Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719990007&lang=pt vol. 04 num. 04 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A avaliação da aprendizagem no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a avaliação do ensino na universidade, seus condicionantes e impasses. Neste intento resgata questões pedagógicas, epistemológicas e referentes à estrutura de poder presentes na sociedade e no ensino superior. Defende a avaliação como parte de um processo que está exigindo rupturas com as formas tradicionais do ensinar e do aprender. Estabelece relações entre a possibilidade de uma avaliação de ensino na perspectiva emancipatória com os formatos avaliativos instrucionais defendidos pelo Estado brasileiro que caminham na direção da lógica do controle e da produtividade.<hr/>This paper is aimed at reflecting on the evaluation of teaching at university level and its conditioning factors and impasses. With such an aim in mind, the paper ransoms questions related to pedagogy, epistemology and the power structure present in society and in higher education. The work supports the idea that evaluation is part of a process that is demanding ruptures with the traditional ways of teaching and learning. It establishes relations between the possibility of an evaluation of teaching guided by an emancipatory perspective and the institutional evaluation frameworks proposed by the Brazilian State which follow the logic of control and productivity. <![CDATA[La dimensión europea en la evaluación de la calidad de la educación superior: hacia una ideología mundial de la calidad vía transferencia internacional?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La evaluación de la calidad parece ser la expresión más clara de la internacionalización de la educación superior condensando, actualmente, la casi totalidad de los problemas propios de este sector de la educación a fines del siglo XX. El papel de diversos organismos gubernamentales y no gubernamentales es fundamental en esta tarea. Ellos se ocupan de elaborar y diseminar información acerca de la especificidad de los sistemas en diferentes países y regiones promoviendo y legitimando una "cultura" de la calidad que se extiende a los diversos sistemas educativos nacionales. En este trabajo se aborda el Proyecto Piloto Europeo para la Evaluación de la Calidad de la Enseñanza Superior in Europa así como el proyecto sobre Análisis Comparativo de Iniciativas de Certificación y Evaluación de la Calidad in la Educación Superior en tanto constituyen dos iniciativas que, a nuestro entender, avalarían la hipótesis de la construcción progresiva de una ideología mundial de la calidad vía la transferencia internacional de principios metodológicos comunes como sustento de las actividades de evaluación promovidas in diferentes países.<hr/>The quality evaluation seems to be the clearest expression in the internationalization of the higher education abridging, at the moment, almost the whole of the characteristic problems of this sector of the education at the end of the 20th century. The role of diverse governmental and non-governmental organisms is essential in this task. They are in charge of developing and spreading information about the specificity of the systems in different countries and regions, promoting and legitimating a "culture" of the quality that extends to the diverse national educational systems. In this paper is analysed the European Pilot Project for Evaluating Quality in Higher Education as well as the project on initiatives of Quality and Assurance and Assessment of Higher Education in Europe meanwhile they constitute two initiatives wich, in our opinion, would endorse the hypothesis of the progressive construction of a world-wide ideology of the quality via the international transfer of common methodological principles as sustenance of the evaluation activities promoted in different countries. <![CDATA[Avaliação da UECE: desafio institucional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objetivo deste artigo é relatar o processo de avaliação pelo qual vem passando a Universidade Estadual do Ceará- UECE. trata-se de um resgate dos seus momentos mais significativos, dos princípios que orientam tal prática e, principalmente, da apresentação da avaliação e auto-avaliação do corpo docente e discente de sua graduação. Um destaque especial é dado a necessidade da avaliação institucional ser compreendida como formativa, processual e permanente.<hr/>The main purpose of this article is writing, about the process of evaluation which the state university has been conducting. It is a synthesis of the most meaningful moments and of the principles that guide this practice, and main1y, the presentation of the results of the evaluation and self evaluation of students and professors of the graduation course. Special emphasis is given to the need of understanding the institutional evaluation as a constructive, professional and permanent procedure. <![CDATA[Universidade e novas formas de estruturar o conhecimento: a questão departamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As reflexões contidas neste texto se reportam à unidade departamental e ao seu questionamento como forma de organização universitária. Atualmente diversas universidades vêm se questionando se o departamento é a unidade que corresponde às novas formas de produzir, pesquisar e ensinar conhecimentos. As questões epistemológicas postas pelo atual momento histórico, levantadas pela pós-modernidade e pela interdisciplinaridade, põem em cheque a tradicional divisão do conhecimento em departamentos. Para apresentar esta questão o texto aborda uma breve evolução histórica da organização das universidades em departamentos, relacionando-os à forma de conceber conhecimentos e especializações. Em seguida, tece considerações sobre experiências interdisciplinares e outras proposições de estruturação universitária.<hr/>The reflexions contained in this text are related to the departmental unit as form of university organization. Actually several universities are questioning if department is the unit that corresponds to the new forms of producing. researching and to teaching knowledge. The current historical moment, lifted by the post-modernity and for the interdisciplinarity put in check the traditional division of the knowledge into departments. The text includes a brief historical evolution of the departments relating them to the form of conceiving knowledge and specializations. After, it shows considerations about experiences of interdisciplinarities and other propositions of university structure. <![CDATA[A auto-avaliação na prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute questões relacionadas com a auto-avaliação à luz de práticas educacionais na sala-de-aula. As recomendações pedagógicas para os professores referem-se tanto à necessidade do desenvolvimento da autonomia do aluno pela educação escolar quanto à do desenvolvimento da autonomia do futuro cidadão e do ser humano mesmo. Observando-se que os professores podem fornecer muitos documentos pedagógicos para ajudar na aprendizagem, que contém exercícios autocorrigidos baseando-se na noção de auto-correção, este artigo propõe discussões sobre o sentido dessas três noções no campo educacional com exemplos práticos.<hr/>This article discusses questions related to self-evaluation starting from pedagogical practices in classroom. The educational recommendations to teachers refer both to the need of the autonomy's development by the student by school education and to the development of the autonomy of the citizen-to-be and the human being itself. Observing that the teachers can provide lots of pedagogical documents to help the learning process, which contains exercises corrected by the student himself based on the concept of self-correction, this article seeks to discuss about the meaning of these three concepts on the educational field with practical examples. <![CDATA[Diagnóstico do fluxo de estudantes nos cursos de graduação da UFOP: retenção, diplomação e evasão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, acerca do fluxo de estudantes nos seus cursos de graduação. O estudo se insere no conjunto das preocupações que recentemente vêm mobilizando as Instituições de Ensino Superior - IES, no que se refere a avaliação institucional. Tal pesquisa objetivou: * identificar os pontos de sucesso e críticos dos índices de diplomação, retenção e evasão; * traçar a tendência dos indicadores de diplomação, retenção e evasão; * subsidiar os Colegiados de Cursos e demais envolvidos com a dinâmica do ensino de graduação, na avaliação de seus projetos políticos pedagógicos. Entre outros aspectos, a pesquisa constatou que os indicadores estudados apresentam um comportamento específico em cada um dos cursos; observou ainda, que a evasão se manifesta indistintamente em todos os cursos, através de graus distintos.<hr/>The article presents the research results accomplished in the Federal University of Ouro Preto - UFOP, concerning the students' flow in its graduation courses, the study he/she/it inserts in the group of the concerns that recently see mobilizing the higher education Institutions - IES, in what refers the institutional evaluation. Such research objectified: * to identify the success points and critical of the graduation indexes, retention and dropout; * to trace the tendency of the graduation indicators, retention and dropout; * to subsidize the Coordinations of Courses and too much involved with the dynamics of the graduation teaching. in the evaluation of its pedagogic political projects. Among other aspects, the research verified that the studied indicators present a specific behavior in each one of the courses, it observed - still, that the dropout shows faintly in everybody I study them, through different degrees. <![CDATA[A avaliação institucional: um processo permanente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000700008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo estabelece conceitos do processo de avaliação institucional da UNISUL. Apresenta a metodologia implantada no processo de avaliação da UNISUL e uma análise psicossocial da resistência à avaliação.<hr/>This article establishes concepts of the institutional evaluation process of UNISUL. It presents the methodology implanted in the evaluation process of UNISUL and a psychological analysis of the resistence to evaluation.