Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819960001&lang=en vol. num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Power, politics and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Conferência de abertura da XVIII. Reunião Anual da ANPEd de 1995, onde se discute, de forma polarizada, duas visões de fins da educação e de como atingi-los: civil democrática e a produtivista. A primeira é produto do amplo movimento pela igualdade dos dois últimos séculos e que resultou na democracia, moderna; a segunda se origina na mítica neoliberal aos serviços do Estado.<hr/>Opening conference of the XVIII . Annual Meeting of ANPEd, held in 1995, where two views of education’s goals and how to reach them are polarized: democratic citizen education and education for productivity. The first is a result the extensive movement over the last two centuries in favor of equality and which resulted in modem democracy; the second has its origins in neo liberal mystique which renders its services to the state. <![CDATA[Did you say "popular"?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa e faz implodir a noção realista de "linguagem popular", mostrando como ela é originária da aplicação de categorias míticas. A análise é feita aplicando se o modelo geral da produção do discurso como decorrente da interrelação entre um habitus lingüístico (que varia de acordo com o sexo, geração, posição e origem social e étnica) e um mercado, que pode ser um mercado dominante ou um mercado livre reservado aos dominados.<hr/>The text analyzes and demolishes the realist notion of "popular language" showing how this idea originates from applying mythical categories. The analysis is made by applying a general model identifying speech production as a consequence of the interrelation between a linguistic habit (which varies according to sex, generation, position and social and ethnic origin) and a market, which can be a dominant one or a free one reserved for the dominated. <![CDATA[State policies and gender equitr: comparative perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Visando corrigir desigualdades entre homens e mulheres, vários Estados vêm se utilizando para tanto de políticas públicas. O artigo examina os diferentes tipos de políticas públicas que focam adotadas e postas em prática, fazendo notar o lento progresso alcançado nessa área. Na base da legislação aprovada por alguns países desenvolvidos e em desenvolvimento e de suas conseqüências, destacam-se três tipos de políticas públicas: políticas coercitivas, executadas mediante uma autoridade que proíbe práticas indesejáveis; políticas de apoio, que estabelecem unidades organizacionais para promover e monitorar questões de gênero; e políticas de construção, que atuam no sentido de criar um saber contesta tório e promover novos comportamentos e atitudes. Esse último grupo de políticas públicas que demanda verbas para sua efetiva implementação - é o que, freqüentemente, tem recebido menor atenção por parte dos Estados-nações.<hr/>To correct inequalities among women and men, several states have utilized public policies. Remarking the slow progress attained through these means, the article examines the types of policies that have been designed and put into effect. On the basis of legislation enacted by some developed and developing countries and its aftermath, three types of policies are distinguished: coercive policies, which operate through commands prohibiting undesirable practices; supportive policies, which establish organizational units to promote and monitor gender issues; and constructive policies, which function to create contestatory knowledge and promote new behavior and attitudes. This last set of policies which need funds for their effective implementation - are the policies less often considered by nation states. <![CDATA[Society, State and education: Annotations on Rousseau, Bonald and Saint-Simon]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesse texto são passadas em revista as obras de três filósofos sociais, percursores da sociologia: Rousseau, Bonald e Saint-Simon. Para ressaltar as idéias saint-simonianas, uma obra de Júlio Verne, até há pouco inédita, é também analisada. O texto destaca as idéias gerais de cada um desses autores, relacionando-as com as posições sobre questões educacionais, especialmente uma, que mantém plena atualidade: a da distinção entre educação pública e educação privada. Em conclusão, fica evidenciada a ambigüidade com que a equação "educação pública igual a educação estatal"é empregada, pelo menos no que diz respeito aos seus destinatários.<hr/>In this text the works of three social philosophers, forerunners of Sociology. Rousseau, Bonald and Saint-Simon, are reviewed. In order to highlight Saint-Siman's ideas, a work of Julio Veme, only lately edited, is also analyzed. In each of these authors the text brings forth their general ideas, connecting them with positions related to educational issues, calling special attention to one which continues in existence: the distinction between public and private education. The text concludes showing the ambiguity with which the equation identifying public with state education is used, at least with regard to those for whom education is destined. <![CDATA[Teaching and history 01 education: testing a hypothesis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de dados preliminares de uma pesquisa sobre livros de história da educação publicados no Brasil, o artigo examina algumas hipóteses de interpretação sobre as características que esta produção apresenta. O conteúdo dos livros pesquisados estrutura-se em dois eixos: a organização escolar e o pensamento pedagógico. O texto apóia-se em biografias de alguns autores e dados de outros estudos, para apontar algumas das possíveis origens das concepções identificadas nesses livros.<hr/>A research of books on the History of Education, published in Brazil, serves as a starting point for this article which examines some interpretative hypotheses regarding the characteristics that this material presents. The content of the books researched are structured on two axis: the organization of schools and pedagogical theories. The text is supported by biographies of other authors and data from studies in pointing out some of the possible origins of concepts identified in these books. <![CDATA[The Movement of Populations Affected by Dam Constructions in the Uruguay River Basin and the role of mediators in shaping the movement]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa como as diferentes formas de organização interna e de intervenção externa do Movimento dos Atingidos pelas Barragens da Bacia do Rio Uruguai, ao longo do período estudado (1978-1990), refletem a ação político-educativa dos agentes de educação popular que atuaram junto às lideranças dos movimentos rurais, no Alto Uruguai em três momentos distintos: os agentes das pastorais da Igreja popular, inspirados na Teologia da Libertação; as escolas sindicais, que difundiam o modelo de organização e luta do "sindicalismo combativo"; a chamada "formação técnica", assumida por assessores especializados, com ênfase na luta pelas necessidades imediatas e "por uma vida melhor".<hr/>The text analyses how the different forms of internal organization and external intervention of the Movement of Populations Affected by Dam Constructions in the Uruguay River Basin, over the period studied (1978-1990), reflect the political and educational action of the popular education agents who were active with the rural movement leaderships. This is seen in three distinct phases: the pastoral agents of the popular Church, inspired in Liberation Theology. the union schools that disseminated the model of organization and conflict of "combative unionism". and "technical formation" taken on by specialized assessors, emphasizing the fight in favor of immediate necessities and for "a better life". <![CDATA[Popular participation and bettering public education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education. <![CDATA[Sociologie de l'expérience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education. <![CDATA[Problemas mundiales de la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education. <![CDATA[Controversial issues on educational policy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education. <![CDATA[Educação e a crise do capitalismo real]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education. <![CDATA[Décalages]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education. <![CDATA[The hidden consequences of a national curriculum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo expõe as linhas principais de uma proposta de contribuição da universidade para a melhoria do ensino público. A proposta está centrada na idéia da necessidade de recuperação das expectativas populares de obtenção de um ensino de qualidade na escola pública. Discute a questão da participação indireta da população na recuperação de um ensino público de qualidade.<hr/>The article puts forth the principal lines or a proposal or the University's contribution for bettering public education. The proposal centers on the idea of the need to recover people's expectations of obtaining quality education in the public school. It also discusses the issue of the population's indirect participation in recovering quality in public education.