Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653819960001&lang=pt vol. 02 num. 04 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Identificando concepções relacionadas à prática com o deficiente mental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi o de identificar concepções relacionadas à prática de profissionais do ensino especial. Seis profissionais participaram de reuniões planejadas para falarem e refletirem sobre sua prática. As questões propostas a eles versaram sobre conceituação, tratamento, prognóstico, características e causas da deficiência mental. As discussões eram gravadas e, a partir da segunda reunião, apresentavam-se aos participantes, por escrito, suas falas categorizadas. Terminada a coleta de dados, as falas dos participantes, por escrito, suas falas analisadas, buscando -se verificar se denotavam uma visão teológica, metafísica ou científica da deficiência mental. Os resultados mostram uma distribuição razoavelmente homogênea de falas que revelam tanto uma concepção metafísica quanto científica, não ocorrendo indicações da visão teológica. O conteúdo das falas evidenciadoras de concepções metafísicas e científicas mostra existirem pontos de vista não só diferentes como até antagônicos no que se refere à prática e à conceituação de deficiência mental. <![CDATA[Norma, desvio, estigma e excepcionalidade: algumas reflexões sobre a deficiência mental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute a concepção de excepcionalidade, suas bases, as noções de normas e desvio e seu papel na caracterização de excepcionalidade e, com base em estudos teóricos e empíricos, as conseqüências da rotulação diagnóstica e a relação de percepção de desvio e estigma, tomando como exemplo a categoria de excepcionalidade de deficiência mental. <![CDATA[Paradigmas da educação: uma responsabilidade compartilhada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo foi destacar aspectos relevantes que auxiliam na avaliação crítica da prática da Educação Especial no Brasil. O autor enfatizou a aproximação gradual dos temas de pesquisa com o objetivo de estudo da área. Foi discutida a adoção de modelos teóricos disponíveis e o preparo profissional de professores e pesquisadores. As lacunas no conhecimento produzido e a escassez de investigadores em Educação Especial foram também considerados relevantes pelo autor. <![CDATA[Observação, registro e análise de dados em situação de intervenção psicopedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discute o tipo de registro utilizado em situações de atendimento a grupos de crianças com diagnóstico de visão subnormal. Descreve o serviço, que tem visa promover o desenvolvimento cognitivo- lingüístico, sócio-afetivo e psicomotor, de forma a propiciar a inserção escolar e a prevenir/remediar dificuldades na escolarização inicial dessas crianças. Apresenta e discute as estratégias utilizadas para coleta de dados, a partir da técnica de registro cursivo. Discute a análise de dados, considerando a existência de dois níveis de abstração: a formulação de síntese e a elaboração de generalizações. Apresenta implicações dessas questões par ao treino do observador. <![CDATA[Leitura, ditado e manipulação fonêmica em função de variáveis psicolingüísticas em escolares de terceira a quinta série com dificuldades de aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foram analisados os efeitos de características psicolingüísticas (lexicalidade, regularidade e freqüência) e de nível de escolaridade (terceira a quinta série) sobre a leitura, ditado e manipulação fonêmica em quinze escolares com dificuldades de aprendizagem. Leitura e especialmente ditado foram fortemente afetados pela lexicalidade, freqüência, regularidade e série (nesta ordem). Em manipulação fonêmica, a de segmentos mediais foi a mais lenta e difícil; e a de iniciais foi mais fácil que a de finais. Quando se partia de palavras reais, era mais fácil manipular os segmentos iniciais; e quando chegava a reais, os finais. Partindo de reais a pseudo-palavras, foi mais fácil deletar que adicionar segmentos. Escores nas provas de leitura, ditado e manipulação foram relacionados: houve intercorrelações significantes positivas entre os escores nelas, e negativas entre eles e os tempos de execução nas tarefas. <![CDATA[Proposta alternativa para o ensino de surdos: experiência institucional no Estado da Paraíba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é descrever o trabalho pedagógico realizado em uma escola de surdos, apresentando o processo teórico-metodológico relacionado às formas de comunicação usadas em sala de aula e os diversos programas desenvolvidos, tais como intervenção comunicativa, ensino e outros. <![CDATA[O método Reuven Feuerstein: uma abordagem para o atendimento psicopegógico de indivíduos com dificuldades de aprendizagem, portadores ou não de necessidade educativas especiais.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Psicopedagogia caracteriza-se como uma área cientifica que, aliada aos empreendimentos de natureza teórico, ocupa-se da pesquisa e desenvolvimento de ações instrumentais. Na confluência entre teoria e prática, menciona-se o trabalho do Prof. Reuven Feuerstei, construindo a partir de uma coesa interação teórico-prática. A teoria de Feuerstein defende a importância das experiências sócio-interativas par ao bom desenvolvimento cognitivo da criança pode vir a desenvolver defasagens evolutivas. Caso esta situação se consolide, a criança necessitará do apoio psicopedagógico. Para tanto, Feuerstein construiu uma série de instrumentos com a finalidade de apoiar cognitivamente a criança prejudicada. Em nosso trabalho de Doutorado, aplicamos uma amostra do material elaborado por Feuerstein com resultados parcialmente positivos nos âmbitos cognitivo e afetivo. <![CDATA[Ética, cidadania e educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho está centrado na reflexão sobre a questão da ética no contexto da educação especial. A ética, a conquista da cidadania e sua inter-relação com os objetivos e a prática da educação especial oferecida ao portador de deficiência mental no Brasil se constituem nos pontos centrais da nossa investigação. Este trabalho associou criticamente temas como ética e moral, cidadania e sociedade, educação e conscientização, diferença e normalidade numa tentativa de garantir um espaço permanente de reflexão sobre os direitos do portador de deficiência à sua singularidade. <![CDATA[O papel da família na interação do portador de deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo Discute o papel que a família exerce no processo de integração social do portador de deficiência, tanto no que diz respeito à sua inserção na comunidade, quanto ao espaço que ele ocupa no seio da própria família. Como grupo social primário, a família é considerado fator determinante no grau de adaptação e autonomia que a pessoa deficiente alcança em sua vida cotidiana. Assim sendo, a intervenção psicopedagógica o nível familiar é vista como tão importante quanto o atendimento direto à pessoa deficiente. O artigo propõe estudos mais aprofundados, que analisem famílias bem integradas, focalizando nas estratégias desenvolvidas por estas para superar as situações críticas inevitáveis. <![CDATA[O deficiente e o mercado de trabalho: concessão ou conquista?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de um estudo sobre a integração de pessoas com deficiência: física. Mental, auditiva e visual. No mercado de trabalho, com o intuito de observar se as Instituições especializadas estão conseguindo cumprir um de seus objetivos, que é a colocação profissional, uma vez que, hipoteticamente, os deficientes encontram dificuldades a mais ao intento. <![CDATA[Perspectivas para conceituação de deficiências: Perspectives on conception of disabilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda algumas questões relacionadas a concepção de deficiências. São discutidas implicações de se conceber a deficiência como um atributo individual ou como um fenômeno social. <![CDATA[Dificuldades e perspectivas para a habilitação em educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda algumas questões relacionadas a concepção de deficiências. São discutidas implicações de se conceber a deficiência como um atributo individual ou como um fenômeno social. <![CDATA[Conhecendo a deficiência em companhia de Hércules]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda algumas questões relacionadas a concepção de deficiências. São discutidas implicações de se conceber a deficiência como um atributo individual ou como um fenômeno social. <![CDATA[Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65381996000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda algumas questões relacionadas a concepção de deficiências. São discutidas implicações de se conceber a deficiência como um atributo individual ou como um fenômeno social.