Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320220001&lang=es vol. 31 num. 65 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[CULTURA DIGITAL, EDUCACIÓN REMOTA DE EMERGENCIA Y EDUCACIÓN CONTÍNUA DE PROFESORES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: LAS LECCIONES DE LA PANDEMIA DE COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A inserção da cultura digital na vida escolar implica a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. A experiência do Ensino Remoto Emergencial na pandemia da COVID-19 desvelou a fragilidade dessa formação continuada dos docentes da Educação Básica no Brasil. Por meio de um Survey com 375 docentes, esta pesquisa cruzou a experiência prévia com tecnologias na Educação, a formação continuada para uso dessas tecnologias e os dados do Ensino Remoto Emergencial. O estudo demonstrou que a experiência docente com tecnologias educacionais desconexas daquelas demandadas pelo Ensino Remoto Emergencial constituiu-se no fator mais relevante para a construção das estratégias pedagógicas durante a pandemia.<hr/>ABSTRACT The insertion of digital culture in school life is connected to school teachers’ lifelong formation on digital technologies of information and communication use. Emergency Remote Teaching during COVID-19 pandemics has revealed how fragile Elementary and High School teachers’ lifelong training is. Using a Survey, this research has crossed the previous experience of 375 teachers with technologies in Education, lifelong training on technology and Emergency Remote Teaching data. It has demonstrated that teaching experience with educational technologies not related to those necessary to Emergency Remote Teaching was the most relevant factor that determined the construction of pedagogical strategies during the pandemics.<hr/>RÉSUMÉ L’insertion de la culture numérique dans la vie scolaire implique une formation continue des enseignants à l’utilisation des technologies numériques de l’information et de la communication. L’expérience de l’enseignement à distance d’urgence dans la pandémie COVID-19 a dévoilé la fragilité de cette formation continue des enseignants de l’école primaire et secondaire au Brésil. Grâce à une Survey auprès de 375 enseignants, cette recherche a croisé l’expérience précédente avec les technologies dans l’éducation, la formation continue pour l’utilisation de ces technologies et les données de l’enseignement à distance d’urgence. Cela a démontré que l’expérience d’enseignement avec les technologies éducatives déconnectées de celles exigées par l’enseignement à distance d’urgence a été le facteur le plus pertinent pour la construction de stratégies pédagogiques pendant la pandémie<hr/>RESUMEN La inserción de la cultura digital en la vida escolar implica la educación continua del profesorado para el uso de las tecnologías digitales de la información y de la comunicación. La experiencia de Educación Remota de Emergencia en la pandemia COVID-19 reveló la fragilidad de la educación continua para docentes de educación básica en Brasil. A través de un Survey a 375 profesores, esta investigación cruzó la experiencia previa con tecnologías en educación, la educación continua para el uso de estas tecnologías y los datos de educación remota de emergencia. Esto demostró que la experiencia docente con tecnologías educativas desconectadas de las demandadas por la Educación Remota de Emergencia fue el factor más relevante para la construcción de estrategias pedagógicas durante la pandemia. <![CDATA[LA RELACIÓN CRÍTICA ENTRE LA INNOVACIÓN PEDAGÓGICA Y LA ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100042&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta uma apuração sobre a relação entre inovação pedagógica e ensino remoto emergencial. Apresenta uma apuração sobre a transladação das aulas presenciais para o formato remoto, que aconteceu por causa da pandemia gerada pelo Covid-19. O estudo é de caráter qualitativo e exploratório, com aplicação de questionários aos docentes que estão lecionando remotamente, sendo a amostra não probabilística. Em duas etapas distintas, usando a metodologia “bola de neve”, produzimos dados para análise. A primeira etapa teve como ênfase a inovação pedagógica e a segunda foi direcionada para a avaliação no ensino remoto emergencial. Os resultados apontam que a maior parte dos docentes apenas transladou a sua metodologia para o formato online, ainda que a maioria tenha feito um replanejamento das suas aulas. Conclui-se que ainda é necessário aprofundar a relação entre tecnologias e inovação das práticas pedagógicas.<hr/>ABSTRACT This article presents an investigation on the relationship between pedagogical innovation and emergency remote education. It presents an investigation about the transfer of classroom classes to the remote format, which happened because of the pandemic generated by Covid-19. The study is qualitative and exploratory, with questionnaires applied to teachers who are teaching remotely, the sample being non-probabilistic. In two distinct stages, using the “snowball” methodology, we produce data for analysis. The first stage was focused on pedagogical innovation and the second was directed to evaluation in emergency remote education. The results show that the majority of teachers only transferred their methodology to the online format, even though most of them had to redesign their classes. It is concluded that it is still necessary to deepen the relationship between Technologies and innovation of teaching practices.<hr/>RESUMEN Este artículo presenta una investigación sobre la relación entre innovación pedagógica y educación remota de emergencia. Presenta una investigación sobre la transferencia de clases presenciales al formato remoto, que sucedió a raíz de la pandemia generada por Covid-19. El estudio es cualitativo y exploratorio, con cuestionarios aplicados a docentes que están enseñando de forma remota, siendo la muestra no probabilística. En dos etapas distintas, utilizando la metodología de “bola de nieve”, producimos datos para su análisis. La primera etapa estuvo enfocada a la innovación pedagógica y la segunda a la evaluación en educación remota de emergencia. Los resultados muestran que la mayoría de los profesores solo transfirió su metodología al formato online, aunque la mayoría tuvo que rediseñar sus clases. Se concluye que aún es necesario profundizar la relación entre tecnologías e innovación de las prácticas pedagógicas. <![CDATA[EDUCACIÓN INFANTIL ANTE LOS RIESGOS DEL COVID -19: DILEMAS Y RETOS EDUCATIVOS PARA BEBÉS Y NIÑOS PEQUEÑOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100059&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Desde o início de 2020, o mundo tem passado por demandas emergenciais devido à disseminação do novo coronavírus, exigindo medidas diversas, como a implementação de medidas de distanciamento social e a suspensão de atendimento presencial nas escolas. Frente a esse cenário, muito se tem visto e discutido a respeito da Educação Infantil, sendo preocupante a adoção de práticas escolarizantes, preparatórias e, muitas vezes, excludentes, por meio de propostas de atividades não presenciais. Este estudo caracteriza-se como estudo de caso, cujo objetivo é discutir e analisar ações e documentos de um programa educacional municipal implementado no contexto de pandemia, abordando dilemas e desafios, assim como possibilidades de trabalho. Consideramos que os recursos tecnológicos e digitais podem se configurar como ferramentas potentes de apoio, de comunicação, de diálogo e de estreitamento de vínculos entre os diferentes sujeitos envolvidos na educação e no cuidado de bebês e crianças pequenas. No entanto, é preciso ter atenção, intencionalidade e reconhecimento das limitações, de modo a não aprofundar as desigualdades educacionais, retroceder nas conquistas de direitos e modos de fazer a educação da infância.<hr/>ABSTRACT Since the beginning of 2020, the world has gone through emergency demands due to the dissemination of the new coronavirus, which required several measures, such as the implementation of social isolation and suspension of attendance at schools. In view of this, much has been seen and discussed about early childhood education, with the adoption of schooling, preparatory and often exclusionary practices, through proposals for non-face-to-face activities, being worrying. The study is characterized as a case study and aims to discuss and analyze actions and documents of a municipal educational program implemented in the context of a pandemic, addressing dilemmas and challenges, as well as work possibilities. It is considered that technological and digital resources can be configured as powerful tools for support, communication, dialogue and closer bonds between the different subjects involved in the education and care of infants and young children, however, attention, intentionality and recognition are needed. of limitations, so as not to deepen educational inequalities, set back in the achievements of rights and ways of doing childhood education.<hr/>RESUMEN Desde principios del año de 2020, el mundo pasa por demandas de emergencia, por la diseminación del nuevo coronavirus, requiriendo, de eso, varias medidas, como la implementación de medidas de distanciamiento social y la suspensión de las actividades presenciales en las escuelas. En este escenario, mucho se ha visto y discutido sobre la Educación Infantil, siendo preocupante la adopción de prácticas escolares, preparatorias y, muchas veces, excluyentes, a través de propuestas de actividades que no sean presenciales. Este estudio se caracteriza como un estudio de caso, cuyo objetivo es discutir y analizar acciones y documentos de un programa educativo municipal implementado en el contexto de la pandemia, abordando dilemas y desafíos, así como posibilidades laborales. Creemos que los recursos tecnológicos y digitales se pueden configurar como poderosas herramientas para el apoyo, comunicación, diálogo y estrechar lazos entre los diferentes sujetos involucrados en la educación y cuidado de bebés y niños pequeños. Sin embargo, es necesario tener atención, intencionalidad y reconocimiento de limitaciones, para no profundizar las desigualdades educativas, retroceder en la consecución de derechos y formas de hacer educación infantil. <![CDATA[DESIGUALDADES, CAMBIOS Y CONTINUIDADES EN LAS TRAYECTORIAS EDUCATIVAS EN SALTA (ARGENTINA) EN EL CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVI D-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100075&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Salta es una de las provincias ubicadas en el NOA (Noroeste Argentino) que presenta mayores datos alarmantes de desigualdad en la región, en términos de desocupación, pobreza infantil, desnutrición y femicidios (AUTOR, 2019). La desigualdad socioeconómica pre existente fue profundizada en el contexto de pandemia originado por el COVID-19 desde principios de 2020, e impactó fuertemente en el ámbito educativo, tanto en el acceso (dispositivos tecnológicos y conectividad) como en los procesos de enseñanza- aprendizaje; por lo que las trayectorias educativas se vieron afectadas y modificadas, especialmente en los sectores más vulnerables. En este artículo se propone problematizar las desigualdades educativas y digitales en una escuela rural de la provincia de Salta, teniendo en cuenta el contexto general. Se abordará este caso desde una perspectiva metodológica cualitativa (Rist, 1977) ya que es inductiva y sigue un diseño de investigación flexible; para lo que entrevistó a varias trabajadoras de la institución para que dieran cuenta de la situación de transformación y desafíos educativos que tuvieron que enfrentar por la pandemia. Además, se tomaron algunos datos de la Encuesta Permanente de Hogares (EPH) y otros materiales relevantes para describir el contexto educativo y el acceso a las TIC en Salta.<hr/>RESUMO Salta é uma das províncias do NOA (Noroeste da Argentina) que apresenta os dados mais alarmantes sobre a desigualdade da região, em termos de desemprego, pobreza infantil, desnutrição e feminicídios (AUTOR, 2019). A desigualdade socioeconômica preexistente foi aprofundada no contexto da pandemia provocada pelo COVID-19 desde o início de 2020, e impactou fortemente o campo educacional, tanto no acesso (dispositivos tecnológicos e conectividade) quanto nos processos de ensino-aprendizagem. Portanto, as trajetórias educacionais foram afetadas e modificadas, especialmente nos setores mais vulneráveis. Este artigo se propõe a problematizar as desigualdades educacionais e digitais em uma escola rural da província de Salta, levando em consideração o contexto geral. Este caso será abordado a partir de uma perspectiva metodológica qualitativa (Rist, 1977), pois é indutivo e segue um desenho de pesquisa flexível; Para isso, entrevistou vários trabalhadores da instituição para que prestassem contas da situação de transformação e dos desafios educacionais que tiveram de enfrentar devido à pandemia. Além disso, alguns dados foram retirados da Pesquisa Domiciliar Permanente (EPH), e outros materiais relevantes para descrever o contexto educacional e o acesso às TIC em Salta.<hr/>ABSTRACT Salta is one of the provinces located in the NOA (Northwest of Argentina) that presents the highest alarming data on inequality in the region, in terms of unemployment, child poverty, malnutrition and femicides (AUTOR, 2019). The pre-existing socioeconomic inequality was deepened in the context of the pandemic caused by COVID-19 since the beginning of 2020, and had a strong impact on the educational field, both in access (technological devices and connectivity) and in the teaching-learning processes; therefore, educational trajectories were affected and modified, especially in the most vulnerable sectors. This article proposes to problematize educational and digital inequalities in a rural school in the province of Salta, taking into account the general context. This case will be approached from a qualitative methodological perspective (Rist, 1977) since it is inductive and follows a flexible research design; For this, he interviewed several workers of the institution so that they gave an account of the transformation situation and educational challenges that they had to face due to the pandemic. In addition, some data were taken from the Permanent Household Survey (EPH), and other relevant materials to describe the educational context and access to ICT in Salta. <![CDATA[ENSEÑANZA REMOTA PARA QUIÉN? LOS CAMPESINOS EN EL (DES) CONTEXTO DE LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN DIGITAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100088&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo aborda a temática do ensino remoto e sua incidência no paradigma de educação do/no campo, evidenciando a política de inclusão digital para os estudantes camponeses, no contexto de pandemia Covid-19, como alternativa de inclusão ou exclusão educacional. O objetivo geral é de analisar como o ensino remoto incide na destituição do paradigma de educação no/do campo, diante do elevado nível de exclusão digital dos camponeses na Universidade. A investigação tem como base metodológica a abordagem qualitativa, a pesquisa participante, a partir da análise documental de resoluções, portarias, decisões lavradas pelos cursos. Os resultados apontam que as políticas de inclusão aos estudantes nas Universidades podem garantir condições materiais para a educação igualitária, quando considera como princípio as formas de acesso e permanência dos sujeitos do campo à Universidade.<hr/>ABSTRACT The following article approaches the theme of remote learning and its incidence in the paradigm of education from/of the countryside, highlighting the digital inclusion policy for the peasant students in the context of the Pandemic Covid-19 as an alternative of educational inclusion or exclusion. The general objective is to analyze how remote teaching concerns the dismissal of the paradigm of education in/of the countryside, before the high level of digital exclusion of peasants in the University. The investigation has as methodological basis the qualitative research, the participatory research, from the documental analysis of resolutions, ordinances, established decisions by the courses and academic works guided. The results show that the inclusion policies for students in the universities may provide material conditions for the equal education when the access and permanence of the individual from the countryside in the university are considered a principle.<hr/>RESUMEN Este artículo aborda el tema de la enseñanza remota y su impacto en el paradigma educativo del / en el campo, destacando la política de inclusión digital para los estudiantes campesinos, en el contexto de la pandemia Covid-19, como alternativa de inclusión o exclusión educacional. El objetivo general es de analizar como la enseñanza remota afecta la destitución del paradigma educativo en el/ del campo, dado el alto nivel de exclusión digital de los campesinos en la Universidad. La investigación tiene como base metodológica el enfoque cualitativo, la investigación participante, a partir del análisis documental de resoluciones, ordenanzas, decisiones elaboradas por los cursos. Los resultados muestran que las políticas de inclusión de los estudiantes en las Universidades pueden garantizar las condiciones materiales para la educación igualitaria cuando considera como principio las formas de acceso y permanencia de los sujetos del campo a la universidad. <![CDATA[DISCORD COMO HERRAMIENTA DE ENSEÑANZA EN LÍNEA DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100106&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN La pandemia de COVID-19 obligó a las autoridades españolas a declarar el estado de alarma y suspender la enseñanza presencial, por lo que fueron necesarias nuevas iniciativas para atender la demanda educativa. Este estudio describe la experiencia de 20 profesores de la Escuela de Nuevas Tecnologías Interactivas de la Universidad de Barcelona durante los primeros meses de docencia digital con la plataforma Discord. Discord permite crear múltiples secuencias de clases, reducir la carga del sistema y puede usarse en diversas plataformas y dispositivos con pocos recursos. Mediante la observación de clases, entrevistas y una revisión bibliográfica, estudiamos (1) las competencias de enseñanza en línea del profesorado antes de la pandemia; (2) el uso de Discord y técnicas pedagógicas; (3) los problemas detectados y (4) sus recomendaciones. Los resultados pueden ayudar a otros docentes a organizar la enseñanza en línea en contextos críticos con Discord como plataforma de enseñanza virtual.<hr/>RESUMO A pandemia COVID-19 obrigou as autoridades espanholas a declarar estado de alarme e suspender o ensino presencial, razão pela qual foram necessárias novas iniciativas para responder à procura educacional. Este estudo descreve a experiência de 20 professores da Escola de Novas Tecnologias Interativas da Universidade de Barcelona durante os primeiros meses de ensino digital com a plataforma Discord. O Discord permite que você crie várias sequências de classes, reduza a carga do sistema e pode ser usado em várias plataformas e dispositivos com poucos recursos. Por meio de observação de aulas, entrevistas e uma revisão da literatura, estudamos (1) as competências de ensino online dos professores antes da pandemia; (2) o uso de Discord e técnicas de ensino; (3) os problemas detectados e (4) suas recomendações. Os resultados podem ajudar outros professores a organizar o ensino online em contextos críticos com o Discord como uma plataforma de ensino virtual.<hr/>ABSTRACT The COVID-19 pandemic forced the Spanish authorities to declare the state of alarm and suspend face-to-face education, which lead to the search for new alternatives to meet the educational demand. This study describes the experience of 20 professors from the School of New Interactive Technologies of the University of Barcelona during the first months of digital teaching with the Discord platform. Discord enables creating multiple sequences of classes, reduces system load, and can be used on various low-resource platforms and devices. Through the direct observation of classes, interviews, and a literature review, we studied (1) the online teaching skills of professors prior to the pandemic; (2) the use of Discord and teaching techniques; (3) the problems detected, and (4) their recommendations. These results may help other professors organize online teaching in critical contexts with Discord as a virtual teaching platform1. <![CDATA[LA ENSEÑANZA DE HISTORIA EN TIEMPOS DE ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA: METODOLOGÍA, EVALUACIÓN Y REFLEXIÓN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100121&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender as singularidades e as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais, a partir do contexto de pandemia mundial de Covid-19. Utilizamos para o nosso estudo de caso os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza, Ceará, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020, de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares e públicas. O que percebemos de antemão, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes pelo mundo tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs), Tecnologias Educacionais, objetos educacionais, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) etc. E, muitas vezes, tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. Percebemos também que se deram mudanças na relação entre educação e tecnologia, principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.<hr/>ABSTRACT This study aims to understand the relationship between education and technology, as well as to understand the singularities and peculiarities to try to outline more general trends, from the context of the world pandemic of Covid-19. For our case study, we used the lesson plans and evaluations of three teachers from the city of Fortaleza (Ceará), from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school during May to December 2020. What we realized beforehand, in these relations between education and technology, it was that “overnight” millions of teachers and students around the world had to adapt quickly to the new reality of remote classes and massive use of Communication and Information Technologies (ICTs), Educational Technologies, educational objects, applications, virtual learning environments (VLEs), etc. And often, having to have their own means to use these technologies. What we noticed, too, was that the changes in the relationship between education and technology occurred mainly in the forms and ways of teaching mediated by technologies, to the detriment of modifications in the contents taught.<hr/>RESUMEN Este estudio tiene como objetivo comprender la relación entre educación y tecnología, así como comprender las singularidades y peculiaridades para intentar esbozar tendencias más generales, desde el contexto de la pandemia mundial de Covid-19. Para nuestro caso de estudio, utilizamos los planes de estudio y las evaluaciones de tres maestros de la ciudad de Fortaleza (Ceará), desde el 9 ° grado de la escuela primaria hasta el 3 ° año de la escuela secundaria durante mayo a diciembre de 2020. De lo que nos dimos cuenta de antemano, en estas relaciones entre educación y tecnología, fue que “de la noche a la mañana” millones de docentes y estudiantes de todo el mundo tuvieron que adaptarse rápidamente a la nueva realidad de las clases a distancia y el uso masivo de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), Educativas Tecnologías, objetos educativos, aplicaciones, entornos virtuales de aprendizaje (EVAs) etc. Y muchas veces, necesitando tener sus propios medios para utilizar estas tecnologías. Lo que notamos, también, fue que los cambios en la relación entre educación y tecnología ocurrieron principalmente en las formas y modos de enseñanza mediatizados por tecnologías, en detrimento de modificaciones en los contenidos enseñados. <![CDATA[DE LA EDUCACIÓN REMOTA DE EMERGENCIA A LA HYFLEX: ¿UN POSIBLE CAMINO HACIA LA EDUCACIÓN ONLIFE?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100138&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O Ensino Remoto Emergencial, as Aulas Simultâneas e o Modelo HyFlex representam opções pedagógicas construídas durante a pandemia da Covid-19. Estas propostas situam-se ao nível da solução de problemas, cuja resolução emerge da atenção à vida pragmática, o que implica criatividade. Nesse movimento, um novo nível de atenção é necessário, uma atenção suplementar, o que contribui para a invenção de problemas e onde se potencia a Educação Híbrida e emerge a Educação OnLIFE. O objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, último da trilogia “Paradigma de Educação OnLIFE”, é discutir as principais abordagens educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia e a emersão de um paradigma educacional em que não exista distinção entre offline e online, e em que as tecnologias digitais e as redes não sejam encaradas como ferramentas, mas como forças ambientais que afetam a nossa autoconceção, as nossas interações e como ensinamos e aprendemos.<hr/>ABSTRACT The Emergency Remote Education, Simultaneous Classes or the HyFlex Model represent pedagogical options built during the Covid-19 pandemic. These proposals are at the level of “problem solving”, in which resolution emerges from attention to pragmatic life, which necessarily requires creativity. In this movement, a new level of attention is needed, the level of inventiveness, which contributes to the invention of problems and where Hybrid Education is enhanced, and OnLIFE Education emerges. The main goal of this article, of an eminently theoretical nature, the last of the “OnLIFE Education Paradigm” trilogy, is to discuss the main educational approaches developed in pandemic times and the emergence of an educational paradigm in which there is no distinction between offline and online and in which digital technologies and networks are not seen as tools, but as environmental forces that affect our self-conception, our interactions and how we teach and learn.<hr/>RESUMEN La educación remota de emergencia, las lecciones simultáneas o el modelo HyFlex representan opciones educativas creadas durante la pandemia de Covid-19. Estas propuestas se encuentran al nivel de la resolución de problemas, cuya resolución surge de la atención a la vida pragmática, que, necesariamente, implica creatividad. En este movimiento, se necesita un nuevo nivel de atención, el nivel de la inventividade que contribuye a la invención de problemas y donde se potencia la Educación Híbrida y surge la Educación OnLIFE. El objetivo de este artículo, de carácter eminentemente teórico, el último de la trilogía “Paradigma de la educación OnLIFE”, es discutir los principales enfoques educativos desarrollados en tiempos de Pandemia y el surgimiento de un paradigma educativo donde no hay distinción entre offline y online y donde las tecnologías y redes digitales no son vistas como herramientas, sino como fuerzas ambientales que afectan nuestra autoconcepción, nuestras interacciones y cómo enseñamos y aprendemos. <![CDATA[COREOGRAFÍAS DE APRENDIZAJE EN LA ENSEÑANZA A DISTANCIA DE EMERGENCIA: FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LA EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100156&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O texto apresenta o resultado de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em um curso de formação contínua de professores da educação profissional e tecnológica, para o trabalho docente no ensino remoto. O objetivo foi identificar coreografias de aprendizagem inovadoras, mediadas pelas tecnologias digitais. Foram convidados, por e-mail, a participar dessa pesquisa 86 professores que haviam concluído o curso promovido pela Escola de Desenvolvimento de Servidores, de uma instituição pública federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cuja coleta dos dados consistiu na participação da pesquisadora em quatro encontros síncronos do curso e na aplicação de um formulário on-line para a complementação dos resultados, visando ao alcance do objetivo proposto. Além disso, consultou-se os materiais didáticos como os portfólios dos alunos, os diálogos e todos os arquivos postados na turma virtual do Google Classroom, uma vez que, devido ao isolamento social, o curso foi assíncrono com momentos síncronos. Para os momentos síncronos utilizou-se a plataforma da Microsoft Teams. As análises indicam que houve um aprendizado docente em relação ao uso das tecnologias digitais para a elaboração de coreografias favoráveis a uma aprendizagem mais ativa, autônoma e inovadora.<hr/>ABSTRACT This text presents the result of a descriptive and qualitative research, carried out in a continuous training course for teachers of professional and technological education, for teaching work in remote teaching. The objective was to identify learning choreographies innovative, mediated by digital technologies. 86 professors who had completed the course promoted by the School of Server Development, of a federal public institution, were invited by e-mail to participate in this research. This is descriptive qualitative research, whose data collection consisted of the researcher's participation in 04 synchronous meetings of the course and in the application of an online form to complement the results, aiming at achieving the proposed objective. In addition, didactic materials such as student portfolios, dialogues and all files posted in the Google Classroom virtual class were consulted, since due to social isolation the course was asynchronous with synchronous moments. For the synchronous moments, the Microsoft Teams platform was used. The analyzes indicate that there was a teaching learning in relation to the use of digital technologies for the elaboration of choreographies favorable to a more active, autonomous, and innovative learning.<hr/>RESUMEN Este texto presenta el resultado de una investigación descriptiva y cualitativa, realizada en un curso de formación continua de docentes de educación profesional y tecnológica, para el trabajo docente en la enseñanza a distancia. El objetivo fue identificar coreografías de aprendizaje innovadoras, mediadas por tecnologías digitales. 86 profesores que habían realizado el curso promovido por la Escuela de Desarrollo de Servidores, de una institución pública federal, fueron invitados por correo electrónico a participar de esta investigación. Se trata de una investigación cualitativa descriptiva, cuya recolección de datos consistió en la participación del investigador en 04 encuentros sincrónicos del curso y en la aplicación de un formulario en línea para complementar los resultados, visando alcanzar el objetivo propuesto. Además, se consultaron materiales didácticos como portafolios de estudiantes, diálogos y todos los archivos publicados en la clase virtual de Google Classroom, ya que por el aislamiento social el curso era asincrónico con momentos sincrónicos. Para los momentos sincrónicos se utilizó la plataforma Microsoft Teams. Los análisis indican que hubo una enseñanza aprendizaje en relación al uso de tecnologías digitales para la elaboración de coreografías favorables a un aprendizaje más activo, autónomo e innovador. <![CDATA[EL USO PEDAGÓGICO DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES: DEL CURRICULUM A LA FORMACIÓN DOCENTE EN TIEMPOS DE PANDEMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100174&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente artigo reflete como as Tecnologias Digitais (TD) podem contribuir para ressignificar o fazer docente em contextos de ensino e aprendizagem, pois, ao mesmo tempo em que causam expectativas por representar o “novo”, em contrapartida, provocam tensões em relação à prática educativa, no que tange, especialmente, às formas de apropriação e implementação por parte do docente, individualmente ou pela adesão de um projeto coletivo. Com as repentinas mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, a utilização das TD, a fim de que as aulas prosseguissem, tornou-se imperativa, da educação básica ao ensino superior. A análise empreendida está suportada na pesquisa bibliográfica, na qual buscou privilegiar o levantamento de estudos voltados à relação entre o ensino remoto, o currículo e a prática pedagógica. Como resultados apontamos que a apropriação pedagógica das TD se impõe como um dos desafios à ação docente e à sua agência como decisor curricular, especialmente com o ensino remoto, bem como exige a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades técnicas e pedagógicas para o melhor aproveitamento das tecnologias em razão, particularmente, das aprendizagens e formação dos estudantes.<hr/>ABSTRACT This article reflects on how Digital Technologies (DT) can contribute to re-signify teaching in teaching and learning contexts, because, while they cause expectations for representing the “new”, on the other hand, they provoke tensions in relation to the practice educational, with regard, especially, to the forms of appropriation and implementation by the teacher, individually or by joining a collective project. With the sudden changes caused by the Covid-19 pandemic, the use of DT, for classes to continue, became imperative, from basic education to higher education. The analysis undertaken is supported by the bibliographical research, in which it sought to privilege the survey of studies focused on the relationship between remote teaching, the curriculum and pedagogical practice. As a result, we point out that the pedagogical appropriation of DT imposes itself as one of the challenges to the teaching action and to its agency as a curriculum decision maker, especially with remote teaching, as well as it requires learning and the development of technical and pedagogical skills for the best use. technologies as a function of student learning and training.<hr/>RESUMEN Este artículo reflexiona sobre cómo las Tecnologías Digitales (TD) pueden contribuir a resignificar la docencia en contextos de enseñanza y aprendizaje, pues, al mismo tiempo que provocan expectativas por representar lo “nuevo”, por otro lado, provocan tensiones con relación a la práctica educativa, en lo que respecta, especialmente, a las formas de apropiación e implementación por parte del docente, individualmente o incorporándose a un proyecto colectivo. Con los cambios repentinos provocados por la pandemia del Covid-19, el uso del DT, para la continuidad de las clases, se volvió imperativo, desde la educación básica hasta la superior. El análisis realizado se sustenta en la investigación bibliográfica, en la que se buscó privilegiar el levantamiento de estudios centrados en la relación entre la enseñanza a distancia, el currículo y la práctica pedagógica. Como resultado, señalamos que la apropiación pedagógica de la TD se impone como uno de los desafíos a la acción docente y a su agencia como decisora ​​curricular, especialmente con la enseñanza a distancia, así como, requiere del aprendizaje y el desarrollo de habilidades técnicas y pedagógicas para el mejor uso de las tecnologías en función, en particular, del aprendizaje y la formación de los estudiantes. <![CDATA[ENSEÑANZA REMOTA DE EMERGENCIA, JÓVENES Y BNCC: PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE EN LA ESCUELA SECUNDARIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100188&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo problematiza o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em face da construção do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso para a etapa e do ensino remoto, estratégia frente à recomendação de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19. Por meio da abordagem qualitativa do método pesquisa documental, com triangulação de fontes, aborda-se a conectividade da juventude, público-alvo do Ensino Médio, em contraposição às dificuldades observadas no ensino remoto e o percurso de construção do referencial curricular do Ensino Médio no estado de Mato Grosso, situando-o como parte dos desafios do período pós-pandemia, dadas as alterações que congrega. Constatamos a necessidade de debater investimento em educação pública, situar a aprendizagem do jovem como foco das preocupações curriculares no período pós-pandemia, na ótica de priorizar seu aprendizado e não retroceder quanto às metas fundamentais postas no Plano Nacional de Educação.<hr/>ABSTRACT This article problematizes the teaching-learning process in High School, considering the construction of the Curriculum Reference Document for Mato Grosso and remote education, a strategy adopted by the recommendation of social distance due to the Covid-19 pandemic. Through the qualitative approach of the documentary research method, with triangulation of sources, the connectivity of youth, the target audience of High School, is approached, in contrast to the difficulties observed in remote education and the path of construction of the curriculum framework of High School in state of Mato Grosso, understanding as part of the challenges of the post-pandemic period, due to the proposed changes. We note the need to debate investment in public education, to place youth learning as the focus of curricular concerns in the post-pandemic period, with a view to prioritizing their learning and not to fall back on the fundamental goals set out in the National Plan Education.<hr/>RESUMEN Este artículo problematiza el proceso de enseñanza-aprendizaje en el Bachillerato, delante de la construcción del Documento de Referencia Curricular para Mato Grosso para la etapa y de la enseñanza remota, una estratégia conforme la recomendación de la distancia social por la pandemia Covid-19. A través del abordaje cualitativo del método de investigación documental, con triangulación de fuentes, se aborda la conectividad de los jóvenes, público-objetivo del Bachillerato, en contraste con las dificultades observadas en la educación remota y el camino de construcción del marco curricular del Bachillerato en Mato Grosso, considerándolo como parte de los desafíos de la pospandémica, con los cambios que trae. Señalamos la necesidad de discutir la inversión en educación pública, que posicione el aprendizaje de los jóvenes como foco de inquietudes curriculares en el período pospandémico, mirando su aprendizaje y no retroceder en las metas fundamentales del Plan Nacional de Educación. <![CDATA[RECORRIDOS FORMATIVOS MEDIADOS POR TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: APORTES PARA PENSAR LAS ACTIVIDADES ASINCRÓNICAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100201&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo central deste artigo é fomentar reflexões e iniciativas pedagógicas no ensino superior, adequadas - mas não restritas - ao contexto educacional induzido pelo momento pandêmico iniciado em 2020. Para isso, é analisada uma possível configuração para atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), numa perspectiva de aprendizagem/sala de aula invertida, híbrida, ativa e significativa. A experiência articulou atividades síncronas (webconferências) e assíncronas (AVA); por escopo e amplificação, o presente esforço propositivo volta-se à análise e discussão da organização e de impressões de docentes e estudantes acerca dos recursos de mediação desenvolvidos. Como resultado, são apresentados alguns aportes para pensar, realizar e qualificar atividades pedagógicas assíncronas, coerentemente com jornadas formativas mediadas por tecnologias digitais, tem ocorrido nesses tempos de pandemia.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to encourage reflections and pedagogical initiatives in higher education, that are appropriate - but not restricted - to the educational context induced by the pandemic moment that started in 2020. For this, it is analysed a possible setting for teaching-learning activities in virtual learning environments (VLE), in a perspective of flipped classroom, blended, active and meaningful learning. The experience articulated synchronous activities (web conferences) and asynchronous activities (VLE); by scope and amplification, the purposeful effort turned to the analysis and discussion of the and impressions of professors and students about the mediation resources developed. As a result, some contributions are presented some contributions to thinking, performing, and qualifying asynchronous pedagogical activities, coherently with training journeys mediated by digital technologies, as has been happening in these pandemic times.<hr/>RESUMEN El objetivo principal de este artículo es fomentar reflexiones e iniciativas pedagógicas en la educación superior, adecuadas - pero no restringidas - al contexto educativo inducido por el momento pandémico iniciado em 2020. Para ello, se plantea un posible escenario para actividades de actividades pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje (EVA), analizadas en una perspectiva de aprendizaje/salón invertido, mixto, activo y significativo. La experiencia articuló actividades sincrónicas (conferencias web) y actividades asincrónicas (EVA); por alcance y amplificación, el presente esfuerzo propositivo está dirigido a analizar y discutir la composición y impresiones de profesores y estudiantes sobre los recursos de mediación desarrollados. Como resultado, se presentan algunos aportes para pensar, realizar y calificar actividades pedagógicas asincrónicas, de manera coherente con los recorridos formativos mediados por las tecnologías digitales, como viene sucediendo en estos tiempos de pandemia. <![CDATA[TECNOLOGÍAS Y EDUCACIÓN: CONTRIBUCIONES AL DEBATE EN LA OBRA DE PAULO FREIRE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100226&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo visa a analisar o aporte de Paulo Freire para embasar a reflexão crítica sobre a tecnologia, entendida como o conjunto de técnicas e sua relação com a educação. No atual contexto, entende-se que um dos grandes desafios do campo educacional está na compreensão crítica da relação entre tecnologias e educação. Como método, utilizou-se a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo de 15 de suas obras, com seleção de ideias centrais de Freire sobre o tema. Entre as contribuições do autor, estão: a denúncia do falso dilema entre humanismo-tecnologia; a crítica ao tecnicismo, à ideologização, ao pragmatismo neoliberal; e a necessária vigilância ética frente ao utilitarismo consumista que domina a ciência e a tecnologia, na lógica do mercado capitalista. Conclui-se que as contribuições do autor continuam extremamente válidas para o campo da educação, sobretudo as obras que subsidiam critérios éticos.<hr/>ABSTRACT This article aims to analyze Paulo Freire’s contribution to support critical reflection on technology, understood as a set of techniques and its relation to education. In the current context, it is understood that one of the greatest challenges of the educational field is in the critical understanding of the relationship between technologies and education. As a method, a bibliographic review and content analysis of 15 of his books were used, with a selection of Freire’s central ideas on the subject. Among the author’s contributions are: the denunciation of the false dilemma between humanism-technology; criticism to technicism, ideologization, neoliberal pragmatism; and the necessary ethical vigilance in the face of consumerist utilitarianism that dominates science and technology in the logic of the capitalist market. It is concluded that the author’s contributions remain extremely valid for the field of education, especially the works that support ethical criteria.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar la contribución de Paulo Freire para apoyar la reflexión crítica sobre la tecnología, entendida como un conjunto de técnicas y su relación con la educación. En el contexto actual, se entiende que uno de los grandes desafíos del campo educativo está en la comprensión crítica de la relación entre tecnologías y educación. Como método se utilizó la revisión bibliográfica y el análisis de contenido de 15 de sus obras, con una selección de las ideas centrales de Freire sobre el tema. Entre los aportes del autor se encuentran: la denuncia del falso dilema entre humanismo-tecnología; crítica al tecnicismo, la ideologización y el pragmatismo neoliberal; y la necesaria vigilancia ética frente al utilitarismo consumista que domina la ciencia y la tecnología, en la lógica del mercado capitalista. Se concluye que los aportes del autor siguen siendo de extrema vigencia para el campo de la educación, en especial las obras que sostienen criterios éticos. <![CDATA[EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS CONTEMPORÁNEAS: NARRATIVAS DIGITALES DE JÓVENES EN VIDEOCARTAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100243&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo em revista é um recorte de uma pesquisa em curso e elege as narrativas digitais, as vídeo-cartas e as juventudes como categorias teóricas centrais. Intenta analisar as repercussões das vídeo-cartas produzidas por jovens no âmbito da educação. A escrita em tela inicialmente descreve quatro projetos de vídeo-cartas de jovens e discute suas formas de expressão mediadas pela tecnologia. A trilha metodológica contou com uma revisão de literatura sobre narrativas digitais, vídeo-cartas e projetos de vídeo-cartas. Os resultados da revisão de literatura deste artigo revelam que a produção acadêmica sobre narrativas digitais e vídeo-cartas são recentes no Brasil, como os estudos Kieling (2012), Rodrigues (2020), Ruiz (2009) e Dultra (2018). Quanto aos projetos analisados, as vídeo-cartas mostraram que as narrativas digitais dos jovens, tomados aqui como sujeitos históricos e singulares (LEIRO, 2004), trazem reflexões subjetivas sobre suas vidas, concorrem para ressignificação das cartas tradicionais e indicam novos tempos no entrecruzamento da educação com as tecnologias contemporâneas.<hr/>ABSTRACT This article is an excerpt of an ongoing research and chooses the digital narratives, the video-letters and youth as central theoretical categories. The study intends to analyze the repercussions of video-letters produced by young people within the context of education. This work describes four video-letters projects made by young people and discusses their forms of expression mediated by technology. The methodology of this article is composed by the review of literature on digital narratives, video-letters and video-letters projects. The results of the review of literature of this article reveal that the academic production on digital narratives and video-letters are recent in Brazil, for instance the Kieling studies (2012), Rodrigues (2020), Ruiz (2009) and Dultra (2019). Regarding the analyzed projects, the video-letters show that the digital narratives of the young people, considered here as historical and singular subjects (LEIRO, 2004), bring subjective reflections about their lives, contribute to the redefinition of traditional letters and indicate new times in the intersecting of education with contemporary technologies.<hr/>RESUMEN El artículo objeto de revisión es una sección de una investigación en curso y elige las narrativas digitales, las video cartas y la juventud como categorías teóricas centrales. Se propone analizar la repercusión de las video cartas producidas por los jóvenes en el ámbito de la educación. La escritura en pantalla describe inicialmente cuatro proyectos de video cartas de jóvenes y analiza sus formas de expresión mediada por la tecnología. La vía metodológica incluyó una revisión de la literatura sobre narrativas digitales, las vídeo cartas y proyectos de de videos cartas. Los resultados de la revisión bibliográfica de este artículo revelan que la producción académica sobre las narrativas digitales y las vídeos cartas son recientes en Brasil, como los estúdios de Kieling (2012), Rodrigues (2020), Ruiz (2009) y Dultra (2018). En cuanto a los proyectos analizados, las video cartas mostraron que las narrativas digitales de los jóvenes, tomados aquí como sujetos históricos y singulares, Leiro (2004), traen reflejos subjetivos sobre sus vidas, contribuyen a la resignificación de las letras tradicionales e indican nuevos tiempos en la encrucijada de la educación con las tecnologías contemporáneas. <![CDATA[CULTURA DIGITAL Y ENSEÑANZA DE LITERATURA: POTENCIAS Y PONDERACIONES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100261&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste trabalho objetivamos refletir criticamente sobre as interseções entre cultura digital e o ensino de literatura. Por meio da netnografia e da revisão bibliográfica, apresentamos algumas possibilidades para o trabalho em torno dos textos literários. Essas possibilidades são cotejadas com a análise de enunciados presentes na Netflix, YouTube e Twitter. Esse movimento resulta em ponderações necessárias ao exercício da docência, que são discutidas nesta investigação a partir do conceito de reificação.<hr/>ABSTRACT In this paper, we aim to critically reflect on the intersections between digital culture and literature teaching. Through netnography and literature review, we present some possibilities for working with literary texts. These possibilities are contrasted with the analysis of statements present on Netflix, YouTube, and Twitter. This movement results in necessary ponderings for the exercise of teaching, which are discussed in this investigation based on the concept of reification.<hr/>RESUMEN En el presente trabajo buscamos reflexionar críticamente sobre las intersecciones entre cultura digital y enseñanza de literatura. Por medio de la Netnografía y de la revisión bibliográfica, presentamos algunas posibilidades para el trabajo con los textos literarios. Esas posibilidades son cotejadas con el análisis de enunciados presentes en YouTube, Twitter y Netflix. Ese movimiento resulta en ponderaciones necesarias al labor docente, que son discutidas en esta investigación a partir del concepto de reificación. <![CDATA[LITERATURA INFANTIL DIGITAL: DE LA PRODUCCIÓN BRASILEÑA A LA LECTURA INFANTIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100281&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivos divulgar a produção de literatura infantil digital no Brasil e discutir esse novo modo de fazer e de ler literatura. Para isso foram realizadas: i) pesquisas em sites de editoras, livrarias virtuais e na categoria “infantil digital” do Prêmio Jabuti (2015 a 2017) e ii) análises de três aplicativos literários: “Pequenos grandes contos de verdade”, “Quanto bumbum!” e “Mãos mágicas” em diálogo com ações propositivas de leitura realizadas com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Apesar do pouco espaço no mercado editorial brasileiro, a pesquisa evidenciou a literatura infantil digital como uma produção artística potente, cujo acesso coletivo planejado foi capaz de amplificar as ações de leitura na escola e de contribuir para a formação literária de crianças e professores.<hr/>ABSTRACT The paper presents results of a doctoral research and aims to disseminate the production of children's digital literature in Brazil and discuss this new way of doing and reading literature. For this, we carried out: i) searches on publishers' websites, virtual bookstores and in the “digital children's” category of the Jabuti Award (2015-2017) and ii) analyzes three literary apps: “Little great tales of truth”, “How much butt!” and “Magic rands” in dialogue with purposeful reading actions carried out with a group of children aged 5 and 6 years old from a federal public school in Rio de Janeiro. Despite the limited space in the Brazilian publishing market for digital children's literature, the research showed that this is a powerful artistic production, whose planned collective access was able to amplify reading actions at school and contribute to the literary formation of children and teachers.<hr/>RESUMEN El artículo presenta resultados de una investigación doctoral y tiene como objetivo difundir la producción de literatura infantil digital en Brasil y discutir esta nueva forma de hacer y leer la literatura. Para ello, realizamos: i) búsquedas en las webs de las editoriales, librerías virtuales y en la categoría “digital infantil” del Premio Jabuti (2015-2017) y ii) análisis de tres apps literarios: “Pequeños grandes cuentos de la verdad”, “Cuantos traseros!” y “Manos mágicas” en diálogo con acciones de lectura intencionada realizadas con un grupo de niños de 5 y 6 años de una escuela pública federal en Río de Janeiro. A pesar del espacio limitado en el mercado editorial brasileño para la literatura infantil digital, la investigación mostró que se trata de una producción artística poderosa, cuyo acceso colectivo planificado fue capaz de amplificar las acciones lectoras en la escuela y contribuir a la formación literaria de niños y profesores. <![CDATA[RELACIÓN ENTRE LA FORMACIÓN DOCENTE Y LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES: UN ESTUDIO EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA PORTUGUESA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As competências digitais são fundamentais para uma cidadania plena e a Escola é o espaço onde estas competências se podem desenvolver. Para tal, é necessário que os docentes tenham formação adequada para poderem integrar pedagogicamente a tecnologia nas suas práticas. O estudo apresentado, de teor quantitativo, foca-se no cruzamento entre os resultados do questionário de autoavaliação de competências digitais docentes - DigCompEdu CheckIn - aplicado a 219 professores portugueses, que responderam a um segundo questionário sobre a sua formação inicial para o uso de tecnologia. Os resultados mostram a quase inexistência de preparação para a integração da tecnologia na escola e que é o interesse por mais formação que tem capacitado os docentes para aquele que ainda é um nível médio de competência digital - B1, Integrador - que caracteriza os docentes como tendo alguma experiência, mas precisando de mais formação para se sentirem mais capazes de integrar a tecnologia em práticas pedagógicas inovadoras.<hr/>ABSTRACT Digital competences are essential for full citizenship and school is the place where these competences can be developed. Therefore, it is necessary that teachers have adequate training to be able to pedagogically integrate technology into their practices. The quantitative study presented here focuses on cross-referencing the results of the self-assessment questionnaire on teachers’ digital competences - DigCompEdu CheckIn - applied to 219 Portuguese teachers, who responded to a second questionnaire on their initial training in the use of technology. The results show that there is almost no preparation for the integration of technology in school and that it is the interest in further training that has empowered teachers to what is still an overall moderate level of digital proficiency - B1, Integrator -, which characterises teachers as having some experience but needing more training to feel better able to integrate technology into innovative teaching practices.<hr/>RESUMEN Las competencias digitales son fundamentales para una ciudadanía plena y la escuela es el lugar donde se pueden desarrollar estas competencias. Para ello, es necesario que los profesores tengan una formación adecuada para poder integrar pedagógicamente la tecnología en sus prácticas. El estudio cuantitativo que aquí se presenta se centra en cruzar los resultados del cuestionario de autoevaluación de las competencias digitales de los profesores - DigCompEdu CheckIn - aplicado a 219 profesores portugueses, que respondieron a un segundo cuestionario sobre su formación inicial en el uso de la tecnología. Los resultados muestran que la preparación para la integración de la tecnología en la escuela es casi nula y que es el interés por la formación continua lo que ha llevado a los profesores a lo que todavía es un nivel medio de competencia digital - B1, Integrador -, que caracteriza a los profesores como con cierta experiencia, pero con necesidad de más formación para sentirse más capaces de integrar la tecnología en prácticas docentes innovadoras. <![CDATA[DIARIO VIRTUAL COMO ESPÁCIO DE (CIBER)FORMACIÓN Y MOVIMIENTO DE PRÁXIS EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA DE UNEB]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100318&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta resultado de prática (ciber)formativa com graduandos do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, tendo como objeto de estudo a reflexão desses sujeitos sobre a construção de práxis educativa, mediada por ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva problematizar ações discursivas apresentadas pelos futuros professores da Educação Básica, ao vivenciarem a (ciber)formação, ao levar em conta aspectos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos disciplinares, que fazem parte da organização dos cursos virtuais. Metodologicamente, situa-se como uma pesquisa-formação, tendo como dispositivo para a construção de informações o diário virtual, uma das interfaces do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Com este estudo, ratificamos a importância da realização de práticas formativas sobre a Educação online, como um movimento de práxis, também em cursos de modalidade presencial, ao considerar a atuação do futuro docente no ciberespaço.<hr/>ABSTRACT It presents the result of a (cyber)training practice with undergraduate students of the Pedagogy course, face-to face, and the studying object was the reflection of these subjects on the construction of educational praxis when they attended on a virtual learning environment during online education. It aims to problematize discursive actions presented by future teachers of Elementary Education, when we experienced (cyber)training, considering technological, pedagogical aspects and disciplinary content, which are part of the virtual organization courses. Methodologically, it is placed as a research-training (SANTOS, 2009), and having as a device for the construction of information the virtual diary, one of the virtual learning interfaces acquainted on Moodle. Through this studying, we ratify the importance of conducting training practices on online education, as a praxis movement, also in face-to-face courses, considering the performance of the future teacher in cyberspace.<hr/>RESUMEN Se presenta el resultado de la práctica (ciber)formativa con estudiantes del curso de Pedagogía, en la modalidad presencial, teniendo como objeto de estudio la reflexión de estos sujetos sobre la construcción de la praxis educativa, mediada por un ambiente virtual de aprendizaje. Tiene como objetivo problematizar las acciones discursivas que presentan los futuros docentes de Educación Básica, al experimentar la (ciber)formación, teniendo en cuenta los aspectos tecnológicos, pedagógicos y de contenidos disciplinarios, que forman parte de la organización de los cursos virtuales. Metodológicamente, se sitúa como una investigación - formación, teniendo como dispositivo de construcción de información el diario virtual, una de las interfaces del entorno virtual de aprendizaje Moodle. Con este estudio, confirmamos la importancia de realizar prácticas formativas sobre educación en línea, como movimiento de praxis, también en cursos presenciales, considerando el rol del futuro docente en el ciberespacio. <![CDATA[ANALÍTICA DEL APRENDIZAJE APLICADA A LA FORMACIÓN DEL PEDAGOGO A DISTANCIA EN EL ÁREA DE LA GESTIÓN ESCOLAR]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100338&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A analítica da aprendizagem (learning analytics) é um campo de pesquisa ainda em estádio inicial na América Latina, inclusive no Brasil. O artigo estabelece um modelo preditivo, com base na analítica da aprendizagem, para auxiliar no acompanhamento do desempenho dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade de educação a distância, de uma universidade localizada no Estado do Ceará (Brasil) e participante do Sistema UAB, no tocante à formação na área da gestão escolar. Adotou-se o método estatístico, mediante a aplicação da técnica de regressão logística multinomial a categorias de ações realizadas no Moodle por 274 estudantes em duas disciplinas da área da gestão escolar, distribuídos em sete polos. Os resultados evidenciaram categorias de ações que interferem diretamente no desempenho do aluno, seja para ser aprovado, reprovado por nota ou por falta, revelando a necessidade de mudanças no design do curso.<hr/>ABSTRACT Learning analytics is a research field still in the early stage in Latin America, including Brazil. The article establishes a predictive model, based on the learning analytics, which helps to monitor the students’ performance in the distance learning degree in Pedagogy, at a university located in the State of Ceará (Brazil) and participating of the UAB System, with regard to training in school management. The statistical method was adopted, by applying the multinomial logistic regression technique to action categories carried out in Moodle by 274 students in two disciplines in the school management area, distributed in seven centers. The results showed action categories that directly interfere in the student’s performance, whether to approve, fail for grade or fail for missing classes, revealing the need for changes in the course design.<hr/>RESUMEN La analítica del aprendizaje (learning analytics) es un campo de investigación que aún se encuentra en una etapa temprana en América Latina, incluido Brasil. El artículo establece un modelo predictivo, basado en la analítica del aprendizaje, para ayudar en el seguimiento del desempeño de los estudiantes de la Licenciatura en Pedagogía, modalidad de educación a distancia, de una universidad ubicada en el Estado de Ceará (Brasil) y participante del sistema de la UAB, en lo que respecta a la formación en el ámbito de la gestión escolar. Se adoptó el método estadístico, aplicando la técnica de regresión logística multinomial a categorías de acciones realizadas en Moodle por 274 estudiantes de dos disciplinas del área de gestión escolar, distribuidos en siete centros. Los resultados mostraron categorías de acciones que interfieren directamente en el desempeño del alumno, ya sea para aprobar, reprobar o reprobar por faltas, revelando la necesidad de cambios en el diseño del curso. <![CDATA[FORMACIÓN DE PROFESORES Y CONOCIMIENTOS SOBRE ESTUDIANTES DE ALTA CAPACIDAD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000100355&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Apresenta-se reflexão sobre o processo (in)formativo e práxis de agentes educacionais de duas escolas de duas cidades de pequeno porte no Condado de Tippecanoe, Estado de Indiana, Estados Unidos, quanto aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Os dados, oriundos de entrevistas com 15 agentes educacionais dessas escolas e cidades, foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin, apoiada pelo Software IRAMUTEQ, examinando-se sete corpora do bloco temático Teacher training and knowledge about high-ability students. Os participantes revelaram-se distantes do perfil dos agentes educacionais brasileiros, que são dependentes das intervenções legais, passivos no processo de (in)formação e alienados para a práxis de diferenciação instrucional e curricular, ignorando os diferentes níveis e perfis dos estudantes. Diversamente, a práxis dos participantes assenta-se na formação básica, considerando imprescindível o desenvolvimento pleno dos estudantes e em níveis de excelência.<hr/>ABSTRACT Reflection on the (in)formative process and praxis of educational agents of two schools in two small cities in Tippecanoe County, state of Indiana, United States, about gifted and talented/high-ability students. Data from interviews carried out with 15 educators related to these schools and cities were analyzed through Bardin's Content Analysis, using the IRAMUTEQ Software, which analyzed seven corpora, related to the research block - Teacher training and knowledge about high-ability students. The participants revealed themselves to be distant from the general profile of Brazilian educational agents, who place themselves as dependent on legal interventions, are passive in their (in)training process and alienated to the instructional and curricular differentiation praxis, which disregards the different levels and student profiles. In contrast, the praxis of the participants is based on basic training that considers the full development of their students and levels of excellence essential.<hr/>RESUMEN Se presenta una reflexión sobre el proceso (in)formativo y la praxis de los agentes educativos de dos escuelas en dos ciudades pequeñas en el condado de Tippecanoe, estado de Indiana, Estados Unidos, con respecto a los estudiantes superdotados. Los datos de las entrevistas realizadas a 15 agentes educativos relacionados con estas escuelas y ciudades fueron analizados mediante el Análisis de Contenido de Bardin, con el apoyo del Software IRAMUTEQ, que analizó siete corpus, relacionados con el bloque temático - Teacher training and conocimiento sobre los estudiantes de alta capacidad. Los participantes se revelaron distantes del perfil general de los agentes educativos brasileños, quienes se colocan como dependientes de las intervenciones legales, son pasivos en su proceso (in)formativo de capacitación y están alienados de la práctica de la diferenciación instructiva y curricular, que ignora los diferentes niveles y perfiles de estudiantes. Por el contrario, la praxis de los participantes se basa en una formación básica que considera esencial el pleno desarrollo de sus alumnos y sus niveles de excelencia.