Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820010002&lang=en vol. 07 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Inclusive education: why including]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo realiza a discussão sobre a inclusão a partir de três aspectos que são essenciais quando lutamos por uma educação que seja inclusiva. O primeiro aspecto refere-se à noção de inclusão da qual deriva a idéia de exterioridade, de fora, temáticas que são discutidas a partir dos trabalhos de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Diferenças é o segundo aspecto discutido no artigo, onde se enfatiza a urgência de se produzir diferenças, na medida em que há uma incessante forma, talvez nova, de vida produzida pelos diferentes e que é preciso estar atento para aproveitar. Por fim, o artigo analisa a escola atual, tomando a educação infantil como exemplo, já que ela também esta sendo incluída no sistema educacional, para responder à questão, a escola tal como ela se encontra hoje quer incluir as crianças, para quê?<hr/>This present article discusses the issue of “inclusion” based on three aspects that are essential when we fight for an inclusive kind of education. The first aspect refers to the notion of inclusion from which derives the idea of externality, of “from outside”, which are topics that are discussed based on Michel Foucault´s and Gilles Deleuze´s works. The question of “Differences” is the second aspect that is discussed in this article, in which the urgency of “producing differences” is emphasized, since there is an incessant, maybe new, way of relating to life form that is produced by the “different ones” which it is necessary to profit from. Finally, the article analyses the current school system situation taking preschool education as an example - since it has been included in the educational system - to answer the question: the school system, as it is today, wants to include the children; why? <![CDATA[Sexuality and the mental retardaded]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta uma reflexão sobre a questão da sexualidade em portadores de deficiência mental. Discorre sobre as dificuldades para que se possa aceitar o exercício da vida afetivo-sexual para esta população. Enfatiza a necessidade da oferta da educação/orientação sexual e destaca alguns pontos que podem dificultar tanto a aceitação da manifestações da sexualidade, quanto alguns entraves para que se possa colocar em prática programas de orientação sexual para portadores de deficiência mental. São investigados e discutidos dentro desta proposta: os mitos em relação a sexualidade, o desenvolvimento e a trajetória no terreno da sexualidade, a masturbação e a vida afetivo-sexual entre essas pessoas, questões críticas relacionadas à implantação de programas de orientação sexual, as conseqüências da aceitação ou repressão das manifestações da sexualidade sobre a vida e o ajustamento social e pessoal, além da apresentação de algumas sugestões para favorecer o aprendizado de comportamentos na área da sexualidade humana.<hr/>This article presents a reflection on the use of sexuality in carriers of mental deficiency. It discusses the difficulties in aceepting tehe exercise of a sexual-affective life for this population. It emphasizes the need for offering sexual education/orientation and highlights some points that can either make the acceptance of sexuality manifestation difficult or rise some obstacles to put such programs for carriers of mental deficiency into practice. Within this proposition we investigate and discuss: the myths related to sexuality, development and trajectory on the grounds of sexuality, masturbation and sexual-affective life among those people, critical questions related to the implementation of sexual orientation programs, the consequences of acceptance or repression of sexuality manifestations on life and on the social and personal adjustment , as wel as we present some sugestions to support learning about behaviors in the area of human sexuality. <![CDATA[Diagnosis and assessment of special classroom students in Sergipe: investigations about the process efficacy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi o de levantar, mediante questionário semi-estruturado, aplicado durante entrevistas semi-abertas, as deficiências apontadas pelos professores de classes inclusivas de escolas particulares, das instituições filantrópicas e da rede estadual de ensino especial em Aracaju, quanto ao efetivo auxílio que os diagnósticos, recebidos dos especialistas que encaminham seus alunos, possam proporcionar ao seu trabalho cotidiano em sala de aula com os alunos especiais. Mais do que outras informações julgadas como necessárias no relatório, a orientação direta ao professor foi a necessidade mais apontada, em relação às informações, aos dados e a classificação do aluno.<hr/>The purpose of this study was to reach the gaps in diagnosis informations about special needs students, that specialists like physicians, psychologists, pedagogists, and others, sends to inclusive classes teachers. The results appoint to a greater direct orientation to those teachers, that specialits would be closer, mainly on suggestions, dialogs, more than only informations, data or students cathegorizations. <![CDATA[Phonological Abilities: Writting disabilities’s evaluation and intervention in deaf children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram verificar o grau de habilidade fonológica em crianças surdas e os efeitos do treinamento da consciência fonológica e correspondências grafo-fonêmicas no processo de aquisição da escrita. Foram selecionadas 5 crianças do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU/USP), com idades entre 7 anos e 6 meses à 11 anos e 11 meses, portadoras de perda auditiva neurosensorial bilateral variando de grau moderado à severo. O estudo foi desenvolvido longitudinalmente, através de Avaliação inicial composta pela Prova de Consciência Fonológica (Capovilla, Capovilla, 1998) e Avaliação de escrita (Zorzi, 1994); Intervenção baseada nas estratégias de Capovilla e Capovilla (2000) e Santos, Navas, Pereira (1997); e Avaliação final que consistiu na repetição dos procedimentos da avaliação inicial. A análise dos dados confirmou alterações nas Provas de Consciência Fonológica (PCF), sendo notado um melhor desempenho na PCF e maior aproveitamento do treinamento da consciência fonológica por crianças com menor grau de perda auditiva. Também foi observada significativa redução de erros ortográficos após o treinamento da Consciência Fonológica.<hr/>Phonological Abilities: Writing disabilities’s evaluation and intervention in deaf children. The objectives of this study went to verify the phonological ability in deaf children and the trainning effects of the phonological abilities in the writing acquisition process. Were selected 5 children of CEDAU/USP with ages between 7 years and 6 months to 11 years and 11 months. The children's bearers of bilateral neurosensorial hearing loss with degree varying from moderate to severe. The longitudinally study beginning through initial evaluation composed by Phonological Abilibitie’s proof (Capovilla e Capovilla, 1998) and writing evaluation (Zorzi, 1994), the intervention was based on Capovilla e Capovilla’s strategies (2000), and repetition of inicial procedures evaluation. The analysis of the data confirmed alterations in the phonological abilities’s proof being noticed a better proof quality and trainning for children that have smaller hearing loss degree. Significant ortographic mistakes reduction was also observed after phonological ability trainning. <![CDATA[Emotional disorders and special education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Comentários sobre o surgimento da categoria transtornos emocionais no contexto educacional, epidemiologia e fatores envolvidos no fenômeno de exclusão dos transtornos emocionais, enquanto categoria relevante, pela educação especial inclusiva no Brasil, apesar da incidência significativa de casos no contexto escolar.<hr/>Comments about the appearance of the category emotional disorders in the educational context, epidemiology and factors involved in the phenomenon of exclusion of the emotional disorders, while important category, for the inclusive special education in Brazil, in spite of the significant incidence of cases in the school context. <![CDATA[Special classroom: the view of its users]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou entendimentos que permitissem conhecer a realidade da classe especial - do Município de Manaus - por meio dos depoimentos de seus usuários - alunos deficientes mentais - partindo de suas percepções e vivências. As percepções destes usuários afloraram, mas expressões e posicionamentos manifestados em conversas nos ambientes escolar e familiar. Os depoimentos deixaram claro para os pais a necessidade de maiores informações sobre os objetivos desta modalidade de serviço educacional. Decorre daí, a necessária mudança de atitude frente a alunos que compreendem sua história de fracasso escolar e, principalmente, uma reflexão sobre com vem-se efetivando este serviço, seus resultados e suas conseqüências para a carreira social, escolar e profissional dos usuários.<hr/>This work tries to understand the reality of Manaus’ special classes by testimonies of their users - handicapped students. Their perceptions about this Special Education service are generated during the daily life at the classroom and at their homes. The students’ testimonies were obtained when they were at the special classrooms by informal talks. The testimonies indicate that more information about the goals of this educational service is needed. Thus, it is necessary to change the attitude to deal with students of the special classes, who know their history of failures in the school life. It is still necessary a study about how this service is today, and its consequences, and results in the social, professional, and scholar life of its users. <![CDATA[Quando o coração escreve]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382001000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou entendimentos que permitissem conhecer a realidade da classe especial - do Município de Manaus - por meio dos depoimentos de seus usuários - alunos deficientes mentais - partindo de suas percepções e vivências. As percepções destes usuários afloraram, mas expressões e posicionamentos manifestados em conversas nos ambientes escolar e familiar. Os depoimentos deixaram claro para os pais a necessidade de maiores informações sobre os objetivos desta modalidade de serviço educacional. Decorre daí, a necessária mudança de atitude frente a alunos que compreendem sua história de fracasso escolar e, principalmente, uma reflexão sobre com vem-se efetivando este serviço, seus resultados e suas conseqüências para a carreira social, escolar e profissional dos usuários.<hr/>This work tries to understand the reality of Manaus’ special classes by testimonies of their users - handicapped students. Their perceptions about this Special Education service are generated during the daily life at the classroom and at their homes. The students’ testimonies were obtained when they were at the special classrooms by informal talks. The testimonies indicate that more information about the goals of this educational service is needed. Thus, it is necessary to change the attitude to deal with students of the special classes, who know their history of failures in the school life. It is still necessary a study about how this service is today, and its consequences, and results in the social, professional, and scholar life of its users.