Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-247820040002&lang=en vol. num. 26 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[El estudio de la comunidad como un espacio para leer y escribir]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en La investigación reportada en este artículo responde a la demanda actual de construir propuestas de educación de adultos en general, y de alfabetización en particular, relevantes y pertinentes para los contextos cotidianos de los usuarios de estos programas. Define a la alfabetización como el aprender a manipular y utilizar el lenguaje deliberadamente para participar en eventos socialmente valorados. A partir de un marco teórico-metodológico cualitativo, presenta los hallazgos de un estudio de una comunidad marginada a las orillas de la Ciudad de México en el cual se exploró las oportunidades y escenarios locales para leer y escribir así como las situaciones cotidianas que favorecen la apropiación de la cultura escrita. Presenta una caracterización de cuatro diferentes espacios sociales comunitarios (la Iglesia, la familia, el puesto de periódicos), la historia reciente de su desarrollo y su ubicación en la vida comunicativa de los miembros de la comunidad. Concluye que para incrementar la calidad de la educación de adultos, particularmente lo referente a los usos y conocimientos de la lengua escrita, es indispensable no desestimar el carácter dinámico de los espacios de lectura y escritura.<hr/>The research reported in this article responds to the current international demand that adult education and literacy programmes be relevant to the learner’s immediate contexts. It defines literacy as the ability to manipulate deliberately and use written language in socially valued events. It presents the recent qualitative study of a marginalised community on the edges of Mexico City that explores the local opportunities and scenarios for reading and writing and the everyday situations that favour literacy learning. It includes a portrait of four of the community’s different social spaces (the church, the post office, the family and the newspaper stand), their recent history, and their place in the language life of the community. It concludes that in order to improve the quality of adult education, especially those efforts related to literacy, taking the dynamic character of local reading and writing spaces into account is imperative. <![CDATA[A contribuição do homem simples na construção da esfera pública: os trabalhadores rurais de Baturité- Ceará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisa a experiência participativa do homem simples - o trabalhador rural sem-terra ou com pouca terra, posseiro ou arrendatário - nos espaços públicos como conselhos municipais, associações de pequenos agricultores e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baturité, município de 30 mil habitantes, no Ceará. A pesquisa parte de uma indagação básica: como o homem simples vivencia a política hoje? Entendendo política como transgressão, litígio ou mudança de lugares que se faz através da fala, da reivindicação, e examinando a possibilidade de construção da esfera pública, a pesquisa acompanha mais sistematicamente as experiências participativas de duas comunidades rurais, que se efetivam como oferta do Estado e como conquista da sociedade civil. A dinâmica participativa se estabelece movimentando práticas conflitantes que ora se caracterizam como relações democráticas e transparentes entre Estado e sociedade civil, ora como relações tradicionais, pautadas no autoritarismo e na cordialidade, traços significativos da cultura política brasileira. Embora as conquistas materiais das experiências associativas sejam reduzidas, aproximações gradativas a um modo de ser democrático são vividas, e essas, por sua vez, sinalizam para a produção de um legado: o aprendizado da cidadania e da consciência de direitos.<hr/>Analyses the participative experience of the ordinary man - the rural landless worker, lease-holder or tenant farmer - in public spaces like municipal councils, associations of small producers and the Rural Workers’ Trade Union, in Baturité, a municipality of 30,000 inhabitants in the State of Ceará. The research took as its starting point a basic question: how does the ordinary man experience politics today? Understanding politics as transgression, dispute or the changing of positions, achieved by means of discussion and demands, and by examining the possibility of constructing a public sphere, the research followed systematically the participative experiences of two rural communities, which are characterised as State offers and as civil society conquests. The participative dynamic is established by involving conflicting movements which at times are characterised as democratic and transparent relations between State and civil society and, at others, as traditional relations based on authoritarianism and cordiality, salient features of Brazilian political culture. Although the material conquests of the associative experiences are limited, gradual approximations to a style of democratic being are experienced and these, in turn, signal the production of a legacy: the quest for citizenship and the awareness of rights. <![CDATA[A educação do movimento dos sem-terra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Instituto de Educação Josué de Castro, que tem como mantenedor o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária e é vinculado ao movimento dos sem-terra, constitui- se em uma escola de educação média e profissional. O objetivo desse texto é o de expor os elementos educativos principais presentes na escola, bem como elucidar se a sua concepção educacional, que parece ser a mesma vigente nas escolas controladas pelo MST, contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. A investigação revelou que o Instituto, estruturado e organizado de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, coloca em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores e funcionários.<hr/>The Josué de Castro Institute of Education, sponsored by the Technical Institute for Training and Research into the Agrarian Reform, which is associated with the landless workers’ movement, provides both secondary education and technical training. The aim of this paper is to explain the principal features of this school, and to clarify whether its underlying educational premises, which seem to be similar to those extant in the schools under MST control, contain educational characteristics which are of interest to the working classes in general, from a democratic and popular point of view. The investigation showed that the Institute, whose structure and organisation differ from those commonly found in state schools, takes as its motto such educational categories as the union between education and work and democratic management processes in which students, teachers and school staff participate. <![CDATA[O Fórum Social Mundial e a agenda da educação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Realiza uma leitura do III Fórum Social Mundial, a partir da perspectiva da educação popular. Trata inicialmente dos objetivos e da dinâmica do Fórum para depois identificar temas que recomponham a agenda da educação popular. O primeiro deles refere-se à necessidade e às possibilidades de a educação popular ser pensada internacionalmente. O segundo trata da pluralidade de aportes e dos conseqüentes desafios epistemológicos e metodológicos. Por fim, são identificados alguns temas emergentes ou recorrentes, com base nas 1.286 oficinas oferecidas no Fórum.<hr/>This article presents a reading of the III World Social Forum, based on a popular education perspective. It deals initially with the goals and the dynamic of the Forum and then identifies themes which restructure the agenda for popular education. The first of these refers to the need and the possibility of popular education being discussed internationally. The second deals with the plurality of contributions and the consequent epistemological and methodological challenges. Finally some of the emerging or recurrent themes are identified based on the 1,286 workshops offered during the Forum. <![CDATA[A arte de endurecer “miolos moles e cérebros brandos”: a racionalidade médico-higiênica e a construção social da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pensar a infância implica trabalhar com a idéia de uma vida segmentada, construir marcos de começo e término das diferentes fases, num gradiente de idades evolutivo e linear. Assim, a tentativa de especificar essas etapas termina por repartir a vida de forma detalhada, além de unificar o que se encontra recoberto em cada uma das supostas idades da vida. Unificação que não é propriedade de um passado mais recuado, pois persiste na atualidade a crença em uma infância homogênea e cronologicamente repartida. Dessa forma, a cronologia da vida, problematizada nesse trabalho, considera tanto a base, a carga e o tempo de amadurecimento biológico dos sujeitos, como as variantes culturais e a história, que também definem, de forma decisiva, as possibilidades surpreendentes do ser humano.<hr/>A reflection on childhood implies working with the idea of a segmented life, establishing initial and final limits for the different phases, in an evolving linear age scale. Thus, the attempt to specify such stages ends by dividing life up into multiple segments, in addition to unifying what remains hidden in each of the supposed ages of life. Unification is not the property of a more distant past, as the belief in a homogeneously and chronologically divided childhood persists up until now. In this way, the chronology of life, discussed in this article, considers not only the base, load and time of people’s biological maturation, but also the cultural differences and the history that define, in a decisive way, the surprising possibilities of the human being. <![CDATA[Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresenta as contribuições da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais enfatizando os aspectos epistemológicos que ela contempla. Nesse sentido discute-se o momento histórico em que a noção de multirreferencialidade é estruturada e, em seguida, alguns conceitos utilizados que recolocam algumas questões epistemológicas inerentes ao processo de conhecimento acerca dos fenômenos sociais e, mais especificamente, aqueles concernentes à educação.<hr/>Presents the contributions of the multi- referential approach to the understanding of educational phenomena emphasising the epistemological aspects. To this end, we discuss the historical moment in which the notion of multi- referentiality is structured as well as some of the concepts used to re-situate the epistemological questions inherent to the knowledge building process on social phenomena and, more specifically, those related to education. <![CDATA[Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A transformação do conhecimento científico com fins de ensino e divulgação se constitui como espaço-tempo de produção de novos saberes. Com base nesse pressuposto, esse trabalho estudou o processo de transposição didática/ museográfica e de recontextualização nos espaços de museus de ciências, procurando entender os mecanismos de constituição do discurso expresso nas exposições que abordam temáticas biológicas. Para isso, tomou-se por base referenciais teóricos advindos principalmente do campo da educação e da museologia que pudessem auxiliar na compreensão das especificidades que os museus impõem a esse processo de produção. Esse texto discute particularmente o processo de construção do referencial teórico utilizado na pesquisa, já que de uma escolha fundamentada no conceito de transposição didática/ museográfica, optou-se - com base nas críticas e nos limites do uso desse conceito - por assumir como principal suporte teórico o conceito de recontextualização. Com base nessa discussão foi intenção levantar limites e possibilidades do uso do conceito de transposição didática e analisar os desafios de trabalhar com o conceito de recontextualização para o estudo dos processos educativos nos espaços de museus de ciências.<hr/>The transformation of scientific knowledge for teaching or public communication purposes, constitutes a time-space for the production of new knowledge. In this study, we analyse the processes of didactical/ museographical transposition and of recontextualization in spaces at science museums, in order to understand those mechanisms, which constitute the discourse expressed in expositions dealing with biological themes. Studies carried out in the educational and museological fields were used to understand the specificity, which museums impose on this process of production. In this paper, we give special attention to the construction of the theoretical framework used in the research process. The theoretical premises that were initially used were those of the concept of didactical/ museographic transposition. Based on a critique of the limits of this concept, new theoretical principles were utilised taking as their principal support the concept of recontextualization. Finally, we seek to discuss the possibilities and limits of the use of the concept of didactical/museographic transposition and analyse the challenges of working with the concept of recontextualization in order to understand those educational processes, which take place in spaces offered by science museums. <![CDATA[Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas análises de Stephen Ball e nos conceitos de recontextualização (Basil Bernstein) e de hibridismo (García Canclini), analisa as políticas curriculares no Governo Lula. Defende que tais políticas ainda se desenvolvem sob influência da mesma comunidade epistêmica do Governo Fernando Henrique Cardoso e aponta os principais marcos de mudança que poderiam ser desenvolvidos.<hr/>Analyses the curriculum policies developed by the Lula Government. It concludes by stating that they belong to the same epistemological community as those developed by the previous Fernando Henrique Cardoso Government. It also mentions the main possible turning points, as far as Ball’s analysis of curriculum policy, Bernstein’s recontextualization and Canclini’s hybridism are concerned. <![CDATA[Fios e furos: a trama da subjetividade e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discute a constituição da subjetividade atravessada pelo pathos e pelo logos e remetida ao singular e ao coletivo. Essa concepção demanda a análise do excluído da identidade individualizada do homem moderno e do conhecimento como ancorado exclusivamente na razão. Considerando o trabalho desenvolvido com a população escolar e a escuta dos discursos produzidos pela alocação dessas pessoas em lugares subjetivos perante o saber, indaga-se a possibilidade da prática pedagógica constituir-se em experiência produzindo efeitos de subjetivação.<hr/>Discusses the constitution of subjectivity cut through with pathos and logos and addressed to the singular and the collective. This conception requires the analysis of that which is excluded from the individualised identity of modern man and of knowledge as anchored exclusively in reason. Based on research developed with the school population and on listening to speeches produced by these people situated in subjective places with relation to knowledge, we question the possibility of pedagogical practice constituting experience, which produces subjective effects. <![CDATA[Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na pesquisa educacional brasileira ainda carecemos de estudos sobre os processos de escolarização dos jovens originários de famílias privilegiadas do ponto de vista econômico. O presente trabalho propõe-se a incursionar, portanto, em terreno altamente lacunar, apresentando alguns resultados parciais de um estudo realizado, em 2000-2001, com 25 famílias de grandes e médios empresários(as) de Minas Gerais, cujo objetivo principal era conhecer as histórias escolares dos jovens e as estratégias educativas postas em prática por esses pais ao longo desses itinerários. Um corpus de 50 entrevistas, feitas com os jovens e suas mães, foi reunido. Suas conclusões permitem questionar a idéia corrente de que o padrão de excelência escolar é apanágio dos “ricos” ou, em outros termos, de que as elites escolares se compõem de alunos “ricos”.<hr/>In Brazilian educational research we still lack studies which focus on the schooling process of youngsters from families privileged from the economic point of view. This paper aims, therefore, to make an incursion into a highly incomplete field, presenting some partial results of a study undertaken in 2000-2001, with 25 families of average to successful entrepreneurs from Minas Gerais. The aim of the study was to learn about the young people’s school history and the educational strategies used by their parents during that time. A corpus of 50 interviews conducted with the youngsters and their mothers was compiled. Our conclusions allow us to question the current belief that the pattern of school excellence is a privilege of “the rich”, or in other terms, that school élites are composed of “rich” students. <![CDATA[A regulamentação do enfoque comercial no setor educacional via OMC/GATS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Aponta o crescente interesse de grupos empresariais na área educacional, perante o grande volume de recursos nela envolvidos, apresentando a perspectiva de inclusão da educação, como serviço, na agenda do Acordo Geral Sobre Comércio em Serviços, regido pela ótica da Organização Mundial do Comércio. Para tanto, analisa documentos da OMC, do GATS, propostas apresentadas por alguns países, evidenciando o interesse destes na eliminação de “barreiras” para seu “livre comércio”. Sinaliza que a existência de regulamentações nacionais e mesmo a oferta do ensino público podem ser questionados como práticas prejudiciais à livre oferta de serviços educacionais, sujeitos às sanções da OMC, entre as quais os grupos empresariais poderão vir a exigir recebimento de recursos públicos e outros benefícios. Alerta para o fato de que, caso o GATS se concretize, corre- se o risco da transformação da educação de direito público subjetivo em simples comercialização de pacotes educacionais (cursos, sistemas de avaliação e certificação, livros, uniformes, mapas etc.). Conclui, indicando que tal perspectiva fere a soberania e autonomia das nações, em um caminho que pode levar à perda da diversidade cultural e de valores locais, em benefício de um processo de homogeneização cultural, o que vem sendo contestado com a emergência de movimentos contrários.<hr/>The text indicates the entrepreneurial groups’ growing interest in the educational field given the large amount of resources involved, presenting the perspective of including education, as a service, on the agenda of the General Agreement on Trade in Services, as a World Trade Organisation directive. To this end, it analyses WTO and GATS documents, as well as proposals presented by some countries, demonstrating their interests in eliminating “barriers” to “free trade” in education. The text points out that the existence of national regulations and even the offer of public education can be challenged as practices which are harmful to the “free” offer of educational services and subject to WTO sanctions allowing business groups to demand public resources and other benefits. Should GATS succeed, it runs the risk of converting education from a subjective public right into a process of simple commercialisation of educational packages (e.g. courses, systems of evaluation and certification, textbooks, uniforms, maps etc.). It concludes by indicating that such a perspective clearly endangers national sovereignty and autonomy, leading potentially to the loss of cultural diversity and local values, to the benefit of a process of cultural homogeneity. Notwithstanding, it also highlights the emergence of movements opposing this tendency. <![CDATA[Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os analfabetos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.<hr/>The text challenges various suppositions which are frequently included in official discussions on literacy, questioning the inherent liberating and positive value of the literacy process on the basis of the need to respect and valorise the diversity of forms of learning, studying, knowing and expressing oneself. It argues that liberation and liberty are linked to diversity and to pluralism and that education represents just one of the forms of learning. It affirms that universalism has been the principal cause of the elimination of diversity which is considered the essence of life and suggests that the adoption of literacy as the dominant form of knowledge could contribute to the disappearance of diversity and to the predominance of one path to progress and development. <![CDATA[Os empresários da educação e o sindicalismo patronal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.<hr/>The text challenges various suppositions which are frequently included in official discussions on literacy, questioning the inherent liberating and positive value of the literacy process on the basis of the need to respect and valorise the diversity of forms of learning, studying, knowing and expressing oneself. It argues that liberation and liberty are linked to diversity and to pluralism and that education represents just one of the forms of learning. It affirms that universalism has been the principal cause of the elimination of diversity which is considered the essence of life and suggests that the adoption of literacy as the dominant form of knowledge could contribute to the disappearance of diversity and to the predominance of one path to progress and development. <![CDATA[História da educação brasileira: leituras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.<hr/>The text challenges various suppositions which are frequently included in official discussions on literacy, questioning the inherent liberating and positive value of the literacy process on the basis of the need to respect and valorise the diversity of forms of learning, studying, knowing and expressing oneself. It argues that liberation and liberty are linked to diversity and to pluralism and that education represents just one of the forms of learning. It affirms that universalism has been the principal cause of the elimination of diversity which is considered the essence of life and suggests that the adoption of literacy as the dominant form of knowledge could contribute to the disappearance of diversity and to the predominance of one path to progress and development. <![CDATA[Desafios da educação municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.<hr/>The text challenges various suppositions which are frequently included in official discussions on literacy, questioning the inherent liberating and positive value of the literacy process on the basis of the need to respect and valorise the diversity of forms of learning, studying, knowing and expressing oneself. It argues that liberation and liberty are linked to diversity and to pluralism and that education represents just one of the forms of learning. It affirms that universalism has been the principal cause of the elimination of diversity which is considered the essence of life and suggests that the adoption of literacy as the dominant form of knowledge could contribute to the disappearance of diversity and to the predominance of one path to progress and development. <![CDATA[Currículo de ciências em debate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.<hr/>The text challenges various suppositions which are frequently included in official discussions on literacy, questioning the inherent liberating and positive value of the literacy process on the basis of the need to respect and valorise the diversity of forms of learning, studying, knowing and expressing oneself. It argues that liberation and liberty are linked to diversity and to pluralism and that education represents just one of the forms of learning. It affirms that universalism has been the principal cause of the elimination of diversity which is considered the essence of life and suggests that the adoption of literacy as the dominant form of knowledge could contribute to the disappearance of diversity and to the predominance of one path to progress and development. <![CDATA[Situações didáticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto desafia várias suposições que estão freqüentemente embutidas nas discussões oficiais sobre alfabetização, questionando o valor inerentemente libertador e positivo do processo de alfabetização, com base na necessidade de respeitar e revalorizar a diversidade de formas de aprender, estudar, conhecer e se expressar. Argumenta que liberação e liberdade estão articuladas à diversidade e ao pluralismo e que a educação representa apenas uma das formas de aprender. Afirma que o universalismo, mais do que qualquer outra coisa, tem sido a causa principal para se eliminar a diversidade considerada a essência da vida. Sugere que a adoção da alfabetização como forma dominante de conhecimento pode contribuir para o desaparecimento da diversidade e para a predominância de um único caminho para o progresso e o desenvolvimento.<hr/>The text challenges various suppositions which are frequently included in official discussions on literacy, questioning the inherent liberating and positive value of the literacy process on the basis of the need to respect and valorise the diversity of forms of learning, studying, knowing and expressing oneself. It argues that liberation and liberty are linked to diversity and to pluralism and that education represents just one of the forms of learning. It affirms that universalism has been the principal cause of the elimination of diversity which is considered the essence of life and suggests that the adoption of literacy as the dominant form of knowledge could contribute to the disappearance of diversity and to the predominance of one path to progress and development.