Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819960002&lang=pt vol. num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aborda, por meio da discussão sobre Parâmetros Curriculares Nacionais, retomada pelo MEC, a questão do encaminhamento ao dispositivo constitucional expresso pelo art. 210 da Constituição Federal de 1988. Relaciona essa discussão com duas questões centrais: a federativa e a da participação. Traz ainda uma consistente memória histórica das constituições brasileiras, sobretudo os capítulos dedicados à educação, para fundamentar a reflexão que o artigo sugere.<hr/>The constitutiona/ issue. expressed by the 1988 Federal Constitution's Artiele 210, is addressed by means af a discussion about"national curriculum parameters", an issue taken up again by the Ministry of Education. This discussion relates to two central issues: the federation and participation. I t also brings forth an appropriate historical memory of Brazilian Constitutions, especially the chapters regarding education, in order to give a basis to the reflection that the article suggests. <![CDATA[As contradições políticas do multiculluralismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O dilema das identidades, os problemas políticos daí advindos fazem emergir a necessidade de examinar a idéia de sociedade multicultural. Aborda questões ligadas ao processo de modernização: liberdade e igualdade e suas conseqüências sobre a matriz democrática, principalmente na sociedade francesa, para garantir uma melhor compreensão do sentido do multiculturalismo. A relação desses princípios com a questão identitária nas sociedades a tua is sugere quatro debates explorados pelo texto: igualdade versus equidade igualdade versus diferença; liberdade versus diferença e liberdade versus eqüidade.<hr/>Identity dilemmas and the resulting political problems bring forth the necessity of examining the idea of a multicultural society. Issues regarding the process of modernization are discussed: liberty and equality and their consequences on democracy, specially in French society, in order to guarantee a better understanding of the meaning of multiculturalism. The relation of these principles with the issue of identity in today's societies suggest four debates which are taken up by the article: equality versus equity; equality versus difference; liberty versus difference and liberty versus equity. <![CDATA[Ética e educação: a formação do homem no contexto de crise da razão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as relações entre ética e educação, enfocando três aspectos principais: a ética enquanto fenômeno de mídia, o problema ético e a crise da razão moderna e o papel da educação no processo de construção de novos sistemas normativos, capazes de superar a ética do não-mal (segundo a caracterização de Alain Badiou), baseada nos princípios de não transgressão. O autor pretende ainda mostrar que, no contexto atual, a razão argumentativa (que visa à adesão do auditório) reúne mais condições que a razão comunicativa (que visa ao consenso) no que se refere à validação das normas éticas.<hr/>The article discusses relations between ethics and education, focusing on three principal issues: ethics as a media phenomenon, ethics and the crisis of modem reason, and the role of education in the building up of new normative systems which can overcome the ethics of not-evil (according to Alain Badiou), based on the principles of no-transgression. The author also intends to show that nowadays, in order to validate ethical norms, the argumentative reason (which seeks audience adhesion) is more effective than communicative reason (which seeks consensus). <![CDATA[Linhas de investigação em História da Alfabetização em Portugal: um domínio do conhecimento em renovação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procura sistematizar as principais linhas de renovação na história da a lfabetização, em geral e particularmente em Portugal, conciliando aspectos metodológicos e teóricos. Trata-se de uma reflexão de natureza exploratória, aberta a novas hipóteses e problemáticas e que assume a debilidade do conhecimento historiográfico nessa matéria, relativamente no caso português. Constitui-se de três partes, sendo a última organizada em termos de questionamento metodológico e teórico. Após uma breve referência ao quadro de renovação da historiografia da alfabetização apresenta uma síntese sobre o estado do conhecimento relativo à história da alfabetização dos portugueses e, por fim, levanta algumas interrogações e apresenta um contributo metodológico com sentido renovado.<hr/>An attempt to systematize the main innovative trends in the history of literacy in general and specially in Portugal, conciliating methodological and theoretical aspects. This is a searching inquiry, open to few hypothesis and problems which assume the fragile nature of historical knowledge on this subject as regards the case of Portugal. The text is divided in three parts and the last one is organized so as to raise methodological and theoretical issues. After briefly referring to the pattern of innovation of the history of literacy it presents a synthesis of the state of knowledge relative to the history of literacy in Portugal and, finally, raises questions and presents on innovative methodological contribution. <![CDATA[Memória e autobiografia: formação de mulheres e formação de professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho constitui um dos desdobramentos dos estudos sobre formação continuada de professores, que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos sobre Docência, Memória e Gênero da Faculdade de Educação da USP (GEDOMGE-FEUSP), numa perspectiva de conciliação da pesquisa, docência e prestação de serviços à comunidade. Em trabalho anterior (1993), as autoras buscaram explicitar alguns fundamentos da proposta de favorecer entre cruzamentos temáticos acerca da docência, memória e gênero, a partir do em prego da abordagem de relatos autobiográficos de formação intelectual e da busca de alternativas de construção de práticas de formação. Agora, o objetivo é apresentar parte das investigações que vêm sendo realizadas em continuidade a esse trabalho, com o propósito de examinar possíveis Resumos Abstracts especificidades da memória feminina, da escolha da profissão e do exercício docente, tal como se configuram enquanto questões investigadas por estudiosos da área e enquanto se representam nos relatos autobiográficos dos professores com os quais se têm trabalhado.<hr/>This text is one of the developments of the studies regarding teachers continued education and is being carried out by the Teacher, History and Gender Study Group of USP's Teachers' College (GEDOMGEFEUSP). It seeks to conciliate research, teaching and community services. It a previous text (Bueno, Sousa, Catani and Souza, 1993), an attempt was made to spell out some fundamentals (or a proposal that favors crossing information on themes regarding teacher, history and gender while using an autobiographical approach regarding intellectual formation as well as searching for alternatives to construct formation practices. The objective here is to present part of the research conducted in order to continue the earlier study with the intention of examining possible distinctive feminine memories in choosing a profession and in teaching, assuming that these are issues studied in this area and considering that they are represented in the autobiographical accounts of the teachers with whom they have been working. <![CDATA[Trabalho docente e relações de gênero: algumas indagações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende levantar algumas questões sobre o trabalho docente nas primeiras séries do 1º grau, a partir da inclusão do gênero como categoria teórica que altera os significados de conceitos e processos freqüentemente utilizados na análise desse trabalho, tais como proletarização, profissionalismo e qualificação. Em especial este último processo é analisado, tendo como referência estudos sobre outros tipos de trabalho socialmente identificados como femininos.<hr/>The article intends to raise issues about teachers' work in the first years of elementary education. It’s starting point is the inclusion of gender as a theoretical category that alters concepts and processes frequently used in the analysis of his work, such as the proletariat issue, professionalism and qualification. It analyzes in a special way the fatter, using studies about other types of work which are socially identified as feminine. <![CDATA[Parecer da ANPED sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parecer preliminar elaborado pela ANPED sobre o documento Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a pedido do Ministério da Educação. Analisa o documento sobre alguns aspectos a serem destacados: a) a decisão de elaboração dos parâmetros e o processo adotado; b ) a questão da necessidade da definição entre base comum nacional, currículo nacional ou parâmetros curriculares nacionais; c) fundamentação dos parâmetros; d) método; e) formato e apresentação. Traz ainda, ao final da análise de cada um desses aspectos, algumas recomendações pertinentes.<hr/>Preliminary written opinion, about the document National Curriculum Parameters. solicited by the Ministry of Education and e1aborated by ANPED. It analyses the document considering some aspects which are thus highlighled: a) the decision to elaborate parameters and the process adopted; b) the issue of the necessity to define a common national basis, national curriculum or national curriculum parameters; c) rationale (or the parameters; d) methodology; e) format and presentation. It also includes, concluding the analysis of each one of these aspects, some pertinent recommendations. <![CDATA[Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parecer preliminar elaborado pela ANPED sobre o documento Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a pedido do Ministério da Educação. Analisa o documento sobre alguns aspectos a serem destacados: a) a decisão de elaboração dos parâmetros e o processo adotado; b ) a questão da necessidade da definição entre base comum nacional, currículo nacional ou parâmetros curriculares nacionais; c) fundamentação dos parâmetros; d) método; e) formato e apresentação. Traz ainda, ao final da análise de cada um desses aspectos, algumas recomendações pertinentes.<hr/>Preliminary written opinion, about the document National Curriculum Parameters. solicited by the Ministry of Education and e1aborated by ANPED. It analyses the document considering some aspects which are thus highlighled: a) the decision to elaborate parameters and the process adopted; b) the issue of the necessity to define a common national basis, national curriculum or national curriculum parameters; c) rationale (or the parameters; d) methodology; e) format and presentation. It also includes, concluding the analysis of each one of these aspects, some pertinent recommendations. <![CDATA[Thomae Aquinatis Opera Omnia cum hypertextibus in CD-ROM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parecer preliminar elaborado pela ANPED sobre o documento Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a pedido do Ministério da Educação. Analisa o documento sobre alguns aspectos a serem destacados: a) a decisão de elaboração dos parâmetros e o processo adotado; b ) a questão da necessidade da definição entre base comum nacional, currículo nacional ou parâmetros curriculares nacionais; c) fundamentação dos parâmetros; d) método; e) formato e apresentação. Traz ainda, ao final da análise de cada um desses aspectos, algumas recomendações pertinentes.<hr/>Preliminary written opinion, about the document National Curriculum Parameters. solicited by the Ministry of Education and e1aborated by ANPED. It analyses the document considering some aspects which are thus highlighled: a) the decision to elaborate parameters and the process adopted; b) the issue of the necessity to define a common national basis, national curriculum or national curriculum parameters; c) rationale (or the parameters; d) methodology; e) format and presentation. It also includes, concluding the analysis of each one of these aspects, some pertinent recommendations. <![CDATA[Vozes da origem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781996000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parecer preliminar elaborado pela ANPED sobre o documento Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a pedido do Ministério da Educação. Analisa o documento sobre alguns aspectos a serem destacados: a) a decisão de elaboração dos parâmetros e o processo adotado; b ) a questão da necessidade da definição entre base comum nacional, currículo nacional ou parâmetros curriculares nacionais; c) fundamentação dos parâmetros; d) método; e) formato e apresentação. Traz ainda, ao final da análise de cada um desses aspectos, algumas recomendações pertinentes.<hr/>Preliminary written opinion, about the document National Curriculum Parameters. solicited by the Ministry of Education and e1aborated by ANPED. It analyses the document considering some aspects which are thus highlighled: a) the decision to elaborate parameters and the process adopted; b) the issue of the necessity to define a common national basis, national curriculum or national curriculum parameters; c) rationale (or the parameters; d) methodology; e) format and presentation. It also includes, concluding the analysis of each one of these aspects, some pertinent recommendations.