Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819970001&lang=pt vol. num. 04 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Política educativa, multiculturalismo e práticas culturais democráticas nas salas de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute a importância de um currículo que contemple conteúdos culturais e democráticos em aula, de modo a propiciar uma aprendizagem mais adequada. Para a elaboração de uma proposta curricular é necessário que o docente participe da reflexão sobre o tipo de cidadão e de sociedade que se quer construir. O professorado deve oferecer aos alunos parcelas da realidade para sua análise e conhecimento, mantendo-os atentos e fomentando neles um espírito crítico ante a realidade em que vivem. Discute os elementos necessários na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural e a democracia em sala de aula.<hr/>In order to furnish more adequate learning, the importance of a curriculum which contains cultural and democratic content in the classroom is discussed. To elaborate a curriculum proposal teachers must participate in the reflection about the citizen and the society they want to build. Teachers must offer student sections of reality to analyze and get to know, keeping them attentive and fomenting provoking in them a critical spirit towards the reality in which they live. Elements necessary for curriculum development are discussed having in mind cultural diversity and democracy within the classroom. <![CDATA[Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tece um panorama sobre a política da União para a Educação de Jovens e Adultos a partir da Constituição de 1988. Demonstra ainda, como as políticas governamentais sobre temática tem evoluído ou não no Brasil, ao longo do tempo. Avalia o descomprometimento, cada vez maior do Estado brasileiro para com este campo da educação. Aponta ainda a necessidade de se perceber a educação de jovens e adultos analfabetos, na sociedade de classes, como uma educação política, preparando-os para a participação na vida social e na luta pela afirmação de seus próprios direitos.<hr/>A panorama is drawn portraying National policy for Youth and Adult Education based on the 1988 Constitution. It’s also shown how government policies on this theme have evolved over time. It evaluates the ever greater irresolution of the Brazilian State with this field of education. It also points out the necessity of perceiving education for illiterate youth and adults, within a class society, as political education that prepares people for life in society and for their struggle to affirm rights. <![CDATA[As novas modalidades de exclusão social: trabalho, conhecimento e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busca analisar, entre as múltiplas novas modalidades de exclusão social, a exclusão produzida pelos conhecimentos. Examina os efeitos sociais produzidos pela presença no currículo escolar de um conjunto particular de conhecimentos. Problematiza como se produzem essas exclusões na "escola". Essa análise está muito fundamentada na trajetória da autora como educadora matemática, sobretudo pelos trabalhos de assessoria que prestou junto ao Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem- Terra do Rio Grande do Sul.<hr/>The exclusion produced by knowledge is analyzed among other new forms of social exclusion. The social effects produced by accumulated knowledge present in the school curriculum is examined. This analysis is very firmly established in the author's personal experience as a mathematics educator, especially in the advisory work rendered to the Educational Sector of the Movement of the Landless Rural Workers of Rio Grande do Sul. <![CDATA[O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo por paradigma da educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades) de modos de organização e de gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisadas criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público. Considera teoricamente três distintos modelos institucionais de universidade, em referência à realidade portuguesa das últimas décadas, procurando caracterizá-los e chamando atenção para a sua parcial co-existência na atualidade e para as tensões daí resultantes, as quais marcam a crise institucional da universidade. Esta crise é seguidamente abordada tendo por referência a modernização e a privatização da educação, os principais elementos que caracterizam a educação contábil, e o movimento de reconceitualização gerencialista da autonomia institucional. Finalmente, apresenta alguns vetores essenciais para a superação da atual crise institucional da universidade, defendendo sua repolitização em termos democráticos.<hr/>What is here called a paradigm of accounting education (education seen merely as business) is a result of social policy and educational tendencies specially present in the central countries from the beginning of the 80's and which have been object of globalization and putting in the context of other countries such as Portugal. This is a grouping of diverse elements such as, among others, privatization and deregulation, the educational market and free choice policies, institutional assessment, quality control and verifying educative efficacy in organizations. These administrative and scientific perspectives as well as the defense of Portugal's higher schools', specifically the universities, upholding the forms of organization and management which are considered typical of the private productive sectors are analyzed critically in the light of university education democratization. It theoretically considers three distinct institutional university models, taking into account Portuguese reality of the last decades~ and seeks to characterize them by ca/ling attention to their partial coexistence at present and to the tensions that result there from which mark the institutional crisis of the university. This crisis is frequently mentioned when referring to the modernizing and privatizing of education. The principal elements which characterize accounting education, as well as to the movement for rethinking management and institutional autonomy. Finally some essential vectors are presented to overcome the present institutional crisis of the university, defending its re politicizing in democratic terms. <![CDATA[Mercado de trabalho e formação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Busca identificar o perfil da força de trabalho, em ramos selecionados da indústria - metalúrgica, mecânica, eletro-mecânica e de material de transporte - tendo por referência estudos realizados no Rio Grande do Sul. Considera as características diferenciais do emprego no que diz respeito aos efeitos da incorporação de equipamentos de automação microeletrônica, de novos princípios e técnicas gerenciais do processo de trabalho enquanto elementos constitutivos de estratégias de competitividade das empresas.<hr/>The labor force profile is identified in selected branches of industry - metalworkers, electro-mechanics, mechanics and transportation material - and takes studies carried out in Rio Grande do Sul as reference. Different employment characteristics are considered as regards the effects of the incorporation of microelectronic automation equipment, of new management principles and techniques within the work process. These are essential elements of competitive strategies in the companies. <![CDATA[O ensino médio no contexto das políticas públicas de educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.<hr/>The conformation of intermediate education throughout the history af Brazilian education has been seen as the most difficult level to conceive, structure and organize because of its characteristic of mediation between fundamental education and 108 professional formation stricto sensu. The tension between the two aims of intermediate education - a perfecting of the knowledge acquired in fundamental education and a basic preparation for work and for citizenship by constructing intellectual and moral autonomy are demonstrated as are the insufficient attendance to the demands by the State through governmental policies for this level of education. <![CDATA[Le soi, le couple et la famille]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.<hr/>The conformation of intermediate education throughout the history af Brazilian education has been seen as the most difficult level to conceive, structure and organize because of its characteristic of mediation between fundamental education and 108 professional formation stricto sensu. The tension between the two aims of intermediate education - a perfecting of the knowledge acquired in fundamental education and a basic preparation for work and for citizenship by constructing intellectual and moral autonomy are demonstrated as are the insufficient attendance to the demands by the State through governmental policies for this level of education. <![CDATA[Molding hearts and minds: education, communication, and social change in Latin America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.<hr/>The conformation of intermediate education throughout the history af Brazilian education has been seen as the most difficult level to conceive, structure and organize because of its characteristic of mediation between fundamental education and 108 professional formation stricto sensu. The tension between the two aims of intermediate education - a perfecting of the knowledge acquired in fundamental education and a basic preparation for work and for citizenship by constructing intellectual and moral autonomy are demonstrated as are the insufficient attendance to the demands by the State through governmental policies for this level of education. <![CDATA[Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.<hr/>The conformation of intermediate education throughout the history af Brazilian education has been seen as the most difficult level to conceive, structure and organize because of its characteristic of mediation between fundamental education and 108 professional formation stricto sensu. The tension between the two aims of intermediate education - a perfecting of the knowledge acquired in fundamental education and a basic preparation for work and for citizenship by constructing intellectual and moral autonomy are demonstrated as are the insufficient attendance to the demands by the State through governmental policies for this level of education. <![CDATA[La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.<hr/>The conformation of intermediate education throughout the history af Brazilian education has been seen as the most difficult level to conceive, structure and organize because of its characteristic of mediation between fundamental education and 108 professional formation stricto sensu. The tension between the two aims of intermediate education - a perfecting of the knowledge acquired in fundamental education and a basic preparation for work and for citizenship by constructing intellectual and moral autonomy are demonstrated as are the insufficient attendance to the demands by the State through governmental policies for this level of education. <![CDATA[L'école dans la ville. Accords et désaccords autor d'un projet politique]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa como o ensino médio tem se constituído, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de mais difícil enfrentamento, em termos de concepção, estrutura e formas de organização, em decorrência de sua própria natureza de mediação entre a educação fundamental e a formação profissional stricto sensu. Procura demonstrar como se dá enfrentamento da tensão entre as duas finalidades do ensino médio - o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania através da construção da autonomia intelectual e moral do educando - e o insuficiente atendimento da demanda por parte do Estado, através das políticas governamentais para este nível de ensino.<hr/>The conformation of intermediate education throughout the history af Brazilian education has been seen as the most difficult level to conceive, structure and organize because of its characteristic of mediation between fundamental education and 108 professional formation stricto sensu. The tension between the two aims of intermediate education - a perfecting of the knowledge acquired in fundamental education and a basic preparation for work and for citizenship by constructing intellectual and moral autonomy are demonstrated as are the insufficient attendance to the demands by the State through governmental policies for this level of education.