Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820030001&lang=es vol. 09 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Why one journal about special education: the beginning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto resgata a história e os motivos que deram início à publicação da Revista Brasileira de Educação Especial, dentre esses motivos são indicados: a necessidade de divulgação científica de artigos da área, a necessidade de intercâmbios entre pesquisadores e a necessidade de demonstrar à comunidade científica a existência de forte produção de conhecimento na área.<hr/>This paper rescues the history and the reasons that involved the start of the publication of Special Education Brazilian Journal. Among them it is pointed: the need of scientific spreading of the articles in the area, the need of exchange among researchers and the need of showing to the scientific community the existence of great knowledge production in the area. <![CDATA[Some reflections about the special education brazilian journal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente texto ressalta e discute duas características da Revista Brasileira de Educação Especial. A primeira indica que o conselho consultivo é formado basicamente por professores universitários. Dessa constatação poderíamos indagar: conviria chamar alguns componentes do dia a dia escolar? Ou seja, aquele que nos lê, nessa tão falada inclusão de todos na rede regular? seremos só nós das universidades? e os professores do fundamental e secundário? Queremos atingí-los?. Uma Segunda constatação indica que a maioria dos artigos da revista provém de professores de universidades públicas, ou seja, são conhecimentos produzidos num determinado local. Desta constatação, poderíamos indagar: como integralizar o que detectamos particularmente na área com os problemas emergentes do todo? Caberá na Revista Brasileira de Educação Especial local para tal?<hr/>This article shows and discusses two characteristics of the Special Education Brazilian Journal. The first characteristic reveals that the council is basically formed by university professors. This way we can ask: would it be necessary to invite some teachers from regular schools like the teachers of the fundamental or secondary school? One second characteristic is that most of the articles were written by public university professors and the knowledge production is centralized in a specific locus. Therefore we can ask: How can we integrate this knowledge to the society general problems? <![CDATA[Analysis of articles from the special education brazilian journal (1992-2002)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente trabalho foi analisar os 95 artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial no intervalo entre 1992 a 2002. Foram consideradas para análise somente artigos classificados com relato de pesquisa, ensaio, revisão bibliográfica, relato de experiência e depoimentos. Foram desconsideradas para análise as resenhas, notícias e reprodução de documentos oficiais. Os resultados indicaram que a concentração da publicação foi em torno dos temas Educação/Ensino e Integração/Inclusão, 13 e 12 artigos respectivamente. Os temas menos referidos foram: Acessibilidade, Ética, História da Educação Especial e Análise de Programa e de Produção em Cursos de Pós-Graduação. Em termos de categorias de deficiência houve maior predomínio pela generalidade e pela categoria de deficiência mental, 38 e 30 artigos respectivamente. Também foi analisado o impacto da produção da revista na própria revista. Constatou-se que em apenas um número da revista não houve citações de artigos da própria revista. A média de citações foi a de 2,1 artigos por número.<hr/>This paper analyses 95 articles published in the Special Education Brazilian Journal from 1992 to 2002. It was analyzed only research reports, scientific assays, revision of literature, reports of experience and statements. It was not considered news, reproduction of official documents and abridgment. The results indicate that there is a concentration of subjects in education/teaching and integration/inclusion. The least quoted subjects were: accessibility, ethic, history of Special Education and analysis of program and production in post-graduation courses. The more researched deficiency category was 38 articles (generic category) and 30 articles (mental retardation). It was also analyzed the impact of the journal production on itself and it was found that only in one issue of the journal there was no citation of articles published in previous ones. The average of citations was 2, 1 articles each issue. <![CDATA[Some recent trends in special education and special educaction brazilian journal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é o de analisar se algumas tendências atuais nos estudos da área de Educação Especial estão presentes nos artigos publicados naRevista Brasileira de Educação Especial. Foram analisados três aspectos que parecem ser relevantes para a compreensão dos atuais rumos da pesquisa em Educação Especial. Referem-se a foco de atenção centrado na deficiência ou no meio, a caracterização da categoria de deficiência estudada com base em áreas específicas de comprometimento e a predominância de estudos sobre a deficiência mental. De um modo geral, pode-se concluir que os relatos de pesquisa publicados na Revista acompanham as tendências verificadas no estudo anterior em que foi feita a análise das comunicações de pesquisa apresentadas em várias edições de dois grandes eventos científicos.<hr/>The aim of of this paper is to analyse whether the articles published in the Revista Brasileira de Educação Especial have the same current trends met in the studies of Special Education. Three aspects that appear to be important to understand the current trends of the research in Special Education were analysed. They refer to focus of attention centered either on the deficiency or on the environment, the characterization of the deficiency category studied based on specific disability and the prevailing of research about the mental deficiency. It may be concluded that the research reports published in such journal follow the tendencies verified in the previous study analysing the research communications presented in two great scientific meetings during several years. <![CDATA[Inclusion-exclusion dialectic]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pretende-se compreender, numa perspectiva dialética, como se situam na atualidade as discussões sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais com deficiências no sistema regular de ensino. Faz-se de inicio uma breve consideração de cunho conceitual formal a respeito do paradigma da inclusão e, em seguida, toma-se como ângulo de análise a sua interface, a exclusão, e a contraditória relação entre ambas ao longo da história. Ancorados em idéias de alguns autores, questionamentos são colocados a respeito de como a sociedade vem se organizando para encaminhar alternativas de atendimento a estes seus membros que apresentam diferenças em relação aos demais, tendo em vista as exigências e os valores disseminados num contexto marcado pelas propostas da globalização.<hr/>Based on a dialectical perspective, it is intended to understand how discussions about inclusion of handicapped people are placed nowadays in the regular education system. It is done a brief consideration on formal conceptual aspect regarding the paradigm of inclusion and afterwards, it is taken its interface as an angle of analysis, the exclusion and the contradictory relationship between both along the history. Anchored on some authors’ ideas, questions are raised on how society has organized itself to set alternatives to deal with these members who present differences in relation to the others, having in mind the demands and values disseminated in a context marked by the globalization proposals. <![CDATA[Preparing the inclusion way: dissolving myths and prejudices in relation to individuals with down syndrome]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto refere-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto foi a investigação da trajetória escolar e social que possibilitou o desenvolvimento do potencial cognitivo de dez jovens com síndrome de Down. Tecendo considerações, de um lado, sobre o preconceito de que são alvo esta categoria de sujeitos e, de outro, sobre sua conduta cognitiva com apoio na teoria sócio-histórica, pôde-se desvelar desempenhos relevantes desses sujeitos em várias áreas do conhecimento. As informações foram coletadas por meio de observação direta, entrevistas semi-estruturadas, produções escritas, artísticas e boletins escolares dos sujeitos. Procurou-se observar o desempenho relevante e o nível de literacia de cada um, concluindo que a deficiência não incapacita o sujeito na sua totalidade e que a família tem grande influência no seu desenvolvimento. Parece ainda, que a informação concorre para a mudança do modo como a sociedade os vê, porém não de modo suficiente para erradicar o preconceito de imediato. Este, ao esbarrar na cultura e no inconsciente das pessoas, não permite que se considere a diferença como diversidade ao invés de desigualdade, requisito importante para a constituição da sociedade inclusiva.<hr/>This paper describes a qualitative research that investigated the educational and social background that allowed the cognitive potential development of ten young individuals with the Down syndrome. By analyzing both the prejudice that these individuals are exposed to and their cognitive behavior supported by the social-historic theory, it was possible to unveil the relevant performance of these individuals in several fields of knowledge. The information was gathered by means of direct observation, semi-structured interviews, written and artistic work produced by the individuals as well as their school records. The observation of the relevant performance and the literacy level of each one lead to the conclusion that the deficiency does not totally disable the individuals and that their families play an important role on their development. It also seems that the information allows a change on the way the society looks at them. However, it is not enough to eradicate the prejudice due to the cultural and people’s unconscious restrictions, not allowing the difference to be considered diversity as opposed to inequality, an important requirement for the constitution of the inclusive society. <![CDATA[Teaching concepts to people with learning problems: a methodological proposal for teaching using games]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo teve por objetivo verificar a eficácia do ensino de conceitos relevantes para a vida cotidiana, por meio de jogos, a pessoas com problemas de aprendizagem. A amostra foi constituída de 15 participantes, onze meninos e quatro meninas, de oito a treze anos de idade, de famílias de renda baixa. Para avaliação da capacidade de raciocínio geral e intelectual dos participantes foram utilizadas a Escala de Maturidade Mental Colúmbia e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. O delineamento utilizado foi de pré-teste, treinamento, pós-teste e generalização. No pré-e no pós-teste foram utilizadas questões do Teste de Conceitos Básicos de Boehm. O ensino de conceitos foi baseado em uma concepção que tem por base o princípio da interligação entre a ação e o desenvolvimento cognitivo, e o jogo como forma de ensino, mediado pela linguagem oral, por objetos e figuras. Utilizou-se também estratégias para a ocorrência do aprendizado cooperativo, com criações de situações desafiadoras visando acionar os esquemas cognitivos dos participantes. Os resultados apontaram efeitos positivos dos procedimentos utilizados, com implicações para a educação inclusiva.<hr/>The purpose of this study was to investigate the efficiency of teaching concepts, relevant to daily life, to people that present learning problems, exposing the participants to collective games. Fifteen pupils were subjects of this study, eleven boys and four girls from low class families, with age varying from eight to thirteen years. The Columbia Mental Maturity Scale and Raven’s Coloured Progressive Matrices were used to evaluate the participants’ general and intellectual reasoning ability. The design used was pre-test, training, post-test and generalization tests. The Test of Basic Concepts of Boehm was used in the pre and post-tests. The teaching of concepts was based on a conception that has as its basis the principle of connection between action and cognitive development, and the game as a way of teaching, guided by oral language, objects and pictures. Strategies guiding to cooperative learning with construction of challenging situations were also used in order to activate the participants’ cognitive schemes. The results pointed out the positive effects of the procedures with implications to inclusive education. <![CDATA[Knowledge generalization: a significant issue in education research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta uma breve discussão das questões sobre a generalização em duas abordagens metodológicas diferentes: nas perspectivas cognitiva e comportamental. Enfoca as várias limitações críticas que existem na literatura e os problemas associados com as definições de pesquisas de generalização. Além disso, este artigo examina os prós e contras das definições e revisa as metodologias de pesquisas usadas para analisar a generalização e a manutenção de habilidades aprendidas por estudantes com necessidades especiais.<hr/>This paper presents a brief discussion of issues in generalization research from two different methodological approaches: cognitive and behavioral perspectives. It focuses on several critical limitations existing in the literature and problems associated to research definitions of generalization. Furthermore, this paper examines the pros and cons of the definitions and critically reviews the research methodologies used to analyze generalization and maintenance of learned skills among students with disabilities.