Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653819920001&lang=es vol. 01 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Trends in training of teachers of hadicapped people, and his correlation with special education characteristics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo envolveu, basicamente, pesquisa teórica que abrangeu análise bibliográfica nacional e estrangeira. Para uma complementação, foi desenvolvida pesquisa empírica através de entrevistas realizadas nas principais instituições especializadas que atuam na educação especial em São Paulo. Constatou-se a presença de quatro tendências, na organização dos cursos de formação de professores de excepcionais, incorporando diferentes influências das políticas nacional e estadual de educação especial.<hr/>The study used theoretical research and anatysis of international and Brazilian literature. Beyond this, an empirical research was performed through interviews with persons from the most important specialized institutions acting in Special Education. in São Paulo. lt was possible to detect the presence of four trends in the organization of courses for teachers training, including also different influences of public policies in Special Education. <![CDATA[Graduate Programme for Special Education: Teachers point of view]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa examina um Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, sob o ponto de vista de seus professores/orientadores, com o objetivo de levantar questões que possam subsidiar ajustes no mesmo. Os dados foram coletados por entrevistas individuais. Os principais temas tratados foram o exame de seleção, a grade curricular e as condições necessárias para a produção da dissertação e ciclo de estudos. Os resultados obtidos serviram de base para reformulações posteriores e mostraram a importância de se tomar a prática em Educação Especial, em qualquer nível, como objeto de pesquisa. Os resultados também mostraram que muitos dos problemas levantados pelos professores só poderão ser solucionados a partir de esclarecimentos sobre quem é ou deverá ser o profissional em Educação Especial, sobre as funções da Pós-Graduação na sociedade e sobre as relações da universidade com a comunidade.<hr/>This paper studies a Graduate Programme for Special Education from the teachers point of view. The study tries to raise questions and gather elements for the proposal of eventual changes in the Programme. The data were gathered through individual interviews. The selection process, the curriculum and the basic conditions a writing of thesis, were the main subjects of this study. The results allowed further changes in the Programme and emphasysed the relevance of taking the praxis on Special Education as subject of research. lt also indicated that the solution of most problems raised by teachers, depends on the clarification about the person and the task of the professional acting in Special Education, the roles of the Graduate Programmes in society, and the nature of relationships between university and community. <![CDATA[The Perception and the relashionship of visually: handicapped people guiding the special teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho consiste na busca de um caminho para orientar a educação do portador de deficiência visual. Fundamentada em Merleau-Ponty, que toma a percepção como solo originário do conhecimento, é realizada uma pesquisa com crianças deficientes visuais em três escolas públicas em São Paulo. A análise fenomenológica das situações ai ocorridas mostrou o que abre possibilidades ao deficiente visual e o que o limita. Da reflexão sobre esses dados surge um projeto para orientar a educação do deficiente visual.<hr/>This paper tries to find a way to guide the training of visualiy handicapped people. Based on Merieau-Ponty, who considers the perception originated by knowledge, a research was with visualiy handicapped people was developed in three state schools in São Paulo. The phenomenological analysis of concrete situations found in these schools showed us possibilities and limitations for these children. This analysis permitted a project with guidelines for the training of visually handicapped persons. <![CDATA[Literacy and mental retardation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata da alfabetização de Deficientes Mentais estruturada no marco de uma teoria construtivista-interacionista do processo alfabetizador, bem como numa concepção critica e emancipatória da escola. Seu contexto deve ser compreendido como uma obra aberta, ou seja, um trajeto educacional sob diretrizes teoricamente fundamentadas, construindo-se juntamente com o caminhar do professor. Dessa forma, o professor teve como organizador básico a resposta que as crianças construíam, com relação ao que a escrita representa e qual a estrutura do modo de representação da mesma. Assim sendo, as respostas a essas questões foram feitas, sempre, por meio de práticas cotidianas de ler e escrever.<hr/>This article deals with the literacy of mentally retarded persons in a framework of a constructive-interactive theory of literacy process and of a critical and emancipoted conception of school. lts context should be understood as an open work, or as an educational itinerary centered on theoretical guidelines. The work as based on the daily praxis of reading and writing, what this activity signified for children, and how they felt about it. <![CDATA[Sheltered workshopp and the "integration" of " mentally retarded" people]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa revelou que, de um lado, há reprodução da segregação do "deficiente", tal como existe no bojo da sociedade, mas também produziu a valorização de suas pessoas perante a família e a comunidade. Na oficina estavam sujeitos a tarefas ainda mais parceladas que na indústria, em função do controle da produtividade, mas também suscitaram modificações no ambiente, criando nele até uma certa ludicidade, traduzida pelas brincadeiras, namoros e manifestações de entusiasmo frente a certos eventos. Sugeriu-se que fosse mantida para os altamente lesados, sem condições de integrarem o trabalho nas comunidades, não só em vista da possibilidade grupal prazerosa, como também por não se ter ainda no Brasil o lazer como atividade suficientemente desenvolvida. E indispensável, porém, que se prossiga o trabalho pedagógico de incentivo à leitura, artes, esporte, etc.<hr/>This research revealed that this kind of activity reproduces the segregation of "mentally retarded" such as it happens in the whole society. also made them worthier in front of their family and community. In the Sheltered Workshops their wark is more parceled, unlike in factories, where there exists a productiviry control. The paper suggests te maintain Sheltered Workshops specially for severe handicapped persons, since it is difficult for them te integrate in regular work. These Workshops also offer leisure and entertainment, particularly in Brazil, where this kind of activities are not enough developed yet. But it is also necessary to continue stimulating pedagogical work. such as reading, arts, the practice of sports, etc. <![CDATA[Sexuality of mentally retarded people]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo estuda o tema da sexualidade das pessoas portadoras de deficiências, a partir do princípio que é errônea a noção de que a sexualidade dessas pessoas seja intrinsecamente problemática ou patológica. A autora sintetiza suas pesquisas recentes, em que ficou demonstrado, entre outras coisas, que é urgente que se desenvolvam programas de educação e orientação sexual adequados, já que suas atitudes e comportamentos são perfeitamente normais e saudáveis. Depois de apresentar os pressupostos que devem nortear esta empreitada, a pesquisadora conclui que uma educação sexual bem orientada pode diminuir drasticamente os riscos de exploração sexual e de comportamentos socialmente inaceitáveis, bem como prevenir contra uma gravidez indesejada e a incidência de doenças venéreas e sexualmente transmitidas como a Aids.<hr/>The papers studies the sexuality of mentally retarded persons starting from the erroneous principIe that their sexuality is intrinsically problematic ar pathological. The author sumarizes her recent researches wich showed the urgent need to develop sexual education and orientation programs since atitudes and behavior of these individuaIs are completely normally and healthy. The researcher condudes that a well-guided sexual education can drastically reduce the risks of sexual exploitation and social unacceptable behaviour, and also prevent undesired pregnancy and the appearance of venereal diseases and Aids. <![CDATA[Educational and community integration]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo demonstra que a integração educacional e comunitária é um direito e uma questão de justiça, pelo que é justo que o educando portador de necessidades especiais freqüente a mesma escola de seus irmãos e vizinhos, recebendo uma educação adequada às suas necessidades. A autora apresenta as condições para que aconteça essa integração educacional e comunitária. O estudo discute as várias categorias de integração (física, social, comunitária) e os vários tipos de interação (proximidade, auxílio, serviço e reciprocidade), bem como justifica a necessidade dessa integração, a partir da falta de evidência das vantagens da existência de ambientes segregados. Por fim, a autora comenta alguns exemplos de experiências de integração através da utilização de recursos da comunidade, certa de que a integração possibilita maior oportunidade para o aumento de cooperação, tolerância, compreensão e apoio entre os educandos.<hr/>The study shows that an educational and social integration is a right and a matter of justice. lt is fair that people with special needs may attend by the some schools with their brothers and neighbours, receiving an adequate education. The author presents the conditions for such an educational and community integration. The article discusses several categories of integration such as physical, social, and also different kind of integration (proximity, help, service and reciprocity). It justifies the need for such an integration since there are no evidences of any advantage in the existence of segregate places. The author also shows different exampIes of integrative experiences, using resources of the community and assures that integration is an opportunity te increase cooperation, tolerance, understanding and mutual support. <![CDATA[Notes on the development of special education services in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well. <![CDATA[A construção da inteligência nos deficientes mentais: um desafio, uma proposta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well. <![CDATA[O estigma do absurdo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well. <![CDATA[Pensando o sexo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well. <![CDATA[Para alfabetizar o deficiente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well. <![CDATA[Subsídios para a elaboração da política nacional para a integração das pessoas portadoras de deficiência no sistema regular de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well. <![CDATA[O GT de educação especial na XV Reunião da ANPED]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381992000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura sintetizar as principais linhas do desenvolvimento dos serviços recentes de Educação Especial, a partir dos anos 70, quando institucionalizam em termos de centralização e planejamento. O autor se concentra na evolução do número total de alunos atendidos em escolas e instituições, públicas ou privadas, destacando posteriormente as diferentes categorias de excepcionalidade e, dentre elas, a deficiência mental. Depois de discutir o modo como os especialistas vêm encarando a natureza desses serviços, a conclusão do autor é que a legislação mais recente e a consolidação desses serviços especiais colocam a necessidade de se pensar os problemas, os desafios, os cursos, as pesquisas e as práticas da área no contexto da educação geral e das relações extra-escola.<hr/>The paper summarizes the main trends in development of recent services of Special Education in Brazil, beginning in the 70ies. At this time these services were institutionalized in termos of centralization and planning. The auther concentrates his study on the development of the total number of students in schools or institutions, either public or private. He then emphasyzes the different categonies of exceptionaiity, including mental retardation. After examining the way experts are facing theses services, he concludes: recent Legislation and the strengthening of special services demand te think over all the challenges. courses, research, and practices in this area, within the context of general education and in the extra-school relations as well.