Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820040002&lang=pt vol. 10 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Educador especial: reflexões e críticas sobre sua prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pretende trazer algumas reflexões sobre como o educador especial deve orientar suas ações educacionais, caso deseje promover um ensino de qualidade a uma parcela que ainda se encontra, muitas vezes, distante do espaço escolar. Serão analisadas as funções do professor especialista e sua atuação profissional no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, fazendo uma alusão a práticas pedagógicas que ainda promovem a segregação desses educandos, no cenário educacional atual. No decorrer da análise textual recorreu-se aos pressupostos da Psicologia sócio-histórica, para embasar teoricamente as reflexões apresentadas sobre a atuação do educador especial.<hr/>This text intends to bring some reflections about how the special educator should orient his educational actions, in case he wishes to promote quality education to some people who find themselves, many times, distant from the scholar space. Thus, an analysis of the specialist teacher’s functions will be performed, giving emphasis to pedagogical strategies that still promote the segregation of these pupils in the current educational scenery. In the course of textual analysis, the pre-supposed facts of the socio-historical Psychology were used to understand theoretically the reflections presented about the special educator’s performance. <![CDATA[O convívio com irmão especial e a caracterização da interação: um estudo descritivo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas interações entre irmãos, estes adquirem habilidades sociais e cognitivas essenciais para um desenvolvimento social saudável. Estudos envolvendo interações entre irmãos de crianças deficientes são importantes, pois esse tipo de interação pode apresentar diferenças positivas ou negativas daquelas entre irmãos normais. Dada a escassez de estudos brasileiros sobre o tema, foram objetivos deste trabalho: 1. Caracterizar a interação entre irmãos em duas díades, sendo uma composta por um irmão deficiente e um não-deficiente, e a outra díade composta por dois irmãos não-deficientes; 2. Comparar os desempenhos das díades em jogos competitivos e cooperativos; 3. Comparar os níveis de estresse e as estratégias de enfrentamento em situações cotidianas. Duas díades foram emparelhadas quanto a idade, nível sócio-econômico e número de membros da família, e utilizou-se como instrumentos: Formulário de Irmãos, entrevista com os irmãos, e o Inventário de Estresse e Enfrentamento de Irmãos; foram realizadas quatro sessões de filmagens, de interação para cada díade, utilizando atividades competitivas e cooperativas. Os resultados mostraram que: 1. o relacionamento entre as irmãs, no qual há uma irmã deficiente, é menos íntimo, diferente em padrões de cuidado, caracterizado por assimetrias de papéis, confirmando dados da literatura; 2. não houve diferenças significativas entre as díades quanto à freqüência de estressores; no entanto, as estratégias de enfrentamento que envolvem a própria pessoa - comportamentos próprios e auto-cognições - foram as que a irmã da criança deficiente mais emprega, sendo, também, as mais eficazes em fazê-la sentir-se bem; 3. o relacionamento entre as irmãs sem deficiência apresenta maior companheirismo e troca. O estudo chama atenção para a necessidade de novas pesquisas e a inclusão de maior número de participantes em estudos futuros.<hr/>In the interaction between siblings, they can acquire many social and cognitive skills which are essential for a healthy social development. Studies investigating relationships between siblings of disabled children are important because this relationship can have some positive or negative differences from those between non-disabled siblings.Considering that there are not many Brazilian studies about this subject, the purpose of this research was: 1.Describe the sibling’s relationship in two couples, one with a disabled sibling and a non-disabled sibling, and another with non-disabled siblings; 2. Compare the performance of the couples during competitive and cooperative games, and 3. Compare the stress levels and coping strategies in daily situations. The couples were matched on age, family socio-economic status and number of family members. It was used the following instruments: Formulário de Irmãos (sibling’s questionnaire), interview with siblings and Inventário de Estresse (Stress note) e Enfrentamento de Irmãos (Sibling’s facing). Moreover, four sessions of sibling’s interactions were videotaped for each couple, during competitive and cooperative activities. Results revealed that: 1. the relationship between the couple with a disabled sibling was not so close, different in terms of care and there were role asymmetries, like showed in other studies; 2. there were not significative differences between the couples related to stressors frequency, but the coping strategies involving the own person - self-behavior and self-cognition - was that sibling of disabled child more used and better for the well-being; 3. the relationship between the couple of non-disabled siblings has more companionship. This researchdraws attention to the need of new researches about this subject with more participants. <![CDATA[A experiência de ser mãe da criança com paralisia cerebral no cuidado cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo é compreender o sentido da experiência vivida por mães de crianças com paralisia cerebral tetraplégica. Utilizou-se como referencial teórico a Fenomenologia segundo os pressupostos do filósofo Martin Heidegger, articulada ao processo hermenêutico para a interpretação do sentido. Foi realizada a entrevista fenomenológica no período de maio a junho de 2002 no domicílio de seis mães de crianças atendidas no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. Os discursos foram gravados com anuência das participantes, e todos os procedimentos éticos foram respeitados. Após a compreensão da experiência em uma visão mediana, emergiu o significado analisado à luz da fenomenologia através dos conceitos de Martin Heidegger em sua obra "Ser e Tempo", o que apontou para o sentido da unidade temática: ser-mãe no desvelar do cuidado e no ser-com.<hr/>The objective of this study is the experience lived by mothers of children with tetraplegic cerebral palsy. It was used as a theorical referencial the Phenomenology according to the philosopher Martin Heidegger and also the hermeneutic process to the interpretation of meaning. The phenomenological interview was done at residences, in the period from May to June 2002 with six mothers of children that are attended at Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Early Stimulation and Treatment Yard). The speeches were recorded with the approval of the participants and all the ethical procedures were respected. After the comprehension of the experience emerged meanings that were analyzed by the focus of the phenomenology through the Martin Heidegger’s concepts in his work "Being and Time". The thematic units were denominated as: being-mother on the unveil of care and on beingwith. <![CDATA[Análise da narrativa de um sujeito com síndrome de down em situação dialógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto diz respeito à análise da narrativa de um sujeito (6 anos de idade) com síndrome de Down e baseia-se nas teorias enunciativo-discursivas e nas discussões de Bakhtin e Geraldi, sobre linguagem e seu funcionamento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a narrativa de uma criança com singularidades no desenvolvimento lingüístico em uma situação dialógica. Os dados referem-se a atividades em grupo videogravadas em uma instituição especial. O texto propõe a análise qualitativa e observacional dos episódios narrativos. Os resultados indicam que, no início do processo narrativo, a criança necessita do outro mais experiente na língua como mediador no processo de significação das palavras e gestos.<hr/>The text reports the narrative analysis of a subject (6 years old) with Down syndrome. It’s based on enunciative-discursive theories and Bakhtin and Geraldi’s discussions about language and its functioning. This study aims to analyze the child’s narrative with singularities in the linguistic development in a dialogical situation. The data refer to group activities video recorded in a special institution. The text proposes the qualitative and observational analysis of the narrative episodes. The results indicate that in the beginning of narrative process, the child depends on somebody more expert in language as mediator in the signification process of words and gestures. <![CDATA[A motivação social nas interações escolares e o desenvolvimento de crianças surdas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta resultados de um estudo empírico sobre o tema da motivação social em interação de surdos no contexto escolar. A motivação social representa o conjunto dos padrões de interação em que se enquadram as trocas sociais concretas, sendo os mais freqüentes são a cooperação, a competição e o individualismo. Participaram do estudo 05 crianças surdas inseridas, no ano de 2001, em turnos alternados nos contextos de uma escola regular e de escola especial. Procedimentos de análise interpretativa e qualitativa foram utilizados para identificar e compreender os padrões de motivação social presentes nas interações em ambos os contextos. Na sala de aula regular, constatou-se o predomínio de regimes interativos competitivos e individualistas na relação ouvintes/surdos e cooperativos entre os surdos. Na sala de aula da escola especial, contrariamente, predominou a modelo competitivo. Em ambos os contextos, as formas de mediação exercidas pela professora foram determinantes na definição dos padrões de trocas sociais. Esses resultados constituem indicadores para a compreensão em contexto da dinâmica da inclusão educacional dos portadores de surdez severa.<hr/>Social inclusion and quality in education represent main focus of interest in educational research nowadays. It’s fundamental that studies on that are implemented. Social motivation represents the set of patterns of interaction that defines concrete social transactions, being cooperation, competition and individualism the most frequent patterns.This work presents the results of an empirical study about social motivation among deaf children that were simultaneously exposed to the environment of special and regular education. Techniques of qualitative and interpretative analysis were adopted to identify and comprehend patterns of social motivation expressed in the interactive turns developed in both contexts. Within regular school, competitive social patterns dominated in deaf/hearing children interaction while cooperative ones prevailed among deaf children in-between social changes. In special school, differently, competitive patterns had high frequency. In both contexts, the quality of mediating tools used by teachers was defined by the patterns of social interacion prevalent. Such results are important data to be considered in order to improve the comprehension of the dynamics of educational inclusion of deaf children. <![CDATA[Implementação de recursos suplementares de comunicação: participação da família na descrição de comportamentos comunicativos dos filhos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Durante o processo de seleção dos recursos alternativos e/ou suplementares são necessários cuidados específicos como uma ampla avaliação do usuário, de maneira a focalizar seus centros de interesse, suas habilidades e necessidades. Neste contexto, é importante a participação do aluno, da família e da escola. O objetivo desta pesquisa foi analisar os atos comunicativos de dois alunos com deficiência múltipla em situações familiares por meio de registro de diário e de relato familiar. Os resultados indicaram a importância de inserir a família no processo de avaliação do vocabulário inicial e os aspectos de comunicação que deverão ser orientados para a seleção e implementação de recursos alternativos e /ou suplementares de comunicação.<hr/>During the selection process of the alternative and / or augmentative resources of communication are needed specific care as well as great evaluation of the students to meet their interest centers, capacities and necessities. In this context it is important the participation of the student, the family and the school. The objective of this research was to describe the communication’s action of two students with multiple deficiencies in family environment with registers of the diaries and the family relates. The results displayed the importance to introduce the families in the process of the evaluation of the initial vocabulary and aspect of the communication then to give directions to the selection and implementation of the augmentative and alternative resources of communication. <![CDATA[Habilidades interativas e comunicativas de crianças autistas: ponto de vista materno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de avaliação das habilidades interativas e comunicativas pode, nos quadros de autismo, sofrer interferências dos aspectos comportamentais, dificultando que estas crianças respondam adequadamente aos estímulos nas situações de testagem, uma vez que apresentam dificuldades quando há: quebra da rotina, novas interações interpessoais, mudanças do ambiente físico, dentre outros. Neste aspecto, a família, e principalmente a mãe, com a convivência diária com o filho autista, pode contribuir informando e descrevendo suas habilidades interativas e de comunicação com precisão, auxiliando os profissionais na descoberta das peculiaridades comunicativas de seus filhos. Este estudo teve como objetivo investigar com as mães de crianças autistas suas percepções quanto às habilidades interativas e comunicativas de seus filhos. Fizeram parte deste estudo 34 mães de autistas que responderam um questionário contendo perguntas sobre os primeiros sintomas, o diagnóstico, as habilidades interativas e comunicativas. Os resultados, após análise descritiva dos dados, apontaram que as mães perceberam as dificuldades interativas e comunicativas de seus filhos, descrevendo, como principais alterações do desempenho interativo, brincar de forma estranha, uso do outro como instrumento, movimentos repetitivos e de auto estimulação, dentre outros. Quanto a comunicação, todas relataram dificuldade e descreveram o mutismo, o uso de jargão, ecolalia, palavras sem significado e dificuldade para acatar ordens como problemas encontrados. Dessa forma, as mães contribuíram fornecendo informações relevantes para o conhecimento do desempenho interativo e comunicativo de seus filhos.<hr/>In cases of autism, the evaluation process of interactive and communicative abilities can suffer interferences from behavioral aspects. These aspects make it difficult for the children to respond adequately to the stimuli in testing situations, since they have problems when routines are broken, or when there are new interpersonal interactions or changes in the physical environment, among others. In this aspect, the family, and most especially the mother, with her daily contact with the autistic child can contribute by informing about his interactive and communicative abilities with precision, aiding the professionals in discovering the communicative peculiarities of their children. The objective of this study was to investigate the perceptions that mothers of autistic children had concerning their children’s interactive and communicative abilities. This study consisted of 34 mothers of autistic children who answered a questionnaire about the first symptoms, the diagnosis, and the interactive and communicative abilities. After a descriptive analysis of the data, the results showed that the mothers noticed their children’s interactive and communicative difficulties, describing as main changes in interactive performance, their strange way of playing, the use of another as an instrument, repetitive and self-stimulatory movements, among others. With regard to communication, they all reported difficulties and among the problems found they described the mutism, the use of jargon, echolalia, words without meaning and the difficulty to follow orders. Thus, the mothers contributed to the knowledge concerning their children’s interactive and communicative performance, providing relevant information for understanding their children’s interactive and communicative abilities. <![CDATA[O método de história de vida na pesquisa em educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar uma síntese de um conjunto de pesquisas desenvolvidas na área de Educação Especial que utilizaram o método de História de Vida, com diversas populações. Essa metodologia de pesquisa vem sendo empregada no Brasil desde o final da década de 80, e tem como principal instrumento a entrevista aberta, sem roteiro pré-determinado. Busca encontrar, a partir da análise de percepções individuais, padrões universais de relações humanas, condutas e atitudes características de grupos sociais específicos - no caso do presente trabalho, indivíduos com necessidades especiais, seus familiares e profissionais da área. Como o objetivo básico desse tipo de estudo é aferir os significados que os sujeitos atribuem aos eventos de sua vida, a estrutura da entrevista não é determinada a priori pelo pesquisador, mas sim conduzida naturalmente pelos informantes. A partir das falas dos sujeitos, o pesquisador identifica as categorias ou núcleos temáticos predominantes. Destaca-se ainda que, pela flexibilidade metodológica, não há regras rígidas quanto a procedimentos de análise de conteúdo. Consideramos que o Método História de Vida, ao dar voz aos sujeitos, é particularmente profícuo para a Educação Especial, ou outros campos de conhecimento que lidam com grupos excluídos. Essa perspectiva de investigação traz embutida, também, uma analise reflexiva, já que o sujeito ao relatar sua vida, não só descreve suas experiências e visão de mundo, como, inevitavelmente, identifica suas necessidades e dificuldades, bem como as estratégias de adaptação e superação de sua condição estigmatizada. Na maioria dos estudos citados, portanto, a aplicação desse método traz recomendações para ações terapêutico-educativas.<hr/>This article aims to present a synthesis of a group of studies developed in the area of Special Education which made use of the Life History method, with different types of subjects. This research methodology has been employed in Brazil since the late 80´s, and has as its main instrument the open interview, with no pre-determined questions. From the analysis of individual perceptions, Life History studies search for universal patterns of human relations, behaviors and attitudes characteristic of certain specific social groups - in the present case, people with special needs, their families and professionals of the area. Since the main objective of this type of inquiry is to understand the meanings that the subjects attribute to the events in their lives, the structure of the interview is not determined a priori by the researcher; it is conducted naturally by the informers. From the conversation with the subjects, the researcher is able to identify the main thematic categories. Due to methodological flexibility, there are no strict rules of data analysis. Since the Life History method allows the subjects to speak for themselves, it is particularly productive for Special Education and other fields of investigation that deal with excluded groups. This research perspective also brings a reflective analysis, since as the subject tells about his / her life, he /she not only describes his / her experiences and world view, but, inevitably, identifies his /her needs and difficulties, as well as the strategies employed to adapt and overcome his / her stigmatized condition. The majority of the studies here discussed, therefore, make recommendations for therapeutic and educative actions.