Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819950001&lang=es vol. num. 00 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Written language, society and culture: connections, dimensions and perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo faz uma revisão da literatura internacional sobre os conceitos de alfabetismo e analfabetismo, considerando os elos entre escrita, sociedade e cultura, dos pontos de vista sincrônico e diacrônico. Examina as dimensões individuais e sociais do alfabetismo, estabelecendo distinções entre os processos de ler e escrever; discute os problemas envolvidos no estabelecimento de critérios para definir o alfabetismo analisa a concepção de alfabetismo funcional e as demais tendências na abordagem do tema; finalmente, enumera as diversas perspectivas existentes sobre o nalfabetismo.<hr/>The article reviews international literature regarding concepts of literacy and illiteracy, considering links with writing, society and culture from a synchronic and diachronic viewpoint. It examines individual and social dimensions of literacy, discusses problems involved in establishing criteria to define literacy, analyzes the concept of functional literacy and other tendencies related to the theme and, finally, lists perspectives regarding illiteracy. <![CDATA[School reading: between pedagogy and sociology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apoiando-se numa exaustiva revisão bibliográfica, especialmente francesa, a autora confronta abordagens de várias disciplinas sobre os processos de aprendizagem e uso da leitura e da escrita, para construir um amplo panorama dos problemas, hipóteses, interpretações e polêmicas hoje em foco nesses campos de pesquisa. Ao longo do artigo, a autora procura estabelecer um contraponto entre os dados de pesquisa e as mudanças ocorridas nas práticas sociais e escolares, apontando para alguns problemas ainda pouco investigados na área.<hr/>Supported by an exhaustive bibliographical review, specially French, the author confronts approaches of several school subjects on learning processes and on the use of reading and writing, in order to construct a wide panorama of problems, hypotheses, interpretarians and polemics focused today in these fields of research. Throughout the article the author establishes counterpoints between research data and changes which have occurred in social and school practices, pointing out some problems not sufficiently investigated in this area. <![CDATA[Literature and history: Images oi reading and readers in XIX century Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa as relações que os negros puderam estabelecer com a língua e a leitura, no período da escravidão, utilizando-se de dados sobre o Brasil do século XIX. A condição de escravo havia retirado desta população o direitoà produção da palavra, na medida em que negava sua humanidade e destruía suas formas tradicionais de expressão, ligadas à organização social e à cultura dos povos africanos. Essa ruptura representa um primeiro confronto com a língua escrita, a língua do branco. O artigo descreve como os negros vão desenvolvendo formas próprias de aproximação com a língua oral e escrita, e com o conhecimento, através de exemplos extraídos de fontes históricas diversas.<hr/>The text analyzes relations which Afro-Brazilians were able to establish during slavery with regard to language and reading, using data about Brazil in the 19th century. Slavery denied humanity and destroyed traditional forms of expression of African culture, thus depriving this population of their right to develop language. This rupture represents an initial confrontation with written language, the white man's language. The article describes how the Afro Brazilians develop their own approaches to oral and written language, and to knowledge, by means of examples from various historic sources. <![CDATA[Historia de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta um inventário de temas e questões que se constituem como objeto para a história cultural, quando esta dirige sua atenção para o campo da educação. O autor examina os diversos aspectos de temas como: a história das profissões e das disciplinas escolares; a história da organização do espaço e do tempo pela escola, temas pesquisados pelo autor; a história da mente e das práticas da comunicação. Analisa também os aspectos metodológicos envolvidos na abordagem destas questões, apontando as novas possibilidades que a história cultural abre para a análise da escola.<hr/>The text presents an inventory of themes and issues which constitute an object of cultural history when this history directs its attention to education. The author examines several aspects of the theme. such as: history of school professions and subjects; history of school space and time, themes researched by the author; history of the mind and the practices of communication. It also analyzes methodological aspects involved in the approaches to these issues, pointing out new possibilities that cultural history opens to school analysis. <![CDATA[General and specialized education: Does the transformation of capitalist production imply the end of this duality?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo defende a necessidade de uma nova compreensão sobre a polarização entre educação geral e especializada. São examinadas as alterações ocorridas no campo da ciência, nas relações sociais e nos processos de trabalho, bem como os desafios que surgem para a democratização da escola. Para discutir o lugar da formação geral e profissional neste novo contexto, o artigo analisa a relação sujeito e objeto na construção do conhecimento, o jogo de interesses sociais, a emergência de novos espaços de socialização além da escola, e o impacto da racionalidade técnica.<hr/>The artide defends the necessity of a new understanding of the polarity between general and specialized education. Changes in the field of science, of social relations, and in work processes are examined in regard to the challenge they represent for the democratization of schools. In order to discuss the place of general and professional formation in this new context, the artide analyzes the relationship between subject and object in constructing knowledge, the play of social interests, the appearance of new places for sacializing other than schools, and the impact of technical rationality. <![CDATA[Work crisis in Western Europe: Crisis of society, crisis of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population. <![CDATA[Educacional performance of the poor: lessons from rural northeast Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population. <![CDATA[O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population. <![CDATA[Qualitative Research Methods Series]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population. <![CDATA[Cooperación Internacional y Desarrollo de la Educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population. <![CDATA[Métodos de pesquisa em Ciências Sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population. <![CDATA[Learning and teaching the ways of knowing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781995000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações econômicas e políticas recentes na Europa Ocidental são analisadas, com ênfase na perda da centralidade do trabalho na vida social. Estas mudanças não se refletem somente no aumento das taxas de desemprego, mas em alterações mais profundas no papel do trabalho no processo de produção, sendo que a flexibilização dos vínculos de emprego e a diminuição dos efetivos permanentes. de trabalhadores são características cada vez mais marcantes. Todas estas questões repercutem nas demandas em relação à educação e na situação da população jovem.<hr/>Recent economic and political changes in Western Europe are analyzed, emphasizing the loss of the centrality of work in social life. These changes are not only reflected in growing unemployment, but also in more profound changes as regards the role of work in the process of production, where more flexible employment ties and smaller permanent staffs are ever more present. All these issues influence demands on education and the situation of the young population.