Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820000001&lang=es vol. 06 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Especial education: from LDB to national plans of education by MEC and brazilian society proposal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto compila as determinações sobre a Educação Especial contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96 - LDB) no Plano Nacional de Educação - Proposta do Executivo ao Congresso Nacional (PNE/MEC) e no Plano Nacional de Educação - Proposta da Sociedade Brasileira (PNE/PSB, II Congresso Nacional de Educação, II CONED, Belo Horizonte/MG, 9 de novembro de 1997). Faz uma análise das formas como o tema foi tratado nestes documentos e apresenta algumas considerações com o objetivo de subsidiar as discussões sobre essa importante modalidade educacional.<hr/>This text resumes the Special Education determinations expressed in the General Law of National Education (Law nº 9.394/96, LDB), in the National Plan of Education proposed by the government to the Congress (PNE/MEC) and in the National Plan of Education - Brazilian Society Proposal (PNE/PSB, II National Congress of Education, II CONED, Belo Horizonte/MG, nov.,9, of 1997). Analyses the several approaches about this subject in these documents and presents considerations aiming to support the discutions respecting this important kind of education. <![CDATA[Educational services to disabled children in the south hemisphere and the non-planned integration: implications to the proposal of school integration]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho reitera o argumento de que o atendimento educacional para as crianças com deficiências no hemisfério sul tem seguido o modelo médico enfatizando as modalidades educacionais em meios segregados. Neste sentido, o atendimento especializado neste hemisfério tem sido uma replica a crítica do modelo anteriormente vigente no hemisfério norte sem consideração à especificidades culturais, sócioeconômicas e políticas. No entanto, vários estudos demonstram que, devido a tais especificidades, um número significativo das crianças com deficiências no hemisfério sul já se encontram matriculadas na escola regular sem apoio especializado algum, dentro do esquema denominado por Miles (1983) de "integração não-planejada". O trabalho propõe que, num momento em que se intensificam os esforços para implementar a integração escolar no hemisfério sul inclusive no Brasil, é oportuno conhecer e investigar a situação local afim de evitar um descompasso entre planejamento e distribuição de recursos por um lado e a realidade concreta por outro.<hr/>The paper reiterates the position that the educational services offered to children with disability in the Southern Hemisphere has followed the medical model of disability reflected o segregated educational settings. In that sense, the education of disabled people in the Southern Hemisphere countries has been ao acritical copy of the model that once dominated o the Northern Hemisphere with little regard to the cultural, socio-economic or political specificities of each. Yet, studies have pointed out that it is due exactly to those types of specificities that a significant number of childrem with disabilities in the Southern Hemisphere are alredy enroled in regular schools in the absence of any sort of specialized support, within what Miles (1985) refers to as a "non-planned integration". This paper suggests that at a time when efforts towards implementing school integration have heen intensifying in the Southern Hemisphere countries including Brazil, this is the moment to seek a better understanding and research of the local context in relation to school integration with the aim of avoiding a gap between what actually exists on the ground on the one hand and planning and distribution and allocation of resources on the other. <![CDATA[Special classes: a comment on Torezan & Caiado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Num recente artigo, Torezan e Caiado (1995) apresentaram argumentos para discutir questões relacionadas à manutenção, ampliação ou extinção de classes especiais. É propósito deste texto mostrar que os recursos de educação especial têm sido mal utilizados, resultando daí a tão indesejada segregação de alunos deficientes. Algumas razões desse mau uso são discutidas. A extinção de classes especiais não irá resolver o problema da segregação de deficientes. Assim, em vez da extinção de classes especiais, argumenta-se a favor da sua expansão, para que um número crescente de crianças deficientes possa ser atendida em escolas públicas.<hr/>ln a recenlt paper, Torezan & Caiado (1995) presented some arguments to discuss issues related to the maintenance, expansion or extinction of special classes. The aim of this paper is to argue that special education resources have been misused, which has the undesired segregation of the disabled students. Reasons of such misuse are discussed. The extinction of special classes will not put of end to the segregation of the disabled. Instead of its extinction, it is argued for its expansion in order to allow growing number of disabled children attends the public school. <![CDATA[Public policts: relationship with scientific production in special education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A conjunção dos temas "Políticas Públicas", "Produção Científica" e "Educação Especial" é analisada neste texto sob duas vias: (1) a perspectiva das pesquisas sobre as políticas públicas, e (2) a produção científica sob o prisma da política em Educação Especial. Através de uma reconstrução histórica da relação entre prestação de serviços, políticas públicas e produção do conhecimento científico em Educação Especial no Brasil, foram extraídos para o debate os seguintes pontos: (a) as perspectivas para a produção científica na área, (b) implicações da indissociabilidade entre a natureza política de toda investigação científica, e (c) a necessidade de se definir claramente a Educação Especial enquanto área de conhecimento científico do campo de atuação profissional.<hr/>The combination of the issues, Public Politics, Scientific Production and Special Education, is analysed under two ways: (a) the research perspective about the public politcs and, (b) the scientific production under the point of view of the Special Education politics. By analyzing a history of the relationship between service delivery, public politics and knowledge production lin Special Education some points of view were identified for debate, such as: (a) the perspectives for a scientific production in the area; (h) some implications of the indissociability between politcs and all the scientific investigations and (c) the necessity to clearly define Special Education as one area of knowledge and as a field of professional practice in Brazil. <![CDATA[First especial school for abnormal children in the federal district: the Bourneville pavilion (1903-1920)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como intenção apresentar os resultados da pesquisa histórica desenvolvida pela autora, e que foi motivada pela verificação do reduzido número de historiografias sobre o tratamento e educação da criança com grave enfermidade psíquica. Fundamentada no pensamento de Michel Foucault, principal referencial teórico, o presente trabalho objetivou reconstituir a trajetória - práticas, discursos, metodologias - da Primeira Escola Especial para Creanças Anormaes no Distrito Federal, o Pavilhão Bourneville do Hospício Nacional de Alienados, no período de 1903 a 1920.<hr/>This article intends presents the result of the historical research motivated by the lar too small amount of historiography about treatment and education of the child with severe psychic disease. The main theoretical reference of the current paper relies on Michel Foucault, whose maio purpose is to redo the route - practice, speeches, methodologies - of the First Special School for Abnormal Children, in the then Federal District, the Bourneville Pavilion of the lnsane National Asylum, in the period of 1903 and 1920. <![CDATA[Educational philosophies concerning the deaf: from oralism to total communication to bilingualism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e intelectual da criança. Revê alguns fatores psicossociais e concepções históricas que auxiliam a entender atitudes quanto ao surdo, da antigüidade clássica aos dias de hoje, e relata alguns achados que auxiliam a compreender alguns dos motivos subjacentes à mudança de orientação da filosofia educacional quanto ao surdo, do oralismo à comunicação total, e desta ao bilingüismo. Descreve também alguns dos recursos oferecidos pela comunicação total, além de um programa bilíngüe pioneiro muito bem-sucedido que integra a maior parte daqueles recursos. Dada a importância crucial da linguagem para o desenvolvimento da criança, o artigo reitera a importância da educação bilíngüe da criança surda.<hr/>The paper emphasizes the importance of language for the social, emotional and intellectual development of the child. It revisits some psycho-social factors and historic conceptions that help to understand attitudes towards the deaf, from the Greeks to contemporary days. lt also analyzes some research findings that help to comprehend some of the reasons underlying the shift that has occurred in the educational philosophy concerning the deaf, from Oralism to Total Communication lo Bilingualism. It also describes some of the resources offered by Total Communication, as well as a pioneer successful program lo bilingual education that integrates most of those resources. Given the crucial importance of language for child development, the paper stresses the importance of bilingual education of the deaf child. <![CDATA[The semiotic mediation on the process of teaching deaf people how to read and write]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A linguagem gestual nasceu da necessidade que as pessoas surdas tem de se expressar no seu contexto sócio-cultural. Esse tipo de linguagem encontra-se sistematizado atualmente, de modo que cada país possui uma língua de sinais específica. Baseados no processo de mediação semiótica, vários estudos têm demonstrado que a escolarização de crianças surdas deve considerar toda a sua experiência lingüística e, conseqüentemente, a importância da língua de sinais como ferramenta de alfabetização vem crescendo. Baseando-se nesses estudos, realizou-se uma intervenção de natureza psicopedagógica, com o objetivo de alfabetizar um grupo de seis crianças, portadoras de deficiência auditiva congênita, utilizando-se a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a expressão gestual, a leitura labial e a oralização. Ao longo do período da intervenção, verificaram-se progressos em todos os aspectos do desenvolvimento das crianças, bem como em relação à sua socialização e à sua auto-estima. Acredita-se que os resultados alcançados reflitam a interação significativa entre os agentes envolvidos no processo de aprendizagem, propiciada pelo uso irrestrito de toda e qualquer forma de comunicação.<hr/>This study explored lhe use of video technology as an alternative approach for teaching job skills to students with special needs. Within the job skills context, the effects of video-hased anchored instruction in simulated settings were analyzed. This investigation used an AB design with three subjects within a job task. ln addition, generalization probes in the natural environment were conducted. Results indicated that two of the students reached the educational criterion and showed a high rate of generalization. By contrast, one of the trained students did not reach the educational criterion and showed a low generalized performance. <![CDATA[Symbolic play of visual impaired preschoolers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Sabe-se que a brincadeira simbólica predomina na criança do período pré-operatório e que crianças deficientes visuais são hábeis para este tipo de brincar, embora necessitem ser ensinadas, já que, muito menos freqüentemente do que crianças videntes exibem a brincadeira de forma espontânea. Procurou-se, então, com este estudo, observar e descrever as brincadeiras de crianças DVs de pré-escola, com referência aos seus aspectos cognitivos, em dois contextos: espontâneo e proposto. A seguir, verificar se estes contextos determinam diferenças nos níveis simbólicos de suas brincadeiras. Foram observadas 6 crianças DVs de uma Instituição Escolar Filantrópica, tendo o claro enquadre lúdico como critério de escolha das brincadeiras. As brincadeiras foram classificadas segundo os níveis de McCune-Nicolich e os resultados mostraram que, na brincadeira espontânea, 48.65% dos enquadres encontravam-se no período simbólico, enquanto que, na brincadeira proposta, 100% dos enquadres encontravam-se neste período. Os resultados indicam que, sob estimulação, estas crianças podem alcançar um nível de desenvolvimento cognitivo bem mais elevado.<hr/>lt is well known that children´s symbolic play prevails dunning lhe pre-operational period and that visual impaired children are capable of pretending, though after been taught. Visual impaired children less frequently than sighted children show pretend play spontaneously. In this study we observe and describe visual impaired preschoolers´ play wilh reference to cognitive aspects, in two contexts: spontaneous and proposed. Next, we ascertain the differences posed by lhe two contexts on the level of children´s play. Six visual impaired preschoolers enrolled in a Philantropic lnstitution of Porto Alegre were observed o playful activities which were coded according to McCune-Nicolich´s play classification. Results showed that 48.65% of frames in spontaneous context were syrnbolic, while in the proposed context 100% were of this type. Results indicate that, with appropriate stimulation, visual impaired children may reach a higher level of cognitive development. <![CDATA[Anchored instruction: video-based training to teach work skills to student with especial needs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382000000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo explorou o uso de tecnologia de vídeo como uma abordagem alternativa para ensinar habilidades de trabalho a estudantes com necessidades especiais. No contexto de habilidades de trabalho, os efeitos da instrução ancorada em ambientes simulados foram analisados. Esta investigação usou um delineamento experimental AB com três estudantes numa tarefa de trabalho. Provas de generalização foram conduzidas em ambiente natural. Os resultados indicaram que dois dos estudantes alcançaram o critério educacional e demonstraram um alto grau de generalização. Em contraste, um dos estudantes treinados não atingiu o critério educacional e apresentou um baixo desempenho generalizado.<hr/>This study explored lhe use of video technology as an alternative approach for teaching job skills to students with special needs. Within the job skills context, the effects of video-hased anchored instruction in simulated settings were analyzed. This investigation used an AB design with three subjects within a job task. ln addition, generalization probes in the natural environment were conducted. Results indicated that two of the students reached the educational criterion and showed a high rate of generalization. By contrast, one of the trained students did not reach the educational criterion and showed a low generalized performance.