Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820020002&lang=pt vol. num. 20 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Darwin na Serra da Tiririca: caminhos entre cruzados entre a biologia e a história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma experiência de pesquisa, ensino e extensão, realizada por duas professoras da área de biologia e história da Universidade Federal Fluminense, sistematizando os principais passos, conteúdos e resultados da iniciativa. A experiência teve como motivação inicial os relatos de Charles Darwin, quando visitou o Brasil em 1832, particularmente quando, de Niterói, se dirigiu ao norte de Cabo Frio e registrou suas observações em um diário, posteriormente publicado. Como nesses registros se encontravam citados aspectos do ambiente natural e social próximo ao atual Parque Estadual da Serra da Tiririca (região fronteiriça entre os municípios dc Niterói e Macaé), procuramos refletir sobre as possibilidades de se estudar o ambiente com vistas ao desenvolvimento de valores, principalmente aqueles ligados à formação de sentimentos de pertencimento e à valorização de um local. Para além da própria importância da presença de Darwin na região, destacamos a necessidade de contextualizar as idéias do autor nos conflitos teóricos e políticos de seu próprio tempo, assim como compreender as palavras de Darwin sobre a natureza e sobre as relações sociais escravistas daquele local e período, como reflexão e estímulo 152 para a criação de sentimentos de pertenci menta ao local.<hr/>Presents an experience in research, teaching and extension undertaken by two university lecturers from the fields of Biology and History, at the Federal Fluminense University, and systematises the principal steps, contents and results of the initiative. The initial inspiration for the experience were Charles Darwin's reports on his visit to Brazil in 1832 and, in particular, on his journey north from Niteroi to Cabo Frio during which he registered his observations in a diary which was later published. Since these reports contain references to the natural and social environment dose to the present State Park of the Tiririca Mountain Range (a region on the border between the municipalities of Niteroi and Macaé), we seek to reflect to the possibilities of studying the environment witch a view to developing values, chiefly those finked to creating feelings of belonging to and valorising a place. In addition to the importance of the presence of Darwin in the region, we emphasise the need lo contextualise the author's ideas in the theoretical and political conflicts of his own time as well as understanding Darwin's words about the nature and social relations of slavery of that place and period, as a reflection and stimulus for the creation of feelings of belonging to the locality. <![CDATA[Livros escolares de leitura: uma morfologia (1866-1956)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca, a partir dos resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, descrever a morfologia do livro escolar de leitura, no período de 1866 a 1956. Os livros escolares constituem a principal fonte da pesquisa, particularmente aqueles que compõem o acervo do CEALE/UFMG, tomados, na investigação, como um caso provável de biblioteca escolar e, desse modo, como indicadores indiretos da produção editorial brasileira do período. Da análise realizada, apreenderam-se dois grandes tipos de livros (séries graduadas e livros isolados), quatro grandes gêneros (compêndios, antologias, narrativas e caderno de atividades) e cinco grandes modelos de livro (paleógrafo, instrutivo, formativo, retórico-literário c autônomo). A análise permitiu, ainda, identificar quatro ordens de fenômenos cuja participação na conformação dessas características é preciso melhor conhecer: a progressiva distinção entre dois tipos de leitura escolar - a leitura para aprender a ler e a leitura recreativa; as relações entre as formas do livro e a progressiva consolidação da escola e de seus agentes; as relações entre os livros de leitura brasileiros e franceses; os usos e as apropriações dos livros nas práticas educativas cotidianas.<hr/>The present study makes use of the partial results of a research of broader scope. It aims to describe the morphology of the school reading book during lhe period 1866 - 1956. Schoolbooks constitute the major source of the investigation, particularly those that make up the collection of CEALE/UFMG. These are taken to constitute an example of a school library, and therefore, an indirect representative of the production of books in Brazil during the period in question. The study reveals the existence of two major types of books (i.e. graded series and individual books), four major book genres (compendiums, anthologies. narratives anti exercise books) and five major models of books (palaeographic, instructive, formative, rhetoricalliterary and autonomous). The study also allowed the identification of/our phenomena, whose role in the make up of these classifications requires further investigation, namely, the progressive distinction between two types of reading in schools (reading in order to learn how to read and reading for pleasure); the relationship between the forms of the book and the progressive consolidation of the school and its agents; the relationship between reading books in 8raz.jJ and in France; the uses of books and their appropriateness for every-day educational activities. <![CDATA[Cambios paradigmáticos en educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa dois câmbios paradigmáticos, qualitativos, que estão ocorrendo atualmente na educação e que estão afetando a comunidade de educadores. O primeiro situa-se no plano organizacional, ou seja, na forma de representar o contexto no qual funciona o sistema educativo. Trata-se fundamentalmente de entender as propostas atuais de gestão, que envolvem o conceito de qualidade, qualidade como resposta às demandas e identidade pedagógica. O segundo ocorre nos componentes da matriz disciplinar e expressa-se no nível da aprendizagem, do currículo e da avaliação. Neste último caso, afirma que se está passando de uma matriz condutivista para uma matriz construtivista. Conclui afirmando que os câmbios paradigmáticos devem assumir como eixo fundamental o reposicionamento do sujeito. Isso implica, de um lado, nova compreensão de como prendem e como interagem os indivíduos com outros indivíduos. De outro lado, implica também colocar o sujeito no centro da aprendizagem, como ator ativo da construção de conhecimentos.<hr/>The article analyses two qualitative paradigmatic changes, which are taking place in education and which are affecting the community of educators. The first occurs at the organizational level, that is, in the way of representing the context in which the education system functions. The fundamental objective is to understand current management proposals which involve the concept of quality as a reply to demands and pedagogical identity. The second rakes place within the components of the curricular matrix and is expressed at the level of learning, syllabus and evaluation. In the latter case, the article argues that the conductivist matrix is giving way to a constructivist matrix. The article concludes by affirming that the paradigmatic changes ought to assume as their fundamental tenet the repositioning of the subject. This implies, on the one hand, a new understanding of how individuals come to terms and interact with other individuals. On the other, it a[so implies placing the subject at the centre of learning. as an active actor in the construction. of knowledge. <![CDATA[A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas.<hr/>The purpose of this article is to reflect upon the peculiarity of the process of socialisation and the construction of identity of individuals in the contemporary world. To undertake this analysis I make use of Norbert Elias' concept of configuration, of Pierre Bourdieu's theory of habitus and of Anthony Giddens' institutional concept of modernity. The article deals specifically with an interpretation on the concept of habitus, based on the singularity of those social and cultural conditionings experienced by modem societies. <![CDATA[Ensinando a dividir o mundo: as perversas lições de um programa de televisão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao analisar o programa diário da Rede Globo de Televisão - Bambuluá - dirigido a crianças e adolescentes, eu apresento esse artefato cultural como um dispositivo que integra o aparato pedagógico das sociedades governamentais, ensinando muitas coisas às pessoas, entre elas, um conjunto de verdades que compõe o currículo no qual se aprende a dividir o mundo. Meu argumento é que boa pane da modelagem identitária empreendida pelas sociedades neoliberais é levada a efeito pela mídia e por outros artefatos da indústria cultural. Autores/as que desenvolvem análises da cultura contemporânea como Shirley Steinberg. Douglas Kellner c Stuart Hall, com pesquisadores/as de um campo que vem sendo denominado estudos foucaultianos (Jorge Larrosa, Nikolas Rose, Alfredo Veiga Neto), ajudam-me a entender esses artefatos como linguagens que investem no entretenimento como uma forma de produzir significados convenientes a projetos políticos, sociais e culturais hegemônicos, colocando em funcionamento técnicas de governo que forjam consciências e moldam comportamentos. Eles são parte da política cultural que dispõe pessoas e grupos hierarquicamente nas sociedades em que vivem.<hr/>In analysing a Brazilian daily television programme for children and young people - Bambuluá - I present this cultural artefact as a device used for integrating the pedagogical apparatus of governmental societies, teaching people many things, including a set of truths which make up the curriculum through which we learn to divide the world. I argue that media pedagogies and other artefacts of thee cultural industry carry out much of the identity shaping that is undertaken by contemporary neoliberal societies. Authors like Shirley Steinberg, Douglas Kellner and Stuart Hall, along with researchers from a field called Foucaultian studies (Jorge Larrosa, Nikolas Rose. Alfredo Veiga Neto), have helped me to understend these artefacts as languages which invest in entertainment as a way of producing convenient meanings for political, social and cultural hegemonic projects, putting into operation governmental techniques which conflate consciousness and shape behaviour. They are part of a cultural policy that deploys people and groups hierarchically in the societies in which they live. <![CDATA[Problematizações sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresento e discuto uma proposta metodológica para investigações que, no campo educacional, tratam da análise de produtos da mídia, especialmente da televisão. Apoiada em autores como Foucault e Deleuze, Beatriz Sarlo e Martín-Barbero, argumento em favor de um trabalho de pesquisa que busque descrever, a partir de um estudo da linguagem audiovisual, os discursos que circulando como verdade em nosso tempo, produzem, para indivíduos e diferentes grupos sociais, determinados modos de subjetivação. A análise dos discursos da mídia é entendida como uma ferramenta para descrever práticas discursivas e não-discursivas. o visível e o enunciável dos modos de ver contemporâneos.<hr/>This article presents and discusses a methodological proposal for investigating media. especially television products, in the educational field. With theoretical support from authors like Foucault, Deleuze, Beatriz Sarlo and Martín-Barbero, I argue for investigation into audio-visual language that seek to describe discourses circulating as hegemonic truths, in order to produce determined ways of subjectivation. Analysis of discourse, related to media products, works as a "tool" for describing practices of discourse and nondiscourse about ways of seeing ill contemporary life. <![CDATA[Cenários criminosos e pecaminosos nos livros de ocorrência de uma escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo identifica relações entre a temática da confissão e a narrativa existente nos livros de ocorrência recentes de uma escola pública de Curitiba. Baseando-se em referenciais analíticos pós-estruturalistas. Esses livros relatam casos de alunos considerados pela escola como problemáticos e indisciplinados, contendo um total de 517 ocorrências nos anos de 1998 e 1999. Trata-se de visualizar, no registro dos livros de ocorrência, elementos produtores de cenários criminosos e pecaminosos no cotidiano escolar, naquilo que podem expressar em termos das práticas confessionais de tipo jurídico e religioso. Do ponto de vista jurídico, a confissão é vista em algumas de suas possíveis articulações com outros elementos presentes no relato dos livros, como testemunhos, provas, indícios, fazendo parte de uma espécie de miniinquérito diário da escola, produtor de acusações, crimes e penas. Do ponto de vista religioso, a dinâmica confessional é vista através desses livros como pane de um processo de circulação de pecados, em que a tradicional batalha do Bem contra o Mal, de Deus contra o Diabo, é apresentada e, de certa forma, ensinada.<hr/>The text identifies relations between the theme of confession and the narration extant in the recent registers of occurrences of a public school in Curitiba, based on post-structuralist analytical references. These registers relate cases of students considered by the schools problematic and undisciplined and contain 517 occurrences for the years 1998 and 1999.In the records of the registers, we focus on elements that produce criminal and sinful scenarios in daily school life, with regard to that which they may express in terms of confessional practices of a juridical and religious type. From the juridical point of view, confession is seen in some of its possible articulations with other elements present in the narrative of the registers, like evidence, proof, clues, making part of a kind of daily miniinquiry of the school, and in so doing producing accusations, crimes and punishment. From the religious point of view, the confessional dynamic is seen through these registers as a part of the process of "circulation of sins”, in which the traditional battle between Good and Evil, between God and the Devil, is presented and, in a certain way, taught. <![CDATA[Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho dedica-se a analisar um importantíssimo texto de Friedrich Froebel (1782- 1852), fundador dos jardins-de-infância (kindergartens): "De como Lina aprendeu a escrever e a ler: Uma história para crianças que gostam de estar ocupadas". O texto expõe, na forma escrita de uma historinha, os mais importantes princípios educacionais de Froebel. O objetivo foi apresentar, a partir da historinha, as idéias do autor a respeito de como se deve pensar e fazer educação para infância. Retomou-se as idéias de um dos pioneiros da educação de crianças menores de 6 anos, por considerar-se que sua teoria educacional traz os germens das discussões atuais que são travadas em prol da construção de uma pedagogia da educação infantil.<hr/>This work analyses an important text written by Friedrich Froebel (1782- 1852), creator of the Kindergartens. The text, entitled "On how Lina learnt to read and write: a story for children who like to be busy", explains, in story form, the most important educational principle of Froebel. The aim of this paper is to present the ideas of the author with regard to how one ought to think and practice education for early childhood, taking the story as the starting point. The ideas of one of the pioneers of education for early childhood (children of less than six years of age) are re-discussed since it is considered that his educational theory presents the seeds for current discussions ill favour of constructing a Pedagogy for Child Education. <![CDATA[Formação de professores exige rede!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[José Paulo Serralheiro e A página da educação: diálogos de informação e formação docente em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Investigar a arte de ensinar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Animals & modern cultures]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Tempos de Capanema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Arquivo Gustavo Capanema, inventário analítico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Capanema: o ministro e seu ministério]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment. <![CDATA[Constelação Capanema: intelectuais e políticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O analisa as políticas públicas de comunicação c de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho. incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessas políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.<hr/>This paper anlyses public policy for communication and education with an emphasis on teacher development. Governmental projects in the area of distance education, in particular IV Escola and PROINFO, are analysed throughout the text revealing the distance that exists between governmental plans and the reality of the Brazilian educations system. It becomes apparent that the official line, when government policies fail, is that it is the teachers who are to blame. This is a result of the constant undermining of the teaching profession, which has been further accentuated by file introduction of distance education courses for teachers. For the most part, these courses are oversimplified and superficial, focusing mainly on the certification of teachers to satisfy the demands of the WB (National Education Law). Given this bleak scenario, it is of great importance to strengthen the school and teachers through, among other things, solid training programmes and improvements in working conditions, including the very necessary presence of Information and Comunication Teclnologies. From this analysis of existing policies, there is clear evidence of the distance between MEC (the Ministry of Education) and the public higher education system, in particular education faculties, which could play an important role at this moment.