Scielo RSS <![CDATA[Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0104-704320220003&lang=en vol. 31 num. 67 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[INVESTIGATIVE PRACTICES IN MATHEMATICAL EDUCATION IN THE TRAINING OF INDIGENOUS TEACHERS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo aborda as práticas formativas concernentes a futuros professores que cursam as disciplinas de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Formação de Professores Indígenas, da Universidade Federal do Amazonas. Assim, tomamos como indagação: o que revelam os processos formativos de estudantes indígenas no Estágio Supervisionado? Objetiva-se conhecer as repercussões dos estudantes indígenas em processo formativo a partir das Práticas Investigativas em Educação Matemática, mobilizadas na disciplina de Estágio Supervisionado. O estudo possui abordagem qualitativa e foi pautado na Pesquisa Participante; as informações foram analisadas a partir das narrativas de formação dos participantes da pesquisa, os “indígenas-professores-estudantespesquisadores”. Os resultados sinalizam o desejo dos estudantes, ao regressarem para suas escolas, de desenvolverem suas atividades pautadas nas relações entre as “Matemáticas do Cotidiano Indígena” e as “Matemáticas do Cotidiano Escolar Indígena”.<hr/>ABSTRACT This article discusses the training practices associated with future professors who attend the supervised practice subjects of the Degree Course in Training of Indigenous Teachers, from the Federal University of Amazonas. Thus, we take as a question: what do the training processes of indigenous students in the supervised practice subjects reveal? The objective is to know the repercussions of indigenous students in their formative process based in the Investigative Practices in Mathematics Education, mobilized in the supervised practice subject. The study has a qualitative approach and was based on Participatory Research, the information was analyzed through narratives about the training of the participants in this research, the “indigenous-teachers-students-researchers”. The results indicate the students’ desire to return to their schools, to develop their activities based on the relationships between the “Mathematics of Indigenous Life” and the “Mathematics of Indigenous School Life”.<hr/>RESUMEN Este artigo aborda las prácticas formativas concernentes futuros profesores que cursan las asignaturas del Estagio Supervisión del Curso de Licenciatura en Formación del Profesores Indígenas, de la Universidad Federal del Amazonas. Assim, tomamos como indagación: ¿lo que revelan los procesos formativos del estudiantes indígenas no Estagio Supervisionado? Objetiva - se conocer las repercusiones de los estudiantes indígenas en proceso formativo a partir de las Prácticas Investigativas en Educación Matemáticas, movilizando en la asignatura del Estagio Supervisionado. El estudió posee enfoque cualitativa y fue pautado na Pesquisa Participante; las informaciones fueron analizadas a partir de las narrativas de formación de los participantes de la pesquisa, los ‘’indígenas - profesores - estudiantes - investigadores.’’ Los resultados señalan el deseo de los estudiantes, al regresen para las escuelas, de desenvolver suyas actividades pautadas nas relaciones entre las ‘’Matemáticas del Cotidiano Indígena’’ y la ‘’Matemáticas del Cotidiano Escolar Indígena’’. <![CDATA[RESEARCH-TRAINING IN ETHNOCOMMUNICATION WITHIN A CONTEMPORARY CONTEXT: INDIGENOUS KNOWLEDGE AND DOINGS IN THE COMMUNICATION-EDUCATION RELATIONSHIP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300037&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo em questão faz parte de uma pesquisa de Pós-Doutorado em diálogo com parceiras do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). A proposta resulta de experiências de ensino, pesquisa, extensão e atuação na pósgraduação, tendo como método a pesquisa-formação multirreferencial (SANTOS, 2019; ARDOINO, 1998) no campo da educação e comunicação com os povos indígenas do Brasil. Objetiva discutir questões envolvendo a etnocomunicação como dispositivo de luta identitária, ancestral e decolonial e os diferentes usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A metodologia utilizada é a pesquisa-formação, com imersão nos movimentos assumidos pelos povos originários, no movimento nacional de luta por direitos constitucionais e da terra, e com ações articuladas ao projeto de formação de professores indígenas ASIE. Pistas iniciais nos levam a compreender que as tecnologias digitais contemporâneas são apropriadas para comunicação, mas ainda pouco inseridas nas práticas educativas no contexto investigado.<hr/>RESUMEN El artículo en cuestión es parte de una investigación posdoctoral en diálogo con socios del Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). La propuesta resulta de experiencias de enseñanza, investigación, extensión y actuación en estudios de posgrado, utilizando el método multirreferencial de investigación-formación (SANTOS, 2019; ARDOINO, 1998) en el campo de la educación y comunicación con los pueblos indígenas de Brasil. Tiene como objetivo discutir cuestiones que involucran la etnocomunicación como dispositivo de identidad, lucha ancestral y decolonial y los diferentes usos de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TICD). La metodología utilizada es de investigación-formación, con inmersión en los movimientos asumidos por los pueblos originarios, en el movimiento nacional de lucha por los derechos constitucionales y territoriales, y con acciones vinculadas al proyecto de formación de docentes indígenas ASIE. Pistas iniciales nos llevan a comprender que las tecnologías digitales contemporáneas son apropiadas para la comunicación, pero aún poco insertas en las prácticas educativas en el contexto investigado.<hr/>ABSTRACT This paper is part of a Post-doctoral Research with partners of the project Action and Indigenous Knowledge in School (ASIE). This article derives from experiences relating to teaching, research, extension, and professional work in a postgraduate program, resorting to multi-referential research-training as a method (SANTOS, 2019; ARDOINO, 1998) within the field of education and communication regarding indigenous people from Brazil. It aims at discussing issues concerning Ethnocommunication as a device of identity, ancestral and decolonial struggle, and the different uses of Digital Information and Communication Technologies (DICTs). Research-Training is the methodology employed with immersion procedures in activities carried out by autochthonous peoples, who on a national scale fight for their constitutional rights and land, and with actions articulated to the indigenous teacher-training project ASIE. Preliminary findings lead us to understand that contemporary digital technologies are appropriate for communication, however, there are very few of them being employed within educational practices in the context under investigation. <![CDATA[PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS PARAÍBA’S POTIGUARA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300055&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo tem como objetivo dialogar acerca das práticas pedagógicas dos professores da etnia Potiguara que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no estado da Paraíba, e como essas práticas contribuem para o fortalecimento da cultura indígena. Para tanto, nos baseamos em autores que problematizam e refletem sobre a Educação de Jovens e Adultos, tais como Machado (2009) e Silva (2011); sobre a Educação Escolar Indígena, como Barcellos (2012), Munduruku (2009) e Palitot (2017); e no tocante às discussões do campo das práticas pedagógicas, a exemplo de Bonin (2012), Candau (2014) e Freire (1996), entre outros. De abordagem qualitativa, os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores indígenas da etnia Potiguara que ministram os componentes curriculares específicos à EJA indígena: Etno-história, Arte e Cultura e Língua Tupi, assim como pelo diário de campo. Estes dados foram analisados sob as lentes da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2016). Como resultado identificamos que a educação contextualizada, o protagonismo indígena, a participação, a criticidade, a organização e o diálogo são elementos presentes e potentes nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores indígenas nos territórios Potiguara. A conclusão que obtivemos é que tais práticas precisam ser assumidas por todos os professores dos demais componentes curriculares, como dispositivo para o fortalecimento da cultura dessa etnia.<hr/>ABSTRACT This article aims to discuss the pedagogical practices of teachers of the Potiguara ethnicity who work in the Youth and Adult Education (EJA) modality in the state of Paraíba, and how these practices contribute to the strengthening of indigenous culture. To do so, we base ourselves on authors who problematize and reflect on Youth and Adult Education, such as Machado (2009) and Silva (2011); on Indigenous School Education, such as Barcellos (2012), Munduruku (2009) and Palitot (2017); and with regard to discussions in the field of pedagogical practices, such as Bonin (2012), Candau (2014) and Freire (1996), among others. From a qualitative approach, the data were generated through semistructured interviews with indigenous teachers of the Potiguara ethnicity who teach the specific curricular components to indigenous EJA: Ethno-history, Art and Culture and Tupi Language, as well as the field diary. These data were analyzed through the lens of Fairclough’s Critical Discourse Analysis (2016). As a result, we identified that contextualized education, indigenous protagonism, participation, criticality, organization and dialogue are present and powerful elements in the pedagogical practices developed by indigenous teachers in Potiguara territories. The conclusion we obtained is that such practices need to be assumed by all teachers of the other curricular components, as a device for strengthening the culture of this ethnic group.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir las prácticas pedagógicas de los profesores de la etnia potiguara que actúan en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el estado de Paraíba, y cómo estas prácticas contribuyen para el fortalecimiento de la cultura indígena. Para eso, nos apoyamos en autores que problematizan y reflexionan sobre la Educación de Jóvenes y Adultos, a ejemplo de Machado (2009) y Silva (2011); sobre la Educación Escolar Indígena, como Barcellos (2012), Munduruku (2009) y Palitot (2017); y con respecto a las discusiones en el campo de las prácticas pedagógicas, como Bonin (2012), Candau (2014) y Freire (1996), entre otros. Desde un enfoque cualitativo, los datos fueron generados a través de entrevistas semiestructuradas a docentes indígenas de la etnia Potiguara que imparten los componentes curriculares específicos em la educación de jovens y adultos indígenas: Etnohistoria, Arte y Cultura y Lengua Tupi, así como el diario de campo. Estos datos se analizaron a través de la lente del Análisis Crítico del Discurso de Fairclough (2016). Como resultado identificamos que la educación contextualizada, el protagonismo indígena, la participación, la criticidad, la organización y el diálogo están presentes y son elementos potentes en las prácticas pedagógicas que desarrollan los docentes indígenas en los territorios potiguara. La conclusión que obtuvimos es que tales prácticas deben ser asumidas por todos los docentes de los demás componentes curriculares, como un dispositivo para el fortalecimiento de la cultura de esta etnia. <![CDATA[WORK ON NOTIONS ABOUT INDIGENOUS PEOPLES - RECOGNITION AND RESPECT CONTEXTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300075&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação cujos objetivos consistiram em analisar as noções que alunos do Ensino Fundamental possuem acerca da identidade, da diversidade e da cultura dos povos indígenas, bem como promover uma intervenção pedagógica sobre o tema. Participaram do estudo 27 alunos do quinto ano, de uma escola da rede particular localizada no interior paulista. Na fase diagnóstica, os estudantes, submetidos a uma entrevista semiestruturada, apresentaram ideias em que os indígenas são reconhecidos somente por aspectos aparentes e caricatos, com argumentos alicerçados em estereótipos. Na fase de ação, foram desenvolvidas com a turma dezenove atividades planejadas, com o intuito de fornecer informações, promover o debate e trocas, que possibilitaram a valorização dos povos originários do nosso País. Os resultados da fase de avaliação demonstraram avanços nas crenças dos participantes que se desprenderam de estigmas e passaram a valorizar a diversidade e a cultura desses povos.<hr/>ABSTRACT This paper presents part of the results of an action research whose objectives were to analyze the notions that elementary school students have about the identity, diversity and culture of indigenous peoples, as well as to promote a pedagogical intervention on the subject. The participants were 27 students, from 5th grade, of a private school, located in the countryside of São Paulo state. In the diagnostic phase, the students, who were submitted to a semi-structured interview, presented thoughts that the indigenous people are recognized only by their apparent and caricatured aspects, with ideas based on stereotypes. In the action phase, 19 planned activities, were developed with the class, with the intention of providing information, promoting debate and exchanges, enabling the recognition of the native peoples of our country. The results of the evaluation phase showed advances in the beliefs of the participants, who let go of stigmas and began to recognize the diversity and culture of those peoples.<hr/>RESUMEN El artículo presenta parte de los resultados de uma investigación acción cuyos objetivos consistieron em analizar las nociones que tienen los estudiantes de primaira sobre la identidad, diversidade y cultura de los pueblos indígenas, así como promover uma intervención pedagógica sobre el tema. Los participantes fueron 27 alumnos de 5º grado de uma escuela privada ubicada em el interior de São Páulo. Em la fase de diagnóstico, los estudiantes, sometidos a uma entrevista semiestructurada, presentaron pensamentos em los que los indígenas son reconocidos solo por aspectos aparentes y caricaturizados, con ideas basadas em estereótipos. En la fase de acción se desarrolaron 19 actividades planificadas com la clase com la intención de brindar información, promover el devate y el intercambio, posibilitando la valoración de los pueblos originarios de nuestro país. Los resultados de la fase de evaluación mostraron avances em la creencias de los participantes que se deshicieron de los estigmas pasando a valorar la diversidade y cultura de estos pueblos. <![CDATA[RACISM AGAINST INDIGENOUS PEOPLES AND EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300098&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo discute o racismo contra indígenas no Brasil num contexto de colonialidade. Faz uso de pesquisa bibliográfica e de técnicas de análise documental. Trata das origens históricas deste racismo; apresenta suas manifestações atuais; e discute maneiras pelas quais a educação pode enfrentálo. As considerações do trabalho situam as origens do racismo contra indígenas no início do processo de colonização europeia; enfatiza que este manifesta-se através de ações, omissões e/ou restrições de direitos; e discute o potencial da educação no sentido de evidenciar as formas do racismo e de combatê-las, na busca por descolonizar currículos através de rupturas epistemológicas, da construção de novos paradigmas, da realização de uma educação intercultural e de práticas pedagógicas diferenciadoras.<hr/>RESUMEN El artículo discute el racismo contra los pueblos indígenas en Brasil en un contexto de colonialidad. Hace uso de técnicas de investigación bibliográfica y análisis de documentos. Aborda los orígenes históricos de este racismo; presenta sus manifestaciones actuales; y analiza las formas en que la educación puede abordarlo. Las consideraciones de la obra sitúan los orígenes del racismo contra los indígenas en los inicios del proceso de colonización europea; destaca que ésta se manifiesta a través de acciones, omisiones y/o restricciones de derechos; y discute el potencial de la educación en el sentido de resaltar las formas de racismo y combatirlas, en la búsqueda de currículos descolonizadores a través de rupturas epistemológicas, la construcción de nuevos paradigmas, la realización de una educación intercultural y prácticas pedagógicas diferenciadoras.<hr/>ABSTRACT This paper discusses racism against indigenous peoples in Brazil in a context of coloniality. It uses bibliographic research and documentary analysis techniques to deal with the historical origins of this racism in order to contribute to its confrontation; presents its current manifestations; and discusses ways in which education can address it. The considerations of this work place the origins of racism against indigenous peoples at the beginning of the European colonization process; it emphasizes that this is manifested through actions, omissions and/or restrictions of rights; and discusses the potential of education in order to highlight the forms of racism and combat them in the quest to decolonize curriculums through epistemological ruptures, the construction of new paradigms, the realization of an intercultural education and differentiating pedagogical practices. <![CDATA[“IT’S COMPLICATED, THEY ARE VERY CLOSED”: INDIGENOUS TEACHING AND CULTURE IN SCHOOLS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300113&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo descreve as percepções de docentes a respeito da cultura indígena e seu ingresso em uma escola pública urbana amazônica com abordagem para as identidades e diferenças culturais desses povos originários. A pesquisa dialoga com autores(as) do campo teórico dos Estudos Culturais e sua articulação com a educação (CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; HALL, 1997; SKLIAR, 2003). A experiência de pesquisa se constituiu a partir do pressuposto da Bricolagem (KINCHELOE, 2007; NEIRA; LIPPI, 2012), articulando entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão on-line através de ferramentas digitais, além de análise documental. Após a realização das diferentes estratégias para produção de dados, evidencia-se a partir das narrativas e discursos que os/as professores(as) representam a cultura e a identidade dos povos indígenas numa visão construída historicamente por meio do discurso colonial eurocêntrico, que busca sua invisibilidade e/ou marginalização na sociedade.<hr/>ABSTRACT This article seeks to describe the perceptions of teachers about indigenous culture and their entry into an Amazonian urban public school with an approach to the cultural identities and differences of these native peoples. The research dialogues with authors from the theoretical field of Cultural Studies and its articulation with education (CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; HALL, 1997; SKLIAR, 2003). The research experience was constituted from the assumption of Bricolage (KINCHELOE, 2007; NEIRA; LIPPI, 2012), articulating semi-structured interviews, online discussion groups through digital tools, in addition to document analysis. After carrying out the different strategies for data production, we evidenced from the narratives and discourses that the teachers represent the culture and identity of indigenous peoples in a vision historically constructed through the Eurocentric colonial discourse that seeks their invisibility and/ or marginalization in society.<hr/>RESUMEN Este artículo describe las percepciones de los docentes sobre la cultura indígena y su ingreso a una escuela pública urbana amazónica con un acercamiento a las identidades y diferencias culturales de estos pueblos originarios. La investigación dialoga con autores del campo teórico de los Estudios Culturales y su articulación con la educación (CANDAU, 2014; FLEURI, 2003; HALL, 1997; SKLIAR, 2003). La experiencia de investigación se constituyó a partir del supuesto de Bricolage (KINCHELOE, 2007; NEIRA; LIPPI, 2012), articulando entrevistas semiestructuradas, grupos de discusión online a través de herramientas digitales, además del análisis de documentos. Luego de realizar las diferentes estrategias de producción de datos, se desprende de las narrativas y discursos que los docentes representan la cultura e identidad de los pueblos indígenas en una visión históricamente construida a través del discurso colonial eurocéntrico que busca su invisibilidad y / o marginación en la sociedad. <![CDATA[MYTHS AND EDUCATION IN THE TENTEHAR ANCESTRALITY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300127&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo trata de pedagogias da educação do povo Tentehar. O estudo foi desenvolvido junto aos Tentehar que vivem no território indígena Arariboia. Com método etnográfico, para os registros usamos entrevistas semiestruturadas, diálogos abertos, fotografias, anotações em caderno de campo. Os interlocutores do estudo foram intelectuais da tradição, anciãos, lideranças indígenas e professores da aldeia Juçaral. Na articulação entre narrativas míticas e a memória biocultural dos participantes, rememoramos princípios e valores que orientam o pensamento e a pedagogia no mundo indígena. O enredo foi produzido por homens e mulheres que compartilharam conosco saberes, modos de vida e problemas do seu cotidiano. Na cultura ancestral Tentehar, narrativas míticas alimentam o processo formativo entre este povo, por seu intermédio são transmitidos valores que educam na sua cosmologia. A repetição oral é um dos métodos para se aprender e ensinar nessa cultura. Entre os resultados obtidos destacamos que suas narrativas irrigam a memória individual e coletiva, alimentam pedagogias da resistência, do bem viver e do cuidado com a vida. Seus principais rituais tradicionais, da menina moça, dos rapazes e a festa do mel, os mantêm conectados com seus valores primordiais; alguns destes são: o respeito ao conhecimento dos anciãos e seus ensinamentos; o convívio respeitoso e equilibrado com a biodiversidade; agradecer e reverenciar a existência pela dádiva da vida.<hr/>ABSTRACT The article deals with pedagogies of education of the Tentehar people. The study was developed with the tentehar people who live in the indigenous territory of Arariboia. Using the ethnographic method, we used semi-structured interviews, open dialogues, photographs, and notes in a field notebook. The interlocutors of the study went tradition intellectuals, elders, indigenous leaders, and teachers from the Juçaral village. In the articulation between mythical narratives and the participants’ biocultural memory, we recalled principles and values that guide thought and pedagogy in the indigenous world. The plot was produced by men and women who shared with us their knowledge, ways of life, and daily problems. In the ancestral culture, mythical narratives feed the formative process among these people, through which values that educate in their cosmology are transmitted. Oral repetition is one of the methods for learning and teaching in this culture. Among the results obtained, we highlight that their narratives irrigate individual and collective memory, feed pedagogies of resistance, of the good life, and of the care for life. Their main traditional rituals, of the young girl, of the boys, and the honey festival, keep them connected with their primordial values, some of which are: the respect for the knowledge of the elders and their teachings; the respectful and balanced coexistence with the diversity; thanking and revering existence for the gift of life.<hr/>RESUMEN El artículo trata de las pedagogías de la educación del pueblo tentehar. El estudio se desarrolló con el pueblo tentehar que vive en el territorio indígena de Arariboia. Con el método etnográfico, utilizamos entrevistas semiestructuradas, diálogos abiertos, fotografías y notas en un cuaderno de campo. Los interlocutores del estudio fueron intelectuales de la tradición, ancianos, líderes indígenas y profesores de la aldea de Juçaral. En la articulación entre las narrativas míticas y la memoria biocultural de los participantes recordamos principios y valores que guían el pensamiento y la pedagogía en el mundo indígena. La trama fue producida por hombres y mujeres que compartieron con nosotros sus conocimientos, formas de vida y problemas cotidianos. En la cultura ancestral, las narraciones míticas alimentan el proceso formativo entre estos pueblos, a través del cual se transmiten valores que educan en su cosmología. La repetición oral es uno de los métodos de aprendizaje y enseñanza en esta cultura. Entre los resultados obtenidos destacamos que sus narrativas irrigan la memoria individual y colectiva, alimentan pedagogías de la resistencia, del buen vivir y del cuidado de la vida. Sus principales rituales tradicionales, de la jovencita, de los chicos y la fiesta de la miel, los mantienen conectados con sus valores primordiales, algunos de los cuales son: el respeto por el conocimiento de los mayores y sus enseñanzas; la convivencia respetuosa y equilibrada con la biodiversidad; el agradecimiento y la reverencia a la existencia por el don de la vida. <![CDATA[THE INDIGENIST QUESTION FROM THE PERSPECTIVE OF DIFFERENT WRITERS AT THE TURN OF THE 19TH CENTURY AND THE BEGINNING OF THE 20TH CENTURY: EDUCATIONAL AND CIVILIZING PROJECTS (1893-1910)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300143&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente artigo analisa os jogos linguísticos presentes em fontes de diferentes naturezas, no projeto educativo e civilizacional orientado para os indígenas brasileiros, manifesto por um grupo de escritores(as) da virada do século XIX e início do XX. Este trabalho delimita-se entre 1890 e 1905 e considerou a ambiência intelectual que elegeu a temática indigenista como cerne de um dos projetos educacionais deste período. A análise pauta-se no Contextualismo Linguístico de John Pocock (2003), cujo foco encontra-se na dimensão pragmática do discurso político e relação entre a realidade experienciada e a linguagem. Em relação às fontes, foram produzidas por agentes, que evidenciaram, na cena pública, concepções acerca do tema deste trabalho. Conquanto os/as escritores(as) elencados(as) aqui tenham posicionamentos diferentes sobre questões relativas aos indígenas brasileiros, há um consenso de que a educação seria o condão que viabilizaria o processo de inserção desses povos no processo civilizador, cujo viés se fundamentou na ideia de construção de uma identidade brasileira, segundo a qual os indígenas ocupavam um lugar fundamental.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the linguistic games present in sources of different natures, in the educational and civilizing project oriented towards Brazilian indigenous people, manifested by a group of writers from the turn of the 19th century and the beginning of the 20th century. This work is delimited between 1890 and 1905 and considered the intellectual environment that chose the indigenist theme as the core of one of the educational projects of this period. The analysis is guided by Linguistic Contextualism - Jonh Pocock (2003) - whose focus is on the pragmatic dimension of political discourse and the relationship between experienced reality and language. Regarding the sources, they were produced by different subjects, who showed, in the public scene, conceptions about the theme of this work. Although the writers listed here have generic positions on some issues related to Brazilian indigenous peoples, there is a consensus that education would be the power that would enable the process of insertion of these peoples in the civilizing process, with a bias that had as a project the construction of a “Brazilian identity”, in which the indigenous people occupied an important place.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza los juegos lingüísticos presentes en fuentes de diferente naturaleza, en el proyecto educativo y civilizador orientado hacia los indígenas brasileños, manifestado por un grupo de escritores de finales del siglo XIX y principios del siglo XX. Este trabajo se delimita entre 1890 y 1905 y considera el ambiente intelectual que eligió la temática indigenista como eje de uno de los proyectos educativos de este período. El análisis se guía por el Contextualismo Lingüístico - John Pocock (2003) - cuyo foco está en la dimensión pragmática del discurso político y la relación entre la realidad experimentada y el lenguaje. En cuanto a las fuentes, fueron producidas por diferentes sujetos, quienes manifestaron, en la escena pública, concepciones sobre el tema de este trabajo. A pesar de que los autores enumerados aquí tienen posiciones genéricas sobre algunas cuestiones relacionadas con los pueblos indígenas brasileños, existe un consenso de que la educación sería el poder que posibilitaría el proceso de inserción de estos pueblos en el proceso civilizatorio, con un sesgo que tenía como proyecto la construcción de una “identidad brasileña”, en la que los indígenas ocuparon un lugar importante. <![CDATA[REFLECTIONS ON INDIGENOUS RIGHTS IN BRAZIL: BRIEF HISTORY AND CURRENT LEGISLATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300163&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão e discussão sobre os direitos indígenas, seu histórico, os principais marcos legais nacionais e internacionais e as referidas instituições responsáveis no Brasil, buscando dar mais visibilidade aos debates atuais no cenário brasileiro sobre a temática proposta e promover conhecimento coletivo. A metodologia se constitui sobre pesquisas bibliográfica e documental, as quais foram iniciadas durante o trabalho no curso do Programa de Doutorado em Ciências Sociais vivenciado na Universidade de Salamanca, na Espanha, sobre o qual se apresenta aqui este breve recorte da tese. A pesquisa documental iniciou-se sobre a legislação brasileira vigente e percorreu-se também sobre os principais documentos internacionais. Revisitou-se autores como Cunha e Barbosa (2018), Viveiros de Castro (2006), Krenak (2019), Terena (2021), Santamaría (2015), dentre outros. A análise dos dados foi trabalhada e maturada durante os anos de 2020 e 2021, e os resultados obtidos por meio da pesquisa, leitura e reflexão crítica dos vários documentos revisitados que compõem a extensa legislação dos direitos dos povos originários, na busca por conhecimentos sobre a temática, dando destaque aos principais marcos legais sobre a causa, o histórico e demais questões ligadas ao tema proposto. As considerações revelam os grandes desafios impostos numa luta constante desses povos por seus direitos. Mesmo com as conquistas alcançadas desde a colonização, estes direitos estão em constante ataque, sob vários processos de violações pelo descumprimento da legislação vigente em seus variados aspectos culturais, ambientais, territoriais, de saúde e educação.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo promover una reflexión y discusión sobre los derechos indígenas, su historia, los principales marcos legales nacionales e internacionales y las instituciones responsables antes mencionadas en Brasil, buscando dar más visibilidad a los debates actuales en el escenario brasileño sobre el tema propuesto y para promover el conocimiento colectivo. La metodología se basa en una investigación bibliográfica y documental, que se iniciaron durante el curso del Programa de Doctorado en Ciencias Sociales vivido en la Universidad de Salamanca, en España, sobre el cual se presenta este breve extracto de la tesis. La investigación documental comenzó sobre la legislación brasileña vigente y también abarcó los principales documentos internacionales. Se revisaron autores como Cunha y Barbosa (2018), Viveiros de Castro (2006), Krenak (2019), Terena (2021), Santamaría (2015), entre otros. Se trabajó y maduró el análisis de datos durante los años 2020 al 2021 y los resultados se obtuvieron a través de la investigación, lectura y reflexión crítica de los diversos documentos repasados que conforman la extensa legislación sobre los derechos de los pueblos indígenas, en la búsqueda del conocimiento sobre el tema, destacando los principales marcos legales sobre la causa, la historia y otras cuestiones relacionadas con el tema propuesto. Las consideraciones revelan los grandes desafíos impuestos en una lucha constante de estos pueblos por sus derechos, a pesar de las conquistas desde la colonización, estos derechos se encuentran en constante ataque bajo varios procesos de vulneración por el incumplimiento de la legislación vigente en sus diversos aspectos culturales, ambientales, territorial, salud y educación.<hr/>ABSTRACT This paper aims to promote a reflection and discussion about the Indigenous rights, their history, the main national and international legal landmarks, and the responsible institutions in Brazil, as a way of giving more visibility to the current debates in Brazilian scenario about this theme and to promote a collective knowledge. The methodology is on bibliographic and documentary research, which were started with the work during PhD in Social Science at the University of Salamanca in Spain about which we present this short piece of the thesis. The documentary research started about the current Brazilian legislation, and also went through the main international documents. It was revisited authors like Cunha and Barbosa (2018), Viveiros de Castro (2006), Krenak (2019), Terena (2021), Santamaría (2015), among others. The data analysis was worked and matured during the years 2020 and 2021, and the results were obtained through the research, the reading and the critical reflection of several documents revisited that compose the extensive legislation of the Indigenous peoples rights, in the search for knowledge about the theme giving emphasis to the main legal landmarks about the cause, the history and other issues related to the proposed theme. The considerations reveal the big challenges imposed on a constant struggle faced by these peoples to get their rights. Even with the achievements got since colonization, those rights are in constant attack, under several processes of violation by the noncompliance of the current legislation in their several cultural, environmental, territorial, healthy and education aspects. <![CDATA[THE TEMBÉ TENETEHARA PEOPLE: HISTORY OF RESISTANCE, (RE) EXISTENCE, STRUGGLE AND POWER IN THE PARÁ AMAZON]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300177&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A história Tembé perpassa pela colonização até o fortalecimento culturaleducacional. Este artigo tem por objetivo analisar a resistência, a (re)existência, a luta e o poder na construção histórica do Povo Tembé Tenetehara na Amazônia Paraense. A construção metodológica do estudo caracteriza-se em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de método analético com procedimento bibliográfico, fontes documentais, entrevista dialógica freireana e os cuidados éticos. Infere-se que a construção histórica do Povo Tembé de poder, de luta, de (re)existência e de resistência deu-se com o Movimento Indígena Tenetehara na (re)conquista do seu território na Amazônia Paraense.<hr/>ABSTRACT The Tembé history goes through colonization to cultural-educational strengthening. The article aims to analyze the resistance, the (re)existence, the struggle and the power in the historical construction of the Tembé Tenetehara People in the Pará Amazon. The methodological construction of the study is characterized in a field research with a qualitative approach of analytical method with bibliographic procedure, documental sources, Freirean dialogic interview and ethical care. It is inferred that the historical construction of the Tembé People of power, struggle, (re)existence and resistance took place with the Tenetehara Indigenous Movement in the (re)conquest of its territory in the Pará Amazon.<hr/>RESUMEN La historia Tembé va desde la colonización hasta el fortalecimiento culturaleducativo. El artículo tiene como objetivo analizar la resistencia, la (re)existencia, la lucha y el poder en la construcción histórica del Pueblo Tembé Tenetehara en la Amazonía de Pará. La construcción metodológica del estudio se caracteriza en una investigación de campo con enfoque cualitativo de método analético con procedimiento bibliográfico, fuentes documentales, entrevista dialógica freireana y cuidado ético. Se infiere que la construcción histórica del Pueblo Tembé de poder, lucha, (re)existencia y resistencia se dio con el Movimiento Indígena Tenetehara en la (re)conquista de su territorio en la Amazonía parense. <![CDATA[COLLABORATIVE EXHIBITIONS WITH INDIGENOUS PEOPLES: POSSIBILITIES AND CHALLENGES FOR SOCIO-ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE NATURAL HISTORY MUSEUM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300194&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto discute as limitações e as possibilidades de exposições colaborativas e etnográficas para o desenvolvimento de um discurso de caráter educativo e socioambiental nos museus de história natural. Para tal, analisa-se uma exposição com participação indígena desenvolvida no Museu Paraense Emílio Goeldi. A metodologia aplicada foi do tipo qualitativo e os dados foram levantados mediante a análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas. A análise revela a presença de modelos antagônicos da comunicação, se pensada a exposição em relação ao público indígena ou ao público ocidental. Por outro lado, identificaram-se emergências socioambientais na exposição. Por fim, é possível afirmar que exposições colaborativas realizadas com a participação indígena oferecem grandes possibilidades para o desenvolvimento de um discurso expositivo de caráter educativo e socioambiental nos museus de história natural.<hr/>RESUMEN El presente texto discute las limitaciones y las posibilidades de exposiciones colaborativas y etnográficas para el desarrollo de un discurso de carácter educativo y socioambiental en museos de historia natural. Así, se analiza una exposición con participación indígena desarrollada en el Museu Paraense Emílio Goeldi. La metodología usada fue del tipo cualitativa. Los datos fueron recogidos mediante el análisis de documentos y a través de una entrevista de tipo semiestructurada. El análisis de la exposición mostró la presencia de modelos antagónicos de la comunicación, en dependencia del público considerado, occidental o indígena. Por otro lado, se identificaron emergencias socioambientales en la exposición. Finalmente, es posible afirmar que exposiciones colaborativas realizadas con participación indígena ofrecen grandes posibilidades para el desarrollo de un discurso expositivo de carácter educativo y socioambiental en los museos de historia natural.<hr/>ABSTRACT This article discusses the limitations and possibilities of collaborative and ethnographic exhibitions for the development of an educational and socioenvironmental discourse in natural history museums. To this end, an exhibition with indigenous participation developed in the Museu Paraense Emílio Goeldi is analyzed. The methodology used was qualitative. The data was collected through the analysis of documents and through a semi-structured interview. The analysis of the exhibition showed the presence of antagonistic models of communication, depending on the public considered, western or indigenous. On the other hand, socio-environmental emergencies were identified in the exhibition. Finally, it is possible to affirm that collaborative exhibitions carried out with indigenous participation offer great possibilities for the development of an educational and socio-environmental expository discourse in natural history museums. <![CDATA[REFLECTION ON THE PORTUGUESE SPOKEN BY INDIGENOUS PEOPLE: RESISTANCE AND REFRAMING]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300214&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A entrada dos povos indígenas na universidade tem visibilizado suas culturas, cosmovisões, epistemologias e o uso que fazem de suas línguas, dentre elas a língua portuguesa. Os estudos sobre o português falado por povos indígenas são ainda poucos e necessitam de aprofundamento. É com o objetivo de contribuir para esta reflexão que este artigo discute algumas características do português indígena e analisa duas dissertações de mestrado escritas por mulheres indígenas (BOMFIM, 2012; CORREA XAKRIABÁ, 2018), com o intuito de compreender como essa variedade aparece em textos acadêmicos. A análise, de cunho qualitativo, busca evidenciar pistas de indigenização do português, tais como: uso de vocábulos da língua indígena, ressignificação de conceitos, organização textual, dentre outros. A pesquisa mostra que mesmo textos fortemente monitorados, como dissertação de mestrado, não impedem a utilização do português indígena. Espera-se que a discussão contribua para uma maior compreensão do significado desta língua para os povos indígenas e para a sua valorização, principalmente nas universidades.<hr/>ABSTRACT Indigenous people’s presence in the universities has been contributing to the knowledge about cultures, epistemology, and indigenous language, including Portuguese. There is few research about Portuguese spoken by indigenous communities, and it needs to be improved. To contribute to this discussion, this paper discusses some indigenous Portuguese characteristics. Also, two master’s degree dissertation written by indigenous women candidates (BOMFIM, 2012; CORREA XAKRIABÁ, 2018) are analyzed to demonstrate how indigenous Portuguese appears in academic texts. The analysis is based on qualitative research principles. The research results show that indigenous Portuguese can appear even in academic texts such as a master’s dissertation. It is argued that indigenous Portuguese should be understood in the indigenous point of view and it’s suggested that the universities should promote indigenous languages.<hr/>RESUMEN La presencia de pueblos indígenas en las universidades han contribuido al conocimiento de las culturas, la epistemología y la lengua indígena, incluido el portugués. Hay poca investigación sobre el portugués hablado por las comunidades indígenas, y esto debe mejorarse. Para contribuir a esta discusión, este artículo analiza algunas características del portugués indígena. Además, se analizan dos disertaciones de maestría escritas por indígenas (BOMFIM, 2012; CORREA XAKRIABÁ, 2018) para demostrar cómo aparece el portugués indígena en los textos académicos. El análisis se basa en los principios de la investigación cualitativa. Los resultados de la investigación muestran que el portugués indígena puede incluso aparecer en textos académicos como una disertación de maestría. Se argumenta que el portugués indígena debe entenderse desde un punto de vista indígena y se sugiere que las universidades promuevan las lenguas indígenas. <![CDATA[THE HISTORICAL-REAL CONTEXT OF THE TZ’UTUJIL LANGUAGE AND ITS CHALLENGES IN SANTA MARÍA VISITACIÓN, GUATEMALA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300232&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN A partir de 1580 el pueblo de Santa María Visitación - población del altiplano guatemalteco, ubicada en el Departamento de Sololá - experimenta un nuevo rompimiento con la llegada de los españoles al reino Tz’utujil. Un nuevo contexto comienza y en este sentido la parte idiomática se vio afectada ante el apremio por aprender el castellano. De manera que, este trabajo desea ofrecer un recorrido histórico puntual por las que ha pasado hasta ahora el idioma Tz’utujil, donde se detecta y se analiza los diferentes desafíos, acontecimientos y actores que en su momento han influido en tal recorrido. Para su comprensión se reflexiona sobre el pasado de la realidad idiomática tomando en cuenta tópicos como la visión de los misioneros, la territorialidad y la aparición de nuevos grupos hablantes, la realidad escolar desde lo lingüístico y el cotejo de nuevos desafíos. El artículo aborda este tema para abrir campos de investigación y lograr provocar interés para que en conjunto con otras entidades se logre emprender proyecto de rescate y fortalecimiento del aprendizaje del idioma materno con la nueva generación. De aquí radica este interés por el cual se escribe el artículo haciendo un llamado para que la situación idiomática del pueblo de Santa María Visitación no quede en el olvido.<hr/>RESUMO A partir de 1580, o povoado de Santa María Visitación - povoamento do altiplano guatemalteco, localizado no departamento de Sololá - experimentou uma nova ruptura com a chegada dos espanhóis ao reino de Tz’utujil. Um novo contexto se inicia e nesse sentido a parte idiomática foi afetada pela urgência de aprender espanhol. Assim, este trabalho quer oferecer um percurso histórico específico pelo qual a língua Tz’utujil passou até agora, onde são detectados e analisados os diferentes desafios, acontecimentos e atores que na época influenciaram tal percurso. Para sua compreensão, refletimos sobre o passado da realidade idiomática levando em conta temas como a visão dos missionários, a territorialidade e o surgimento de novos grupos falantes, a realidade escolar do ponto de vista linguístico e a comparação de novos desafios. O artigo aborda esse tema para abrir campos de pesquisa e despertar interesse para que, junto com outras entidades, seja possível empreender um projeto de resgate e fortalecimento da aprendizagem da língua materna com a nova geração. Daí vem esse interesse pelo qual se escreve o artigo pedindo que não se esqueça da situação linguística da cidade de Santa María Visitación.<hr/>ABSTRACT Starting in 1580, the town of Santa María Visitación - a population of the Guatemalan highlands, located in the Department of Sololá - experienced a new break with the arrival of the Spaniards in the Tz’utujil kingdom. A new context begins, and in this sense, the idiomatic part was affected by the urgency to learn Spanish. So, this work wants to offer a specific historical journey through which the Tz’utujil language has passed so far, where the different challenges, events and actors that at the time have influenced such journey are detected and analyzed. For its understanding, we reflect on the past of the idiomatic reality taking into account topics such as the vision of the missionaries, territoriality and the appearance of new speaking groups, the school reality from the linguistic point of view and the comparison of new challenges. The article addresses this topic to open fields of research and provoke interest so that, together with other entities, it is possible to undertake a project to rescue and strengthen the learning of the mother tongue with the new generation. From here lies this interest for which the article is written calling for the language situation of the town of Santa María Visitación not to be forgotten. <![CDATA[A PEDAGOGY OF REPOSSESSIONS - TEACHING AND LEARNING FROM THE ANACÉ INDIGENOUS PEOPLE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300248&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Os Anacé, povo indígena que ocupa tradicionalmente um território localizado a oeste da capital cearense, vem sendo, desde meados da década de 1990, impactado com as construções do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Em contraponto, parte dos Anacé tem realizado retomadas para recuperar parcelas do território e assim garantir seus direitos de existir. Nesse contexto, com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, investigamos a possibilidade de falarmos em pedagogias das retomadas, compreendendo-as como potentes espaços de aprendizagem partilhada e de construção de pessoas Anacé, o que passa pela mediação dos encantados. Conforme observado, as retomadas possibilitam acessar conhecimentos múltiplos a partir de contextos pedagógicos de formação e de aprendizagens produzidos nas práticas políticas de reaver territórios, memórias, encantados, pelo que se conectam com saberes territorializados e da encantaria.<hr/>ABSTRACT The Anacé indigenous people, which has been traditionally ocuppying a territory located West of the capital of Ceará has been impacted by the construction of the Pecém Industrial and Complex Port since the mid 1990s. On the other side, part of the Anacé people have taken back part of their territories in order to guarantee their right to exist. In this context, based on bibliographic, documental, and field research, we investigate the possibility of considering pedagogies of the repossessions, understanding them as powerful spaces for shared learning and the construction of Anacé people, which involves the mediation of the enchanted ones. As observed, the repossessions make it possible to access multiple knowledge from pedagogical contexts of development and learning produced in the political practices of reclaiming territories, memories, and enchanted ones, which connect to territorialized and enchanted knowledge.<hr/>RESUMEN Los Anacé, pueblo indígena que tradicionalmente ocupa un territorio situado al oeste de la capital de Ceará, se han visto afectados por la construcción del Complejo Industrial y Portuario de Pecém desde mediados de la década de 1990. Como contrapunto, una parte del pueblo Anacé han realizado las “retomadas”, recuperación de partes de su territorio para garantizar su derecho a existir. En este contexto, a partir de investigaciones bibliográficas, documentales y de campo, investigamos la posibilidad de hablar de pedagogías de las retomadas, entendiéndolas como poderosos espacios de aprendizaje compartido y de construcción de los pueblos Anacé, que pasa por la mediación de los encantados. Como se ha observado, las retomadas permiten acceder a múltiples saberes desde contextos pedagógicos de formación y aprendizaje producidos en las prácticas políticas de recuperación de territorios, memorias y encantamientos, por lo que se conectan con saberes territorializados y de la encantaría. <![CDATA[TERRITORY MITÃ KUERA: THE MULTIETHNIC SETTING OF BEING AN INDIGENOUS CHILD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300268&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O território Mitã Kuera, território da criança indígena, foi afetado pelo cenário mundial vivenciado desde o início de 2020, tendo que adaptar-se às mudanças resultantes da pandemia por Covid-19. Nesse contexto, o objetivo central de investigação foi a caracterização do universo das crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na Reserva Indígena de Dourados (RID), durante esse período, elencando as mudanças no modo de viver individual e familiar das crianças indígenas em situação de isolamento social. O desenvolvimento da pesquisa pautou-se em diferentes estratégias que se inserem na abordagem qualitativa, dentre elas a revisão bibliográfica, a pesquisa etnográfica e a pesquisa de campo (nesse momento restrita a visitas in loco nas escolas indígenas municipais da Reserva Indígena de Dourados). Para o momento, a investigação traz contribuições no sentido de reafirmar que as crianças indígenas experienciam, vivenciam e transmitem suas culturas e também seus saberes entre si e com os adultos que convivem. Ao considerar o atual cenário, as crianças indígenas buscaram adaptar-se às condições de isolamento social, sem perder a essência do brincar e do ser criança. Quanto ao processo de educação escolar, as práticas educativas tradicionais constituem movimentos pedagógicos que vão se desenvolvendo ao longo das fases de crescimento das crianças indígenas e revelam saberes necessários para a formação da cultura e da identidade.<hr/>RESUMEN El territorio Mitã Kuera, territorio del niño indígena, fue afectado por el escenario mundial vivido desde el inicio de 2020, teniendo que adaptarse a los cambios resultantes de la pandemia por Covid-19. En ese contexto, el objetivo central de investigación fue la caracterización del universo de los niños indígenas guaraníes y kaiowá, en la Reserva Indígena de Dourados (RID) durante ese período, enumerando los cambios en el modo de vivir individual y familiar de los niños indígenas en situación de aislamiento social. El desarrollo de la investigación se desarrolló en diferentes estrategias que se insertan en el abordaje cualitativo, entre ellas, la revisión bibliográfica, la investigación etnográfica y la investigación de campo (en ese momento restringida a visitas in loco en las escuelas indígenas municipales de la Reserva Indígena de Dourados). Por el momento, la investigación aporta contribuciones en el sentido de reafirmar que los niños indígenas experimentan, vivencian y transmiten sus culturas y también sus saberes entre sí y con los adultos que conviven. Al considerar el actual escenario, los niños indígenas buscaron adaptarse a las condiciones de aislamiento social, sin perder la esencia del juego y del ser niño. En cuanto al proceso de educación escolar, las prácticas educativas tradicionales constituyen movimientos pedagógicos que se van desarrollando a lo largo de las fases de crecimiento de los niños indígenas y revelan saberes necesarios para la formación de la cultura y de la identidad.<hr/>ABSTRACT The Mitã Kuera territory, the territory of the indigenous child, was affected by the world scenario experienced since the beginning of 2020, and had to adapt to changes resulting from the Covid-19 pandemic. In this context, the main objective of the present study was the characterization of the universe of the Guarani and Kaiowá indigenous children, in the Dourados Indigenous Reserve (RID) during this period, listing the changes in the individual and family way of life of indigenous children in situations of social isolation. The development of the research was based on different strategies of the qualitative approach including literature review, ethnographic research and field research (at this time restricted to on-site visits to the municipal indigenous schools of the Dourados Indigenous Reserve). For now, the research contributes by reaffirming that indigenous children try on, experience and transmit their cultures and also their knowledge among themselves and with the adults they live with. When considering the current scenario, indigenous children sought to adapt to social isolation, without losing the essence of playing and being a child. As for the school education process, traditional educational practices are pedagogical movements that are developed throughout the growth of indigenous children and reveal knowledge necessary for the formation of culture and identity. <![CDATA[MUXES IN THE INTERCULTURALITY AND TERRITORIALITY OF THE ZAPOTEC COMMUNITY IN OAXACA-MEXICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300288&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN Este estudio buscó comprender la territorialidad de los muxes y cómo las políticas interculturales pueden potenciar su identidad en la comunidad zapoteca, Oaxaca, México. En esta investigación se realizó trabajo de campo y reconocimiento del territorio en los límites de Juchitán y Santo Domingo de Tehuantepec, con la ayuda de los muxes para registrar testimonios de cómo es su vida cotidiana en esta región con metodologías participativas respetando sus cosmologías, fundamental para la promoción de la autonomía. Los muxes responden a un rol establecido por la sociedad, por el trabajo que algunos siguen desempeñando, por su cuerpo y deseo homoerótico que tiene una función social específica en las relaciones de dominación de los hombres. La interrelación de hombres, mujeres y muxes para el sustento cultural, social y económico de Juchitán muestra cómo existe más de una historia de género fija y lineal, sin que ello redunde en la ausencia de relaciones de dominación.<hr/>RESUMO Este estudo buscou compreender a territorialidade dos Muxes e como as políticas interculturais podem valorizar a sua identidade na comunidade zapoteca, Oaxaca, México. Nesta investigação, foram realizados trabalhos de campo e reconhecimento do território nos limites de Juchitán e Santo Domingo de Tehuantepec, com a ajuda dos muxes para o registro de testemunhos de como é o codidiano deles nesta região com metodologias participantes, respeitando suas cosmologias, fundamental para a promoção da autonomia. Os muxes respondem a um papel estabelecido pela sociedade, pelo trabalho que alguns continuam a desempenhar, pelo seu corpo e desejo homoerótico que tem uma função social específica nas relações de dominação dos homens. A inter-relação de homens, mulheres e muxes para o sustento cultural, social e econômico de Juchitán mostra como há mais de uma história de gênero fixa e linear, sem que isso resulte na ausência de relações de dominação.<hr/>ABSTRACT This study sought to understand the territoriality of the Muxes and how intercultural policies can enhance their identity in the Zapotec community, Oaxaca, Mexico. In this investigation, fieldwork and recognition of the territory were carried out in the limits of Juchitán and Santo Domingo de Tehuantepec, with the help of the muxes to record testimonies of what their daily life is like in this region with participating methodologies respecting their cosmologies, fundamental for the promoting autonomy. The muxes respond to a role established by society, by the work that some continue to play, by their body and homoerotic desire that has a specific social function in the relations of domination of men. The interrelation of men, women and muxes for the cultural, social and economic sustenance of Juchitán shows how there is more than one fixed and linear gender history, without this resulting in the absence of relations of domination. <![CDATA[INTERCULTURALITY AND POPULAR CULTURE DEBATING FOLKLORIZATION WITHIN SCHOOL EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300308&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste artigo debatemos os processos históricos e produção intelectual que contribuíram para a marginalização da cultura popular dentro do espaço escolar. Em seguida, apresentamos como as perspectivas interculturais de educação têm auxiliado na construção de práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural, abrindo espaço para os conhecimentos e formas de sociabilidade presentes nas culturas populares. O texto foi construído a partir de uma extensa pesquisa bibliográfica que mapeou diferentes contribuições da teoria cultural e a interface entre a escola e a cultura. Concluímos que certas práticas culturais são abordadas, ainda hoje, de forma pitoresca e estereotipada dentro do calendário “folclórico” das escolas. Contudo, conforme Candau (2013), a interculturalidade reconhece o direito à diversidade e luta contra as formas de discriminação e desiguldade social, promovendo relações diálógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes.<hr/>ABSTRACT In this article we discuss the historical processes and intellectual production that contributed to the marginalization of popular culture within the school space. Then, we present how the intercultural perspectives of education have helped in the construction of pedagogical practices that value cultural diversity, opening space for the knowledge and forms of sociability present in popular cultures. The text was built from an extensive bibliographic research that mapped different contributions of cultural theory and the interface between school and culture. We conclude that certain cultural practices are aproached, even today, in a picturesque and stereotyped way within the “folkloric” schedule of schools. However, according to Candau (2013), the interculturality recognizes the right to diversity and fights against forms of discrimination and social inequality, promoting dialogic and egalitarian relationships between people and groups belonging to different cultural universes.<hr/>RESUMEN En este artículo discutimos los procesos históricos y la producción intelectual que contribuyeron a la marginación de la cultura popular dentro del espacio escolar. Luego, presentamos cómo las perspectivas interculturales de la educación han ayudado en la construcción de prácticas pedagógicas que valoran la diversidad cultural, abriendo espacio para los saberes y formas de sociabilidad presentes en las culturas populares. El texto se construyó a partir de una extensa investigación bibliográfica que mapeó diferentes aportes de la teoría cultural y la interfaz entre escuela y cultura. Concluimos que ciertas prácticas culturales son abordadas, aún hoy, de manera pintoresca y estereotipada dentro del calendario “folklórico” de las escuelas. Sin embargo, según Candau (2013), la interculturalidad reconoce el derecho a la diversidad y lucha contra las formas de discriminación y desigualdad social, promoviendo relaciones dialógicas e igualitarias entre personas y colectivos pertenecientes a universos culturales diferentes. <![CDATA[INTERCULTURALITY IN SCIENCE TEACHING: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300325&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo é de natureza teórica e tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da importância da implementação da Lei nº 11.645/08 e da perspectiva intercultural no ensino de ciências. Para isso, recorreu-se aos argumentos centrais do pluralismo epistemológico e à metodologia de revisão sistemática de literatura chamada Methodi Ordinatio, para selecionar os artigos mais recentes sobre a temática, além de contemplar os demais trabalhos presentes na literatura sobre a temática. Assim, o artigo apresenta-se como um portfólio bibliográfico que versa sobre importantes trabalhos e pesquisas que tratam sobre o processo de ensino-aprendizagem em ciências e a sua relação com a perspectiva intercultural. Os resultados mostram trabalhos que defendem a inclusão dos saberes tradicionais na base curricular, ou seja, pesquisas que trabalharam ou desenvolveram ações pedagógicas e metodologias educacionais que abordaram a interculturalidade e o uso da Lei nº 11.645/08 no ensino de ciências.<hr/>ABSTRACT This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective. The results show works that defend the inclusion of traditional knowledge in the curricular base, that is, research that worked or developed pedagogical actions and educational methodologies that addressed interculturality and the use of Law 11,645/08 in science teaching.<hr/>RESUMEN Este artículo es de carácter teórico y tiene como objetivo reflexionar sobre la importancia de la implementación de la Ley nº 11.645/08 y la perspectiva intercultural en la enseñanza de las ciencias. Para ello recurrimos a los argumentos centrales del pluralismo epistemológico y a la metodología de revisión sistemática de literatura denominada Methodi Ordinatio, para seleccionar los artículos más recientes sobre el tema, además de contemplar los demás trabajos presentes en la literatura sobre el tema. Así, el artículo se presenta como un portafolio bibliográfico, que aborda importantes trabajos e investigaciones que abordan el proceso de enseñanza-aprendizaje en ciencias y su relación con la perspectiva intercultural. Los resultados muestran trabajos que defienden la inclusión de los conocimientos tradicionales en la base curricular, o sea, investigaciones que trabajaron o desarrollaron acciones pedagógicas y metodologías educativas que abordaron la interculturalidad y el uso de la Ley nº 11.645/08 en la enseñanza de las ciencias. <![CDATA[INTERCULTURAL EDUCATION IN THE TEACHING OF HISTORY AND INDIGENOUS CULTURE IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300341&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Neste estudo, tivemos o objetivo de analisar as transformações dos sujeitos após estudar a História e Cultura dos povos indígenas na perspectiva da educação intercultural no âmbito do Ensino Remoto, implementado em Altamira-PA, durante a Pandemia da Covid-19. O método da pesquisa participante neste estudo vincula-se à teoria-prática e ao pensamento-ação, através do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem conteúdos de história e cultura indígena em uma turma da Educação Básica. As análises foram realizadas sob o aporte teórico de Walsh (2009), Grando (2007), Geertz (1989) e Baniwa (2019). Apesar dos limites encontrados com a suspensão das atividades presenciais e dos desafios na utilização de ferramentas digitais, a pesquisa evidencia que à medida que fomos realizando os processos de ensino-aprendizagens na perspectiva intercultural, começaram a sobressair nas narrativas orais, escritas e gráficas (desenhos) das crianças significados de reconhecimentos e respeito pelos povos indígenas que foram, historicamente, invisibilizadas na nossa sociedade. Nesse sentido, comprova-se que o processo intersubjetivo da prática pedagógica intercultural provocou reflexões capazes de transpor as narrativas estereotipadas e estabelecer diálogos que favoreceram o respeito à diversidade étnico-cultural.<hr/>ABSTRACT In this study, we aimed to analyze the transformations of the subjects after studying the History and Culture of indigenous peoples from the perspective of intercultural education within the scope of Remote Teaching, implemented in Altamira-PA, during the Covid-19 Pandemic. The research method on this study is linked to theory-practice and thought-action, through planning and pedagogical strategies that insert contents of indigenous history and culture in a Basic Education class. The analyzes were carried out under the theoretical support of Walsh (2009), Grando (2007), Geertz (1989) and Baniwa (2019). Despite the limits found with the suspension of face-to-face activities and the challenges in the use of digital tools, the research shows that as we carried out the teachinglearning processes in the intercultural perspective, they began to stand out in the oral, written and graphic narratives (drawings) of the children meanings of recognition and respect for indigenous people who have historically been made invisible in our society. In this sense, it is proven that the intersubjective process of intercultural pedagogical practice provoked reflections capable of transposing stereotyped narratives and establishing dialogues that favored respect for ethnic-cultural diversity.<hr/>RESUMEN En este estudio, tuvimos como objetivo analizar las transformaciones de los sujetos después de estudiar la Historia y la Cultura de los pueblos indígenas en la perspectiva de la educación intercultural en el ámbito de la Enseñanza a Distancia, implementada en Altamira-PA, durante la Pandemia de Covid-19. El método de investigación que participa en este estudio está vinculado a la teoría-práctica y al pensamiento-acción, a través de la planificación y estrategias pedagógicas que insertan contenidos de historia y cultura indígena en una clase de Educación Básica. Los análisis se realizaron bajo el apoyo teórico de Walsh (2009) Grando (2007), Geertz (1989) y Baniwa (2019). A pesar de los límites encontrados con la suspensión de las actividades presenciales y los desafíos en el uso de herramientas digitales, la investigación muestra que a medida que realizamos los procesos de enseñanza-aprendizaje en la perspectiva intercultural, comenzaron a destacarse en la oralidad., narraciones escritas y gráficas (dibujos) de los niños significados de reconocimiento y respeto a los pueblos indígenas que históricamente han sido invisibilizados en nuestra sociedad. En ese sentido, se comprueba que el proceso intersubjetivo de la práctica pedagógica intercultural suscitó reflexiones capaces de transponer narrativas estereotipadas y establecer diálogos que favorecieron el respeto a la diversidad étnico-cultural. <![CDATA[INDIGENOUS LITERATURE: FROM TEXTBOOK TO INTERCULTURAL EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300364&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo tem por objetivo analisar o tratamento dado à literatura indígena no livro didático da coleção Singular e Plural, da editora Moderna, Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, no quadriênio 2020-2023, utilizada pela rede estadual de Rondônia, a partir dos textos sugeridos para leitura, das atividades propostas aos alunos e das orientações destinadas ao professor. Além disso, há discussões acerca da escolha do livro didático no Brasil, sua importância e interferência no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, ancoradas, principalmente, em Silva e Costa (2018), Bonin (2008), Oliveira (2008) e Munduruku (2016). Importantes opiniões e teses que contribuem para problematizações sobre a literatura indígena, educação intercultural e a efetivação da Lei 11.645/08: que fala da obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena na educação básica. Ao concluir, defendo que no livro didático há questões e posicionamentos que podem ser revistos, alguns assuntos podem ser aprofundados, observados por outras perspectivas, enaltecendo a história e as culturas dos povos originários, todavia esse material contribui, de certa forma, para a execução da referida Lei.<hr/>ABSTRACT The article has by objective to analyze the treatment given to indigenous literature in the textbook of the Singular e Plural collection, published by Moderna, elementary school, final years, 6th year, in the quadrennium 20202023, used by the Rondônia state government, based on the texts suggested for reading, the activities proposed to students and the guidelines for the teacher. In addition, there are discussions about the choice of textbook in Brazil, its importance and interference in the educational context. This is a bibliographic and documentary research, anchored mainly in Silva and Costa (2018), Bonin (2008), Oliveira (2008) and Munduruku (2016). Important opinions and theses that contribute to problematizations about indigenous literature, intercultural education and the effectiveness of the Law 11.645/08: which speaks of the mandatory study of indigenous history and culture in basic education. In conclusion, I argue that in the textbook there are issues and positions that can be reviewed, some issues can be deepened, observed from other perspectives, extolling the history and cultures of indigenous peoples, however this material contributes, in some way, to the implementation of that law.<hr/>RESUMEN El artículo tiene por objetivo analizar el tratamiento dado a la literatura indígena en el libro de texto de la colección Singular e Plural, publicado por Moderna, escuela primaria, últimos años, 6º año, en el cuatrienio 2020-2023, utilizado por el gobierno del estado de Rondônia, a partir de los textos sugeridos para la lectura, las actividades propuestas a los alumnos y las orientaciones para el profesor. Además, se discute la elección del libro de texto en Brasil, su importancia e injerencia en el contexto educativo. Se trata de una investigación bibliográfica y documental, anclada principalmente en Silva y Costa (2018), Bonin (2008), Oliveira (2008) y Munduruku (2016). Importantes opiniones y tesis que contribuyen a problematizar la literatura indígena, la educación intercultural y la efectividad de la Ley 11.645/08: que habla de la obligatoriedad del estudio de la historia y la cultura indígena en la educación básica. En conclusión, sostengo que en el libro de texto hay cuestiones y posiciones que pueden ser revisadas, algunos temas pueden ser profundizados, observados desde otras perspectivas, exaltando la historia y las culturas de los pueblos indígenas, sin embargo este material contribuye, de alguna manera, a la aplicación de esa ley. <![CDATA[THE PROINFÂNCIA PROGRAM AND ITS CONSEQUENCES IN A MUNICIPALITY OF MINAS GERAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300384&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este texto tem por objetivo apresentar os dados produzidos em uma pesquisa de Doutorado em Educação que teve como objetivo compreender o processo de implementação do Programa Proinfância em um município de Minas Gerais. A base teórico-metodológica adotada fundamentou-se na perspectiva do círculo de Mikhail Bakhtin em diálogo com a proposta do ciclo de políticas (policy cycle approach), desenvolvida pelo sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores. As políticas públicas no campo da Educação Infantil e dos autores que as analisam constituíram-se também como parâmetro teórico importante na construção do percurso do trabalho. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e entrevistas. Os efeitos do processo de implementação do Programa Proinfância indicam uma política municipal de Educação Infantil dual, fragmentada e focalizada ao estabelecer uma política de conveniamento para a gestão das creches via terceiro setor. Conquanto o Programa tenha trazido uma expansão de vagas nas creches e, de certa forma, uma melhoria na infraestrutura, vem acarretando uma extrema desigualdade nas condições de oferta da Educação Infantil no município.<hr/>ABSTRACT This text intends to present the data produced in a Doctorate program research in Education that aimed to understand the process of implementing the Proinfância Program in a municipality of Minas Gerais. The theoretical-methodological basis adopted was grounded on Mikhail Bakhtin’s circle perspective in dialogue with the policy cycle approach proposal, developed by the English sociologist Stephen Ball and collaborators. Public policies in the field of Early Childhood Education and the authors who analyze them were also an essential theoretical parameter in the construction of the work path. Bibliographic research, document analysis, and interviews were the methodological instruments of choice. The effects of the Proinfância Program implementing process indicate a dual, fragmented, and focused municipal Early Childhood Education policy when establishing an agreement policy for the management of daycare centers via the third sector. Although the Program has brought an expansion of openings in daycare centers and, in a way, an improvement in infrastructure, it has resulted in extreme inequality in the Early Childhood Education provision conditions in the municipality.<hr/>RESUMEN Este texto tiene como objetivo presentar los datos producidos en una investigación de doctorado en Educación, que tuvo como objetivo comprender el proceso de implementación del Programa Proinfancia en un municipio de Minas Gerais. El fundamento teórico-metodológico adoptado se basó en la perspectiva del círculo de Mikhail Bakhtin en diálogo con la propuesta del ciclo político (enfoque del ciclo político), desarrollada por el sociólogo inglés Stephen Ball y sus colaboradores. Las políticas públicas en el campo de la Educación Infantil y los autores que las analizan también fueron un parámetro teórico importante en la construcción de la trayectoria del trabajo. Como instrumentos metodológicos, se utilizaron investigaciones bibliográficas, análisis de documentos y entrevistas. Los efectos del proceso de implementación del Programa Proinfancia indican una política municipal doble, fragmentada y enfocada al establecer una política de convenio para la gestión de guarderías a través del tercer sector. Aunque el Programa ha traído una expansión de lugares en guarderías y, en cierto modo, una mejora en la infraestructura, ha resultado en una desigualdad extrema en las condiciones de provisión de Educación Infantil en el município. <![CDATA[TOWARDS AN ETHNOGRAPHIC IMAGINATION IN EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300399&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de imaginação etnográfica como uma ferramenta potente para a pesquisa crítica em educação. A partir de revisão de literatura acerca da etnografia na educação, o texto propõe que há uma rica diversidade de práticas etnográficas em educação. Através deste estudo, realizado no primeiro semestre de 2020, se apontou para a possibilidade de abordar a realidade educacional sob a perspectiva da imaginação etnográfica, de acordo com Paul Willis. O manuscrito, assim, propõe uma discussão teórica sobre esta categoria, estabelece uma proposta de confiabilidade metodológica para a operação da imaginação etnográfica e sugere um passo a passo para sua efetivação. Como resultados, se destacam uma proposta de nova sensibilidade frente ao trabalho etnográfico na educação, um convite à operação rigorosa da perspectiva metodológica e uma reorientação de procedimentos metodológicas de coleta e análise de dados etnográficos.<hr/>ABSTRACT This article aims at presenting the ethnographic imagination as a powerful tool for critical research in education. Learning from a literature review about ethnography in education, the present work proposes there is a rich diversity in ethnographic practices in education. This study points to the possibility of approaching the Brazilian educational reality under the perspective of the ethnographic imagination, according to Paul Willis. This manuscript, therefore, theoretically discusses this category, establishing a methodological liability proposal for the operation of an ethnographic imagination, as well as a stepby-step procedure for its operation. Results indicate the proposal for a new sensitivity towards the ethnographic work in education, the invite to a new methodological perspective and the reorientation of methodological procedures for collecting and analyzing ethnographic data in educational research.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es presentar la imaginación etnográfica como una potente herramienta para la investigación crítica en educación. A partir de una revisión de literatura a cerca de la etnografía en educación, el texto propone que hay una diversidad de prácticas etnográficas en educación,. A través de este estudio bibliográfico hecho en 2020, se apuntó la posibilidad de abordar la realidad educacional bajo la perspectiva de la imaginación etnográfica, de acuerdo con Paul Willis. El manuscrito propone una discusión teórica sobre esta categoría, establece una propuesta de confiabilidad metodológica para la operación de la imaginación etnográfica y indica un paso a paso para su efectuación. Como resultados, se destacan una propuesta de nueva sensibilidad frente al trabajo etnográfico en educación, una invitación a la operación rigorosa de la perspectiva metodológica y una reorientación de procedimientos metodológicos de colecta y análisis de dados etnográficos. <![CDATA[ENTREVISTA COM JACQUES JULLES SONNEVILLE: REVISTA DA FAEEBA - 30 ANOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432022000300413&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de imaginação etnográfica como uma ferramenta potente para a pesquisa crítica em educação. A partir de revisão de literatura acerca da etnografia na educação, o texto propõe que há uma rica diversidade de práticas etnográficas em educação. Através deste estudo, realizado no primeiro semestre de 2020, se apontou para a possibilidade de abordar a realidade educacional sob a perspectiva da imaginação etnográfica, de acordo com Paul Willis. O manuscrito, assim, propõe uma discussão teórica sobre esta categoria, estabelece uma proposta de confiabilidade metodológica para a operação da imaginação etnográfica e sugere um passo a passo para sua efetivação. Como resultados, se destacam uma proposta de nova sensibilidade frente ao trabalho etnográfico na educação, um convite à operação rigorosa da perspectiva metodológica e uma reorientação de procedimentos metodológicas de coleta e análise de dados etnográficos.<hr/>ABSTRACT This article aims at presenting the ethnographic imagination as a powerful tool for critical research in education. Learning from a literature review about ethnography in education, the present work proposes there is a rich diversity in ethnographic practices in education. This study points to the possibility of approaching the Brazilian educational reality under the perspective of the ethnographic imagination, according to Paul Willis. This manuscript, therefore, theoretically discusses this category, establishing a methodological liability proposal for the operation of an ethnographic imagination, as well as a stepby-step procedure for its operation. Results indicate the proposal for a new sensitivity towards the ethnographic work in education, the invite to a new methodological perspective and the reorientation of methodological procedures for collecting and analyzing ethnographic data in educational research.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es presentar la imaginación etnográfica como una potente herramienta para la investigación crítica en educación. A partir de una revisión de literatura a cerca de la etnografía en educación, el texto propone que hay una diversidad de prácticas etnográficas en educación,. A través de este estudio bibliográfico hecho en 2020, se apuntó la posibilidad de abordar la realidad educacional bajo la perspectiva de la imaginación etnográfica, de acuerdo con Paul Willis. El manuscrito propone una discusión teórica sobre esta categoría, establece una propuesta de confiabilidad metodológica para la operación de la imaginación etnográfica y indica un paso a paso para su efectuación. Como resultados, se destacan una propuesta de nueva sensibilidad frente al trabajo etnográfico en educación, una invitación a la operación rigorosa de la perspectiva metodológica y una reorientación de procedimientos metodológicos de colecta y análisis de dados etnográficos.