Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719990001&lang=en vol. 04 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Relação universidade x empresa no Brasil: transformações recentes e implicações para a avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nos últimos anos, novas demandas têm sido apresentadas para a Universidade, provocando uma revisão nos papéis que ela exerce nos sistemas de produção de Ciência e Tecnologia, de ensino, de qualificação para o trabalho, entre outros. Nesse novo ambiente a necessidade de uma maior vinculação com o setor produtivo vem ganhando um destaque crescente na literatura especializada e nos documentos de formulação de políticas. Essas transformações recentes impactam também os mecanismos de Avaliação Institucional. Este trabalho, baseado em estudos bibliográficos e análise de entrevistas realizadas com docentes de três destacadas instituições brasileiras de ensino e de pesquisa, buscou identificar a) elementos característicos da dinâmica interna; ou seja, as características da interação Universidade-Setor produtivo, segundo a perspectiva dos atores envolvidos no processo; b) possíveis "tendências" da relação Universidade x Empresa no Brasil; c) implicações para o processo de Avaliação Institucional nas Universidades.<hr/>In the last few years, new demands were put forward for the University, changing the roles it plays in the Science and Technology, education, and qualification systems. In this new environment the need for a stronger connection with the productive sector is being increasingly highlighted in the specialized literature and in documents on policy formulation. The mechanisms of Institutional Assessment are also affect by these transformations. This paper, based on bibliographical surveys and on the analysis of interviews conducted with the faculty of three outstanding Brazilian education and research institutions, has sought to identify: a) typical elements of their internal dynamics, that is, the features of the interaction University-Productive Sector, according to the views of the actors involved in the process; b) possible "trends" in the relation University x Industry in Brazil; c) impacts for the process of Institutional Assessment in the Universities. <![CDATA[A gestão do ensino superior e os desafios da sociedade do conhecimento, da informação e da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo dos debates promovidos pela UNESCO especialmente na Conferencia Mundial realizada no ano de 1998, a autora discute os desafios que a sociedade do conhecimento e da informação lançam à Educação Superior. Particularmente importantes à gestão da Educação Superior são os temas da pertinência, da qualidade e do entendimento intercultural. O auto-conhecimento proporcionado pela avaliação institucional é importante para orientar as ações que coletivamente devem ser empreendidas.<hr/>Taking the debates promoted by UNESCO (especially the 1998 World Conference) as a starting point, the author discusses the challenges presented to higher education by the present-day society of knowledge and information. Particularly important for the administration of higher education are the themes of pertinence, quality, and intercultural understanding. The self-knowledge brought about by institutional evaluation is important to guide the actions which demand collective effort. <![CDATA[Desafios impostos à universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en As autoras discutem diversos aspectos da crise da Universidade, dando ênfase ao crescimento das matrículas em instituições privadas e às concepções que correspondem de um lado aos interesses da reprodução capitalista e de outro lado aos interesses da formação humana. A avaliação institucional deve ter um sentido formativo e criar os espaços de reflexão que ajudem a melhora da qualidade.<hr/>The authors discuss the various aspects of the crisis faced by the University, with emphasis on the growing enrollment of students in private institutions and on the conceptions which correspond on the one hand to the interests of capitalist reproduction and on the other to the interests of human development. Institutional evaluation should be formative and create spaces for reflection that help with the improvement of quality. <![CDATA[Hacia la creación de una cultura de la evaluación como garantía de calidad de las universidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se analizan aquí las tendencias imperantes en el contexto internacional y la incidencia de las mismas en la educación superior. Se plantea que la generación de una cultura de evaluación es esencial como soporte del mejoramiento institucional. Además, se analizan los problemas y desafíos que aparecen cuando se instrumentan los procesos de autoevaluación y evaluación externa en Universidades de la Región.<hr/>The prevailing trends in the international context and the incidence of the same ones in the higher education are analyzed here. One considers that the creation of an evaluation culture is essential like support of the continuous improvement. In addition, the problems and challenges are analyzed that appear when the processes of self evaluation and external evaluation in universities of the Region are carried out. <![CDATA[La universidad publica venezolana en las cuatro ultimas décadas dei siglo XX: sus tendencias y desafíos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta as principais transformações ocorridas na universidade pública venezuelana nas quatro últimas décadas do século XX e seus principais desafios e tendências. O texto carrega implícito um conjunto de inquietações com relação ao futuro desta instituição na Venezuela e particularmente com respeito a possíveis riscos em relação ao enfraquecimento da função social da universidade.<hr/>This article discusses the major transformations which occurred in the Venezuelan public university during the last four decades 06 the twentieth century as well as its main challenges and trends. The text suggests a disquieting perception of the future of this Venezuelan institution, particularly with respect to the possible risks brought about by the weakening of the university's social function. <![CDATA[Meta-avaliação: o relato de uma experiência na universidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito deste artigo é relatar os resultados obtidos com o estudo de meta-avaliação. A prática avaliativa em estudo é do curso de psicologia, do estágio da área de psicologia organizacional e do trabalho. Submetendo esta prática aos quatro critérios da meta-avaliação que são de utilidade, praticidade, exatidão técnica e ética, identificamos a tendência pedagógica que ancora a avaliação. Além de tratar dos alicerces e dos elementos da avaliação, apresentamos três dimensões de análise: o processo da prática, o sujeito da prática avaliativa e os sujeitos na prática. Conclui-se estabelecendo o paralelo entre a orientação da prática profissional emergente na área de psicologia organizacional e o modelo de orientação da avaliação.<hr/>This article purpose is relate the results obtained as a study of metaevaluation. The evaluational practice in study is from the psychology course, from the stage of organizational psychology area and from work. Submitting this practice to the four ways of metaevaluation in wich are of utility, feasibility, technical exactness and ethics, we identify the pedagogic tendency that fixes the evaluation. Besides treating the foundation and the elements of evaluation, we present three dimensions of analysis: the practice process, the evaluational practice subject and the subjects in practice. Is concluded establishing the parallel between the orientation of the emergent professional practice in the organizational psychology area and the orientation model of evaluation. <![CDATA[Os projetos de profissionalização dos estudantes da FFCH-USP: algumas considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa a respeito dos estudantes da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Com a intenção de fazer uma análise do perfil do aluno, suas expectativas e aspirações acadêmicas e profissionais, o Departamento de Sociologia da FFLCH - USP, em 1996, e o NUPES - Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino Superior - USP, em 1997, viabilizaram, sob minha coordenação, a investigação. As informações coletadas permitiram que detectasse entre os alunos três tendências de comportamento em relação à suas expectativas de profissionalização. A tendência que mais se destaca refere-se a uma estratégia de acumulação de "capital cultural", estratégia essa que tem um eleito distintivo no competitivo mercado de trabalho.<hr/>The purpose of this paper is to present the partial results of an academic research concerning the students of "Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas" of University of São Paulo - USP. This School and their Sociology Department, together, with the NUPES - Research Nucleum of Superior Education - USP - with the objective to make an analysis of the students profile, their expectations, their professional and academical aspirations, made it possible, under my coordination, this research. The collected information, allowed us to detect among the students the important tendencies in relation to their professional aspirations. The major tendency refers to a "cultural capital" accumulation strategy. This strategy has a distinctive effect in the very competitive labor market.