Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653819940001&lang=en vol. 01 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Considerations about the reflexivity of deaf students faced with the written language]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo busca analisar, com base na noção de processos reflexivos desenvolvidos por Vygostsky, como os alunos surdos refletem sobre sua própria linguagem escrita; como concebem a linguagem envolvida na escrita, fala e sinais. Um grupo de alunos foi avaliado em duas situações: na análise e busca de solução para problemas textuais e suas produções e na análise de relações entre Língua Brasileira de Sinais e Português e entre escrita, fala e sinais. O estudo concluiu que os sujeitos, participantes de um programa baseado em comunicação total e em prática bimodal. Mostram dificuldades em efetivar a linguagem escrita e que uma das fontes desses problemas pode estar em suas concepções sobre a fala, escrita e sinais, assim como na ausência de compreensão do Português e da Língua Brasileira de Sinais como duas línguas. <![CDATA[Construction of the logical thought children with down’s syndrome]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo por objetivo apresentar um programa que auxiliasse no processo de construção do pensamento lógico-matemático de crianças portadoras de Síndrome de Down. Participaram deste programa seis crianças, quatro do sexo feminino e duas do sexo masculino, com idade variando entre sete e dez anos no início da pesquisa, todas portadoras de Síndrome de Down. As crianças foram acompanhadas de março de 1990 a dezembro de 1992 e foram avaliadas semestralmente. Os resultados deste estudo demonstraram que crianças portadoras de Síndrome de Down constroem se conhecimento tal e quais crianças normais, embora de maneira mais lenta e com especificidades próprias da Síndrome, e que, o programa auxiliou-as na construção do pensamento lógico-matemático atingindo o objetivo proposto. No decorrer deste estudo, discutimos os resultados dos dois tipos de avaliação que utilizamos, uma individual e periódica e composta de provas piagetianas de conservação, seriação e correspondência, e outra realizada em grupo durante todo o estudo onde observamos os mesmos itens que na anterior, em atividades da rotina escolar. Os resultados sugeriram que a avaliação em grupo deu-nos uma visão mais clara e detalhada do processo de desenvolvimento das crianças. <![CDATA[Learning by touch: reflections and suggestions for sex education adapted to the visually handicapped]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho investiga as representações que as pessoas cegas fazem de sua sexualidade. Foram entrevistados nove deficientes visuais adultos, homens e mulheres, estudando em classe especial. Os depoimentos confirmam e revelam um comportamento sexual reprimido e uma grande desinformação, associadas a um quadro mais amplo de estigmatização da sexualidade do portador de deficiência. As conclusões reforçam a necessidade de programas de educação sexual adaptados, destinados a deficientes visuais jovens e adultos, envolvendo a escola e a família. <![CDATA[The activity of students in basic training at an APE (Parent-Teacher Association for the Handicapped): an experimental analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho teve como objetivo principal treinar alunas do magistério em nível de segundo grau a ensinar alunos portadores de Deficiência Mental habilidades de vida prática. Tais habilidades foram ensinadas através de análises de tarefas, técnicas do Projeto More Projeto Ajuda Graduada. Os resultados demonstram que, antes do treino, as instrutoras tinham a tendência mais de "fazer" a tarefa para a criança: após o treinamento, verificou-se que as monitoras conseguiram assimilar as técnicas, fazendo com que as crianças conseguissem desenvolver as tarefas, mais independente. Algumas conclusões foram tiradas sobre o treino de voluntários para atuarem em Educação Especial, bem como discutiram-se, também os, pontos fortes da implementação feita pelos monitores, os benefícios par a escola, as vantagens para as nove crianças envolvidas no experimento, suas limitações e recomendações para futuras pesquisas. <![CDATA[Ouvindo professoras de alunos com dificuldades de aprendizagem: um estudo etnográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa foi analisar as falas de professores de 1º grau que trabalhassem com alunos ditos portadores de dificuldades de aprendizagem e que fossem consideradas boas profissionais pela direção das escolas. A metodologia utilizada foi à pesquisa etnográfica, tendo a entrevista como principal elemento na coleta de dados. Foram apontados problemas de origem física, emocional e social, e, em todas as situações, a escola foi identificada como um lugar inadequado para atender à demanda desta clientela. Na maior parte das vezes, as explicações dadas pelas professoras para as dificuldades dos alunos enfatizaram aspectos externos à escola e à relação pedagógica em sala de aula. O presente estudo, ao dar a voz a professoras de crianças com dificuldades de aprendizagem, nos trouxe a confirmação de que se faz necessário criar um espaço de reflexão sobre o papel do professor, em que este professor seja ouvido, possa se ouvir e crescer no diálogo e na construção de si e do outro. <![CDATA[Disability and non-disability: patterns of the same cloth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute as questões relacionadas a diferenças a diferenças e deficiências, levando-se em conta as relações entre as pessoas diferenças ou deficientes e as outras pessoas. O artigo aponta também a necessidade de conceber a deficiência como um fenômeno social. <![CDATA[The representation of mental deficiency in a historical perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute as questões relacionadas a diferenças a diferenças e deficiências, levando-se em conta as relações entre as pessoas diferenças ou deficientes e as outras pessoas. O artigo aponta também a necessidade de conceber a deficiência como um fenômeno social. <![CDATA[Diagnosis Mental Deficiency: Yes or No?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discuti-se a evolução recente da educação especial pública no Mato Grosso do Sul, considerada integracionista, com destaque para as classes especiais para deficientes mentais em Corumbá. É analisada a matrícula das classes especiais a partir de 1977, mostrando que esta diminui com a introdução do diagnóstico sistematizado, profissional. Questiona-se a visão de que esse tipo de diagnóstico é responsável por procedimentos de estigmatização, pois vê-se que a segregação não necessita dele. Também é questionada a proposta de desativar as classes especiais do Estado, por não estarem atendendo a quem efetivamente apresenta necessidades educativas especiais. O diagnóstico e a classe especial, por si, não explicam a segregação e a estigmatização. <![CDATA[Guidelines for teaching the hearing handicapped to communicate]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho pretende focalizar as diversas orientações para ensinar o deficiente auditivo a se comunicar. Este é um dos pontos cruciais, conforme a literatura aponta, na educação do deficiente auditivo, isto porque os estudos sobre o ensino da "comunicação" para o deficiente auditivo, desde os seus primórdios, apontam controvérsias que persistem até o presente momento. <![CDATA[The value of infant tests and its implications for the Developmental Psychology and Special Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os testes de bebês têm sido utilizados como instrumentos importantes na prática profissional e em pesquisas básicas clínicas e educacionais. Profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos com o desenvolvimento infantil têm utilizado escalas de bebês não somente para identificação, mas também para prescrição de programas educacionais para bebês de risco. Quatro importantes testes de bebês são descritos em termos de suas justificativas, objetivos, pressupostos teóricos, características de amostra normativa, característica do instrumento e fidedignidade. Pesquisas sobre a validade preditiva destes testes são revistas criticamente. <![CDATA[Mercado de trabalho e deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os testes de bebês têm sido utilizados como instrumentos importantes na prática profissional e em pesquisas básicas clínicas e educacionais. Profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos com o desenvolvimento infantil têm utilizado escalas de bebês não somente para identificação, mas também para prescrição de programas educacionais para bebês de risco. Quatro importantes testes de bebês são descritos em termos de suas justificativas, objetivos, pressupostos teóricos, características de amostra normativa, característica do instrumento e fidedignidade. Pesquisas sobre a validade preditiva destes testes são revistas criticamente. <![CDATA[O deficiente visual e o trabalho competitivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os testes de bebês têm sido utilizados como instrumentos importantes na prática profissional e em pesquisas básicas clínicas e educacionais. Profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos com o desenvolvimento infantil têm utilizado escalas de bebês não somente para identificação, mas também para prescrição de programas educacionais para bebês de risco. Quatro importantes testes de bebês são descritos em termos de suas justificativas, objetivos, pressupostos teóricos, características de amostra normativa, característica do instrumento e fidedignidade. Pesquisas sobre a validade preditiva destes testes são revistas criticamente. <![CDATA[Criando "recuperando" e discriminando]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os testes de bebês têm sido utilizados como instrumentos importantes na prática profissional e em pesquisas básicas clínicas e educacionais. Profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos com o desenvolvimento infantil têm utilizado escalas de bebês não somente para identificação, mas também para prescrição de programas educacionais para bebês de risco. Quatro importantes testes de bebês são descritos em termos de suas justificativas, objetivos, pressupostos teóricos, características de amostra normativa, característica do instrumento e fidedignidade. Pesquisas sobre a validade preditiva destes testes são revistas criticamente. <![CDATA[A formação de professores de educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os testes de bebês têm sido utilizados como instrumentos importantes na prática profissional e em pesquisas básicas clínicas e educacionais. Profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos com o desenvolvimento infantil têm utilizado escalas de bebês não somente para identificação, mas também para prescrição de programas educacionais para bebês de risco. Quatro importantes testes de bebês são descritos em termos de suas justificativas, objetivos, pressupostos teóricos, características de amostra normativa, característica do instrumento e fidedignidade. Pesquisas sobre a validade preditiva destes testes são revistas criticamente. <![CDATA[Educação especial na formação de profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381994000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os testes de bebês têm sido utilizados como instrumentos importantes na prática profissional e em pesquisas básicas clínicas e educacionais. Profissionais de diversas áreas do conhecimento envolvidos com o desenvolvimento infantil têm utilizado escalas de bebês não somente para identificação, mas também para prescrição de programas educacionais para bebês de risco. Quatro importantes testes de bebês são descritos em termos de suas justificativas, objetivos, pressupostos teóricos, características de amostra normativa, característica do instrumento e fidedignidade. Pesquisas sobre a validade preditiva destes testes são revistas criticamente.