Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407719990008&lang=es vol. 04 num. 04 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000800001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[As humanas e sua aplicação prática: proposta para uma nova leitura da política científica e do desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000800002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir de uma discussão crítica do papel das ciências no desenvolvimento econômico e social, o autor desenvolve uma reflexão inovadora sobre as implicações para as ciências e as humanidades na nova relação da pesquisa com o estado, a empresa, e o terceiro setor. Diferenciando os fundamentos epistemológicos das ciências exatas e humanas, analisa as formas de sua produção social, o timing de sua maturação. Por sua natureza interativa as humanidades não são compatíveis com a mera avaliarão de pares, utilizada pelas exatas, mas requerem em suas avaliações a incorporação de seus beneficiários.<hr/>Starting with a critical discussion of the role of the sciences in social and economic development, the author introductions an innovating reflection on the implication for the humanities and for the sciences of the new relation of research with the state, private business, and the third sector. Establishing a different between the epistemological foundation of the exact sciences and the humanities, the author analyses the forms of its social production and the timing for its maturation. Because of its interactive nature the humanities are not compatible with the more evaluation by peers, as used in the exact sciences, for their evaluation that the social beneficiaries be incorporated. <![CDATA[Universidad, Estado, Sector productivo: una relación estratégica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000800003&lng=es&nrm=iso&tlng=es El Estado, la Universidad y el sector productivo constituyen tres de las instituciones que se consolidaron en el mundo moderno, de allí se deriva en parte la importancia de su relación. Sin embargo, los cambios que se están produciendo en todos los órdenes de la vida social contemporánea inciden en la estructura y funcionamiento de estas instituciones y, a su vez, en su forma de relacionarse. En tal sentido, en estas reflexiones se describe el actual contexto socioeconómico y su incidencia en la educación y, en particular, en la universidad; así mismo se analizan algunos de los rasgos que identifican a los actores institucionales que intervienen en el nuevo escenario socioeconómico y las visiones de universidad que se han ido ajustando a los cambios producidos y su incidencia en la relación universidad - Estado - sector productivo. Finalmente, se concluye con algunas consideraciones en torno al caso venezolano.<hr/>The State, the university and the industry were three of the institutions consolidated in the modem world, f rom there the importance of their relationship. However, the changes that are occurring in all social realms affect the structure and running of these institutions and, at the same time, impact their relationship. In that sense, this reflections describe the socioeconomic context and its incidence in the education, particularly, in the university; moreover, some features of the institutional actors, their visions of the university - as that have being adjusting to the changes-, and their incidence on the university - State - industry relationship are analyzed. Finally, it is concluded with some ideas about the Venezuelan case. <![CDATA[A universidade pública no Brasil: identidade e projeto institucional em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000800004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A diversificação das instituições de educação superior não pode significar uma hierarquização classificatória e nem um álibi para afogar as pequenas e médias instituições no universo da mediocridade e das necessidades conjunturais. Por isso a missão da universidade vale para todo o conjunto do ensino superior: a atualização da universidade faz-se por meio desta capacidade histórica de estar imersa em condições objetivas dadas, em cada tempo - espaço, mantendo-se fiel à sua natureza e motivada pela sua vocação primeira: a de ser um campo de reflexão, crítica, descoberta, invenção do conhecimento novo, comprometido com a construção e consolidação de uma sociedade democrática.<hr/>The diversification of higher education can neither signify a classificatory hierarchization nor serve as an alibi to drown the small and medium-size institutions in a world of mediocrity and conjectural necessaries. The mission of the university is valid for higher education as a whole: the university reenergizes itself through this historical capacity of being immersed in given objective conditions, in a specific time and space, remaining faithful to its nature and motivated by its primary vocation: to be a space of critical reflection, discovery, invention of new knowledge, committed to the construction and consolidation of a democratic society. <![CDATA[Universidade em ruínas na república dos professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40771999000800005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A diversificação das instituições de educação superior não pode significar uma hierarquização classificatória e nem um álibi para afogar as pequenas e médias instituições no universo da mediocridade e das necessidades conjunturais. Por isso a missão da universidade vale para todo o conjunto do ensino superior: a atualização da universidade faz-se por meio desta capacidade histórica de estar imersa em condições objetivas dadas, em cada tempo - espaço, mantendo-se fiel à sua natureza e motivada pela sua vocação primeira: a de ser um campo de reflexão, crítica, descoberta, invenção do conhecimento novo, comprometido com a construção e consolidação de uma sociedade democrática.<hr/>The diversification of higher education can neither signify a classificatory hierarchization nor serve as an alibi to drown the small and medium-size institutions in a world of mediocrity and conjectural necessaries. The mission of the university is valid for higher education as a whole: the university reenergizes itself through this historical capacity of being immersed in given objective conditions, in a specific time and space, remaining faithful to its nature and motivated by its primary vocation: to be a space of critical reflection, discovery, invention of new knowledge, committed to the construction and consolidation of a democratic society.