Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820020002&lang=es vol. 08 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Deaf child education: bilingualism and the challenge posed by the discontinuity between sign language and alphabetical writing]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Revê fatores psicossociais e concepções históricas que elucidam atitudes quanto ao surdo desde a antigüidade, e examina razões das mudanças da abordagem educacional, do oralismo à comunicação total ao bilingüismo. Ressalta que as três abordagens educacionais objetivam integrar a criança surda pela leitura-escrita alfabética, e que diferem principalmente na estratégia para alfabetização e escolarização plenas. Reconhece tanto a primazia da educação bilíngüe da criança surda quanto os benefícios do implante coclear multicanal que tira vantagem da continuidade entre língua falada e escrita alfabética. Ressalta que o bilingüismo deve reconhecer a descontinuidade entre língua de sinais e escrita alfabética que prejudica a alfabetização da criança surda, e buscar soluções para restabelecer a descontinuidade, como o teste experimental da escrita visual direta de sinais para aumentar a consciência metalingüística em sinais e auxiliar a aquisição de leitura-escrita alfabética.<hr/>The paper emphasizes the importance of language for social, emotional and intellectual development. It revises psycho-social factors and historic conceptions that explain attitudes toward the deaf from the Greeks to contemporary days. It also analyzes research findings that explain changes in the educational philosophy concerning the deaf, from Oralism to Total Communication to Bilingualism. All three educational philosophies aim at integrating the deaf child by using alphabetical reading and writing, and differ mainly in terms of strategies for achieving literacy acquisition and full education. The paper acknowledges the benefits of both Bilingualism and multichannel cochlear implant technology, which takes advantage of the continuity between speech and alphabetical writing. The paper stresses that Bilingualism must acknowledge the discontinuity between sign language and alphabetical writing, which makes literacy acquisition difficult to the deaf child, and search for solutions for that discontinuity such as the experimental adoption of a direct visual writing system as a resource for enhancing sign meta-linguistic awareness and literacy acquisition. <![CDATA[School integration and inclusion: reflections on the german experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os paradigmas da integração e da inclusão escolar, com acentos conceituais diferenciados, têm marcado a história da educação especial nos últimos 30 anos. São vários os países que têm aderido aos mesmos, com ênfases e experiências próprias. O presente artigo ocupa-se da experiência de integração escolar de alunos com necessidades especiais em escolas regulares nos diferentes estados alemães. Considera as temáticas que têm acompanhado tal experiência, no confronto de novos e velhos paradigmas. Conclui com considerações sobre a realidade brasileira, face à crescente ênfase nas políticas educacionais integradoras e inclusivas.<hr/>The paradigms of school integration and inclusion with differentiated conceptual emphasis have marked the history of special education during the last 30 years. They have been adopted by several countries with their own emphasis and experiences. The present work describes the school integration experience of students with special needs in regular school on German states. The concepts, which have followed those experiences, are considered in confrontation of new and old paradigms. The Brazilian reality, in face of the growing emphasis of integrating and inclusive educational policies, is discussed. <![CDATA[The view of multiple professionals in a capacitation program on bilingual focus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão da formação do educador é muito importante, principalmente com as atuais mudanças na educação e com as propostas do bilingüismo que culminaram com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como a forma de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil. Tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento continuado de profissionais que trabalham com alunos surdos, propuseram-se parcerias com três escolas públicas de Ribeirão Preto e região, visando capacitar profissionais representantes das instituições parceiras, ouvintes e surdos, a implementarem um atendimento educacional bilíngüe, semelhante ao de um serviço de extensão universitária. O programa de capacitação foi organizado, semanalmente, contemplando as seguintes fases: observação sistemática e participação nas práticas dos diversos setores do serviço de extensão; formação teórica em grupos de estudo e implementação supervisionada do modelo, nas suas escolas. Para ajudar a avaliar esse programa foram propostas entrevistas, contendo questões abertas, com os profissionais representantes das instituições parceiras. Os resultados mostraram que a participação no atendimento possibilitou: trocas entre profissionais e reflexão sobre a própria prática; melhorar a comunicação professor-aluno surdo; desenvolver um senso crítico no aluno surdo; ampliar os serviços nas escolas, principalmente quanto à proposição e desenvolvimento de trabalho com as famílias; melhorar o atendimento educacional; e atualizar os profissionais no bilingüismo. Os representantes manifestaram necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura da língua de sinais e sobre métodos de ensino a surdos. Os profissionais surdos relataram dificuldades para compreender os textos e acompanhar as aulas teóricas. Concluiu-se que o programa de capacitação cumpriu os objetivos propostos e veio ao encontro de uma necessidade atual, chegando a modificar a política de ensino a surdos na região.<hr/>The matter of the educator formation is a capital one, mainly when the present changes in education and also the propositions of bilingualism have led to the recognition of the Brazilian Sign Language (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais) as a means of communication and expression of Brazilian deaf communities. In view of the need for continuous professional improvement of those who work with deaf students, partnerships with three public schools in Ribeirão Preto and surrounding areas were proposed aiming at enabling professionals representative of the partner institutions, hearers and deaf, to carry out bilingual educational attendance support, similar to that of an university extension service. The program for capacitation was organized weekly considering the following steps: systematic observation and taking part in practices of the several sections of the extension service; theoretical studies in study groups and supervised implementation of the model in their schools. In order to help with the evaluation of that program, open question interviews were proposed with representative professionals of the partner institutions. The results showed that participation in attendance promoted: exchange among professionals and pondering on practice itself; improve teacher-deaf student communication; enhance the deaf student’s critical sense; widen the service in schools, mainly concerning the proposition and the development of the work with the families; improve educational support; update professionals on bilingualism. The representatives demonstrated the need to deepen their knowledge concerning both sign language structure and teaching methods for the deaf. Deaf professionals reported difficulties in understanding the texts and in keeping up theoretical classes. It could be inferred that the program met the objectives set and came to face a necessity of the present days, having even changed the teaching policy for the deaf in the area. <![CDATA[The pedagogical resource under the view of the special education student in the pedagogy course]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo analisa as atribuições de formandos em pedagogia, Habilitação em Educação Especial, sobre o recurso pedagógico para alunos com necessidades especiais. A pesquisa, realizada por meio de questionários, teve como participantes 32 formandos em pedagogia. Os resultados indicaram que a definição de recurso pedagógico baseia-se numa concepção de aprendizagem e que as categorias de deficiência mais indicadas para utilização de recursos pedagógicos específicos são a deficiência visual, física e mental.<hr/>This study analyzes the attributions of graduating Pedagogy students in Special Education about the pedagogical resources to pupils with special necessities. The research, accomplished through questionnaires, had 32 students graduating in Pedagogy. The results indicated that the definition of pedagogical resource is based in a learning conception and the most indicated categories of deficiency to the utilization of specific pedagogical resources are visual, physical and mental. <![CDATA[Implantation and implementation of school space to hospitalized children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é o resultado da análise de dados obtidos através de questionário enviado aos serviços de atendimento escolar em ambiente hospitalar em funcionamento no Brasil. Objetivou-se caracterizar os aspectos de implantação e de implementação desta modalidade de ensino referentes ao suporte institucional recebido, a situação administrativa do serviço e dos profissionais nele atuantes, a clientela atendida, a dinâmica do atendimento, o espaço físico e os recursos disponíveis. Os resultados denotam variação nos aspectos de implantação e implementação deste tipo de escola e apontam para a necessidade de se unificar esforços para que o doente tenha atendido o seu direito de continuidade escolar durante o período de hospitalização.<hr/>This paper is the result of detailed analysis of data obtained through a questionnaire sent to the hospitals based on educational provisions in Brazil. The aim of the study was to characterize the aspects of implantation and implementation of this type of education as related to the institutional support received, the service and the professionals’ administrative situation, the clientele, the work dynamics and the available physical space and resources. The results show differences as related to the ways this type of educational provision has been implanted and implemented all over the country. This points to the necessity of a joined effort to guarantee qualified educational offer to the hospitalized children because it is a right they all have. <![CDATA[Blindness: conceptions of teaching and learning revealed in articles published in the Benjamin Constant journal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é refletir sobre as concepções que fundamentam as práticas pedagógicas com alunos cegos. Foram analisados nove artigos publicados na Revista Benjamin Constant, no período de setembro de 1995 a dezembro de 2000. Os eixos de análise foram: como a criança cega conhece o mundo? Qual é o papel do professor? Quais são os objetivos educacionais? Qual é o papel da linguagem? Os resultados revelam que o paradigma epistemológico que alicerça a discussão sobre a prática pedagógica com o aluno cego centra-se no racionalismo. Considera-se a importância de pedagogos e professores publicarem relatos do trabalho pedagógico desenvolvido com alunos cegos que, sem dúvida, contribuiriam na formação do educador e na reflexão sobre a educação de pessoas deficientes visuais.<hr/>The aim of this study was to discuss the conceptions of educational practices with blind students. Nine articles published in the Benjamin Constant Journal from September, 1995 through December, 2000 were analyzed as to: How does the blind child acquire knowledge about the world? What role does the teacher play? What are the teacher’s educational objectives? What is the role of language in this process? The results reveal that the epistemological paradigm that supports the discussion about educational practices with blind students is founded on rationalism. We establish how important it is that teachers publish reports on their pedagogical experiences with blind students because it will surely contribute to the preparation of future educators as well as to the discussion of blind person’s education. <![CDATA[Inclusive education and municipalization: an experience in special education in the municipal district of Paraguaçu Paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382002000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta o projeto de inclusão de deficientes auditivos e mentais em classes comuns de ensino desenvolvido junto ao Departamento de Educação do município de Paraguaçu Paulista. São resgatados os princípios e leis que fundamentam a proposta de educação inclusiva e se demonstra como a educação especial foi interpretada nesse projeto, para favorecer e possibilitar a operacionalização da inclusão, no referido município. O artigo enfatiza, ainda, a necessidade de ações no âmbito político-pedagógico, e principalmente político-administrativo, para se viabilizar a transformação efetiva da escola e de seus professores a caminho da concretização de uma Educação para Todos, com qualidade, ou seja, verdadeiramente inclusiva.<hr/>The paper presents the inclusion project of deaf and mental deficiency in common teaching groups which were developed along with the education department of the municipal district of Paraguaçu Paulista. In this paper the principles and rules that are based the proposal of inclusive education are retrieved and it shows how the special education was interpreted in this project to promote and to make possible the inclusion accomplishment in the above mentioned municipal district. The paper also emphasizes the necessity of attitudes in the political pedagogical ambit, and mainly in the political administrative one, for the effective changes of the school and its teachers to have the execution of a unique and qualified education for all, in other words, a real inclusive education.