Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820000001&lang=pt vol. num. 13 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto aborda três questões que, nos últimos vinte anos, ocupam o centro da problemática da profissionalização do ensino e da formação de professores, em inúmeros países ocidentais: quais são os saberes profissionais dos professores? Em que e como seus saberes se distinguem dos conhecimentos universitários e dos conhecimentos incorporados nos cursos de formação para o magistério? Que relações deveriam existir entre os saberes profissionais e os conhecimentos universitários? Em um esforço de responder a essas perguntas, faz-se, inicialmente, uma descrição da conjuntura social na qual se vem desenvolvendo o movimento de profissionalização do ensino. Logo, propõe-se uma definição de "epistemologia da prática profissional", especificando algumas conseqüências dessa definição para a pesquisa sobre o ensino. Em seguida, procura-se ver como essa definição permite evidenciar algumas das mais importantes características da prática dos professores. Finalmente, identificam-se algumas conseqüências dessa análise da prática profissional em relação aos programas e aos dispositivos de formação e às práticas profissionais dos formadores de professores.<hr/>In this text we will address three questions that are at the center of the problems of professionalizing teaching and of teacher education over the past twenty years, in the majority of western countries: to what extent is the professional understanding of teachers effectively used in their daily work? How does this professional understanding distinguish itself {Tom university knowledge? Which relationships should exist between professional understanding and university knowledge? In order to find elements that answer these questions, we first briefly describe the social condition in which the teachers' professionalization movement develops today. We propose secondly to define an "epistemology of professional practice”. Third, we attempt to see how this definition allows the revelation of some of the most important characteristics in teaching practice. Finally, we draw some consequences from this analysis of professional practice: on teacher training programs, on training mechanisms and on the professional practices of future teachers. <![CDATA[Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo descreve a lógica que preside o modelo de avaliação do rendimento escolar adotado pelo estado de São Paulo, fazendo uso dos resultados alcançados junto a alunos da 1 a série do ensino médio. Após descrever os objetivos, a forma de implementação e os instrumentos utilizados no SA RESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), são descritos os procedimentos de análise utilizados na obtenção de três tipos de resultados: a) a estimativa do nível de habilidade alcançado pelos alunos; b) os eventuais ganhos observados em diferentes etapas da avaliação; c) os fatores responsáveis pela's diferenças encontradas no rendimento escolar. Na conclusão, destaca-se a importância das avaliações de sistema tanto para a tomada de decisões em política educacionais, como para o trabalho que se realiza em sala de aula.<hr/>The article describes the logic behind the evaluation model of scholastic achievement adopted by the State of São Paulo, which uses the results reached by students in the first year of intermediate school. It describes the objectives, the manner in which it is implemented and the instruments used in SA RESP (Evaluation system of scholastic achievement of the State of São Paulo). Analysis procedures used obtain three kinds of results which are described as follows: a) an estimate of the level of abilities reached by the students; b) eventual gains observed at different stages of evaluation; c) factors responsible for the differences found in scholastic achievement. The conclusion highlights the importance of evaluation in the system both for decision-making in educational policy and for the work carried out in the classroom. <![CDATA[Organização docente paulista: crise, identidade coletiva e relações de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo expõe o resultado de estudo empírico, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas com professores e professoras da rede pública estadual paulista. Discute a possibilidade de construção da identidade coletiva da categoria docente, entre 1990 e 1997, abordando as dificuldades de mobilização, o surgimento de novos modos de ação, bem como a recomposição da identidade coletiva docente no cotidiano escolar. Mostra também que parte das características das ações coletivas docentes nesse processo dizem respeito às relações de gênero, em especial aos significados masculinos e femininos que definem a mutação do agir coletivo da categoria.<hr/>This article expounds an the results of a qualitative empirical study based on interviews with male and female teachers of the state public school system in São Paulo. It discusses the possibilities of constructing collective identity of the teaching class in the period between 1990 and 1997 by discussing the difficulties in mobilization, the appearance of new kinds of action as well as the reestablishing of teachers' collective identity within school routine. It also shows that part of the characteristics of teachers' collective action in this process refer to gender, especially the masculine and feminine meanings that define the change in collective action of this class. <![CDATA[Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo examina a relação entre movimentos sociais, juventude e educação, partindo de um balanço sobre os principais temas que acompanharam a pesquisa educacional sobre os movimentos sociais. Ao traçar um breve panorama dos assuntos investigados, aponta ainda a relevância da questão, seus aspectos não estudados e a importância de trazer para o campo de estudos o tema da juventude. Situando os jovens como atores prováveis de conflitos na sociedade contemporânea, o texto delineia alguns dos eixos que poderão articular as formas atuais de sua manifestação: o campo da produção cultural, sobretudo a música, a informação e a comunicação, a ação voluntária e as formas de trabalho cooperativo.<hr/>The article examines the relations between social movements, youth and education with an appraisal of the main themes that have been associated with research about social movements. On outlining the scope of the subject researched, it points out the relevance of the issue, aspects that have not as yet been studied and the importance of bringing the youth theme into this field of study. By situating youth as a probable actor in contemporary society's conflicts, the text outlines some coordinates that could correlate modern forms of how they manifest themselves: cultural production, especially music; information and communication; voluntary work and forms of cooperative work. <![CDATA[Movimentos indígenas no Brasil e a questão educativa: relações de autonomia, escola e construção de cidadanias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao tratar dos movimentos dos povos indígenas nas últimas três décadas e a questão educativa, no contexto do confronto de culturas e conflito de lógicas e interesses, o presente trabalho se propõe a traçar uma breve retrospectiva histórica dos movimentos indígenas no Brasil, em particular o movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre, e a pensar, no âmbito da problemática da educação escolar, a sua interface com a conquista de cidadanias indígenas. A reflexão foi construída em duas partes. A primeira percorre a trajetória dos movimentos indígenas em caráter mais amplo, enfocando os seus primórdios e suas estratégias organizativas; sua caracterização e principais propostas; e ainda a questão da autonomia e cidadania indígenas. A segunda parte do texto trata mais especificamente da problemática da escolarização, procurando analisá-la da ótica do movimento dos professores indígenas da Amazônia. Compõe-se de cinco seções, que discutem a questão educativa; a legislação indigenista; o papel dos professores no movimento indígena; o caráter pedagógico do movimento; e a relação entre educação, culturas e identidades.<hr/>This paper proposes to make a brief historical retrospect of the indigenous Movements in Brazil by discussing these Movements over the last three decades. It brings in educational issues in the context of culture confrontations and conflicts among different courses of thought and interest, especially the Indigenous Teachers' Movement of Amazonas, Roraima and Acre. Interfaces with the conquest of indigenous citizenship, as seen from a school education perspective, are also considered. This reflection is set up in two parts. The first is linked mainly to the course of the Indigenous Movements in a broader sense and focuses on its origins and organizational strategies as well as the issues of autonomy and indigenous citizenship. The second part of the text refers more specifically to the schooling problem, trying to analyze it from the perspective of the Amazonian Indigenous Teachers' Movement. Lt is developed in five sections that discuss the educational question, Indigenous legislation, the role of teachers in the Indigenous movement, the pedagogical characteristics of the Movement and the relations among Education, Cultures and Identities. <![CDATA[Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.<hr/>The need for taking into account cultural diversity into educational discourses and practices has been raising ethical challenges concerning limits for accepting ethnocentric, racist or other cultural views which · exhort violence against the other. The present paper argues that a concept of "a posteriori ethical universalism” may contribute towards critical, intercultural educational practices, which refuse to abandon an ethical horizon in the formation of subjectivities. In order lo develop the argument, it critically analyses the debate between universalism and relativism, problematising its radical twist and presenting dimensions and alternatives to work multiculturalism and education, in the light of the proposed concept of ethics. <![CDATA[Políticas nacionais de educação e suas repercussões nas políticas e práticas locais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.<hr/>The need for taking into account cultural diversity into educational discourses and practices has been raising ethical challenges concerning limits for accepting ethnocentric, racist or other cultural views which · exhort violence against the other. The present paper argues that a concept of "a posteriori ethical universalism” may contribute towards critical, intercultural educational practices, which refuse to abandon an ethical horizon in the formation of subjectivities. In order lo develop the argument, it critically analyses the debate between universalism and relativism, problematising its radical twist and presenting dimensions and alternatives to work multiculturalism and education, in the light of the proposed concept of ethics. <![CDATA[Le pari des sciences de l'éducation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.<hr/>The need for taking into account cultural diversity into educational discourses and practices has been raising ethical challenges concerning limits for accepting ethnocentric, racist or other cultural views which · exhort violence against the other. The present paper argues that a concept of "a posteriori ethical universalism” may contribute towards critical, intercultural educational practices, which refuse to abandon an ethical horizon in the formation of subjectivities. In order lo develop the argument, it critically analyses the debate between universalism and relativism, problematising its radical twist and presenting dimensions and alternatives to work multiculturalism and education, in the light of the proposed concept of ethics. <![CDATA[Infância no sótão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.<hr/>The need for taking into account cultural diversity into educational discourses and practices has been raising ethical challenges concerning limits for accepting ethnocentric, racist or other cultural views which · exhort violence against the other. The present paper argues that a concept of "a posteriori ethical universalism” may contribute towards critical, intercultural educational practices, which refuse to abandon an ethical horizon in the formation of subjectivities. In order lo develop the argument, it critically analyses the debate between universalism and relativism, problematising its radical twist and presenting dimensions and alternatives to work multiculturalism and education, in the light of the proposed concept of ethics. <![CDATA[Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.<hr/>The need for taking into account cultural diversity into educational discourses and practices has been raising ethical challenges concerning limits for accepting ethnocentric, racist or other cultural views which · exhort violence against the other. The present paper argues that a concept of "a posteriori ethical universalism” may contribute towards critical, intercultural educational practices, which refuse to abandon an ethical horizon in the formation of subjectivities. In order lo develop the argument, it critically analyses the debate between universalism and relativism, problematising its radical twist and presenting dimensions and alternatives to work multiculturalism and education, in the light of the proposed concept of ethics. <![CDATA[Dicionário de educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.<hr/>The need for taking into account cultural diversity into educational discourses and practices has been raising ethical challenges concerning limits for accepting ethnocentric, racist or other cultural views which · exhort violence against the other. The present paper argues that a concept of "a posteriori ethical universalism” may contribute towards critical, intercultural educational practices, which refuse to abandon an ethical horizon in the formation of subjectivities. In order lo develop the argument, it critically analyses the debate between universalism and relativism, problematising its radical twist and presenting dimensions and alternatives to work multiculturalism and education, in the light of the proposed concept of ethics.