Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820050001&lang=es vol. 11 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[The abstract while instrument for dissemination and the scientific research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando o resumo como fonte de pesquisa e de comunicação científica, objetiva-se analisar seus aspectos estruturais como subsídio ao aperfeiçoamento científico da Revista Brasileira de Educação Especial. Para tanto, parte-se da análise dos elementos lógicos e lingüísticos da estruturação do resumo científico para, a título de exemplo, proceder-se à análise de alguns resumos publicados na revista, cujos resultados, reveladores de alguns problemas de natureza predominantemente estrutural, levam a concluir pela necessidade de os autores receberem, no âmbito da normatização dos originais, instruções específicas sobre a construção do resumo, de modo a garantir a informatividade do mesmo.<hr/>Considering the abstract as a communication and research source, it aims to analyze its structural aspects in order to help the scientific development of Revista Brasileira de Educação Espcial. For that, it analyzesthe logical and linguistic elements of some scientific abstracts already published by the journal. The results show some structural problems what make possible to conclude the need of furnishing specific instructions to the authors about the desirable patterns of abstracts for the purposes of the journal, in order to guarantee their informative character. <![CDATA[Writing an abstract: orientation to authors]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Dois aspectos são relevantes na elaboração do abstract: sua importância nos artigos científicos e as dificuldades decorrentes de ser a sua redação em língua estrangeira. O abstract é o cartão de visitas da pesquisa, funciona como meio de disseminação da informação e atinge um maior número de leitores pela universalidade da língua. Os autores dos artigos devem estar cientes dessa importância, conhecerem melhor a estrutura dos abstracts, assim como receberem instruções para uma melhor elaboração. Para esse conhecimento, mencionamos as partes que devem estar contidas e, para sua realização, algumas metodologias de elaboração. Alguns erros são comuns nesse tipo de redação feita por não nativos da língua inglesa. Baseados nos problemas mais evidentes, recomendamos algumas instruções para melhorar a redação dos abstracts.<hr/>Since the abstract is very important and its writing is in a foreign language, we have to eliminate obstacles to make this task. It works as the visiting card of the research, as the information disseminator and reaches a bigger number of readers because of the universal language. The authors should be aware of this importance, get to know their structure, as well as getting instruction to improve their writing. We mention the parts that should appear in the abstract and some methodologies to do so. Some mistakes are common because they are written by non-natives. We recommend instructions to improve their writing based on apparent problems. <![CDATA[Construction of a social attitude scale toward inclusion: preliminary notes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata parte das atividades desenvolvidas para a construção de uma escala de mensuração de atitudes sociais em relação à inclusão. A partir de temas e subtemas relacionados a inclusão, identificados em um corpus de textos, foi elaborada uma versão preliminar da escala com 100 itens, no formato Lickert com 5 alternativas que expressam diferentes graus de concordância ou discordância com relação ao enunciado. A versão preliminar foi aplicada a uma amostra heterogênea de 266 pessoas. A análise de itens, realizada com o t de Student e o qui-quadrado, revelou uma grande quantidade de itens com boa capacidade discriminativa, o que permitiu construir duas formas equivalentes da escala, com 30 itens em cada forma. Metade desses itens são positivos, isto é, a concordância com o enunciado expressa atitudes favoráveis, e a outra metade é constituída por itens negativos, nos quais a concordância com o enunciado expressa atitudes desfavoráveis. Em cada forma, foi incluída uma escala de mentira de cinco itens, a qual tem a função de identificar tendência a falsificar as respostas. São itens cujas respostas são previsíveis, pois, no estudo preliminar, quase a totalidade dos participantes concordou com o respectivo enunciado, independentemente do grau de favorabilidade ou desfavorabilidade das suas atitudes sociais em relação à inclusão. As duas versões da escala foram aplicadas a várias amostras para a verificação da sua fidedignidade e validade, o estabelecimento de parâmetros populacionais e análise da generalidade e estabilidade temporal do fenômeno mensurado. Os respectivos relatos se encontram em elaboração.<hr/>It is reported some activities developed to construct a scale for measuring social attitudes toward inclusion. Starting from themes and sub-themes related to inclusion, identified in a corpus of texts, a preliminary version of 100 items like Likert scale was elaborated with five alternatives expressing different degrees of agreement or disagreement. The preliminary version was applied to an heterogeneous sample of 266 persons. The analysis of items, accomplished with Student t test and the chi-square, revealed a great number of items with strong discrimination power, which allowed to construct two equivalent forms of the scale with 30 items in each form. Half of those items were positive, that is, the agreement with the statement expresses favorable attitudes, and the other half was constituted by negative items, in which the agreement with the statement expressed unfavorable attitudes. In each form, a lie scale with five items was included, which had the function of identifying tendency to falsify the answers. The answer to these items was predictable, because in the preliminary study almost the totality of respondents agreed with the respective statement, regardless of the degree of favorability or unfavorability of their social attitudes toward inclusion. These two versions of the scale were applied to several samples aiming to study their reliability and validity, the establishment of population parameters and analysis of the generality and temporal stability of the phenomenon under measuring. The respective reports are in preparation. <![CDATA[Intervention focused on the family: a case study with a pregnant student and toddler at risk]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A intervenção precoce proporciona ao indivíduo considerado de risco experiências significativas que venham a minimizar ou prevenir a ocorrência de danos mais graves ao seu desenvolvimento. Para sua efetividade, a família torna-se essencial, por ser responsável pela solução de problemas diários que surgem durante as etapas de desenvolvimento de seus filhos. A intervenção torna-se ainda mais importante para mães adolescentes de baixo poder aquisitivo, pois muitas não têm conhecimento sobre os cuidados com o filho, têm que abandonar os estudos, além de não contarem com apoio social. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivos identificar os impactos a curto prazo de uma intervenção direcionada para uma família e avaliar a médio prazo os impactos da intervenção sobre o desenvolvimento de uma criança de risco. Participaram deste estudo uma criança do sexo feminino (20 meses) e sua mãe (15 anos). Para avaliar os impactos da intervenção foram aplicados roteiros de entrevistas com a mãe e o Inventário Portage Operacionalizado com a criança e realizados registros da interação profissional-mãe durante a intervenção. Observou-se que a curto prazo a intervenção foi eficaz para que a mãe organizasse sua vida pessoal (retomar os estudos e voltar a realizar atividades sociais) e passasse a desenvolver interações mais adequadas com a filha com maior freqüência. Decorridos cinco meses da intervenção, verificou-se que a criança apresentou melhoras significativas em todas as áreas do desenvolvimento. Conclui-se que a intervenção foi eficaz para o empoderamento da família e conseqüentemente, para o favorecimento do desenvolvimento da criança.<hr/>Early intervention provides a significant experience to the individual considered of risk minimizing or preventing the occurrence of more severe developmental damage. The family is an essential component of the efficacy of an early intervention program, as it is responsible for the solution of daily problems that appear during the different developmental phases of their children. The intervention becomes even more important for pregnant students of low economic background as many do not know how to take care of the child, many of them have left school, in addition to an inadequate social support system. Thus, the aim of this study was: to identify the short-term having impact of a family-focused intervention program, and to evaluate its mid-term impact in the development of a child at risk. One child (20-month-old) and her mother (15-years-old) took part of the study. Interviews were conducted with the mother and the Operacionalized Portage Inventory was assessed with the child. In addition, the intervention professional interaction with the mother was recorded. The intervention was effective in a short-term, since the mother organized her life (returning to school and to her social activities), and did more frequent adequate interaction with her daughter. After five months of intervention, the child presented significant improvement in all development areas. The intervention was found to be effective in term of family empowerment and, consequently, enhancing the child’s development. <![CDATA[Teachers of children with special educational needs: the informational support in the daily routine of schools attempting to achieve inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um grande número de pesquisas sobre inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no sistema regular de educação tem enfocado o professor como o principal responsável pelo sucesso ou fracasso dessas crianças na escola. Contudo, estudos recentes têm apontado para a importância de se considerara influência do contexto familiar no processo de escolarização de crianças. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar a relação entre os professores de Educação Especial e as famílias de seus alunos no que se refere ao suporte informacional que os professores fornecem para a família. Treze professores participaram deste estudo, respondendo ao Questionário sobre o Papel do Professor de Educação Especial. A partir dos resultados foi possível assumir que a relação entre professores e famílias de crianças com NEE não pode ser descrita como uma parceria, uma vez que os professores não fornecem as informações sistematicamente mesmo que sejam necessárias para os responsáveis pelas crianças.<hr/>A large number of researches about inclusion of children with special educational needs in the regular system of education has indicated that the teacher is the main responsible for either the success or the failure of these children at school. However, recent studies have pointed to the importance of considering the influence of the family context on children’s schooling process. Thus, the aim of this study was to assess the relations between special education teachers and the families of their students regarding the information support the teacher provides for the family. Thirteen teachers participated, answering the Questionnaire on the Role of Special Education Teachers. It was possible to assume that the relations between teachers and families of children with SEN cannot be described as a partnership since teachers do not provide the information systematically, although it could be really necessary for the person in charge of the child. <![CDATA[Evaluation of receptive process: investigation of semantic development in down syndrome person]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho semântico da linguagem de crianças com Síndrome de Down. Foram avaliadas 28 crianças com idade variando de 24 a 83 meses. As mães responderam a um questionário sobre o desempenho semântico de seus filhos. Observou-se que na faixa etária de 50 a 83 meses ocorreu melhor desempenho no aspecto receptivo do que na faixa etária de 24 a 49 meses e o aspecto expressivo estava defasado em comparação ao aspecto receptivo. Na faixa etária de 50 a 83 observou-se a presença de jargão, que não foi encontrado na faixa etária anterior. Concluímos que há variabilidade no desenvolvimento lingüístico em crianças com Síndrome de Down, porém todos apresentavam atraso na aquisição da linguagem e discrepância entre a capacidade receptiva e expressiva. As mães são informantes confiáveis quanto ao desenvolvimento semântico de seus filhos.<hr/>We evaluated the semantic performance in 28 children with Down Syndrome between the ages of 24 to 83 months. The mothers answered a questionnaire on their children’s semantic performance. Children between the ages of 50 to 83 months were observed to have a better performance regards the receptive aspect than children between the ages of 24 to 49 months, and the expressive aspect was delayed when compared to the receptive aspect. Between the ages of 50 to 83 months the presence of jargon was noticeable, which was not found within the preceding age group. Thus, we concluded that there is variability in linguistic development in children with Down syndrome, although they all presented delays in language acquisition and discrepancy between the receptive and expressive capacity. The mothers are reliable informers on their children’s semantic development. <![CDATA[Políticas de educação especial no Brasil: estudo comparado das normas das unidades da federação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se - através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil.<hr/>This paper is a synthesis of the work presented at the 26th annual meetingof ANPED (Brazilian Association of Post-graduation and Research in Education) in 2003. Since two main issues of analysis: fundamentals of Special Education and normalization of public policies, we analysed regional differences and similarities through legal documents published by Public Councils and Educational Offices. It was based on: laws; principles and policies; concepts on Special Education and learners; teaching levels; organizational structure; curriculum and pedagogical organization; supporting services; requirements for teaching and professional education. The aim was to build reference material for educators and researchers who are concerned with special education policies in Brazil. <![CDATA[Mathematics to mental retarded people as research object: analysis and perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem como objetivo organizar e sistematizar as pesquisas desenvolvidas para o ensino de habilidades matemáticas para pessoas com deficiência mental. A análise da literatura nessa área poderá auxiliar os profissionais e pesquisadores da educação a reconhecer a importância desse tema no processo educacional do deficiente mental. A análise e discussão das pesquisas foi direcionada para os aspectos da aplicabilidade e da manutenção das relações aprendidas, proporcionando uma oportunidade para: (a) examinar que tipo de intervenção tem sido conduzida; (b) descrever as características da população classificada como deficiente mental que tem participado desses estudos; (c) sintetizar e discutir os resultados obtidos através dos diferentes procedimentos de ensino; e (d) oferecer sugestões para futuras pesquisas.<hr/>It was organized and systematized the developed researches for mathematical ability teaching to mental retarded people. The literature analysis in this area can help the professionals and the educational researchers and recognize the importance of this topic in the mental retarded educational process. The analysis and discussion were managed to the applicability and the maintenance of learning relations, offering an opportunity to: (a) examine the kind of intervention that has been carried out; (b) describe the characteristics of the retarded population who has participated in this research; (c) summarize and discuss the obtained results through several teaching procedures; and (d) offer suggestions to future researches. <![CDATA[Construindo uma sociedade inclusiva por meio do teatro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem como objetivo organizar e sistematizar as pesquisas desenvolvidas para o ensino de habilidades matemáticas para pessoas com deficiência mental. A análise da literatura nessa área poderá auxiliar os profissionais e pesquisadores da educação a reconhecer a importância desse tema no processo educacional do deficiente mental. A análise e discussão das pesquisas foi direcionada para os aspectos da aplicabilidade e da manutenção das relações aprendidas, proporcionando uma oportunidade para: (a) examinar que tipo de intervenção tem sido conduzida; (b) descrever as características da população classificada como deficiente mental que tem participado desses estudos; (c) sintetizar e discutir os resultados obtidos através dos diferentes procedimentos de ensino; e (d) oferecer sugestões para futuras pesquisas.<hr/>It was organized and systematized the developed researches for mathematical ability teaching to mental retarded people. The literature analysis in this area can help the professionals and the educational researchers and recognize the importance of this topic in the mental retarded educational process. The analysis and discussion were managed to the applicability and the maintenance of learning relations, offering an opportunity to: (a) examine the kind of intervention that has been carried out; (b) describe the characteristics of the retarded population who has participated in this research; (c) summarize and discuss the obtained results through several teaching procedures; and (d) offer suggestions to future researches.