Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820000002&lang=pt vol. num. 14 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Histórias da educação infantil brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa aspectos da história das instituições de educação infantil brasileiras. Trata das distâncias e contigüidades entre as diferentes modalidades, como a creche e o jardim-de-infância. Enfoca as políticas discriminatórias para a educação das crianças pobres e os embates entre concepções educacionais, envolvendo família e instituição, educação e assistência, puericultura higiene, jogos e brincadeiras, desenvolvimento, cognição e recreação.<hr/>This article analyses some aspects on the history of the Brazilian early childhood education institutions. It discusses the farness and the contiguity between institutions like day care centers and indergartens, and deals with the discriminatory policies and the clashes with educational conceptions about family and institution, education and welfare, child care and higienics, games and children s play, development, cognition and recreation. <![CDATA[Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a relação entre espaço e tempo (sociais e escolares) e sua relevância na estruturação do sistema público de ensino primário no Brasil. Foi organizado em três tópicos: escolas de improviso, escolas-monumentos e escolas funcionais, pretendendo demarcar três grandes momentos da história da escola primária, definidos a partir do lugar físico-arquitetônico ocupado pela escola, bem como das temporalidades múltiplas nela vivenciadas, entrelaçados ambos a mudanças materiais e metodológicas do ensino no Brasil.<hr/>This article analyses the relationship between (social and scholar) space and time and their relevance on structuring public primary education in Brazil. It is divided into three pans: improvised schoolhouses, schoolhouse-monuments and funcional schoolhouses, intending to distnguish three diferents moments of history of primary school, difined upon the phisical-architectural place taken by the school, as well as the various temporalities experienced in its interior, interlinked both with material and methodological changes on Brazilian education. <![CDATA[O "velho" e "bom" ensino secundário: momentos decisivos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ensino secundário corresponde ao atual segundo segmento do ensino fundamentai (Lei 9.394/96). Este artigo apresenta uma releitura do ensino secundário na educação brasileira, destacando questões relacionadas ao acesso e a qualidade. Mostra como ele se transformou de tipo de ensino oferecido em certas instituições, sobretudo privadas, em nível de ensino de um sistema escolar. Merecem ênfase, nessa trajetória, os seus momentos decisivos, que remetem a conflitos entre projetos de sociedade, concepções formativas e alternativas pedagógicas inovadoras. O principal objetivo é compreender os significados que lhe foram atribuídos por diferentes grupos e/ou classes, no sentido da democratização da educação em nossa sociedade. significados esses transformados em políticas públicas ou na ausência delas.<hr/>The former High School corresponds to the now called second segment of Elementary School system (Law 9394/96). This paper proposes a new reading of the questions related to High School teaching in terms of access and quality in the Brazilian education. It shows how this type of education appeared and how it gradually changed from a type of education offered by certain, particular institutions into one of the teaching levels of a public and private school network, anti finally into a component of the Elementary School system. It gives a special emphasis to those decisive moments in that transformation which mark conflicts among projects for a society, formative concepts and innovative pedagogical alternatives. The principal objective is to understand the meaning assigned to it by different groups and/or classes in the quest for democratizing education in our society, meanings which were translated into public policies or in their absence. <![CDATA[História da formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando por base trabalhos historiográficos produzidos sobre a Escola Normal em diversos estados brasileiros, o presente trabalho procura recuperar a história percorrida por essa instituição. da perspectiva da ação do Estado, ou seja, da política educacional por ele desenvolvida. Nascidas no século XIX ao nível de modestas escolas primárias e centradas sobretudo no conteúdo a ser ensinado, as escolas normais foram aos poucos incorporando um conteúdo didático-pedagógico. O ideário escola novista as marcaria definitivamente, deslocando a ênfase de seu currículo para as denominadas "ciências da educação". O artigo aborda questões relativas a: consolidação e expansão das escolas normais como instituições formadoras do magistério para a escola primária, evolução de sua organização geral e curricular, definida, a partir dos anos 30, em nível médio, até as mudanças introduzidas pela Lei 9.394/96, que elevou a formação do professor das séries iniciais ao nível superior.<hr/>This paper deals with the history of the Brazilian training college for elementary school teachers from the viewpoint of State educational policy and having as sources historiographical works on elementary school teacher's training colleges of several States. Founded in 19th century those institutions initially showed a rather modest feature of elementary schools themselves with emphasis on the content to be taught. With time, however, they progressively incorporated a didatic-pedagogical content. New School movement ideas influenced them decisively changing the emphasis of their curricula lo the "sciences of education". The artic1e examines questions related to: consolidation and expansion of that College, evolution of its general and curricular organization which has reached the secondary level from the 1930's onwards until the National Education Law 9.394/96 when a higher education level was required to elementary teachers. <![CDATA[O ensino industrial-manufatureiro no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a origem e o desenvolvimento do ensino de ofícios para trabalhadores das manufaturas e indústrias no Brasil. desde o século XVIII. A tese central é a de que os preconceitos contra O trabalho manual representam o mais importante determinante da desvalorização das escolas profissionais, assim como do sistema educacional dual no país. Desde 1942, o SENAI desempenhou um novo papel na formação da força de trabalho industrial brasileira, em tempos de recrutamento de alunos, pedagogia, gestão e financiamento. Nos anos recentes, todavia. essa instituição , perdeu a hegemonia conquistada no campo educacional, e prepara um conjunto de importantes decisões para se prevenir dos conflitos com o Estado e os sindicatos de trabalhadores.<hr/>The article presents the origin and the development of the training of worlds for manufactures and factories in Brazil, since eighteenth century. Its central thesis is that the prejudices against manual work represent the main determinant of the underevaluation of the professional schools, as well as the dual educational system within the country. Since 1942, SENAI performed a new role in the Brazilian industrial labor force training, in terms of students recruitment, pedagogy, management and financing. Nevertheless, in the recent years, that institution has lost the hegemony acquired in .educational field, and prepares a package of importants decisions in order lo prevent conflicts with State and labores syndicates. <![CDATA[Escolarização de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda os processos sistemáticos e organizados de formação geral de pessoas jovens, e adultas no Brasil sob a ótica das políticas públicas. Oferece uma visão panorâmica do tema ao longo dos quinhentos anos de história brasileira. dedicando especial atenção à segunda metade do século XX, em que o pensamento pedagógico e as políticas de educação escolar de jovens e adultos adquiriram identidade e feições próprias. Analisa o sentido político que a ditadura militar conferiu à alfabetização de adultos e ao ensino supletivo nos anos 70, as diversas configurações assumidas pelas políticas públicas de educação escolar de jovens e adultos ao longo do processo de redemocratização dos anos 80, assim como a posição marginal conferida a essa modalidade de ensino pela reforma educacional dos anos 90. O ensaio indica como desafios a redefinição dos papéis do poder público·e da sociedade na democratização de oportunidades de alfabetização, escolarização básica e educação continuada para que possam responder às crescentes necessidades formativas da juventude e das pessoas adultas no Brasil contemporâneo.<hr/>The article covers the systematic and organized processes of general education offered lo youth and adults, carried out in Brazil, in the light of public policies. It offers an overview of this theme throughout the five hundred years of Brazilian history and dedicates special attention to the last half of the 20th century in which pedagogical tenets and school education policies for youth and adults take on specific features. It analyses the political meaning that the military dictatorship impute to adult literacy and post literacy education in the 70's, the several designs taken on by youth and adult school education public policies throughout the process of redemocratization in the 80's, as well as the marginal position that has been given to this type of education in the 90's. The essay indicates as a challenge the redefinition of public sector and society rules in democratizing opportunities for literacy, basic schooling and continued education in order to respond to the growing formative needs of young and adult people in contemporary Brazil. <![CDATA[A universidade no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Primórdios da educação no Brasil: o período heróico (1549 a 1570)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[O método pedagógico dos jesuítas: o "Ratio Studiorum": introdução e tradução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[As reformas pombalinas da instrução pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Educação e sociedade na primeira república]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[A cultura brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Introdução ao estudo da Escola Nova]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Educação não é privilégio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Educação como prática da liberdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[500 anos de educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Instrução pública no Brasil (1500-1889)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form. <![CDATA[Temas de história da educação: contemporaneidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo se propõe a traçar uma visão panorâmica da história do ensino superior no Brasil, tendo como foco de análise a universidade como uma instituição historicamente construída e privilegiando o período que vai dos anos 20 aos anos 60. ao longo dos quais a universidade se institucionaliza entre nós e assume a sua configuração atual.<hr/>The article presents an overall view of the history of higher education in Brazil, focusing on the university as a historically constructed institution and emphasizing the period from 1920s to 1960s, in which the Brazilian university became established as an institution and look on its present form.