Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820010001&lang=pt vol. num. 16 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Anísio Teixeira: a poesia da ação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Conferência de Abertura da 23ª, Reunião Anual da ANPEd, cujo tema central foi "Educação não é Privilégio": o centenário de Anísio Teixeira. Homenageando este educador brasileiro, a conferência celebrou sua trajetória sinalizando três momentos de ruptura: ao final dos anos de 1920. em 1935 e 1964. À luz da sua trajetória e da avaliação da sua obra pública procurou pensar alguns dos problemas contemporâneos da educação em nossa sociedade, especialmente relacionados com a globalização da economia, a violência institucional e as novas exigências da pesquisa educacional.<hr/>The opening conference of the twentieth third annual meeting of ANPEd had as a central theme "Education is not a Privilege: the centennial of Anísio Teixeira". Honouring this Brazilian educator, the conference remembered his life performance under three breaking points located in lime at the end of the twenties, in 1935 and in 1964. Under the light of his career, the evaluation of his work makes us think about the contemporary problems of education in our society especially the globalization of economy, the institutional violence and the challenges of the educational research. <![CDATA[Avaliação de programas, indicadores e projetos em educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto desenvolve dois argumentos principais: a importância e o papel da pesquisa científica na avaliação de projetos, programas e políticas de educação infantil, e a necessidade de ampliar o modelo de avaliação vigente, especialmente os focalizados na análise custobenefício (como habitualmente utilizados pelo Banco Mundial), para incluir novos conceitos (necessidade, demanda e provimento) e os principais envolvidos (pais/mães, crianças e profissionais).<hr/>Two principal arguments are developed in the text: the importance and the role of scientific research in the evaluation of projects, programmes and policies of child education and the need to broaden existing models of evaluation, especially those focused on cost-benefit analysis (used widely by the World Bank), lo include new concepts (need, demand and provision) and the chief actors involved (parents/mothers, children and professionals). <![CDATA[A pedagogia e a educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação que deu origem a esta reflexão encontrou elementos teóricos que, fundamentados em bases empíricas e teorizações prévias, permitiram propor a possibilidade de desenvolver uma autêntica Pedagogia da Educação Infantil, a qual a autora prefere denominar Pedagogia da Infância. Seu objeto seria as próprias crianças, seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos sociais, sua cultura, suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais. Essa pedagogia transcenderia os conhecimentos didáticos resultantes de uma ação pedagógica escolar geral e dos processos de ensino-aprendizagem que não são apropriados para analisar os espaços pedagógicos não-escolares, tão freqüentes na atenção dos meninos e meninas de O a 6 anos.<hr/>The present reflection resulted from an investigation which produced theoretical considerations based on empirical data and previous theoretical elaborations which allow the author to propose the possibility of developing an authentic Pedagogy of Child Education, which she prefers to denominate the Pedagogy of Childhood. This takes as its principal concern the children themselves. It is a Pedagogy which would transcend that didactic knowledge resulting from a general pedagogic school action and from those teaching learning processes which are not appropriate in the analysis of the Non-school pedagogic spaces, so frequent in taking care of boys and girls in the O to 6 year age range. <![CDATA[Perfil das crianças de O a 6 anos que freqüentam creches, pré-escolas e escolas:uma análise dos resultados da Pesquisa sobre Padrões de Vida/IBGE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto apresenta, inicialmente, aspectos conceituais e a evolução da população de O a 6 anos na educação pré-escolar através da análise das matriculas e dos índices de atendimento no Brasil - período de 1979 a 1996. A seguir, com base na Pesquisa sobre Padrões de Vida, realizada em 1996 e 1997 pelo IBGE, nas regiões Nordeste e Sudeste do país, é desenvolvida uma análise dos resultados que possibilitam um maior conhecimento da situação da criança de O a 6 anos que freqüenta a instituição de educação infantil e os fatores que influenciam na freqüência. A sistematização de tais dados permite um diagnóstico a respeito das atuais condições do atendimento à primeira infância e fornece subsídios para a formulação e implementação de políticas no setor, tanto em termos de expansão quanto do estabelecimento de prioridades e definição de estratégias de ação.<hr/>In this paper it is discussed conceptual aspects of early childhood education and the evolution of the O to 6 years old cohort of the population through the analysis of the enrolment and participation in early childhood education programs of this group in Brazil from 1979 to 1996. Later; it is analyzed the results for a better understanding of the O to 6 years old children attending early childhood schools and the factors related to it, based on the Living Standards Survey, realized in 1996 and 1997 by the National Bureau of Statistics (IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), in the Northeast and Southeast areas. The systematization of such data makes possible a diagnosis of the current supply conditions of early childhood education and provides subsidies for formulation and implementation of policies regarding lhe improvement of students access and the establishment of priorities and definition of action strategies for this age group population. <![CDATA[A creche comunitária na visão das professoras e famílias usuárias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho integra uma pesquisa mais ampla sobre as creches comunitárias na cidade de Fortaleza. Apresentamos aqui a análise das entrevistas realizadas com 25 professoras e 48 famílias usuárias dessas creches, que procuraram captar as suas percepções sobre o trabalho desenvolvido por esse tipo de equipamento. As educadoras trazem opiniões marcadas por preconceitos e falta de informações tanto acerca da creche como das crianças e de suas famílias. Na visão das famílias, de um modo geral, a creche está realizando bem a sua função. Os dois grupos parecem carecer de modelos de atendimentos de qualidade como parâmetros para as suas avaliações. Ressaltamos a persistência da precariedade desses equipamentos e a necessidade urgente de se prover as famílias usuárias e os grupos que defendem os interesses populares de informações acerca da especificidade da qualidade da educação infantil a fim de que possam identificar tais precariedades e buscar estratégias para superá-las.<hr/>This article is part of a comprehensive research on community nurseries in the city of Fortaleza. II represents the analysis of recorded questionnaires applied to 25 nursery assistants and 48 customer families. The assistants demonstrate some prejudice, besides lack of information about the children and families under their care, due to a generally short (or absence of) period of training and professional formation. The families also have neither education and political conditions nor information to property analyze the service available in the nurseries. Furthermore, both groups seem to be in need for better parameters of social care and assistance, assuming this service as a gift or a privilege beyond criticism. The work unveils the absence of adequate structure to offer good services in these institutions. Finally, it reinforces the urging need for democratization of information about the real and specific needs of early childhood. This information should be directed to NGO's, families and other groups interested in these problems, in order to help them in the search and discussion of strategies and solutions for nursery services. <![CDATA[Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo o autor defende a necessidade de incorporar a discussão sobre raça nas análises educacionais. Mostra também que as dinâmicas raciais são extremante complexas e relativamente autônomas e que se conjugam a outras dinâmicas sociais como classe, gênero. realidades coloniais etc, operando de modo sutil e poderoso no campo educacional. O autor discute os efeitos das políticas educacionais, apontando para o fato de que as reformas atuais tentam nos convencer de que são as únicas aceitáveis e que tais políticas se baseiam em posições ideológicas neoliberais. O fato é que por detrás destas tentativas de convencer-nos do que é "aceitável", em termos políticos e ideológicos, encontra-se a presença ausente da raça.<hr/>In this article the author defends the need to incorporate discussion on race in educational analysis. He shows that racial dynamics are extremely complex and relatively autonomous and that they are connected to other social dynamics such as class. gender and colonial realities, operating in a subtle and powerful way in the educational field. The author also discusses the effects of educational policies pointing to the fact that current educational reforms are attempting to convince us that they are the only acceptable ones and that such policies are based on neoliberal ideological propositions. Behind these attempts to convince us of what is "acceptable" in ideological and political terms, we encounter the hidden presence of race. <![CDATA[Language and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo ofrece una apretadísima revisión de lo que la experiencia del lenguaje ha producido en la escritura filosófica y en la escritura literaria, atendiendo sobre todo a aquellos aspectos de la ontología hermenêutica que están explícitamente implicados en cuestiones antropológico-educativas. Se trata de preparar una atención al lenguaje que no pase por su tematización objetivante y que desborde la concepción representativa, expresiva y comunicativa que nos dan las ciencias y el sentido común. Se trata también de mostrar lo que la ontología hermenéutica puede dar que pensar em el terreno educativo. La intención del artículo no es otra que contribuir a suscitar en el dominio educativo uma atención y una sensibilidad al lenguaje y a nuestra relación con el lenguaje, inquietar esa relación, hacerla insegura y problemática y, si es posible. llevarla al pensamiento (y al lenguaje).<hr/>This article depicts a very tight review of what the language experience has produced in the philosophical and literary writing regarding, in particular; those features of the hermeneutical ontology involved in antropological-educational issues. It implies preparing a focus on the language that goes beyond its objectivation and also goes beyond the representative, expressive and communicative conception that are given to us through science and common sense. It also implies showing what the hermeneutical ontology can provide us with in the educational field. This article intends no more than contributing lo arouse, in the educational dominion, an atention and a sensitivity towards the language and towards our relantionship with it, to be restless in this relationship, make it insecure and problematic and. If possible, take it into thought (and the language). <![CDATA[Processos de inserção de analfabetos e semi-alfabetizados no mundo da cultura escrita (1930-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca, a partir dos resultados de uma pesquisa concluída que objetivou reconstruir o público leitor/ouvinte de folhetos de cordel no período de 1930 a 1950 em Pernambuco, identificar como se davam as formas de inserção de pessoas analfabetas ou pouco escolarizadas em culturas marcadas pela presença da escrita. As "cartas de ABC", os livros didáticos, as histórias em quadrinhos, os romances policiais e os almanaques compunham o universo de leituras da maior parte do público investigado. Alguns fatores parecem contribuir para que os sujeitos apresentem contatos diferenciados e utilizem de maneiras diversas os objetos que compõem o mundo da cultura escrita, destacando-se, entre eles, a experiência urbana, o pertencimento a um ou outro sexo, a ocupação profissional e o domínio das habilidades básicas de leitura.<hr/>This work is part of a broader research effort that aims to (re)construct the reading/listening public of "cordel" literature, between 1930 and /950, in the State of Pernambuco, north-eastern Brazil. In particular, it has the objective of identifying how was the insertion of illiterate or semi-illiterate people in literacy practices. The "ABC Letters", school textbooks. comic books, police novels and almanacs were the most popular readings of the majority of the public investigated in the research. Some factors seem to contribute for the diversity of forms of contact with the objects of the lettered culture world and their usage, among them, the urban experience, gender, professional occupation and the basic domain of reading ability. <![CDATA[Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma teoria do conhecimento sistematizada e acabada não existe, propriamente, nos escritos de Gramsci. É possível, no entanto, encontrar em diversas anotações e referências, indicações precisas e um conjunto coerente de reflexões que revelam não apenas uma clara concepção de mundo, mas um método de pesquisa e critérios que apontam para uma inteligibilidade do real que permite às classes trabalhadoras chegar à autonomia e à hegemonia. O presente ensaio, portanto, propõe-se a evidenciar o modo original de ser intelectual vivenciado por Gramsci. Visa, particularmente, destacar a interligação entre, história, política e conhecimento. Nesse sentido, o trabalho analisa a concepção de ciência, a questão da objetividade, da subjetividade, a maneira peculiar de entender a ideologia e, principalmente, a reelaboração do marxismo como filosofia da práxis, ou seja, "ciência da dialética ou gnosiologia"<hr/>A systematized and finished theory of knowledge does not exist, indeed, in the writings of Gramsci. It is possible, however; to find in several annotations and references, precise indications and a coherent group of reflections that not just reveal a clear world conception, but a method of research and instruments that point for an intelligence of the reality that allows to the working classes to arrive to the autonomy and the hegemony. The present work, therefore, intends to evidence the original way of being intellectual experienced for Gramsci. It aims, particularly, to highlight the connection among history, politics and knowledge. In that sense, the work analyzes the conception of science, the matter of the objectivity, of the subjectivity, the peculiar way to understand the ideology and mainly, the rethinking of the marxism as philosophy of the práxis, that is lo say, "science of the dialectic or knowledge" <![CDATA[Prisão especial e diploma de ensino superior: uma aproximação crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[ANPEd/ Carta de Caxambu ao povo e às autoridades constituídas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[Contribuição Apresentada pela ANPEd nas Audiências Públicas sobre as "Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica Em Curso de Nível Superior", Promovidas pelo Conselho Nacional de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[Políticas educativas e avaliação educacional: para uma análise sociológica da reforma educativa em Portugal (1985-1995)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[Educação de qualidade: diferentes visões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[L'école, l'état des savoirs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature". <![CDATA[La scuela in Italia: come era, come serà l'istituzione che accompagna la crescita degle italiani]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo analisar o privilégio da prisão especial a acusados portadores de diploma de ensino superior. Trata-se pois da relação entre este privilégio e o diploma universitário regrado por lei. Para efeito da análise, o texto se apóia na legislação existente, em comentaristas da área do direito para, em seguida, baseando-se na vertente culturalista das teorias da reprodução ou, mais precisamente, na teoria da violência simbólica, buscar elementos capazes de tomar mais inteligível e de esclarecer melhor a significação e a função da prisão especial. O artigo interroga se a lógica da prisão especial não se insere no caráter desigual e hierárquico da sociedade brasileira. A manutenção de hierarquias resguarda as diferenças entre as classes de indivíduos e as necessárias distâncias entre eles, na base do "cada um no seu devido lugar". Neste caso, a prisão especial é um caso de um funcionamento segregador e para o qual o sistema escolar e, em especial o diploma de ensino superior, possuem o efeito de persuadir cada um a ficar no "seu devido lugar", no lugar que lhe cabe, "por natureza".<hr/>Ce texte se propose d'analyser te privilege de bénéficier de conditions spéciales d' emprisonnement, accordé aux personnes accusées lorsqu'elles sont détentrices d'un diplôme d'enseignement supérieur. Il s'agit donc du rapport. réglé par la loi, entre ceitte forme de privilège et la certification universitaire. Pour le besoin de l'analyse, le texte prend appui dans la législation brésilienne et dans les commentaires des spécialistes du droit pour chercher ensuite - tout en ayant pour base les théories de la violence symholique-les élements capables de rendre intelligible le sens et les fonctions de la prison dite "spécile". L'article formule l'hypothèse que la logique qui soutient ce dispositif légal, s'inscrit dans le caractere inégal et hiérarchique de la société brésilienne. Le maintien des hiérarchies préserve les différences entre les classes d'individus et la distance nécessaire entre eux. Dans ce cas-là, la prison spéciale fonctionne comme un dispositif ségrégatif en vue duquel le système scolaire rempli la fonction de persuader chacun de rester 'lã sa place", à la place qui lui est assignée "par nature".<hr/>The objective of this text is to analyse the privilege of special imprisonment afforded lo those accused of crimes who possess certificates of higher education. It deals with the relation between this privilege and the university certificate established by law. For the purpose of analysis, the text seeks support in the existing legislation and in legal commentators. Based on theories of reproduction of a 'culturalist' propensity or; more exactly, on the theory of symbolic violence, it then seeks elements capable of explaining more clearly and making the significance and purpose of special imprisonment more intelligible. The article questions whether the logic of special imprisonment is not part of the unequal and hierarchical character of Brazilian society. The maintenance of hierarchies safeguards the differences between classes of individuals and the necessary distance between them on the basis of "everyone in his/her proper place". In this case, special imprisonment is an example of a segregating function for which the school system and, in particular; certificates of higher education, retain the power of persuading each person to remain in his/her proper place, in the place for which he/she is fit "by nature".