Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719960002&lang=en vol. 01 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A universidade e o compromisso da avaliação institucional na reconstrução do espaço social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Dos enfoques sobre la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Uma contribuição para o entendimento da evasão um estudo de caso: Unicamp]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem. <![CDATA[Conociendo la situación de los estudiantes: un primer paso hacia la evaluación institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem. <![CDATA[Autonomia e avaliação institucional: a experiência da Unicamp (1990-1994)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem. <![CDATA[Avaliação institucional da UFPB: construindo o autoconhecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem. <![CDATA[A questão da avaliação na universidade: subsídios e parâmetros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem. <![CDATA[PAIUB: a experiência da Região Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem. <![CDATA[Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771996000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar da evasão ser um assunto bastante discutido no Brasil nos últimos anos, o que se entende por "evasão" varia de Instituição para Instituição. Por essa razão, em primeiro lugar, está sendo caracterizado o que entendemos por evasão e os diversos tipos de evasão com os quais se trabalha na UNICAMP. São mostrados gráficos e tabelas, apresentando a Evasão na UNICAMP como um todo, nas cinco Áreas em que estão agrupadas as atividades acadêmicas, bem como nos Cursos de Maior e Menor Evasão de cada uma dessas Áreas. Em seguida são feitas algumas considerações sobre a evasão, sendo citadas algumas medidas já adotadas e comentados os seus efeitos. Algumas das medidas, principalmente aquelas que estão listadas como medidas administrativas, talvez tenham maior possibilidade de serem comuns à maioria das Instituições, independentemente do contexto em que as Instituições se inserem.