Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247819990003&lang=pt vol. num. 12 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O mundo muda. A profissão de professor, sem estar imóvel, não evolui com a mesma velocidade, em razão da estabilidade das separações disciplinares, da autonomia relativa da forma escolar de seu fechamento às demais práticas sociais, da pequena incidência das tecnologias sobre a relação pedagógica. Sem dúvida, é a transformação da clientela escolar que tem a maior influência sobre a profissão dos professores, embora muitas vezes a despeito deles. Para desempenhar um papel ativo nas mudanças, os professores teriam interesse em tomar a iniciativa e desenvolver: 1) uma prática reflexiva que lhes permitisse fazer face à diversidade e à mudança e de reconstruir seu ofício do interior; 2) um envolvimento crítico nos debates da sociedade, para ali defender uma concepção aberta e democrática da cultura, dos conhecimentos, das competências, da cidadania. Para caminhar nessa direção, são necessárias algumas mudanças na formação dos professores.<hr/>The world is changing. Although the work of teachers does, not remain the same, it does not change as quickly due to the stability of academic disciplines, the relative autonomy of the school pattern with its impermeability to other social practices, and the limited influence of technology on teaching and learning. It is probable that it is the evolution of the public attending schools that has the greatest influence on the teachers' work, and this often against the will of the professionals. In order to play an active role in the process of change teachers are advised to take initiatives and to develop: a) a reflective practice which would enable them to cope with diversity and change and to rebuild the profession from within their workplace; b) A critical involvement in social debates in order to defend a~ open and democratic view of culture, knowledge, competencies and citizenship. In order to follow this direction, changes are needed in teachers' training. <![CDATA[Diagnóstico da escolarização no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta os principais resultados do diagnóstico da escolarização de crianças e adolescentes no Brasil, realizado com apoio do CNPq e com base nos dados da contagem da população 1996 e dos censos demográficos de 1980 e 1991. De um lado, a pesquisa confirma que o problema mais grave da educação básica é a exclusão na escola, resultante da reprovação sistemática a que é submetida, desde o início do processo de escolarização, a imensa maioria da população escolar brasileira. De outro lado, a pesquisa revela que, apesar dos avanços em termos de inclusão no sistema escolar verificados nos períodos 1980/91 e 1991/96, não se pode ainda dar como fato consumado a universalização do acesso à escola no Brasil. A análise dos dados da Contagem da população 1996 não autoriza ainda a dar por resolvido o problema de exclusão da escola, especialmente até os 7 anos e a partir dos 13 anos, onde as taxas de não freqüência chegam a ultrapassar os 10%.<hr/>This text presents the principal results of the diagnosis of the schooling of children and adolescents in Brazil. It was written with the support of CNPq (an official research support council) and is based on data from Contagem da população 1996 and on the demographic censuses of 1980 and 1991. The research confirms, on one hand, that the greatest problem of basic education is exclusion within the school, which is a result of recurring failure, to which the vast majority of Brazilian students are submitted from the beginning of their schooling process. On the other hand, the research also reveals that, despite progresses made as to inclusion in the school system from 1980 to 1991 and then from 1991 to 1996, it cannot be said as yet that access to education in Brazjl has been universalized. Analysis of the data presented in Contagem da população 1996 still does not permit us to say that the problem of exclusion from school has already been solved, especially for those under 7 years old and those over 13, where indicators show that over 10% are not in school. <![CDATA[Saber global, saberes locais: evoluções recentes da sociologia da educação na França e na Inglaterra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise dos desenvolvimentos da sociologia da educação na França e na Inglaterra nos últimos trinta anos. A hipótese central é que, durante esse período, houve uma modificação importante da definição do conhecimento sociológico nessa área, no sentido de uma abertura mais importante para as preocupações e as janeiras de proceder dos sujeitos de estudo por razões tanto de ordem científica, quanto política e profissional. Quatro pontos diferentes são analisados a partir de exemplos em ambos os países: a evolução dos enfoques teóricos, a fragmentação e a recomposição os temas de pesquisa, as mudanças nos métodos de trabalho e a transformação da postura do sociólogo.<hr/>This text presents an analysis of the development of the sociology of education in France and England over the last thirty years. The central hypothesis is that, during this period, there was an important change in the definition' of sociological knowledge in this area: a greater opening to observe the procedures of the subjects under study, both for scientific as well as for political and professional reasons. Based on examples from both countries, four different points are analyzed: the evolution of theoretical focuses, the fragmentation and re-composition of the research themes, the changes in work methods and the transformation or the sociologist's outlook. <![CDATA[Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho explora a especificidade do grupo cultural constituído por jovens e adultos pouco escolarizados no que diz respeito a processos de aprendizagem e de construção de conhecimento, remetendo a diversas explicações, encontradas na literatura, sobre diferenças culturais no desempenho intelectual. A pergunta básica que pode ser formulada a esse respeito é: há ou não diferenças no funcionamento psicológico em geral, e no funcionamento cognitivo em particular, de sujeitos pertencentes a diferentes grupos culturais? No caso específico aqui examinado, os jovens e adultos de que nos ocupamos, enquanto sujeitos de conhecimento e aprendizagem, operam de uma forma que é universal ou que é marcada por uma pertinência cultural específica? Podemos identificar, na literatura, três grandes linhas de pensamento sobre as possíveis relações entre a cultura e a produção de diferentes modos de funcionamento intelectual: aquela que afirma a existência da diferença entre membros de diferentes grupos culturais, aquela que busca negar a importância da diferença, e uma terceira, que recupera a idéia da diferença em outro plano. A escola voltada à educação de jovens e adultos é postulada como sendo ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.<hr/>This text explores the specific characteristics regarding the construction processes of learning and knowledge of the cultural group made up of youngsters and adults with a low level of instruction. It refers to many explanations that are found in literature about cultural differences in intellectual performance. The principal question that could be asked about this issue is: are there real psychological functioning differences in general and, more specifically, in cognitive functioning, among subjects that belong to different cultural groups? In the case that is examined here, do these youngsters and adults with a low level or instruction, as subjects of knowledge and learning, operate in a universal mode or in modes marked by a specific cultural belonging? Specialized literature identifies three main lines of thought about possible relations between culture and different forms of intellectual functioning: that which admits the difference among cultural groups, that which attempts to deny the importance of this difference and a third that recovers the difference and works on it at another level. Schools for youngsters and adults are seen as being a place where cultural confrontation occurs and, as in any other place of social interaction, where singularities meet. <![CDATA[Reforma do ensino médio: lições que vêm da Espanha?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo parte do processo de que alguns aspectos das inovações do sistema educacional espanhol, introduzidas pela LOGSE (Lei Orgânica de Ordenação Geral do Sistema Educativo), em 1990, podem servir como subsídio para a discussão da reforma do ensino médio que está sendo implementada no Brasil Entre os pontos destacados estão os seguintes: a escola de estrutura única até os 16 anos, a flexibilização curricular, o currículo organizado por áreas do conhecimento, a organização do ensino profissional em módulos, o financiamento público da escola privada e a participação da comunidade na escola. Os êxitos e percalços da reforma espanhola são ilustrados por meio da descrição de algumas características de três escolas madrilenhas focalizadas.<hr/>The article presupposes that some of the aspects of the innovations introduced by LOGSE (the organic law for general classification of the educational system) in the Spanish educational system in 1990, can serve as grounds for the secondary school educational reform that is currently being implemented in Brazil. Some of the points that are highlighted are the following: a single schooling structure until sixteen years of age; greater curricular flexibility; curricula divided into fields of knowledge; the organization of vocational courses in training modules; public financing of the private school and community participation in school. The successes and drawbacks of the Spanish reform are illustrated in the descriptions that foeus three schools in Madrid. <![CDATA[A prática pedagógica em uma enfermaria pediátrica: contribuições da classe hospitalar à inclusão desse alunado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão empreendida por este artigo redimensiona a importância da classe hospitalar enquanto modalidade assistencial da educação especial. A argumentação desenvolvida tanto introduz a referida prática àqueles que a desconhecem, quanto discorre sobre as especificidades da mesma quando considerado o contexto de um hospital para doenças do aparelho locomotor. Assinala o papel da classe hospitalar na medicina de reabilitação e desse modo apresenta suas contribuições à operacionalização a medidas de inclusão escolar de portadores de necessidades educativas especiais. Trata-se de artigo produzido a partir da reflexão crítica do trabalho desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Sarah/ Salvador, ao longo do ano de 1998.<hr/>The discussion engaged upon in this article presents a new dimension to the importance of classes in hospitals as supportive to special education. The debate is put forth not only to introduce this practice to those who do not know it, but also to explain the specific nature of it as seen within the context of a hospital of diseases of the locomotion system. It points out the importance of the role of these hospital classes as a rehabilitation process and, in this way, manifests their contribution towards making operative forms of inclusion in school of these persons with special educational needs. The article was produced as a result of a critical review of the work carried out in the pediatric ward of the Hospital Sarah/Salvador throughout 1998. <![CDATA[UNIVERSITAS: desafios da construção de uma rede acadêmica de educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão empreendida por este artigo redimensiona a importância da classe hospitalar enquanto modalidade assistencial da educação especial. A argumentação desenvolvida tanto introduz a referida prática àqueles que a desconhecem, quanto discorre sobre as especificidades da mesma quando considerado o contexto de um hospital para doenças do aparelho locomotor. Assinala o papel da classe hospitalar na medicina de reabilitação e desse modo apresenta suas contribuições à operacionalização a medidas de inclusão escolar de portadores de necessidades educativas especiais. Trata-se de artigo produzido a partir da reflexão crítica do trabalho desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Sarah/ Salvador, ao longo do ano de 1998.<hr/>The discussion engaged upon in this article presents a new dimension to the importance of classes in hospitals as supportive to special education. The debate is put forth not only to introduce this practice to those who do not know it, but also to explain the specific nature of it as seen within the context of a hospital of diseases of the locomotion system. It points out the importance of the role of these hospital classes as a rehabilitation process and, in this way, manifests their contribution towards making operative forms of inclusion in school of these persons with special educational needs. The article was produced as a result of a critical review of the work carried out in the pediatric ward of the Hospital Sarah/Salvador throughout 1998. <![CDATA[La violence en milieu scolaire, 1: état des lieux]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão empreendida por este artigo redimensiona a importância da classe hospitalar enquanto modalidade assistencial da educação especial. A argumentação desenvolvida tanto introduz a referida prática àqueles que a desconhecem, quanto discorre sobre as especificidades da mesma quando considerado o contexto de um hospital para doenças do aparelho locomotor. Assinala o papel da classe hospitalar na medicina de reabilitação e desse modo apresenta suas contribuições à operacionalização a medidas de inclusão escolar de portadores de necessidades educativas especiais. Trata-se de artigo produzido a partir da reflexão crítica do trabalho desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Sarah/ Salvador, ao longo do ano de 1998.<hr/>The discussion engaged upon in this article presents a new dimension to the importance of classes in hospitals as supportive to special education. The debate is put forth not only to introduce this practice to those who do not know it, but also to explain the specific nature of it as seen within the context of a hospital of diseases of the locomotion system. It points out the importance of the role of these hospital classes as a rehabilitation process and, in this way, manifests their contribution towards making operative forms of inclusion in school of these persons with special educational needs. The article was produced as a result of a critical review of the work carried out in the pediatric ward of the Hospital Sarah/Salvador throughout 1998. <![CDATA[Os professores em tempos de mudança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão empreendida por este artigo redimensiona a importância da classe hospitalar enquanto modalidade assistencial da educação especial. A argumentação desenvolvida tanto introduz a referida prática àqueles que a desconhecem, quanto discorre sobre as especificidades da mesma quando considerado o contexto de um hospital para doenças do aparelho locomotor. Assinala o papel da classe hospitalar na medicina de reabilitação e desse modo apresenta suas contribuições à operacionalização a medidas de inclusão escolar de portadores de necessidades educativas especiais. Trata-se de artigo produzido a partir da reflexão crítica do trabalho desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Sarah/ Salvador, ao longo do ano de 1998.<hr/>The discussion engaged upon in this article presents a new dimension to the importance of classes in hospitals as supportive to special education. The debate is put forth not only to introduce this practice to those who do not know it, but also to explain the specific nature of it as seen within the context of a hospital of diseases of the locomotion system. It points out the importance of the role of these hospital classes as a rehabilitation process and, in this way, manifests their contribution towards making operative forms of inclusion in school of these persons with special educational needs. The article was produced as a result of a critical review of the work carried out in the pediatric ward of the Hospital Sarah/Salvador throughout 1998. <![CDATA[Educação para a democracia: introdução à administração educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24781999000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A discussão empreendida por este artigo redimensiona a importância da classe hospitalar enquanto modalidade assistencial da educação especial. A argumentação desenvolvida tanto introduz a referida prática àqueles que a desconhecem, quanto discorre sobre as especificidades da mesma quando considerado o contexto de um hospital para doenças do aparelho locomotor. Assinala o papel da classe hospitalar na medicina de reabilitação e desse modo apresenta suas contribuições à operacionalização a medidas de inclusão escolar de portadores de necessidades educativas especiais. Trata-se de artigo produzido a partir da reflexão crítica do trabalho desenvolvido na enfermaria pediátrica do Hospital Sarah/ Salvador, ao longo do ano de 1998.<hr/>The discussion engaged upon in this article presents a new dimension to the importance of classes in hospitals as supportive to special education. The debate is put forth not only to introduce this practice to those who do not know it, but also to explain the specific nature of it as seen within the context of a hospital of diseases of the locomotion system. It points out the importance of the role of these hospital classes as a rehabilitation process and, in this way, manifests their contribution towards making operative forms of inclusion in school of these persons with special educational needs. The article was produced as a result of a critical review of the work carried out in the pediatric ward of the Hospital Sarah/Salvador throughout 1998.