Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719970003&lang=pt vol. 02 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A qualidade do sistema de ensino superior e o mercado de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa a questão da qualidade do sistema de ensino superior no Brasil, a partir de parâmetros usados para avaliar as universidades. Esses dados em conjunção com as projeções sobre o número de doutores e mestres que serão formados mostram que é impositiva e extremamente necessária a formulação de uma política de apoio institucional ao desenvolvimento acadêmico, cultural, científico c tecnológico das universidades estaduais, municipais e privadas. Esse apoio envolveria a criação de programas de desenvolvimento institucional, criando condições para a fixação do jovem pesquisador independente nessas instituições.<hr/>This paper analyses the question of quality in higher education in Brazil as determined by the parameters used to evaluate the universities. These data together with estimates of the number of doctors and masters who will complete their degrees in the near future, demonstrate the absolute necessity to formulate a policy of institutional support for academic, cultural, scientific and technological development of the state, municipal and private universities. This support would involve the implantation of institutional development programmes allowing for independent young researchers to be inserted into the system. <![CDATA[Calidad y evaluación de la educación superior en los documentos de la UNESCO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho analisa parte da produção documental recente de órgãos da UNESCO em relação ao papel da Educação Superior na sociedade, focalizando particularmente as posições da organização a respeito da avaliação institucional universitária. Para isso, considera previamente o significado da qualidade no contexto universitário. O texto destaca, de forma crítica, algumas contradições nas diversas passagens dos documentos, assim como os aspectos relevantes para o desenvolvimento de modos de avaliação institucional que busquem a construção da qualidade como a realização global das diversas dimensões da universidade, em especial de sua pertinência.<hr/>The article analyses part of the recent documents of UNESCO about the function of Higher Education in society, emphasizing particularly the positions of the organization about university institutional evaluation. In doing so, it first considers the significance of quality in the university context. It also identifies, critically, some contradictions in the documents, as well as the relevant aspects for the development of institutional evaluation procedures that lead to the construction of a global quality, incorporating the several dimensions of the university performance, especially its pertinence. <![CDATA[O quantitativo e o qualitativo na pesquisa educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a questão do quantitativo e do qualitativo na pesquisa educacional. Apresenta como esta questão vem sendo discutida desde a década de cinqüenta, nas Ciências Sociais e, mais recentemente, na pesquisa educacional no Brasil. Nesta trajetória, o artigo assinala que a abordagem quantitativa e a qualitativa não são dicotômicas ou antagônicas, nem que uma apresenta qualidades superiores à outra. Argumenta - se que são complementares e que suas possíveis diferenças se referem, freqüentemente, à natureza e tipos de problemas que são pesquisados. Além disso, destaca ainda a importância e atualidade desta questão, pois os efeitos da pesquisa ultrapassam em muito os limites da Universidade, penetrando o interior das organizações em geral e da escola em particular, tendo em vista os objetivos da avaliação institucional.<hr/>This study examined the question of quantitative and qualitative approaches and its applications on educational research. In a historical perspective, analises how the question is being treated since four decades ago by the social sciences in Brazil and more recently by educational research. The paper points out that there is no opposition, superiority or dichotomy between qualitative and quantitative approaches. They are complementary approaches and the differences are more related to the nature and kinds of problems they deal with. In addition, the study emphasizes the importance of this debate that remains modem since the research results exceeds the limits of the university and penetrates inside the organizations and particularly in school settings, regarding the institutional evaluation. <![CDATA[Avaliação institucional: objetivos e critérios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A avaliação institucional constitui-se, na atualidade, em assunto de crucial importância para 'as Instituições de Ensino Superior, face ao crescente interesse e necessidade da eficiência institucional e melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas na Universidade. Este Artigo enfoca a necessidade de que as Instituições, ao se conscientizarem da importância da realização da Avaliação Institucional, tenham clareza quanto aos objetivos que se almeja alcançar. A reflexão sobre as experiências vivenciadas são sempre importantes subsídios ao planejamento de processos de Avaliação, sendo, entretanto, fundamental que peculiaridades da própria Instituição, assim como características locais, regionais e, até mesmo, nacionais sejam contempladas. Procurou-se também abordar que os processos avaliatórios devem ter objetivos gerais e específicos, assim como critérios de avaliação claramente definidos para todos os segmentos envolvidos. Outro aspecto fundamental abordado é a importância de que a Instituição, ao estabelecer os respectivos objetivos, tenha clareza de que a Avaliação Institucional deve ser um processo contínuo, onde metas devem ser alcançadas, com a conseqüente redefinição de objetivos, colocando-se a Instituição em permanente postura de auto-crítica e busca de melhoria da qualidade das atividades por ela desenvolvidas.<hr/>The institutional evaluation is a subject of fundamental importance for the higher education institutions, facing the rising interest by the society in the efficiently and quality of the activities developed by the Universities. This paper focuses on the necessity that higher education institutions make clear its own goals when start the institutional evaluation process. The reflection about others experiences are very important to help the own planning processes, but local, regional and national characteristics must be taken in account. The evaluation process must have general and specifics objectives, and the evaluation criteria must be clearly established for all parts of the institution that would be involved in it. Together with the goals, must be clear that institutional evaluation is a continuum process were the objectives need to be achieved and periodically redefined. This put the higher education institutions in a permanent process of self regulation focusing on the improvement of quality in all activities carried out by the institution. <![CDATA[Avaliação institucional: agente de modernização administrativa e da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho procura valorizar o processo de avaliação institucional das Universidades como agente indispensável e perene de modernização e de elevação do nível do desempenho administrativo e educacional. Cabe à IES a indispensável autonomia tanto no apontamento da filosofia, da política, dos objetivos, dos métodos, dos componentes de avaliação, bem como do destino a ser dado aos resultados. No entanto, torna-se conveniente haver permanente interlocução interinstitucional a nível de IES, de SESu/MEC e de consultoria externa, visando à melhor implementação possível do processo avaliativo e à obtenção de resultados conseqüentes.<hr/>The study attempts to value the institutional process of evaluation of the Universities as an essential and permanent agent of updating of the administrative and educational performance. The IES (Higher Education institution) must be autonomous to point out the philosophy, the policy, the goals, the methods and the elements to evaluation, as well as, the destination of the results. Nevertheless, it is convenient the maintenance of an external consultancy, aiming at the best possible implementation of the process of evaluation and obtainance of consequent results. <![CDATA[Avaliação institucional na universidade pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao pensar a avaliação institucional, esse artigo questiona os equívocos presentes em nossas idéias e em nossa prática, relativos à universidade, à avaliação institucional e à natureza do público. Aponta a importância da avaliação para o presente e o futuro da instituição universitária, seus pressupostos e implicações, limites e possibilidades.<hr/>While analyzing the institutional evaluation, this article questions the mistakes which lie in our ideas and our acts, related to the university, to the institutional evaluation and to the nature of the public as well It points out the importance of the evaluation for both the present and the future of the academical institutional, its presuppositions and implications, limits and possibilities. <![CDATA[A avaliação universitária na perspectiva da pós-modernidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata da crise dos pressupostos iluministas da universidade e do significado desta crise para a avaliação. A universidade é tributária dos princípios modernos da Razão e do Estado que inspiraram, respectivamente, o modelo alemão e francês de universidade. Razão e Estado são dois conceitos que, no contexto das tendências globalizantes da economia e da reação pós-modernista ao imperialismo racionalista moderno, estão sendo seriamente questionados. Pretende-se mostrar que esta desestabilização afeta a universidade em seus alicerces, implicando na necessidade de se repensar a instituição do ponto de vista epistêmico na produção e ensino de conhecimentos. Este repensar radicaliza e amplia o processo avaliativo que, além da avaliação dos aspectos performáticos da universidade, deve incluir na sua agenda a avaliação da instituição enquanto tal, indagando sobre seu sentido e função no próximo milênio, no novo cenário que se anuncia.<hr/>This text deals with the crisis of enlightenment presuppositions of the university and of the meaning of this crisis for evaluation. The university is the source of the modem principles of Reason and of the State wich inspired, respectively, the German and French models of the university. Reason and the State are two concepts that, in the context of globalizing tendencies of economy and the pos-modem reaction co modem rationalistic imperialism, are being seriously questioned. We intend to demonstrate that this destabilization affects the university in its foundations, implying the necessity for rethinking the institution from the point of view of its political-social function with and inside the State, as well as from the epistemic point of view of the production and teaching of knowledge. This rethinking radicalizes and amplifies the evaluation process that, along with the evaluation of the performance aspects of the university, must include in its agenda the evaluation of the institution as such, inquiring about its meaning and function in the next century, in the new scenario that is being announced. <![CDATA[Programa de avaliação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina: fala o ex-aluno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma primeira leitura dos resultados do sub-projeto chamado "Fala o ex-aluno" integrante do Programa de Avaliação Institucional da UFSC. Comentamos as respostas mais significativas encontradas nos questionários de 5 dos cursos pesquisados: Administração, Engenharia Elétrica, Odontologia, Psicologia e Geografia.<hr/>This work is a first reading of the results of the sub-project called "Fala o ex-aluno" which is part of the UFSC Institutional Evaluation Program. In it we comment the most significative answers to the questionnaires of five courses under research: Administration, Electrical Engineering, Odontology, Psychology and Geography. <![CDATA[Citações e referências bibliográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma primeira leitura dos resultados do sub-projeto chamado "Fala o ex-aluno" integrante do Programa de Avaliação Institucional da UFSC. Comentamos as respostas mais significativas encontradas nos questionários de 5 dos cursos pesquisados: Administração, Engenharia Elétrica, Odontologia, Psicologia e Geografia.<hr/>This work is a first reading of the results of the sub-project called "Fala o ex-aluno" which is part of the UFSC Institutional Evaluation Program. In it we comment the most significative answers to the questionnaires of five courses under research: Administration, Electrical Engineering, Odontology, Psychology and Geography.