Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820040001&lang=pt vol. 10 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Rendimento acadêmico e adaptação escolar de alunos participantes na modalidade inclusiva de ensino que combina sala regular e sala de recursos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretendeu delinear o perfil acadêmico e a adaptação escolar de um grupo de alunos que participavam da modalidade inclusiva de ensino que combina a freqüência à sala regular e à sala de recursos. Os participantes foram nove alunos do Ensino Básico. Os instrumentos utilizados foram: o Levantamento Diagnóstico de Leitura e Escrita de Clay que avalia dez tarefas de leitura e escrita dominadas, em geral, por alunos ao final da 1ª série; o Teste de Desempenho Escolar e a Escala de Caracterização do Comportamento de Alunos em Sala de Aula que avalia o relacionamento dos alunos com a professora, os colegas e o engajamento nas tarefas. Os resultados relativos ao desempenho dos alunos no Levantamento Diagnóstico de Leitura e Escrita de Clay indicaram que somente 33% dos alunos realizaram satisfatoriamente as tarefas de escrita e leitura. Foram identificadas as aprendizagens de leitura e escrita dominadas por cada um dos demais participantes. Os resultados do TDE mostraram que 100% dos alunos obtiveram classificação inferior em leitura e 78% obtiveram classificação inferior em escrita e aritmética. As professoras avaliaram que 55,5% dos alunos não apresentavam problemas de relacionamento com elas e 33% não apresentavam problemas com os colegas. Em relação ao engajamento nas atividades de sala de aula, os resultados indicaram que 44% dos alunos apresentavam mais dificuldades de adaptação. O estudo levanta questões sobre as possibilidades e limitações de uma modalidade inclusiva de ensino.<hr/>The present study intended to delineate the academic profile and the school adaptation of a group of students that participated in a teaching inclusive modality which combines the frequency to regular classroom and to resource room. The participants were nine students from elementary school. The instruments used were: Clay’s Diagnostic of Reading and Writing that evaluates ten reading and writing tasks dominated, in general, by students at the end of the 1st grade; Scholastic Performance Test and Characterization Scale of Student's Classroom Behavior that evaluates the students' relationship with the teacher, classmates and the commitment to the tasks. The results concerning the students' performance in Clay’s Diagnostic of Reading and Writing indicated that only 33% of the students accomplished the writing and reading tasks satisfactorily. It was identified the reading and writing learning dominated by each one of the participants. The results of Scholastic Performance Test showed that the students obtained inferior classification (100% in reading and 78% in writing and arithmetic). The teachers evaluated that 55.5% of the students didn't present relationship problems to them and 33% didn't have problems with the classmates. Regarding to the commitment in the classroom activities, the results indicated that 44% of the students presented more adaptation difficulties. The study raises questions about the possibilities and limitations of a teaching inclusive modality. <![CDATA[O agente de saúde e o paciente especial: examinando o jogo dialógico entre o profissional de odontologia e sujeitos com deficiência mental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procurou investigar os modos de atuação de uma cirurgiã dentista junto a pacientes especiais que apresentam deficiência mental e freqüentam uma instituição de educação especial. O objetivo foi caracterizar a comunicação da profissional com crianças e adolescentes, em sessões de consultório e em atividades educativas. Focalizando os diálogos estabelecidos nas diversas situações registradas, as análises buscaram configurar o lugar que a profissional ocupa nas interlocuções e as estratégias que ela emprega para os propósitos de atender e educar. Os achados sugerem que, nas instâncias de tratamento, sobretudo quando precisa obter cooperação, a comunicação da dentista mostra-se apropriada no tocante a vários aspectos da relação com seus pacientes especiais. Entretanto, nas atividades educativas, sua postura de escuta e sua disposição para conversar são reduzidas. Ela geralmente não abre espaço para as manifestações do interlocutor e tende a assumir o “comando” dos diálogos, centrando-se no informar (o que reflete uma visão do processo de ensino-aprendizagem como transmissão-recepção) e efetuando um direcionamento da interlocução a temas estritamente ligados à saúde bucal (o que limita as oportunidades de conhecer os pacientes-educandos e as significações que eles estão elaborando).<hr/>The present study investigates the work of a dentist in the context of an institution for special education. The objective was to characterize the communication of this professional during treatment sessions and educational activities with children and adolescents who have mental deficiency. By focusing on the dialogues established in various situations, we attempted to configure the place that the dentist occupies in the interlocutions and the strategies that he uses for the purposes of attending and educating. The findings suggest that, during the treatment, mainly when there is need to obtain cooperation, his communication is appropriated in regard to several aspects of the relationship with the special patient. However, during educational activities, his availability to listen to and to maintain a dialogue is limited. He generally does not allow the interlocutor to manifest himself, and tends to hold the “command” of the dialogues. His utterances are centered on informing (what reflects a view of the teaching-learning process as transmission-reception), restricting the interlocutions to themes directly linked to mouth health (what reduces the opportunities to improve his knowledge about the patients-learners and the meanings that they are elaborating). <![CDATA[Necessidades especiais e adoção: probabilidades e prevenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os riscos para o desenvolvimento infantil decorrentes da institucionalização e do processo de adoção podem propiciar dificuldades para integrar e regular afetos e comportamentos podendo ocasionar disfunções cognitivas, ocorrência de transtornos de comportamento, psicopatologia e prejuízos de competência social. Tais fatores justificam a necessidade de estudos com vistas à proposição de alternativas para uma prática satisfatória da adoção. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o processo de seleção dos candidatos a pais adotivos em seus múltiplos aspectos. Participaram do estudo cinco psicólogos e três assistentes sociais de dois Fóruns de cidades do interior de Estado de São Paulo - Brasil. Na análise dos dados procurou-se avaliar: as etapas do processo de seleção de pais para adoção; as dificuldades encontradas na seleção de pais adotivos; os critérios utilizados na seleção de pais e as dificuldades enfrentadas. Os resultados em ambos Fóruns foram similares apontando para: a) falta de informação por parte dos adotantes; b) necessidade de integração da equipe; c) curto prazo para realização do trabalho; d) grande demanda de serviço e e) necessidade de agilizar o andamento dos processos de adoção. Apreendeu-se que o sucesso da adoção depende de um eficiente processo de seleção de pais, fazendo-se necessária a aplicação de um treinamento específico dos profissionais envolvidos no processo de forma a dar-lhes uma visão mais abrangente da adoção visando também atingir uma maior agilidade no processo.<hr/>The risks of child development arisen from adoption institutions and the adoption processes justify studies aiming new alternatives in order to overcome some problems such as return of adopted children and inadequate childish development. In this context, the objective of this work was to investigate the process of the candidate selection for adoptive family in several aspects. Five psychologists and three social assistants from two cities of São Paulo state (Brazil) worked in this study. Herein, it was investigated: the stages of the selection process of candidates for adoptive family; the difficulties found in selection and selection criteria. The results showed: a) lack of information from the candidates for adoptive parents; b) the adoption group should be more integrated; c) the time to complete the process is very short; d) enormous demand of work; and e) the overall adoption process team should be more agile. Therefore, to achieve an efficient selection of candidates, the professionals involved in the adoption need specific training in order to provide a general view of the overall process and, consequently, more agility. <![CDATA[Conceito sobre a educação da criança deficiente, de acordo com professores de educação infantil da cidade de Bauru]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho objetivou verificar os indicativos sobre o conceito de educação da criança deficiente na faixa etária de 3 a 6 anos, junto a professores de educação infantil, que quanto à prática educativa atual, diferem em relação à presença de alunos com deficiências em seus ambientes de trabalho. Para consecução do objetivo proposto foram aplicados um protocolo de informações pessoais e profissionais e um questionário, com questões abertas e fechadas, junto a 70 professores: 35 que trabalham com crianças nesta faixa etária, em classes regulares sem a inserção de crianças deficientes na escola; 31 responsáveis por classes regulares com crianças deficientes inseridas e 4 que lecionam em escolas especiais. Os resultados foram analisados através de estatística descritiva e análise de conteúdo e revelaram que os professores acreditam que a aprendizagem sofre maior interferência na criança deficiente mental, e menor, na deficiente física. Para eles, os fatores que dificultam a educação da criança deficiente incluíram aqueles inerentes ao indivíduo deficiente, à pessoa do professor e à estrutura escolar atual, sendo estes os mais destacados. Não foram observadas diferenças significativas nas respostas dos diferentes grupos de professores. Pode-se concluir que para que haja real inclusão da criança deficiente na rede regular de ensino, há que se propiciar condições de mudança estrutural na rede educacional, ou seja, possibilitar formação que contemple conteúdos referentes às deficiências e às diferenças individuais, formas de adaptação e adequação do material pedagógico, adaptação do espaço físico, além de apoio técnico específico.<hr/>The present study aimed to verify the concept of the deficient child education from 3 to 6 years with kindergarten teachers who differ in relation to the presence of deficient students in their jobs. It was applied a protocol of personal and professional information and a questionnaire, with open and closed questions, to 70 teachers: 35 that work with children in this age group, in regular classes without the deficient children's insertion in the school; 31 responsible for regular classes with insertion of deficient children and 4 that teach in special education schools. The results were analyzed through descriptive statistics and content analysis and they revealed that the teachers believe that the learning has more interference in the mental deficient child than in the physical deficient one. For them, the factors that hinder the deficient child education included those inherent to the deficient individual, to the teacher and the school structure. Significant differences were not observed in the answers of the different groups of teachers. It can be concluded that in order to have the deficient child's real inclusion in the regular teaching, it is necessary to propitiate conditions of structural change in the educational system, to facilitate formation that contemplates referring contents to the deficiencies and the individual differences, adaptation of the forms, of the pedagogic material and the physical space, besides specific technical support. <![CDATA[O conceito de deficiência em discussão: representações sociais de professores especializados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi investigar as representações que professores habilitados nas diferentes áreas de educação especial possuem sobre o conceito de deficiência. Para isso utilizamos a entrevista como instrumento de coleta de dados. Foram participantes desse projeto 23 professores das quatro áreas de deficiência (auditiva, física, mental e visual) que atuavam no atendimento educacional especializado, em classe especial ou sala de recursos, na rede pública estadual de ensino, da cidade de Marília. Como procedimento de análise de dados utilizamos as seguintes categorias, relacionadas às concepções de deficiência que pretendíamos estudar: 1)Concepção individual; 2) Concepção psicossocial e 3) Concepção interacionista. De acordo com os resultados encontrados, pudemos observar que 13 professores (56,6%) possuem uma concepção individual da deficiência, localizando-a em atributos individuais. Encontramos, também, 7 professores (30,4%) que apresentam uma concepção psicossocial de deficiência, trazendo elementos que não são apenas intrínsecos ao indivíduo, mas consideram os fatores externos como também causas das deficiências. Dos 23 professores entrevistados, 3 (13%) apresentam uma concepção interacionista de deficiência, admitindo o papel da audiência e das interações sociais na interpretação da deficiência. No geral, as representações sociais dos professores acerca da deficiência estão sustentadas em um pensar simplista, sem muitas argumentações teóricas e pragmáticas.<hr/>The aim of this study was to investigate the representations that skilled teachers in the different areas of special education have about the concept of deficiency. We used the interview as an instrument of collecting data. Twenty-three teachers of the four areas of deficiency (auditive, physical, mental and visual) were the participants of this project. Such teachers participated in the specialized education attendance in special or resource classrooms from the state public education in Marília. As a procedure of data analysis, we used the following categories related to the conceptions of deficiency that we intended to study. 1) Individual conception; 2) Psychosocial conception and 3) Interactive conception. According to the results, we could observe that 13 teachers (56.6%) have an individual conception of the deficiency, locating it in individual attributes. There were also 7 teachers (30.4%) who presented a psychosocial conception of deficiency, bringing elements that are not only intrinsic to the individual but consider the external factors as causes of deficiencies. From the 23 interviewed teachers, 3 (13%) presented an interactive conception of deficiency, admitting the role of audience and the social interactions in interpreting the deficiency. Generally, the teachers’ social representations about the deficiency are supported in a simple thinking without a lot of theoretic and pragmatic argumentations. <![CDATA[O que pensa a comunidade escolar sobre o aluno com paralisia cerebral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Visando compreender como vem se processando a inclusão no ensino regular do aluno com deficiência física, particularmente daquele que apresenta seqüela de paralisia cerebral, o presente estudo tem como objetivo identificar o que pensam os integrantes de duas comunidades escolares, da cidade do Natal-RN, acerca da presença deste aluno em seu contexto educacional. A partir dos depoimentos relatados através de entrevista semi-estruturada, verifica-se que os sujeitos pesquisados percebem o aluno com paralisia cerebral com base em: aspectos visuais, concepções arraigadas da deficiência, entendimentos inadequados, suas potencialidades, uma visão de que são pessoas que necessitam de ajuda e são importantes para formação de valores. O estudo aponta para a importância do desenvolvimento de programas de orientação visando desmistificar informações errôneas acerca da deficiência em geral, e, em especial, a respeito da paralisia cerebral, que podem servir como favorecedores para inclusão escolar desses alunos e atuação de todos aqueles que trabalham com essa clientela.<hr/>Aiming to comprehend the inclusion of the physically handicapped student, especially those who present cerebral palsy sequel, in the regular education, the present study has as its objective to identify the thoughts of two small communities in Natal - RN regarding the presence of this student in their educational context. From the statements heard through a semi-structured interview, it can be verified that the subjects notice the student with cerebral palsy based on: visual aspects, deficiency rooted conceptions, inadequate understanding, their potencialities, a view that they are people who need help and are important to the formation of values. The study points to the importance of the orientation program development, aiming clarifying wrong information about the deficiency in general, and specially about cerebral palsy, which can serve as promoters for school inclusion of these students and the performance of all those working with this clientele. <![CDATA[Análise microgenética em pesquisa com alunos surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Utiliza-se uma perspectiva metodológica qualitativa, a análise microgenética, para pesquisar alunos surdos e seus processos de integração em classes regulares do ensino fundamental. O estudo é realizado em uma classe de integração de uma escola pública inclusiva em Brasília. Aborda as interações entre professoras-alunos surdos e entre alunos surdos e seus colegas ouvintes, analisando aspectos comunicativos e metacomunicativos observados nas interações sociais. A díade de professoras analisada nesse artigo foi escolhida dentre quatro díades (no total, mais de cem horas de observação), pela riqueza de ações verbais e não verbais presentes no processo comunicativo. O estudo utiliza a análise microgenética no contexto da metodologia qualitativa por entender que esta análise, apesar de exigir um longo trabalho com o corpus de dados obtidos através de registro de observações, é a metodologia que melhor permite identificar e analisar o fenômeno das interações em sala de aula. A abordagem sociocultural construtivista, que destaca a importância da dimensão da cultura e do sujeito ativo no desenvolvimento humano, associada à análise microgenética consiste, assim, no modelo teórico-metodológico que fundamenta e orienta a definição dos recortes feitos na pesquisa, bem como a construção dos dados. Ao identificar condições e estratégias que facilitam e/ou dificultam a integração entre os alunos e as possibilidades de sucesso das experiências de ensino-aprendizagem, o estudo busca oferecer contribuições no sentido da promoção da inclusão, apesar das dificuldades inerentes ao processo de elucidação dos elementos importantes que facilitam uma verdadeira inclusão e integração dos alunos surdos nas classes regulares.<hr/>We used a qualitative methodological approach, microgenetic analysis, to investigate deaf students and the processes involved in their possible integration in regular elementary school classrooms. An “integration classroom” of an inclusive public school in Brasilia was investigated using a qualitative methodology. The study examined the interactions occurring between teachers and deaf students, as well as those between deaf students and their hearing peers, analyzing communicative and metacommunicative features observed along social interactions. The dyad of teachers investigated in this paper was selected among four dyads, after more than one hundred hours of direct observation. The selection was due to the relevance and variety of verbal and non-verbal actions presented in their communication with students. The study used a microgenetic analysis within the context of a qualitative methodology, since this is the best method for identification and analysis of interactions occurring in the context of the classroom. The socio-cultural constructivist approach here adopted stresses the role of culture and the active participation of the individual in his/her own development. This approach, associated to a microgenetic analysis, consists of the theoretical-methodological perspective that grounds and guides the selection of interactive sequences to be studied, as well as the process of data construction. While identifying strategies and conditions that may facilitate and/or make difficult the integration of students and the occurrence of successful teaching-learning experiences, the present study aims at offering contributions over the factors that might help the inclusion and true integration of deaf students in the context of regular classrooms. <![CDATA[A prevenção de deficiências no alvo da educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como objetivo trazer à reflexão dos profissionais e pesquisadores da área a temática da prevenção de deficiências. Prevenir deficiências implica em realizar ações destinadas a impedir a ocorrência de fatos e fenômenos prejudiciais à vida e à saúde e, no caso da ocorrência destes, evitar a progressão de seus efeitos. As ações preventivas dos atrasos e distúrbios do desenvolvimento podem ser conduzidas em três níveis: primário, secundário e terciário. Para tanto, o artigo discute pesquisas realizadas que englobam os três níveis de prevenção e destaca o papel e a formação dos programas de intervenção precoce como facilitadores do desenvolvimento da criança.<hr/>The present work aims to bring the professionals' reflection and researchers of the area the thematic of the prevention of deficiencies. To prevent deficiencies implicates in accomplishing actions to impede the occurrence of facts and harmful phenomena to life and health and, in the case of the occurrence of these, to avoid the progression of your effects. The preventive actions of the areas and disturbances of the development can be led in three levels: primary, secondary and tertiary. For this, the article discusses accomplished researches that include the three prevention levels and it detaches the role and the formation of the early intervention programs as facilitators of the child's development. <![CDATA[Inclusão: intenção e realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como objetivo trazer à reflexão dos profissionais e pesquisadores da área a temática da prevenção de deficiências. Prevenir deficiências implica em realizar ações destinadas a impedir a ocorrência de fatos e fenômenos prejudiciais à vida e à saúde e, no caso da ocorrência destes, evitar a progressão de seus efeitos. As ações preventivas dos atrasos e distúrbios do desenvolvimento podem ser conduzidas em três níveis: primário, secundário e terciário. Para tanto, o artigo discute pesquisas realizadas que englobam os três níveis de prevenção e destaca o papel e a formação dos programas de intervenção precoce como facilitadores do desenvolvimento da criança.<hr/>The present work aims to bring the professionals' reflection and researchers of the area the thematic of the prevention of deficiencies. To prevent deficiencies implicates in accomplishing actions to impede the occurrence of facts and harmful phenomena to life and health and, in the case of the occurrence of these, to avoid the progression of your effects. The preventive actions of the areas and disturbances of the development can be led in three levels: primary, secondary and tertiary. For this, the article discusses accomplished researches that include the three prevention levels and it detaches the role and the formation of the early intervention programs as facilitators of the child's development.