Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719990003&lang=en vol. 04 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Inovação, universidade e sociedade rede]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem por objetivo discutir e situar a inovação educacional na complexa ecologia da sociedade rede. Sem pretender oferecer uma lista exaustiva dos problemas educativos contemporâneos, o autor aponta para três deles: a democracia na educação, a defesa da educação pública e os riscos e oportunidades da sociedade rede. Apoiando-se nos conceitos de Habermas, o autor aponta, entre outros, para a necessidade de hoje recuperarmos a idéia de ação orientada a valores, ação que Weber descartou prematuramente, isto é, o esforço centrado na elaboração de uma prática social e comunicativa eticamente justificável e capaz de se contrapor às noções eficientistas e imediatistas do mercado.<hr/>The purpose of this text is to discuss and situate educational innovation in the context of the complex ecology of present-day web society. Without trying to offer an exhaustive list of contemporary educational problems, the author points to three of them: democracy in education, the defense of public education, and the risks and opportunities of web society. Relying upon the concepts developed by Habermas, the author points out the necessity of recovering the idea of value-oriented actions-actions prematurely discarded by Weber that is, effort centered upon the development of social and communicative practices which are ethically justifiable and capable of resisting the efficientism and immediatism of the market. <![CDATA[Concepções de universidade e de avaliação institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto apresenta duas concepções contraditórias de universidade e suas conseqüentes concepções de avaliação institucional: uma é a do Banco Mundial, a outra é a da UNESCO. Apresenta, também, uma discussão a respeito dos conceitos de qualidade na perspectiva "eficientista" e na perspectiva social e humanística. Critica as avaliações que buscam efetuar "mensurações da qualidade" segundo a lógica do mercado e defende que cabe à universidade definir os critérios pelos quais pretende avaliar-se e ser avaliada pelos pares.<hr/>The text introduces two contradictory conceptions of university and their consequent conceptions of institutional evaluation: (1) the World Bank's and (2) UNESCO's. It also introduces a discussion about the concepts of quality from the "efficientist" and from the social and humanistic perspectives. It criticizes evaluations which try to "measure quality" according to the logic of the market and defends that it is up to the university to define the criteria by which it intends to evaluate itself and be evaluated by its peers. <![CDATA[Cidadania, universidade e ação comunicativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, o texto apresenta uma reflexão sobre a questão da cidadania e da emancipação na Universidade. Aponta a avaliação institucional como um contra ponto para a transformação e a democratização interna da Universidade. À medida que cresce a competência comunicativa, prioriza-se a intersubjetívidade e imprimem-se processos de emancipação, de reflexão crítica e de desvelamento ideológico.<hr/>Based on Habermas's Theory of Comunicative Action, the text presents a reflection about the issues of citizenship and emancipation in the university. It shows institutional evaluation as contrapuntual to the transformation and internal democratization of the university. As communicative competence increases, intersubjectivity is prioritized and processes of emancipation, of critical reflection, and ideological unveiling become manifesto. <![CDATA[Construção de uma metodologia de avaliação dos planos estaduais de qualificação profissional: a experiência do Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Durante os anos de 1996 e 1997, tornou-se uma equipe interdisciplinar de pesquisa, vinculada ao Departamento de Sociologia da UFRGS, com o objetivo de realizar a avaliação do Plano Estadual de Qualificação Profissional do Rio Grande do Sul que, junto com os planos de qualificação das demais unidades da Federação, integram o Plano Nacional de Educação Profissional (PLANFOR), da Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional do Ministério do Trabalho (SEFOR). Em acréscimo à avaliação dos planos implementados, a equipe propôs-se a construir uma metodologia de avaliação que servisse de referência para o trabalho a ser realizado nos anos subseqüentes. Neste texto, apresentamos os componentes básicos desta metodologia, o processo de sua construção e os limites e possibilidades evidenciados em sua aplicação.<hr/>During the years of 1996 and 1997, an interdisciplinary research group was formed, linked to the Department of Sociology of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), with the purpose of carrying out an evaluation of the State's Professional Training Program, which along with the training programs of the country's other states form the National Professional Education Program (PLANFOR), of the Department of Professional Development of the Ministry of Labor (SEFOR). Besides evaluating the implemented programs, the group took upon itself the task of constructing an evaluation methodology which would serve as a reference in the future. In this text, we present the basic components of this methodology, the process of its construction and the limits and possibilities of its application. <![CDATA[Perfil dos formandos no curso de química da UFMG na década de 90]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetiva traçar o perfil profissional do estudante graduado no curso de Química da UFMG no período de 1990 a 1996, abordando os estudos realizados após a graduação, a atividade profissional a que se vinculam, o padrão de remuneração, bem como o grau de satisfação com o trabalho que desenvolve. Ele também apresenta as razões que levaram os graduados a procurarem o curso de Química, bem como o perfil sócio-econômico de suas famílias quando do ingresso no curso. Finalmente, solicitou-se aos entrevistados que avaliassem criticamente o curso em que se diplomaram, bem como que sugerissem modificações que pudessem aprimorá-lo. Esses aspectos foram considerados discriminando os resultados pelas variáveis: sexo, habilitação em que se graduaram (licenciatura ou bacharelado), tempo de permanência do estudante no curso e número de anos de experiência profissional. Todas essas variáveis interferem significativamente em alguns dos aspectos abordados, às vezes de forma surpreendente.<hr/>This paper describes the professional pro file of chemistry graduates who majored at UFMG from 1990 to 1996. The analysis includes aspects such as the post-graduate courses they attended, their personal in come, the kind of present professional activity, and the level of satisfaction regarding this activity. We present also the reasons they allege for deciding to study chemistry as well as the socioeconomic profile of their families at the time when they entered the UFMG. We requested them also to present both a critical assessment of the curriculum, and suggestions for improving it. Our analyses consider four variables: sex, kind of degree obtained (Bachelor or licentiate Teacher), number of years to complete the undergraduate studies, and number of years of professional experience. We show that all these variables affect the professional profile, sometimes in an unanticipated way.