Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820230001&lang=es vol. 29 num. lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[FACULTY ATTITUDES TOWARD TEACHING STUDENTS WITH MILD INTELLECTUAL DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT The purpose of this study was to examine the relations between faculty members’ attitudes in Higher Education Saudi universities and demographic factors (i.e., academic rank, gender, years of experience, and type of college) by using the Interaction with Disabled Persons (IDP) Scale and multiple regression analysis. Results indicate that gender was associated with one dimension: vulnerability. The ranks of assistant professor and full professor were related to two dimensions: discomfort in social interactions and a coping-succumbing framework. Also, the college education variable was related to three dimensions: discomfort in social interactions, perceived level of information, and vulnerability. Results show that faculty members had lower negative attitudes toward students with mild intellectual disabilities in Higher Education. Based on study results, the researcher recommends more faculty training in how to support the Higher Education of students with disabilities as well as accessible support centers for individuals with disabilities to help staff as well as students. Also, universities should be made accessible to people with all types of disabilities who have a right to Higher Education.<hr/>RESUMO O objetivo deste estudo foi examinar as relações entre as atitudes dos membros do corpo docente no Ensino Superior de universidades sauditas e os fatores demográficos (ou seja, classificação acadêmica, gênero, anos de experiência e tipo de faculdade) usando a Escala de Interação com Pessoas com Deficiência (IPD) e a análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que o gênero estava associado a uma dimensão: vulnerabilidade. As posições de professor assistente e professor titular estavam relacionadas a duas dimensões: desconforto nas interações sociais e uma estrutura de enfrentar-sucumbir. Além disso, a variável educação universitária estava relacionada a três dimensões: desconforto nas interações sociais, nível percebido de informação e vulnerabilidade. Os resultados mostram que os membros do corpo docente tiveram atitudes negativas mais baixas em relação aos estudantes com deficiências intelectuais leves no Ensino Superior. Com base nos resultados do estudo, o pesquisador recomenda mais treinamento do corpo docente sobre como apoiar os estudantes com deficiência no Ensino Superior bem como centros de suporte acessíveis para indivíduos com deficiência para ajudar a equipe e os alunos. Ademais, as universidades devem ser acessíveis a pessoas com todos os tipos de deficiência que têm direito ao Ensino Superior. <![CDATA[COMPUTER TRAINING PROGRAM FOR TEACHERS IN THE CARE OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100301&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo teve por objetivo avaliar um programa de formação em informática para professores que atendem a alunos com deficiência visual. A pesquisa teve como objetivos específicos: contribuir para a apropriação de conhecimento teórico e prático, por parte de professores sobre deficiência visual; propiciar aos professores formação para operar o computador usando as funções básicas dos principais produtos, tais como sistemas operacionais, editores de textos, planilhas eletrônicas, aplicativos de apresentação, Internet; possibilitar aos professores formação para a utilização de softwares para a construção de materiais acessíveis, ampliadores de telas e leitores de telas, no atendimento de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo 12 professoras, a saber: uma professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - campus Guanambi; e dez professoras da Rede Municipal de Ensino de Guanambi; e uma professora da Rede Municipal de Ensino de Caetité, Bahia. O local de coleta de dados foi o IF Baiano - campus Guanambi. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: um questionário inicial de caracterização e de nível de conhecimento em informática; pré e pós-testes dos módulos. Os resultados mostraram que a pesquisa contribuiu com o processo de aprendizagem das professoras no sentido de operar o computador. Também habilitou as professoras para a utilização de softwares na construção de materiais acessíveis, bem como o emprego dos softwares ampliadores e leitores de tela.<hr/>ABSTRACT This study aimed to evaluate a computer training program for teachers who assist students with visual impairment. The research had as specific objectives: to contribute to the appropriation of theoretical and practical knowledge by teachers about visual impairment; to provide teachers with training in operating the computer using the core functions of major products, such as operating systems, text editors, spreadsheets, presentation applications, the Internet; to provide teachers with training in the use of softwares to construct accessible materials, screen magnifiers and screen readers to assist students with visual impairment. Twelve teachers participated in this study, namely: one teacher from the Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - campus Guanambi; ten teachers from the Municipal Education Network of Guanambi; and one teacher from the Municipal Education Network of Caetité, state of Bahia, Brazil. The data collection place was the IF Baiano - campus Guanambi. The instruments used for data collection were: an initial questionnaire on the characterization and the level of computer literacy; pre and post tests of the modules. The results showed that the research contributed to the teachers’ learning process in order to operate the computer. It also enabled the teachers to use softwares in the construction of accessible materials, as well as the use of magnifying softwares and screen readers. <![CDATA[STRESS AND SELF-EFFICACY IN PARENTS OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY UP TO 12 YEARS OLD]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A paralisia cerebral é uma encefalopatia crônica, que afeta o funcionamento familiar, alterando a rotina e o bem-estar de todos. A intensa rotina de cuidados pode acarretar estresse e afetar a autoeficácia parental. Assim sendo, objetivou-se, neste artigo, avaliar a possível associação entre estresse e autoeficácia em pais de crianças com paralisia cerebral. Participaram do estudo 81 pais de crianças com até 12 anos de idade. Utilizaram-se o inventário sociodemográfico, a escala de classificação funcional motora grossa, o Índice de Estresse Parental e a Escala de autoeficácia. A Técnica de Análise de Correspondência também foi usada. Altos níveis de autoeficácia foram associados a baixos índices de estresse nos domínios sofrimento parental [2.33 (98.00)] e interação disfuncional pai e filho [1.12 (73.54)]. A autoeficácia parental elevada funciona como um amortecedor dos eventos geradores de estresse em pais de crianças com paralisia cerebral.<hr/>ABSTRACT Cerebral palsy is a chronic encephalopathy that affects family functioning, altering everyone’s routine and well-being. The intense care routine can lead to stress and affect parental self-efficacy. Thus, the aim of this article was to evaluate the possible association between stress and self-efficacy in parents of children with cerebral palsy. Eighty-one parents of children up to 12 years old participated in the study. The sociodemographic inventory, the gross motor functional rating scale, the parental stress index and the self-efficacy scale were used. The Correspondence Analysis Technique was also used. High levels of self-efficacy were associated with low levels of stress in the domains of parental distress [2.33 (98.00)] and dysfunctional parent-child interaction [1.12 (73.54)]. High parental self-efficacy acts as a buffer against stressful events in parents of children with cerebral palsy. <![CDATA[PARENTAL PARTICIPATION IN SCIENCE COMMUNICATION ABOUT AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A participação de familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em especial as mães, na busca e na utilização de informações sobre o tema para melhoria da qualidade de vida é reconhecida. Entretanto, pouco se sabe sobre os modos de participação, os conhecimentos, as ferramentas de circulação de informação, as representações envolvidas ou as determinações decorrentes desses processos. Com o objetivo de compreender os modos de participação de familiares de pessoas com TEA em ações comunicacionais sobre o tema bem como os elementos culturais relacionados, utilizou-se, como ferramenta teórico-metodológica, o Circuito da Cultura. Aplicou-se um questionário online destinado a familiares de pessoas com TEA, divulgado via associações. A partir de uma análise quali-quantitativa, percebeu-se que a divulgação científica sobre o TEA pode constituir-se como uma importante ferramenta para a comunicação entre sujeitos e coletivos envolvidos com o tema. A busca e a produção de informações e a formação de redes de apoio entre familiares e especialistas promovem transformações em percepções, atitudes e valores no grupo familiar e, muitas vezes, em contextos extrafamiliares.<hr/>ABSTRACT The participation of family members of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), especially mothers, in the search and use of information on the subject to improve life quality is recognized. However, little is known about the participation ways, the knowledge, the tools for information circulation, the representations involved or the determinations arising from these processes. In order to understand the participation of family members of people with ASD in communicational actions on the theme as well as the related cultural elements, the Culture Circuit was used as a theoretical and methodological tool. An online questionnaire aimed at family members of people with ASD was applied, disseminated via associations. From a qualitative and quantitative analysis, it was realized that the science communication about ASD can be an important tool for communication between subjects and collectives involved with the theme. The search and production of information and formation of supportive networks between family members and specialists promote changes in perceptions, attitudes and values in the family group and often out of familiar contexts. <![CDATA[TELESERVICE IN PHYSICAL EXERCISE FOR POPULATION WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER: CHALLENGES AND POSSIBILITIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, objetivou-se identificar possibilidades e dificuldades relacionadas ao teleatendimento em exercício físico para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas por um serviço especializado de Maceió. Utilizou-se o delineamento AB; e, na linha de base, foram aplicados instrumentos de caracterização dos perfis de sintomas relacionados ao TEA dos participantes e de aspectos sociodemográficos, tanto dos participantes quanto de seus mediadores familiares. A fase de intervenção, que consistiu em um teleatendimento em exercício físico via WhatsApp e chamada telefônica para aqueles que tinham smartphones e somente via chamada telefônica para quem não tinha, estendeu-se de abril de 2020 a dezembro de 2021 e contou com dez crianças (6,8 ± 2,1 anos) do sexo masculino e seus mediadores familiares. Ao longo da intervenção, realizaram-se análises dos registros audiovisuais dos mediadores familiares acerca das possibilidades e das dificuldades relacionadas à aplicação da intervenção. Concluiu-se que, ainda que tenha havido dificuldades tecnológicas e sociais, o teleatendimento foi uma importante estratégia para dar continuidade à prática de atividade física no ambiente doméstico e esteve associado à melhoria na relação dos mediadores familiares com os indivíduos com TEA.<hr/>ABSTRACT In this paper, we aimed to identify possibilities and difficulties related to teleservice in physical exercise for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) attended by a specialized service in Maceió, Brazil. The AB design was used, and, at baseline, instruments for characterizing the ASD-related symptom profiles of the participants and sociodemographic aspects of both the participants and their family mediators were applied. The intervention phase, which consisted of a teleservice in physical exercise via WhatsApp and a phone call for those who had smartphones and only via phone call for those who did not, was extended from April 2020 to December 2021 and counted on ten male children (6.8 ± 2.1 years old) and their family mediators. During the intervention, analyses of the audiovisual records of the family mediators were conducted regarding the possibilities and difficulties of the application of the intervention. Although there were technological and social difficulties, it was concluded that teleservice was an important strategy to continue the practice of physical activity in the home environment and was associated with an improvement in the relationship between family mediators and individuals with ASD. <![CDATA[TEACHING MATHEMATICS TO STUDENTS WITH CEREBRAL PALSY: ACTIONS THAT CONTRIBUTE TO THE INCLUSION OF ALL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A origem deste artigo é uma tese que propôs categorizar ações para possibilitar um ensino da Matemática mais eficaz para estudantes com paralisia cerebral (PC). O objetivo deste texto é apresentar a categorização de ações que contribuam com uma proposta de ensino voltada a todos. As ações fundamentam-se em atitudes acolhedoras por parte de professores e estudantes, adaptação de materiais ou uso de recursos que prezem pela inclusão de pessoas com PC. Os participantes da pesquisa foram 13 professores de Matemática e 11 estudantes com PC, distribuídos em cinco escolas de Educação Básica. Suas falas, transcritas após a realização de uma entrevista semiestruturada, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, cujos excertos são articulados com um referencial teórico baseado nas Neurociências, na Educação Matemática e na Educação Inclusiva. Na conclusão, é exposta a necessidade de a escola oferecer um ambiente adequado para a aprendizagem, estruturado por meio do estímulo e da acolhida às diferenças. Para isso, utiliza-se da linguagem corporal e gestual como estratégia de comunicação, bem como da aplicação, em sala de aula ou em sala especializada, de materiais manipulativos ou provenientes de tecnologia informatizada que supram as barreiras impostas pela deficiência.<hr/>ABSTRACT The origin of this article is a thesis that proposed to categorize actions to enable a more effective teaching of Mathematics for students with cerebral palsy (CP). The purpose of this text is to present the categorization of actions that contribute to a teaching proposal aimed at all. The actions are based on welcoming attitudes on the part of teachers and students, adaptation of materials or the use of resources that value the inclusion of people with PC. The research participants were 13 Mathematics teachers and 11 students with PC, distributed in five Basic Education schools. Their speeches, transcribed after conducting a semi-structured interview, were analyzed using the Discursive Textual Analysis, whose excerpts are articulated with a theoretical framework based on Neurosciences, Mathematics Education and Inclusive Education. In conclusion, the need for the school to offer an adequate environment for learning is exposed, structured through stimulation and the welcoming of differences. For this, body language and gestures are used as a communication strategy, as well as the application, in the classroom or specialized room, of manipulative materials or those from computerized technology that overcome the barriers imposed by the disability. <![CDATA[DISCURSO NARRATIVO Y LECTURA DE CUENTOS EN EL HOGAR POR PADRES A PREESCOLARES QUE PRESENTAN TRASTORNO DEL LENGUAJE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100306&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El objetivo del estudio es analizar el discurso narrativo productivo de estudiantes de kínder en escuelas de lenguaje de Chile, considerando Trastorno Específico del Lenguaje (TEL) expresivo y mixto junto a la periodicidad de la lectura de cuentos en el hogar. Ambientes naturales enriquecidos en la familia aportan mayores oportunidades de desarrollo favoreciendo la literacidad, las habilidades lingüísticas y sociales. Los niños y niñas con TEL pueden mostrar dificultades en la narración, afectando el desempeño académico, social y en su calidad de vida. El discurso narrativo en una muestra de 150 preescolares es evaluado, utilizando un instrumento formal a través del recontado de 3 cuentos originales. Se examina la etapa del desarrollo narrativo y la lectura de cuentos realizada por padres en el hogar. Se aplica una ficha para recoger información demográfica de las familias. A través de un estudio descriptivo comparativo, se aplica estadística descriptiva e inferencial (ANOVA de dos factores) para analizar las variables. Los resultados muestran que ni el tipo de TEL, ni la frecuencia de lectura o la interacción de ambas, provocan cambios estadísticamente significativos en el discurso narrativo. Sin embargo, se observan hallazgos cualitativos en la cantidad de narración, en función de la lectura de cuentos.<hr/>ABSTRACT The study aimed to analyze the productive narrative discourse of students who attended kindergarten in special language schools in Chile, considering the expressive and mixed Specific Language Impairment (SLI) with the periodicity of reading stories at home. Enriched natural environments into the family provide better opportunities to develop early literacy, linguistic and social skills. Children with SLI may show difficulties in narration, affecting academic, social performance, and generally affecting their quality of life. The narrative discourse in a sample of 150 preschoolers was evaluated using a formal instrument that included the retelling of three original stories. The performance of narrative development and reading stories by parents at home were examined. A form was applied to collect demographic information from families. Through a comparative-descriptive study, descriptive and inferential statistics (two-way ANOVA) were used to analyze the variables. The results show that type of SLI, frequency of reading and the interaction of both variables did not cause statistically significant effects in the narrative discourse. However, qualitative findings were observed, in the quantity of oral discourse related to storytelling. <![CDATA[BRAZILIAN JOURNAL OF SPECIAL EDUCATION: 30 YEARS OF HISTORY]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Neste artigo, objetivou-se revisitar a história da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), com um olhar voltado às construções expressas na organização e na estruturação da revista, no decorrer de três décadas de existência. Para isso, percorreram-se as publicações da RBEE de 1992 a 2021, de modo a coletar, organizar e analisar dados sistematizados por meio de unidades de análise. Metodologicamente, o trabalho foi organizado em dois momentos: inicialmente, foram objetos de estudo os sumários, os títulos, os editoriais, as erratas, os informes, as avaliações e os prêmios da revista; em um segundo momento, os títulos das pesquisas publicadas receberam atenção e suas expressões foram sistematizadas para a criação de nuvens de palavras. Desses movimentos, desprendeu-se a criação de três unidades de análise, as quais foram organizadas respeitando marcos históricos evidenciados na RBEE: I) Fase da Criação, a qual contemplou o período de 1992 até 2004, marcado pelo início da institucionalização da RBEE; II) Fase da Expansão, que envolveu o período de 2005 até 2012, no qual se visualizou a manutenção da periodicidade, assim como a indexação da RBEE no sistema Scientific Electronic Library Online (SciELO); III) Fase de Consolidação, a qual compreendeu o período de 2013 até 2021, caracterizado, sobretudo, pela internacionalização da Revista e pelo alcance do Qualis Capes A1 em Educação.<hr/>ABSTRACT In this article, the aim was to revisit the history of the Revista Brasileira de Educação Especial [Brazilian Journal of Special Education] (RBEE), with a focus on the constructions expressed in the organization and structuring of the Journal, over its three decades of existence. For this, we went through the publications of the RBEE from 1992 to 2021, in order to collect, organize and analyze systematized data through units of analysis. Methodologically, the work was organized in two moments: initially, the Journal’s contents, titles, editorials, errata, reports, evaluations and awards were objects of study; in a second moment, the titles of the published studies received attention and their expressions were systematized to create word clouds. From these movements, we created three units of analysis, which were organized respecting the historical landmarks evidenced in the RBEE: I) Creation Phase, which covered the period from 1992 to 2004, marked by the beginning of the institutionalization of RBEE; II) Expansion Phase, which involved the period from 2005 to 2012, in which we visualized the maintenance of the periodicity, as well as the indexing of the RBEE in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) system; III) Consolidation Phase, which comprised the period from 2013 to 2021, mainly characterized by the internationalization of the Journal and the reach of Qualis CAPES A1 in Education. <![CDATA[Desafíos y Reflexiones en la Formación de Docentes Universitarios Inclusivos: una Indagación Narrativa Autobiográfica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN: En este artículo se da a conocer un estudio realizado mediante la indagación narrativa autobiográfica haciendo uso de la tridimensionalidad de la indagación narrativa: temporalidad, sociabilidad y lugar. Se explora acerca de los desafíos que implica formarse como docente universitario inclusivo, basándose en las historias de Eddy, un profesor universitario hondureño. A través de la lectura del texto, revisiones, conversaciones y reflexiones, los autores pudieron reescribir las narrativas de Eddy. En dicho intercambio emergen y se profundiza en cuatro historias siendo estas: a) encuentro con la discapacidad, b) involucrarse en la lucha por generar un contexto inclusivo, c) formarse como docente inclusivo y d) sus posibles retos en un entorno desigual.<hr/>ABSTRACT: In this article, it is disseminated a study conducted through an autobiographical narrative inquiry, using the three-dimensionality of narrative inquiry: temporality, sociability and local. The challenges that imply the training of the inclusive university professor are explored, based on Eddy’s stories, a Honduran university professor. Through reading the text, revisions, conversations and reflections, the authors were able to rewrite Eddy’s narratives. In this exchange, four stories emerged and were deepened, namely: a) encountering with the disability; b) getting involved in the struggle to generate an inclusive context; c) training as an inclusive professor; and d) his possible challenges in an unequal environment. <![CDATA[Translation and Cultural Adaptation of the School Companion Sensory Profile 2 for Brazilian Children and Youths]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100309&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este estudo objetivou adaptar culturalmente, verificar a confiabilidade e sugerir um escore normativo do School Companion Sensory Profile 2 (SCSP-2) para crianças e jovens brasileiros de 3 a 14 anos e 11 meses. O SCSP-2 foi adaptado culturalmente para o Brasil seguindo as etapas de tradução inicial (dois tradutores independentes), tradução conciliada (dois integrantes do comitê técnico), análise de equivalência (quatro especialistas em integração sensorial), retrotradução (dois tradutores de língua materna inglesa), aprovação da autora e pré-teste. O pré-teste verificou a clareza e a compreensão (desdobramento cognitivo/validade de face) e a confiabilidade (equivalência interexaminadores, consistência interna e reprodutibilidade) da versão traduzida, com a participação de 74 professores que responderam ao questionário referente a 146 crianças. Os itens apresentaram índice de concordância acima de 75% no desdobramento cognitivo. A equivalência interexaminadores e teste-reteste apresentaram K ≥ 0,88 em todos os itens pesquisados. Observaram-se valores aceitáveis de consistência interna em quase todas as áreas sensoriais, quadrantes de procura sensorial e sensibilidade sensorial e no fator escolar 2. Os escores preliminares brasileiros são distintos dos americanos. O SCSP-2 adaptado para o Brasil apresenta evidências de validade baseada no conteúdo, além de boa consistência interna, possibilitando identificar problemas de processamento sensorial em crianças e jovens brasileiros.<hr/>ABSTRACT: This study aimed to adapt culturally, verify the reliability, and suggest a normative score for the School Companion Sensory Profile 2 (SCSP-2) for Brazilian children and youths aged 3 to 14 years and 11 months. The SCSP-2 was culturally adapted for Brazil following the steps of initial translation (two independent translators), reconciled translation (two members of the technical committee), equivalence analysis (four experts in sensory integration), back-translation (two English mother tongue translators), author approval and pre-test. The pre-test verified the clarity and understanding (cognitive unfolding/face validity) and reliability (inter-examiner equivalence, internal consistency, and reproducibility) of the translated version, with the participation of 74 teachers who answered the questionnaire referring to 146 children. The items showed an agreement rate above 75% in cognitive unfolding/face validity. The inter-examiner and test-retest equivalence showed K ≥ 0.88 in all items surveyed. Acceptable internal consistency values were observed in almost all sensory areas, quadrants of sensory seeking and sensory sensitivity, and in the school factor 2. The Brazilian preliminary scores are different from the American ones. The SCSP-2 adapted for Brazil presents evidence of content-based validity and good internal consistency, making it possible to identify sensory processing problems in Brazilian children and youths. <![CDATA[Participation of Children with Typical Development and with Autistic Spectrum Disorders in Play Situations in Early Childhood Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100310&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O brincar infantil é reconhecido como ocupação que favorece o desenvolvimento e a autonomia das crianças. Estudos realizados com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) evidenciaram comprometimentos na participação no brincar. Este estudo objetivou descrever a participação de crianças com desenvolvimento típico e com TEA em situações de brincadeiras no contexto da Educação Infantil. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva que empregou a observação do comportamento do brincar na escola como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa seis crianças entre 4 e 5 anos, sendo três com desenvolvimento típico e três diagnosticadas com TEA. Embora o estudo não tenha tido a intenção de estabelecer comparações, os principais resultados apontaram diferenças entre os dois grupos. Crianças com TEA evidenciaram desenvolvimento do comportamento lúdico não condizente com a idade e um brincar concreto e com interação social ausente ou rudimentar. Esses resultados apontam para reflexões no contexto da Terapia Ocupacional para o desenvolvimento de estratégias que visem a participação das crianças na Educação Infantil, indicando a necessidade de promoção de oportunidades mediadas e/ou com brinquedos adaptados de acordo com os interesses das crianças com TEA.<hr/>ABSTRACT: Children’s play is recognized as an occupation that favors children’s development and autonomy. Studies carried out with children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) showed impairments in participation in playing. This study aimed to describe the participation of children with typical development and with ASD in play situations in the context of Early Childhood Education. It was an exploratory and descriptive qualitative study that used the observation of playing behavior in school as an instrument of data collection. Six children between 4 and 5 years old participated in the research, three with typical development and three diagnosed with ASD. Although the study was not intended to make comparisons, the main results showed differences between the two groups. Children with ASD showed development of playful behavior not consistent with age and concrete play with absent or rudimentary social interaction. These results point to reflections in the context of Occupational Therapy for the development of strategies aimed at the participation of children in Early Childhood Education, indicating the need to promote mediated opportunities and/or with toys adapted according to the interests of children with ASD. <![CDATA[Perceptions of Siblings of People with Trisomy 21 on Family Relationships]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100311&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT: The birth of a child with a disability brings implications, changes in the environment and family dynamics. The family goes through a process of overcoming until the child acceptance with disability and the establishment of a suitable family environment that includes and meets his/her needs. Trisomy 21 (T21) is the most frequent genetic anomaly among those diagnosed. This study aimed to identify the perception of a sibling group of people with T21 regarding their family and social relationships. The sample consisted of 18 adolescents aged between 11 and 16 years, siblings of people with T21, and 17 guardians. Data collection occurred through semi-structured interviews conducted by video calls, with an average duration of 10 to 15 minutes. The interviews were recorded, transcribed and analyzed qualitatively based on the creation of thematic nuclei and categories. The results reinforce the importance of family relationships as a security factor and acceptance of the siblings’ needs.<hr/>RESUMO: O nascimento de uma criança com deficiência traz implicações, mudanças no ambiente e na dinâmica familiar como um todo. A família passa por um processo de superação até a aceitação da criança com deficiência e a instalação de um ambiente familiar propício que a inclua e atenda às suas necessidades. A trissomia 21 (T21) é a anomalia genética mais frequente dentre as diagnosticadas. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de um grupo de irmãos de pessoas com T21 quanto às suas relações familiares e sociais. A amostra foi composta por 18 adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, irmãos de pessoas com T21 e 17 responsáveis. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada realizadas por meio de chamada de vídeo, com duração média de dez a 15 minutos. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente a partir da criação de núcleos temáticos e categorias. Os resultados reforçam a importância das relações familiares como um fator segurança e acolhimento das necessidades dos irmãos. <![CDATA[Curricular Internship at EPT: Proposal to Enhance the Inclusion of Deaf Students from the Federal Institute of Roraima – Novo Paraíso Campus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100312&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este estudo, como projeto da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, objetivou analisar o processo de acompanhamento e orientação durante o período de estágio curricular de estudantes surdos dos cursos técnicos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – campus Novo Paraíso (IFRR/CNP), a fim de desenvolver e avaliar um Manual Orientador de Estágio. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas processuais: processo de caracterização do cenário de inclusão dos estudantes surdos no âmbito do IFRR/CNP; processo de identificação dos aspectos positivos e dificuldades referentes ao período de estágio dos estudantes surdos do IFRR/CNP; processo de elaboração do produto educacional – Manual Orientador de Estágio para alunos surdos do IFRR/CNP; e processo de aplicação e avaliação do produto educacional. Os resultados apontaram a relevância do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em sua atuação no IFRR/CNP como um meio de promover a inclusão dos alunos surdos na instituição, destacando o papel primordial do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesse processo. O produto educacional desenvolvido foi considerado, mediante avaliação, um instrumento inclusivo, proporcionando ao estudante surdo informações úteis ao período de estágio em Libras, sendo um apoio importante para outros estudantes surdos que ingressarem na instituição.<hr/>ABSTRACT: This study, as a project of the research line Educational Practices in Vocational and Technological Education, aimed to analyze the process of monitoring and guidance during the period of curricular internship of deaf students of technical courses within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – Novo Paraíso campus (IFRR/ CNP), in order to develop and evaluate an Internship Guidance Manual. The research was developed in four procedural steps: process of characterization of the scenario of inclusion of deaf students in the scope of the IFRR/CNP; process of identifying the positive aspects and difficulties related to the internship period of deaf students at the IFRR/CNP; process of elaboration of the educational product – Internship Guidance Manual for deaf students of the IFRR/CNP and process of application and evaluation of the educational product. The results showed the relevance of the Center of Assistance for People with Specific Educational Needs (NAPNE) in its performance at the IFRR/CNP as a way of promoting the inclusion of deaf students in the institution, highlighting the primary role of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) interpreter in this process. The educational product developed was considered, through evaluation, an inclusive instrument, providing the deaf student with useful information during the internship period in LIBRAS, being an important support for other deaf students who enter the institution. <![CDATA[Analysis of FNIRS Usability in Educational Activities with Children and Young People with Intellectual Disability and Autism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100313&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Métodos em neurociência cognitiva podem auxiliar o planejamento educacional de docentes no contexto da Educação Especial, por favorecerem práticas personalizadas que valorizem a velocidade individual de aprendizagem de estudantes com transtorno do espectro do autismo (TEA) e/ou deficiência intelectual (DI). Assim sendo, este estudo objetivou verificar a viabilidade de uso da Espectroscopia Funcional de Infravermelho Próximo (fNIRS) em situação naturalística clínica com crianças e jovens com TEA e/ou DI durante tarefas de ensino. Ademais, o estudo buscou identificar as estratégias de treino para que as crianças e os jovens utilizassem o equipamento durante a realização da atividade. Sete estudantes com diagnóstico de TEA e/ou DI foram treinados com atividades de matemática, leitura e expressividade emocional, de acordo com seus respectivos currículos educacionais prévios. Cada participante foi exposto a duas tarefas em cada atividade, uma na qual já apresentava domínio e outra que necessitava de apoio para emitir uma resposta independente. Os resultados indicaram a viabilidade de uso do fNIRS nesse contexto natural da criança e do jovem e forneceram medidas implícitas para além das medidas observacionais de acerto e erro na tarefa. Esta é uma importante demonstração da viabilidade do uso do fNIRS em experimentos no contexto da Educação Especial.<hr/>ABSTRACT: Methods in cognitive neuroscience can assist educational planning of teachers in the context of Special Education, as they favor personalized practices that value individual students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and/or Intellectual Deficiency (ID). Therefore, this study aimed to verify the feasibility of using functional near-infrared spectroscopy (fNIRS) in clinical naturalistic situation with children and young people with ASD and/or ID during teaching tasks. In addition, the study sought to identify training strategies so that children and young people use the equipment during the activity. Seven students diagnosed with ASD and/or ID were trained with mathematics, reading and emotional expressiveness, according to their respective previous educational curricula. Each participant was exposed to two tasks in each activity, one in which he/she already had a domain and one that needed support to issue an independent response. The results indicated the feasibility of using fNIRS in this natural context of the child and the young student and provided implicit measures beyond the observational arrangement measures and task error. This is an important demonstration of the feasibility of using fNIRS in experiments in the context of Special Education. <![CDATA[Remote Parental Training for the Application of the Echoic Assessment Protocol to Children with Autism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100314&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Um dos fatores de maior preocupação dos pais de filhos com autismo é o déficit na comunicação social. O ensino dos pais de como desenvolver tal habilidade em seu filho, além de ser uma forma de ampliar o tempo de intervenção é um tratamento com resultados satisfatórios. Destaca-se a importância do ensino do ecoico no desenvolvimento da fala da criança por ser um prérequisito para a instalação de comportamentos mais complexos. No que se refere ao cenário pandêmico de isolamento social, faz-se necessária uma intervenção comportamental a distância, e o pacote de Behavior Skills Training (BST) tem sido útil para ensinar pais a aplicarem procedimentos comportamentais em seus filhos. O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos do pacote de treinamento ministrado de modo remoto aos pais sobre o ensino da aplicação do protocolo teste do repertório de ecoico a crianças com autismo. Por meio de um delineamento de linha de base múltipla, foram observados os resultados de três mães participantes, das quais uma apresentou 24% de acertos em linha de base, atingindo 100% após a introdução do BST, o que indicou a eficácia do procedimento de ensino. Após o aprendizado, as mães não voltaram a aplicar o procedimento nos filhos.<hr/>ABSTRACT: One of the factors of greatest concern for parents of children with autism is the deficit in social communication. Teaching parents how to develop this ability in their child, in addition to being a way to extend the intervention time, is a treatment with satisfactory results. The importance of teaching the echoic in the development of the child’s speech is highlighted, as it is a prerequisite for the installation of more complex behaviors. With regard to the pandemic and social isolation scenario, a remote behavioral intervention is necessary, and the Behavior Skills Training (BST) package has been useful to teach parents to apply behavioral procedures to their children. This study aimed to verify the effects of the training package given remotely to parents on teaching the application of the echoic repertoire test protocol to children with autism. Through a multiple baseline design, the results of three participating mothers were observed, one of which had 24% of correct answers at baseline, reaching 100% after the introduction of BST, indicating the effectiveness of the teaching procedure. After learning, the mothers did not apply the procedure to their children again. <![CDATA[Identification of Properties and Morphological Characteristics in Tactile Textures: a Study on Educational Graphics and Cartographies for Visual Impaired Children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100315&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este artigo explora as texturas táteis que têm sido utilizadas na confecção de mapas e imagens temáticas para crianças com deficiência visual no Chile nos últimos 20 anos. De um grupo representativo composto por mais de 300 lâminas de conteúdo educacional inclusivo, foram selecionadas 14 texturas para identificar sua natureza, propriedades psicofísicas e características morfológicas a partir de sua composição geométrica. O objetivo foi gerar as bases teóricas e tecnológicas relacionadas ao design e à produção digital de mapas, imagens e gráficos táteis. O trabalho buscou tipificar as formas de relevo e suas possíveis aplicações pelo uso de padrões de repetição que permitam melhorar a linguagem e o reconhecimento das texturas envolvidas com o intuito de expandir e diversificar seu uso em material educativo inclusivo no ensino e na disseminação do conhecimento por meio do toque.<hr/>ABSTRACT: This article explores the textures that have been used in the development of thematic maps and images for children with visual impairment in Chile over the last 20 years. From a representative group of more than 300 sheets of inclusive educational content, 14 textures were selected to identify their nature, psychophysical properties and morphological characteristics based on their geometric composition. The aim was to generate the theoretical and technological grounds related to the design and digital production of tactile maps, images, and graphics. The work sought to typify the embossed shapes and their possible applications by using repetition patterns that allow to improve the language and recognition of the textures involved, with the intention of expanding and diversifying their use in inclusive educational material in the teaching and dissemination of knowledge through tact. <![CDATA[Discourses about the Role of the Educational Translater-Interpreter of Libras/Portuguese]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100316&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O tradutor-intérprete educacional de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Português é fundamental em um espaço educacional que busca ser inclusivo a surdos, porém sua função vem sendo debatida frente à pluralidade existente quanto às disciplinas e aos contextos nos quais esses profissionais atuam. Diante disso, este trabalho promove uma discussão a fim de somar a um constructo que, aos poucos, tece uma perspectiva mais clara acerca dos aspectos que caracterizam a prática de um intérprete educacional. Para isso, analisaram-se respostas de 53 intérpretes de diferentes regiões do Brasil, obtidas por meio de um questionário enviado via Google Forms, que indagava sobre qual seria a sua função no âmbito educacional. A partir disso, aplicando o método de análise de conteúdo, identificaram-se quatro categorias que apontavam o intérprete educacional como: colaborador no processo de inclusão, mediador cultural, coformador do discente surdo e mediador linguístico. Compreende-se que, em sua complexidade, a função do intérprete educacional possui alguns desdobramentos que não podem ser ignorados, atribuindo a esses profissionais um lugar de indiferença ou assistencialismo excessivo nos processos de ensino e de aprendizagem. Ao contrário, eles devem participar ativamente, compreendendo o que caracteriza sua função, também a partir do diálogo com a instituição, discente surdo e comunidade surda.<hr/>ABSTRACT: The educational translator-interpreter of Brazilian Sign Language (LIBRAS)/Portuguese is essential in an educational space that seeks to be inclusive for the deaf, however his/her role has been debated in view of the existing plurality regarding the disciplines and contexts in which these professionals work. Due to that, this work promotes a discussion in order to add to a construct that gradually makes a clearer perspective about the aspects that characterize the practice of an educational interpreter. For this, answers from 53 interpreters from different regions of Brazil, obtained through a questionnaire sent via Google Forms, which asked what their role in the educational field would be, were analyzed. From this, applying the method of content analysis, four categories were identified that pointed to the educational interpreter as: collaborator in the inclusion process, cultural mediator, co-trainer of the deaf student and linguistic mediator. It is understood that, in its complexity, the role of the educational interpreter has some ramifications that cannot be ignored, attributing to these professionals a place of indifference or excessive assistance in the teaching and learning processes. On the contrary, they must actively participate, understanding what characterizes their role, also based on dialogue with the institution, deaf students and the deaf community. <![CDATA[BEHAVIORAL PROFILES IN AUTISM SPECTRUM DISORDER AND RELATIONSHIP WITH EXECUTIVE FUNCTIONING AND EMPATHY IN AN ECOLOGICAL DIMENSION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100317&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Défices na Comunicação Social e Interação Social (CSIS) e nos Padrões Restritos e Repetitivos de Comportamentos, Interesses ou Atividades (PRRCIA) em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) são frequentemente explicados por problemas nas funções executivas (FE) e empatia. O objetivo deste estudo foi analisar associações entre FE e empatia em 75 crianças com PEA (9,67±1,29), previamente separadas em dois grupos de acordo com a frequência de comportamentos típicos da PEA. Usando o Inventário Comportamental de Avaliação das Funções Executivas - Pais e a Escala de Avaliação da Empatia foram encontradas diferentes associações entre FE e empatia em ambos os grupos. No grupo com baixa frequência de comportamentos, as FE têm maior associação com CSIS (Grupo 1) do que os PRRCIA. O grupo com maior frequência de comportamentos e frequência mais homogênea entre os dois domínios (Grupo 2) apresentou associações mais fortes entre FE e PRRCIA e entre FE e empatia cognitiva. Comportamentos típicos do PEA foram melhor explicados pelas FE do que por empatia. A identificação de dificuldades nos processos neurocognitivos implicados nos comportamentos típicos da PEA poderá levar à maior adequação da intervenção numa perspetiva mais abrangente e, consequentemente, melhorar o funcionamento e comportamento adaptativo da criança no seu dia a dia.<hr/>ABSTRACT Deficits in Social Communication and Interaction (SCI) and Restricted and Repetitive Behaviours and Interests (RRBI) in children with Autism Spectrum Disorder (ASD) are frequently explained by problems in executive functions (EF) and empathy. The goal of these study was to analyze associations between EF and empathy in 75 children with ASD (9.67±1.29), previously separated into two groups according to the ASD behaviour frequency. Using the Behavior Rating Inventory of Executive Function for parents and the Empathy Assessment Scale, different associations between EF and empathy in both groups were found. In the group with low frequency of behaviours, EF have a greater association with the SCI (Group 1) than RBBI. The group with higher frequency of behaviours and more homogeneous frequency between the two domains (Group 2) presented stronger associations between EF and RBBI, and between EF and cognitive empathy. ASD typical behaviours were better explained by EF rather than empathy. The identification of difficulties in the neurocognitive processes involved in the typical behaviors of ASD may lead to a greater adequacy of the intervention in a broader perspective and, consequently, improve the functioning and adaptive behavior of the child in their daily lives. <![CDATA[MEXICAN MATHEMATICAL TALENT PROGRAM (TAMME) - ENRICHMENT ACTIVITIES FOR ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL STUDENTS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100318&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo teve como objetivos identificar estudantes com talento matemático no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, no que se refere ao sistema numérico maia e babilônico para o Ensino Fundamental e ao pensamento computacional, com o uso do Scratch, para o Ensino Médio; projetar e implementar um programa de enriquecimento extraescolar com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; estudar a evolução das ideias matemáticas, trabalhadas no programa de enriquecimento extracurricular. O aporte teórico foi baseado no Modelo de Enriquecimento para toda a Escola (School Wide Enrichment Model - SEM). Esse modelo teve origem no Modelo Triádico de Enriquecimento de Renzulli. Os resultados apresentados referem-se às atividades de enriquecimento extracurricular, com numeração babilônica e o sistema numérico maia, e as atividades em ambiente Scratch. Os resultados do estudo mostraram que ambos os grupos de idade foram capazes de abordar as atividades propostas e desenvolveram experiências de aprendizado que lhes deram habilidades para resolver problemas matemáticos, tanto no ambiente a lápis e papel quanto na linguagem de programação Scratch. O grupo de alunos do Ensino Fundamental representou números no sistema maia e babilônico e realizou operações aritméticas; dessa forma, este trabalho os ajudou a compreender o sistema posicional; e os estudantes do Ensino Médio aprenderam a fazer animações de dois personagens (sprites) e aprenderam a programar.<hr/>ABSTRACT The study aimed to identify students with mathematical talent in Elementary and High School, with regard to the Mayan and Babylonian numerical system for Elementary School and computational thinking, with the use of Scratch for High School; to design and implement an out-of-school enrichment program with Elementary and High School students; to study the evolution of mathematical ideas, worked on in the extracurricular enrichment program. Theoretical support was based on the School Wide Enrichment Model (SEM). This model is originated from Renzulli’s Triadic Enrichment Model. The results presented refer to extracurricular enrichment activities, with Babylonian numerals and the Mayan numerical system, and activities in the Scratch environment. The results of the study showed that both age groups were able to approach the proposed activities and developed learning experiences that gave them skills to solve mathematical problems, both in the pencil and paper environment and in the Scratch programming language. The group of Elementary School students represented numbers in the Mayan and Babylonian system and performed arithmetic operations; in this way, this work helped them to understand the positional system; and the High School students learned to make animations of two characters (sprites) and learned how to program. <![CDATA[ESTIMULANDO LA COMPETENCIA COMUNICATIVA EN ALUMNADO CON TEA A PARTIR DE UN ENTORNO GAMIFICADO AUMENTADO<sup>1</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100319&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Esta investigación analiza el potencial de un Entorno Gamificado Aumentado (EGA) para estimular la Competencia Comunicativa (CC) en personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA) de entre 3 y 17 años. La metodología es cuantitativa, empírica no experimental (N=54), de tipo descriptivo y correlacional, con carácter exploratorio y analítico. Cuyos objetivos son: 1) analizar si el EGA estimula la CC; 2) estudiar la relación entre el nivel competencial y el grado de inmersión e interacción del alumnado con la tablet; y 3) inferir la relación entre la CC y el género, edad, grado de TEA y tipo de lenguaje. Los resultados resaltan que la experiencia gamificada con realidad aumentada estimula notablemente la CC en este alumnado. Además, se constata que, a mayor inmersión en el entorno gamificado, el alumnado alcanza mayor CC, y viceversa. Se observa la polarización de los resultados según la singularidad del alumnado: cerca de la mitad demuestra tener un nivel competencial alto, y otra gran parte presenta un nivel bajo o muy bajo. Concretamente, los sujetos mayores, con grado de TEA ligero, lenguaje oral funcional y sin comorbilidad presentan un nivel competencial más alto. La interacción con recursos digitales y de realidad aumentada en un entorno gamificado se constituye en una herramienta idónea para la estimulación del alumnado con TEA.<hr/>ABSTRACT This research analyzes the potential of an Augmented Gamified Environment (AEG) to stimulate Communicative Competence (CC) in people with Autism Spectrum Disorder (ASD) between 3 and 17 years of age. The methodology is quantitative, empirical, non-experimental (N=54), descriptive and correlational, with an exploratory and analytical nature. The objectives were: 1) to analyze if the EGA stimulates the CC; 2) to study the relationship between the level of competence and the degree of immersion and interaction of the students with the tablet; and 3) to infer the relationship between CC and gender, age, degree of ASD and type of language. The results highlight that the gamified experience with augmented reality significantly stimulates CC in these students. In addition, it is verified that, the greater the immersion in the gamified environment, the students reach a higher CC, and vice versa. The polarization of the results is observed according to the uniqueness of the students: close to half show a high level of competence, and another large part have a low or very low level. Specifically, older subjects, with a slight degree of ASD, functional oral language and no comorbidity present a higher level of competence. Interaction with digital and augmented reality resources in a gamified environment constitutes an ideal tool for stimulating students with ASD. <![CDATA[LIBRAS IN THE SCHOOL CONTEXT: ILLUSTRATED INSTRUMENT FOR EVALUATION OF SIGNED NARRATIVES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100320&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O contato inicial com uma língua acessível ocorre, para os estudantes surdos brasileiros, frequentemente no ambiente escolar, ao entrar em contato com outras crianças surdas e com interlocutores adultos fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse acesso tardio pode ocasionar um certo atraso na aquisição e no desenvolvimento da linguagem. Assim, a educação bilíngue de surdos coloca os professores frente ao desafio de como avaliar a Libras no contexto escolar. Diante das propostas educacionais, ainda há poucos instrumentos que contribuam para avaliar os conhecimentos em Libras dos estudantes surdos. Portanto, o objetivo deste estudo é, por meio de um instrumento ilustrado de investigação de narrativas sinalizadas, contribuir com a avaliação da Libras e com o trabalho pedagógico de professores que atuam na educação bilíngue de surdos. O instrumento de avaliação de textos narrativos mostra-se bastante sensível para detectar o desenvolvimento linguístico dos discursos narrativos sinalizados, contribuindo intrinsicamente para a observação de funções/necessidades comunicativas.<hr/>ABSTRACT The initial contact with an accessible language occurs, for Brazilian deaf students, often in the school environment, when they encounter other deaf children and with adult interlocutors who are fluent in Brazilian Sign Language (LIBRAS). This late access can cause a certain delay in language acquisition and development. Thus, bilingual education for the deaf place’s teachers in the face of the challenge of how to evaluate LIBRAS in the school context. In view of the educational proposals, there are still few instruments that contribute to assessing deaf students’ knowledge in LIBRAS. Therefore, the objective of this study is, through an illustrated instrument for investigating signaled narratives, to contribute to the evaluation of LIBRAS and to the pedagogical work of teachers who work in bilingual education for the deaf. The instrument for evaluating narrative texts proves to be quite sensitive to detect the linguistic development of signaled narrative discourses, intrinsically contributing to the observation of communicative functions/needs. <![CDATA[THE SOCIAL MODEL OF DISABILITY AND STATE COURT OF SãO PAULO DECISIONS: ANALYSIS BASED ON DEMANDS FOR SUPPORT PROFESSIONALS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100321&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, a partir da teoria fundamentada (Grounded Theory), que teve por objetivo analisar o conteúdo das decisões judiciais em demandas de professores e profissionais de apoio, no intuito de verificar sua adequação ao novo paradigma do conceito de deficiência adotado pelo Brasil: o modelo social de deficiência. Foi selecionada uma amostra de 16 acórdãos de uma base de dados que visou traçar o perfil da judicialização da Educação Especial no Estado de São Paulo. O critério de seleção foram processos com demandas de profissional de apoio à inclusão escolar (PAIE), do ano de 2019, e evitando-se a repetição de Desembargador relator na amostra para garantir heterogeneidade. Os 16 acórdãos encontrados foram lidos e seus teores foram codificados, categorizados, realizando-se análises de coocorrência com o software ATLAS.ti. Os resultados indicaram que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) utilizou especialmente laudos médicos e diagnósticos e a dificuldade de aprendizagem em suas decisões para disponibilizar o PAIE. Explica-se essa evidência pela falta de instrumentos para avaliação biopsicossocial no Brasil ou pelo capacitismo estrutural decorrente da visão arraigada na sociedade sobre a forma de tratamento daqueles considerados “anormais”, em razão de desenvolvimento atípico que necessitam de controle e são submetidos a tratamento médico, ou da concepção de deficiência como tragédia pessoal que deve ser necessariamente compensada com esse tipo de suporte.<hr/>ABSTRACT This article deals with a qualitative research of content analysis, based on the Grounded Theory, that aimed to analyze the content of judicial decisions in demands of teachers and support professionals, in order to verify their adequacy to the new paradigm of the concept of disability adopted in Brazil: the social model of disability. A sample of 16 judgments was selected from a database that aimed to outline the profile of the judicialization of Special Education in the state of São Paulo, Brazil. The selection criteria were processes with demands for a support professional for school inclusion (SPSI), from 2019, and avoiding the repetition of the Judge Rapporteur in the sample to guarantee heterogeneity. The 16 judgments found were read and their contents were coded, categorized, and co-occurrences were analyzed using the ATLAS.ti software. The results indicated that the State Court of São Paulo especially used medical reports and diagnoses and learning difficulty in its decisions to provide the SPSI. This evidence is explained by the lack of instruments for biopsychosocial assessment in Brazil or by the structural ableism resulting from the vision ingrained in society about the form of treatment of those considered “abnormal”, due to atypical development who need control and are submitted to medical treatment, or the conception of disability as a personal tragedy that must necessarily be compensated with this type of support. <![CDATA[COLLABORATIVE PLANNING IN THE HOSPITAL CLASS: CONTRIBUTIONS TO THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF THE HOSPITAL FROM THE PERSPECTIVE OF HOSPITALIZED CHILDREN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100322&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o planejamento colaborativo de um plano de intervenção pedagógico elaborado entre duas pesquisadoras e uma professora de Classe Hospitalar influencia na construção e reconstrução da representação social do hospital sob a óptica das crianças hospitalizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e colaborativa. Participaram três crianças entre 7 e 11 ano de idade, que se encontravam hospitalizadas por no mínimo dois dias e que ainda não tinham tido acesso ao serviço da Classe Hospitalar. Ademais, a integrante principal do estudo foi uma professora da Classe Hospitalar de um Hospital Universitário. O planejamento colaborativo do plano de intervenção pedagógico ocorreu por meio de cinco encontros na plataforma do Google Meet. Por meio da técnica “Desenho-Estória” adotada como recurso no plano de intervenção pedagógico, constatou-se que, inicialmente, as crianças possuíam representações sociais negativas sobre o hospital. Entretanto, após o desenvolvimento das práticas pedagógicas da professora da Classe Hospitalar, os participantes modificaram suas percepções sobre esse espaço. Conclui-se que o planejamento colaborativo foi de extrema importância para a construção de práticas pedagógicas que influenciaram positivamente a representação social do hospital para as crianças hospitalizadas.<hr/>ABSTRACT This research aimed to verify if the collaborative planning of an intervention pedagogical plan developed between two researchers and a Hospital Class teacher influences the construction and reconstruction of the hospital’s social representation from the perspective of the hospitalized children. It is a qualitative, descriptive and collaborative research. Three children between 7 and 11 years old participated, who were hospitalized for at least two days and who had never had access to the Hospital Class service. Furthermore, the main participant of the study was a teacher of the hospital class of a University Hospital. The collaborative planning of the pedagogical intervention plan took place through five meetings on the Google Meet platform. Through the “Drawing-Story” technique adopted as a resource in the pedagogical intervention plan, it was found that initially children have negative social representations about the hospital. However, after the development of the teaching practices of the hospital class teacher, the participants change their perceptions about this space. It is concluded that collaborative planning was extremely important for the construction of pedagogical practices that positively influenced the social representation of the hospital for hospitalized children. <![CDATA[THE STUDY OF INDIVIDUAL DIFFERENCES BY ALFRED BINET AND ITS CIRCULATION IN MINAS GERAIS (1925-1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100323&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo analisa os pressupostos do pesquisador francês Alfred Binet (1857-1911) sobre as diferenças individuais a partir de livros e artigos que produziu a respeito do assunto entre 1895 e 1909 e que fundamentaram a elaboração da primeira escala métrica Binet-Simon em 1905. Em seguida, identifica quais elementos de suas elaborações circularam e como foram apropriados, no contexto das reformas educacionais em Minas Gerais nas décadas de 1920 a 1940. A pesquisa se desenvolveu no diálogo entre a História da Psicologia e a História da Educação, mobilizando conceitos da historiografia, como o de intelectuais, redes de sociabilidade e apropriação. A pesquisa documental envolveu a análise dos primeiros livros publicados por Binet e as matérias publicadas na Revista do Ensino, órgão oficial do governo de Minais Gerais, nas quais se tratava sobre as diferenças individuais e sobre o uso dos testes nas escolas. Foi observada a tensão envolvendo a desconfiança e o entusiasmo em relação aos novos métodos para aferir as diferenças individuais; a apropriação da escala métrica adaptada nos Estado Unidos, cujos princípios eram criticados por Binet; a pouca ênfase nas dimensões sociais e culturais dos diferentes grupos sociais, que estava entre as preocupações centrais do autor.<hr/>ABSTRACT This study analyzes the assumptions of the French researcher Alfred Binet (1857-1911) about individual differences from his books and articles about the topic between 1895 and 1909, which grounded the elaboration of the first Binet-Simon metric scale in 1905. Next, it identifies which elements of their elaborations circulated and how they were appropriated, in the context of educational reforms in Minas Gerais, Brazil, in the decades from 1920 to 1940. The research was developed in the dialog between the History of Psychology and the History of Education, mobilizing concepts from the historiography, such as intellectuals, sociability networks and appropriation. The documental research involved the analysis of the first books published by Binet and the articles published at Revista do Ensino, an official body of the Minas Gerais government, which dealt with the individual differences and the use of tests in schools. It was observed the tension involving distrust and enthusiasm regarding the new methods to measure individual differences; the appropriation of the metric scale adapted in the United States, whose principles were criticized by Binet; and the little emphasis given to social and cultural dimensions of different social groups, which was among the author’s main concerns. <![CDATA[AUTONOMY OF YOUNG PEOPLE WITH DOWN SYNDROME: CONCEPTIONS OF MOTHERS AND CHILDREN]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100324&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo deste artigo foi analisar as concepções de mães e filhos em relação à autonomia de jovens com Síndrome de Down. Nesse sentido, participaram deste estudo 20 mães e 20 jovens com Síndrome de Down. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. Os resultados do estudo mostraram que a perspectiva das mães com relação à autonomia diz respeito à realização das atividades cotidianas em casa, mas, ao sair desse ambiente, eles demonstram medo, não permitindo que os filhos ampliem essa autonomia para outros ambientes. Com relação ao jovem com Síndrome de Down, é possível perceber que, mesmo não entendendo a sua condição genética e o que venha a ser de fato autonomia, eles demonstram o desejo de terem uma vida como qualquer outro jovem, que estuda, namora, trabalha, sai de casa sozinho. Assim sendo, é preciso a implementação de programas voltados à capacitação de profissionais, família e jovens com SD no auxílio à autonomia.<hr/>ABSTRACT The objective of this article was to analyze the conceptions of mothers and children in relation to the autonomy of young people with Down Syndrome. In this sense, 20 mothers and 20 young people with Down Syndrome participated in this study. A qualitative study was carried out through semi-structured interviews, which were recorded, transcribed and subsequently analyzed. The results of the study showed that the perspective of mothers regarding autonomy concerns carrying out daily activities at home, but when leaving this environment, they show fear, not allowing their children to extend this autonomy to other environments. With regard to young people with Down Syndrome, it is possible to notice that even though they do not understand their genetic condition and what autonomy actually means, they demonstrate the desire to have a life like any other young person, who studies, dates, works, leaves home alone. Thus, it is necessary to implement programs aimed at training professionals, families and young people with DS in helping autonomy. <![CDATA[CHALLENGES AND POSSIBILITIES FOR IMPLEMENTING A SPECIAL AND INCLUSIVE EDUCATION IN THE STATE EDUCATION NETWORK OF SERGIPE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100325&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada na Rede Estadual de Ensino de Sergipe acerca da implementação da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, conforme preconizam a legislação e as políticas públicas brasileiras. Para tanto, teve-se como objetivo apresentar os desafios e as possibilidades que entremeiam a implementação da Educação Especial e Inclusiva no locus supracitado. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido sob a égide da Análise de Conteúdo, e a interpretação dos dados deu-se a partir de seis categorias emergentes: 1) Educação Especial; 2) Educação Inclusiva; 3) Formação Docente; 4) Profissionalidade Docente; 5) Dimensão Coletiva do Trabalho Pedagógico; e 6) Políticas Públicas Educacionais. Os resultados desvelaram que existem indícios de desenvolvimento de uma Educação Especial e Inclusiva, apesar de desafios como falta de investimentos por parte do poder público, sucateamento da educação e falta de formação continuada docente. Todavia, vislumbraram-se possibilidades para que esse contexto possa ser ressignificado na realidade sergipana.<hr/>ABSTRACT This article is the result of research carried out in the State Education Network of Sergipe, Brazil, about the implementation of Special Education from the perspective of Inclusive Education, as recommended by Brazilian legislation and public policies. Therefore, the aim was to present the challenges and possibilities that intertwine the implementation of Special and Inclusive Education in the aforementioned locus. The study, of a qualitative nature, was developed under the aegis of the Content Analysis, and the interpretation of the data was based on six emerging categories: 1) Special Education; 2) Inclusive Education; 3) Teacher Training; 4) Teaching Professionality; 5) Collective Dimension of Pedagogical Work; and 6) Education Public Policies. The results revealed that there are signs of development of a Special and Inclusive Education, despite challenges such as lack of investment by the public power, leaving education in ruins and lack of continuing teacher training. However, possibilities were envisioned so that this context may be re-signified in the reality of the state of Sergipe. <![CDATA[ABORDAJE DE LA SALUD MENTAL EN ESCUELAS INCLUSIVAS EN TIEMPOS DE PANDEMIA: UN ESTUDIO DE CASOS<sup>1,</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100326&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El cierre de escuelas, las clases online y la progresiva vuelta a clases presenciales han tenido un impacto significativo en la salud mental de los profesionales de la educación. Este artículo muestra los resultados de un estudio cualitativo que tuvo como objetivo explorar cómo los equipos directivos abordaron la salud mental de las comunidades escolares en escuelas con proyectos educativos inclusivos. En el contexto de un estudio de casos se realizaron entrevistas y grupos focales a equipos directivos, profesores, familias y estudiantes de dos escuelas con orientación inclusiva en el periodo 2021-2022. Los principales resultados muestran que en ambas escuelas se dieron situaciones críticas de salud mental. Estas fueron abordadas por los equipos directivos bajo un estilo inclusivo y pragmático de liderazgo, posicionando a las personas en el centro de su gestión mediante prácticas de seguimiento y flexibilización. Se destaca la centralidad de los equipos medios (como profesores de educación especial y duplas psicosociales) para orquestar acciones, dimensiones y recursos.<hr/>ABSTRACT The closure of schools, online classes and the progressive return to face-to-face classes have had a significant impact on the mental health of education professionals. This article shows the results of a qualitative study that aimed to explore how management teams approached the mental health of school communities in schools with inclusive educational projects. In the context of a case study, interviews and focus groups were conducted with management teams, teachers, families and students from two schools with an inclusive orientation in the period 2021-2022. The main results show that critical mental health situations occurred in both schools. These were addressed by the management teams under an inclusive and pragmatic leadership style, placing people at the center of their management through monitoring and flexibility practices. The centrality of middle teams (such as Special Education teachers and psychosocial pairs) to orchestrate actions, dimensions and resources is highlighted. <![CDATA[Public Resources in the Private Sphere: Special Education Policy in a Large Municipality of São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100327&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: A Educação Especial brasileira tem marcas históricas da privatização, uma delas é focalizada neste artigo, que tem por objetivo analisar o repasse de recursos financeiros públicos da educação para a esfera privada em um município paulista de grande porte, entre 2012 e 2017. Adotando abordagem qualitativa, são analisados os valores liquidados em favor da Educação Especial direcionados à esfera privada a partir de fontes documentais, abrangendo contratos com empresas terceirizadas, termos de colaboração e aditamento, relatórios de remuneração de profissionais da Educação Especial e documentos de repasse de recursos à esfera privada. Os resultados indicam aumento dos recursos destinados a essa modalidade na esfera privada em decorrência, principalmente, da necessidade de contratação de cuidadoras(es), até aquele momento sem provimento de cargo nessa rede de ensino. Também expressam que a inclusão escolar reproduz modos de financiamento que marcam a história da Educação Especial no Brasil. A parceria com instituições privadas sem fins lucrativos e a contratação de empresas terceirizadas vão ao encontro da perspectiva gerencial da administração pública. No caso analisado, por um lado, a política de inclusão escolar terceirizou a manutenção dos serviços a partir da concessão para a esfera privada; por outro lado, houve crescente aumento do financiamento do setor público municipal.<hr/>ABSTRACT: Brazilian Special Education has historical marks of privatization, one of which is focused on this article, which aims to analyze the transfer of public financial resources from education to the private sphere in a large municipality in São Paulo, between 2012 and 2017. Adopting a qualitative approach, the amounts settled in favor of Special Education directed to the private sphere are analyzed based on documentary sources, covering contracts with outsourced companies, terms of collaboration and additions, reports on remuneration of Special Education professionals and documents for the transfer of funds to the private sphere. The results indicate an increase in resources allocated to this modality in the private sphere, mainly due to the need to hire caregivers, until that moment without filling a position in this teaching network. They also express that school inclusion reproduces funding modes that mark the history of Special Education in Brazil. The partnership with non-profit private institutions and the contracting of outsourced companies are in line with the managerial perspective of public administration. On the one hand, in the analyzed case, the school inclusion policy outsourced the maintenance of services from the concession to the private sphere, on the other hand, there was a growing increase in funding from the municipal public sector. <![CDATA[THE OTHER SIDE OF GIFTEDNESS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE ASSOCIATION BETWEEN DEPRESSION AND GIFTEDNESS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100400&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem como objetivo responder à pergunta: A superdotação intelectual em seres humanos, quando comparada à inteligência normal de indivíduos, está associada à experiência de depressão ou de transtorno depressivo? Considerando resultados de cinco bases (PsycInfo, Web of Science, Scopus, SciELO e PubMed) e critérios de inclusão e de exclusão, relaciona-se a depressão em superdotados: à autoestima (n = 4); a comportamentos internalizantes (n = 2); ao estresse (n = 4); a fatores de proteção e/ou risco (n = 5); à ideação suicida (n = 2); ao perfeccionismo (n = 3); ao ajustamento emocional (n = 6). A diversidade de critérios para superdotação ou de testes psicométricos utilizados restringe a possibilidade de conclusão; contudo, observam-se pontos de convergência. Por um lado, três estudos revelaram que os superdotados eram menos deprimidos do que os alunos de desempenho normal, e um artigo revelou o contrário. Um estudo ratificou a proposição de que meninas são mais deprimidas do que meninos na mesma condição. Por outro lado, os resultados de dois artigos demonstraram que, entre os superdotados, meninos são mais deprimidos do que meninas. Postula-se a realização de futura metanálise a fim de mensurar a significância e o tamanho do efeito de cada resultado.<hr/>ABSTRACT This article aims to answer the question: Is intellectual giftedness in human beings, when compared to the normal intelligence of individuals, associated with the experience of depression or depressive disorder? Considering the results of five databases (PsycInfo, Web of Science, Scopus, SciELO and PubMed) and inclusion and exclusion criteria, depression in gifted individuals is related to: self-esteem (n = 4); internalizing behaviors (n = 2); stress (n = 4); protective and/or risk factors (n = 5); suicidal ideation (n = 2); perfectionism (n = 3); emotional adjustment (n = 6). The diversity of criteria for giftedness or psychometric tests used restricts the possibility of conclusion; however, points of convergence are observed. In the one hand, three studies found that the gifted were less depressed than average-achieving students, one article found the opposite. One study confirms the proposition that girls are more depressed than boys in the same condition. On the other hand, the results of two articles demonstrate that, among the gifted, boys are more depressed than girls. It is postulated that a future meta-analysis will be carried out in order to measure the significance and effect size of each result. <![CDATA[CAMBIANDO EL PARADIGMA INCLUSIVO: LAS NECESIDADES EDUCATIVAS PERSONALES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100401&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El paradigma inclusivo ha supuesto grandes avances en la educación de los estudiantes con necesidades educativas especiales, pero ha mantenido su etiquetaje, interpretándolos como quienes deben ser incluidos frente al resto que incluye. En este contexto, el presente artículo apuesta por un cambio hacia un paradigma personalizado en el que no se etiquete a ningún estudiante, sino que cada alumno se considere especial y diferente al resto y pueda recibir una educación adaptada a sus Necesidades Educativas Personales (NEP). Este concepto de NEP permite focalizar la atención y respuesta educativa en lo que cada niño y niña necesita para desarrollar al máximo su potencial individual, evitando caer en reduccionismos de la diversidad que perpetúen las prácticas capacitistas y segregadoras sobre los colectivos más vulnerables. Así, en este trabajo se presenta el enfoque de dicho concepto y el paradigma que lo enmarca, ofreciendo su definición y describiendo los principios en los que se basa. Así mismo, se abordan algunas de las fuentes tanto nacionales como supranacionales que toma como referencia y que justifican y avalan científicamente su propuesta, para finalmente concluir exponiendo las razones por las que este cambio conceptual y paradigmático resulta urgente y prioritario para crear verdaderas escuelas para todos.<hr/>ABSTRACT The inclusive paradigm has meant great advances in the education of students with special educational needs, but it has maintained its labeling, interpreting them as those who should be included compared to the rest that it includes. In this context, this article is committed to a change towards a personalized paradigm in which no student is labeled, but rather each student is considered special and different from the rest and can receive an education adapted to their Personal Educational Needs (PEN). This concept of PEN allows attention and educational response to be focused on what each boy and girl needs to develop their individual potential to the maximum, avoiding falling into reductionisms of diversity that perpetuate ableism and segregating practices on the most vulnerable groups. Thus, this paper presents the approach to this concept and the paradigm that frames it, offering its definition and describing the principles on which it is based. Likewise, some of the national and supranational sources that it takes as reference and that justify and scientifically support its proposal are addressed, to finally conclude by explaining the reasons why this conceptual and paradigmatic change is urgent and a priority to create true schools for all. <![CDATA[PEOPLE WITH DISABILITIES AND WORKING ENVIRONMENT: A SYSTEMATIC REVIEW]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100402&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Embora o acesso de pessoas com deficiência (PcD) ao trabalho venha se intensificando ante uma tendência global de humanização, a parcela desse segmento populacional formalmente empregada ainda está longe do esperado. Visando problematizar tal cenário, este artigo buscou compreender como as produções científicas têm discutido sobre PcD no contexto de trabalho brasileiro. Mediante revisão sistemática de literatura publicada de 2010 a 2021 nas bases de dados Web of Science, Spell e Periódicos Capes, dentre outros critérios, chegou-se a um corpus de 33 artigos para subsidiar as análises. Por fim, constatou-se que, apesar dos avanços normativos e culturais, persistem algumas barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, na comunicação e informação, atitudinais e tecnológicas, que desencadeiam dificuldades relacionadas à acessibilidade, ao preconceito e à discriminação. Tais obstáculos dificultam a inclusão das PcD no contexto laboral e demandam ações das organizações que, aliadas a atuações complementares das famílias dessas pessoas e do Estado, têm o potencial de viabilizar efetivas transformações sociais.<hr/>ABSTRACT Although the access of people with disabilities (PwD) to work is intensifying due to a global trend of humanization, the portion of this segment that is formally employed is still tiny. In order to problematize such a scenario, this article sought to understand how scientific productions have been discussing PwD in the Brazilian work context. From a systematic review of literature published from 2010 to 2021 in the Web of Science, Spell and CAPES Periodicals databases, among other criteria, a corpus of 33 articles was reached to support the analyses. Finally, it was found that, despite the normative and cultural advances, some urban, architectural, transport, communication and information, attitudinal and technological barriers persist, which trigger difficulties related to accessibility, prejudice and discrimination. Such obstacles make it impossible to include PwD in the work context and demand actions from organizations that, combined with complementary actions by the families of these people and the State, have the potential to enable effective social transformations. <![CDATA[Production of Knowledge about Motor Development and Autistic Spectrum Disorder: a Biliometric Review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100403&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas áreas de comunicação, interação social e comportamentos restritos, estereotipados e repetitivos. Embora seja um tema em constante discussão na literatura atual, ainda existem muitas dúvidas a serem investigadas. Dessa forma, neste artigo, teve-se como objetivo investigar a produção científica sobre o desenvolvimento motor em crianças com TEA. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica por meio de buscas nas bases de dados científicas Web of Science (WoS) e Scopus, para o tema desenvolvimento motor em crianças com TEA, no período compreendido entre os anos de 2014 e 2021. Para a análise de dados, foram utilizados os pacotes Bibliometrix e o Shiny UI for bibliometrix package (biblioshiny), além do software Ms Excel® 2013 para a apresentação das tabelas e dos quadros. Obteve-se um corpus de análise de 89 artigos conforme os critérios de elegibilidade. A bibliometria revelou um panorama de lacunas na área da educação, pois não foram encontradas publicações em periódicos específicos da área. Referenda-se, também, que estudos dessa natureza são importantes para identificar as tendências em relação à produção do conhecimento, a fim de mapear as instituições, os periódicos e os autores que mais publicam no mundo<hr/>ABSTRACT: The Autistic Spectrum Disorder (ASD) is characterized by deficit in the areas of communication and social interaction, beyond restricted, stereotyped and repetitive behaviors. Although it is a topic under constant discussion in the current literature, there are still many doubts to be investigated. Therefore, in this article, we aimed to investigate the scientific production on the motor development in children with ASD. For this purpose, a bibliometric analysis was carried out through searches in the Web of Science (WoS) and Scopus databases in relation to the topic of motor development in children with ASD, in the period between 2014 to 2021. For the data analysis, the Bibliometrix package and the Shiny UI for bibliometrix package (biblioshiny) were used, in addition to the Ms Excel® 2013 software for the presentation of tables and charts. An analysis corpus of 89 articles was obtained according to the eligibility criteria. The bibliometrics revealed a panorama of gaps in the educational area, because no publications were found in specific journals in the area. It is also referenced that studies of this nature are important to identify the tendencies in relation to the knowledge production, in order to map institutions, journals and the most published authors. <![CDATA[Impacts of the Pandemic on the Developmentof Children with ASD: a Systematic Review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100404&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam características clínicas que podem levá-las a terem desafios em compreender e participar do novo contexto mundial e estarem sujeitas a sofrerem os impactos causados pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar se a pandemia trouxe impactos para crianças e adolescentes com TEA. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases de dados eletrônicas PubMed, DOAJ, BVS, SciELO e Oásis. Foram incluídos apenas estudos que tiveram como público crianças e adolescentes com TEA. Após as buscas, um total de 28 artigos foram incluídos para a análise da revisão. Os resultados apontam que aspectos relacionados ao comportamento, à saúde mental, à rotina, à interrupção dos atendimentos presenciais e ao contexto familiar e escolar apresentaram maiores impactos negativos, enquanto comunicação e socialização tiveram impactos positivos. Não foram identificados muitos estudos em relação aos impactos da pandemia sobre os aspectos motores e a mudança dos atendimentos para telemonitoramento. Concluiu-se que a pandemia causou impactos significativos em crianças e adolescentes com TEA; assim sendo, com a retomada das atividades presenciais, esse público precisará de maior atenção.<hr/>ABSTRACT: Children and teenagers with Autism Spectrum Disorder (ASD) have clinical characteristics that can lead them to challenges in understanding and participating in the new world context and they are more likely to suffer the impacts caused by the COVID-19 pandemic. In this sense, the goal of this study was to analyze whether the pandemic has had an impact on children and teenagers with ASD. This is a systematic review carried out in the electronic databases PubMed, DOAJ, BVS, SciELO and Oásis. Only studies that had children and teenagers with ASD were included. After the searches, a total of 28 articles were included for review analysis. The results show that aspects related to behavior, mental health, routine, interruption of face-to-face attendance and family and school context had greater negative impacts, while communication and socialization had positive impacts. Not many studies were identified regarding the impacts of the pandemic on the motor aspects and the change of calls to telemonitoring. It is concluded that the pandemic caused significant impacts on children and adolescents with ASD, so, with the resumption of face-to-face activities, this audience will need more attention. <![CDATA[Deaf Child as a Subject of the Gaze: Childhood and Deafness in Education Research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100405&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: O objetivo deste texto é debater como infância, criança, surdez e experiência visual têm se configurado como temas investigativos na Educação, detendo-se em uma análise sobre o olhar das crianças surdas e como sua experiência visual produz e é produzida pelo olhar. Realizou-se um levantamento bibliográfico no Banco de Theses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nos trabalhos aprovados nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – GT Educação Especial, tendo como vetor decisivo pesquisas que tinham a infância e/ou a criança surda como temas centrais. Na análise das 23 pesquisas encontradas, verificaram-se três recorrências: a criança ou a infância surda como conceitos abrangentes, pouco abordados em suas singularidades; a experiência visual da criança surda assumida como secundária à aquisição, seja de outras linguagens (como, por exemplo, a escrita), seja da Língua Brasileira de Sinais (Libras), portanto, como experiência suplementar; o conceito de aprendizagem da criança surda vinculado à imagem como recurso didático. Com base nisso, percorreram-se pesquisas e trabalhos que rompem com essas recorrências e, assim, indicam caminhos para a construção de uma agenda de pesquisa sobre criança e infância surda.<hr/>ABSTRACT: The purpose of this text is to discuss how childhood, children, deafness and visual experience have been configured as research themes in Education, focusing on an analysis of the gaze of deaf children and how their visual experience produces and is produced by the gaze. A bibliographic review was carried out in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in the approved papers for the national meetings of the National Association of Research and Graduate Studies on Education (ANPEd) –Special Education Work Group), having as a decisive vector research that had childhood and/or deaf child as central themes. In the analysis of the 23 studies founded, three recurrences were verified: deaf child or childhood as general concepts, not assumed in their singularities; the visual experience of the deaf child assumed to be secondary to the acquisition, whether of other languages (such as writing), or the Brazilian Sign Language (LIBRAS), therefore, as a supplementary experience; the concept of learning for the deaf child linked to image as a didactic resource. Based on that, research and work that break with these recurrences have been investigated and thus indicate ways for the construction of a research agenda on children and deaf childhood. <![CDATA[Full Financial Education Programmes for People with Disabilities: a Scoping Review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100406&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT: Financial literacy has been recognised worldwide as a way to confront social inequalities in work access, own financial control and education, particularly among vulnerable groups. People with disabilities, especially those with intellectual and developmental disabilities, experience additional challenges accessing opportunities to learn financial-related competencies. There is an extensive bibliography on this subject that stretches for decades, but this does not translate into an extensive availability of science-based programmes. To our knowledge, no comprehensive search to find the gaps in this evidence has been conducted. We conducted a scoping review that sought to identify the core goals, contents, approaches, gaps and limitations of full financial education programmes for youths and adults with disabilities. Seven publications met the inclusion criteria, which included implementation of programmes that embrace a multidimensional set of skills. Selection and categorisation of the programmes’ contents were conducted independently by three researchers. Findings suggest that money and transactions is the content most consistently addressed in the programmes designed for persons with disabilities. A stronger focus on self-determination skills is needed to support financial-related decision-making and self-advocacy. The results indicate that the use of approaches based on Universal Design for Learning, problem-based learning and the combined use of simulated and community-based instruction are critical strategies to support access to financial competencies. Gaps and future orientations include the need to broaden the number of studies that implement and evaluate programmes considering the multidimensional nature of the financial competencies and its critical role for social inclusion of people with disabilities.<hr/>RESUMO: A literacia financeira tem sido reconhecida mundialmente como uma forma de responder a desigualdades sociais no acesso ao trabalho, controlo financeiro e educação, principalmente em grupos vulneráveis. As pessoas com incapacidade, principalmente intelectual e desenvolvimental, enfrentam barreiras adicionais no acesso a oportunidades para a aprendizagem de competências financeiras. A bibliografia é extensa e estende-se por décadas, mas não resulta na mesma proporção em programas completos, baseados na evidência, e que estejam disponíveis. No nosso conhecimento, não existe uma revisão detalhada direcionada para as lacunas desta evidência. Realizamos uma revisão do tipo Scoping Review para identificar os objectivos, conteúdos, abordagens, lacunas e limitações de programas integrais para a Educação Financeira dirigidos a jovens e adultos com Incapacidade. Foram selecionadas sete publicações que cumpriam os critérios de inclusão, designadamente a implementação de programas que englobassem um espectro multidimensional de competências. A selecção e a categorização dos conteúdos dos programas foram conduzidos independentemente por três investigadores. Os resultados sugerem que o uso de dinheiro e as transacções constituem os conteúdos mais abordados nos programas. Parece ser necessário um maior enfoque nas competências de autodeterminação para apoiar tomadas de decisão e autoadvocacia na vida financeira. As abordagens baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Problemas e o uso combinado de aprendizagem em contexto simulado e real foram identificadas como estratégias fundamentais. As lacunas e as orientações para o futuro incluem a necessidade de ampliar o número de estudos que implementem e avaliem programas assentes na natureza multidimensional das competências financeiras e no seu papel crítico na inclusão social de pessoas com incapacidade. <![CDATA[Effects of the Covid-19 Pandemic on the Education of Individuals with Autism Spectrum Disorder]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100407&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO: Este trabalho teve por objetivo descrever os efeitos da pandemia de covid-19 para indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto educacional, em publicações de livre acesso da literatura científica nacional e internacional. Como método, foi feito o levantamento sistemático no Portal de Periódicos da Capes, entre janeiro de 2020 e julho de 2021, em que os critérios de inclusão dos estudos eram a sua disponibilidade na íntegra nas bases de dados e serem estudos com entrevistas com pais/responsáveis de crianças com diagnóstico de TEA ou entrevistas com docentes ou coordenadores de escolas em que havia crianças com diagnóstico de TEA inclusas. Para análise, sete artigos foram selecionados. Como resultados, foi possível observar as dificuldades com relação à educação, vivenciadas pelas famílias durante o período de isolamento. Eles também indicam que, quanto aos serviços de educação remota das crianças com TEA, existe a necessidade da atenção às especificidades desses alunos.<hr/>ABSTRACT: This work aimed to describe the effects of the COVID-19 pandemic for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the educational context, in free access publications in the national and international scientific literature. As a method, a systematic survey was carried out in the CAPES Periodical Portal, between January 2020 and July 2021, in which the inclusion criteria for the studies were their full availability in the database and because they were studies with interviews with parents/ guardians of children diagnosed with ASD or interviews with teachers or coordinators of schools that had children diagnosed with ASD included. Seven articles were selected for analysis. As a result, it was possible to observe the difficulties in relation to education, experienced by families during the isolation period. They also indicate that, about remote education services for children with ASD, there is a need to pay attention to the specificities of these students. <![CDATA[LOS EFECTOS NEGATIVOS DEL USO DE LA ETIQUETA DE SUPERDOTACIÓN: UNA REVISIÓN NARRATIVA<sup>1</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100408&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN La etiqueta de superdotado/a es un arma de doble filo, ya que implica simultáneamente privilegio y estigma: por un lado, se asocia con un mayor estatus, pero por otro, como cualquier otra etiqueta o categoría diferenciadora, tiene el riesgo de separar de la “normalidad” a los individuos, tanto física como psicológicamente. Con el objetivo de determinar los efectos del uso de la etiqueta de superdotación en los/as estudiantes, se trabajó con un método de revisión narrativa. A partir de los hallazgos, se plantea que la utilidad de la etiqueta de superdotación es marginal y, más bien, el proceso de etiquetamiento de la superdotación tiene efectos negativos en la identidad del individuo etiquetado, en sus formas de afrontamiento, en sus relaciones sociales e incluso, en su experiencia escolar, debido a que el uso de la etiqueta, los estereotipos y el estigma derivados de ellos, llevan a la sobreexigencia de su entorno y a la exclusión de los círculos naturales de pares cuando se imponen programas educacionales especializados.<hr/>ABSTRACT The gifted label of is a double-edged sword, as it simultaneously implies privilege and stigma: on the one hand, it is associated with higher status, but, on the other hand, like any other label or differentiating category, it takes the risk of separating individuals from “normality”, both physically and psychologically. In order to determine the effects of using the giftedness label on students, a narrative review method was used. From the findings, it is proposed that the usefulness of the label of giftedness is marginal and, rather, the process of labeling giftedness has negative effects on the identity of the labeled individual, on his/her ways of coping, on his/her social relationships and even, on his/her school experience, because the use of the label, the stereotypes and the stigma derived from them, lead to an overly-demanding environment and exclusion from natural circles of peers when specialized educational programs are imposed. <![CDATA[LA ACCESIBILIDAD COMUNICACIONAL E INFORMACIONAL (ACI) EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR<sup>1</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100409&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN El presente artículo analiza la accesibilidad comunicacional e informacional (ACI) en la literatura sobre educación superior. La ACI no se limita a la oferta de apoyos o servicios de comunicación especializados para personas sordas y con discapacidad visual. El concepto de ACI en la educación superior es plural e implica en la eliminación de cualquier barrera que restrinja la libertad y el acceso igualitario a la amplia gama de medios de información y diferentes formas de comunicación en el ambiente universitario. Teniendo en cuenta estos aspectos, esta investigación se caracteriza en una revisión sistemática de la literatura, en la que se utilizó como instrumento el Programa NVivo y la lectura pormenorizada con el propósito de examinar 165 publicaciones en formato de disertación de maestría, tesis doctorales y artículos científicos indexados en bases de datos de España y Brasil. La conclusión de los análisis indica que la ACI es un concepto de abordaje interdisciplinar y, aunque no se presenta como el principal objeto de estudio de la mayoría de los textos revisados, emerge como una cuestión crucial, presentada por los autores, en las dimensiones de participación, convivencia y aprendizaje de estudiantes universitarios con deficiencia.<hr/>ABSTRACT This article analyzes the communication and information accessibility (CIA) in the literature on higher education. The ICA is not limited to offering specialized communication supports or services for people who are deaf and visually impaired. The concept of CIA in higher education is plural and implies the elimination of any barrier that restricts freedom and equal access to the wide range of information media and different forms of communication in the university environment. This research is characterized as a systematic review of the literature, in which the NVivo Program and detailed reading were used as an instrument with the purpose of examining 165 publications in the format of Master’s thesis, Doctoral dissertations and scientific articles indexed in databases from Spain and Brazil. The conclusion of the analyzes indicates that CIA is an interdisciplinary concept and, although it is not presented as the main object of study in most of the reviewed texts, it emerges as a decisive issue, presented by the authors, in the dimensions of participation, coexistence and learning of university students with disabilities. <![CDATA[ANIMAL ASSISTED INTERVENTIONS: REVISION AND EVALUATION OF LATIN AMERICAN STUDIES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100410&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este estudo teve como objetivo: (I) identificar o estado de arte das publicações sobre intervenções assistida por animais (IAA) na América Latina; e (II) realizar a avaliação crítica da qualidade metodológica dos estudos clínicos sobre IAA na América Latina. Trata-se de uma revisão de escopo. Os dados foram coletados nas bases Redalyc, SciELO, LILACS, Periódicos CAPES e BIREME. Atenderam aos critérios de elegibilidade 146 artigos, sendo 34 submetidos ao Método de Avaliação Crítica de Estudos da Colaboração Cochrane. Os estudos abrangeram o período de 1997 a 2021, principalmente produzidos no Brasil, com delineamentos do tipo estudos de revisão, de caso e descritivo. Em relação aos estudos clínicos, a população infantil foi o maior público submetido às IAA. Equinos e canídeos e representaram as principais espécies de coterapeutas. Parte significativa dos estudos de intervenção demonstrou critérios de replicabilidade, porém constatou-se a ausência de rigor metodológico, limitando a possibilidade de avaliação da eficácia das intervenções. Este estudo aponta o potencial uso da IAA na América Latina e aumento do número de produções ao longo do tempo; todavia, sugere-se que estudos futuros privilegiem a utilização de metodologia experimental, como os ensaios clínicos randomizados, de forma a permitir a avaliação da eficácia das IAA.<hr/>ABSTRACT This study aimed to: (I) to identify the state of the art of publications on animal-assisted interventions (AAI) in Latin America; and (II) to critically evaluate the methodological quality of clinical studies on AAI in Latin America. This is a scoping review. Data were collected from Redalyc, SciELO, LILACS, CAPES Journal Portal and BIREME. Eligibility criteria allowed the inclusion of 146 articles, 34 of which were submitted to the Cochrane Collaboration Method of Critical Appraisal of Studies. The studies covered the period from 1997 to 2021, mainly produced in Brazil, and designed as review, case, and descriptive studies. Regarding clinical studies, the child population was the largest population submitted to AAI. Horses and canidae represented the main cotherapists species. A significant part of the intervention studies demonstrated replicability criteria; however, there was a lack of methodological rigor, limiting the possibility of evaluating the effectiveness of the interventions. This study points to the potential use of AAI in Latin America and an increase in the number of studies over time; however, it is suggested that future studies should emphasize the use of experimental methodology, such as randomized clinical trials, in order to allow the evaluation of the effectiveness of AAI. <![CDATA[LA INCLUSIÓN EDUCATIVA EN EL NIVEL SUPERIOR: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA<sup>1</sup>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100411&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN En este artículo hacemos una revisión de la producción de los últimos diez años sobre la inclusión de las personas con discapacidad en la Educación Superior en México. Se utilizaron bases de datos nacionales e internacionales y privilegiamos los artículos publicados en español. Recuperamos un total de 37 textos, que organizamos en dos tendencias: los derivados de investigaciones empíricas y los análisis de políticas. Respecto a los primeros, encontramos 15 artículos, 9 referidos a estudiantes con diferentes discapacidades y 6 enfocados en un solo tipo de discapacidad. Otro tipo de trabajos, también con referente empírico, son los que abordan las ideas y actitudes de los actores educativos hacia la discapacidad, en donde identificamos 8 artículos. En cuanto a los análisis de políticas para la inclusión, encontramos 14 materiales que dividimos en tres categorías: los que examinan el impacto de las políticas federales, los análisis comparados entre instituciones y los que se enfocan en una sola institución educativa. En general, la inclusión en el nivel superior es una línea de estudio que aún está en proceso de consolidación en nuestro país. Se necesita desarrollar más investigación que vayan más allá de los estudios de caso, así como indagaciones de tipo cuantitativo que brinden un panorama más amplio sobre la situación de los estudiantes con discapacidad.<hr/>ABSTRACT In this paper, we make a review of the academic production about inclusion of people with disabilities in the Mexican Higher Education, in the last ten years. We worked with national and international databases and focused on papers published in Spanish. A total of 37 texts was gathered, which we organized in two trends: those derived from empirical research and those who made policy analysis. Regarding the former, we found 15 papers, nine referring to students with different disabilities and six focused on a single type of disability. Another kind of papers, also with empirical results, includes those that analyze the ideas and attitudes of educational subjects towards disability, where we identified eight papers. Concerning the analyses of policies for inclusion, we found 14 texts that were divided into three categories: those that examine the impact of federal policies, comparative analyses between institutions, and those that focus on a single educational institution. In general, inclusion in Higher Education is a line of study which is still in the process of consolidation in our country. It is necessary to develop more research that goes beyond case studies, as well as quantitative inquiries that provide a broader picture of the circumstances of students with disabilities. <![CDATA[A CONVERSATION WITH ANDREA CANEVARO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100600&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Esta entrevista tem como objetivo compartilhar as reflexões de Andrea Canevaro, um estudioso considerado o principal acadêmico que se dedicou à Educação Especial e à inclusão escolar na Itália, nos últimos 40 anos, com trabalho que se desdobra em muitos outros países, o qual contempla atividades de formação de profissionais, coordenação de projetos e assessoria a órgãos públicos no campo educacional. Por meio de um diálogo, procurou-se dar destaque às dimensões históricas e aos desafios atuais concernentes às políticas de inclusão escolar, às mudanças na organização dos serviços e ao avanço de novas perspectivas na compreensão de fenômenos como a deficiência. A análise procura colocar em evidência dinâmicas que favoreceram as transformações na organização dos serviços e a criação de novas alternativas no campo pedagógico.<hr/>ABSTRACT This interview aims to share Andrea Canevaro’s reflections, a scholar considered the main academic who has dedicated himself to Special Education and school inclusion in Italy, in the last 40 years, with work that unfolds in many other countries, which includes training activities for professionals, project coordination and consulting services for public institutions in the educational field. Through a dialog, it was sought to shed light on the historical dimensions and current challenges related to school inclusion policies, changes in the organization of services and the promotion of new perspectives in the understanding of phenomena such as disability. This analysis aims to highlight dynamics that have favored changes in the organization of services and the creation of new alternatives in the pedagogical field. <![CDATA[INTERVIEW WITH PROFESSOR MARIA AMéLIA ALMEIDA: PATHWAYS TO SPECIAL EDUCATION AND INTELLECTUAL DISABILITY IN BRAZIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100601&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO A consolidação da produção de conhecimento em Educação Especial no Brasil é marcada pela trajetória de professores pioneiros que puderam vivenciar formações internacionais e trazer para o país inovações da atuação junto aos estudantes com deficiência, além da expertise em delineamentos de pesquisa para essa produção. Assim sendo, este texto traz uma entrevista com a Professora Maria Amélia Almeida, da Universidade Federal de São Carlos, com a narrativa das oportunidades de formação em pesquisa vivenciadas e o seu interesse na área da Deficiência Intelectual. A Professora Maria Amélia Almeida destaca o processo de tradução e de validação, para o Brasil, da Escala de Intensidade de Suporte sob o qual ela tem se debruçado em seu grupo de pesquisa ao longo dos últimos anos e reconhece o importante papel da Revista Brasileira de Educação Especial para a área no Brasil.<hr/>ABSTRACT The consolidation of the production of knowledge in Special Education in Brazil is marked by the trajectory of pioneer teachers who were able to experience international training and bring to the country innovations of the performance with students with disabilities, in addition to the expertise in research projects for this production. Thus, this text brings an interview with Professor Maria Amélia Almeida, from the Federal University of São Carlos, with the narrative of the research training opportunities experienced and her interest in Intellectual Disability. Professor Maria Amélia Almeida highlights the process of translation and validation for Brazil of the Support Intensity Scale under which she has focused on her research group over the last few years and recognizes the important role of the Brazilian Journal of Special Education for the area in Brazil. <![CDATA[INTERVIEW WITH PROFESSOR MôNICA DE CARVALHO MAGALHãES KASSAR: SPECIAL EDUCATION POLICIES IN BRAZIL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100602&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O presente texto traz uma entrevista realizada com a Professora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, acerca das movimentações e dos deslocamentos históricos produzidos nas políticas de Educação Especial no Brasil, especialmente no que se refere às problematizações acerca do Decreto nº 10.502/2020. Ao longo da entrevista, a pesquisadora destaca alguns marcos históricos importantes no campo da Educação Especial, refere os retrocessos e os perigos que se vislumbram com o Decreto n° 10.502/2020 e ainda discute o problema do financiamento público à educação.<hr/>ABSTRACT This article presents an interview with Professor Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, from the Federal University of Mato Grosso do Sul, about the historical movements and displacements produced in the Special Education policies in Brazil, especially regarding the issues surrounding Decree no. 10.502/2020. Throughout the interview, the researcher highlights some important historical milestones in the field of Special Education, refers to the setbacks and dangers that are foreseen with Decree no. 10.502/2020 and also discusses the problem of public funding for education. <![CDATA[INTERVIEW WITH PROFESSOR MAURA CORCINI LOPES: THE PRODUCTION OF THE DEAF SUBJECT IN THE EXPERIENCE OF EDUCATION]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100603&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ao longo da presente entrevista, a Professora Maura Corcini Lopes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolve um conjunto de análises relativas à educação de surdos, a partir de uma retomada dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial sobre a educação de surdos, ao longo das três décadas de existência desse periódico. Ela convida o leitor a refletir sobre os tipos de saberes produzidos sobre a surdez e as formas como os sujeitos com surdez foram sendo narrados nesse período. Ao voltar a olhar para os últimos 30 anos de proposição de políticas educacionais no Brasil, a Professora Maura problematiza os efeitos dessas políticas na organização de práticas escolares destinados aos alunos surdos e na forma como a sociedade se relaciona com a diferença, pós-políticas de inclusão.<hr/>ABSTRACT Throughout this interview, Professor Maura Corcini Lopes, from the Universidade do Vale do Rio dos Sinos, develops a range of analyzes related to the education of the deaf people, starting from a resumption of the articles published in the Revista Brasileira de Educação Especial on the education of the deaf, throughout the three decades of the existence of this journal. She invites the reader to reflect on the types of knowledge produced about deafness and the ways in which the subjects with deafness were being narrated during this period. When looking back at the last 30 years of proposing education policies in Brazil, Professor Maura problematizes the effects of these policies in the organization of school practices aimed at deaf students and the way in which the society relates to difference, after inclusion policies. <![CDATA[ERRATA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100900&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ao longo da presente entrevista, a Professora Maura Corcini Lopes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolve um conjunto de análises relativas à educação de surdos, a partir de uma retomada dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial sobre a educação de surdos, ao longo das três décadas de existência desse periódico. Ela convida o leitor a refletir sobre os tipos de saberes produzidos sobre a surdez e as formas como os sujeitos com surdez foram sendo narrados nesse período. Ao voltar a olhar para os últimos 30 anos de proposição de políticas educacionais no Brasil, a Professora Maura problematiza os efeitos dessas políticas na organização de práticas escolares destinados aos alunos surdos e na forma como a sociedade se relaciona com a diferença, pós-políticas de inclusão.<hr/>ABSTRACT Throughout this interview, Professor Maura Corcini Lopes, from the Universidade do Vale do Rio dos Sinos, develops a range of analyzes related to the education of the deaf people, starting from a resumption of the articles published in the Revista Brasileira de Educação Especial on the education of the deaf, throughout the three decades of the existence of this journal. She invites the reader to reflect on the types of knowledge produced about deafness and the ways in which the subjects with deafness were being narrated during this period. When looking back at the last 30 years of proposing education policies in Brazil, Professor Maura problematizes the effects of these policies in the organization of school practices aimed at deaf students and the way in which the society relates to difference, after inclusion policies. <![CDATA[Errata 1]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100901&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ao longo da presente entrevista, a Professora Maura Corcini Lopes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolve um conjunto de análises relativas à educação de surdos, a partir de uma retomada dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial sobre a educação de surdos, ao longo das três décadas de existência desse periódico. Ela convida o leitor a refletir sobre os tipos de saberes produzidos sobre a surdez e as formas como os sujeitos com surdez foram sendo narrados nesse período. Ao voltar a olhar para os últimos 30 anos de proposição de políticas educacionais no Brasil, a Professora Maura problematiza os efeitos dessas políticas na organização de práticas escolares destinados aos alunos surdos e na forma como a sociedade se relaciona com a diferença, pós-políticas de inclusão.<hr/>ABSTRACT Throughout this interview, Professor Maura Corcini Lopes, from the Universidade do Vale do Rio dos Sinos, develops a range of analyzes related to the education of the deaf people, starting from a resumption of the articles published in the Revista Brasileira de Educação Especial on the education of the deaf, throughout the three decades of the existence of this journal. She invites the reader to reflect on the types of knowledge produced about deafness and the ways in which the subjects with deafness were being narrated during this period. When looking back at the last 30 years of proposing education policies in Brazil, Professor Maura problematizes the effects of these policies in the organization of school practices aimed at deaf students and the way in which the society relates to difference, after inclusion policies. <![CDATA[Errata 2]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382023000100902&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Ao longo da presente entrevista, a Professora Maura Corcini Lopes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolve um conjunto de análises relativas à educação de surdos, a partir de uma retomada dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial sobre a educação de surdos, ao longo das três décadas de existência desse periódico. Ela convida o leitor a refletir sobre os tipos de saberes produzidos sobre a surdez e as formas como os sujeitos com surdez foram sendo narrados nesse período. Ao voltar a olhar para os últimos 30 anos de proposição de políticas educacionais no Brasil, a Professora Maura problematiza os efeitos dessas políticas na organização de práticas escolares destinados aos alunos surdos e na forma como a sociedade se relaciona com a diferença, pós-políticas de inclusão.<hr/>ABSTRACT Throughout this interview, Professor Maura Corcini Lopes, from the Universidade do Vale do Rio dos Sinos, develops a range of analyzes related to the education of the deaf people, starting from a resumption of the articles published in the Revista Brasileira de Educação Especial on the education of the deaf, throughout the three decades of the existence of this journal. She invites the reader to reflect on the types of knowledge produced about deafness and the ways in which the subjects with deafness were being narrated during this period. When looking back at the last 30 years of proposing education policies in Brazil, Professor Maura problematizes the effects of these policies in the organization of school practices aimed at deaf students and the way in which the society relates to difference, after inclusion policies.