Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719970001&lang=en vol. 02 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Avaliação e tensões estado, universidade e sociedade na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A avaliação institucional na UDESC: visualizando o fluxograma processual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro: organização e financiamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições. <![CDATA[Alguns indicadores do ensino superior no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições. <![CDATA[Parâmetros para análise e utilização de resultados estatísticos na avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições. <![CDATA[O Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras(PAIUB): caminhos percorridos e perspectivas futuras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições. <![CDATA[Avaliação institucional e a mídia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições. <![CDATA[A avaliação institucional da Universidade Católica de Santos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições. <![CDATA[Citações e referências bibliográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Sistema Federal de Ensino Superior Brasileiro compõe-se de 52 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em seus 24 Estados da federação e no Distrito Federal (Brasília). A organização e o financiamento do sistema educacional brasileiro são disciplinados pela Constituição Federal. onde especificam-se as responsabilidades de cada esfera do poder público (federal, estadual e municipal) e os percentuais da arrecadação de impostos que devem ser investidos em educação. O volume de recursos financeiros que o Brasil destina à educação equivale a 3,76% do Produto Nacional Bruto (PNB), segundo publicação da Unesco no seu Statistical Yearbook - 1994. Esse percentual o coloca em 80° lugar entre as Nações, quando se analisam os gastos públicos com o sistema educacional. A divisão deste montante entre as esferas do poder público, conforme estabelecido na Constituição, explicitam que 25% do total são aplicados pela União, ficando os 75% restantes para serem aplicados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. Os recursos financeiros aplicados no Sistema Federal de Ensino Superior são distribuídos separando-se aqueles para o pagamento de pessoal, daqueles para o custeio e investimento. Os recursos para pagamento de pessoal são alocados pelo cálculo do montante de salários de cada Instituição e os recursos para custeio e capital são distribuídos utilizando-se um Modelo de partição que se baseia em parâmetros que medem as necessidades e desempenho, premiando-se a qualidade, produtividade e eficiência. Nesse trabalho apresenta-se o Sistema Federal de Ensino Superior, discute-se a distribuição de recursos entre os diversos níveis de ensino e discute-se o Modelo de partição de recursos entre as Instituições.