tierra es plana.