Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819980002&lang=en vol. num. 08 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Literacy and elementary school teacher formation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como são formados os professores das escolas que ensinam as crianças a ler e a escrever? É possível lutar contra o fracasso escolar dando a esses professores uma melhor formação intelectual e profissional? Em uma primeira parte, tomando-se o exemplo da França, faz-se um apanhado das etapas históricas por que passou a formação dos professores primários para responder às evoluções da demanda social em matéria de alfabetização. Podem-se definir quatro grandes etapas históricas ao longo das quais a definição dos objetivos da alfabetização mudou (somente saber ler, saber ler-escrever-contar, adquirir os conhecimentos elementares da cultura escrita, dominar os mecanismos essenciais a uma escolarização prolongada); a cada etapa correspondem novos conteúdos de formação e novos métodos de ensino para as primeiras aprendizagens. Em uma segunda parte, interroga-se sobre os desafios a serem enfrentados atualmente em matéria de formação dos professores diante das novas expectativas da escola secundária e da sociedade. Que conteúdos sobre a língua e a aprendizagem, que habilidades profissionais em termos de métodos de leitura e escrita devem ser dados aos jovens professores, para diminuir o fracasso escolar em leitura e escrita ao fim da escola primária? Como manter o equilíbrio entre conteúdos teóricos e práticos? Conteúdos intelectuais e habilidades profissionais? Formação inicial dos estudantes e formação permanente ao longo da carreira? Tais problemas serão ilustrados a partir do que ocorre atualmente nos Institutos Universitários de Formação de Mestres (IUFM), enfatizando três aspectos: a passagem da linguagem oral à linguagem escrita na escola maternal; o uso de manuais de leitura no processo de aprendizagem; a aprendizagem precoce da escrita.<hr/>How are teachers prepared for schools that teach children to read and write? Is it possible to fight against school failure by giving these teachers a better intellectual and professional training? The first part of the article takes France as an example and analyzes the Historic phases of elementary teacher formation geared to attend the evolution of social demand in literacy skills. Four historical phases are defined where the definition of literacy objectives varied (merely learn how to read; know how to read, write and count; acquire basic knowledge of written culture; master essential mechanisms for continued education). In each phase new training content is found as well as new methods for teaching initial skills and knowledge. In the second part of the article questions are raised about the challenge which is being faced today regarding teacher training and what are the expectations of secondary school and of society. What contents regarding language and learning what professional skills as regards methods for reading and writing should be given to the young teachers in order to diminish school failure in reading and writing in elementary school. How should the equilibrium be kept between theoretical and practical contents? Between intellectual contents and professional skills? Between initial formation of the students and permanent education throughout the career. These problems are illustrated by what is occurring at present at the University Institutes of Teacher Formation (IUFM), emphasizing three aspects: the passage form oral language to written language in early childhood schools; the use of reading manuals in the learning proeess, early language knowledge. <![CDATA[Teaching how to write and modernizing schooling: Brazil and Argentina, 1880-1940]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo objetiva investigar a produção do campo disciplinar sobre a escrita, no Brasil e na Argentina, atentando para perceber como sua constituição conformou aspectos de uma modernidade escolar. Para tanto, analisa como foi-se organizando o ensino da escrita nos dois países durante os séculos XIX e XX. Se num primeiro momento despontam como similares as discussões e as propostas educacionais nesse campo, nos anos 1920, Argentina e Brasil apresentam métodos e formas diferentes quanto ao ensino de escrever. O privilégio ao uso escolar do caderno de caligrafia no Brasil, por exemplo, contrasta com sua abolição na Argentina. A hipótese que aqui se coloca é que os métodos e as formas eram, a rigor, estratégias político-didáticas diferentes que se implementaram em função das particularidades do desenvolvimento dos sistemas educativos desses países latino-americanos. Enquanto na Argentina a maioria da população estava alfabetizada por volta da década de 1920 e contava com um expandido e estruturado sistema de educação elementar, podendo, assim, no processo de constituir uma escola mais eficiente, dissociar ensino de caligrafia do ensino da escrita, no Brasil apenas se esboçava esse movimento de estruturação do sistema educacional. Dessa perspectiva, a difusão de padrões de escrita e uma certa homogenização da letra pareciam propostas mais estratégicas, na busca da eficiência escolar. Entretanto, nos dois casos a diversidade dos métodos tinha um único objetivo: a construção da modernidade escolar.<hr/>The objective of the article is to investigate the field off learning about writing, in Brazil and Argentina, focusing how this conformed to aspects of schooling modernity. In order to do this, it analyses bow the teaching of writing was organized in the two countries in the XIX and XX centuries. If at first it seems that discussions and educational proposals in this field are similar in the 20's, Argentina and Brazil in fact present different methods and forms as to the teaching of writing. The privilege of using a calligraphy notebook in Brazil, for example, contrasts with its abolition in Argentina. The hypothesis is that methods and forms were political and didactic strategies, implemented to attend the particularities of development of the educational systems in these Latin American countries. The majority of the population in Argentina was literate by the 20's and already enjoyed an expanded and well structured system of elementary education. They could, therefore, disassociate the teaching of calligraphy from the teaching of writing. In Brazil, however, the movement towards structuring the educational system was just beginning and, from this perspective, standards of writing and a certain homogenization in letter forms seemed to be strategical for reaching schooling efficiency. In both cases, however, the methodological diversity bad but one objective: to modernize schooling. <![CDATA[Writing and conversion: Tupi grammar and the bilingual catechisms in Brazil in the XVI century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho consiste numa reflexão sobre algumas práticas letradas, no Brasil do século XVI, visando recobrir: as condições de produção editorial de catecismos bilíngües e gramáticas da língua tupi, de modo a determinar o caráter de co-extensividade desses objetos Impressos; suas condições de escrita baseadas no estabelecimento de modelos e padrões que norteiam as representações do índio - ou da língua indígena - pautadas em categorias teológico-políticas, tais como a “convertibilidade" ou a "inconstância"; suas condições de recepção, a partir da definição do público visado e dos usos dos textos por missionários, colonos e índios.<hr/>This work is a reflection about some literate practices in Brazil in the XVI century with an overview of the editorial production of bilingual catechisms and grammars of the Tupi language. An effort is made to determine the nature of these printed works, the conditions in which they were written based on the establishment of models and standards that would guide Indian representations - or Indian language representations- grounded an theological and political categories such as “convertibility" or “inconstancy", conditions for reception once the target group was focused as well as the use of the texts by missionaries colonists and Indians. <![CDATA[Bilinguism and biculturalism: an analysis about traditional narratives in the education of the deaf]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho se discutem os movimentos teóricos, pedagógicos e ideológicos possíveis para a educação de surdos. Trata-se de uma análise do movimento de tensão relativo à educação especial e aproximação a outras linhas de estudo em educação como, por exemplo, os estudos culturais, estudos de gênero, estudos antropológicos voltados para outras minorias etc. São discutidas, também, as narrativas pedagógicas tradicionais sobre os surdos e a lógica de oposição binária subjacente.<hr/>In this article the possible theoretical, pedagogical and ideological movements for the education of the deaf are discussed. It is an analysis of the movement of tension relating to special education and its proximity to other fields of study in education as, for example, studies that refer to culture, gender and anthropology with regard to other minorities. The traditional pedagogical narratives about the deaf are also discussed, as is the subjacent logic of binary opposition. <![CDATA[New technologies: assessing space and time and their impacts on teachers' work]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto aborda as transformações ocorridas nas concepções tradicionais de tempo e espaço, a partir da ampliação social do uso das novas tecnologias eletrônicas de comunicação e educação, e os impactos decorrentes no trabalho docente. Procura identificar, inicialmente, o significado das "'novas tecnologias" e as transformações produzidas no cotidiano, na atualidade. Em seguida, caracteriza, apoiando-se nas idéias de Pierre Lévy, os diversos "tempos tecnológicos" existentes nas sociedades "oral, escrita e digital". Reflete, a seguir, a partir das metáforas sobre o conhecimento (a árvore e o rizoma) apresentadas em Deleuze e Guattari, sobre as novas formas de ensinar e de aprender. Em relação à prática docente, o texto apresenta reflexões sobre as novas exigências quanto à formação do professor e quanto às alterações de sua atuação em sala de aula e em novos espaços e tempos pedagógicos.<hr/>The text discusses the changes which have occurred in the traditional conceptions of time and space due to the expanded social use of new electronic technology in communication and education and impacts of this on teachers' work. It seeks to initially identify the meaning of "new technologies" and the changes brought about in daily living. Supported by Pierre Lévy's ideas, it characterizes diverse "technological times" that exist in "oral, written and digital' societies. Using the metaphors on knowledge (the tree and the rhizome) presented in Deleuze and Guattari, it then reflects upon the new forms of teaching and learning. As to teachers' practice, the text present the new formation demands on teachers and the changes in their performance in the classroom in new pedagogical space and time. <![CDATA[Directives and Bases for Education and perspectives of national education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto pretende assinalar os principais eixos que norteiam a nova LDB. A sua aprovação significa uma grande mudança no ordenamento legal da educação nacional, sobretudo mediante a presença da flexibilidade e da avaliação. Ao perpassar os pontos mais evidentes desta presença, é objetivo do texto assinalar as mudanças, possíveis conseqüências e levantar a questão se toda mudança significa automaticamente uma inovação.<hr/>The text points out the principal axes that guide the new law on education (LDB): Directives and Bases for Education. The approval of this law signifies a great change in the legal order of national education, especially because of the presence of flexibility and evaluation. Analyzing the more evident points of this presence, the objective of the text is to point out the changes, possible consequences and question if all change necessarily means innovation. <![CDATA[Creating new universities: a Brazilian style process!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo de uma breve análise do processo de criação das universidades brasileiras e de seu significado na sociedade, o artigo analisa o funcionamento da Comissão Especial nomeada pelo MEC (1996), que tinha por objetivo apreciar 38 processos de criação ou reconhecimento de universidades encaminhados para a aprovação no antigo Conselho Federal de Educação. Destaca os aspectos perniciosos do processo, principalmente no que tange aos critérios de mérito, e o papel do MEC.<hr/>Starting with a brief analysis of the process of creation of Brazilian universities and their significance in society, the article analyzes the functioning of the Special Commission nominated (in 1996) by the Ministry of Education. Its goal was to assess 38 processes for crating or recognizing universities sent for approval to the former Federal Counsel of Education. It calls attention to the pernicious aspects of the process, specially as regards criteria of merit and the role of the Ministry of Education. <![CDATA[Psychoanalysis and pedagogical ill feeling]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Graças às ferramentas conceituais psicanalíticas analisamos a clássica lamentação profissional de que toda empresa educativa revela-se, supostamente, pouco eficaz. Assinalamos a natureza radicalmente impossível das metas educativas atuais, derivadas do investimento narcísico próprio da idéia moderna de criança, bem como o fato de o discurso (psico)pedagógico hegemônico se articular em torno do desconhecimento dessa impossibilidade constitutiva. Tendo claro o impasse inerente a toda empresa educativa que visa "preparar para o futuro", concluímos ser necessário contestar a ilusão metodológica, responsável pela inviabilidade do desdobramento da temporalidade educativa.<hr/>The classical professional grievance and supposition that all educational enterprises are not as effective as expected is analyzed thanks to the use of conceptual tools of psychoanalysis. The radically impossible nature of current, educational goals derives from the narcissism inherent to the modem idea of the child and to the hegemonic (psycho)pedagogical discourse which is unaware of such a constitutive impossibility. It acknowledges the impasse intrinsic to any educational enterprise which aspires to "prepare for the future". A conclusion is reached whereby it is necessary to object to the methodological illusion since it makes the very temporality of educational development impossible. <![CDATA[Disciplining sexuality: Foucault, life historie and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Graças às ferramentas conceituais psicanalíticas analisamos a clássica lamentação profissional de que toda empresa educativa revela-se, supostamente, pouco eficaz. Assinalamos a natureza radicalmente impossível das metas educativas atuais, derivadas do investimento narcísico próprio da idéia moderna de criança, bem como o fato de o discurso (psico)pedagógico hegemônico se articular em torno do desconhecimento dessa impossibilidade constitutiva. Tendo claro o impasse inerente a toda empresa educativa que visa "preparar para o futuro", concluímos ser necessário contestar a ilusão metodológica, responsável pela inviabilidade do desdobramento da temporalidade educativa.<hr/>The classical professional grievance and supposition that all educational enterprises are not as effective as expected is analyzed thanks to the use of conceptual tools of psychoanalysis. The radically impossible nature of current, educational goals derives from the narcissism inherent to the modem idea of the child and to the hegemonic (psycho)pedagogical discourse which is unaware of such a constitutive impossibility. It acknowledges the impasse intrinsic to any educational enterprise which aspires to "prepare for the future". A conclusion is reached whereby it is necessary to object to the methodological illusion since it makes the very temporality of educational development impossible. <![CDATA[Jovens acontecendo nas políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Graças às ferramentas conceituais psicanalíticas analisamos a clássica lamentação profissional de que toda empresa educativa revela-se, supostamente, pouco eficaz. Assinalamos a natureza radicalmente impossível das metas educativas atuais, derivadas do investimento narcísico próprio da idéia moderna de criança, bem como o fato de o discurso (psico)pedagógico hegemônico se articular em torno do desconhecimento dessa impossibilidade constitutiva. Tendo claro o impasse inerente a toda empresa educativa que visa "preparar para o futuro", concluímos ser necessário contestar a ilusão metodológica, responsável pela inviabilidade do desdobramento da temporalidade educativa.<hr/>The classical professional grievance and supposition that all educational enterprises are not as effective as expected is analyzed thanks to the use of conceptual tools of psychoanalysis. The radically impossible nature of current, educational goals derives from the narcissism inherent to the modem idea of the child and to the hegemonic (psycho)pedagogical discourse which is unaware of such a constitutive impossibility. It acknowledges the impasse intrinsic to any educational enterprise which aspires to "prepare for the future". A conclusion is reached whereby it is necessary to object to the methodological illusion since it makes the very temporality of educational development impossible. <![CDATA[De la economía ecológica al ecologismo popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Graças às ferramentas conceituais psicanalíticas analisamos a clássica lamentação profissional de que toda empresa educativa revela-se, supostamente, pouco eficaz. Assinalamos a natureza radicalmente impossível das metas educativas atuais, derivadas do investimento narcísico próprio da idéia moderna de criança, bem como o fato de o discurso (psico)pedagógico hegemônico se articular em torno do desconhecimento dessa impossibilidade constitutiva. Tendo claro o impasse inerente a toda empresa educativa que visa "preparar para o futuro", concluímos ser necessário contestar a ilusão metodológica, responsável pela inviabilidade do desdobramento da temporalidade educativa.<hr/>The classical professional grievance and supposition that all educational enterprises are not as effective as expected is analyzed thanks to the use of conceptual tools of psychoanalysis. The radically impossible nature of current, educational goals derives from the narcissism inherent to the modem idea of the child and to the hegemonic (psycho)pedagogical discourse which is unaware of such a constitutive impossibility. It acknowledges the impasse intrinsic to any educational enterprise which aspires to "prepare for the future". A conclusion is reached whereby it is necessary to object to the methodological illusion since it makes the very temporality of educational development impossible. <![CDATA[Formação sindical: história de uma prática cultural no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Graças às ferramentas conceituais psicanalíticas analisamos a clássica lamentação profissional de que toda empresa educativa revela-se, supostamente, pouco eficaz. Assinalamos a natureza radicalmente impossível das metas educativas atuais, derivadas do investimento narcísico próprio da idéia moderna de criança, bem como o fato de o discurso (psico)pedagógico hegemônico se articular em torno do desconhecimento dessa impossibilidade constitutiva. Tendo claro o impasse inerente a toda empresa educativa que visa "preparar para o futuro", concluímos ser necessário contestar a ilusão metodológica, responsável pela inviabilidade do desdobramento da temporalidade educativa.<hr/>The classical professional grievance and supposition that all educational enterprises are not as effective as expected is analyzed thanks to the use of conceptual tools of psychoanalysis. The radically impossible nature of current, educational goals derives from the narcissism inherent to the modem idea of the child and to the hegemonic (psycho)pedagogical discourse which is unaware of such a constitutive impossibility. It acknowledges the impasse intrinsic to any educational enterprise which aspires to "prepare for the future". A conclusion is reached whereby it is necessary to object to the methodological illusion since it makes the very temporality of educational development impossible.