Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719980002&lang=pt vol. 03 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Una experiencia de evaluación interna en organizaciones universitarias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El presente artículo aborda la evaluación de la Facultad de Ciencias Políticas y Sociología de la Universidad de Granada. Tiene como objeto clarificar el concepto de evaluación, los objetivos a cubrir y su contextualización. Igualmente, analiza los criterios en los que se basan las decisiones metodológicas adoptadas, señalando sus ventajas e inconvenientes. Por último, presentamos el modelo de evaluación empleado en el análisis de la Facultad y los resultados derivados de su aplicación.<hr/>This article deals with the evaluation of the Faculty of Political Science and Sociology at the University of Granada. Its purpose is to clarify the concept of evaluation, the objectives to be coverd and their contextualization. It also analysis the criteria on which the selected methodological decisions are based, pointing out advantages and drawbacks. Finally, we present the evaluation model used in the analysis of the Faculty and the results derived from its application. <![CDATA[A informática como linguagem e recurso de avaliação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordamos a questão da utilização da informática em processos de avaliação baseado principalmente na experiência de Avaliação Institucional da UFRJ. Iniciamos, na introdução, com uma discussão sobre o papel da informática enquanto ferramenta auxiliar do processo. Em seguida, na primeira seção, discutimos a questão do aproveitamento de informações contidas em diversos bancos eletrônicos disponíveis nas Universidades e em Instituições tais como o CNPq e o MEC (SESU, CAPES e INPEP). Na segunda seção abordamos a questão da captação de informações que envolvam um grande número de pessoas e, conseqüentemente, necessite do apoio intensivo da área de informática. Na terceira seção discutimos o problema do tratamento das diversas informações bem como sua divulgação no meio acadêmico.<hr/>We discuss the use of computational systems on evaluation processes, based on our experience with the Institutional Evaluation of the Federal University of Rio de Janeiro. The first section shows a brief discussion of the different databases related to Higher Education in Brazil (CNPq, MEC - SESU, CAPES, INEP among others). In the second section, we discuss the problems involved in getting information from a large number of sources and which consequently require the support of computational systems. In the third section we discuss the problem of the treatment of these various kinds of information as well as its dissemination in the academic melieu. <![CDATA[A metodologia de pesquisa dos indicadores de nível sócio-econômico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo principal do trabalho consiste em discutir os fundamentos teóricos e metodológicos utilizados na pesquisa sociológica para determinar a posição sócio-econômica de uma família ou grupo social. Esse atributo, de difícil e complexa mensuração, tem sido objeto de estudos e análises em todas as sociedades. Defende-se aqui a utilização de indicadores sociais para determinar essa importante característica populacional, destacando-se as suas vantagens e eventuais limitações. Os dados empíricos utilizados para ilustrar o presente trabalho provêm de uma pesquisa realizada em 1994 com os estudantes matriculados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.<hr/>The main objective of this paper consists in discussing the theoretical and methodological assumptions underlying the sociological research for the determination of the socioeconomic status of a family or social group. This attribute, of difficult and complex measurement, has beeen submitted to a series of studies and analyses all over the world. We here present the arguments for the utilization of the so-called social indicators to determine this important population characteristic, stressing its advantages and drawbacks. The empirical data used for supporting this study consist of a research conducted in 1994 with the students enrolled at the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. <![CDATA[UNIJUÍ: uma experiência de avaliação institucional participada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta, de forma sintética, o processo de avaliação institucional experienciado pela UNIJUÍ, enfatizando os referenciais, a dinâmica adotada, e a avaliação do significado/repercussão deste processo para a acuação da instituição na consecução de seus objetivos e funções. No concernente ao processo, assinalam-se os princípios da reflexão e da sistematização permanentes e continuadas como elementos norteadores do desenvolvimento de Todas as atividades avaliativas da instituição. Concebe-se que a avaliação deve ser levada a efeito pelo todo orgânico da universidade. O artigo descreve a avaliação do ensino de graduação e pós-graduação, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária. Todo o processo contou com a colaboração de consultores externos, especialistas, ex-alunos, entidades comunitárias e mercado de trabalho, que compõem o chamado o "olho externo".<hr/>This text synthetically presents the process of institutional Evaluation experienced by UNIJUÍ, placing emphasis on the guidelines, the dynamics adopted, and the evaluation of the significance/repercussion of such process for the performance of the institution in what concerns the accomplishment of its goals. As far as the process is concerned, this paper approaches the principles of permanent and continued reflection and systematization as defining elements for the development of all the evaluative activities of the institution. It is conceived that evaluation should be carried out by the university as a whole. This article describes the evaluation of undergraduate and graduate, teaching, research, extension, and of university management. The process has counted with the help of external consultants, experienced specialists, the opinion of the "work force", "alumni" and community in order to constitute the so called "external eye". <![CDATA[Avaliação Cinaem do ensino médico: medicalização ou inovação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Programa CINAEM foi desenvolvido através de um Estudo Ecológico das Escolas Médicas Brasileiras, um Estudo Transversal dos docentes, um Estudo de Coorte dos formandos e um Estudo qualitativo do Modelo Pedagógico. A análise dessas fases, bem como das oficinas realizadas com atores da quase totalidade das escolas médicas brasileiras, aponta uma tendência inovadora na metodologia utilizada para essa avaliação, e no protagonismo dos atores envolvidos com a formação e o trabalho médicos.<hr/>The CINAEM Program developed from an ecological study of the Brazilian Medical Schools, a cross section study of' Faculty, a study of graduands and a qualitative study of the Pedagogical Model. The analysis of these phases, as well as the workshops that were held with participants from almost all Brazilian Medical Schools, shows an innovative trend in the methodology used for this evaluation and in the performance of the agents involved in medical education and activities. <![CDATA[Funcionamento e modos sociais da avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta a avaliação institucional como um processo social e público, organizado e promovido por agentes sociais dotados de competência técnica, ética e política, que agem de forma articulada com instrumentos, objetivos, critérios e metodologias construídos li partir de amplas discussões e acordos, Discute os modos de constituição dos sujeitos, do objeto e das orientações metodológicas. São também apresentadas as diversas etapas da avaliação e uma discussão de seus principais resultados e usos.<hr/>This article presents institutional evaluation as a social and public process. This process is organized and promoted by social agents that are endowed with technical, ethical and political competence. Those social agents work with instruments, goals, rules and methodogies that are produced after wide discussions and compromise. This article discusses how institutional evaluation establishes agents, subject, purpose, methodologies and also presents its different stages, results and uses. <![CDATA[La autoevaluación institucional como proceso de formación del profesorado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este articulo el autor señala que la autoevaluaci6n, como la evaluación institucional, son processos de conocimiento de una realidad. Autoevaluar es pues conocer desde dentro una institución para que sea reconocida desde afuera. Con este argumento, el artículo presenta los procedimientos y metodologías como construciones, un proceso de conjugaci6n de estrategias. La autoevaluaci6n no es en si misma un proceso directo de formaci6n docente, pero se convierte en un necesario revitalizador y catalizador de la docencia.<hr/>Neste artigo, o autor assinala que a auto-avaliarão, como a avaliação institucional, são processos de conhecimento de uma realidade. Autoavaiar-se é, pois, conhecer desde dentro uma instituição para que seja reconhecida desde fora. Com este argumento, o artigo apresenta os procedimentos e metodologias como construções, um processo de conjugação de estratégias. A auto-avaliarão não é em si mesma um processo direto de formação docente, mas se converte em um necessário revitalizador e catalisador da docência. <![CDATA[Avaliação internacional da CAPES. Perfil da pós-graduação avaliação internacional introdução]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este articulo el autor señala que la autoevaluaci6n, como la evaluación institucional, son processos de conocimiento de una realidad. Autoevaluar es pues conocer desde dentro una institución para que sea reconocida desde afuera. Con este argumento, el artículo presenta los procedimientos y metodologías como construciones, un proceso de conjugaci6n de estrategias. La autoevaluaci6n no es en si misma un proceso directo de formaci6n docente, pero se convierte en un necesario revitalizador y catalizador de la docencia.<hr/>Neste artigo, o autor assinala que a auto-avaliarão, como a avaliação institucional, são processos de conhecimento de uma realidade. Autoavaiar-se é, pois, conhecer desde dentro uma instituição para que seja reconhecida desde fora. Com este argumento, o artigo apresenta os procedimentos e metodologias como construções, um processo de conjugação de estratégias. A auto-avaliarão não é em si mesma um processo direto de formação docente, mas se converte em um necessário revitalizador e catalisador da docência. <![CDATA[Condições de oferta de cursos de graduação. Comissão de Especialistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este articulo el autor señala que la autoevaluaci6n, como la evaluación institucional, son processos de conocimiento de una realidad. Autoevaluar es pues conocer desde dentro una institución para que sea reconocida desde afuera. Con este argumento, el artículo presenta los procedimientos y metodologías como construciones, un proceso de conjugaci6n de estrategias. La autoevaluaci6n no es en si misma un proceso directo de formaci6n docente, pero se convierte en un necesario revitalizador y catalizador de la docencia.<hr/>Neste artigo, o autor assinala que a auto-avaliarão, como a avaliação institucional, são processos de conhecimento de uma realidade. Autoavaiar-se é, pois, conhecer desde dentro uma instituição para que seja reconhecida desde fora. Com este argumento, o artigo apresenta os procedimentos e metodologias como construções, um processo de conjugação de estratégias. A auto-avaliarão não é em si mesma um processo direto de formação docente, mas se converte em um necessário revitalizador e catalisador da docência.