Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719980004&lang=es vol. 03 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Graduação: rumos e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa o sentido, as funções e os desafios da graduação. Não se trata apenas de profissionalizar os alunos, mas de formá-los no exercício do pensamento, abrindo-lhes a possibilidade e a necessidade de caminharem no sentido da humanização do homem, das instituições e da sociedade.<hr/>The present paper analyzes the sense, the functions and the challenges of undergraduate programs. Their purpose is not only to teach students the professional skills but prepare them to thimk, opening up the possibility and necessity to explore the humanization of man, his institutions and society. <![CDATA[O ensino de graduação e a pesquisa: construção e reconstrução do conhecimento e sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O principal objetivo deste artigo é estabelecer relações entre pesquisa e ensino, especialmente no nível da graduação. Não se trata, aqui, da grande pesquisa em áreas nobres que os centros de excelência e instituições científicas internacionalmente reconhecidas produzem, porém, mais propriamente daquela produção e reconstrução do conhecimento vinculadas com a docência e quase sempre orientadas às realidades mais próximas. O artigo tenta estabelecer uma distinção entre investigação sobre um objeto científico (produção de ciência) e investigação educativa (produção de uma pedagogia do conhecimento e de um conhecimento da pedagogia).<hr/>The main objective of this article is to establish the relationship between research and teaching, particularly at the undergraduate level. It doesn't deal with the cutting-edge research produced centers of excellence or by internationally recognized institutions. Here, I am dealing mostly with the production and reconstruction of knowledge as it relates to teaching and to the more immediate reality. The paper a1so tries to establish a distinction between investigation about a scientific object (science production) and educational investigation (production of pedagogy of knowledge and production of knowledge about pedagogy). <![CDATA[Avaliação institucional e teoria das representações sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem o propósito de apresentar a contribuição da Teoria das Representações Sociais (RS) para a avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES). A relação cognitivo-afetiva entre homem-sujeito das IES e a avaliação institucional apontaria indicadores qualitativos sobre este objeto, possibilitando, assim, diretrizes onde a relação sujeito individual e sujeito social seja vital para a implementação e continuidade de um processo democrático capaz de envolver diferentes segmentos da instituição.<hr/>The aim of this work is to present the contribution of the Social Representation Theory to the institutional evaluation of higher education. The cognitive-affective relation between subject-man at higher education insitutions and the institutional evaluation would show the qualitative indicators about this object, suggesting as a consequence directions in which the individual and the social subject relation would be important for the implementation and continuity of a democratic process, capable of involving different segments of the institution. <![CDATA[The Italian University an assessment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O acirramento do processo de avaliação das universidades, mormente o das públicas, instigado localmente, mas também por organismos internacionais, é fruto das mudanças que sofrem as sociedades capitalistas e afeta não apenas países periféricos, mas também os que atingiram o Estado de Bem-Estar Social, como a Itália. O debate em tomo da universidade italiana, intenso nesse momento, é ilustrativo. Presencia-se o advento de uma grande reforma no modelo criado em 1969 e conhecido como "Universidade Aberta" ou "de Massa" que, por não contar com um prévio exame de seleção, é considerado por muitos como democrático. O rico teor das discussões a respeito, bem como algumas alternativas propostas, muitas vezes contraditórias constituem o tema do presente texto, que se apóia, principalmente nas palavras dos debatedores.<hr/>The intensification of the universities assessment, especially the ones supported by the state, promoted locally and internationally, is a consequence of changes experienced by capitalist societies, and it affects both the peripheral countries and the ones that have reached the welfare state, like Italy. The debate on the Italian university is intense at this moment. The advent of a meaningful change to the standard established in 1969, known as "Open University" or "Mass University," and considered a democratic way of entering college due to the acceptance of students without any sort of previous evaluation, has been witnessed. The splendid meaning of these discussions as well as some proposed alternatives, sometimes considered contradictory, are the issue of this paper that is supported mostly by the debaters' words. <![CDATA[Inovações nos exames vestibulares: em direção à transformação e à equidade. (Avaliação após onze anos de experiências)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde 1987, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) vem selecionando seus candidatos através de um processo que prioriza a organização de idéias, a clareza de expressão, o estabelecimento de relações na interpretação de dados e fatos, a capacidade de elaboração de hipóteses. Em síntese, o pensamento crítico. Entre 1987 e 1998, 402.362 estudantes candidataram-se aos seus 43 cursos oferecidos por esta universidade, considerada como de vanguarda no país, em termos de pesquisa e ensino. O presente escudo baseia-se em dados sócio-culturais obtidos junco aos candidatos que concorrem à seleção no período de 1987-1997, isco é, 369.035 indivíduos. São oferecidos exemplos de provas aplicadas na seleção dos candidatos e apresentados os resultados já alcançados: a) force aumento no percentual de candidatos que se utilizam de lei curas - jornais e revistas - em lugar da TV para se informarem sobre o mundo; b) mudanças na metodologia de ensino em escolas secundárias, cujos professores passaram a estimular a atribuição de sentido aos conhecimentos transmitidos aos alunos e o desenvolvimento da criticidade em lugar da mera memorização de conteúdos voltados para os vestibulares através de exames tradicionais, organizados sob a forma de questões de múltipla escolha; c) pressão para a melhoria do nível de ensino na própria Universidade, decorrente da mudança no perfil dos ingressantes; d) introdução de inovação no processo de seleção em muitas outras Instituições de Ensino Superior, comando a Unicamp como modelo de referência.<hr/>Since 1987 the State University of Campinas (UNICAMP) has been selecting candidates through a process that gives priority to organized ideas, clarity of expression, establishing relationships of data and facts in interpretation and capacity for elaborating hypotheses. In synthesis, critical thinking. From 1987 co 1998, there were 402,362 candidates for the 43 courses offered by this University, considered as in vanguard of the country in terms of research and education. The present study is based on sociocultural data obtained from the population of candidates (369,035) in the period 1987-1997. It presents examples of tests given in the selection of candidates and the results obtained: a) a strong rise in percentage of candidates who read the newspapers and magazines instead of watching TV co get informed; b) changes in the teaching methodology of secondary schools, where teachers are now stimulating the attribution of meaning to the knowledge transmitted co students and developing a sense of criticism instead of mere memorization of material used in traditional entrance examinations of multiple choice questions; c) pressure for improving the level of teahing in the proper University, due to the changed profile of the entrants; d) innovations introduced in the selection process of many other institutions of higher learning with UNICAMP as model. <![CDATA[Curso de pedagogia FEUSP: perfil de ingressantes, trajetória acadêmica e destino profissional dos formandos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de 1993, vem sendo implementada uma sistemática de acompanhamento dos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com vistas a subsidiar o aprimoramento ou redirecionamento das atividades de ensino desenvolvidas. Neste artigo são divulgados os procedimentos de pesquisa utilizados, bem como resultados referentes aos ingressantes no Curso em 1993, concluintes em 1997, relativos ao seu perfil, trajetória acadêmica e destino profissional.<hr/>Since 1993, a study has been carried out among students of Pedagogy at the Education School of University of São Paulo. The purpose of the study was to improve or redirect the educational activities developed in the course. In this article are showed the research procedures, as well results referring to the 1993 freshmen, who completed the course in 1997, with information about their characteristics, academic trajectory and professional future. <![CDATA[Contribuição a história da formação de educadores na USP. (O destino profissional dos alunos das primeiras turmas do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de 1993, vem sendo implementada uma sistemática de acompanhamento dos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com vistas a subsidiar o aprimoramento ou redirecionamento das atividades de ensino desenvolvidas. Neste artigo são divulgados os procedimentos de pesquisa utilizados, bem como resultados referentes aos ingressantes no Curso em 1993, concluintes em 1997, relativos ao seu perfil, trajetória acadêmica e destino profissional.<hr/>Since 1993, a study has been carried out among students of Pedagogy at the Education School of University of São Paulo. The purpose of the study was to improve or redirect the educational activities developed in the course. In this article are showed the research procedures, as well results referring to the 1993 freshmen, who completed the course in 1997, with information about their characteristics, academic trajectory and professional future.