Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819980001&lang=es vol. num. 07 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[History of education in Brazil and in Portugal: crossed paths]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor faz um breve levantamento da produção de investigação na área de história da educação em Portugal, relacionando algumas instituições ou unidades e pesquisadores que, em diferentes áreas do conhecimento, têm se dedicado ao tema. Relaciona, também, alguns arquivos portugueses, uma vez que tais informações podem ser úteis aos pesquisadores brasileiros ou às pesquisas desenvolvidas conjuntamente. Depois, traçando uma breve história do ensino da leitura em Portugal por meio do livro didático, lança questões que remetem ao possível cruzamento dessa história com a do Brasil, por suas semelhanças c diferenças.<hr/>The author makes a brief survey of research that has been made regarding education in Portugal relating it to some institutions or groups of researchers who, in different areas, have dedicated themselves to the theme. It a/so mentions some Portuguese files since this information could be useful to Brazilian researchers or research that has been jointly carried out. The author then outlines a brief history of reading education in Portugal with pedagogical books, raises issues that could cross this history with Brazil's because of similarities and differences. <![CDATA[Teachers' reading and writing experiences: research and teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto se baseia na pesquisa "Cultura, modernidade e linguagem: leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação". À luz de uma teoria critica da cultura, apresenta questões desenvolvidas sobre formação de professores, no âmbito desta pesquisa, a partir de entrevistas realizadas com professores que atuaram na escola pública desde os anos 20. A dimensão formadora das entrevistas (pensadas criticamente a partir e durante o trabalho de campo) e a dimensão formadora das atas (prática vivida de escrita, no interior da equipe) emergem com vitalidade. Está explícito aqui o embrião de uma estratégia alternativa de formação que procura aliar as lições das teorias de leitura! escrita e as lições da prática experimentada na leitura e na escrita.<hr/>The text is based on the research "Culture, modernity and language: teachers' reading and writing experiences studied in their life and formative history". Interviews were held with teachers that had worked in public schools since 1920 and, based on a critical theory of culture, this research raises many issues concerning teacher education. There is a strong sign of the formative dimension of the interviews (carefully thought of and planned during field work) and of the formative dimension of the reports (seen in the manner in which the group wrote). An incipient alternative strategy for teacher training which establishes a link between theories of reading and writing and practice experienced in these skills is evident here. <![CDATA[The selection of a school by families: the prudent business of obtaining cultural wealth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata do aparecimento de um novo objeto de estudos no campo da sociologia da educação: a escolha do estabelecimento de ensino pelas famílias. A autora examina e comenta os resultados de pesquisas realizadas recentemente sobre o assunto por sociólogos ingleses e franceses que, embora focalizando contextos nacionais diferentes e trabalhando a partir de perspectivas teóricas di versas, apresentam, não obstante, vários pontos de convergência em suas conclusões. Dentre eles, o mais importante diz respeito à desigualdade de condições entre as famílias de meios sociais diferentes, no que se refere à qualificação cultural necessária para operar a “boa” escolha.<hr/>The article discusses the development of a new subject in the field of Sociology of Education: the selection of a school by families. The author examines and comments the results of some research done on this subject recently by British and French sociologists which - although focusing on different national contexts and using different theoretical perspectives - converge on some points of their conclusions. Among these, the most important one refers to social class inequalities among the families. in relation to the necessary cultural qualification to bring about a "good" choice. <![CDATA[History of graduate studies curriculum in education at the UFRJ - Federal University of Rio de Janeiro (1972-1981): concepts 01 knowledge and research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Analisa as concepções de conhecimento e pesquisa do mestrado em educação da UFRJ, no período de 1972 a 1981, como um dos aspectos de construção da história do currículo de um curso de pós-graduação. Através da análise de documentos e entrevistas com os atores sociais da época, conclui-se que no curso de Mestrado da UFRJ - nos seus dez primeiros anos - a proposta institucional burocrática exacerbou a cisão entre conteúdo e método, concebendo a pesquisa como exercício metodológico de problemas restritos. Tal proposta condicionou e foi condicionada por uma concepção de conhecimento realista e empírico de caráter positivista.<hr/>This article analyses the concepts of knowledge and research of a Masters Degree Program in Education at UFRJ from 1972 to 1981 as one of the aspects of building a graduate course curriculum. By analyzing documents and holding interviews with the social actors of that period it is concluded that - during its first ten years - the bureaucratic institutional proposal of the Masters course at UFRJ exacerbated the division between content and method, conceiving research as a methodological exercise referring to restricted problems. This proposal conditioned and was conditioned by a realistic and empirical concept of knowledge with positivist characteristics. <![CDATA[Work arid world view: science and technology in teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Busca exemplificar de que forma um entendimento mais efetivo das ciências e das tecnologias poderia ser desenvolvido, na formação de professores, de forma a propiciar a elaboração de visões de mundo e de instrumentais práticos para o trabalho. Propõe que este entendimento seja enfrentado pelos cursos de formação de professores magistério e licenciaturas como programas de reorientação pedagógica de conjuntos de disciplinas, ou ainda como proposta de centro formador.<hr/>The article is an attempt to exemplify how a more effective understanding of science and technology can be developed in teacher education programs, so as to permit development of different world views and practical instruments for work. It is proposed that teacher training courses face this by undertaking programs of pedagogical reorientation with subject-matter groupings or as a proposal for a formative enter. <![CDATA[Basil Bernstein's new contributions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta entrevista, Basil Bernstein expõe suas novas contribuições elaboradas após as críticas que recebeu em relação à sua teoria de códigos. Ele explica os conteúdos do quinto volume de Classes, códigos e poder, esclarecendo também conceitos tais como os de alfabetismo segmentário, de discurso vertical e horizontal. Ao tratar deste último, pode-se observar claramente uma reorientação de sua teoria em direção a uma perspectiva mais comunicativa. Ao término da entrevista, ele reconhece paralelismos entre seu mais recente livro e Jürgen Habermas. Ele comenta ainda o conceito de ação pedagógica ideal.<hr/>In this interview, Basil Bernstein expounds on his new contributions elaborated after having received criticism on his Code theory. He explains the contents of the fifth volume, Class, codes and control and also explains concepts such as segmented illiteracy as well as vertical and horizontal discourse. A clear reordering of his theory towards a more communicative perspective is observed when he refers to the latter. At the end of the interview, he recognizes parallelism between his recent book and Jürgen Habermas. He a/so comments the concept of ideal pedagogical action. <![CDATA[ANPEd's assessment about the document National Curriculum Referential for Early Childhood Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O parecer contém uma apreciação crítica ampla sobre a versão preliminar do documento de diretrizes curriculares para a educação infantil elaborado por equipe contratada pelo MEC. Foi preparado a partir de discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho sobre Educação da Criança de O a 6 Anos da ANPEd e com base em pareceres individuais realizados por pesquisadores que participam desse GT. O parecer salienta os principais aspectos que suscitaram convergência de posições no grupo, explicitando também as áreas onde existem posturas diferenciadas entre os pesquisadores que atuam nesse campo temático. O parecer discute alguns aspectos estruturantes da proposta curricular. tais como a organização por faixas etárias, a concepção de desenvolvimento infantil e a concepção do currículo, além de problemas formais apresentados pelo documento. Dado o escopo do texto, as áreas de conteúdo não são comentadas em detalhe; o parecer apenas aponta alguns problemas específicos detectados pelos diversos analistas.<hr/>The assessment includes a critical appreciation of the preliminary version of the child education curriculum directives document, drawn up by a staff hired by the Ministry of Education. It is based an the discussions held by ANPEd's Work Group on Early Childhood Education and individual assessments made by researchers who participate in this Work Group. The assessment points out the principal aspects that led the Group's position to converge and also indicates the areas where the researchers who work in this fie/d took different stands. It also discusses some structural aspects of the curriculum proposal such as organizing activities by age groups, the concept of child development and the concept of curriculum, as well as formal problems presented by the document. The scope of the text did not permit a detailed comment on subject matter issues. The assessment only points out some specific problems detected by the different analysts. <![CDATA[Challenging codes: collective action in the information age]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O parecer contém uma apreciação crítica ampla sobre a versão preliminar do documento de diretrizes curriculares para a educação infantil elaborado por equipe contratada pelo MEC. Foi preparado a partir de discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho sobre Educação da Criança de O a 6 Anos da ANPEd e com base em pareceres individuais realizados por pesquisadores que participam desse GT. O parecer salienta os principais aspectos que suscitaram convergência de posições no grupo, explicitando também as áreas onde existem posturas diferenciadas entre os pesquisadores que atuam nesse campo temático. O parecer discute alguns aspectos estruturantes da proposta curricular. tais como a organização por faixas etárias, a concepção de desenvolvimento infantil e a concepção do currículo, além de problemas formais apresentados pelo documento. Dado o escopo do texto, as áreas de conteúdo não são comentadas em detalhe; o parecer apenas aponta alguns problemas específicos detectados pelos diversos analistas.<hr/>The assessment includes a critical appreciation of the preliminary version of the child education curriculum directives document, drawn up by a staff hired by the Ministry of Education. It is based an the discussions held by ANPEd's Work Group on Early Childhood Education and individual assessments made by researchers who participate in this Work Group. The assessment points out the principal aspects that led the Group's position to converge and also indicates the areas where the researchers who work in this fie/d took different stands. It also discusses some structural aspects of the curriculum proposal such as organizing activities by age groups, the concept of child development and the concept of curriculum, as well as formal problems presented by the document. The scope of the text did not permit a detailed comment on subject matter issues. The assessment only points out some specific problems detected by the different analysts. <![CDATA[The anthropology of lower income urban enclaves: the case of East Harlem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O parecer contém uma apreciação crítica ampla sobre a versão preliminar do documento de diretrizes curriculares para a educação infantil elaborado por equipe contratada pelo MEC. Foi preparado a partir de discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho sobre Educação da Criança de O a 6 Anos da ANPEd e com base em pareceres individuais realizados por pesquisadores que participam desse GT. O parecer salienta os principais aspectos que suscitaram convergência de posições no grupo, explicitando também as áreas onde existem posturas diferenciadas entre os pesquisadores que atuam nesse campo temático. O parecer discute alguns aspectos estruturantes da proposta curricular. tais como a organização por faixas etárias, a concepção de desenvolvimento infantil e a concepção do currículo, além de problemas formais apresentados pelo documento. Dado o escopo do texto, as áreas de conteúdo não são comentadas em detalhe; o parecer apenas aponta alguns problemas específicos detectados pelos diversos analistas.<hr/>The assessment includes a critical appreciation of the preliminary version of the child education curriculum directives document, drawn up by a staff hired by the Ministry of Education. It is based an the discussions held by ANPEd's Work Group on Early Childhood Education and individual assessments made by researchers who participate in this Work Group. The assessment points out the principal aspects that led the Group's position to converge and also indicates the areas where the researchers who work in this fie/d took different stands. It also discusses some structural aspects of the curriculum proposal such as organizing activities by age groups, the concept of child development and the concept of curriculum, as well as formal problems presented by the document. The scope of the text did not permit a detailed comment on subject matter issues. The assessment only points out some specific problems detected by the different analysts. <![CDATA[Reestruturação produtiva e trabalho: sobre a qualificação, emprego e organização dos trabalhadores industriais (estudo de caso sobre operadores de painel)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O parecer contém uma apreciação crítica ampla sobre a versão preliminar do documento de diretrizes curriculares para a educação infantil elaborado por equipe contratada pelo MEC. Foi preparado a partir de discussões realizadas pelo Grupo de Trabalho sobre Educação da Criança de O a 6 Anos da ANPEd e com base em pareceres individuais realizados por pesquisadores que participam desse GT. O parecer salienta os principais aspectos que suscitaram convergência de posições no grupo, explicitando também as áreas onde existem posturas diferenciadas entre os pesquisadores que atuam nesse campo temático. O parecer discute alguns aspectos estruturantes da proposta curricular. tais como a organização por faixas etárias, a concepção de desenvolvimento infantil e a concepção do currículo, além de problemas formais apresentados pelo documento. Dado o escopo do texto, as áreas de conteúdo não são comentadas em detalhe; o parecer apenas aponta alguns problemas específicos detectados pelos diversos analistas.<hr/>The assessment includes a critical appreciation of the preliminary version of the child education curriculum directives document, drawn up by a staff hired by the Ministry of Education. It is based an the discussions held by ANPEd's Work Group on Early Childhood Education and individual assessments made by researchers who participate in this Work Group. The assessment points out the principal aspects that led the Group's position to converge and also indicates the areas where the researchers who work in this fie/d took different stands. It also discusses some structural aspects of the curriculum proposal such as organizing activities by age groups, the concept of child development and the concept of curriculum, as well as formal problems presented by the document. The scope of the text did not permit a detailed comment on subject matter issues. The assessment only points out some specific problems detected by the different analysts.