Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819980003&lang=es vol. num. 09 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Literacy and attitudes: research with youth and adults in the city of São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Relata pesquisa realizada em São Paulo visando dimensionar e analisar o fenômeno do alfabetismo junto a população jovem e adulta. A pesquisa compreendeu aplicação de teste de leitura e questionário a uma amostra representativa dos paulistanos de 15 a 54 anos, entrevista e aplicação de tarefas simuladas de leitura c escrita junto a uma subamostra. Discutem-se problemas teóricos relacionados à análise de implicações psicossociais do alfabetismo. Descrevem-se os perfis de grupos com níveis altos e baixos de alfabetismo e analisam-se fatores explicativos de sua condição. Apontam-se algumas diretrizes político-pedagógicas derivadas de tais resultados.<hr/>The article tells about research to measure and analyze the phenomenon of literacy among youngsters and adults conducted in São Paulo. Research included testing reading skills, answering a questionnaire with a representative sample within the 15 to 54 age bracket, as well as an interview and simulated reading and writing tasks with a smaller sample group. Theoretical problems are discussed relating to the analysis and to psychosocial implications of literacy. Profiles or groups with higher and lower literacy rates are described and explanatory factors of this condition are given. Some political and pedagogical guidelines are given derived from these results. <![CDATA[Movements on the scene: ... and where are the theories?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste final de milênio, ações coletivas variadas, reativas ou de resistência à nova ordem mundial, projetam-se no cenário público, expressando conflitos e utopias diversas. Observadores chamam a atenção para as novas formas dos atores se relacionarem, construírem suas identidades e ideários coletivos. Pergunta-se sobre a atualização das teorias explicativas dos movimentos sociais, neste contexto do mundo globalizado. Procurando estimular o debate, o presente texto pretende resgatar na teoria contemporânea, a partir de contribuições de matrizes filosóficas e sociológicas, temas e categorias de análise relevantes para a compreensão deste fenômeno. Aceitando a idéia de que as construções teóricas não são neutras em relação a valores da humanidade, mas refletem concepções de mundo e formas de engajamento com o social, procurar-se-á, a partir do resgate acima, indicar um direcionamento analítico para se pensar uma transformação promotora da justiça social, da democracia e da cidadania.<hr/>At the end of this millennium various collective actions, both reactive and in resistance to the new world order, are casting themselves on the public scene, expressing diverse conflicts and utopias. Observers call attention to the new forms in which social actors relate, construct their identities and their collective ideologies. Questions are raised as to the updating of explanatory theories of the social movements within this context of a globalised world. Resorting to the contributions of philosophical and sociological frameworks and in an attempt to stimulate the debate, this text proposes to recover themes and categories for analysis, relevant to understanding this phenomena, for the development of contemporary theory. Accepting the idea that theoretical constructions are not neutral with regard to human values, but reflect world concepts and forms of social engagement, the article proposes to indicate an analytical direction to conceive a transformation that promotes social justice, democracy and citizenship. <![CDATA[The Negro movements in Brazil: setting up social and political actors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo analisa as condições socioculturais que favoreceram a emergência dos movimentos negros no Brasil. Recupera tema da ação social em diferentes perspectivas: Habermas, Touraine e Giddens. Define o movimento negro enquanto um conflito social contra formas de dominação cultural e política, ou seja, enquanto ator coletivo construindo sua própria subjetividade. Situa a luta dos militantes negros em diferentes momentos históricos, articulando educação, sociabilidade e ação política.<hr/>This article analyses socio-cultural conditions that favour the emergence of Negro movements in Brazil. It recovers the social action of the theme from different perspectives: Habermas, Touraine and Giddens. It defines the Negro movement as a social conflict against forms of cultural and political domination that is, as the collective actor constructing its own subjectivity. It situates the struggle of the Negro activists in different historical moments, linking education, sociability and political action. <![CDATA[Research about teacher formation: knowledge about learning how to teach]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo pretende analisar diferentes âmbitos da pesquisa sobre formação de professores. Para isso, centra-se na pesquisa sobre o desenvolvimento do conhecimento dos professores, suas características e tipologias. São analisadas as pesquisas sobre formação inicial, professores principiantes e formação permanente de professores.<hr/>The article proposes to analyze different scopes of research about teacher formation. In order to do this, the research is centred on teachers' knowledge development, their characteristics and categories. Theories about initial formation, new teachers and permanent teacher formation are analyzed. <![CDATA[Tendencies of research on teacher formation in the United States]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor faz, nesse artigo, uma revisão dos mais importantes temas, questões e metodologias que têm caracterizado a pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos nos últimos anos, comentando a qualidade e utilidade dessa pesquisa. Comenta, também, a relação entre pesquisa, programas de formação e a formulação de políticas para a formação de professores.<hr/>In this article the author makes a revision of the most important themes, issues and methodologies that have characterised research on teacher formation in the United States over the last years, commenting the quality and usefulness of this research. The author also comments the relations among research, formation programs and policy making for teacher formation. <![CDATA[Teachers' change and development: the case of Sara]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.<hr/>This article is about a special type of pressure, the pressure of a school (institution)'s principal to implement the ideas and emphases of the pedagogical material related to a new mathematics curriculum and how this influenced the thought, practice and individual development of an elementary school teacher, Sara. The pedagogical material Atividades matemáticas was “the innovation" to be implemented in the state of São Paulo in the 1980s. Life history related to the teaching of Mathematics was used as a research methodology, emphasising Sara's perceptions of significant changes that occurred with her. The strong points of her assertions were about her own learning of mathematics during the process of change. <![CDATA[Modelos curriculares para a educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.<hr/>This article is about a special type of pressure, the pressure of a school (institution)'s principal to implement the ideas and emphases of the pedagogical material related to a new mathematics curriculum and how this influenced the thought, practice and individual development of an elementary school teacher, Sara. The pedagogical material Atividades matemáticas was “the innovation" to be implemented in the state of São Paulo in the 1980s. Life history related to the teaching of Mathematics was used as a research methodology, emphasising Sara's perceptions of significant changes that occurred with her. The strong points of her assertions were about her own learning of mathematics during the process of change. <![CDATA[Escritos de educação: Pierre Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.<hr/>This article is about a special type of pressure, the pressure of a school (institution)'s principal to implement the ideas and emphases of the pedagogical material related to a new mathematics curriculum and how this influenced the thought, practice and individual development of an elementary school teacher, Sara. The pedagogical material Atividades matemáticas was “the innovation" to be implemented in the state of São Paulo in the 1980s. Life history related to the teaching of Mathematics was used as a research methodology, emphasising Sara's perceptions of significant changes that occurred with her. The strong points of her assertions were about her own learning of mathematics during the process of change. <![CDATA[Schola mater: a antiga Escola Normal de São Carlos (1911-1933)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.<hr/>This article is about a special type of pressure, the pressure of a school (institution)'s principal to implement the ideas and emphases of the pedagogical material related to a new mathematics curriculum and how this influenced the thought, practice and individual development of an elementary school teacher, Sara. The pedagogical material Atividades matemáticas was “the innovation" to be implemented in the state of São Paulo in the 1980s. Life history related to the teaching of Mathematics was used as a research methodology, emphasising Sara's perceptions of significant changes that occurred with her. The strong points of her assertions were about her own learning of mathematics during the process of change. <![CDATA[Letramento: um tema em três gêneros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781998000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.<hr/>This article is about a special type of pressure, the pressure of a school (institution)'s principal to implement the ideas and emphases of the pedagogical material related to a new mathematics curriculum and how this influenced the thought, practice and individual development of an elementary school teacher, Sara. The pedagogical material Atividades matemáticas was “the innovation" to be implemented in the state of São Paulo in the 1980s. Life history related to the teaching of Mathematics was used as a research methodology, emphasising Sara's perceptions of significant changes that occurred with her. The strong points of her assertions were about her own learning of mathematics during the process of change.