Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719980005&lang=pt vol. 03 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000500001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Aspectos do modelo de educação superior dos EEUU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho discute os três eixos centrais que definem o modelo de educação superior dos Estados Unidos da América: a orientação pública, a estadualização administrativa, e a diversidade de objetivos acadêmicos. A discussão está essencialmente sustentada pelos dados estatísticos publicados pelo Chronicle of Higher Education, em sua Almanac Issue de 1997-1998, e nas considerações feitas pelo Relatório Boyer sobre o estado do ensino de graduação nas Universidades de Pesquisa.<hr/>The paper discusses the three central axes which define the American higher education model: its public orientation, its administration by the states, and its diversity of academic purposes. The discussion is essentially supported by statistical data published by me Chronicle of Higher Education's 1997-1998 Almanac Issue and by considerations raised by me Boyer Report on me state of undergraduate education in American Research Universities. <![CDATA[O perfil sócio-econômico dos alunos de graduação e o financiamento das IFES: Dez argumentos a favor da gratuidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ausência de taxas no sistema público de educação superior do Brasil é um tema recorrente nas discussões a respeito de fontes alternativas de financiamento da educação nacional. O BIRD proclama que as universidades deveriam arrecadar um total equivalente a 30% de seu orçamento de fontes não-governamentais. Um estudo desenvolvido entre alunos de graduação das instituições federais de educação superior mostra que para atingirmos a meta do BIRD, atravé6s da cobrança exclusiva de taxas acadêmicas, uma família precisaria gastar aproximadamente 22% de sua receita para sustentar um estudante. O trabalho também apresenta dez argumentos contra a cobrança de taxas - argumentos presentes em declarações de autoridades políticas e educacionais.<hr/>The absence of fees in the public higher education system in Brazil is a recurrent theme in the discussion concerning alternative sources for the financing of national education. The BIRD claims that Universities should bring in a total equivalent to 30% of its budget, from non governmental sources. A national inquiry carried out among undergraduates of federal higher education institutions shows that in order to reach BIRD'S goal, through solely the collected fees, a family would have to spend about 22% of the family income, to support one student. The work also displays ten arguments in favour of the absence of fees, present in statements of Brazilian political and educational authorities. <![CDATA[As polêmicas visões da autonomia universitária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A controvérsia sobre a autonomia universitária no Brasil vem de longa data. Desde 1968, com a Reforma Universitária, o ideário do ensino superior foi constituído com base no modelo universitário e no do princípio da autonomia Na prática, a expansão do ensino superior não acompanhou a legislação. O sistema cresceu e se diversificou. A partir de 1995, com a Nova República, reabriu-se o debate sobre autonomia. Este texto considera o impasse entre as diferentes posições, demarca as principais divergências e analisa as possíveis soluções no contexto da conjuntura atual.<hr/>The controversy about university autonomy in Brazil has a long history. Since 1968, the ideal of higher education was based upon a university model and the principle of autonomy. In reality, the expansion of the system did not follow the legislation. The system grew and became more diversified. After 1995, with the so-called New Republic, the debate about autonomy restarted. This paper discusses the debate's different positions, defines its main characteristics, and considers possible solutions in today's context. <![CDATA[Fontes internacionais para a pesquisa em educação superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771998000500005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A controvérsia sobre a autonomia universitária no Brasil vem de longa data. Desde 1968, com a Reforma Universitária, o ideário do ensino superior foi constituído com base no modelo universitário e no do princípio da autonomia Na prática, a expansão do ensino superior não acompanhou a legislação. O sistema cresceu e se diversificou. A partir de 1995, com a Nova República, reabriu-se o debate sobre autonomia. Este texto considera o impasse entre as diferentes posições, demarca as principais divergências e analisa as possíveis soluções no contexto da conjuntura atual.<hr/>The controversy about university autonomy in Brazil has a long history. Since 1968, the ideal of higher education was based upon a university model and the principle of autonomy. In reality, the expansion of the system did not follow the legislation. The system grew and became more diversified. After 1995, with the so-called New Republic, the debate about autonomy restarted. This paper discusses the debate's different positions, defines its main characteristics, and considers possible solutions in today's context.