Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719970002&lang=en vol. 02 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[La evaluación institucional en el ambito universitario]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata da importância da avaliação institucional, atualmente, no âmbito universitário, devida às exigências de eficiência institucional e de qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. Segundo os autores, os enfoques básicos das avaliações institucionais e suas bases metodológicas mais comuns centram-se nos aspectos quantitativos e de controle (Estado avaliador) ou nos aspectos organizacionais do processo de ensino. Há, conseqüentemente, distintos tipos de estratégias de avaliação, de acordo com cada uma dessas modalidades. A primeira modalidade (controle) produz os processos de "acreditação". A segunda busca a melhora institucional e tem uma orientação essencialmente formativa. Ligada a esta, também é referida a revisão de programas, modalidade que enfatiza os processos como estratégia de melhoria constante da qualidade, no âmbito de um programa acadêmico. O artigo também apresenta uma revisão de diferentes experiências avaliativas, especialmente na Europa, mencionando também a experiência brasileira do PAIUB.<hr/>The present paper focuses on the importance of institutional evaluation in the University environment. It occurs as consequence of demands about institutional efficiency and quality of learning and teaching processes. As mentioned by the authors, the basic focus of the institutional evaluations and its more ordinary methodological foundations are centered on the organizational aspects of the learning process or on quantitative and controlled aspects (government policy evaluation). In consequence, two different models of evaluation strategy may be used. The first modality (control) produces the creditation processes and the second deals with the institutional improvement and is formative in its essence. On an academic dimension, the revision of programs is in connection with this second modality and emphasizes processes as a strategy of persistent improvement. In addition, this paper also provides a bibliography review about different experiences on evaluation, mainly in Europe. Also, the Brazilian experience of PAIUB is included in this review. <![CDATA[Avaliação institucional: integração e ação integradora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto discute a avaliação institucional, passando rapidamente pela história de sua implantação no Brasil, enfatizando a categoria da integração e sua importância para se chegar à compreensão da globalidade do objeto da avaliação. A integração é entendida, aqui, como um esforço de compreensão do todo, através da articulação das diversas dimensões da universidade. Dado o caráter transformador da avaliação, o texto defende a idéia de que a avaliação institucional pode colaborar para construir a integração onde esta não exista. Esse processo de compreensão, de transformação e de construção é permanente e sempre inacabado, como deve ser a própria avaliação institucional.<hr/>The article presents the development of the institutional evaluation, briefly touched on its Brazilian implementation history, also emphasizing the integration category and its importance in the achievement of global comprehension about the evaluation's subject. In this case, the integration is an effort to understand the totality, through the several dimensions of the university. Given the changing characteristic of the evaluation, the text sustains that the institutional evaluation can cooperate to bring the integration to where it doesn't exist. This process of comprehension, transformation and construction is permanent and unaccomplished, like the institutional evaluation should be. <![CDATA[Globalização, revolução científico-técnica e a universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho analisa o processo de globalização, a implantação do modelo neoliberal e o impacto da Revolução Científico-Técnica da universidade Pública. Examina as diferenças que estes modelos produzem nos países do capitalismo avançado e no terceiro mundo. A hipótese compreende as transformações mundiais, as quais colocam o conhecimento como fator principal da competitividade entre os países no final do século XX.<hr/>The present paper analyses the globalization process, the neoliberal model implementation and the differences that those models produce on advanced capitalism countries and on the third world. The hypotheses is postulated about world changes, that locates the knowledge as the main competitivity's factor between countries at the last 20th century. <![CDATA[A avaliação da aprendizagem e seus desdobramentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho constitui-se de um estudo teórico sobre a avaliação do rendimento acadêmico. A análise possibilitou identificar a importância de estudos sobre avaliação da aprendizagem como fator relevante para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Indicou também que, ao lado das propostas e técnicas de avaliação, novos modelos e concepções se delineiam. Algumas enfatizam "medida", outras, o "julgamento de valores" e outras ainda trazem implícitas a necessidade de se extrapolar a função classificatória, fazendo com que a avaliação assuma outras funções, dentre as quais a diagnóstica e a formativa. No entanto, não se pode dizer que o avanço das pesquisas tenha levado ao desenvolvimento de sistemáticas avaliativas que atendam mais diretamente aos interesses e objetivos do ensino superior, incipiente no trato dos problemas da avaliação na educação brasileira.<hr/>This paper is composed by a theoretical study about the evaluation of academic achievement. The analysis permitted to identify the importance of evaluation studies about the learning evaluation as a considerable factor to improve teaching and learning. It also denoted that, dose to the proposals and evaluations techniques, new models and conceptions were delineated. Some give emphasis to the "measure", others, to the "value judgment" and others also bring implied the need of extrapolate the classifying function, which will make the valuation to acquire other functions like the diagnostic and the formative. However it can't be said that the researches advancement has bee to the development of the evaluative systematic that more directly attend to the highter education interests and objectives, incipient in the treatment of the educational valuation problems in Brazil. <![CDATA[Avaliando a extensão: UFPR no avesso do avesso do avesso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo relata a experiência pioneira no País de sistematização de avaliação da extensão universitária. O referido processo foi desenvolvido na Universidade Federal do Paraná no ano de 1995/96. Foram minuciosamente analisados os Cursos e Eventos; as Ações Complementares; os Programas e Projetos e o Programa Institucional de Bolsa Extensão. Críticas ao processo e aos seus resultados são referidas, bem como as mudanças, em curso, definidas para a avaliação do período 96/97.<hr/>The article relates a pioneer experience in the country, the systematization of the universitarian extension's evaluation. The referred process was developed in the Federal University of Paraná in the year of 1995/96. The Courses and Events; the Complementary Actions; the Programs and Projects and the Institutional Program of Extension Scholarship were minutely analysed. Comments upon the process and its results are reported, as well as the changes, in progress, defined for the evaluation of period 96/97. <![CDATA[Avaliação de desempenho em estágio probatório]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A instituição universitária, inserida numa realidade global em permanentes transformações, se levanta como cenário de descoberta de novos caminhos diante do desafio de uma reconstrução social. Eis o compromisso novo da avaliação, se orientada à abertura social e política. O texto relata as primeiras interferências que - dentro dessa ótica - resultaram da implementação do programa de avaliação de desempenho em estágio probatório na Universidade Federal do Paraná. Sentida como processo permanente e crítico, essa avaliação instiga à contribuição do surgimento de uma necessária "cultura de avaliação".<hr/>The College institution, placed in a global reality wich has been in permanent transformations, arises as the scenary of new ways of discovering, facing the challenge of a social reconstruction. This would be the new commitment of evaluation if guided to the social and political opening. The text reports the first interferences that with in this concept resulted in the implementation of the performance evaluation in probatory internship at the Federal University of Paraná. Taken as a permanent and critical process, this evaluation instigates to the emerging of a necessary "evaluation culture". <![CDATA[Ecos do Fórum: uma contribuição para o estabelecimento de diretrizes para o ensino de graduação em nível nacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A instituição universitária, inserida numa realidade global em permanentes transformações, se levanta como cenário de descoberta de novos caminhos diante do desafio de uma reconstrução social. Eis o compromisso novo da avaliação, se orientada à abertura social e política. O texto relata as primeiras interferências que - dentro dessa ótica - resultaram da implementação do programa de avaliação de desempenho em estágio probatório na Universidade Federal do Paraná. Sentida como processo permanente e crítico, essa avaliação instiga à contribuição do surgimento de uma necessária "cultura de avaliação".<hr/>The College institution, placed in a global reality wich has been in permanent transformations, arises as the scenary of new ways of discovering, facing the challenge of a social reconstruction. This would be the new commitment of evaluation if guided to the social and political opening. The text reports the first interferences that with in this concept resulted in the implementation of the performance evaluation in probatory internship at the Federal University of Paraná. Taken as a permanent and critical process, this evaluation instigates to the emerging of a necessary "evaluation culture". <![CDATA[Citações e referências bibliográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A instituição universitária, inserida numa realidade global em permanentes transformações, se levanta como cenário de descoberta de novos caminhos diante do desafio de uma reconstrução social. Eis o compromisso novo da avaliação, se orientada à abertura social e política. O texto relata as primeiras interferências que - dentro dessa ótica - resultaram da implementação do programa de avaliação de desempenho em estágio probatório na Universidade Federal do Paraná. Sentida como processo permanente e crítico, essa avaliação instiga à contribuição do surgimento de uma necessária "cultura de avaliação".<hr/>The College institution, placed in a global reality wich has been in permanent transformations, arises as the scenary of new ways of discovering, facing the challenge of a social reconstruction. This would be the new commitment of evaluation if guided to the social and political opening. The text reports the first interferences that with in this concept resulted in the implementation of the performance evaluation in probatory internship at the Federal University of Paraná. Taken as a permanent and critical process, this evaluation instigates to the emerging of a necessary "evaluation culture".