Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320210004&lang=pt vol. 30 num. 64 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[SENTIDOS DA INOVAÇÃO EM SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo buscamos compreender o sentido do termo inovação e suas relações com Educação e Tecnologias. O estudo foi orientado para o levantamento das opiniões de professores em enquete online, baseada na metodologia survey, distribuída via WhatsApp. As respostas válidas de 19 professores do Ensino Superior público foram analisadas e categorizadas. A proposta metodológica foi inspirada nas abordagens qualitativas emergentes, do tipo da grounded theory. A partir da análise das categorias, buscamos o pensamento de teóricos que aprofundassem aspectos apontados pelos professores. Priorizamos publicações atualizadas sobre o sentido da inovação, da inovação na educação, da relação da inovação com as tecnologias e o futuro da inovação na educação. Este processo nos levou a constatar os diversos sentidos que o termo inovação assumiu em distintos períodos até o momento atual, com seus desdobramentos, desigualdades e inconstâncias. Compreendemos, ao final, que inovação é um processo social e humano de mudanças para a criação de novas realidades, orientado pelas necessidades, pela disponibilidade e pelos contextos de cada época. Além disso, compreendemos também que as tecnologias emergentes podem gerar mudanças na educação, sendo tais alterações condicionadas à ação política de inclusão e mudanças em todas as instâncias educativas para a superação de desigualdades no que tange à formação de cidadãos conscientes e integrados aos contextos sociais e econômicos atuais e futuros.<hr/>RESUMEN En este artículo buscamos comprender el significado del término innovación y su relación con la Educación y las Tecnologías. El estudio se orientó a sondear las opiniones de los docentes en una encuesta online, basada en la metodología de la encuesta, distribuida a través de WhatsApp. Se analizaron y categorizaron las respuestas válidas de 19 profesores de educación superior pública. La propuesta metodológica se inspiró en enfoques cualitativos emergentes, como la teoría fundamentada. A partir del análisis de las categorías, se buscó el pensamiento de teóricos que profundizaran en los aspectos señalados por los docentes. Priorizamos las publicaciones actualizadas sobre el significado de la innovación, la innovación en la educación, la relación de la innovación con las tecnologías y el futuro de la innovación en la educación. Este proceso nos llevó a verificar los diferentes significados que ha asumido el término innovación en diferentes períodos hasta el momento actual, con sus consecuencias, desigualdades e inconstancias. Al final, entendemos que la Innovación es un proceso de cambio social y humano para la creación de nuevas realidades, guiado por las necesidades, disponibilidad y contextos de cada período. Que las tecnologías emergentes pueden generar cambios en la educación. Cambios condicionados a la acción política de inclusión y cambios en todas las instancias educativas para superar las desigualdades en la formación de ciudadanos conscientes que se integren en los contextos sociales y económicos actuales y futuros.<hr/>ABSTRACT In this article we seek to understand the meaning of the term innovation and its relationship with Education and Technologies. The study was oriented towards surveying the opinions of teachers in an online survey, based on the survey methodology, distributed via WhatsApp. The valid responses of 19 public higher education teachers were analyzed and categorized. The methodological proposal was inspired by emerging qualitative approaches, such as grounded theory. Based on the analysis of the categories, we sought the thought of theorists who would deepen the aspects pointed out by the teachers. We prioritize updated publications on the meaning of innovation, innovation in education, the relationship of innovation with technologies and the future of innovation in education. This process led us to verify the different meanings that the term innovation has assumed in different periods up to the present moment, with its consequences, inequalities and inconstancy. In the end, we understand that Innovation is a social and human process of change for the creation of new realities, guided by the needs, availability and contexts of each period. Those emerging technologies can generate changes in education. Changes conditioned to the political action of inclusion and changes in all educational instances to overcome inequalities to train citizens who are aware and integrated into current and future social and economic contexts. <![CDATA[FORMAÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS E TDIC COM USO DE REA, PERMEADAS PELA RRI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivou-se investigar e desenvolver Recursos Educacionais Abertos (REA) digitais e ações voltadas para a conscientização e disseminação da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) como prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação com análises quantitativas e qualitativas. A 1ª etapa consistiu na elaboração do Massive Open Online Course (MOOC), o qual foi aplicado em 2ª etapa a estudantes de licenciatura para validação. Na 3ª etapa aplicou-se o curso para profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Analisou-se o uso das dez habilidades da RRI, sobre o tema “Pandemia da Covid-19” em situações didáticas. Obteve-se como resultados 345 inscritos, sendo que 198 iniciaram o curso e 53 o finalizaram. Concluiu-se que aliada ao uso de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a RRI pode ser adaptada para diferentes contextos e níveis educacionais, na perspectiva de aluno, pesquisador, docente e gestor.<hr/>ABSTRACT The objective was to investigate and develop digital Open Educational Resources (OER) and actions aimed at raising awareness and dissemination of Responsible Research and Innovation (RRI) as a pedagogical practice. The methodology used was action research with quantitative and qualitative analyses. The 1st stage consisted of the elaboration of the Massive Open Online Course (MOOC), which was applied in 2nd stage to undergraduate students for validation. In the 3rd stage, the course was applied to education professionals from the five regions of Brazil. We analyzed the use of the ten RRI skills on the theme “Pandemic of Covid-19” in didactic situations. We obtained 345 enrolled results, and 198 started the course and 53 completed it. It was concluded that combined with the use of active methodologies and digital technologies, RRI can be adapted to different contexts and educational levels, such as student, researcher, teacher and manager.<hr/>RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo investigar y desarrollar Recursos Educativos Abiertos (REA) digitales y acciones orientadas hacia la concientización y diseminación de la Investigación e Innovación Responsables (RRI) como práctica pedagógica. La metodología utilizada fue la de la investigación-acción con análisis cuantitativos y cualitativos. La primera etapa consistió en la elaboración del Massive Open Online Course (MOOC), el cual fue aplicado en la segunda etapa para validación de estudiantes de licenciatura. En la tercera etapa se aplicó el curso para profesionales de la educación de las cinco regiones del Brasil. Se analizó el empleo de las diez habilidades de la RRI, sobre el tema “Pandemia de la Covid-19” en situaciones didácticas. Como resultado, se obtuvieron 345 inscritos, de los cuales 198 iniciaron el curso y 53 lo finalizaron. Se concluyó que, además del uso de metodologías activas y tecnologías digitales, la RRI puede ser adaptada para diferentes contextos y niveles educativos, en la perspectiva del alumno, investigador, docente y gestor. <![CDATA[PRESENÇAS REMOTAS: NARRATIVAS SOBRE AS AULAS INOVADORAS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO FÍSICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400060&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo trata das percepções de estudantes e de docentes, da pós-graduação e da graduação, sobre as aulas remotas desenvolvidas ao longo da pandemia COVID-19. Procurou-se compreender suas experiências em tempos tão diversos e por meio da Educação remota. A escuta desses atores foi registrada sob a forma de narrativas, e o objetivo foi captar de que maneira as mudanças com o digital foram vivenciadas e em que medida puderam se constituir em práticas inovadoras. O referencial teórico do pensamento complexo moriniano e da epistemologia crítico-dialética freiriana alicerçaram a análise interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. Os dados coconstruídos sinalizaram trajetos e experiências de estudantes que tiveram a oportunidade de interagir nas disciplinas por meio de plataformas online, em redes e por meio de recursos midiáticos, e de docentes que, além de tais experiências com tecnologias digitais, inovaram suas práticas ao desenvolverem aulas integradas com outros docentes.<hr/>Abstract The article deals with the perceptions of students and teachers, graduate and undergraduate students, about the remote classes developed during the pandemic COVID-19. We tried to understand their experiences in such different times and through remote education. Listening to these actors was recorded in the form of narratives, and the objective was to capture how the changes with digital were experienced and to what extent they could be constituted in innovative practices. The theoretical framework of complex Morinian thinking and Freirian critical-dialectic epistemology underpin the interpretative analysis of the narratives of the research participants. The co-constructed data indicate the paths and experiences of students who had the opportunity to interact in the disciplines through online platforms, networks and through media resources, and teachers who, in addition to such experiences with digital technologies, innovated their practices when developing classes integrated with other teachers.<hr/>Resumen El artículo trata sobre las percepciones de estudiantes y docentes, de posgrado y pregrado, sobre las clases remotas desarrolladas durante la pandemia de COVID-19. Intentamos comprender sus vivencias en épocas tan distintas y a través de la educación a distancia. La escucha de estos actores se registró en forma de narrativas, y el objetivo fue captar cómo se vivieron los cambios con lo digital y en qué medida podrían constituirse en prácticas innovadoras. El marco teórico del complejo pensamiento moriniano y la epistemología crítico-dialéctica freiriana sustentan el análisis interpretativo de las narrativas de los participantes de la investigación. Los datos co-construidos señalan las trayectorias y experiencias de estudiantes que tuvieron la oportunidad de interactuar en las disciplinas a través de plataformas online, redes y a través de recursos mediáticos, y docentes que, además de dichas experiencias con tecnologías digitales, innovaron sus prácticas al desarrollar clases. integrado con otros profesores. <![CDATA[RECALIBRANDO COREOGRAFIAS INSTITUCIONAIS PARA APRENDIZAGEM E ENSINO FUTURO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400076&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract In the wake of the COVID-19 pandemic, educational institutions worldwide have had to immediately pivot to online distance learning and teaching. While institutions with a grounding in open, distance and flexible learning have done reasonably well in the circumstances, the majority of institutions have struggled with this sudden move away from their conventional campus-based operations. Examples of the few successful adoption and implementation of online learning and teaching are however, boutique and small-scale operations in one program of study, one Department or Faculty. Clearly missing from this scenario are examples of large scale and institution-wide adoption of open, online, distance and flexible learning. This is a consequence of the limitations of existing operational infrastructure as well as mindsets. These are hard to change in the best of times, although for long-term benefit and resilience against future disturbances of the sorts we are currently experiencing, they must change. This kind of change requires institution-wide reimagination and reengineering of conventional practices. This paper presents a case study of an institution-wide recalibration of learning and teaching choreographies at one University.<hr/>Resumo Na esteira da pandemia COVID-19, as instituições educacionais em todo o mundo tiveram que mudar imediatamente para o ensino e aprendizagem a distância online. Embora as instituições com base no aprendizado aberto, a distância e flexível tenham se saído razoavelmente bem nessas circunstâncias, a maioria das instituições tem lutado com esse súbito afastamento de suas operações convencionais baseadas no campus. Os poucos exemplos de experiências de adoção e implementação bem-sucedidas de ensino e aprendizagem online são, no entanto, operações boutique e de pequena escala em um programa de estudo, um departamento ou faculdade. Claramente ausentes neste cenário são os exemplos de adoção de ensino aberto, online, à distância e flexível em larga escala e em toda a instituição. Isso é uma consequência das limitações da infraestrutura operacional existente, bem como das mentalidades. É difícil mudar essas coisas mesmo nas melhores circunstâncias. Entretanto, para benefício de longo prazo e resiliência contra distúrbios futuros do tipo que estamos experimentando, eles devam mudar. Esse tipo de mudança requer uma reimaginação e reengenharia de práticas convencionais em toda a instituição.Este artigo apresenta um estudo de caso de uma recalibração em toda a instituição de coreografias de ensino e aprendizagem em uma universidade.<hr/>Resumen Al comienzo de la pandemia de COVID-19, las instituciones educativas de todo el mundo han tenido que cambiar de inmediato a la enseñanza y el aprendizaje a distancia online. Si bien las instituciones con una base en el aprendizaje abierto, a distancia y flexible lo han hecho razonablemente bien en las circunstancias, la mayoría de las instituciones han luchado con este repentino alejamiento de sus operaciones convencionales basadas en campus. Sin embargo, ejemplos de las pocas adopciones e implementaciones exitosas del aprendizaje y la enseñanza online son las operaciones boutique y a pequeña escala en un programa de estudio, un departamento o una facultad. Claramente en este escenario faltan ejemplos de adopción a gran escala y en toda la institución del aprendizaje abierto, online, a distancia y flexible. Esto es una consecuencia de las limitaciones de la infraestructura operativa existente, así como de la mentalidad. Estos son difíciles de cambiar en el mejor de los casos, aunque para obtener un beneficio a largo plazo y la capacidad de recuperación frente a las perturbaciones futuras del tipo que estamos experimentando actualmente, deben cambiar. Este tipo de cambio requiere una reinvención y una reingeniería de las prácticas convencionales en toda la institución. Este artículo presenta un estudio de caso de una recalibración institucional de coreografías de enseñanza y aprendizaje en una universidad. <![CDATA[CURRÍCULOS EM AÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA INOVAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400092&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo apresentamos uma pesquisa que teve o objetivo de analisar os currículos produzidos em tempos de pandemia para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e identificar aspectos inovadores com o uso de tecnologias digitais (TD). É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com professoras da Educação Básica do município de Araucária, no estado do Paraná. As professoras foram convidadas a elaborar um plano de aula com uso de uma tecnologia digital e a responderem um questionário on-line. A partir dos dados analisados foi possível concluir que, apesar da pandemia ter levado as professoras a usarem mais as tecnologias digitais, elas precisam de formação continuada para compreender que um currículo em ação para ser inovador deverá alterar processos de transmissão de informações com uso de TD e que estas deverão estar integradas ao currículo, no qual o aluno é ativo na aula, seja ela presencial ou a distância.<hr/>ABSTRACT In this article we present a survey that aimed to analyze the curricula produced in times of pandemic, for students in the early years of elementary school and to identify innovative aspects with the use of digital technologies (DT). It is a research of qualitative approach of the exploratory type that was carried out with teachers of Basic Education of the municipality of Araucária, in the State of Paraná. The teachers were invited to develop a lesson plan using digital technology and to answer an online questionnaire. From the data analyzed, it was possible to conclude that although the pandemic has led teachers to use digital technologies more, they need continuing education to understand that a curriculum in action to be innovative must change information transmission processes using DT and that these should be integrated into the curriculum, in which the student is active in class, whether in person or remotely.<hr/>RESUMEN En este artículo presentamos una encuesta que tuvo como objetivo analizar los currículos producidos en tiempos de pandemia, para estudiantes en los primeros años de la escuela primaria e identificar aspectos innovadores con el uso de tecnologías digitales (TD). Se trata de una investigación de abordaje cualitativo de tipo exploratorio que se realizó con docentes de Educación Básica de la ciudad de Araucária, en el Estado de Paraná. Se invitó a los profesores a desarrollar un plan de lecciones utilizando tecnología digital y a responder un cuestionario en línea. A partir de los datos analizados, se pudo concluir que si bien la pandemia ha llevado a los docentes a utilizar más las tecnologías digitales, necesitan una formación continua para entender que un currículo en acción para ser innovador debe cambiar los procesos de transmisión de información mediante la TD y que estos deben integrarse. en el plan de estudios, en el que el alumno participa activamente en clase, ya sea en persona o de forma remota. <![CDATA[INOVAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: PERSPECTIVAS EM DISPUTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E DE UM CRESCENTE AUTORITARISMO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo situa-se como um estudo teórico-conceitual, que objetiva discutir os conceitos de inovação, inclusão digital e educação ao longo da vida. Em meio à pandemia do COVID-19, a discussão em torno de inovação e tecnologia, na relação com o binômio inclusão/exclusão digital, vem ganhando corpo. Demarca a latência da desigualdade social desvelada pela exclusão digital e a reflexão sobre o modo como a linguagem hipermídia é inserida nos diferentes contextos escolares. No debate educacional, os conceitos de inovação, inclusão digital e educação ao longo da vida vêm se apresentando como arenas de disputa semântica entre concepções antagônicas. O polo hegemônico procura situá-los a partir de uma racionalidade instrumental, com viés econômico, individualizante e autoritário. O polo de resistência posiciona seus significados sob enfoque humanístico, de subversão das relações de poder, com vistas à construção de uma sociedade democrática. Este estudo procura contribuir para o campo da educação e comunicação, ao propor uma chave analítica para os conceitos supracitados, em tempos de pandemia e recrudescimento do autoritarismo.<hr/>ABSTRACT: This article is a theoretical-conceptual study discussing the concepts of innovation, digital inclusion, and lifelong education. During the COVID-19 pandemic, there has been an increased interest on the debate on innovation and technology, in relation to the inclusion/digital exclusion antinomy; key points are the latent social inequality revealed by the digital exclusion, and how hypermedia language has been inserted in different school contexts. In Education, the concepts of innovation, digital inclusion and lifelong education have become arenas of semantic dispute between antagonistic conceptions. The hegemonic pole views such concepts from an instrumental rationality standpoint, with its economic, individualistic, and authoritarian perspective. The resistance pole champions a humanistic approach and the subversion of power relations to build a democratic society. The goal of this study is to contribute to the fields of education and communication by proposing an analytical key to the aforementioned concepts, in times of pandemic and rising authoritarianism.<hr/>RESUMEN: Este artículo es un estudio teórico-conceptual, con el objetivo de discutir los conceptos de innovación, inclusión digital y educación a lo largo de la vida. Enmedio a la pandemia de COVID-19, se perfila la discusión en torno a la innovación y la tecnología, en la relación con el binomio inclusión / exclusión digital. Destaca la latencia de la desigualdad social que revela la exclusión digital y la reflexión sobre la forma en que el lenguaje hipermedia se ha insertado en diferentes contextos escolares. Enel debate educativo, los conceptos de innovación, inclusión digital y educación a lo largo de la vida se han presentado como escenarios de disputa semántica entre concepciones antagónicas. El polo hegemónico busca situar tales conceptos desde una racionalidad instrumental, con un sesgo económico, individualizador y autoritario. El polo de resistencia coloca sus significados bajo un enfoque humanista, de subversión de las relaciones de poder, para construir una sociedad democrática. Este estudio busca contribuir al campo de la educación y la comunicación, proponiendo una clave analítica de los conceptos mencionados, en tiempos de pandemia y recrudecimiento del autoritarismo. <![CDATA[FERRAMENTAS DO DESIGN NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400120&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo trata do desenvolvimento de uma inovação no Ensino de Geografia baseada no alinhamento de ferramentas do Design voltadas à Educação. Utilizou-se a abordagem qualitativa pautada nos procedimentos metodológicos do Design Gráfico e do Web Design. Um dos princípios de realização dos projetos é a Educação Aberta, materializando-se na forma de Recursos Educacionais Abertos (REA) dotados de tecnologias assistivas e disponibilizados de forma estruturada na internet, via e-book e website. O artigo não se limita à mera apresentação dos projetos a partir de seus produtos, mas apresenta-os tomando como um processo de desafios, tomadas de decisões e soluções. Pretende-se, assim, contribuir com referências e dados que evidenciam o potencial dos conhecimentos e ferramentas do Design para o fortalecimento de trabalhos comunicativos no âmbito da Educação. Dessa forma, conclui-se que uma inovação educacional deva integrar questões técnicas, sociais e pedagogias decoloniais.<hr/>ABSTRACT This paper report deals with the development of an innovation in Geography Teaching based on the alignment of Design tools aimed at Education. Use a qualitative approach based on the methodological procedures of Graphic Design and Web Design. One of the principles for carrying out the projects is Open Education, materializing in the form of Open Educational Resources (OER), endowed with assistive technologies and made available in a structured way on the internet, via e-book and website. The article is not limited to the presentation of projects based on their products, but presents them taking as a process of challenges, decision-making and solutions. It is intended, therefore, to contribute with references and data that show the potential of the knowledge and tools Design to strengthen communicative works in the scope of Education. Thus, it is concluded that an educational innovation must integrate technical, social and decolonial pedagogies.<hr/>RESUMEN Este artículo trata sobre el desarrollo de una innovación en la Enseñanza de la Geografía basada en la alineación de herramientas de Diseño orientadas a la Educación. Utilizar un enfoque cualitativo basado en los procedimientos metodológicos del Diseño Gráfico y Diseño Web. Uno de los principios para la realización de los proyectos es la Educación Abierta, materializándose en la forma de Recursos Educativos Abiertos (REA) dotados de tecnologías asistenciales y puestos a disposición de forma estructurada en Internet, vía e-book electrónico y sitio web. El artículo no se limita a la presentación de los proyectos en funcíon de sus productos, sino que los presenta tomando como un proceso de desafíos, toma de decisiones y soluciones. Se pretende, por tanto, aportar referencias y datos que muestren el potencial de los conocimientos y herramientas del Diseño para fortalecimento de los trabajos comunicativos en el ámbito de la Educación. Así, se concluye que una innovación educativa debe integrar aspectos técnicos, sociales y pedagogías descoloniales. <![CDATA[A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS PELO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo visa compreender como a modalidade a distância democratiza o acesso e a permanência dos alunos indígenas no ensino superior por meio das políticas públicas e de ação afirmativa nos cursos a distância na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objeto de estudo é dividido em três eixos: o Sistema Universidade Aberta do Brasil, as políticas de ação afirmativa dos povos indígenas no Paraná e a modalidade a distância da UEM. O estudo de caso foi realizado com os tutores da universidade e os dados foram apreciados a partir das contribuições da análise do discurso de Bakhtin (2011). O resultado destaca que a junção dessas políticas públicas, associadas à oferta inovadora e pioneira de vagas específicas na modalidade a distância pela UEM, que tem como base o uso das tecnologias, tem assegurado o direito à educação para os povos indígenas, à inclusão e à democratização do ensino superior público. As políticas foram analisadas a partir do ciclo de políticas de Ball, Bowe e Gold (1992).<hr/>ABSTRACT This study aims to understand how distance education might democratize the access and permanence of indigenous students in higher education through public policies and affirmative action in distance courses at the State University of Maringá (UEM). The study object is divided into three axes: the Brazilian Open University System, the affirmative action policies for indigenous peoples in the State of Paraná and the UEM distance education. The case study was developed with the university tutors and the data was analyzed based on Bakhtin’s (2011) Discourse Analysis. Our results pointed out that the combination of these public policies associated to the innovative and pioneering offer of specific vacancies in the distance education modality by the UEM, based on the use of technologies, has guaranteed the right to education for indigenous peoples, inclusion and democratization of public higher education. The policies were analyzed considering the policy cycle by Ball, Bowe and Gold (1992).<hr/>RESUMEN El artículo pretende comprender cómo la modalidad a distancia democratiza el acceso y la permanencia de los alumnos indígenas en la enseñanza superior, por medio de las políticas públicas y de acción afirmativa en los cursos a distancia en la Universidad Estadual de Maringá (UEM). El objeto de estudio es dividido en tres ejes: el Sistema Universidad Abierta de Brasil, las políticas de acción afirmativa de los pueblos indígenas en Paraná y la modalidad a distancia de la UEM. El estudio de caso fue realizado con los tutores de la universidad y los datos fueron apreciados a partir de las contribuciones de análisis del discurso de Bakhtin (2011). El resultado destaca que la unión de estas políticas públicas asociadas a la oferta innovadora y pionera de plazas específicas en la modalidad a distancia por la UEM y que tiene como base el uso de las tecnologías, asegura el derecho a la educación para los pueblos indígenas, la inclusión y la democratización de la enseñanza superior pública. Las políticas fueron analizadas a partir del ciclo de políticas de Ball, Bowe y Gold (1992). <![CDATA[JOGAR, ANALISAR, CRIAR JOGOS E REFLETIR SOBRE SEU USO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400158&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa investiga metodologias e práticas pedagógicas inovadoras na produção e aplicação do Game Comenius, em situações de aprendizagem formal e informal, que levem à formação com, sobre e através das mídias de estudantes de licenciatura e professores, tendo por guia os letramentos, o design e a aprendizagem baseada em jogos digitais e a formação docente inicial e continuada. A metodologia aplica a Design-Based Research (DBR), em um processo iterativo de investigação, criação, produção e avaliação, sendo o jogo realimentado pelas informações dos atores que o testam em oficinas, cujos resultados são devolvidos ao design, gerando melhorias no protótipo a ser testado em novos ciclos de formação. A produção de dados durante as oficinas é feita por questionários e produção de narrativas. Os resultados de produção de diversos formatos do Game e da formação de dezenas de cursistas sugerem que é possível jogar, analisar, criar jogos e ainda refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT This research investigates methodologies and innovative pedagogical practices in the production and application of the Game Comenius, in situations of formal and informal learning, which lead to training with, on and through the media of undergraduate students and teachers, having the literacies as a guide; design and learning based on digital games and initial and continuing teacher training. The methodology applies Design-Based Research (DBR), in an iterative process of investigation, creation, production and evaluation, with the game being fed back by information from the actors who test it in workshops, the results of which are returned to the design, generating improvements in the prototype to be tested in new training cycles. The production of data during the workshops is done by questionnaires and production of narratives. The results of the production of different game formats and the training of dozens of course participants suggest that it is possible to play, analyze, create games and even reflect on their use in pedagogical practices.<hr/>RESUMEN Esta investigación investiga metodologías y prácticas pedagógicas innovadoras en la producción y aplicación del Game Comenius, en situaciones de aprendizaje formal e informal, que conducen a la formación con, en y a través de los medios de comunicación de estudiantes y profesores de pregrado, teniendo como guía las alfabetizaciones; diseño y aprendizaje basado en juegos digitales y formación inicial y continua del profesorado. La metodología aplica Design-Based Research (DBR), en un proceso iterativo de investigación, creación, producción y evaluación, retroalimentando el juego con información de los actores que lo prueban en los talleres, cuyos resultados se devuelven al diseño, generando mejoras en el prototipo para ser probado en nuevos ciclos formativos. La producción de datos durante los talleres se realiza mediante cuestionarios y producción de narrativas. Los resultados de la producción de diferentes formatos de juego y la formación de decenas de participantes del curso sugieren que es posible jugar, analizar, crear juegos e incluso reflexionar sobre su uso en prácticas pedagógicas. <![CDATA[(CO)AUTORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E INOVAÇÃO EDUCACIONAL: CAMINHOS ÉTICO-ESTÉTICOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400181&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Na esteira de quefazeres e saberes ético-estéticos, investigamos em que medida a (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA) potencializa inovação na Educação Básica. Em movimento cíclico-espiralado de pesquisa-ação, (co)autoramos o Small Open Online Course “REA: Educação para o futuro”, ofertando-o a professores da Educação Básica da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Ao longo das atividades de estudo, produzimos dados teórico-práticos que potencializaram, neste artigo, a análise interpretativo-crítica de discursos de professores participantes, sob o recorte temático inovação didático-metodológica e fluência tecnológico-pedagógica. Defendemos que, nas relações dialógicas dos REA com o tripé Educação, tecnologias e inovação, a disruptividade acontece na medida em que (co)autoramos em rede à luz de atos éticos e estéticos. Assim, a (co)autoria de REA, responsável e responsiva, depende da fluência tecnológico-pedagógica para fomentar e consolidar inovação educacional disruptiva.<hr/>ABSTRACT In the way of ethical-aesthetic work and knowledge, we investigated to what extent the (co)authorship of Open Educational Resources improves innovation in Basic Education. In a cyclic-spiral movement of action research, we (co)authored the Small Open Online Course “REA: Education for the future”, offering it to teachers of Basic Education in the state public network of Rio Grande do Sul. Throughout the study activities, we produced theoretical-practical data that improved, in this article, the interpretative-critical analysis of the speeches of participating teachers, about didactic-methodological innovation and Technological-Pedagogical Fluency. We argue that, in the OER´s dialogical relations with the foundation of Education, Technologies and Innovation, disruptivity happens how (co)authorship in a network in the light of ethical and aesthetic acts. Therefore, the (co)authorship of OER, responsible and responsive, depends on Technological-Pedagogical Fluency to foster and consolidate disruptive educational innovation.<hr/>RESUMEN A la raíz del qué hacer y de los saberes ético-estéticos, investigamos en qué medida la (co)autoría de Recursos Educativos Abiertos (REA) potencia la innovación en la Educación Básica. En un movimiento cíclico-espiral de investigación-acción, (co)creamos el Small Open Online Course “REA: Educación para el futuro”, ofreciéndolo a docentes de Educación Básica de la red pública estatal de Rio Grande do Sul. Durante el desarrollo de las actividades de estudio, producimos datos teórico-prácticos que potenciaron, en este artículo, el análisis interpretativo-crítico de los discursos de los docentes participantes, bajo el corte temático de innovación didáctico-metodológica y fluidez tecnológico-pedagógica. Sostenemos que, en las relaciones dialógicas de los REA con el trípode de Educación, Tecnologías e Innovación, se produce la disrupción como (co)autores en una red a la luz de actos éticos y estéticos. Así, la (co)autoría de los REA, responsable y apropiada, depende de la fluidez tecnológico-pedagógica para fomentar y consolidar la innovación educativa disruptiva. <![CDATA[TECNOLOGIA 4.0 PARA A EDUCACÃO 4.0: INOVACÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ÍNDIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400198&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract There is no denying the fact that education is the greatest tool to solve our problems. Education has been transformed from centuries in its form, levels, and format. Depending upon our needs and times, be it peace or exigencies (natural or human induced), educational pedagogies, assessment strategies, infrastructural provisions, student enrolment, faculty recruitment, finances, knowledge management and technology adoption, all have changed over a period of time. Such change in teaching and learning practices is constant. Flexibility of operations, rapidity of knowledge generation and transfer, creative practices and spatial arrangements have given rise to innovations in education. New pedagogies and technologies have opened up new possibilities. Students are offered new learning paths. This article discusses the innovations, challenges and opportunities as presented to us by the technology 4.0 for education 4.0.<hr/>Resumen No se puede negar el hecho de que la educación es la mejor herramienta para resolver nuestros problemas. La educación se ha transformado a lo largo de los siglos en su forma, niveles y formato. Dependiendo de nuestras necesidades y tiempos, ya sea paz o exigencias (naturales o inducidas por el hombre), pedagogías educativas, estrategias de evaluación, disposiciones de infraestructura, inscripción de estudiantes, reclutamiento de profesores, finanzas, gestión del conocimiento y adopción de tecnología, todo ha cambiado durante un período de tiempo. Este cambio en las prácticas de enseñanza y aprendizaje es constante. La flexibilidad de las operaciones, la rapidez de la generación y transferencia de conocimientos, las prácticas creativas y los arreglos espaciales han dado lugar a innovaciones en la educación. Las nuevas pedagogías y tecnologías han abierto nuevas posibilidades. A los estudiantes se les ofrecen nuevos caminos de aprendizaje. Este texto analiza las innovaciones, los desafíos y las oportunidades que nos presenta la tecnología 4.0 para la educación 4.0<hr/>Resumo Não há negativa do fato de que a Educação é a maior ferramenta para solucionar nossos problemas. A Educação tem sido transformada ao longo dos séculos em suas formas, níveis e formatos. Dependendo de nossas necessidades e tempos, sejam de paz ou mais exigentes (induzidos por fatores naturais ou humanos), pedagogias educacionais, estratégias de avaliação, provisões infraestruturais, envolvimento discente, recrutamento de pessoal acadêmico, finanças, gestão do conhecimento e adoção de tecnologias, tudo tem mudado ao longo do tempo. Tais mudanças nas práticas de ensino e de aprendizagem são constantes. Flexibilidade de operação, rapidez de geração e transferência de conhecimento, práticas criativas e arranjos espaciais produziram as inovações na Educação. Novas pedagogias e tecnologias abriram novas possibilidades. Os estudantes são apresentados a novos percursos de aprendizagem. Este artigo discute as inovações, desafios e oportunidades apresentadas pela tecnologia 4.0- para a Educação 4.0 <![CDATA[“NÃO SOU OBRIGADO A SER CULT”: O #MUSEUdeMEMES ENQUANTO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400210&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Memes são artefatos cada vez mais importantes na dinâmica comunicacional da cibercultura. Eles nos possibilitam diferentes formas de compreender o mundo a partir da autoria em rede. Sua amplitude e propagação na internet tornam-se uma espécie de termômetro da opinião pública a respeito de múltiplos temas, fatos ou acontecimentos. Expressos em diferentes linguagens digitais (áudios, gifs, imagens, vídeos), fazem sucesso nas redes sociais digitais, nas salas de aulas, presenciais e remotas, no #MUSEUdeMEMES, um museu on-line, derivado de um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar a atuação do #MUSEUdeMEMES na educação, inovação e divulgação científica, promovendo aprendizagens na cibercultura. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, e a técnica de análise dos dados foi a da análise de conteúdo. O artigo conclui que a ambiência comunicacional da cibercultura tem permitido a reconfiguração de diferentes fenômenos no contexto digital e que neste ciberespaço museal é possível experimentar uma série de vivências que perpassam as presencialidades, entre o físico e o on-line, as subjetividades e as performances culturais. Estas vivências fazem do #MUSEUdeMEMES um ambiente dinâmico de educação, inovação e divulgação científica na era das conectividades.<hr/>ABSTRACT Memes are artifacts more and more important in the communicational dynamics of digital culture. They make it possible to see many forms to understand the world from network authorship. Its amplitude and spread on the Internet become a kind of public opinion thermometer about several subjects, facts or events. Expressed in many different digital languages (audios, gifs, images, videos), they make success in social digital social networks, in classrooms, face-to-face or remote, in the #MemeMuseum, an online museum, derived from a project of Fluminense Federal University (UFF). Therefore, the objective of this article is to analyze the operation of #MemesMuseum in education, innovation and scientific divulgation, promoting learning in cyberculture. The used method was the qualitative method, descriptive and analytic and the data analysis technique was content analysis technique. This paper concludes that the communicational ambience of cyberculture has allowed the reconfiguration of many phenomena on the digital context and that, in this cyberspace of museum, it is possible to sample a serie of experiences which pervade the presentialities, between the physic and the online, the subjectivities, the cultural performances. These experiences make the #MemesMuseum a environment of dynamic education, innovation and scientific divulgation, in the connectivity era.<hr/>RESUMEN Memes son recursos cada vez más importantes en la dinámica comunicacional de la cultura digital. Ellos nos posibilitan distintas formas de comprender el mundo desde de la autoría en red. Su amplitud y propagación en internet se convierten en una especie de termómetro de la opinión pública a respeto de múltiplos temas, hechos o acontecimiento. Expresos en diferentes lenguajes digitales (audios, FIGS, imágenes, vídeos), hacen suceso en las redes digitales, en aulas de clase, presenciales y remotas, en el #MUSEOdeMEMES, un museo en-línea, derivado de un proyecto de la Universidad Federal Fluminense (UFF). En este contexto, el objetivo del artículo es analizar la actuación del #MUSEOdeMEMES en la educación, innovación y divulgación científica, promoviendo aprendizajes en la cibercultura. El método utilizado fue el cualitativo, de carácter descriptivo y analítico y la técnica de análisis de los datos ha sido el análisis de contenido. El artículo concluye que el ambiente comunicacional de la cibercultura permite la reconfiguración de diferentes fenómenos en el contexto digital y que, en este espacio museístico, es posible experimentar una serie de vivencias que y la presencia, entre el físico y el en-línea, las subjetividades, las performances culturales. Estas vivencias hacen del #MUSEOdeMEMES un ambiente dinámico de educación, innovación y divulgación científica en la era de las conectividades. <![CDATA[EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: EM BUSCA DO INTERATIVISMO COLABORATIVO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400226&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Interagir e colaborar: palavras-chave incontornáveis para os novos contextos educativos delimitados por Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE). Neste artigo, apresentamos relato de uma abordagem empírica, sob a forma de uma pesquisa de síntese, realizada junto a estudantes e professores do ensino fundamental, com foco nas seguintes questões: como devem evoluir as relações educativas colaborativas mediadas por TICE? Quais as vias de inovação educativa proporcionadas pelas redes sociais? Como novas modalidades de ensino, como o e-learning, podem promover interações do indivíduo com seu contexto? Que ressignificações são necessárias na educação formal dada a cultura imagética emergente? Que transposição didática pode subsidiar a integração de TICE na educação? Os resultados apontam para a necessidade de se avançar na formatação de uma teoria de ensino-aprendizagem suscetível de abarcar novas formas de ensinar e de aprender delimitadas pela trilogia educação-tecnologias-inovação.<hr/>ABSTRACT Interact and collaborate: key words for the new educational contexts delimited by Digital Technologies of Information, Communication and Expression (TICE). In this article, we present an account of an empirical approach, in the form of a Synthesis Research, carried out with students and teachers of elementary school, focusing on the following questions: how should educational situations evolve with the premises of collaboration? What are the possibilities for educational innovation provided by social networks? How can new teaching modalities, such as e-learning, promote interactions between the individual and his / her context? What reframings are needed in formal education given the emerging imagery culture? What didactic transposition can support the integration of TICE in education? The results point to the need to advance in the formatting of a new teaching-learning theory capable of embracing innovative teaching and learning bounded by the education-technologies-innovation trilogy.<hr/>RESUMEN Interactuar y colaborar: palabras clave para los nuevos contextos educativos delimitados por las Tecnologías Digitales de Información, Comunicación y Expresión (TICE). En este artículo presentamos un relato de un abordaje empírico, en forma de investigación de síntesis, realizado con estudiantes y docentes de primaria, enfocándonos en las siguientes preguntas: ¿cómo deben evolucionar las relaciones educativas con las premisas de la colaboración? ¿Cuáles son las posibilidades de innovación educativa que brindan las redes sociales? ¿Cómo pueden las nuevas modalidades de enseñanza, como el e-learning, promover las interacciones entre el individuo y su contexto? ¿Qué reencuadres se necesitan en la educación formal dada la cultura de imágenes emergente? ¿Qué transposición didáctica puede apoyar la integración de TICE en la educación? Los resultados apuntan a la necesidad de avanzar en la conformación de una teoría de enseñanza-aprendizaje capaz de acoger nuevas enseñanzas y aprendizajes delimitados por la trilogía educación-tecnologías-innovación. <![CDATA[FONTES DE AUTOEFICÁCIA COMPUTACIONAL DOCENTE COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo propõe um estudo sobre a relação entre autoeficácia computacional docente e o uso das tecnologias digitais no ensino. Pautada nos ensinamentos de Albert Bandura sobre crenças de autoeficácia, essa investigação tem por objetivo analisar como as fontes de autoeficácia computacional docente podem contribuir para fortalecer a confiança do professor da Educação Básica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre 2014 e 2016 em 8 escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores. Os resultados indicam que as fontes experiência direta, experiência vicária e persuasão social foram as mais expressivas no fortalecimento da crença de autoeficácia. Por outro lado, os estados emocionais percebidos como ansiedade e dúvida enfraqueceram essa mesma crença. Conclui-se que as fontes de informação representam um caminho significativo para a inovação pedagógica explorando o potencial disruptivo da tecnologia.<hr/>ABSTRACT The article proposes a study on the relationship between teaching computational self-efficacy and the use of digital technologies in teaching. Based on Albert Bandura’s teachings on self-efficacy beliefs, this investigation aims to analyze how the sources of teaching computational self-efficacy can contribute to strengthen the confidence of the Primary Education teacher. The qualitative research was carried out between 2014 and 2016 in 8 municipal schools in Rio de Janeiro, interviewing 64 teachers. The results indicated that the sources of direct experience, vicarious experience, and social persuasion were the most significant in strengthening the belief in self-efficacy. On the other hand, emotional states perceived as anxiety and doubt have weakened teachers’ self-efficacy. In conclusion, the sources of information appear to be a meaningful path for pedagogical innovation, while exploring the disruptive potential of technology.<hr/>RESUMEN El artículo propone un estudio sobre la relación entre la enseñanza de la autoeficacia computacional y el uso de tecnologías digitales en la docencia. Basada en las enseñanzas de Albert Bandura sobre las creencias de autoeficacia, esta investigación tiene como objetivo analizar cómo las fuentes de la enseñanza de la autoeficacia computacional pueden contribuir a fortalecer la confianza del docente de Educación Básica. La investigación cualitativa se realizó entre 2014 y 2016 en 8 escuelas municipales de Río de Janeiro, entrevistando a 64 docentes. Los resultados indicaron que las fuentes de experiencia directa, experiência indirecta y persuasión social fueron las más significativas para fortalecer la creencia en la autoeficacia. Por outro lado, los estados emocionales percibidos como ansiedad y duda han debilitado esa misma creencia. Se concluye que las fuentes de información representan un camino significativo para la innovación pedagógica explorando el potencial disruptivo de la tecnología. <![CDATA[JUVENTUDE EM FOCO: A DIVERSIDADE NO PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400266&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo desta pesquisa é conhecer e analisar o perfil dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes. A presente pesquisa bibliográfica utiliza a metodologia de abordagem qualitativa. Para tanto, foi realizada busca detalhada da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal de Periódicos da Capes, ademais se priorizou publicações sobre a educação profissional e juventude(s). Na coleta das informações dos trabalhos selecionados foram escolhidos 11 (onze) indicadores que contribuíram para compreender e analisar o perfil dos jovens estudantes dos cursos técnicos subsequentes como sujeitos socioculturais que transformam sua realidade social ao mesmo tempo em que são transformados. Os resultados mostraram que o perfil desses estudantes é constitutivo de múltiplos fatores decorrentes das condições de vida e das diferentes experiências vividas em seus contextos sociais e escolares, culminando na diversidade de características identitárias. As instituições de ensino precisam estar atentas a essa diversidade do perfil dos jovens e dos múltiplos fatores que ocorrem no interior e exterior da escola, pois só assim conseguirá ofertar um processo formativo com mais equidade.<hr/>ABSTRACT The objective of this research is to know and analyze the profile of students in subsequent technical courses. This bibliographic research uses the qualitative approach methodology. For this purpose, a detailed search for scientific production was carried out in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the Capes Periodical Portal, in addition to publications on professional education and youth (s). In the collection of information from the selected works, 11 (eleven) indicators were chosen that contributed to understand and analyze the profile of the young students of the subsequent technical courses as socio-cultural subjects who transform their social reality at the same time that they are transformed. The results showed that the profile of these students is constitutive of multiple factors resulting from the living conditions and the different experiences lived in their social and school contexts, culminating in the diversity of identity characteristics. Educational institutions need to be aware of this diversity in the profile of young people and the multiple factors that occur inside and outside the school, only then will they be able to offer a training process with more equity.<hr/>RESUMEN El objetivo de esta investigación es conocer y analizar el perfil de los estudiantes en cursos técnicos posteriores. Esta investigación bibliográfica utiliza la metodología de enfoque cualitativo. Para ello, se realizó una búsqueda detallada de producción científica en la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD), en el Portal Periódico Capes, además de publicaciones sobre formación profesional y juventud (s). En la recogida de información de los trabajos seleccionados se eligieron 11 (once) indicadores que contribuyeron a comprender y analizar el perfil de los jóvenes estudiantes de los cursos técnicos posteriores como sujetos socioculturales que transforman su realidad social a la par que se transforman. Los resultados mostraron que el perfil de estos estudiantes es constitutivo de múltiples factores resultantes de las condiciones de vida y las diferentes experiencias vividas en sus contextos sociales y escolares, culminando en la diversidad de características identitarias. Las instituciones educativas necesitan ser conscientes de esta diversidad en el perfil de los jóvenes y de los múltiples factores que ocurren dentro y fuera de la escuela, solo así podrán ofrecer un proceso de formación con más equidad. <![CDATA[EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS REFLEXOS NO CONTEXTO AMAPAENSE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432021000400286&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.<hr/>ABSTRACT The present work aims to bring reflections about the field education and its reflections in the context of Amapa, more precisely on the District of Anauerapucu located in the rural area of Santana-AP, with emphasis on the State School Francisco de Oliveira Filho. The investigation was based on the qualitative paradigm, through the inductive approach method, as well as through bibliographic and documental research. The techniques used for data collection were in situ observations, photographic records and informal dialogues - students, teachers and older local residents - as a form of investigation. The results reveal a certain distance between the discourse, theories and actions in the school space. The issues that guide the debate on Field Education have not echoed within the community, as well as there is an extreme need for the promotion of public policies in the continuing training of teachers, adequate physical structure, as well as specific teaching materials.<hr/>RESUMEN El presente trabajo tiene como objetivo traer reflexiones sobre la educación de campo y sus reflexiones en el contexto de Amapa, más precisamente en el Distrito de Anauerapucu ubicado en la zona rural de Santana-AP, con énfasis en la Escuela Estatal Francisco de Oliveira Filho. La investigación se guió por el paradigma cualitativo, a través del método de enfoque inductivo, así como por la investigación bibliográfica y documental. Las técnicas utilizadas para la recogida de datos fueron las observaciones in situ, los registros fotográficos y los diálogos informales -alumnos, profesores y residentes locales de mayor edad- como forma de investigación. Los resultados revelan una cierta distancia entre el discurso, las teorías y las acciones en el espacio escolar. Los temas que guían el debate sobre la Educación de Campo no han tenido eco en la comunidad, así como hay una necesidad extrema de promover políticas públicas en la formación continua de los profesores, una estructura física adecuada, así como materiales didácticos específicos.