Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320210002&lang=es vol. 30 num. 62 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDUCAÇÃO E LITERATURA: D’ÁFRICAS E SUAS DIÁSPORAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[DE “MINA” A NIÑAS EN LINJU: TEJIENDO ANHELOS, SENDEROS Y (CONTRA)PUNTOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto resulta da atuação das autoras no campo das literaturas afro-brasileiras e africanas destinadas às crianças e aos jovens. Trata-se, no caso, de uma das linguagens das margens ainda preterida nas instituições acadêmicas enquanto campo de pesquisa (OLIVEIRA, 2010). O objetivo é, portanto, destacar alguns aspectos inovadores nas seguintes narrativas: A cor da ternura, de Geni Guimarães (1998); Entremeio sem babado, de Patrícia Santana (2007) e As tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf (2004). Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, problematizando o racismo no Brasil e ressaltando a importancia da referida literatura na conjuntura brasileira. O texto foi (re)estruturado em um momento tenso, de Covid e de recrudescimento da necropolítica (MBEMBE, 2018). Não se poderia, desse modo, ignorar o cenário no qual emerge, levando a situá-lo inicialmente e, também, trazer à cena outros pontos para o presente encontro. É o que compõe as duas primeiras seções, e, nas seguintes, como contraponto, percorre-se o universo das citadas literaturas e de estudos na área. Enfim, para além do desalento e da Covid-19, concluímos que as linguagens das margens aqui entrelaçdas são mais que um convite à leitura e podem contribuir para nutrir a subjetividade, a sensibilidade e a nossa criatividade, na arte de tecer o caminhar.<hr/>ABSTRACT This text results from the work of the authors in the field of Afro-Brazilian and African literatures for children and young people. It is, in this case, one of the languages of the margins still neglected in academic institutions as a research field (OLIVEIRA, 2010). The aim is, therefore, to highlight some innovative aspects in the following narratives: A cor da ternura, by Geni Guimarães (1998); Entremeio sem babado, by Patrícias Santana (2007); and As tranças de Bintou, by Sylviane A. Diouf (2004). For this purpose, a bibliographical research was carried out, problematizing racism in Brazil and highlighting the importance of the referred literature in the Brazilian conjuncture. The text was (re)structured in a tense moment, of Covid and the upsurge of necropolitics (MBEMBE, 2018). One could not, in this way, ignore the scenario in which it emerges, leading to situate it initially and, also, bring to the scene other points for the present encounter. This is what makes up the first two sections, and, in the following sections, as a counterpoint, we go through the universe of the mentioned literature and studies in the area. Finally, beyond the discouragement and Covid-19, we conclude that the languages of the margins interwoven here are more than an invitation to read and can contribute to nurture subjectivity, sensitivity, and our creativity in the art of weaving the journey.<hr/>RESUMEN Este texto es el resultado de la actuación de las autoras en el campo de la literatura afrobrasileña y africana dirigida a niños y jóvenes. Es, en este caso, uno de los lenguajes de los márgenes que aún se pasan desatendidos en las instituciones académicas como campo de investigación (OLIVEIRA, 2010). El objetivo es, por tanto, destacar algunos aspectos innovadores en las siguientes narrativas: El color de la ternura, de Geni Guimarães (1998); Entremeio sin florituras, de Patrícia Santana (2007); y Las trenzas de Bintou, de Sylviane A. Diouf (2004). Con este propósito, se realizó una investigación bibliográfica, problematizando el racismo en Brasil y enfatizando la importancia de la literatura referida en la coyuntura brasileña. El texto fue (re)estructurado en un momento tenso, desde Covid y el resurgimiento de la necropolítica (MBEMBE, 2018). De esta forma, no se podía ignorar el escenario en el que emerge, lo que lleva a situarlo inicialmente y, además, a traer a escena otros puntos para el presente encuentro. Esto es lo que conforma los dos primeros apartados, y en el siguiente, como contrapunto, exploramos el universo de la literatura y los estudios en el área antes mencionados. De todos modos, además del desánimo y Covid-19, concluimos que los lenguajes de los márgenes entrelazados aquí son más que una invitación a la lectura y pueden contribuir a nutrir la subjetividad, la sensibilidad y nuestra creatividad, en el arte de tejer caminando. <![CDATA[EL PROTAG ONISMO DE LOS LÍDERES NEGROS EN LOS LIBROS INFANTILES TRAS LA APLICACIÓN DE LA LEY 10.639 / 03: ¿RESIGNIFICANDO VISIONES SIMPLISTAS ?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200030&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este trabalho propõe-se a analisar a obra Madiba, o menino africano (2011) - uma narrativa biográfica que traz Nelson Mandela como personagem principal - por meio da observação dos aspectos gráficos, editoriais e enunciativos do exemplar. A partir disso, objetivamos discutir de que modo os livros infantis publicados após a promulgação da Lei 10.639/2003 tecem suas representações e, ainda, como essas representações estão atreladas às instâncias de poder, como a escola e o governo. Nossas conclusões partem da reflexão de que, embora o personagem negro figure como protagonista nesses livros, sua representação tende a ser baseada em percepções colonialistas; ademais, essas percepções inclinam-se a selecionar certos aspectos da sua trajetória que podem construir um imaginário social que vê o sujeito negro como pacífico ante as situações de racismo/preconceito. Sendo assim, embora os relatos biográficos acerca de personagens negros sejam de grande relevância social - uma vez que ressignificam o imaginário coletivo quanto à aparência e à origem do herói -, ainda se atrelam a uma representação simplista tanto da África do Sul quanto do líder político, devendo ser repensados enquanto elementos representativos dos grupos étnico-raciais nos livros literários.<hr/>RESUMEN Este trabajo se propone a analizar la obra Madiba, o menino africano (2011), una narrativa biográfica que trae como protagonista a Nelson Mandela, a través de la observación de los aspectos gráficos, editoriales y enunciativos del ejemplar. En base a esto, pretendemos discutir de que manera los libros infantiles publicados después de la promulgación de la Ley 10.639/2003, hacen sus representaciones y, también, cómo estas representaciones se vinculan a las instancias de poder, como la escuela y el gobierno. Nuestras conclusiones parten de la reflexión de que a pesar del personaje negro aparecer como protagonista en estos libros, su representación suele basarse en percepciones colonialistas; además, estas percepciones tienden a seleccionar ciertos aspectos de su trayectoria que pueden construir un imaginario social que ve al sujeto negro como pacífico frente a las situaciones de racismo/prejuicio. Así, aunque los reportajes biográficos sobre personajes negros son de gran relevancia social - ya que resignifican el imaginario colectivo cuanto a la apariencia y origen del héroe - estos relatos aún siguen vinculados a una representación simplista tanto de Sudáfrica como del líder político, debense repensarlos como elementos representativos de los grupos étnicos raciales en los libros literarios.<hr/>ABSTRACT This paper aims to analyze the work Madiba, o menino africano (2011), a biographical narrative with Nelson Mandela as the main character, through the observation of graphic, editorial, and enunciative aspects of the book. Onwards we discuss how children’s books published after Law 10.639/2003 weave their representations. In addition, how these representations are tied to power instances, such as schools and government. We concluded as of pondering that although the black character appears as a protagonist in these books, his representation tends to be based on colonialist perceptions; moreover, these perceptions tend to select specific aspects of his trajectory that can build a social imaginary that sees the black subject as peaceful when faced with situations of racism/prejudice. Thus, although biographical accounts about black characters are of great social relevance - since they resignify the collective imaginary about the hero’s appearance and origin - these accounts are still tied to a simplistic representation of both South Africa and the political leader and should be rethought as representative elements of racial, ethnic groups in literary books. <![CDATA[SER UN NIÑO NEGRO: UN ANÁLISIS EN LOS LIBROS DE LITERATURA INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200046&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como foco a análise de livros de literatura infantil que têm como protagonistas meninos negros. Dessa maneira, analisamos os livros: O Menino Nito: Então, Homem Chora ou Não?, de Sonia Rosa (2002); Minha Mãe é Negra Sim, de Patricia Santana (2008); Minha Família é Colorida, de Georgina Martins (2005); Chico Juba, escrito por Gustavo Gaivota (2011); e Cabelo de Mola, de Alexsander Rezende (2012). Partimos do pressuposto que no campo das relações étnico-raciais há questões de gênero que precisam ser estudadas. Ser menino e negro é diferente de ser menina e negra. Assim, a partir do conceito de masculinidades negras buscamos retratar nas narrativas os elementos que fortalecem e desconstroem os estereótipos associados à identidade de meninos e negros, desde a infância. Os dados evidenciaram a importância de atentar para as construções discursivas que reforçam estereótipos, desde a infância, de meninos e negros como brutos, pouco inteligentes e servis, e, ainda, fortalecem o mito da democracia racial.<hr/>ABSTRACT This paper focuses on the analysis of children's literature books that have black boys as their protagonists. Thus, we analyzed the books: O Menino Nito: Então, Homem Chora ou Não? (The boy Nito: So, does a man cry or not?) by Sonia Rosa (2002); Minha Mãe é Negra Sim (My mother is black) by Patricia Santana (2008); Minha Família é Colorida (My family is colorfully) by Georgina Martins (2005); Chico Juba by Gustavo Gaivota (2011); and Cabelo de Mola (Spring Hair) by Alexsander Rezende (2012). We start from the assumption that in the field of ethno-racial relations there are gender issues that need to be studied. Being a boy and black is different from being a girl and black. Thus, based on the concept of black masculinities, we sought to portray in the narratives the elements that strengthen and deconstruct the stereotypes associated with the identity of boys and black men, since childhood. The data showed the importance of paying attention to the discursive constructions that reinforce stereotypes, from childhood, of boys and black men as brutes, not very intelligent, servile, and also strengthen the myth of racial democracy.<hr/>RESUMEN Este artículo se centra en el análisis de libros de literatura infantil que tienen como protagonistas a niños negros. Así, analizamos los libros: O Menino Nito: Então, Homem Chora ou Não? (El niño Nito: Entonces, ¿un hombre llora o no?) de Sonia Rosa (2002); Minha Mãe é Negra Sim (Mi madre es negra) de Patricia Santana (2008); Minha Família é Colorida (Mi familia está escrita de manera colorida) escrito por Georgina Martins (2005); Chico Juba escrito por Gustavo Gaivota (2011); y Cabelo de Mola (Cabello con rizos) de Alexsander Rezende (2012). Partimos de la base de que en el ámbito de las relaciones étnico-raciales existen cuestiones de género que deben ser estudiadas. Ser un chico y negro es diferente a ser una chica y negra. Así, a partir del concepto de masculinidades negras se busca retratar en las narrativas los elementos que fortalecen y deconstruyen los estereotipos asociados a la identidad de los niños y de los negros, desde la infancia. Los datos mostraron la importancia de prestar atención a las construcciones discursivas que refuerzan los estereotipos, desde la infancia, de los niños y de los negros como brutos, poco inteligentes, serviles y también refuerzan el mito de la democracia racial. <![CDATA[ANGELINA NEVES Y LA COLECCIÓN DE HISTORIAS TRADICIONALES: DE CONEJOS, HENAS Y MONOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200062&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo busca visibilizar a produção para infância da escritora moçambicana Angelina Neves, iniciada no início da década de 1990, em particular os títulos O Coelho e a Hiena (NEVES, 2012a) e O Coelho e o Macaco (NEVES, 2012b), adaptados e ilustrados por ela, os quais fazem parte da coleção Histórias Tradicionais dos Grupos Linguísticos de Cabo Delgado, uma província ao norte de Moçambique. A coleção é organizada com o objetivo de tradução de histórias recolhidas em Emakhuwa, Kimwani ou Shimakonde para Português e vice-versa e foi financiado pela Comissão Europeia no período de 2010-2012. As obras analisadas têm como característica o reconto como valorização das narrativas orais ao transpô-las para o sistema da escrita da Língua Portuguesa; por outro lado, o fabulário dos animais que ganha vida e voz nas personagens do coelho, da hiena e do macaco vivificam os valores a serem (re)configurados pelas leitoras e leitores. É como recontos, com características de narrativas africanas de expressão oral, que são realizadas as análises dos títulos. O artigo estabelece diálogos com Sisto (2010), Bâ (2008) e Rosário (1989) para compreensão de elementos presentes nos recontos. Por certo, sistematizar em forma escrita as narrativas comuns às crianças por meio da oralidade contribui para a manutenção da cultura.<hr/>ABSTRACT This article seeks to make the production for childhood of the Mozambican writer Angelina Neves, started in the early 1990s, particularly the titles The Rabbit and the Hyena (NEVES, 2012a) and The Rabbit and the Monkey (NEVES, 2012b) adapted and illustrated by her, which are part of the Collection “Traditional Stories of the Language Groups of Cabo Delgado”, a province in the north of Mozambique. The collection is organized for the purpose of translating stories collected in Emakhuwa, Kimwani or Shimakonde into Portuguese and vice versa and was funded by the European Commission in the period 2010-2012. The analyzed works have as characteristic the retelling as valorization of the oral narratives when transposing them to the writing system of the Portuguese Language, on the other hand, the fable of the animals that gains life and voice in the characters of the rabbit, the hyena and the monkey vivify the values ​​to be (re) configured by the readers. Certainly, systematizing in writing the narratives common to children through orality contributes to the maintenance of culture.<hr/>RESUMEN Este artículo busca realizar la producción para la infancia de la escritora mozambiqueña Angelina Neves, iniciada a principios de la década de 1990, destacando los títulos El Conejo y Hiena (NEVES, 2012a) y El Conejo y Mono (NEVES, 2012b) adaptados e ilustrados por ella, que forman parte de la Colección “Historias tradicionales de los Grupos Lingüísticos de Cabo Delgado”, una provincia del norte de Mozambique. La colección está organizada con el propósito de traducir historias recopiladas en Emakhuwa, Kimwani o Shimakonde al portugués y viceversa y fue financiada por la Comisión Europea en el período 2010-2012. Las obras analizadas tienen como característica el recuento como la valorización de las narrativas orales al trasladarlas al sistema de escritura de la Lengua Portuguesa, por otro lado, la fábula de los animales que cobra vida y voz en los personajes del conejo, la hiena. y el mono vivifica los valores a ser (re) configurados por los lectores. Ciertamente, sistematizar por escrito las narrativas comunes a los niños a través de la oralidad contribuye al mantenimiento de la cultura. <![CDATA[LA FRUICIÓN LITERARIA EN LA LITERATURA INFANTIL AFRICANA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200076&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A literatura infantil africana que vem adentrando no mercado editorial brasileiro tem fomentado um campo de análise sobre suas características e tendências. Interessado nesse movimento analítico, o presente artigo teve como objetivo analisar o caráter fruitivo das obras “Sulwe”, de Lupita Nyong'o (2019), e “Ombela: a origem das chuvas”, de Ondjaki (2014). O conceito de fruição relaciona-se à dinamicidade entre o texto literário, seu público e o processo de mediação (OBERG, 2014). Nessa perspectiva, na análise realizada foi possível identificar e realçar elementos da fruição, no plano verbal, em duas narrativas que abordam temas de valorização da identidade e cultura africana. Isso também contribuiu para evidenciar a importância de tais obras para a formação literária do público brasileiro, em especial das crianças, já que apresentam perspectivas mais positivas do que em momentos anteriores da literatura infantil disponível no Brasil.<hr/>ABSTRACT The African children's literature that has been entering the Brazilian publishing market has fostered a field of analysis on its characteristics and trends. It is interested in this analytical movement that the present article aimed to analyze the fruitive character of the works “Sulwe”, by Lupita Nyong'o (2019), and “Ombela: the origin of the rains”, by Ondjaki (2014). The concept of literary enjoyment is related to the dynamics between the literary text, its audience and the mediation process (OBERG, 2014). In this perspective, in the analysis carried out it was possible to identify and highlight elements of enjoyment, on the verbal plane, in two narratives that address themes of valorization of African identity and culture. This also contributed to highlight the importance of such works for the literary formation of the Brazilian public, especially for children, since they present more positive perspectives than in previous moments of children's literature available in Brazil.<hr/>RESUMEN La literatura infantil africana que ha entrado en el mercado editorial brasileño ha propiciado un campo de análisis sobre sus características y tendencias. Con la intención de contribuir a este movimiento analítico que el presente artículo tuvo como objetivo analizar el carácter fruición literaria de las obras "Sulwe", de Lupita Nyong'o (2019), y "Ombela: el origen de las lluvias", de Ondjaki (2014). El concepto de fruición se relaciona con la dinámica entre el texto literario, su audiencia y el proceso de mediación (OBERG, 2014). En esta perspectiva, en el análisis realizado fue posible identificar y resaltar elementos de fruición literaria, en el plano verbal, en dos narrativas que abordan temas de valorización de la identidad y cultura africanas. Esto también contribuyó a resaltar la importancia de tales obras para la formación literaria del público brasileño, especialmente para los niños, ya que presentan perspectivas más positivas que en momentos anteriores de la literatura infantil disponible en Brasil. <![CDATA[LA LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL CON PERSONAJES NEGROS: UNA LECTURA AFROCENTRADA DE ULOMMA - LA CASA DE LA BELLEZA Y OTROS CUENTOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200089&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo objetiva analisar a representação de três personagens femininas em contos destinados ao público infantil e juvenil, com temática africana, no livro Ulomma - A casa da beleza e outros contos, do escritor nigeriano Sunny e ilustrado por Denise Nascimento, reconhecendo a relevância dos estudos clássicos sobre contos de fadas e literatura infantil e juvenil. Em uma perspectiva afrocentrada, a análise evidencia a importância da palavra e o papel das narrativas nas culturas africanas e afro-brasileira, sendo a oralidade elemento central na produção e manutenção das diversas culturas, dos valores, entre outros temas. Tanto do ponto de vista imagético quanto da construção discursiva via enredo da narrativa, objetiva-se localizar a questão das tradições e dos papéis femininos, principalmente, a valorização estética negra. Enfim, questiona-se os caminhos percorridos pela literatura infantil e juvenil, indicando a necessidade de construção de rotas alternativas para sua compreensão.<hr/>ABSTRACT This paper aims to analyze the representation of three female characters in short stories for children and young people, with an African theme, in the book Ulomma - The House of Beauty and other tales, by Nigerian writer Sunny and illustrated by Denise Nascimento, recognizing the relevance of the classic studies on fairy tales and children’s literature. From an Afrocentric perspective, the analysis highlights the importance of the word and the role of narratives in African and Afro-Brazilian cultures, with orality being a central element in the production and maintenance of different cultures, values and other themes. From the imagery point of view and from the discursive construction via the plot of the narrative, the objective is to locate the issue of female traditions and roles, mainly the black aesthetic valorization. Finally, the paths taken by children’s and young people literature are questioned, indicating the need for construction alternative routes for understanding them.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar la representación de tres personajes femeninas en cuentos destinados al público infantil y juvenil, con la temática africana, del libro Ulomma - A casa da beleza y otros cuentos, del escritor nigeriano Sunny e ilustrado por Denise Nascimento, reconociendo la relevancia de los estudios clásicos sobre los cuentos de hadas y literatura infantil y juvenil. Desde una perspectiva afrocentrada, el análisis destaca a la importancia de la palabra y el papel de las narrativas en las culturas africanas y afrobrasileñas, donde la oralidad es un elemento central en la producción y manutención de las culturas, de los valores, entre otros temas. Tanto del punto de vista de las imágenes y de la construcción discursiva vía enredo de la narrativa, el objetivo es localizar a la cuestión de las traiciones y de los papeles femeninos, principalmente a la valoración estética negra. Finalmente, cuestionan los caminos tomados por la literatura infantil y juvenil, indicando la necesidad de construcción y rutas alternativas para la comprehensión. <![CDATA[PERRO VIEJO, DE TERESA CÁRDENAS, Y LA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL EN CLASE DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200103&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste texto pretendo discutir sobre a importância de se promover um ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) inclusivo sobre temas como representação, diáspora, acesso da população negra à educação, e ensino-aprendizagem em perspectiva étnico-racial, e que proponho aqui a partir de um trabalho pedagógico com o romance infanto-juvenil Perro Viejo (CÁRDENAS ÁNGULO, 2005), da escritora afro-cubana Teresa Cárdenas Ángulo, a ser realizado com estudantes do Ensino Médio, considerando as possibilidades que a obra oferece para o exercício de uma prática docente sensível às identidades que compõem a sala de aula e pautada no resgate da memória da diáspora negra na América Latina. Para justificar a pertinência desse trabalho, retomo o debate promovido por intelectuais negros, como Nazaré Lima, Florentina Souza, Petronilha Silva, Ione Jovino, Sueli Carneiro, Nilma Lino, Luis Alberto Gonçalves, Stuart Hall e Achile Mbembe sobre temas como representação, diáspora e acesso da população negra à educação, ao ensino e à aprendizagem em perspectiva étnico-racial.<hr/>ABSTRACT In this text I intend to discuss the importance of promoting a foreign language Spanish teaching inclusive of sobre temas como representação, diáspora, acesso da população negra à educação, e ensino-aprendizagem em perspectiva étnico-racial, and which I propose here from a pedagogical work with the children and youth’s novel Perro Viejo (CÁRDENAS ÁNGULO , 2005), by Afro-Cuban writer Teresa Cárdenas Ángulo, to be carried out with high school students, considering the possibilities that the work offers for the exercise of a teaching practice sensitive to the identities that make up the classroom and guided by the rescue of the memory of the black diaspora in Latin America. To justify the relevance of this work, I return to the debate promoted by black intellectuals, such as Nazaré Lima, Florentina Souza, Petronilha Silva, Ione Jovino, Sueli Carneiro, Nilma Lino, Luis Alberto Gonçalves, Stuart Hall and Achile Mbembe on topics such as representation, diaspora, and access of the black population to education, teaching and learning in an ethnic-racial perspective.<hr/>RESUMEN En este texto me interesa discutir sobre la importancia de promoverse una enseñanza de español lengua extranjera (ELE) inclusiva, sobre temas como representação, diáspora, acesso da população negra à educação, e ensino-aprendizagem em perspectiva étnico-racial, la que propongo en un trabajo pedagógico con la novela infanto-juvenil Perro Viejo (CÁRDENAS ÁNGULO, 2005), de la escritora afro-cubana Teresa Cárdenas Ángulo, a realizarse con estudiantes de la Enseñanza Media, teniendo en cuenta las posibilidades que la obra ofrece para el ejercicio de una práctica docente sensible a las identidades que componen el aula y basada en el rescate de la memoria de la diáspora negra en Latinoamérica. Para justificar la relevancia de ese estudio, retomo el debate de intelectuales negros, como Nazaré Lima, Florentina Souza, Petronilha Silva, Ione Jovino, Sueli Carneiro, Nilma Lino, Luis Alberto Gonçalves, Stuart Hall y Achile Mbembe sobre temas como representación, diáspora, y acceso de la población negra a la educación, enseñanza y aprendizaje en perspectiva étnico-racial. <![CDATA[LECTO-ESCRITURA CRÍTICA RACIAL Y POLÍTICAS DE LECTURA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL EN CURITIBA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200118&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil opera neste complexo contexto, propondo o conceito de “literatura literária racial” como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012, 2014a) de “letramento racial” e “letramento crítico racial” e sua integração com o campo de estudos sobre os “letramentos literários”. Propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo “letramentos literários raciais”, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normativa, silenciam outras identidades que não as brancas e, muitas vezes, com formas de estereotipia e discriminação.<hr/>ABSTRACT In this article we discus reading policies in early childhood education in Curitiba from the understanding of the ways in which children's literature operates in this complex context. Proposing the concept of racial literatura literacy as a way of interpreting literary discourses directed at childhood and distributed and read in early childhood education units from Curitiba. The methodological proposal is a critical interpretation of race relations, with documentary analysis and data collection through interviews, questionnaire, observation and qualitative analysis of selected books. The analysis of the research data is based on the concepts discussed by Aparecida Ferreira (2012, 2014a) of racial literacy and critical racial literacy and their integration with the field of studies on literary literacies. We propose the analysis of the field of education of ethnic-racial relations in term of racial literary literacies, since the policies of reading and early childhood education, the collections and books of children's literature are still proportionally structured by a normative whiteness and often with forms of stereotyping and discrimination.<hr/>RESUMEN En este artículo discutimos las políticas de lecto-escritura en la educación infantil en Curitiba a partir de la compreensión de las formas en que opera la literatura infantil en este contexto complejo. Proponemos el concepto de lecto-escrotura literária racial como una forma de interpretar los discursos literarios dirigidos a la infancia y distribuidos y leídos en la educación infantil. La propuesta metodológica es una interpretación crítica de las relaciones raciales, con análisis documental y recolección de datos por entrevistas, cuestionario, observación y análisis cualitativo de obras seleccionadas. El conjunto de datos de la investigación nos permite proponer un análisis basado en los conceptos discutidos por Aparecida Ferreira (2012, 2014a) de lecto-escritura racial y lecto-escritura racial crítica y su integración con el campo de estudios sobre lecto-esritura literárias. Proponemos para el análisis. del campo de la educación de las relaciones étnico-raciales el término lecto-escritutura literarias raciales, dado que las políticas de lectura y educación infantil, las colecciones y libros de literatura infantil todavía están estructuradas proporcionalmente por una blancura normativa, silencian otras identidades distintas a la blanca y a menudo con formas de estereotipos y discriminación. <![CDATA[CONSIDERANDO LA EDITORIAL QUILOMBOS, ¿SE PUEDE HABLAR DE “ILUSTRACIÓN AFROBRASILEÑA”?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200135&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta excertos de pesquisa em andamento que visa construir uma discussão sobre a ilustração na produção editorial entendida como literatura afro-brasileira (livro). A partir do questionamento de Imaginário, Literatura, Educação e Artes Visuais, principalmente, indagou-se sobre a classificação de ilustrações afro-brasileiras no acervo dos Quilombos Editoriais (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2017). Tomou-se como fundamentação teórica inicial, a fim de construir argumentos para interpelar a ilustração e, também, a ação do artista ao fazê-lo, o conceito de identidades (HALL, 2001), entre-lugares e performatividade (BHABHA, 1998), imaginário (CASTORIADIS, 1982), memória (TEDESCO, 2014), arte Afro-brasileira (CONDURU, 2007), acervos como arquivos violados (MELENDI, 2015), análise de imagens compreendendo a técnica, composição, poética e as possibilidades de fruição a partir dos discursos visual, político e do imaginário do artista (BLEIKER, 2015), tendo como objetivo a identificação e verificação das ilustrações nas principais publicações do acervo das editoras selecionadas.<hr/>ABSTRACT This article presents excerpts from the ongoing research that aims to build a discussion about illustration in editorial production understood as Afro-Brazilian literature (book). Based on the questioning of Imaginary, Literature, Education and Visual Arts, mainly, we asked about the classification of Afro-Brazilian illustrations in the collection of Editorial Quilombos (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2017). We take as an initial theoretical foundation, in order to build arguments to challenge the illustration and, also, the artist's action in doing so, the concept of identities (HALL, 2001), between-places and performativity (BHABHA, 1998), imaginary (CASTORIADIS, 1982), memory (TEDESCO, 2014), Afro-Brazilian Art (CONDURU, 2007), collections as violated files (MELENDI, 2015), image analysis including the technique, composition, poetics and the possibilities of fruition from visual, political and imaginary discourses of the artist (BLEIKER, 2015). With the objective of identifying and verifying the illustrations in the main publications of the collection of the selected publishers.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta extractos de la investigación en curso que tiene como objetivo construir una discusión sobre la ilustración en la producción editorial entendida como literatura afrobrasileña (libro). A partir del cuestionamiento de Imaginario, Literatura, Educación y Artes Visuales, principalmente, preguntamos sobre la clasificación de las ilustraciones afrobrasileñas en la colección de Editorial Quilombos (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2017). Tomamos como fundamento teórico inicial, para construir argumentos que cuestionen la ilustración y, también, la acción del artista al hacerlo, el concepto de identidades (HALL, 2001), inter-lugares y performatividad (BHABHA, 1998), imaginario. (CASTORIADIS, 1982), memoria (TEDESCO, 2014), Arte afrobrasileño (CONDURU, 2007), colecciones como archivos violados (MELENDI, 2015), análisis de imágenes incluyendo la técnica, composición, poética y las posibilidades de fructificación de la discursos visuales, políticos e imaginarios del artista (BLEIKER, 2015). Con el objetivo de identificar y verificar las ilustraciones en las principales publicaciones de la colección de las editoriales seleccionadas. <![CDATA[¿QUÉ DARON TODOS LOS COLORES? LAS IMÁGENES QUE NOS DICE UNA POLÍTICA PÚBLICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200152&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo problematiza o tratamento dispensado às ilustrações do programa governamental Conta pra Mim (BRASIL, 2020a). Apresenta os avanços inerentes à literatura infantil na dimensão das relações étnico-raciais, bem como expõe o contexto histórico de implementação dessa política pública. A partir da contribuição de Vigotski, recorre aos conceitos de imaginação e criatividade e elege como corpus analítico duas ilustrações circunscritas na categoria “livros de ficção” presentes no acervo do programa. Argumenta que a atual política governamental ignora os avanços no campo da literatura infantil e das discussões e lutas inerentes à educação para as relações étnico-raciais, por meio de uma política de branqueamento. Conclui que tal intento se constitui em um obstáculo à imaginação, criação e fantasia e presta um grande serviço à manutenção de um imaginário social fundamentado em padrões eurocêntricos hegemônicos.<hr/>ABSTRACT This article discusses the treatment given to the illustrations of the Governmental Program Conta pra Mim (BRASIL, 2020a). It presents the advances inherent in children's literature in the dimension of ethnic-racial relations, as well as exposing the historical context of implementation of this public policy. Based on Vigotski's contribution, it resorts to the concepts of imagination, and creativity, also chooses as its analytical corpus two circumscribed illustrations in the “fiction books” category present in the program's collection. It argues that current government policy ignores advances in the field of children's literature and the discussions and struggles inherent in education for ethnic-racial relations, through a policy whitening. It concludes that such an attempt constitutes an obstacle to imagination, creation and fantasy and provides a great service to the maintenance of a social imaginary based on hegemonic Eurocentric standards.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza el tratamiento dado a las ilustraciones del programa gubernamental Conta pra Mim (BRASIL, 2020a). Presenta los avances inherentes a la literatura infantil en la dimensión de las relaciones étnico-raciales, además de exponer el contexto histórico de implementación de esta política pública. A partir del aporte de Vigotski, recurre a los conceptos de imaginación y creatividad y elige como corpus analítico dos ilustraciones circunscritas en la categoría de “libros de ficción” presentes en la colección del programa. Sostiene que la política gubernamental actual ignora los avances en el campo de la literatura infantil y las discusiones y luchas inherentes a la educación para las relaciones étnico-raciales, a través de una política de blanqueamiento. Concluye que tal intento constituye un obstáculo para la imaginación, la creación y la fantasía y proporciona un gran servicio al mantenimiento de un imaginario social basado en estándares eurocéntricos hegemónicos. <![CDATA[COLONIALISMO PORTUGUÉS, LUSOTROPICALISMO, RACISMO Y LUCHA ANTIRACISTA - ENTREVISTA CON MARTA ARAÚJO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200168&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Marta Araújo é doutora pela Universidade de Londres (IoE) e pesquisadora sênior do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (CES/UC). Nesta entrevista, abordou sua trajetória de investigadora dedicada aos temas relacionados ao racismo e sobre como a discussão adentrou as agendas de pesquisa em Portugal. Conhecedora do contexto brasileiro, Marta Araújo tratou da influência do pensamento de Gilberto Freyre e do lusotropicalismo nos intelectuais portugueses e no pensamento da elite política portuguesa sobre as consequências do colonialismo, assim como abordou o que, no Brasil, chamamos de ideologia da mestiçagem. Refletiu aspectos de caráter metodológicos sobre o desenvolvimento e a disseminação de pesquisas antirracistas e analisou criticamente a agenda de pesquisas sobre raça no contexto português, destacando a importância da articulação, da mobilização e da autonomia política do movimento negro no enfrentamento ao racismo.<hr/>ABSTRACT Marta Araújo holds a Ph.D. from the University of London (IoE) and is a senior researcher at the Center for Social Studies, University of Coimbra (CES/UC). In this interview, she addressed her trajectory as a researcher dedicated to themes related to racism and how the theme entered the research agendas in Portugal. With knowledge of the Brazilian context, Marta Araújo approached the influence of Gilberto Freyre’s thought and lusotropicalism on Portuguese intellectuals and on the Portuguese political elite’s understanding of the consequences of colonialism, and also addressed what in Brazil we call miscegenation ideology. She reflected on methodological aspects of the development and dissemination of anti-racist research and critically analyzed the research agenda on race in the Portuguese context, highlighting the importance of articulation, mobilization, and political autonomy of the black movement in the fight against racism.<hr/>RESUMEN Marta Araújo tiene un doctorado de la Universidad de Londres (IoE) y es investigadora senior en el Centro de Estudios Sociales de la Universidad de Coimbra (CES/UC). En esta entrevista, abordó su trayectoria como investigadora dedicada a temas relacionados con el racismo y cómo la discusión entró en las agendas de investigación en Portugal. Conociendo el contexto brasileño, Marta Araújo abordó la influencia del pensamiento de Gilberto Freyre y el lusotropicalismo en los intelectuales portugueses y en el pensamiento de la élite política portuguesa sobre las consecuencias del colonialismo, además de abordar lo que en Brasil llamamos ideología del mestizaje. Reflejó aspectos metodológicos del desarrollo y difusión de la investigación antirracista y analizó críticamente la agenda de investigación sobre raza en el contexto portugués, destacando la importancia de la articulación, movilización y autonomía política del movimiento negro en la lucha contra el racismo. <![CDATA[UNA ESTRATEGIA DE ENSEÑANZA EMANCIPATORIA FUNDADA EN LA TEORÍA DE LAS REPRESENTACIONES SOCIALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200187&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A relação dialógica entre docentes e estudantes motivou o desenvolvimento do estudo que possuiu duplo objetivo: buscou associar a investigação do significado atribuído por educandos a um componente curricular ao de criar uma estratégia pedagógica fundada na teoria das representações sociais. Durante o segundo semestre de 2016, a referida estratégia foi sendo desenvolvida e investigada junto a estudantes de um curso de ciências contábeis, matriculados na disciplina de direito e legislação tributária, do 5º período, turno noturno, de uma universidade na região de Guarulhos, São Paulo, amparando-se em procedimentos de pesquisa científica e intervenções pedagógicas. A escolha do curso foi norteada pela hipótese de que a significação de uma disciplina fronteiriça àquela que os educandos optaram para sua vida profissional poderia contribuir para a compreensão de mecanismos de aprimoramento de seu estudo. A identificação de eixos de significação no início do curso permitiu a exploração, junto com os estudantes, de métodos amparados pelos princípios da pedagogia freireana e da avaliação emancipatória, sendo dada a oportunidade de participarem como sujeitos ativos, de negociarem representações sociais. Os resultados obtidos evidenciaram a mudança de representações estereotipadas, sobretudo no que concerne ao valor associado ao componente curricular objeto do estudo, e podem servir de suporte para que outros profissionais da educação busquem uma aproximação de educandos com conhecimentos reificados.<hr/>ABSTRACT The dialogical relationship between teachers and students motivated the development of the study that had double aim: to associate the investigation of the meaning attributed by students to a curricular component and create a pedagogical strategy based on the theory of social representations. During the second semester of 2016, the referred strategy was being developed and investigated with students of a degree of accounting sciences, enrolled in the subject of law and tax legislation, 5th period, night shift, of a university in the region of Guarulhos, São Paulo, supported by procedures of scientific research and pedagogical interventions. The choice of the bachelor’s degree was guided by the hypothesis that the significance of a border discipline to that which the students chose for their professional lives could contribute to the understanding of mechanisms to improve their studies. The identification of axes of signification at the beginning of the course allowed the exploration, together with the students, of methods supported by the principles of Freirean pedagogy and of emancipatory evaluation, being given the opportunity to participate as active subjects, and to negotiate social representations. The results obtained evidenced the change of stereotyped representations, especially with regard to the value associated with the curricular component of the study, and can support other professionals in the education to look for an approximation of students with reified knowledge.<hr/>RESUMEN La relación dialógica entre docentes y estudiantes motivó el desarrollo del estudio que poseyó doble objetivo: buscó asociar la investigación del significado atribuido por educandos a un componente curricular al de crear una estrategia pedagógica fundamentada en la teoría de las representaciones sociales. Durante el segundo semestre de 2016, la mencionada estrategia se estaba desarrollando e investigando con estudiantes de un curso de ciencias contables, matriculados en la asignatura de derecho y legislación tributaria, 5º periodo, turno de noche, de una universidad de la región de Guarulhos, São Paulo, a partir de procedimientos de investigación científica e intervenciones pedagógicas. La elección del curso estuvo guiada por la hipótesis de que la significación de una disciplina fronteriza a la que los estudiantes eligieron para su vida profesional podría contribuir a la comprensión de los mecanismos para mejorar su estudio. La identificación de ejes de significación al inicio del curso permitió la exploración con los estudiantes de métodos amparados por los principios de la pedagogía freireana y de la evaluación emancipadora, siendo dada la oportunidad para que participasen como sujetos activos, para negociar representaciones sociales. Los resultados obtenidos mostraron el cambio de representaciones estereotipadas, sobre todo en lo que se refiere al valor asociado al componente curricular objeto del estudio, y pueden servir de soporte para que otros profesionales de la educación busquen una aproximación de educandos con conocimientos reificados. <![CDATA[EDUCACIÓN CONTRA MARCOS DE GUERRA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200204&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este texto é um ensaio no campo da filosofia da educação, e que faz parte do projeto de pesquisa Contribuições da interseccionalidade com as diferenças para se problematizar o saber-fazer docente, desenvolvido junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como objetivo, é proposto problematizar o compromisso ético-político da educação a serviço da desconstrução do favorecimento dos quadros de guerra, proposto pelo enfoque butleriano, naturalmente propagados, na atualidade, contra as diferenças. Com abordagem no terreno das pesquisas pós-críticas em educação, a pesquisa bibliográfica se fez exploratória e descritiva a fim de evocar pesquisadores(as) da educação para revigorar o projeto-compromisso ético-político brasileiro em prol da educação escolar pública e democrática. Na atualidade, são criados, a exemplo do atual governo, o fomento aos quadros de guerra, por meio de intensos discursos de ódio às diferenças de gênero, sexualidades, raça, etnias etc., o que reacende a luta por uma educação que resista às guerras.<hr/>ABSTRACT This text is an essay in the field of philosophy of education, it is part of the research project, Contributions of intersectionality with the differences to problematize the teaching know-how, developed with the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS). As an objective, it is proposed to problematize the ethical-political commitment of education in the service of deconstructing the favoritism of war frameworks, proposed by the Butlerian approach, naturally propagated, nowadays, against the differences. Based on post-critical research in education, the bibliographical research was exploratory and descriptive in order to evoke education researchers to reinvigorate the Brazilian ethical-political commitment to public and democratic school education. Today, the current government is fomenting war frameworks, through intense hate speeches about differences in gender, sexuality, race, ethnicity etc., which rekindles the struggle for an education that resists wars.<hr/>RESUMEN Este texto es un ensayo en el campo de la filosofía de la educación, es parte del proyecto de investigación, Contribuciones de la interseccionalidad con las diferencias para problematizar los conocimientos docentes, desarrollado con la Universidad Estatal de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como objetivo, se propone problematizar el compromiso ético-político de la educación al servicio de la deconstrucción de los marcos de guerra propuestos por el enfoque de Butler, propagado naturalmente, hoy en día, contra las diferencias. Con un enfoque en el campo de la investigación poscrítica en educación, la investigación bibliográfica se volvió exploratoria y descriptiva para evocar a los investigadores en educación a revitalizar el compromiso brasileño de ética y política del proyecto a favor de la educación escolar pública y democrática. Hoy en día, se crea la promoción de cuadros de guerra, siguiendo el ejemplo del gobierno actual, a través de intensos discursos de odio a las diferencias de género, sexualidad, raza, etnia que reaviva la lucha por una educación que se resiste a la guerra. <![CDATA[APRENDER ENSEÑANDO: QUÉ DICEN LAS ESTUDIOS SOBRE EL TEMA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200223&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes - trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 - e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.<hr/>ABSTRACT Results are presented of an investigation that aimed to identify, in the scientific production, the contributions and teaching strategies structured by actions that promote learning by teaching. The study included, as databases, the Theses and Dissertations Catalog from Capes (Brazilian Coordination for the Improvement of Higher Education), which is the set of journals that compose the Webqualis System of Capes - studies available online, strata A1 and A2 -, and the ERIC digital library. Thirty-four studies were selected, which presented, in the title, abstract, or keywords, at least one of these expressions used as study descriptors: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by Teaching”, and “Lernen durch Lehren”. Classified in two analysis categories, the results indicate that the methodology of learning by teaching is being used in different school contexts and established as a viable strategy to promote strong and lasting learning for both teachers and students.<hr/>RESUMEN Se presentan los resultados de una investigación que buscó identificar, en la producción científica, las contribuciones de estrategias de enseñanzas estructuradas por acciones que proporcionan aprendizajes a través de la enseñanza. Se utilizaron, como base de datos, el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Capes (Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Nivel Superior), el conjunto de periódicos que integran el Sistema webqualis de la Capes - estratos A1 y A2 - y la biblioteca digital ERIC, considerando trabajos disponibles online. Se seleccionaron 34 trabajos que presentaban, en el título, en el resumen o en las palabras clave al menos una de estas expresiones, adoptadas como descriptoras del estudio: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” y “Lernen durch Lehren”. Clasificados en dos categorías de análisis, los resultados apuntan que la metodología de aprender a través de la enseñanza se está utilizando en diferentes contextos escolares, consolidándose con una estrategia viable en la promoción de aprendizajes sólidos y duraderos tanto para quien enseña como para el aprendiz. <![CDATA[CONTROVERSIAS Y BINARISMOS: CONCEPCIONES DEL PROFESOR EN JUEGOS INFANTILES Y GÉNERO EN LA EDUCACIÓN INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000200243&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gênero e de brincadeiras de professoras de Educação Infantil de uma cidade do interior do Sul do Brasil. O referencial teórico abarca autores(as) como Butler (1990), Meirelles (2015), Campos e Barbosa (2015), Kishimoto (2008), Finco (2003) e Louro (2014). A pesquisa é de cunho qualitativo e teve como registro metodológico entrevistas focalizadas com cinco docentes e observação participante passiva. Os dados apontam que o debate de gênero na Educação Infantil apresenta controvérsias e ambivalências, na concepção das professoras, ao tratar das brincadeiras e gênero na medida que fazem uso de uma ordem conceitual pautada nos binarismos: entre meninos e meninas, nos brinquedos e brincadeiras e nos modos de organização dos corpos nos espaços educativos. Desse modo, a ampliação da produção de conhecimentos no campo de estudos de gênero e educação infantil é urgente e necessária.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze the conceptions of gender and play of teachers of early childhood education in a city in the south of Brazil. The theoretical framework encompasses authors such as: Butler (1990), Meirelles (2015), Campos &amp; Barbosa (2015), Kishimoto (2008), Finco (2003), Louro (2014), among others. This qualitative research had as methodological record focused interviews with five teachers and passive participant observation. The data indicate that the gender debate in early childhood education presents controversies and ambivalences, in the teachers' conception, when dealing with play and gender, as they make use of a conceptual order based on binarisms: binarisms between boys and girls, binarisms in toys and games and binarisms in the modes of organization of bodies in educational spaces. Thus, the expansion of knowledge production in the field of gender studies and early childhood education is urgent and necessary.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo analizar las concepciones de género y juegos infantiles de los docentes de educación infantil en una ciudad del sur de Brasil. El marco teórico abarca autores como: Butler (1990), Meirelles (2015), Campos y Barbosa (2015), Kishimoto (2008), Finco (2003) y Louro (2014). La investigación es cualitativa y tuvo como registro metodológico entrevistas enfocadas con cinco maestros y observación pasiva participante. Los datos indican que el debate de género en la educación de la primera infancia presenta controversias y ambivalencias, en la concepción de los maestros, cuando se trata de juegos y género, ya que hacen uso de un orden conceptual basado en binarismos: entre niños y niñas, sobre juguetes y juegos y en los modos de organización de los cuerpos en espacios educativos. Por lo tanto, la expansión de la producción de conocimiento en el campo de los estudios de género y la educación de la primera infancia es urgente y necesaria.