Scielo RSS <![CDATA[Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=1414-407720000001&lang=es vol. 05 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Modelos de evaluación de la calidad de la educación superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es El objetivo de esta presentación es la conceptualización de una idea de calidad de la educación superior y su evaluación. Para eIIo nos proponemos en primer lugar realizar una revisión de las concepciones de dos organismos internacionales (Banco Mundial, UNESCO) con el objetivo de identificar las tendencias dominantes en cada caso. En segundo lugar presentaremos Modelos de Evaluación de la Calidad de la Educación Superior analizando sus supuestos políticos, filosóficos y metodológicos.<hr/>The aim of this presentation is to conceptualize an idea of quality in terciary-Ievel education and its evaluation. To do so we are going to revise, first, the conceptions of two international organizations (World Bane, UNESCO) in order to identify the dominant trends for each case. Then, we are going to present Models for Evaluation of the Quality in Terciary Education, analyzing their philosophical, political and methodological underlying conceptions. <![CDATA[A educação profissional na sociedade globalizada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo destaca a relação entre os processos produtivos e as competências profissionais necessárias, num quadro de análise comparativa entre a economia capitalista tradicional (baseada na relação entre mão de obra,capital e recursos naturais) e a economia global (Internacionalizada), demonstra que a produção na primeira se caracteriza por uma organização piramidal, hierárquica e estática, e, a segunda pode ser representada através da imagem de uma "teia de aranha" que simboliza a produção transnacional, fragmentada sem bases nacionais. Sublinha ações as quais a educação deveria executar, que pode ser formulada através da pergunta: para que atores e quais contextos devem ser preparados e sistematizados os processos de formação e como se desenvolvem os melhores desempenhos para diversos modelos de produção? Esta pressuposta "revolução" se desenvolve num contexto de exclusão social onde os primeiros excluídos serão os "incapacitados" em termos de aquisição de novos conhecimentos Os novos processos de aprendizagem na organização ressurgem na era contemporânea ora como um aspecto relacionado à produtividade e competitividade da empresa a baixos custos, ora como condição "sine qua non" para a sobrevivência das empresas no mercado. Contraditoriamente, os aspectos de formação acabem sendo um reflexo das transformações sociais e políticas no sentido de "amenizar" o quadro dos excluídos do contexto produtivo.<hr/>The article points out the connection between the productive processes and the necessary professional faculty in comparative analysis panorama between the traditional capitalist economy (based on the relationship between labor, capital and natural resources) and the global economy (internationalized). It demonstrates the production in the first case is described by a pyramidal, hierarchical and static organization. The second may be represented by the image of a "spider net" that symbolizes the international production, fragmented and without national bases. It emphasizes the actions wich the education should accomplish. Those actions may be formulated by the question: to whom and to what contexts should the graduation processes be systemized? And how are the best performances developed to many production patterns? This presupposed "revolution" is developed in a social exclusion environment in which the first excluded are the "handicapeds" in terms of new knowledge acquisition. The new learning processes in the organization resurge in the contemporary era, sometimes as a relate aspect to the productivity and competitiveness of the company by low costs, sometimes as a "sine qua non" condition to the surviving of the companies in the market. In contradiction, the formation aspects and up being a reflection of the social and political transformations to "ease" the productive context excluded panorama. <![CDATA[Evaluación institucional: el proceso de autoevaluación del Instituto Universitario de Ciencias de La Salud, Fundación Barceló]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es El presente trabajo describe y analiza la experiencia y consecuencias derivadas de la realización de un proceso de autoevaluación integral que ha tenido lugar en el Instituto de Ciencias de la Salud, Fundación Barceló en Argentina. Se intenta dar a conocer en la forma lo mas real posible su desarrollo, las dificultades, encontradas, las estrategias que se utilizaron para su solución y las importantes incidencias que ha traído para lo que será la proyección de la institución en el futuro cercano.<hr/>This paper describes and analyses the experience and consequences derived of the accomplishment from a process of integral self-evaluation that has taken place in the Instituto de Ciencias de la Salud, in Argentina. It is intended to show, its development, the found difficulties, the strategies that were used for their solution and the Important incidences that have brought for which it will be the projection of the institution in the future. <![CDATA[Modelo institucional de avaliação da extensão: parâmetros e indicadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Objetivos. Proposição de um Modelo Institucional de Avaliação da Extensão, constituído de um conjunto de indicadores que possam avaliar a clientela, a estrutura institucional, o desempenho e as mudanças sociais geradas pelas ações extensionistas. Metodologia. Consolidação, através de revisão bibliográfica, de conceitos, terminologia e relações entre variáveis utilizadas para avaliar as atividades de extensão acadêmica, bem como desenvolver uma classificação dos diferentes tipos e níveis de avaliação. Resultados. Um nível de avaliação (clientela) avalia a comunidade externa e interna; dois níveis (esforço, disponibilidade) avaliam a estrutura institucional; 6 níveis (carga de trabalho, acessibilidade, qualidade, eficiência, efetividade, propriedade,) avaliam o desempenho da instituição e 2 níveis (eficácia, efeitos colaterais) avaliam as mudanças sociais. Conclusões. O Modelo proposto tem como vantagens o fato de: definir linguagem comum em avaliação, sistematizar conjuntos de indicadores (tipos e níveis de avaliação) para serem usados em todas as atividades, estabelecer a forma como calcular cada indicador e permitir que cada Unidade identifique quais indicadores possui, quais se lhe aplicam e quais devem ser buscados.<hr/>Objectives. The purpose of this paper is to build up a Institutional Evaluation of Academic Extension, integrated by a set of indicators that could evaluate the clientele, the institutional structure, the performance and the socia1s changes attained by the extension activities. Methodology. Pertinent literature was reviewed to assess concepts, terminology and relationships among variables used to evaluate academic extension activities, and develop a classification of the differents kinds and levels of evaluation. Results. Clientele evaluation evaluates external and internal community; effort and availability evaluate the institutional structure; world and, efficiency, effectiveness, accessibility, appropriateness and quality evaluate the institutional performance; efficacy and side effects evaluate the socials changes. Conclusions. The proposed model MS the following advantages: states a common language on evaluation, systematizes set of indicators (kinds and levels of evaluation) to be used for all activities, sets up ways to calculate each indicator and allows to every school identifies which indicators MS, which should apply to its situation and which must be developed. <![CDATA[Uma proposta alternativa de avaliação: o estabelecimento de níveis de divulgação científica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é dimensionar a qualidade da divulgação da produção científica nas universidades. O estudo foi realizado na área de Medicina Veterinária, vinculada ao Centro de Ciências Rurais - CCR da UFSM; como uma proposta alternativa de avaliação, atribuiu-se graus a variável nível de Divulgação da produção científica, a partir de uma análise das seguintes variáveis interrelcionadas: tipo de pesquisa, forma de divulgação, público alvo atingido em eventos e amplitude da veiculação. Dessa forma, os níveis de divulgação foram classificados em alto, médio, baixo e muito baixo. O nível de divulgação da produção científica em Medicina Veterinária - UFSM pode ser classificado como baixo, porque apesar de haver um número significativo de trabalhos veiculados ao nível nacional, a sua difusão restringiu-se à comunidade científica da área. Quanto a geração do conhecimento científico e tecnológico, os achados da pesquisa são condizentes com a literatura, a qual relata que o mesmo ocorre em grande parte, no interior das universidades e institutos de pesquisa sendo a maioria de seus paradigmas endógenos.<hr/>This study was done with the objective of giving dimensions to the quality of the spread of scientifical investigation in the universities. The study was accomplished in the area of Veterinary Medicine at the Universidade Federal de Santa Maria - UFSM as an alternative proposal of assessment. There was attributed degree the variable level of the spread of scientifical investigation, starting from an analysis of the following variable connected: research type, spread form, target public reached in events and largeness of the spread. In that way, the levels of the spread were classified in high, medium, low and very low. The level of the spread of the cientifical investigation in veterinary medicine at UFSM can be classified as low, because in spite of there being a significant number of papers diffused at the national level, its spread limited to the cientifical community of the area. As the generation of the scientific and technological knowledge, the founding of this research are suitable with the literature, which tells that the same largely happens, inside the universities and research institutes being most of its paradigms endogenous. <![CDATA["Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772000000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é dimensionar a qualidade da divulgação da produção científica nas universidades. O estudo foi realizado na área de Medicina Veterinária, vinculada ao Centro de Ciências Rurais - CCR da UFSM; como uma proposta alternativa de avaliação, atribuiu-se graus a variável nível de Divulgação da produção científica, a partir de uma análise das seguintes variáveis interrelcionadas: tipo de pesquisa, forma de divulgação, público alvo atingido em eventos e amplitude da veiculação. Dessa forma, os níveis de divulgação foram classificados em alto, médio, baixo e muito baixo. O nível de divulgação da produção científica em Medicina Veterinária - UFSM pode ser classificado como baixo, porque apesar de haver um número significativo de trabalhos veiculados ao nível nacional, a sua difusão restringiu-se à comunidade científica da área. Quanto a geração do conhecimento científico e tecnológico, os achados da pesquisa são condizentes com a literatura, a qual relata que o mesmo ocorre em grande parte, no interior das universidades e institutos de pesquisa sendo a maioria de seus paradigmas endógenos.<hr/>This study was done with the objective of giving dimensions to the quality of the spread of scientifical investigation in the universities. The study was accomplished in the area of Veterinary Medicine at the Universidade Federal de Santa Maria - UFSM as an alternative proposal of assessment. There was attributed degree the variable level of the spread of scientifical investigation, starting from an analysis of the following variable connected: research type, spread form, target public reached in events and largeness of the spread. In that way, the levels of the spread were classified in high, medium, low and very low. The level of the spread of the cientifical investigation in veterinary medicine at UFSM can be classified as low, because in spite of there being a significant number of papers diffused at the national level, its spread limited to the cientifical community of the area. As the generation of the scientific and technological knowledge, the founding of this research are suitable with the literature, which tells that the same largely happens, inside the universities and research institutes being most of its paradigms endogenous.