Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819990001&lang=en vol. num. 10 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[University in perspective: society, knowledge and power]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, em primeiro lugar, é feita uma retrospectiva sobre a universidade para capturar, na dinâmica de sua história, alguns elementos-chave para compreensão de sua natureza institucional. Em seguida, são descritos os novos problemas que se colocam para essa instituição, decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico, a partir da revolução industrial. Dentro desse quadro, são analisadas e discutidas as recentes e complexas relações entre universidade, conhecimento, sociedade e poder, destacando o fato de que a ciência e sua organização tornaram-se uma questão eminentemente política. Na conclusão, é pensado o atual debate político, e seus possíveis desdobramentos, sobre o ensino superior na América Latina.<hr/>The article first reviews the university in order to perceive, in the dynamics of its history, some key elements to help understand its institutional nature. Then a description is made of new problems which have faced this institution as an outcome of scientific and technological development which resulted from the industrial revolution. Within this framework the author analyses and discusses the recent and complex relations of university, knowledge and power, highlighting the fact that science and its organization have become an eminently political issue. Concluding, it considers present political debate and its possible outcome with regard to higher learning in Latin America. <![CDATA[The University of Brazil: a path marked by struggles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto passa em revista a concepção de universidade que marca a história desta instituição a partir de 1920, quando é criada, passando pela Reforma Francisco Campos do Ensino Superior (1931), que a reorganiza; detém-se na Lei na 452/37, momento em que recebe a denominação de Universidade do Brasil (UB) até novembro de 1965, quando passa a chamar-se Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analisa corno é percebido e se concretiza em relação à Universidade o princípio de autonomia universitária; procura situar no seu interior os "grupos hegemônicos" que aparecem de forma explicitada ou não quando da análise de sua trajetória; situa o papel e a composição dos órgãos colegiados. em que consiste o poder decisório desses órgãos, quem o utiliza e para que fins. Identifica, até os anos 60, as condições institucionais para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, com vistas à produção do conhecimento.<hr/>The text reviews the concept of university, characteristic throughout the history of this institution, since 1920 when it was established; it analyses the Higher Learning Reform of Francisco Campos (1931) when it was reorganized; it studies Law n° 452/37 that formalizes the institution with the name of University of Brazil (UB) until November 1965, when its name was changed to Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The article analyzes how the principle of autonomy is seen and instituted in the University; it situates the "hegemonic groups" that appear within it throughout is development, explicitly or no!; it situates the role and composition of its corporate bodies and their power of decision, who uses them and to what end. The article then identifies the institutional conditions for the development or teaching and research towards producing knowledge until the 60's. <![CDATA[Reconfiguring higher education in Brazil and redefining public and private spheres in  the 90's]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem como objetivo a caracterização da educação superior brasileira nos anos noventa, momento de reconfiguração desse espaço social. Discute sua articulação com o atual contexto de reforma do Estado e mudança do setor produtivo no Brasil examina à luz dos pressupostos teóricos que os orientariam, discursos e propostas de agentes dos diferentes setores - público, privado e comunitário, envolvidos nesse processo de reconfiguração, bem como as ações e reações desses setores e dos diferentes segmentos do ensino superior às transformações em curso. Conclui analisando as possíveis conseqüências que essas transformações, se concretizadas, trariam para diversos aspectos constituintes da identidade institucional da universidade.<hr/>The objective of the text is to characterize the Brazilian higher learning system in the 90's at a time when it is being reconfigured. It discusses its connection with the present context of State reform and the changes within the Brazilian productive system. The text examines, in the light of theories that sustain them, speeches and proposals of the agents from different sectors - public, private and community - involved in this reconfiguration process, as well as the reaction of these sectors and the different segments involved in higher learning towards the transformation which is underway. In conclusion, it analyses possible consequences that these changes, if effected, would bring to the several constituent aspects of the institutional identity of the university. <![CDATA[When each case is NOT a different case: ethnographic research and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en No bojo da presente moda de "pesquisa etnográfica" identifica-se diversos problemas inerentes à investigação interdisciplinar. Considerando a educação na acepção ampla - para incluir processos de intervenção - verificamos uma tendência interessante de ressaltar as particularidades de cada caso para evitar os erros de teorias e tipologias massificantes. No entanto, quando esta tendência é levada ao extremo, o qualitativo parece ser reduzido à dimensão de pura subjetividade, uma psicologia desprovida do "social". Tirando exemplos de nossas pesquisas em grupos populares de baixa renda propomos resgatar a dimensão social e histórica da experiência individual. Enfim, apresentamos o método etnográfico como o encontro tenso entre a perspectiva sociológica (que tende para a reificação do social) e o individualismo metodológico (que tende para a sacralização do indivíduo).<hr/>Several problems inherent to interdisciplinary investigation are identified within the fashionable context of "ethnographic research". When the ample concept of education is considered - which includes the processes of intervention - an interesting tendency is observed where specific characteristics of each case are brought out in order to avoid mistakes regarding theories and mass typifications. This tendency, however, when taken to extremes, reduces qualitative aspects to a purely subjective dimension. Our research with low-income popular groups include examples that propose to restore the social and historic dimension of the individual experience. Finally, we present the ethnographic method as a tense encounter between the sociological perspective and the individualized methodology. <![CDATA[Learning and teaching in the daily life of settlers in Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Falar de educação, num sentido mais amplo, de produção e de transmissão de saberes no contexto de assentados rurais, não pode se restringir a falar de sistema escolar ou de sistema institucional de ensino. Devendo ser entendidos como decorrência direta dos movimentos sociais dos últimos vinte anos, especialmente dos movimentos relativos à posse e permanência na terra, os assentamentos rurais são uma realidade social na qual é necessário que toda a comunicação de saber seja vista como produção e produto nesse próprio processo. Assim deve ser entendido também o papel das escolas de assentamentos.<hr/>In order to speak about education in a broader sense, as the production and transmission of knowledge, one cannot restrict the concept to meaning the school system or even an institutional system of learning when discussing it among rural settlers. Education should be understood as a direct outcome of the social movements carried out over the last twenty years, particularly those relative to occupying and settling on land. Rural settlements are social realities that demand that all communication of knowledge be considered as being produced by and as a product of this process. The role of schools in settlements should also be understood in this manner. <![CDATA[Brazilian universities: between taylorism and anarchy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A metáfora de Burton Clark a respeito da universidade como uma anarquia organizada é confrontada neste texto com a concepção taylorista da legislação brasileira sobre o ensino superior, bem como o novo estatuto da UFMG. O autor encontra neste a orientação adequada para a transformação da universidade brasileira - a superação daquelas posições antitéticas.<hr/>This text confronts Burton Clark's metaphor in which universities are portrayed as organized anarchy with the taylorist concept of Brazilian legislation about higher learning added to the new statutes of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). The author finds in this an adequate guideline for transforming the Brazilian university - by overcoming antithetical stands. <![CDATA[State, society and alternative programs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto, ao tratar das relações entre Estado e sociedade, visa contribuir para o debate em torno do aperfeiçoamento da democracia. Partindo do pressuposto que a democracia é um processo em permanente construção e da constatação da existência de diferentes tipos de exercício desse regime político, faz uma análise da democracia de controle concluindo que esta, por se voltar para a maioria anônima, determina uma relação burocratizada e individualizada entre pessoas e Estado. Em contraponto a esse tipo, recorre ao estudo de cidades que têm implementado, de diferentes formas, o exercício de uma democracia inovadora, por meio de processos de participação popular em programações alternativas.<hr/>As a contribution to the debate regarding the perfecting of democracy the text deals with the relations between Stale and society. Presupposing that democracy, considered as a political regime, is in permanent construction and that different stages of it coexist, it analyses a democracy of legislative controls concluding that this kind, because it is geared to the anonymous majority, determines a bureaucratic and individualized relation between people and State. Counterpoising this the author resorts to the study of cities that have implemented different forms of exercising innovative democracy by means of participatory processes of popular involvement in alternative programs. <![CDATA[Mercosul/Mercosur: políticas e ações universitárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto, ao tratar das relações entre Estado e sociedade, visa contribuir para o debate em torno do aperfeiçoamento da democracia. Partindo do pressuposto que a democracia é um processo em permanente construção e da constatação da existência de diferentes tipos de exercício desse regime político, faz uma análise da democracia de controle concluindo que esta, por se voltar para a maioria anônima, determina uma relação burocratizada e individualizada entre pessoas e Estado. Em contraponto a esse tipo, recorre ao estudo de cidades que têm implementado, de diferentes formas, o exercício de uma democracia inovadora, por meio de processos de participação popular em programações alternativas.<hr/>As a contribution to the debate regarding the perfecting of democracy the text deals with the relations between Stale and society. Presupposing that democracy, considered as a political regime, is in permanent construction and that different stages of it coexist, it analyses a democracy of legislative controls concluding that this kind, because it is geared to the anonymous majority, determines a bureaucratic and individualized relation between people and State. Counterpoising this the author resorts to the study of cities that have implemented different forms of exercising innovative democracy by means of participatory processes of popular involvement in alternative programs. <![CDATA[La integración latinoamericana y las universidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto, ao tratar das relações entre Estado e sociedade, visa contribuir para o debate em torno do aperfeiçoamento da democracia. Partindo do pressuposto que a democracia é um processo em permanente construção e da constatação da existência de diferentes tipos de exercício desse regime político, faz uma análise da democracia de controle concluindo que esta, por se voltar para a maioria anônima, determina uma relação burocratizada e individualizada entre pessoas e Estado. Em contraponto a esse tipo, recorre ao estudo de cidades que têm implementado, de diferentes formas, o exercício de uma democracia inovadora, por meio de processos de participação popular em programações alternativas.<hr/>As a contribution to the debate regarding the perfecting of democracy the text deals with the relations between Stale and society. Presupposing that democracy, considered as a political regime, is in permanent construction and that different stages of it coexist, it analyses a democracy of legislative controls concluding that this kind, because it is geared to the anonymous majority, determines a bureaucratic and individualized relation between people and State. Counterpoising this the author resorts to the study of cities that have implemented different forms of exercising innovative democracy by means of participatory processes of popular involvement in alternative programs. <![CDATA[Conferência Mudial sobre Educação Superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto, ao tratar das relações entre Estado e sociedade, visa contribuir para o debate em torno do aperfeiçoamento da democracia. Partindo do pressuposto que a democracia é um processo em permanente construção e da constatação da existência de diferentes tipos de exercício desse regime político, faz uma análise da democracia de controle concluindo que esta, por se voltar para a maioria anônima, determina uma relação burocratizada e individualizada entre pessoas e Estado. Em contraponto a esse tipo, recorre ao estudo de cidades que têm implementado, de diferentes formas, o exercício de uma democracia inovadora, por meio de processos de participação popular em programações alternativas.<hr/>As a contribution to the debate regarding the perfecting of democracy the text deals with the relations between Stale and society. Presupposing that democracy, considered as a political regime, is in permanent construction and that different stages of it coexist, it analyses a democracy of legislative controls concluding that this kind, because it is geared to the anonymous majority, determines a bureaucratic and individualized relation between people and State. Counterpoising this the author resorts to the study of cities that have implemented different forms of exercising innovative democracy by means of participatory processes of popular involvement in alternative programs. <![CDATA[Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto, ao tratar das relações entre Estado e sociedade, visa contribuir para o debate em torno do aperfeiçoamento da democracia. Partindo do pressuposto que a democracia é um processo em permanente construção e da constatação da existência de diferentes tipos de exercício desse regime político, faz uma análise da democracia de controle concluindo que esta, por se voltar para a maioria anônima, determina uma relação burocratizada e individualizada entre pessoas e Estado. Em contraponto a esse tipo, recorre ao estudo de cidades que têm implementado, de diferentes formas, o exercício de uma democracia inovadora, por meio de processos de participação popular em programações alternativas.<hr/>As a contribution to the debate regarding the perfecting of democracy the text deals with the relations between Stale and society. Presupposing that democracy, considered as a political regime, is in permanent construction and that different stages of it coexist, it analyses a democracy of legislative controls concluding that this kind, because it is geared to the anonymous majority, determines a bureaucratic and individualized relation between people and State. Counterpoising this the author resorts to the study of cities that have implemented different forms of exercising innovative democracy by means of participatory processes of popular involvement in alternative programs. <![CDATA[Por um modelo europeu de ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto, ao tratar das relações entre Estado e sociedade, visa contribuir para o debate em torno do aperfeiçoamento da democracia. Partindo do pressuposto que a democracia é um processo em permanente construção e da constatação da existência de diferentes tipos de exercício desse regime político, faz uma análise da democracia de controle concluindo que esta, por se voltar para a maioria anônima, determina uma relação burocratizada e individualizada entre pessoas e Estado. Em contraponto a esse tipo, recorre ao estudo de cidades que têm implementado, de diferentes formas, o exercício de uma democracia inovadora, por meio de processos de participação popular em programações alternativas.<hr/>As a contribution to the debate regarding the perfecting of democracy the text deals with the relations between Stale and society. Presupposing that democracy, considered as a political regime, is in permanent construction and that different stages of it coexist, it analyses a democracy of legislative controls concluding that this kind, because it is geared to the anonymous majority, determines a bureaucratic and individualized relation between people and State. Counterpoising this the author resorts to the study of cities that have implemented different forms of exercising innovative democracy by means of participatory processes of popular involvement in alternative programs.