Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820080002&lang=es vol. 14 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Desenvolvimento motor de criança com paralisia cerebral: avaliação e intervenção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento motor de uma criança com idade cronológica de 10 anos com paralisia cerebral do tipo atáxica e os efeitos de um programa de atividades motoras no meio aquático. O desenvolvimento motor foi mensurado seguindo os procedimentos propostos no Manual de Avaliação Motora e o programa de intervenção das atividades motoras no meio aquático foi realizada no Serviço Social da Indústria - SESI/ Londrina - Pr., duas vezes por semana, em sessões de 45 minutos por um período de 2 meses, obtendo uma freqüência de 87%. Os dados foram analisados descritivamente, comparando os resultados de pré e pós-testes. O quociente motor em todos os itens foi classificado como "muito inferior", o que se caracteriza como déficit motor, com exceção da organização temporal que foi avaliada como "normal baixo". Após a intervenção, a única área que mostrou avanços foi a de equilíbrio, cujo resultado mostrou que a criança avançou 12 meses na idade motora, não apresentando alterações proporcionais nas outras áreas.<hr/>The objective of this study was to analyze the motor development of a ten year old child with ataxic cerebral palsy and the effects of a motor activities program in the swimming pool. Motor development was measured according to the motor assessment and the intervention program of motor activities in the swimming pool conducted at Sesi/Londrina, twice a week, during 45 minute sessions over a 2 month period, with an attendance rate of 87%. Data was analyzed descriptively comparing the results with before and after tests. Generally, the motor quotient regarding all items was classified as "very low", characterizing motor deficit, with exception of temporal organization, presented as "normal low". After intervention, the only area that showed positive change was balance; this result showed that the child gained 12 months in motor age, without corresponding alterations in the other areas. <![CDATA[Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no campus da USP de Bauru]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A acessibilidade é um direito do cidadão assegurado por lei para que portadores de deficiência tenham a possibilidade de usufruir de recursos e ações no âmbito social. Barreiras arquitetônicas interferem na vida destes podendo deixá-los a parte da convivência e vida social. Os objetivos deste estudo foram: identificar, descrever e mapear barreiras físicas no Campus da Universidade de São Paulo de Bauru e apresentar as intervenções realizadas, durante o período de outubro de 2001 a dezembro de 2005. O estudo foi descritivo-quantitativo, no qual a coleta de dados centrou-se na análise das condições arquitetônicas das três unidades que compõe este campus, observada as normativas da Associação Brasileira de Normas técnicas e realizada intervenções. Foram identificados: 72 pontos de guias não rebaixadas, 21 pontos de acessos com diferenças de níveis sem rampas; 220m2 de escadas/rampas sem corrimãos; 658m2 de escadas/rampas com corrimãos em discordância com as normas vigentes; 03 rampas com inclinações superiores às determinadas nas normas técnicas; 10 banheiros parcialmente adaptados para deficientes; 02 vagas de estacionamento parcialmente adaptadas e 02 elevadores existentes. Foram executados, em 19 pontos, rebaixamentos de guias, somando 115 m², com linhas de piso tátil, pintados; 8 rampas; 14 pontos de escadas e rampas externas instaladas com corrimãos e guarda-corpos, 5 vagas exclusivas no estacionamento; instalado 2 centrais de atendimento telefônico para surdo e adquiridas 3 cadeira de rodas. As intervenções realizadas contribuíram para melhorar a acessibilidade de portadores de deficiência no campus favorecendo a utilização dos recursos existentes neste espaço público.<hr/>All citizens have the right assured by law to accessible to enable people with disabilities to enjoy resources and activities in the social environment. Physical barriers intervene in their life and can exclude them from living with others. This study's aims were to identify, describe and map the physical barriers at the Campus of Bauru of the University of São Paulo and to introduce interventions undertaken from October 2001 to December 2005. This was a quantitative descriptive study, in which data was collected on the architectural conditions analysis of the three units that make up this campus. The norms established by the Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) were used as bases for accomplishing the interventions. Results: 72 locations were identified as having curb cut problems, 21 points of access were found to have interruptions and grade changes that required ramps; 220m2 of stairs/ramps had no handrails; 658m2 of stairs/ramps had handrails that were not in accord with requirements; 3 ramps had inclinations higher than stipulated by requirements of the ABNT; 10 bathrooms were partially adapted for people with disabilities; 2 parking spaces were partially adapted and there were only 2 elevators. Curb cuts were installed at 19 points, adding 115 m² with tactile lines painted on the pavement; 8 ramps were installed; 14 handrails and guardrails were installed along external stairs and ramps, 5 reserved parking places were designated and marked; 2 central phones for deaf people were installed and 3 wheelchairs were acquired. The various interventions contributed to improve accessibility for people with disabilities on campus facilitating the use of existing resources of public space. <![CDATA[A construção da identidade de sujeitos deficientes no grupo terapêutico-fonoaudiológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo, consideramos que o sujeito se constitui à medida que suas ações vão sendo interpretadas pelo outro, através da internalização de papéis, definidos, inicialmente, pelas pessoas que são referência mais concreta da criança, como a família e, posteriormente, pelo grupo social maior do qual ela faz parte. Nosso objetivo foi refletir sobre a formação/construção da identidade de jovens deficientes mentais que participavam de atendimento fonoaudiológico, realizado em grupo, analisando o papel da linguagem no processo de construção da imagem que o sujeito faz de si mesmo. O estudo teve sua origem a partir dos resultados obtidos em pesquisas realizadas anteriormente, com grupos de irmãos de sujeitos considerados deficientes mentais. Esses resultados revelaram a imagem negativa que os irmãos têm em relação ao irmão deficiente. O material analisado faz parte de um banco de dados de dois anos de filmagens das interações de jovens deficientes no grupo terapêutico-fonoaudiológico de uma clínica-escola. Os dados foram transcritos e analisados segundo diretrizes da análise microgenética considerando as minúcias dos acontecimentos, os detalhes e o recorte de episódios interativos, sendo o exame orientado para o funcionamento dos sujeitos, as relações intersubjetivas e as condições sociais da situação. As análises realizadas procuraram relacionar a imagem que esses sujeitos têm de si com a imagem transmitida pelo grupo social do qual eles fazem parte. Os resultados mostraram a ressonância do discurso do grupo social nos dizeres dos sujeitos. Concluímos que para transformar a imagem que os sujeitos deficientes mentais têm de si mesmos, precisamos ações que incidam sobre aqueles que os rodeiam, ou seja, a família, os amigos, os colegas e o grupo social em geral.<hr/>In this study, we consider the personality of our subjects as being shaped by means of their actions being interpreted by others. This happens via the internalization of roles. These roles are defined, in the first instance, by those persons who provide the most concrete reference points for the child, in particular their family, and beyond that by the wider social group to which they belong. Our objective was to reflect upon the formation of the personal identity of mentally disabled young people who were receiving speech therapy, this therapy being conducted in a group context. Transcripts of the language used by the subjects in constructing their self image were analyzed. This study was based upon the results obtained from previous research, conducted with groups of siblings of subjects classified as mentally disabled. These results revealed a negative image held by those siblings of their disabled brother or sister. The material analyzed is part of a data bank of videotapes, of disabled youngsters receiving group speech therapy in a school clinic setting, taken over a two year period. This data was transcribed and analyzed according to the guidelines of micro genetic analysis, taking into consideration minute details of interviews and in particular details and clips of interactive episodes. The examination of the data was directed towards the actions of the subjects of the study, their interpersonal relations and the social context in which these took place. The analysis conducted in this study aims to establish a relationship between the images these subjects have of themselves and the image put across by the social group to which they belong. The results demonstrated the resonance of the discourse of the social group in the verbalizations of the subjects. We conclude that to transform the image that the subjects with intellectual disability have of themselves it is necessary to direct actions to those who are close to them, namely family, friends, colleagues and their social group in general. <![CDATA[Ensino itinerante para deficientes visuais: um estudo exploratório]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O programa de ensino itinerante para alunos com deficiência visual tem por objetivo complementar o atendimento educacional oferecido na sala de aula do ensino regular. Considerando que as referências sobre essa modalidade de ensino são bastante reduzidas e, ainda, levando-se em conta a tendência de crescimento desse tipo de atendimento em decorrência do aumento de inclusões na rede regular de ensino, o presente trabalho teve como objetivo descrever as características profissionais, habilidades e condições de trabalho do professor itinerante de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo seis professores itinerantes. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. Os conteúdos das entrevistas foram transcritos na íntegra e, posteriormente, classificados em temas previamente definidos. Os resultados apontaram a necessidade de uma reorganização dessa modalidade de ensino em termos de objetivos, de infra-estrutura e de políticas públicas para que o ensino itinerante cumpra seu papel como um recurso de apoio que favoreça a inclusão escolar e social de crianças com deficiência visual.<hr/>The objective of the itinerant teaching program for students with visual impairments is to offer special education support for teachers in regular classrooms. Considering that available literature about this teaching modality is limited, while taking into account the tendency that this kind of educational service will increase due to inclusion in regular classes, this study aimed to describe the professional characteristics, and the abilities and working conditions of itinerant teachers who work with students with visual impairments. Six itinerant teachers participated in the study. The data was collected using a semi-structured interview. The content of the interviews was transcribed and classified by themes previously defined. The results pointed to the need for a reorganization of this teaching modality in terms of objectives, infrastructure and public policies so as to enable itinerant teachers to accomplish their role as a support resource that facilitates educational and social inclusion for children with visual impairments. <![CDATA[Família de crianças com deficiência e profissionais: componentes da parceria colaborativa na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo tem como objetivo identificar e descrever os comportamentos dos profissionais da escola e dos familiares de crianças com deficiência que, na perspectiva dos dois lados, são propiciadores e mantenedores de uma parceria colaborativa efetiva e bem sucedida. O estudo foi conduzido com quatro grupos focais, compostos por familiares (FAM1 e FAM2) e por profissionais (PROF1 e PROF2). Foram conduzidas duas etapas de coleta de dados. Na Etapa 1, as reuniões tiveram por objetivo identificar os componentes da parceria colaborativa. Na Etapa 2, cada um dos grupos focais foi confrontado com os dados obtidos na primeira etapa, sendo que familiares foram confrontados com os dados dos profissionais e vice-versa. Por meio da análise qualitativa dos dados obtidos, foram identificadas e descritas as categorias levantadas pelos participantes referentes aos comportamentos que devem ser emitidos. O estudo apontou que, entre as categorias levantadas, são observadas características essenciais do processo colaborativo, tais como respeito mútuo, comunicação, confiança, participação, amabilidade, sinceridade, seriedade e imparcialidade. Espera-se que o levantamento e a descrição das categorias possam nortear os profissionais da escola e familiares de crianças com deficiência na busca do estabelecimento de uma parceria colaborativa efetiva e de sucesso.<hr/>This present study aims to identify and describe the behavior of professionals that work in the school and the family of children with disabilities that promote and maintain an effective and successful collaborative partnership, as viewed from both sides. The study was carried out with four focal groups, composed by families (FAM1 and FAM2) and professionals (PROF1 and PROF2). Two phases of data collection were conducted. In Phase 1 the meetings aimed to identify the components of collaborative partnerships. In Phase 2 each of the focal groups was confronted with data obtained during the first phase, i.e. the parents were presented with the data given by the professionals and vice versa. By qualitative analyses of the obtained data, the categories elicited by the participants related to the behaviors that should be emitted were identified and described. The study pointed out that among the elicited categories, essential characteristics of the collaborative process can be observed, such as mutual respect, communication, trust, participation, amicability, sincerity and impartiality. It is expected that the survey and description of the categories will guide professionals and family members of disabled children in search of successful and effective collaborative partnership. <![CDATA[A fonoaudiologia na relação entre escolas regulares de ensino fundamental e escolas de educação especial no processo de inclusão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais no Ensino Fundamental, como acontece a comunicação entre escolas de educação especial e regular, bem como a atuação dos inúmeros profissionais envolvidos, enfocando o papel do fonoaudiólogo. Como metodologia, realizou-se um delineamento descritivo e analítico, por meio de inquérito, aplicados em seis Escolas de Educação Especial e seis Escolas de Ensino Regular da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte. Participaram do estudo 6 coordenadores e 42 professores de escola regular, nove coordenadores e 61 professores de escola especial, totalizando 118 sujeitos pesquisados. Os questionários abordaram aspectos relacionados à gestão da escola, à formação docente, ao perfil dos alunos, profissionais atuantes no processo educacional, além de formas de contato entre instituições de serviço de Saúde e Educação. Na análise dos resultados, dentre outras questões, foi observada grande demanda para serviço fonoaudiológico, ainda pouco presente na área educacional. A comunicação entre os dois tipos de escola não acontece em todas as instituições pesquisadas. Ambas possuem conhecimento restrito da fonoaudiologia, principalmente as escolas regulares. Percebeu-se a falta de investimento para aperfeiçoamento pessoal dos professores, bem como para orientação aos pais acerca do processo de inclusão. Concluímos que o campo da fonoaudiologia no processo de inclusão mostra-se extenso e aberto. Sua atuação na promoção da saúde em âmbito escolar depende diretamente da interdisciplinaridade entre serviços da área da Educação e da Saúde, além da parceria entre fonoaudiólogos, educadores e pais.<hr/>This research aimed to investigate the inclusion process of children with special needs in Primary Schools, interaction among regular schools and special education centers, as well as the role of the many professionals involved, focusing specifically on the speech therapist. The method used was a descriptive analytical survey; a questionnaire was applied in six Special Education Schools and six Regular Schools of the public school system of the city of Belo Horizonte. Six coordinators and 42 teachers from the regular schools and nine coordinators and 61 teachers from the special education schools took part in the study, which involved a total of 118 individuals. The questionnaire covered aspects related to school administration, teacher education, student profile, professionals involved in the educational process, and forms of contact between Health and Education institutions that provide services. Among other issues, the analysis of the results showed a great demand for speech therapy services, which as yet are generally unavailable in the field of education. Interaction between the two types of schools does not occur in all the institutions that were researched. Both types have limited knowledge of Speech Therapy, especially in regular schools. The research revealed a lack of investment in teacher development and in parents' orientation regarding the process of inclusion. We concluded that the field of Speech Therapy is yet to be explored in the process of inclusion. Its contribution for health in the school environment depends directly on the interdisciplinary action of the services provided by the fields of Education and Health, and on cooperation among speech therapists, educators and parents. <![CDATA[Analisando as pesquisas em educação especial no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Nosso objetivo foi examinar a articulação lógica entre o problema e a proposição teórico-metodológica das produções na área da Educação Especial, focando os seus pressupostos epistemológicos. Nos fundamentamos nos pressupostos das tendências empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica, crítico-dialética e do paradigma da complexidade. O procedimento adotado foi interpretar todas as dissertações/teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial do Brasil, que versam sobre Educação Especial, produzidas nos anos de 2001, 2002 e 2003, disponíveis no banco de teses da CAPES. Encontramos as tendências empírica, fenomenológica e dialética. Os equívocos encontrados foram a não inserção da pesquisa entre as produções na área; ausência de criticidade; não posicionamento numa determinada concepção de educação; construção teórica fundamentada em concepções diferentes; falta de coerência nos pressupostos teórico-metodológicos; não explicitação metodológica; não descrição dos procedimentos éticos; e má elaboração dos resumos. Concluímos pela necessidade da melhoria das dissertações/teses para que possamos avançar na produção de conhecimento na área da Educação Especial.<hr/>Our objective was to analyze the logical articulation between the problem and the theoretical-methodological proposal of studies in the field of Special Education, focusing on the epistemological issues. We based our study on the empiric-analytical tendencies, phenomenology-hermeneutic, critical-dialectical and the complexity paradigm. The procedure that was adopted was interpreting all dissertations/thesis produced in Post-Graduate programs in Education and Special Education in Brazil, which focus on Special Education, produced in 2001, 2002 and 2003, available online at CAPES' thesis database. We found empirical, phenomenological and dialectic tendencies. The errors encountered included the failure to include the research among the productions in the field; lack of critical approach; lack of making explicit what educational conception the study was based on; theoretical construction based on different conceptions; lack of coherence in the theoretical-methodological proposals; lack of methodological specification; absence of ethical procedural descriptions; and poorly written abstracts. We came to the conclusion that improvements in theses /dissertations are necessary so as to continually move forward in the production of knowledge in the field of Special Education. <![CDATA[A deficiência mental na concepção da liga brasileira de higiene mental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste texto é investigar a concepção e as propostas de atendimento escolar destinado aos deficientes mentais segundo o ideário higienista e eugenista difundido pela Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM). Para tanto, utilizamos como fonte primária de estudo os Arquivos Brasileiros de Higiene Mental (ABHM), periódico publicado entre 1925 e 1947. Verificamos que a LBHM expressa diferentes opiniões quanto à concepção e às medidas de intervenção propostas para os deficientes mentais. De um lado, propõe a higienização da população, a ser alcançada com a formação de hábitos sadios através da educação escolar e especificamente da educação higiênica, com a possível adaptação do deficiente ao meio social. De outro, defende uma posição eugênica radical, que apregoa a purificação da raça, a esterilização e exclusão dos ditos degenerados (leprosos, loucos, idiotas, epilépticos, cancerosos, nefrolíticos, tuberculosos, prostitutas, vagabundos e deficientes mentais).<hr/>The aim of this study is to investigate the conception and proposals of schooling for individuals with mental disability according to the hygienic and eugenic ideology divulged by the Brazilian League for Mental Hygiene (Liga Brasileira de Higiene Mental, LBHM). To this end, we used as a primary source the Brazilian Archives of Mental Hygiene (Arquivos Brasileiros de Higiene Mental, ABHM), a newspaper published from 1925 to 1947. We concluded that there were various opinions in the LBHM about the conception and proposed intervention methods for individuals with mental disability. On one side, there were proposals of population cleansing to be achieved through healthy habits taught in schools, mainly hygienic education, with possible adaptation of the disabled individual to society. On the other hand, there was an extreme eugenic proposal that emphasized race purification, sterilization and exclusion of so-called degenerate individuals (lepers, lunatics, idiots, epileptics, cancer patients, nephrolytics, tuberculosis patients, prostitutes, vagrants and individuals with mental retardation). <![CDATA[Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Diante das diversas pesquisas sobre as questões das pessoas com deficiências e seus corpos, este ensaio tem como objetivo analisar o ser humano classificado por seu corpo deficiente no passado, eficiente no presente e diferente no futuro. Consultando vários autores, apresentamos uma retrospectiva histórica do corpo deficiente no passado, uma análise das principais abordagens da Educação Física no trato com o corpo eficiente no presente e uma reflexão sobre o corpo diferente no futuro. No passado, confirma-se a exclusão dos corpos deficientes, historicamente renegados, inferiorizados, subestimados, estigmatizados por décadas. No presente, evidencia-se a eficiência desses corpos a partir do momento em que lhes são dadas oportunidades de participação. No futuro, presumi-se corpos diferentes, respeitados em sua complexidade, compreendidos como seres humanos que, em sua totalidade pensam, sentem, aprendem, deslocam-se através do movimento no tempo e no espaço com uma intenção, vivem a própria história em busca da superação, transcendendo a cada oportunidade vivida.<hr/>Given the various research on issues of people with disability and their bodies, this essay aimed to analyze the human being whose body was classified as deficient in the past, efficient at present and different in the future. Consulting various authors, we present a historical retrospective of the disabled body in the past, an analysis of the main Physical Education approaches in dealing with the efficient is body and a reflection on the body seen as different in the future. In the past, the literature confirms the exclusion of disabled bodies, historically marginalized as inferior bodies, underestimated, stigmatized for decades. As soon as they are given opportunities to participate, this view changes to efficient bodies. In the future, the assumption is of different bodies, respected in their complexity, understood as human beings, in their full capacity to think, feel, learn, transferring through movement in time and space with clear intention, whereby they will be able to live their own story as they seek to overcome limitations, transcending every opportunity they experience. <![CDATA[Avaliação das habilidades cognitiva e viso-motora em pessoas com Síndrome de Down]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo avaliar habilidades intelectuais e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down (SD), utilizando para isto os testes TONI 3- Forma A e o Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). Participaram 51 pessoas com a síndrome, ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 6 e 24 anos (M=15,3; DP=4,9), oriundos de instituições de educação especial do interior de São Paulo. Os instrumentos foram aplicados individualmente e os resultados indicaram evidência de validade convergente entre os resultados obtidos com o TONI-3-Forma A e o B-SPG. Por meio da prova de correlação de Pearson foram obtidos índices negativos e altamente significativos entre os construtos pesquisados, congruentes com os pressupostos teóricos dos instrumentos utilizados (r=-0,57; p<0,001), demonstrando que os participantes que tiveram mais acertos na medida de inteligência foram os que cometeram menos erros na medida de habilidade viso-motora. Ainda assim, sugere-se que outros estudos sejam realizados com amostras maiores do que a aqui pesquisada, visando à identificação de padrões de desenvolvimento de habilidades cognitivas e viso-motoras nessa população, bem como a possibilidade de que programas de intervenção mais apropriados sejam elaborados para desenvolver o potencial cognitivo apresentado por pessoas com SD.<hr/>The present research aimed to evaluate intellectual and visuomotor abilities in people with Down syndrome, by using the TONI 3-A Form test and the Bender test with gradual point scoring system. These tests have been applied individually to 51 people of both sexes, with age varying between 6 and 24 years old (M=15,3; DP=4,9), carrying the syndrome, and deriving from special education institutions of the interior of São Paulo. The tests were applied individually and the results have indicated evidence of convergent validity between the TONI-3-A Form and the Bender results. Through the test of Pearson, negative and highly significant indices of correlation were obtained, being congruent with the constructs (r=-0,57; p<0,001), demonstrating that the participants, who had a better score in measuring intelligence, had been the ones who had made less mistakes in measuring their visuomotor abilities. Even so, it suggests that other studies should be carried out with larger samples of SD than the ones researched here, aiming at identifying development standards of cognitive and visuomotor abilities in this population, as well as the possibility of elaborating more appropriate intervention programs to develop the cognitive potential presented by people with Down syndrome. <![CDATA[Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo avaliar habilidades intelectuais e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down (SD), utilizando para isto os testes TONI 3- Forma A e o Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). Participaram 51 pessoas com a síndrome, ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 6 e 24 anos (M=15,3; DP=4,9), oriundos de instituições de educação especial do interior de São Paulo. Os instrumentos foram aplicados individualmente e os resultados indicaram evidência de validade convergente entre os resultados obtidos com o TONI-3-Forma A e o B-SPG. Por meio da prova de correlação de Pearson foram obtidos índices negativos e altamente significativos entre os construtos pesquisados, congruentes com os pressupostos teóricos dos instrumentos utilizados (r=-0,57; p<0,001), demonstrando que os participantes que tiveram mais acertos na medida de inteligência foram os que cometeram menos erros na medida de habilidade viso-motora. Ainda assim, sugere-se que outros estudos sejam realizados com amostras maiores do que a aqui pesquisada, visando à identificação de padrões de desenvolvimento de habilidades cognitivas e viso-motoras nessa população, bem como a possibilidade de que programas de intervenção mais apropriados sejam elaborados para desenvolver o potencial cognitivo apresentado por pessoas com SD.<hr/>The present research aimed to evaluate intellectual and visuomotor abilities in people with Down syndrome, by using the TONI 3-A Form test and the Bender test with gradual point scoring system. These tests have been applied individually to 51 people of both sexes, with age varying between 6 and 24 years old (M=15,3; DP=4,9), carrying the syndrome, and deriving from special education institutions of the interior of São Paulo. The tests were applied individually and the results have indicated evidence of convergent validity between the TONI-3-A Form and the Bender results. Through the test of Pearson, negative and highly significant indices of correlation were obtained, being congruent with the constructs (r=-0,57; p<0,001), demonstrating that the participants, who had a better score in measuring intelligence, had been the ones who had made less mistakes in measuring their visuomotor abilities. Even so, it suggests that other studies should be carried out with larger samples of SD than the ones researched here, aiming at identifying development standards of cognitive and visuomotor abilities in this population, as well as the possibility of elaborating more appropriate intervention programs to develop the cognitive potential presented by people with Down syndrome. <![CDATA[Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382008000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo teve como objetivo avaliar habilidades intelectuais e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down (SD), utilizando para isto os testes TONI 3- Forma A e o Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). Participaram 51 pessoas com a síndrome, ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 6 e 24 anos (M=15,3; DP=4,9), oriundos de instituições de educação especial do interior de São Paulo. Os instrumentos foram aplicados individualmente e os resultados indicaram evidência de validade convergente entre os resultados obtidos com o TONI-3-Forma A e o B-SPG. Por meio da prova de correlação de Pearson foram obtidos índices negativos e altamente significativos entre os construtos pesquisados, congruentes com os pressupostos teóricos dos instrumentos utilizados (r=-0,57; p<0,001), demonstrando que os participantes que tiveram mais acertos na medida de inteligência foram os que cometeram menos erros na medida de habilidade viso-motora. Ainda assim, sugere-se que outros estudos sejam realizados com amostras maiores do que a aqui pesquisada, visando à identificação de padrões de desenvolvimento de habilidades cognitivas e viso-motoras nessa população, bem como a possibilidade de que programas de intervenção mais apropriados sejam elaborados para desenvolver o potencial cognitivo apresentado por pessoas com SD.<hr/>The present research aimed to evaluate intellectual and visuomotor abilities in people with Down syndrome, by using the TONI 3-A Form test and the Bender test with gradual point scoring system. These tests have been applied individually to 51 people of both sexes, with age varying between 6 and 24 years old (M=15,3; DP=4,9), carrying the syndrome, and deriving from special education institutions of the interior of São Paulo. The tests were applied individually and the results have indicated evidence of convergent validity between the TONI-3-A Form and the Bender results. Through the test of Pearson, negative and highly significant indices of correlation were obtained, being congruent with the constructs (r=-0,57; p<0,001), demonstrating that the participants, who had a better score in measuring intelligence, had been the ones who had made less mistakes in measuring their visuomotor abilities. Even so, it suggests that other studies should be carried out with larger samples of SD than the ones researched here, aiming at identifying development standards of cognitive and visuomotor abilities in this population, as well as the possibility of elaborating more appropriate intervention programs to develop the cognitive potential presented by people with Down syndrome.