Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819970002&lang=pt vol. num. 05-06 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Juventude, tempo e movimentos sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As atuais tendências emergentes no âmbito da cultura e da ação juvenil têm que ser atendidas a partir de uma perspectiva macro-sociológica e, simultaneamente, através da consideração de experiências individuais na vida diária. Este artigo tenta integrar esse dois níveis de análise e propõe que: 1) os conflitos e movimentos sociais em sociedades complexas mudam do plano material para o plano simbólico; 2) a experiência do tempo é um problema central; 3) pessoas jovens e, particularmente adolescentes, são atores-chave do ponto de vista são questão do tempo, em sociedades complexas.<hr/>The emerging trends in youth culture and action have to be understood both from a macro-sociological perspective and through the consideration of individual experiences in everyday life. This article tries to integrate these two levels of analysis and will argue that: 1) conflicts and social movements in complex societies shift from the material to the symbolic; 2) the experience of time is a core issue, a core dilemma; 3) young people, and particularity adolescents, are key actors as regards the issue of time in complex societies. <![CDATA[O jovem como modelo cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora. reconstrói o papel social do jovem ao longo da história de modo a poder esclarecer o significado que a juventude assume na atualidade. A partir daí, procura analisar como o novo significado de juventude emerge do conjunto de transformações pelas quais a sociedade contemporânea está passando.<hr/>The author reconstructs the social role of youth throughout history so as to establish the meaning that youth assumes today. From this perspective she analyzes how the new meaning of youth emerges from the accumulated transformations through which contemporary society has passed. <![CDATA[Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora analisa o aparecimento e o tratamento dado à temática juventude no âmbito dos estudos acadêmicos, na mídia além de parte de atores políticos e instituições-governamentais e não governamentais. Distingue dois tipos de tratamento na tematização dos jovens nos meios de comunicação: a) cultura e comportamento; b) problemas sociais. Nos estudos acadêmicos a ênfase recai sobre a discussão dos sistemas e instituições presentes na vida do jovem ou estruturas sociais que conformam situações problemáticas. As ONGs concentram seus programas para juventude em dois blocos: 1) programas de ressocialização; 2) programas de capacitação profissional. No campo governamental, demonstra - timidez das ações para a população jovem.<hr/>The author analyzes the appearance of youth as a social theme in academic studies, in the media as well as among political and institutional actors - both governmental and non governmental. Two types of treatment are given to this theme in the media: a) culture and behavior; b) social problems. The academic studies emphasize the discussion of systems and institutions present in youngsters' lives or social structures that constitute problematic situations. NGO's concentrate their programs for youth in two areas: 1) programs to resocialize; 2) programs for professional qualification. Government agencies have been timid in developing programs for youngsters. <![CDATA[Estudos sobre juventude em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examina a produção de conhecimento sobre a temática juventude, apontando questões advindas do exame de dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, de 1980 a 1995. Analisa como o campo de estudos da Educação vem construindo teórica e conceitualmente o tema da juventude como objeto de investigação, seus modos de aproximação com o fenômeno em questão, seus principais recortes e, dentro do possível, suas relações com os processos históricos que permitem a visibilidade desse segmento na sociedade brasileira nos últimos anos.<hr/>The examination of dissertations and theses defended in the Post Graduate Programs in Education from 1980 to 1995 raises issues that are discussed in the light of production of knowledge regarding youth themes. An analysis is made as to how the field of studies in Education has been theoretically and conceptually constructing the youth theme as an object of investigation. It also analyzes its methods in approaching the issue at hand, its principal thematic cuts and, wherever, possible, its relation with historic processes in recent years that give visibility to this segment of Brazilian society. <![CDATA[Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa a relação entre pobreza, escolaridade e oportunidades de emprego. Retoma algumas assertivas sobre o assunto, entre elas a estreita conexão entre pobreza-fracasso escolar-abandono-exclusão social a , partir das quais questiona a validade dessas proposições. Recoloca dois questionamentos: Em que medida a escola é verdadeiramente valorizada pelo jovem pobre e por seu grupo doméstico? Qual a perspectiva de valorização do critério escolaridade no caso dos empregos acessíveis ao jovem urbano pobre? Para responder a isso, a autora recorre à história familiar de socialização e, mais especificamente, à história familiar de escolarização.<hr/>The relationship between poverty, schooling and employment opportunities are analyzed here. Some affirmations about the issue are taken up and their validity questioned, such as the strict connection between poverty-school failure-abandon-social exclusion. Two issues are taken up: To what extent is the school truly valued by poor youth and by their domestic group? What is the perspective of giving importance to the schooling standard when considering, employment availability for poor urban youngsters? In order to answer this the author resorts to family history of socialization and, more specifically, to family history of schooling. <![CDATA[Escola noturna e jovens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho é resultado de pesquisas com jovens de um bairro da periferia de Salvador que freqüentam a escola noturna de 1º grau com o objetivo de tentar entender as relações que eles estabelecem com a escola, o trabalho, a família, o lazer e o consumo e de como essas relações constroem suas identidades. Através de novos referenciais, as análises apontam para novas formas de se compreender a presença dos jovens na escola noturna, ao mesmo tempo em que questiona a centralização do trabalho nas relações que estes estabelecem com a escola e a sociedade mais ampla.<hr/>The study is a result of research with youth who frequent an elementary night school in a periphery district of Salvador. The objective is to try to understand the relations that they establish with school: work, the family, leisure and consumerism and how these relations construct their identities. By means of new referentials, the analysis indicates new forms of understanding the presence of youth in night schools and, at the same time, questions the predominant position of work in the relationship that they establish with the school and with society at large. <![CDATA[O trabalho, busca de sentido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa a crise e a mutação das referências culturais entre os jovens a partir das expectativas e atitudes destes em relação ao trabalho. Privilegia esta dimensão de análise, uma vez que o modelo cultural da sociedade industrial se caracteriza pela centralidade da ética do trabalho. Questiona as formas de desagregação do modelo cultural do trabalho, bem como a emergência de novas orientações com relação ao trabalho. Examina as representações e atitudes dos jovens com relação ao desemprego. A partir daí, demonstra como as diferentes experiências e representações do trabalho e do desemprego aparecem socialmente diferenciadas.<hr/>This article analyzes the crisis and mutation of cultural references among youth from the perspective of their expectations and attitudes towards work. The analysis privileges this dimension because the cultural model of an industrial society is characterized by focusing on the work ethic. It questions the forms which dissociate the cultural model of work as well as the emerging new guidelines related to it. It examines youth's representation and attitude with regard to unemployment. From that viewpoint it demonstrates how different experiences and representations of work and unemployment are socially different. <![CDATA[O jovem no mercado de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise da crise do trabalho no mundo, a autora busca entender como esta crise afeta o jovem e a sua inserção no mercado de trabalho. Sua análise se fundamenta no questionamento: que projetos podem ser elaborados diante das transformações que ocorrem no mundo do trabalho, com os novos processos e organização do trabalho, com a introdução de novas tecnologias, que provocam mudanças nas qualificações dos trabalhadores, nas condições de trabalho e nas relações existentes no local de trabalho? Dentro dessa reflexão aborda, principalmente, a problemática do jovem brasileiro diante da crise do trabalho e das alterações no mercado e no mundo do trabalho.<hr/>Based on an analysis of the labor crisis in the world the author attempts to understand how this crisis affects youngsters and their entrance into the labor market. The analysis carries out the basic discussion: what project can be elaborated to face up to the transformations which occur in the working world; to the new processes and organization of labor; to the introduction of new technologies; to the modifications in labor qualification; to working conditions and to the relations existing in the work place? This reflection discusses principally the problem of Brazilian youngsters faced with the labor crisis, the changes in the market and in the working world. <![CDATA[O trabalho como escolha e oportunidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Através de pesquisas realizadas pelo IARD em 1983, 1987 e 1992, os autores procuram examinar a relação do jovem italiano com o trabalho, no contexto das mudanças atuais da sociedade. Analisam os dados da pesquisa de 1992, procurando mostrar como o próprio conceito de juventude tem-se alterado. Dentro das mudanças percebidas, destacam algumas características como: o prolongamento da idade juvenil, o retardamento da transição para a idade adulta e para o desligamento dos laços familiares, bem como a mudança de percepção concernente ao trabalho. Procuram demonstrar como a crise atual tem afetado sobremaneira a inserção do jovem no mercado de trabalho e a relação desta última com o nível de instrução, com a escolha profissional, com as expectativas futuras desses jovens.<hr/>The authors examine young Italians' relation to work within the framework of present changes in society by means of research carried out by IARD in 1983, 1987 and 1992. Data of the 1992 survey is analyzed and shows that the concept of youth has undergone change. Among the changes perceived some are noteworthy such as: the prolonging of the age of youth, the retarding of the transition to adulthood and the disconnection from family ties, as well as the change in perception regarding work. An attempt is made to demonstrate how the present crisis has enormously affected the insertion of youth in the labor force and its relation with the degree of instruction, with the choice of a profession, with the future expectations of these youngsters. <![CDATA[Juventude temporera: relações sociais no campo chileno depois do dilúvio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procura demonstrar a correspondência entre os jovens da atualidade que trabalham no campo e o caráter da reestruturação da economia chilena. Parte da reflexão de que a reestruturação da economia exigiria enorme flexibilidade nas relações de trabalho, e que esta seria uma das características desses jovens, principalmente das mulheres. O artigo se organiza em torno de três hipóteses, relacionadas entre si: a) o caráter das transformações vividas no Chile, particularmente no setor agro-exportador e o jovem rural moderno que dali surge; b) o tipo de ação estatal e social que se desenvolvem em vistas das características deste novo personagem; c) o perfil particular destes trabalhadores e a organização e o movimento social que surgem em conseqüência deles.<hr/>An attempt is made to relate modern day youngsters working in the rural area -to the nature of the restructuring of Chilean economy. The reflection points out that the economy's restructuring demands ·great flexibility in labor relations and that this is one of the characteristics of youngsters, especial/y women. The article brings together three interrelated hypotheses: a) the nature of the transformations Chile has undergone, especially in the exporting agricultural sector, and the appearance and nature of modern rural youth; b) the type of state and social action that are developed taking into account the characteristics of this new person; c) the particular profile of these workers as well as the social organization and movement' which appear as a consequence. <![CDATA[De estudantes a cidadãos: redes de jovens e participação política]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A convergência dramática dos "caras pintadas" nas ruas das principais cidades brasileiras em agosto de 1992 tem-gerado interpretações contraditórias, desde as celebrações eufóricas do "renascimento" da resistência estudantil de três décadas atrás, até as manipulações cínicas dos meios de propaganda. Neste ensaio, procuro examinar as manifestações de 1992 em uma perspectiva histórica, analisando tanto as mudanças nas relações sociais, quanto as reformulações político culturais que influíram na participação dos jovens brasileiros nas últimas três décadas. Para compreender as transformações sociais que levaram os jovens da identidade forte de "estudante" nos anos 60 à outra identidade, mais abrangente e ambígua, de "cidadão" nos anos 90, examino as reconfigurações das redes de família, estudo, trabalho, e sociabilidade dos jovens brasileiros; junto com as mudanças na estrutura, das redes dos grupos organizados, e as "pontes articuladoras" que esses estabelecem com setores mais amplos. Na consideração da "cidadania juvenil", aponto para uma reformulação teórica da noção de identidade coletiva - e sua relação com a estrutura ou a posição social questionando as visões estáticas e pré-deterministas que geralmente acompanham tais conceitos. Sugiro que a análise sistemática de "redes" interpessoais e organizacionais, focalizando a "multivalência" de discursos e ações, pode abrir novos caminhos na compreensão de como a cultura política é reformulada através da ambigüidade conflituosa das interações sociais.<hr/>The dramatic convergence of Brazilian young people in protests that demanded the impeachment of President Collor de Melo has produced contradictory explanations, ranging from euphoric celebrations of the rebirth of the 1960's student resistance to the cynical manipulation of the propaganda industry. In this article the 1992 youth demonstrations are examined in a historical perspective, analyzing changes in both the relational settings and the cultural-ideological contexts that have shaped the participation of Brazilian youth during the past three decades. The new arrangements where Brazilian youngsters are involved - family, study, work and sociability as well as the changes in the network structures of organized groups and their attempts to reach wider social sectors - are all explored in order to understand the social transformations that led youth from the strong "student" identity of the 1960's to the more universal "citizen" identity in the 1990's. In. considering "young citizenship" a reformulated concept of collective identity is pointed out - and its relation with social structure or position - which questions the static and deterministic visions that generally accompany such concepts. It is suggested that the systematic analysis of interpersonal and organizational networks, together with attention to “multivalence" in discourse and action, could shed new insight into how political culture is reformulated through the conflicting ambiguity of social interactions. <![CDATA[Jovens dos anos noventa: à procura de uma política sem “rótulos”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A autora parte de investigação realizada ao longo de cinco anos, com jovens de faixa etária entre 18 e 25 anos para demonstrar quais são as percepções dos jovens a respeito do sistema político atual. De que maneira se apresentam as representações do sistema político para a juventude atual: novas ou diferentes? Questiona se os hábitos e os comportamentos vigentes estariam sendo substituídos por exigências e práticas próprias da geração de hoje. Foram realizadas trinta entrevistas aprofundadas, nas quais os jovens relatam fragmentos de histórias de vida, a diversidade de suas trajetórias sociais e familiares e as condições de sua socialização política, bem como os métodos de estruturação de sua identidade política. A análise dos dados obtidos é apresentada no artigo.<hr/>In order to demonstrate the perceptions of youth with regard to the present political system, the author bases her article on a research carried out aver five years with youth in the 18 to 25 age group. How do the representations of the political system present themselves to youth today: new or different? It is asked if current habits and behaviors are being substituted by demands and practices that are common to this generation. Thirty detailed interviews were made in which youngsters told fragments of life stories, the diversity of the course of their social and family histories and the conditions of their political socialization as well as the methods used to structure their political identity. The analysis of the data is presented in the article. <![CDATA[Transgressão, desvio e droga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Aponta o aumento, por parte da juventude, de uma propensão transgressiva em relação às normas morais e legais da sociedade, a partir de dados obtidos na terceira pesquisa do IARD (realizada em 1992). Realizada com jovens italianos, a pesquisa visava apreender como estes jovens, percebiam as normas sociais, através de uma lista de dezoito comportamentos. Sobre estes comportamentos, questionava-se: se os consideravam socialmente criticável; se, em sua avaliação, consideravam admissíveis; se lhes parecia possível colocá-los em prática. Dentro desses comportamentos examinados, a pesquisa mostra a postura do jovem em relação a assuntos como a sexualidade, o uso de drogas, a violência, a economia e a vida individual.<hr/>An increased predisposition to transgression with regard to moral and legal norms of society are pointed out utilizing data obtained in the third IARD research, carried out in 1992). This research, carried out with Italian youth, sought to understand how they think about social norms by way of a list of eighteen behavior patterns. About these, it was asked: if these behaviors would suffer social criticism; if, in their appraisal, they would consider them admissible; if they considered them possible to put into practice. Among. The behavior patterns examined the research shows how youth positions itself in regard to issues such as sexuality, the use of drugs, violence, as well as economic and individual life. <![CDATA[As gangues e a imprensa: a produção de um mito nacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de uma investigação de doze anos sobre a questão, o autor procura demonstrar as gangues como "organizações". Enquanto resposta coletiva a uma situação econômica de pobreza e isolamento, as gangues elaboram estratégias racionais de sobrevivência que se aplicam tanto ao aumento de seus efetivos quanto ao estabelecimento de relações com o seu ambiente organizações rivais, polícia, sistema político, mídia, etc. Para o autor, essas relações formam um sistema de intercâmbio multiforme que se revela como sustentáculo da existência das gangues. Propõe analisar a contribuição que a mídia traz para a persistência do fenômeno das gangues urbanas norte-americanas.<hr/>Based on an investigation of twelve years about this issue the author tries to explain gangs as “organizations". As a collective response to an economical situation of poverty and isolation, gangs create rational strategies for survival, applied both to increasing their membership and to establishing relations with the surroundings rival organizations, police, the political system, mass media, etc. For the author, these relations establish multiform systems of exchange which encourage the existence of gangs. An analysis of media's contributions proposed to verify how it contributes towards the persistence of the phenomenon of North American urban gangs. <![CDATA[Juventude(s) e periferia(s) urbanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examina uma agremiação juvenil: a "galera" grupo formado nos subúrbios cariocas. As galeras estão relacionadas ao mundo "funk" sem, contudo, que os universos se confundam. A expressão designa grupos de jovens da periferia da cidade, com relativa organização interna, que se estruturam em torno de suas áreas de residência e das quais incorporam os nomes. Analisa a heterogeneidade dos movimentos juvenis e como isso aparece nas "galeras" estudadas. Aponta, ainda, para a intensa fragmentação e segmentação desses grupos.<hr/>The article examines a youth association called “galera" which emerges in the "carioca" suburbs. "Galeras" relate to "funk" although they are not quite the same. The expression designates groups of urban periphery youth with some internal organization. structured around their residential areas from which they get their names. Youth movements are heterogeneous and this is where the "galeras" that are studied appear. The article also indicates that these groups are fragmented and divided. <![CDATA[Short cuts: histórias de jovens, futebol e condutas de risco]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de sua convivência por um período de três anos com jovens torcedores, o autor analisa a participação de alguns desses jovens em casos de violência física nos estádios. A pesquisa se baseia ainda em depoimentos, manchetes de periódicos, fragmentos de história de vida sistematizados a partir de levantamento documental realizado na imprensa escrita. Retoma, ainda que brevemente, algumas das explicações mais correntes sobre determinadas modalidades e expressões da violência observadas em grupos juvenis, principalmente entre torcidas.<hr/>Based on close association with youngsters from organized cheering groups over a period of three years. the author analyzes cases of physical violence in stadiums, with the participation of some of them. The research is also based on testimonies. Headlines in periodicals, fragments of life stories systematized by means of a written press survey. It also briefly goes over some of the more current explanations about certain kinds and expressions of violence observed in youth groups, especially football fan cheering groups. <![CDATA[Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[La galère: jeunes en survie]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[A l'école: sociologie de l'expérience scolaire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Islands in the Street: gangs ans American Urban Society]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[História dos jovens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Retratos de uma Tribo Urbano: rock brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Giovani oggi tra realtà e utopia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Giovani: aspetti e problemi educativi della condizione giovanile oggi]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Escolas, galeras e narcotráfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Os jovens na escola noturna: uma nova presença]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Jovens: vida associativa e subjetividade - um estudo dos jovens do Jardim Oratório]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Jovens: trabalho nas ruas e experiências de sociabilidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Jovens no ensino supletivo: diversidades de experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today. <![CDATA[Herdeiros de Sísifo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781997000200031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entrevista realizada pelas Prof.- Drº Marília Pontes Sposito e Angelina Teixeira Peralva, da Faculdade de Educação da USP, com o Prof. François Dubet, da Universidade de Bourdeaux II quando de sua visita ao Brasil em 1996. Dubet fala de sua experiência como professor em um colégio durante o período de um ano, aponta as falhas do sistema escolar e sua opinião sobre como deve ser a escola hoje.<hr/>Professors Marilia Pontes Sposito and Angelina Teixeira Peralva of the School of Education of the University of São Paulo interview Professor François Dubet of the University of Bordeaux II when he visited Brazil in 1996. Dubet speaks of his experience as a professor in a school during one year, discusses the shortcomings of the school system and gives his opinion as to how the school should be today.