Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820030002&lang=en vol. 09 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Brazilian association of researches in special education: 10 years of a possible dream]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos e tem por finalidades: congregar pesquisadores da área de Educação Especial e ciências afins; promover e apoiar o aperfeiçoamento técnico através da assessoria a centros especializados, universidades e órgãos públicos e dar suporte a publicações científicas. Neste sentido, a ABPEE é responsável pela editoração, publicação e distribuição da Revista Brasileira de Educação Especial, fruto da necessidade de fazer circular informações de caráter científico em Educação Especial.<hr/>The Brazilian Association of Researchers in Special Education is a civil society, of private right, without lucrative ends and has for purposes: to congregate researchers of the area of Special Education and kindred sciences; to promote and to support the technical improvement through the consultantship to specialized centers, universities and public organs and to give support to scientific publications. In this sense, ABPEE is responsible for the editorial business, publication and distribution of the Brazilian Journal of Special Education, fruit of the need of doing to circulate information of scientific character in Special Education. <![CDATA[About violence and disability: initial thoughts for a literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pretende-se demonstrar a inter-relação entre o fato de ser portador de deficiência e a temática da violência. Estudos de caso são descritos para ilustrar que a própria deficiência pode ser um resultado direto de atos de violência doméstica. São discutidos três exemplos de tal fato: a) a violência cometida pelo parceiro à mulher durante o período de gestação pode acarretar em sérios danos para a criança (sendo que não há estudos em nossa realidade sobre a prevalência deste grave problema); b) a questão de maus tratos e negligência paterna está fortemente associada a danos graves para o desenvolvimento infantil e c) há uma farta literatura apontando as seqüelas a curto e a longo prazo do abuso sexual infantil. O indivíduo portador de deficiências (de qualquer modalidade) encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade, em relação ao não portador, para ser vítima de violência. Infelizmente, em alguns casos, tal indivíduo, também, apresenta risco de ser agressor, como nos casos de maior probabilidade de maus tratos aos filhos por parte de pais portadores de deficiência mental. São levantadas questões de pesquisa e aponta-se alguns caminhos pertinentes à área de combate e prevenção de violência doméstica.<hr/>The goal of this paper is to demonstrate the relationship between the topic of violence and disability. Case studies are presented to illustrate the point that the disability per se may be a direct result from acts of domestic violence. Three such examples are discussed: partner violence perpetrated to pregnant women may result in serious damage to the child (there are no studies about the prevalence of this serious problem in terms of the Brazilian reality); b) child physical abuse and parental neglect are strongly associated with serious damage to children's development, and c) there is an ample body of literature showing the short and long term effects of child sexual abuse. The person with a disability (no matter which type) finds him or herself in a position of greater vulnerability, when compared to their counterparts, in terms of becoming a victim of violence. Unfortunately, in some cases, the handicapped person may also have an increased risk of being a perpetrator, such as in the case of larger risk of physical child abuse by developmentally delayed parents. Relevant research questions and some solutions are raised for the area of violence prevention and cessation. <![CDATA[Communicative approaches and impasses in the writing building of portuguese language by deaf children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem como objetivo trazer à reflexão aspectos ligados à aprendizagem da criança surda, discutindo essencialmente a influência das linhas comunicativas que atuam na educação da população surda sobre o processamento cognitivo da leitura e escrita desta população. Neste aspecto são enfocadas as estratégias cognitivas utilizadas pela população surda bilíngüe e moralista, propostas de auxílio ao trabalho de alfabetização destas crianças que mantenham o respeito à cognição nesta construção, e seu confrontamento com aspectos legais ligados ao reconhecimento lingüístico da LIBRAS. Através destes aspectos o artigo visa contribuir às discussões sobre educação de surdos, refletir sobre a diferença de olhares em sua educação, sem perder de vista o respeito à sua escolha comunicativa e suas estratégias cognitivas de construção da leitura e escrita.<hr/>This article intends to bring to reflection linked aspects to the deaf child's learning, discussing the influence of the communicative lines that act in the education of deaf population on their cognitive processing of the reading and writing. For this are focused the cognitive strategies used by bilingual and moralist deaf population, work proposals with these children's literacy that maintain the cognition respect in their construction, and confront with legal aspects to the LIBRAS recognition. Through these aspects this article intents to contribute in discussions about deaf’s education, to contemplate difference of approaches in their education, without losing of respect to their communicative choice and cognitive strategies of reading and writing construction. <![CDATA[Inclusive education device: contributions of Vygotskian approach and german experience]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo enfoca a temática da inclusão escolar. Inicia com considerações pertinentes à abordagem precoce de Lev Vygotski sobre tal questão. Verifica-se que Vygotski, muito antes das atuais idéias que fundamentam a concepção da educação inclusiva, já articulava conceitos semelhantes. O texto passa, a seguir, a historiar a educação inclusiva no sistema alemão, ao longo de três décadas (70 a 90). Na década de 70, iniciam-se os primeiros movimentos rumo ao conceito de inclusão escolar, porém, de forma localizada. Decisivo, neste momento, é a recomendação do Conselho Alemão de Educação, em 1973, da educação comum de crianças com e sem necessidades especiais. A década de 80 registra o amadurecimento das discussões e experiências da inclusão escolar, em que se soma uma variedade de posições (favoráveis e contrárias) de educadores alemães. A década de 90 apresenta o abrandamento das posições mais radicais, enquanto se abrem espaços para debates menos tensos e mais frutíferos. Wocken (2003) expõe princípios importantes da educação inclusiva. Uma opinião a destacar é a de Speck (1996), que vai alertar para o não desmantelamento da educação especial, já que tem espaço importante no atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais. Neste sentido, deve-se refletir sobre os avanços verificados na educação especial, particularmente na idéia da inserção da educação especial na educação regular. Recomenda-se que não sejam tomadas medidas precipitadas frente aos novos ventos da educação inclusiva, sob pena de - conforme a parábola bíblica romperem-se os odres novos pela pressão do vinho velho.<hr/>The paper presents the positions of some writers about school inclusion. It begins with a discussion of Lev Vygotski’s early approach. It is shown that he clearly supported inclusive education ideas. Following that, the paper presents the history of inclusion activities of the German system over three decades (1970 to 1990). On the 70’s, the first inclusive movements on the German school system appear, but only as local actions. In that moment, the recommendation of the German Education Council in 1973 about the common education of children with and without special needs, is of fundamental importance. The decade of 1980 registers the growing of discussions and experiences about school inclusion, there are different opinions of German teachers and researchers, favorable or not to inclusive education. In the 90’s, the more radical opinions are softened, and the discussion among teachers is less tense and more fruitful. Wocken presents important principles of inclusive education. Speck (1996) alerts for the danger of destruction of the special education systems, since they have an important role in the assistance to children with special educational needs. In this sense, a careful consideration of the developments in special education is an important issue, particularly in face of the present intentions of its insertion in the modalities of the regular education. It is recommended that precipitated actions forced by the new tendencies of inclusive education are not undertaken, to avoid the danger of - as ilustrated by the biblical story - breaking the new glass because of the old wine pression. <![CDATA[What the community wants to know about inclusive educacion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem por objetivo não só descrever e analisar, mas, também, responder as questões levantadas pela comunidade sobre o tema deficiência e, em especial, inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. As questões foram feitas por meio de um telefone 0800, a partir de um episódio de exclusão da rede particular de ensino, de uma criança deficiente, cuja mãe dirigiu-se a uma empresa de TV, denunciando a atitude. Prevaleceram questões sobre os aspectos legais da inclusão, em termos de direitos e deveres, competência do professor para lidar com estas questões, bem como o papel escolar da inclusão. Os resultados sugerem que a inclusão escolar, ainda que seja um procedimento amparado pela legislação vigente, precisa de alguns cuidados para que se efetive na prática. Um deles é possibilitar a comunidade a reflexão sobre conceitos, princípios, valores e informá-la sobre legislações, características das deficiências, etiologia, etc. Tais informações devem alcançar não somente a comunidade em geral, mas especificamente, a comunidade escolar. Faltam informações básicas sobre deficiência, o que aumenta o preconceito, resultando muitas vezes no atendimento inadequado a esta parcela da população. No intuito de oferecer um serviço especializado, acaba-se, na verdade, privando-os do convívio com as demais pessoas da sua comunidade.<hr/>The present paper has as a goal not only describe and analyze, but also answer the questions made by the community about deficiency, especially, inclusion of students that have special needs in the general teaching system. These questions were made by a 0800 telephone and they started from an episode of a deficient child’s exclusion from the private teaching system denounced by the mother. The questions prevailed on the legal aspects of inclusion, related to rights and duties, teacher's competence to work with these questions and the role of inclusion. The results suggest that the inclusion, although it is a procedure supported by the current law, needs some cares to be executed in practice. One of them is to make possible the reflection about notions, principles, standards, and to inform the legislation, the characteristics of disabilities, etiology and so on. These information must be achieved not only by the general community but, specifically, by the school community. There isn’t enough basic information on deficiency and this fact increases the prejudice rate, resulting in an inadequate service to this part of the population. Actually, intending to offer a specialized service, such behavior removes these people from the conviviality with others in the community. <![CDATA[Formation of physical education teachers that deal with students with specific educational needs (deafness): an experience in the fundamental teaching of the public schools in Fortaleza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo consistiu em delinear um programa de formação de professores de Educação Física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (deficiência auditiva) do ensino fundamental da rede pública, com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca da Educação Física Adaptada, através de elementos teóricos-práticos que possibilitam um atendimento de forma responsável e competente, minimizando as barreiras e percalços do movimento inclusivista na escola. A metodologia utilizada nesta investigação se insere no enfoque da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e propositivo, utilizando a observação das práticas pedagógicas do professor e condições de trabalho, bem como entrevista aos professores com o objetivo de detectar o nível de conhecimento para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. No tratamento dos dados, utilizou-se a “Análise de Conteúdos” e como resultados, se comprovaram a falta de preparação dos professores para o exercício da profissão, condições físicas e materiais insuficientes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e a falta de políticas públicas consistentes para o desenvolvimento da Educação Especial. Levando em conta as necessidades de aprendizagem dos professores sobre como melhor atender às necessidades educacionais de alunos especiais detectadas na pesquisa foi elaborado um programa de formação para professores de Educação Física que atuam com alunos deficientes auditivos do ensino fundamental da rede pública de Fortaleza baseado no enfoque sócio-histórico-cultural de Vigotsky e no conceito de professor reflexivo, na intenção de aumentar a capacidade deste professor para enfrentar a complexidade, evidenciando a qualidade no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.<hr/>The goal of this study consists of putting up a program for graduating teachers in physical education who deal with deaf students in the fundamental teaching in public schools to improve knowledge about adapted physical education, through both theoretical and practical elements which allow a responsible and efficient service, minimizing the limits and obstacles for the inclusivist movement at school. The methodology used in this investigation is inserted in the focus of a qualitative research, having a positive and descriptive type, using the observation of the teacher’s pedagogical practices and his work conditions, as well as interviews with teachers, trying to find out the knowledge level for the work with students having specific necessities. The analysis of contents was used in the data treatment and it was found a lack of preparation of the teachers as well as insufficient physical and material conditions for the development of the process teaching-learning and also lack of a consistent public policy for the development of special education. Taking into consideration the teachers learning necessities on how to cope with educational lacks for special pupils verified, it was made a formation program for these physical education teachers based on Vigotsky´s social and cultural focus and on the concept of the reflexive teacher that may face the complexity pointing out the quality when assisting students with special necessities. <![CDATA[Considerations from teachers of physical education about the assistance given to student of special classes inserted in the educational environment under the perspective of inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo reunir reflexões de professores de Educação Física sobre o atendimento educacional ofertado a alunos de classes especiais em ambientes educacionais sob a perspectiva da inclusão. Para tanto se realizou uma pesquisa-ação com 13 professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Londrina-PR. A pesquisa foi conseqüência de discussões realizas pelo Grupo de Estudo/Trabalho sobre Organização de Ambientes Inclusivos de Aprendizagem Mediante Prática Reflexiva de Professores de Educação Física. Encontros quinzenais, realizados entre 2002 e 2003, foram gravados em fitas cassete e posteriormente transcritos para efeito de análise. Aulas de Educação Física para classes especiais, ministradas pelos sujeitos da pesquisa, foram registradas em fitas VHS. Estes procedimentos permitiram contextualizar as discussões e coletivizar as situações vivenciadas por cada um dos sujeitos do estudo. Os dados levantados apontam para uma contradição na participação do componente curricular Educação Física no atendimento educacional dos alunos de classes especiais, à medida que estes alunos são “incluídos” neste e não em todos os componentes curriculares. O aprimoramento deste atendimento passa pela ampliação e aprofundamento do debate em torno do processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais, na busca de coerência entre proposições e ações relacionadas à função e ao funcionamento das classes especiais em ambientes educacionais assentados na perspectiva da inclusão. O estudo indica a importância de se valorizar o refletir/agir cotidiano dos professores como possível fonte de superação das contradições vivenciadas em nosso sistema de ensino.<hr/>The present study aimed to gather reflections from teachers of Physical Education about the educational assistance given to students from special classes in educational inclusive environments. An action-research was carried out involving 13 Physical Education teachers in the teaching system of Londrina, Parana State. It was elaborated from the discussions accomplished by the study/work Group about the Organization of Inclusive Learning Environment by the Physical Education teachers’ reflexive practice. Fortnightly meetings, held during 2002 and 2003, were recorded in cassette tapes and later transcribed for the analysis. Physical Education for special classes, taught by the subjects of the research, were registered in VHS tapes. These procedures made possible the context of the discussions and the situations experienced by each of the study subjects. The data raised point out a contradiction in the participation of the Physical Education curricular component concerning the offer of educational assistance to students of special classes, as these students are “included” in this and not in all the curricular components. The improvement of this assistance has to consider the amplification and depth of the debate regarding the schooling process of students with special educational needs. This debate may search the coherence between propositions and actions related to the role and to the performance of the special classes in education environments based on the perspective of inclusion. This study points out the importance of valuing the teachers’ daily reflexive action as a possible source for outdoing the contradictions experienced in our educational system. <![CDATA[Teacher’s action concerning sexual manifestations of mental deficient students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo relata e analisa os resultados de uma investigação junto às escolas da rede estadual de ensino na cidade de Aracaju, na qual se buscou analisar relatos sobre a atuação de uma amostragem de professores dessa rede de ensino, junto aos alunos portadores de deficiência mental, em classes especiais ou inclusivas, frente à questão da Educação Sexual, tanto presente na formação desses professores, quanto ao lidar no cotidiano com o tema. Foram entrevistados quinze professores e, na análise de conteúdo das respostas, constatou-se que a realidade presente no dia-a-dia do professor de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência mental deixa-o perplexo, confuso, evasivo nas respostas e sem metas pedagógicas definidas quanto ao assunto. Diante disso, conclui-se que há necessidade urgente de uma preparação adequada, compensatória das lacunas na formação acadêmica do professor, para lidar com a sexualidade do aluno no cotidiano escolar.<hr/>This article analyses the results of an investigation made in Aracaju public schools with teachers who are dealing with mental deficient students. The participants (15) were asked about how they deal with sexual education and sexual manifestation of their students from special or inclusive classes taking into consideration the teacher’s formation and their class routine. The results show lack of preparation by the teachers since the reactions are evasive and have no methodological patterns. It is concluded that there is an urgent need of an appropriate preparation to compensate the lacks in the teachers’ academic formation to deal with that subject. <![CDATA[Totalized learning: does it make the learning of visual, deaf and without sensorial deficient children?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta é uma pesquisa sobre condições necessárias para que os alunos realizem aprendizagem significativa, isto é, adquiram conhecimentos fazendo uso da própria capacidade de elaboração e compreensão do que é ensinado. Considera a complexidade das interações, em sala de aula e no atendimento em sala de recursos, e as implicações das atitudes da professora e do contexto da escola para o processo de aprendizagem de alunos: com deficiência visual; de alunos com surdez e de alunos sem deficiência sensorial. A pesquisa e a análise dos dados coletados fundamentam-se no enfoque da Aprendizagem Totalizante, apresentando a viabilidade dessa proposta.<hr/>This is a research about necessary conditions for the students to have meaningful learning, that is, to acquire knowledge using their own capacity of elaboration and understanding of what is being taught. It considers the complexity of interactions in regular and special classrooms, the implication of teachers’ attitudes and the school environment for the learning process of the pupils: with visual impairment; deafness and without sensorial deficiency. The research and the analyses of the data are based in the proposal of the Aprendizagem Totalizante (Totalized learning), showing its viability. <![CDATA[Dissecando um mito: uma viagem ao mundo de Itard e Victor - o selvagem do Aveyron]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382003000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta é uma pesquisa sobre condições necessárias para que os alunos realizem aprendizagem significativa, isto é, adquiram conhecimentos fazendo uso da própria capacidade de elaboração e compreensão do que é ensinado. Considera a complexidade das interações, em sala de aula e no atendimento em sala de recursos, e as implicações das atitudes da professora e do contexto da escola para o processo de aprendizagem de alunos: com deficiência visual; de alunos com surdez e de alunos sem deficiência sensorial. A pesquisa e a análise dos dados coletados fundamentam-se no enfoque da Aprendizagem Totalizante, apresentando a viabilidade dessa proposta.<hr/>This is a research about necessary conditions for the students to have meaningful learning, that is, to acquire knowledge using their own capacity of elaboration and understanding of what is being taught. It considers the complexity of interactions in regular and special classrooms, the implication of teachers’ attitudes and the school environment for the learning process of the pupils: with visual impairment; deafness and without sensorial deficiency. The research and the analyses of the data are based in the proposal of the Aprendizagem Totalizante (Totalized learning), showing its viability.