Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1413-653820150001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Teacher Demands Resulting from School Inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es com a implementação das políticas públicas em inclusão escolar, cresce o número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) em classes comuns, fato que ajuda a compor um cenário nas escolas que tem desvelado limitações e contradições do sistema educacional brasileiro. Atores e autores educacionais são desafiados a construir saberes capazes de responder às demandas do cotidiano escolar relacionadas à convivência e aprendizagem na diversidade. Considerando que este processo inclusivo é novo nas escolas, o estudo teve como objetivo analisar as demandas dos professores decorrentes da inclusão escolar. A pesquisa foi qualitativa do tipo exploratório, participando seis professoras, seus alunos com NEEs e três profissionais do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação. Para coleta de dados, foram utilizados: técnica de observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada, questionário e, para discussão dos dados, análise de conteúdo. Os resultados indicam que existem conquistas e contradições na realidade das escolas que se propõem inclusivas; avanços e limitações resultantes da política municipal, e que o modelo de atuação da equipe de educação especial no contexto analisado pode ser revisto ou ampliado. Indicam que os professores apresentam demandas no domínio da política pública, da formação, e demandas dirigidas ao psicólogo.<hr/>After implementingpublic policiesforschool inclusion, the number of students with special educational needs in regular classes has increased. This fact has helped to compose the picture in schools in whichthe limitations and contradictions of the Brazilian educational system have appeared. Educational actors and authors are challenged to build knowledge capable of responding to the demands of daily school related to living together and learning in diversity. Since this inclusive process is new to schools, the study aimed to analyze teacherdemands in the school inclusion context. The research was qualitative and exploratory, and the participants were six teachers, their students with special educational needs and three professionals in the Nucleus of Inclusive Education from the Municipal Department of Education. Data was collected using the participant observationtechnique, a field diary, semi-structured interviews, questionnaires, and the discussion of the data was carried out through analysis of content. The results indicate that there are achievements and contradictions in the reality of schools that assign themselves as inclusive schools; there have been advances and limitations resulting from municipal policies; the model of performance of the group of special education, in the analyzedcontext, may be revised or expanded; and teachers have demands with regard to public policy, training, and issues to be raised with psychologists. <![CDATA[Observation Protocol of Physically Disabled Children's Performance: Construction, Application and Data Analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100023&lng=es&nrm=iso&tlng=es o artigo descreve os procedimentos para a construção, aplicação e análise de dados de um instrumento de avaliação denominado Protocolo de Observação do Desempenho de Crianças com Deficiência Física na Realização de Atividades de Pintura e Colagem. Este protocolo visa a identificar a percepção dos pais e a dos professores acerca de dois aspectos do desempenho de crianças com deficiência física, a saber, capacidade ou incapacidade e independência ou dependência com que é executada uma atividade habitualmente realizada no contexto escolar. Participaram do estudo 11 professoras, sendo três da Educação Infantil e oito do Ensino Fundamental, e três juízes com experiência em Educação Especial. Foram utilizados dois questionários, um visava a avaliar, segundo a percepção das professoras, a adequação das atividades de pintura e colagem elaboradas para as crianças de quatro a nove anos de idade, e o outro, verificar a opinião dos juízes quanto à adequação do instrumento proposto, para o fim a que se destina. Uma série de procedimentos foi realizada até alcançar a versão final do instrumento. Finalizada a sua construção, foram sistematizados os procedimentos para a sua aplicação e análise de dados. As aplicações iniciais do instrumento têm revelado que este está cumprindo com o seu objetivo principal, que é o de mensurar a percepção que pais e professores têm do desempenho de crianças com deficiência física em uma atividade habitualmente realizada no contexto escolar. Os resultados sugerem também a sua adequação quanto à linguagem e formato para a população que faz o seu uso.<hr/>The article describes the procedures of construction, application and data analysis of an instrument of evaluation labeled Observation Protocol of Physically Disabled Children's Performance in the Accomplishment of Painting and Pasting Activities. This protocol seeks to identify parent and teacherperception concerning two aspects of physically disabled children's performance, i.e., the capacity or inability and independence or dependence with which they accomplish an activity they are familiar with in the school setting. Elevenpreschool and elementary school teachers and three researchers with experience in the area of Special Education participated in the study. A questionnaire was used to evaluate, according to the teachers' perception, the suitability of the painting and pasting activities proposed to four to nine year old children. Another questionnaire was used to examine the opinion of the researchers about the adequacy of the proposed instrument for the intended aim. A series of procedures was accomplished to reach the final version of the instrument. Once finalized, the procedures for its application and data analysiswere systematized. The initial applications of the instrument have suggested that the instrument is fulfilling its main purpose, that is, the measurement of parents' and teachers' perception of physically disabled children's performance in agiven activity that is often performed in the classroom. The results also suggest it be adapted regarding language and format for the population that will be using it. <![CDATA[Possibilities of Peer Tutoring for Students with Visual Impairment in Technical and Higher Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100039&lng=es&nrm=iso&tlng=es a inclusão escolar pode trazer benefícios incontestáveis para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, desde que sejam realizadas adequações e adaptações na dinâmica escolar e nas propostas pedagógicas a fim de atender as necessidades educacionais dos mesmos. Estudos sobre teorias e práticas que contribuam para uma educação inclusiva e de maior qualidade passaram a ser o desafio dos pesquisadores e profissionais da área. Desse modo, esse estudo objetivou analisar e descrever a percepção de estudantes com deficiência visual e sem deficiência (tutores) sobre a atividade de tutoria de pares. A pesquisa ocorreu em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do interior do Nordeste Brasileiro. Participaram do estudo sete estudantes com deficiência visual na condição de tutorados, seis na função de tutores e a coordenadora responsável pelas tutorias. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, versões para tutor, tutorado e coordenação. Os dados foram analisados por meio da categorização temática da análise de conteúdo com a utilização do software Atlas-Ti. Os resultados mostraram que as díades tutor-tutorado, na condição de colegas de mesma classe, apresentaram um maior grau de satisfação com relação à tutoria, tanto na visão dos tutorados, quanto na concepção dos próprios tutores. Concluiu-se, de acordo com os resultados, que a tutoria de pares se configura como uma estratégia promissora para dar apoio a inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior.<hr/>School inclusion can bring indisputable benefits for the development of people with disability, provided that adjustments and adaptations are conducted in the school dynamics and pedagogical proposals to meet their educational needs. Researchers and practitioners in the field are facing the challenge of studying theories and practices that contribute to inclusive education and that aim to improve the quality of such education. Thus, this study aimed to analyze and describe the perception of students with visual disabilities and without disabilities (tutors) regarding the activities carried out as mentoring pairs. The study took place in a Federal Institute of Education, Science and Technology in the interior of Northeastern Brazil. Participants were seven students with visual impairments who were to be tutored, six in the role of tutors and the supervisor responsible for tutoring. For data collection, a semi-structured interview was used, with versions for the persons being tutored, the tutors and the supervisor. Data were analyzed using thematic categorization of content analysis using the software Atlas-Ti. The results showed that the tutor - tutored dyads who were classmates presented the highest degree of satisfaction regarding the mentoring relationship, both in view of those being tutored and those doing the tutoring. According to the results, we concluded that peer tutoring pairs can be a promising strategy for providing support for including students with visual impairments in technical and higher education. <![CDATA[Educational Support Serviceteachers and Educational Organization for Students with Intellectual Disabilities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100057&lng=es&nrm=iso&tlng=es a educação inclusiva é um processo em construção e diante desse novo cenário, são questionadas as condições de ensino organizadas nas escolas comuns para esses alunos, pois elas, em geral, não correspondem às especificidades que os mesmos apresentam. Este estudo teve como objetivo geral conhecer e refletir sobre a organização da educação inclusiva para o atendimento do aluno com deficiência intelectual nos diferentes espaços educacionais na rede municipal de uma cidade de pequeno porte do interior paulista; buscando-se conhecer a percepção de professores especialistas sobre as condições de ensino organizadas para os alunos com deficiência intelectual nas escolas comuns. Participaram desta pesquisa, as professoras que atuam na equipe de AEE no município. O método utilizado foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos professores do AEE para conhecer as suas percepções sobre a educação de alunos com deficiência intelectual. A análise dos dados foi articulada com a fundamentação teórica a partir de estudos disponíveis na literatura da área. Os resultados apresentados indicam que é preciso conhecer como estão ocorrendo às práticas inclusivas. Conclui-se que este estudo é uma amostra de uma experiência que está caminhando e espera-se que possa contribuir para a organização do ensino dos alunos com deficiência intelectual.<hr/>inclusive education is a process under construction and given this new scenario, the conditions of education organized in public schools for these students are questioned because they usually do not correspond to the specific characteristics they present. Themain objective of this study was meeting and reflecting on the organization of this kind of education while focusing on the care of students with intellectual disabilities in different educational contexts in a small city in the state of São Paulo; the aim was to understand the perception of specialist teachers about teaching conditions designed for students with intellectual disabilities in mainstream schools. The research participants were all of the teachers who work in the Educational Support Services in the city.Semi-structured interviews were applied with all teachers of Educational Support Services in order to learn about their perceptions of the education of students with intellectual disabilities. Data analysis was discussed in articulation with literature reviews of recent studies in the field. The results indicate that we need to understand how inclusive practices are being carried out. We conclude that this study is a sample of an ongoing experience and we hope to contribute to the organization of teaching for students with intellectual disabilities. <![CDATA[Concept Formation in Students with Intellectual Disabilities: the Case of Ian]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100075&lng=es&nrm=iso&tlng=es este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, com alunos que apresentam deficiência intelectual, matriculados em uma escola regular da rede pública do Rio de Janeiro, entre os anos de 2009 e 2012. A pesquisa-ação colaborativa e a abordagem histórico-cultural foram as bases teórico-metodológicas para investigar a elaboração dos processos de ensino e aprendizagem e a formação de conceitos por um aluno com deficiência intelectual. Os episódios da interação professor aluno, filmados na sala de aula e na sala de recursos, indicaram possibilidades de ações pedagógicas com vistas a situações de ensino conducente à construção de conceitos pelo aluno com deficiência intelectual. Além disso, constatou-se que a abordagem teórico-metodológica foi favorável à organização, de forma colaborativa, das atividades de ensino, pelas professoras de sala de aula e da sala de recursos, com procedimentos de ensino mais adequados ao processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, na escola regular.Tal proposta se coaduna com a perspectiva de ensino de qualidade para todos.<hr/>This article presents part of a doctoral study with students who have learning disabilities, who were enrolled in a regular public school in Rio de Janeiro between the years 2009 and 2012. Collaborative action research and cultural-historical approach were the theoretical and methodological bases to investigate the development of both processes of teaching and learning and the formation of concepts by a student with intellectual disabilities. From episodes filmed in the classroom and in the resource room, the data collected and analyzed indicated possibilities of pedagogical action aimed at concept construction situations by students with intellectual disabilities. Furthermore, it was found that the theoretical-methodological approach was favorable to cooperative organization of educational activities by teachers in the classroom as well as in there source room, with the most suitable teaching procedures to ensure learning conditions for students with intellectual disabilities in regular school. This proposal is consistent with the perspective of quality education for all. <![CDATA[Behavior of Children with Autism Spectrum Disorder with Peers in the Music Educational Context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100093&lng=es&nrm=iso&tlng=es o Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam música têm recebido atenção. O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da educação musical ao desenvolvimento da interação social de crianças com seus pares, focando-se na qualidade e na frequência da apresentação de tais comportamentos. Participaram duas crianças com TEA, com idades de cinco e seis anos, em aulas de percussão em grupo. Os instrumentos utilizados foram a Ficha de dados sociodemográficos e de desenvolvimento, para traçar os perfis dos participantes; e o Protocolo de observação de comportamentos de crianças com TEA com seus pares, para a análise comportamental, durante oito aulas/percussão (240 minutos). Os resultados sugerem que ambos apresentaram tendência ao aumento de iniciativas e respostas espontâneas e à diminuição de comportamentos não funcionais. Verificou-se a ocorrência do uso de estereotipias para tentativas de/e interações, embora esporadicamente. Destacaram-se os papéis do contexto, dos perfis das crianças, e do manejo comportamental por adultos, na promoção de interações.<hr/>The Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by impairments in the areas of social interaction, communication, behavior and sensory processing. Aspects related to difficulties in social interaction repertoire, as well as strategies to help them behave more adequately have been widely studied. Among these strategies, those using music have received attention. The present study aims to investigate the benefits of music education to the social interaction of children with ASD, with their peers, focusing on both the quality and frequency of these behaviors. Two ASD children, aged 5 and 6 years respectively, who attended a percussion class group, participated in the study. The Demographics and Development information enabled the children´s profiles to be drawn. The social interaction behaviors were coded using a Behavioral Observation Protocol during 8 sessions (240 minutes). The results suggest that both tended to increase initiatives and spontaneous responses and to decrease non-functional behaviors as the sessions progressed. It was found that stereotypies were used by the ASD children when attempting to interact with others, albeit sporadically. The role of context, of the children's profile and of adult behavioral management of children in promoting interactions was highlighted. <![CDATA[Teaching Strategies and Pedagogical Resources for Teaching Students with ADHD in Physical Education Classes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental, multifatorial, comum na população de crianças em idade escolar, cuja característica principal é um padrão persistente de desatenção e ou hiperatividade/impulsividade, que frequentemente resulta em prejuízos emocionais, sociais e sobretudo, funcionais. Nesta perspectiva, a pesquisa teve como objetivo planejar, aplicar e analisar um programa de intervenção, composto por atividades psicomotoras, lúdicas e jogos de estratégias, a partir da adaptação de recursos pedagógicos e estratégias de ensino utilizadas em aulas de Educação Física com intuito de estimular a memória, atenção e concentração de crianças com TDAH. Participaram do estudo quatro estudantes com diagnóstico, com idades entre seis e dez anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados em uma escola de ensino regular. Para a coleta de dados inicialmente foi aplicada a EDM, com a finalidade de identificar a condição motora dos alunos. De posse dos dados obtidos e após uma análise documental, foram selecionados e aplicados três eixos temáticos de atividades: psicomotoras, lúdicas e jogos de estratégia. Os instrumentos utilizados foram: observação participante com registro de diário de campo e filmagem. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo e, por conseguinte, obtidas seis categorias: 1. Vínculo professor/aluno e aluno/aluno; 2. Trabalho cooperativo; 3. Mediação; 4. Rotina; 5. Seleção do Recurso e 6. Ambiente. Estas categorias puderam nortear discussões representativas de uma proposta de programa de Educação Física Inclusiva para estudantes com TDAH, em consonância com a possibilidade de instituir rotinas que possam integrar os estímulos de memória, atenção e concentração destes sujeitos.<hr/>ADHD is a common neurobehavioral, multifactorial disorder, that is common in the population of school-age children, whose main feature is a persistent pattern of inattention and or hyperactivity/impulsivity, which often results in emotional, social and above all, functional impairments. In this perspective, the research aimed to plan, implement and analyze an intervention program consisting of psychomotor, play activities and game strategies. The study was based on the adaptation of learning resources and teaching strategies used in physical education classes aiming to stimulate memory, attention and concentration in children with ADHD. The study included four students diagnosed between the ages of six and ten years, of both genders, enrolled in a regular teaching school. The scale of motor development was initially applied for data collection, in order to identify the motor condition of the students. Having obtained the data and after a documentary analysis, three thematic types of activities were selected and applied: psychomotor, play activities and strategy games. The instruments used were: participant observation with field journal registration and filming. Content analysis was used for data analysis and six categories were obtained: 1. Teacher / student and student / student bond; 2. Cooperative Work.; 3. Mediation; 4. Routine; 5. Resource Selection and 6. Environment. These categories could underpin representative discussions of a proposal for an Inclusive Physical Education program for students with ADHD, consistent with the possibility of establishing routines that can integrate memory stimuli, attention and concentration of these subjects. <![CDATA[Ways of Communication and Inclusion of the Kaiowá Deaf Children in Family and School: an Ethnographic Study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100127&lng=es&nrm=iso&tlng=es atualmente a etnografia está consolidada como método de pesquisa no campo das ciências sociais, contudo ganha gradativamente mais espaço no cenário educacional. Este estudo configurou-se pelo delineamento do objeto a partir do viver dentro, na tentativa de compreender a experiência cultural dos povos indígenas surdos Guarani-Kaiowá. Assim, tem como objetivo geral investigar as formas de comunicação e de inclusão da criança surda no contexto familiar e escolar das comunidades indígenas das Aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados, MS. Os objetivos específicos foram: a) compreender como a criança indígena surda se relaciona e se comunica com a família e a escola; b) identificar as facilidades e as dificuldades encontradas na forma de comunicação e na inclusão; e c) descrever as ações e as estratégias utilizadas pela família e pela escola para a comunicação e a efetivação da inclusão da criança nesses sistemas. As análises têm bases conceituais dos estudos culturais, dos estudos surdos e das premissas do desenvolvimento humano ecológico, pautadas na interdependência entre as culturas familiares e os diferentes contextos de socialização, fatores estes determinantes para o desenvolvimento humano. Os resultados do estudo permitiram: conhecer um sistema incipiente de comunicação utilizado pelos familiares da criança; identificar os irmãos como mediadores da comunicação na família e na escola; e reconhecer, nas falas dos professores, o papel do intérprete de Libras como estratégia pedagógica e comunicativa para a inclusão da criança indígena surda. Por fim, a pesquisa etnográfica permitiu uma investigação a partir dos olhares de dentro, apontando indícios para o estabelecimento de um diálogo intercultural.<hr/>Currently, ethnographies are recognized as serious research methods in the field of social sciences, though they are still gaining recognition in the educational scene. This study is based on the delimitation of the object from an inside perspective, aiming to understand the cultural experience of the Guarani-Kaiowá deaf people. The general goal is to investigate the communication and inclusion process of deaf children in family and school contexts of the indigenous communities of Bororó and Jaguapiru Villages, in Dourados/Mato Grosso do Sul. The specific goals were: a) to comprehend how indigenous deaf children relate to and communicate with their family and in school; b) to identify what is comfortable and what is difficult for them regarding communication and inclusion; and c) to describe actions and strategies used by the family and by the school to achieve communication and effective inclusion of children in these systems. The analyses are conceptually based on cultural studies, deaf studies and assumptions of ecological human development, guided by the interdependence between family cultures and different contexts of socialization - determining factors for human development. The results of the study allowed us to: identify an emerging system of communication used by family and child; to identify siblings as mediators of communication in the family and at school; and to recognize, in the speech of teachers, the role of the sign language interpreter as a pedagogical and communicative strategy for the inclusion of indigenous deaf children. Finally, ethnographic research enabled us to investigate this situation with an insider view, highlighting the establishment of intercultural dialogue. <![CDATA[Aprendizaje Basado en Juegos Digitales en Niños con TDAH: un Estudio de Caso en la Enseñanza de Estadística para Estudiantes de Cuarto Grado en Colombia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100143&lng=es&nrm=iso&tlng=es La situación actual de innovación tecnológica en educación introduce una nueva visión del juego digital, resaltando su valor pedagógico. Considerando este panorama proponemos el aprendizaje basado en juegos digitales, más específicamente de tipo multi-jugador masivos en línea, como un escenario propicio para lograr que los niños con TDAH (Trastorno por Déficit de Atención y/o Hiperactividad) mejoren su aprendizaje y fortalezcan significativamente sus habilidades sociales, así como la autorregulación de sus emociones. Para ello llevamos a cabo un estudio de caso en el Colegio Santa Bertilla Boscardin de la ciudad de Medellín, Colombia, con estudiantes del grado cuarto de primaria en la asignatura de estadística, los cuales se dividieron en 17 niños como grupo experimental y 40 como control. Los resultados obtenidos mediante una prueba estandarizada demostraron, con una significancia estadística (valor p&lt; 0.005), no solo los estudiantes con TDAH lograron igualar el rendimiento académico de los estudiantes de control, sino que incluso fueron ligeramente superiores.<hr/>The current situation of technological innovation in education introduces a new insight into digital games, highlighting their pedagogical value. Considering this panorama, we propose digital game based learning, more specifically with massive multiplayer online games, as a favorable setting to enhance performance by children with ADHD (Attention-Deficit Hyperactivity Disorder) in order to improve their learning and strengthen their social skills, as well as provide for self-regulation of emotions. To this end, we carried out a case study in the Santa BertillaBoscardín primary school from Medellin city in Colombia, with fourth grade students in the subject of statistics, of whom 17 children were the experimental group and 40 were the control group. The results obtained using a standard test showed there was statistical significance (p-value &lt; 0.005); not only did ADHD students manage to reach the same level of academic performance as control students, but theyalsoachieved slightly higher scores. <![CDATA[The Disability Dimension and View of People with Disabilities from the Censuses in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100159&lng=es&nrm=iso&tlng=es o olhar a respeito das pessoas com deficiência tem se alterado ao longo dos anos. O mesmo tem ocorrido com os números e percepções que retratam a dimensão da deficiência. O objetivo deste estudo é identificar essas mudanças a partir dos instrumentos de levantamento populacional. Para isso, acompanhou-se a evolução da abordagem dada à deficiência, tanto em relação ao foco, quanto à base conceitual dos referidos instrumentos. Para esta análise foram estudados os Recenciamentos realizados no período de 1872 à 2010, e as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios realizadas entre 1981 e 2003. Verificou-se que as mudanças operacionalizadas nos recenseamentos acompanharam a evolução conceitual da deficiência. Essa mudança de olhar também acabou mostrando que o universo das deficiências é bem mais amplo que anteriormente se enxergava. E mostra também que a sociedade é responsável, ao não se adequar às desigualdades, pela criação social da deficiência, em torno de 45.606.048 milhões de pessoas, o que corresponde a 23,9% da população brasileira.<hr/>Views about people with disabilities have changed over the years. The same has occurred with the numbers and perceptions that portray the disability dimension. The aim of this study is to identify these changes using population survey instruments. To this end, we followed how the ways disability of approaching have changed over time, regarding focus, as the conceptual basis of these instruments. For this analysis the censuses during the period from 1872 to 2010 and the National Household Sample Surveys conducted between 1981 and 2003 were studied. It was found that changes in censuses followed the conceptual evolution of disability. This change of view also shows that the universe of disability is much broader than previously conceived. The results also show that society, by not considering inequalities, is responsible, for the social creation disability, encompassing approximately 45.606.048 million people, which accounts for 23.9% of the population. <![CDATA[Futebol para Deficientes Visuais: Football 5-A-SIDE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000100177&lng=es&nrm=iso&tlng=es o olhar a respeito das pessoas com deficiência tem se alterado ao longo dos anos. O mesmo tem ocorrido com os números e percepções que retratam a dimensão da deficiência. O objetivo deste estudo é identificar essas mudanças a partir dos instrumentos de levantamento populacional. Para isso, acompanhou-se a evolução da abordagem dada à deficiência, tanto em relação ao foco, quanto à base conceitual dos referidos instrumentos. Para esta análise foram estudados os Recenciamentos realizados no período de 1872 à 2010, e as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios realizadas entre 1981 e 2003. Verificou-se que as mudanças operacionalizadas nos recenseamentos acompanharam a evolução conceitual da deficiência. Essa mudança de olhar também acabou mostrando que o universo das deficiências é bem mais amplo que anteriormente se enxergava. E mostra também que a sociedade é responsável, ao não se adequar às desigualdades, pela criação social da deficiência, em torno de 45.606.048 milhões de pessoas, o que corresponde a 23,9% da população brasileira.<hr/>Views about people with disabilities have changed over the years. The same has occurred with the numbers and perceptions that portray the disability dimension. The aim of this study is to identify these changes using population survey instruments. To this end, we followed how the ways disability of approaching have changed over time, regarding focus, as the conceptual basis of these instruments. For this analysis the censuses during the period from 1872 to 2010 and the National Household Sample Surveys conducted between 1981 and 2003 were studied. It was found that changes in censuses followed the conceptual evolution of disability. This change of view also shows that the universe of disability is much broader than previously conceived. The results also show that society, by not considering inequalities, is responsible, for the social creation disability, encompassing approximately 45.606.048 million people, which accounts for 23.9% of the population.