Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820040003&lang=es vol. 10 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[The documentary representation of scientific articles in special education: guidance to the authors to establish keywords]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A palavra-chave é uma representação do conteúdo significativo do texto e também é utilizada para representar uma necessidade de informação na estratégia de busca. O tratamento temático de conteúdo para sistemas de recuperação da informação oferece subsídios teóricos e metodológicos para a determinação de palavras chaves tendo em vista a estrutura e a tipologia textual do artigo científico. Propõe-se a explicitação do processo de determinação de palavras-chaves em artigos científicos da área de Educação Especial com o objetivo a representação documentária do seu conteúdo para atendimento de demanda de recuperação pelo leitor especialista da área. O texto científico é apresentado como variável importante em metodologia de indexação para a determinação de palavras chaves utilizando como estratégia de análise de assunto a localização do tema principal pela exploração da estrutura textual combinada com a análise conceitual por questionamento e representação dos termos obtidos pela linguagem documentária do sistema que indexa o periódico. Conclui-se pela orientação de que a palavra chave é resultado da representação documentária realizada mediante compatibilização com linguagens documentárias após identificação e seleção de termos durante a análise de assunto do artigo pelo autor-leitor.<hr/>The keyword is a representation of the text’s significant content and is also used to represent a need of information in the search strategy. The thematic treatment of content to systems of information retrieval offers theoretical and methodological subsidies to establish keywords, considering the structure and textual typology of the scientific article. We propose to explicit the process of establishing the keywords in scientific articles in the area of Special Education, aiming the documentary representation of their content regarding the retrieval demand by the area expert reader. The scientific text is presented as an important variable in the indexing methodology to establish keywords, using as strategy of subject analysis the localization of the main subject by exploiting the text structure matched to the conceptual analysis by questioning and representing the terms obtained by the documentary language of the system that indexes the periodical. The conclusion is that the keyword is a result of the documentary representation accomplished by means of compatibility with documentary languages after the identification and selection of terms, by the author-reader during the subject analysis of the article. <![CDATA[Evaluation of articles of Special Education Brazilian Journal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente trabalho é expor, detalhadamente, o processo de avaliação dos textos submetidos à Revista Brasileira de Educação Especial, bem como realizar uma análise dos pareceres e identificar os critérios que nortearam a avaliação, reformulação e, conseqüentemente, a aprovação ou não dos textos científicos submetidos à avaliação em 2003 e 2004. Para tanto, analisamos 60 pareceres exarados pelo Conselho Editorial e pelos pareceristas "ad hoc" da Revista Braseira de Educação Especial, sendo que 12 destes indicavam a não aprovação do artigo. Por meio do tratamento das informações realizado, foi possível identificar quatro categorias de análise. 1) Relevância, mérito, originalidade dos artigos; 2) Composição dos artigos (divisão em seções; presença de resumo, palavras chaves e abstract); 3) Normatização (referências, notas de rodapé, inserção de figuras, tabelas e quadros); e 4) Conteúdo (objetivos, procedimentos de tratamento e análise, apresentação dos resultados, etc). Tais categorias indicaram as necessidades mais comuns relacionadas à revisão, reformulação e motivos da recusa dos artigos. É possível concluir que os pareceres exarados pelo Conselho Editorial e pelos pareceristas "ad hoc" da Revista Braseira de Educação Especial têm um caráter pedagógico e indicam aos autores as necessidades de reformulação dos textos.<hr/>The objective of this article is to show in details the process of evaluation of the texts sent to the Special Education Brazilian Journal, as well as to carry out an analysis of assessments and identify the criteria that guides the evaluation, rewriting and consequently the approval or not of the scientific texts submitted to evaluation in 2003 and 2004. To do so, we analysed 60 assessments made by the editorial council and assessors "ad hoc" of Special Education Brazilian Journal, 12 were not approving the article. It was possible to identify four analysis category. 1. Relevance, merit, originality; 2. Composition of the articles (division in sections; presence of summary, key words and abstract; 3. Patterning (references, foot-note, picture insertion, charts and tables); and 4. Content (objectives, treatment procedure and analysis, result presentation, and so on). These categories indicate the more common necessities related to revision, reformulation and reasons to refusing the articles. It is possible to conclude that the assessments made by the editorial council and by assessors "ad hoc" of Special Education Brazilian journal have a pedagogical character and indicate to the authors the necessities of rewriting the texts. <![CDATA[Stigma in the time of inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a construção social do desvio a partir dos significados sociais atribuídos a diferenças que não se conformam às expectativas normativas. Aponta as reações de uma audiência como variáveis críticas na construção e manutenção do desvio, uma vez que nenhuma qualidade é inerentemente vantajosa ou desvantajosa do ponto de vista social. O estigma é tratado como marca social de descrédito e de inferioridade das pessoas que pertencem a alguma categoria de desvio, e cumpre a função de controle social para a manutenção da vida coletiva. Aventa-se a idéia de que os desvios e estigmas são necessários na construção de uma sociedade inclusiva, justamente porque há aí uma ampla gama de desigualdades. O estigma é parte integrante da inclusão, e este é o grande dilema a ser enfrentado pelas sociedades humanas que precisam combater as desigualdades. A vida comunitária dos diferentes, sem as desigualdades sociais de hoje e com o respeito à diversidade, precisa conviver com o controle social por meio de estigma.<hr/>The article analyzes the social construction of deviancy starting from social meanings attributed to differences that don’t adjust to normative expectations. It points out the reactions of an audience as critical variables in the deviancy construction and maintenance, since no quality is inherently advantageous or disadvantageous from the social stand point. The stigma is treated as a social mark of discredit and inferiority of the people belonging to some deviance category. It performs the function of social control for the collective life maintenance. The idea that the deviancies and stigmata are necessary in the construction of an inclusive society is suggested, exactly because there is a wide range of inequalities there. The stigma is an integral part of inclusion, and this is the great dilemma to be faced by human societies that need to deal with the inequalities. The community life of different persons, without present existing social inequalities and with the respect to the diversity, needs to coexist with the social control by means of stigma. <![CDATA[Contributions and limitations of the Doman-Delacato method in the context of special education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es É necessário que haja um movimento constante de análise e avaliação de métodos e concepções direcionados ao campo da educação especial, para que possa ser assegurado que as práticas nessa área sejam válidas e embasadas por um corpo de conhecimentos coerente e fundamentado na ciência. Em consonância com essa preocupação, o presente ensaio pretende apresentar as características gerais, contribuições e limitações de um método específico de tratamento adotado em contextos voltados para a educação especial, tanto em nível nacional quanto internacional: o método Doman-Delacato, praticado em instituições de todo o mundo, inclusive brasileiras. Como critérios para avaliar o método, foram consideradas a existência de pesquisas que comprovem a eficácia do método e a validade da teoria que o baseia, a compatibilidade do método com noções aceitas emgrande escala no campo da educação especial, e as implicações práticas para as partes envolvidas decorrentes da adoção do método. Após apresentar e discutir esses aspectos dessa prática em educação especial, concluímos, em concordância com diversos autores da literatura da área, que se trata de um método ineficiente, caracterizado por uma grande quantidade de equívocos em seus pressupostos teóricos, e cuja intensidade exigida para ser executado é exagerada e desnecessária. O caso desse método em educação especial evidencia a necessidade de reafirmar os laços entre a produção de conhecimento científico e a realização de intervenções profissionais em educação especial, assegurando à sociedade que somente práticas com base empírica sejam adotadas em definitivo.<hr/>A constant movement of analysis and evaluation of methods and conceptions directed towards the field of special education is considered necessary, so that it can be assured that practices in this area are valid and based upon a coherent and scientific body of knowledge. With this same concern, the present essay aims at presenting the general characteristics, contributions and limitations of a specific treatment method adopted in contexts turned to special education, in the national and international levels: the Doman-Delacato method, practiced in institutions worldwide, including Brazil. The existence of studies able to prove the method’s efficacy and the validity of its supporting theory, the method’s compatibility with widely accepted notions in the field of special education and the practical implications for the involved people of adopting the method were the criteria used to evaluate the method. After presenting and discussing those aspects of this practice in special education, we conclude, agreeing with several authors, that it is an inefficient method, marked by a large amount of mistakes in its theoretical presuppositions, and whose intensity to be executed is exaggerated and unnecessary. The case of this method in special education stresses the need of strengthening the bonds between the production of scientific knowledge and the execution of professional interventions in special education, reassuring society that only practices with an empirical basis are definitely adopted. <![CDATA[Graduation of human resources in special education: answer of the universities to the recommendation of 1793 Ministerial law]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nesta pesquisa foram analisadas as grades curriculares dos cursos de Psicologia e Pedagogia de 33 universidades brasileiras, sendo 27 públicas e 06 particulares, bem como suas respectivas ementas e/ou conteúdos, no período compreendido entre 1992 e 1997, tendo em vista a Recomendação feita pelo MEC, por meio da Portaria Ministerial nº 1.793 de 27de dezembro de 1994. Foram convidados a participar da pesquisa seis profissionais, na qualidade de juízes, sendo três pedagogos e três psicólogos. Foi possível identificar disciplinas de Educação Especial, surgidas após a Recomendação da Portaria nº 1.793, nas grades curriculares de sete cursos de Pedagogia e três cursos de Psicologia. Além destes, um curso de Pedagogia adotou uma disciplina de Educação Especial, como eletiva, e um adotou uma disciplina que contempla o tópico. Não foi possível levantar os reais motivos que levaram a maior parte desses cursos a não atender à referida Recomendação. Entretanto, o mecanismo adotado pela SEESP/MEC parece ter exercido influência sobre os mesmos, se não total, pelo menos parcialmente.<hr/>In this research it was analysed the curriculum subjects taught in the courses of Psychology and Pedagogy from 33 Brazilian universities (27 public and 06 private ones) and their contents in the period between 1992 and 1997. It was based in the law number 1.793 of 1994/12/27 recommended by MEC. Six professionals (three psychologists and three pedagogues) were invited to participate as judges. It was possible to identify disciplines of Special Education after the recommended law number 1793 in the curriculum subjects of 07 Pedagogy courses and 3 Psychology ones. Besides that, one of the Pedagogy courses adopted the Special Education discipline, but not as obligatory for students; and another course adopted it as a discipline that contemplates the topic. It was not possible to check the real reason why most of the courses didn’t follow the recommendation. However, the disciplines of the curriculum subjects were classified by Knowledge area, which pointed a less number of disciplines in the graduation areas of Social-Politics and Practical ones. <![CDATA[Dialogue between parents and professionals in the area of special education and their conceptions of mental deficiency]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo pretende-se analisar aspectos do relacionamento entre pais de alunos especiais e profissionais da área, bem como algumas concepções que eles apresentam sobre a deficiência mental. Questões relativas à relação profissional-pais direcionaram nosso interesse para a análise do processo de interlocução que ocorre entre eles e nos levaram a indagar se em tal processo podem ocorrer ressignificações sobre concepções a respeito da deficiência, já que estas são construídas ao longo de experiências sociais. Debruçar-se sobre o processo de interlocução entre tais sujeitos não poderia ocorrer sem que buscássemos fundamentos em teorias sobre a linguagem e seu funcionamento. Consoante com a perspectiva teórica adotada, decidiu-se por uma abordagem de investigação qualitativa e por construir os dados a partir de interlocuções entre pais e profissionais, registrados em gravações magnéticas durante um trabalho de discussão em grupo, que ocorreu pelo período de um ano, com famílias de alunos de uma instituição especial. Pudemos verificar nas discussões apresentadas algumas concepções sobre a deficiência mental, envolvendo predominantemente: ambivalência dos pais quanto às possibilidades de independência e autonomia dos filhos, baixa expectativa quanto à competência para o trabalho, crença na imaturidade do sujeito com deficiência mental para o desempenho do papel sexual, insegurança sobre como agir frente aos sentimentos dos filhos ao serem discriminados socialmente. Verificou-se que as trocas que ocorrem na prática discursiva de reuniões permite que sujeitos, no caso pais e profissionais, possam elaborar e, dessa forma, enfrentar e transformar suas concepções, crenças e preconceitos a respeito da deficiência mental.<hr/>In this article it is intended to analyze aspects of the relationship between parents of special pupils and professionals of the area, as well as some conceptions that they present on the mental deficiency. Relative questions to the relation professional-parents had directed our interest for the analysis of the interlocution process that occursbetween them and led us to inquire if in such process can occur new meanings about conceptions regarding the mental deficiency, since these are constructed throughout social experiences. An examination of the interlocution process among such subjects could not occur without searching basis in theories on the language and its functioning. Consonant with the adopted theoretical perspective, it was decided for an approach of qualitative inquiry and for constructing the data from occured interlocutions between parents of special pupils and professionals of a special institution, during a discussion work group, that lasted for the period of one year. We could verify, in the discussions presented, some conceptions on the mental deficiency, involving predominantly: ambivalence towards the possibilities of independence and autonomy, low expectation towards the ability to work, belief in the immaturity to perform the sexual role, lack of confidence on how to act and about the feelings of the children when being socially discriminated. It was verified that the exchanges that occur in these meetings, and during the interlocution process, allow those citizens, in this case parents and professionals, can elaborate and, in this way, face and transform their conceptions, beliefs and preconceptions that they have regarding the mental deficiency. <![CDATA[Knowing the reality of older brothers of children with special needs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Buscando uma maior compreensão da dinâmica e do processo vivenciado por famílias de crianças que possuem necessidades especiais e, considerando que os irmãos, assim como os pais, vivenciam esta realidade, o objetivo do presente estudo foi investigar os principais aspectos presentes no desenvolvimento e no cotidiano de irmãos mais velhos de crianças portadoras de necessidades especiais, abarcando ambos os sexos. Foram participantes, quatro crianças, duas do sexo masculino e duas do sexo feminino, de seis a onze anos que tinham irmãos portadores de necessidades especiais e suas respectivas mães e professoras. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas. Após as transcrições das falas, os conteúdos das entrevistas foram agrupados em temas representativos e, a partir dos mesmos, foi construído o Discurso do Sujeito Coletivo de cada grupo de participantes - criança, mãe e professora. Os principais resultados encontrados revelaram que as crianças apresentam características comuns como: independência, maturidade, bom desempenho escolar, além disso, ajudam os irmãos com necessidades especiais nas tarefas cotidianas e possuem amigos. Os resultados foram discutidos sob o enfoque do desenvolvimento infantil, da dinâmica familiar.<hr/>Searching for a better comprehension of the dynamic and the process lived by families of children with special needs and considering that brothers and sisters as well as parents are involved in this reality, the objective of present study was to investigate the main aspects presented in the development and daily life of older brothers and sisters of children with special needs. Four children have participated, two males and two females, ages ranging from six to eleven, whose brothers and sisters had some special needs and their mothers and teachers as well. Semistructured interviews were carried out to collect the data. The data was analysed by transcribing the tape-recorded interviews and the contents were further grouped by selecting them in the most representative themes. These themes allowed the construction of Discourse of Collective Subject from each group of participants - child, mother and teacher. The results showed that children presented common characteristics such as: independency, maturity, good scholar performance besides, helping the brother with special needs in routine tasks and having friends. The results are discussed over the focus of children development and the familiar dynamic. <![CDATA[Acquisition and development of the language in children with visual impairments: review of research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão da literatura acerca das principais investigações conduzidas sobre o tema aquisição e desenvolvimento da linguagem realizadas com crianças portadoras de deficiência visual. Apreendeu-se que nas décadas de 80 e 90 as pesquisas foram expressivas, porém, em função de problemas metodológicos e da impossibilidade de generalização de resultados deram origem a controvérsias que persistem até o presente momento. No âmbito nacional poucos estudos abordam o tema de modo específico, isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na referida população. Embora exista uma vasta literatura estrangeira a respeito do assunto ainda é notória a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o processo em questão, visando novas propostas de intervenção e programas educacionais especiais.<hr/>This paper reviews the current work carried out on main investigations about the development of the language in children with visual deficiency. In the past twenty years, it was verified that the research has been fruitful; however, some controversies have persisted because of the impossibility of generalization of the results and methodological issues. Concerning Brazilian studies, few investigations deal with acquirement process and the language development of the population. Despite of a vast foreign literature regarding this subject, it is necessary further researches aiming new approaches in intervention methodologies and special educational programs. <![CDATA[A família de pessoas com necessidades educacionais especiais: a relação pai-filho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão da literatura acerca das principais investigações conduzidas sobre o tema aquisição e desenvolvimento da linguagem realizadas com crianças portadoras de deficiência visual. Apreendeu-se que nas décadas de 80 e 90 as pesquisas foram expressivas, porém, em função de problemas metodológicos e da impossibilidade de generalização de resultados deram origem a controvérsias que persistem até o presente momento. No âmbito nacional poucos estudos abordam o tema de modo específico, isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na referida população. Embora exista uma vasta literatura estrangeira a respeito do assunto ainda é notória a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o processo em questão, visando novas propostas de intervenção e programas educacionais especiais.<hr/>This paper reviews the current work carried out on main investigations about the development of the language in children with visual deficiency. In the past twenty years, it was verified that the research has been fruitful; however, some controversies have persisted because of the impossibility of generalization of the results and methodological issues. Concerning Brazilian studies, few investigations deal with acquirement process and the language development of the population. Despite of a vast foreign literature regarding this subject, it is necessary further researches aiming new approaches in intervention methodologies and special educational programs. <![CDATA[Aspectos teóricos e metodológicos na comunicação alternativa: contribuições para educação especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382004000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão da literatura acerca das principais investigações conduzidas sobre o tema aquisição e desenvolvimento da linguagem realizadas com crianças portadoras de deficiência visual. Apreendeu-se que nas décadas de 80 e 90 as pesquisas foram expressivas, porém, em função de problemas metodológicos e da impossibilidade de generalização de resultados deram origem a controvérsias que persistem até o presente momento. No âmbito nacional poucos estudos abordam o tema de modo específico, isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na referida população. Embora exista uma vasta literatura estrangeira a respeito do assunto ainda é notória a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o processo em questão, visando novas propostas de intervenção e programas educacionais especiais.<hr/>This paper reviews the current work carried out on main investigations about the development of the language in children with visual deficiency. In the past twenty years, it was verified that the research has been fruitful; however, some controversies have persisted because of the impossibility of generalization of the results and methodological issues. Concerning Brazilian studies, few investigations deal with acquirement process and the language development of the population. Despite of a vast foreign literature regarding this subject, it is necessary further researches aiming new approaches in intervention methodologies and special educational programs.