Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719970004&lang=en vol. 02 num. 04 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Raies cria Centro Interdisciplinar de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A universidade latino-americana entre o público e o privado: breves considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[O público e o privado no ensino superior brasileiro: fronteira em movimento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O autor examina as medidas de política educacional voltadas para o ensino superior no Brasil, no período 1995/97. Na esfera pública, são examinados o Projeto de Reforma do MARE e a justificativa do MEC para o projeto de emenda constitucional referente à autonomia universitária. Na esfera privada, os decretos 2.207/97 e 2.306/97 são analisados no tocante à distinção entre as instituições de ensino particulares e comunitárias, assim como suas implicações identitárias. Pela comparação de ambas as esferas, o autor conclui que, pelo menos no plano do discurso, a linha principal de demarcação deixaria de passar pela divisa entre o estatal e o privado para delimitar a diferença específica entre a excelência e a mediocridade.<hr/>This paper examines the educational politices initiatives related to higher education in Brazil, in 1995-1997. In the public sphere, two Projects are examined: the MARE Reform Project and the justification of MEC about the project of constitutional amendment regarding the university autonomy. In the private sphere, the ordinances 2.207/97 and 2.306/97 are analyzed concerning the distinction between the private and communitary institutions, as well as its identity implications. Comparying both spheres, the author concludes that, at least in a discourse level, the main demarcation would not pass in the division between the public and the private to delimit the specific difference between the excellence and the mediocrity. <![CDATA[La educación superior en Chile: cambios y desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da modernização da universidade chilena como parte do programa de modernizações efetuadas no Chile a partir de 1980. A reforma do modelo institucional se traduz em profundas mudanças na estrutura, organização e financiamento das instituições universitárias. O setor privado adquire crescente presença e importância. O aporte estatal às universidades públicas diminui em mais de 40%, obrigando o incremento de pagamentos de matrícula e venda de serviços. A lógica do mercado determina a criação de alguns cursos e o fechamento de outros. O sistema se tornou mais heterogêneo e diferenciado e suas relações com a sociedade, com o mercado e com o governo se fizeram mais complexas e, freqüentemente, frustrantes. As universidades públicas se debilitaram e em grande medida perderam seu sentido de missão.<hr/>This article (High Education in Chile: Changes and Challenges) deals with the modernization of universities in Chile as part of the program of modernizations made in this country since 1980. The reform of the institutional model translates herself in deep changes in the structure, organization and financing of the university institutions. The private section acquires growing presence and importance. The state contribution to the public universities decreases in more than 40%, forcing the creation of some courses and the closing of others. The system became more heterogeneous and differentiated and its relationships with the society, with the market and with the government they made complex and, frequently, frustrating. The public universities weakened and measure they lost its mission sense. <![CDATA[El peso de la tradición y las recientes tendencias de privatización en la Universidad Argentina: hacia una relación público - privado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata dos principais aspectos que acompanham o processo de "privatização restringida" do sistema universitário argentino. Em primeiro lugar, a centralidade que a empresa adquiriu como referente de toda racionalidade. Em seguida, são analisados a criação de instituições privadas e os aspectos mais importantes desse processo, bem como o papel que a avaliação institucional pode cumprir na configuração de um sistema cada vez mais orientado para o mercado. Finalmente é feita uma referência ao desenvolvimento dos cursos de pós-graduação. Esses eixos permitem compreender de maneira geral o comportamento do sistema universitário argentino, tendo em conta as tendências político-empresariais que impulsionam tanto o setor público a adotar padrões e práticas típicas do setor privado como o crescente peso relativo do setor privado dentro do sistema.<hr/>This article deals with the ma in aspects that follow the process of "restricted" privatization of the university system in Argentina. First of all, the centrality that the company acquired related to all rationality. In adition, are analized the creation of private institutions and the most important aspects of that process. It deals also with the role that institutional evaluation can play in the configuration of a system oriented by the market. Finally, it deals with the implementation of graduate programs. Those axes make possible to understand the behavior of the university system in Argentina. This understanding has to consider the political-managerial tendencies that impel the public sectors to adopt patterns that are typical practices of the private sectors and the growing relative weight of the private sectors inside the system. <![CDATA[Privatização não faz escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute algumas das iniciativas da educação nos Estados Unidos, mostrando que, ao contrário do que acontece no Brasil, a experiência americana tem tido como alvo principal o ensino básico e não as universidades e que as experiências fracassaram por não terem atingido os seus dois principais objetivos: melhorar a qualidade do ensino e reduzir os custos da educação. A avaliação destas experiências tem levado várias administrações municipais a rescindir os seus contratos com a Education Alternatives Inc (EAI) e a reassumir o comando das escolas. O artigo conclui com a sugestão de que o Brasil repense o seu processo de privatização.<hr/>The article discusses some of the privatization iniciatives in American Education, showing that, contrary to what has hapenned in Brazil, schools rather than universities have been targeted by privatization has failed to meet its costs. The evaluation of these experiments has led city officials to cancel their contracts with Education Alternatives Inc (EAI) and to once again control of their schools. The article concludes with the suggestion that Brazil rethink its privatization process. <![CDATA[Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa os principais paradoxos da educação superior brasileira e, numa perspectiva internacional, discute as questões políticas e acadêmicas subjacentes ao projeto de emenda constitucional do governo (PEC-370) que propõe a "autonomia plena" para as universidades públicas federais. O argumento central é de que, para além da autonomia, o que está em jogo são as novas relações entre Estado, universidades e seu financiamento e que, neste novo contexto, o governo definiu sua estratégia global para o ensino superior como um todo: congelar a expansão do sistema público federal e apostar na qualificação do sistema privado.<hr/>The paper analyses the major paradoxes of Brazilian higher education from an international perspective. It addresses the political and academic issues wich undergird the government's proposal of a constitutional amendment (PEC 370) aimed at granting full autonomy to its federal universities. The central argument is that what is at stake is not only autonomy but also the imagined new relations between the State and its universities, especially with regard to financial support. Within this new context the government has defined its two-pronged strategy for higher education as a whole: (1) freeze the public federal system by gradually reducing its financial support and (2) hope that the private for-profit educational institutions will improve their academic performance. <![CDATA[Universidade pública e processos de privatização da educação superior: papéis da avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Minha intenção principal, nos limites deste texto, é trazer para o debate das contradições entre o público e o privado na educação superior a agenda da avaliação institucional como um mecanismo de intervenção e de consolidação de políticas. Em outras palavras, quero propor um convite que leve a pensar a avaliação como fazendo parte de uma agenda internacional, com propósitos políticos bem definidos, que ultrapassam de longe o âmbito acadêmico. As experiências avaliativas não estão limitadas a uma instituição ou a algum subsistema da educação superior em particular, nem mesmo a um país, quando se trata de uma ação homogênea e geral. O intere-se que hoje provoca a avaliação institucional não se deve apenas aos legítimos propósitos de melhora acadêmico-científica e da eficiência administrativa das instituições, mas também é gerado pelas necessidades de controle da educação por parte dos governos e dos organismos supranacionais que seguem a cartilha e as receitas da doutrina neoliberal. A avaliação institucional é, pois, um mecanismo importante que reforça e ajuda a viabilizar uma ou outra tendência política que intervém sobre a universidade, com forte impacto não só sobre a concepção, mas também sobre a natureza mesma das universidades.<hr/>My main intention, in the limits of this text, is to bring for the debate the contradictions between the public and the private related to higher Education the agenda of the institutional evaluation as an intervention mechanism and of consolidation of politics. In other words, I would like to propose an invitation that permit to think the evaluation as part of an international agenda, with dear political purposes, that exceed the limits of the academical. When the evaluative experience is a homogeneous and general action, it is not particularly limited by a country, an institution or some subsistem of higher education. The high interest that the institutional evaluation provokes is nor only related with the legitimate purposes of academic-scientific improvement and with the administrative eficicacy of the institutions. This is also generated by the necessity of control that governments and international organizations, that follows the neoliberal doctrine, have. The institutional evaluation is, therefore, an important mechanism that reinforces and helps to make possible one or ocher political tendency, that intervene in the university, with strong impact not only about the conception, but also on the proper nature of the universities. <![CDATA[Global performance indicators from the Health Sciences Centre Degree Courses at the State University of Londrina, a comparative study of the credit and annual systems]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho é uma síntese do estudo comparativo de indicadores do desempenho global dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (CCS/UEL). Utilizamos a metodologia descrita pela Comissão especial da SESu/MEC para o estudo: Evasão nos Cursos de Graduação das Universidades Brasileiras, considerando cada curso como uma unidade de estudo. Foram comparados os regimes de crédito e seriado, com alunos que ingressaram de 1986 a 1996, sendo 1992 o ano em que ocorreu a mudança de regime acadêmico e iniciaram-se várias experiências inovadoras através da integração de academia, serviços de saúde e comunidade. Com este estudo, foi constatada a diminuição do índice de evasão e do tempo médio de diplomação, além da tendência de aumento do índice de diplomação no regime seriado em relação ao crédito. Através de uma análise contextualizada destes indicadores, vemos alguns resultados da mudança do modelo acadêmico do CCS/UEL.<hr/>This paper describes a comparative study of global performance indicators from the Health Sciences Centre undergraduate courses at the State University of Londrina. The methodology used was described by the Special Committee from the SESu/MEC (Higher Education Secretary/Education and Sports Ministry) for the Drop-out Rate Study in the Undergraduate Courses of Brazilian Universities, considering each course as a study unit. It is a compared study of the credit and annual systems, with students that entered University between 1986-1996. In 1992, changes took place in the academic system, at the same time that several innovations were put in place, such as the integration of academe, health care services, and the community. This study demonstrates two significant indicators decreases: (1) student drop-out, and (2) those students that take more time than the average student to graduate. It was also observed in this study, that the number of undergraduate increased in the annual system compared with that of the credit system. The analisys of this data, demonstrates new changes on the academic model of the CCS/UEL. <![CDATA[Citações e referências bibliográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771997000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho é uma síntese do estudo comparativo de indicadores do desempenho global dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (CCS/UEL). Utilizamos a metodologia descrita pela Comissão especial da SESu/MEC para o estudo: Evasão nos Cursos de Graduação das Universidades Brasileiras, considerando cada curso como uma unidade de estudo. Foram comparados os regimes de crédito e seriado, com alunos que ingressaram de 1986 a 1996, sendo 1992 o ano em que ocorreu a mudança de regime acadêmico e iniciaram-se várias experiências inovadoras através da integração de academia, serviços de saúde e comunidade. Com este estudo, foi constatada a diminuição do índice de evasão e do tempo médio de diplomação, além da tendência de aumento do índice de diplomação no regime seriado em relação ao crédito. Através de uma análise contextualizada destes indicadores, vemos alguns resultados da mudança do modelo acadêmico do CCS/UEL.<hr/>This paper describes a comparative study of global performance indicators from the Health Sciences Centre undergraduate courses at the State University of Londrina. The methodology used was described by the Special Committee from the SESu/MEC (Higher Education Secretary/Education and Sports Ministry) for the Drop-out Rate Study in the Undergraduate Courses of Brazilian Universities, considering each course as a study unit. It is a compared study of the credit and annual systems, with students that entered University between 1986-1996. In 1992, changes took place in the academic system, at the same time that several innovations were put in place, such as the integration of academe, health care services, and the community. This study demonstrates two significant indicators decreases: (1) student drop-out, and (2) those students that take more time than the average student to graduate. It was also observed in this study, that the number of undergraduate increased in the annual system compared with that of the credit system. The analisys of this data, demonstrates new changes on the academic model of the CCS/UEL.